Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 1 de abril de 2008

ESPORTES POUCO DIVULGADOS TAMBÉM GARANTEM VAGA EM PEQUIM.


Faltando 128 dias para a Olimpíada, o Brasil tem até o momento 160 atletas classificados em 23 modalidades. Este número chegará próximo de 250, com as confirmações de índices no atletismo, ranking do vôlei de praia e com grandes possibilidades de vaga para o futebol e basquete feminino.

Além de esportes tradicionais, em que temos enormes chances de medalha como natação, judô, vôlei, ginástica, vela e futebol, outras modalidades pouco divulgadas e praticadas também asseguraram ao menos um representante em Pequim. É o caso da esgrima. O paulista Renzo Agresta, que treina na Itália garantiu participação em sua segunda Olimpíada graças a sua posição de número 43 no ranking mundial, conseguida através de boas performances em campeonatos internacionais. Já no levantamento de peso, o Brasil poderá enviar um atleta, devido ao desempenho no Pan do Peru, quando terminamos em terceiro por equipes. O indicado deverá ser Bruno Brandão, que obteve o melhor resultado neste classificatório.

Outros esporte em que o Brasil terá um representante é o tiro com arco. A Confederação da modalidade só indicará o arqueiro escolhido em julho, apesar de Gustavo Trainini ter sido o responsável pela classificação. No tiro esportivo serão 2 atletas: Stênio Yamamoto e Júlio Almeida ( foto) . É muito importante para esses esportes a exposição na mídia durante a Olimpíada. Pode servir para que muitas crianças e jovens conheçam que o mundo esportivo não se resume apenas a futebol, basquete, natação e vôlei. Todo esporte precisa de atletas referência na maior competição mundial, para crescer o número de praticantes no país.

Vale lembrar que ao contrário do que acontecia até 1996, as vagas foram obtidas por critérios técnicos, em rankings e Pré-Olímpicos. O COB, Comitê Olímpico Brasileiro, não leva a Olimpíada atletas indicados por convite.


CURIOSIDADE OLÍMPICA
O Brasil tem na história das Olimpíadas 17 medalhas de ouro. O esporte mais dourado é a vela, com 6 conquistas, sendo duas com Robert Scheidt e duas com a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira. Outro bicampeão olímpico é Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo. O atletismo foi responsável por 3 ouros no total. O judô, o vôlei e o vôlei de praia tem 2 ouros cada. O tiro ( nosso primeiro triunfo) e o hipismo, com Rodrigo Pessoa, completam os premiados com o primeiro lugar. Esportes tradicionais como o futebol, o basquete e a natação, nunca conquistaram o ouro olímpico para o Brasil.

Nenhum comentário: