Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 8 de outubro de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: SARAH NIKITIN- TIRO COM ARCO


O Brasil conseguiu um resultado histórico no mundial de tiro com arco da Turquia. Pela primeira vez na prova de recurvo, que é a olímpica, uma atleta conseguiu chegar entre os 8 melhores do mundo. Foi Sarah Nikitin, paulista de 24 anos apenas. Sarah começou a praticar a modalidade por causa da trilogia " Senhor dos Anéis". Ela explicou o sucesso no mundial e a estrutura da modalidade no Brasil.


1- A que se deve seu resultado no mundial adulto?
A diversos fatores:
a-oportunidade de treinar todos os dias
b- termos técnicos de alto nível (desde 2011 até maio deste ano o Heesik Lim e à partir de junho o Richard Priestman),
c- iniciamos uma preparação física mais adequada desde janeiro deste ano
d- participação mais frequente em eventos de nível mundial,
Além disso, minha dedicação, comprometimento e amor ao esporte. Sem isso não importa o que venha de fora. Também tem os fatores do momento da prova. Principalmente no 2º dia de eliminatórias enfrentamos um vento muito forte, então foi importante ter bastante controle sobre o tiro.

2- Como se interessou pelo tiro com o arco, quem te incentivou e há quanto tempo está na seleção?

Me interessei em 2003, ao ler uma reportagem sobre a modalidade em uma revista chamada "O Universo Fantástico de Tolkien". Eu era fã da obra e foi bem na época  dos filmes da trilogia Senhor dos Anéis. Lá tinha o endereço de uma escola (Arco e Flecha Bandeirantes) e eu quis ir até lá pra conhecer. Acabei gostando e não larguei mais. As pessoas que mais me incentivaram no início foram o meu pai (que me levava pra treinar) e o meu primeiro técnico, o Kokiti Uehara (que dizia que eu levava jeito e insistiu pra que eu começasse a competir). Minha primeira participação na seleção foi em 2005.



3- Qual foi a reação das adversárias ao ver que uma atleta tão jovem de um país sem tradição nenhuma na modalidade como o Brasil, chegou as quartas de finais?
Acho que elas não sabiam o que esperar. Eu era uma adversária desconhecida para as arqueiras das 3 últimas rodadas.

4- Você acha que esse resultado no mundial irá te trazer mais reconhecimento e apoio?Você recebeu alguma premiação pelo desempenho no mundial?

O resultado já trouxe muito mais reconhecimento do que eu esperava, principalmente na mídia. Tenho esperança de que traga mais apoio, mas ao mesmo tempo não crio muitas expectativas. Não recebi nenhum tipo de premiação.


5- A Confederação e o Comite Olímpico Brasileiro ofereceram boas condições de treinamento e hospedagem para os atletas que disputaram o mundial?

A nossa estrutura de treinamento é boa, pois treinamos em um clube que tem um campo próprio para a prática e também academia. O que falta (principalmente) é termos um fisioterapeuta. A hospedagem também foi boa, mas fomos embora antes das finais (do recurvo), assim como nas duas competições anteriores.

6- Você treina quantas horas por dia? Os equipamentos usados aqui no Brasil estão de acordo com o que há de melhor no mundo?

Treino das 08:30 às 12:00 e das 14:30 às 17h30, menos de segunda e sábado em que treino meio período. Domingo é descanso. Além de treino na academia 3 vezes por semana. Os equipamentos de quem faz parte do Masterplan estão de acordo com os melhores porque recebemos arcos da Hoyt (uma das maiores produtoras de arco) uma vez por ano e também flechas da Easton. Porém às vezes faltam alguns acessórios ou, por exemplo, flechas adequadas para algum tipo de mudança de regulagem. Existem coisas que os próprios atletas precisam comprar.

7- Você acredita que a Confederação e o COB permitirão que você participe de mais etapas da Copa do Mundo em 2014 após seu resultado no mundial?

Em 2013 foi o primeiro ano em que participei de todas as etapas da Copa do Mundo. Acredito que agora não vamos parar de fazer. Talvez o plano pro ano que vem seja um pouco diferente porque também teremos os Jogos Sulamericanos e o Campeonato Panamericano, no qual disputamos as vagas para o Pan de 2015. Acredito que faremos todas as etapas que não atrapalhem de alguma forma, a preparação para esses dois eventos.

8- Cite quem te apoia e patrocina?

Não tenho nenhum patrocínio. Recebo ajuda de custo da confederação (devido ao projeto Masterplan) e faço parte do programa Bolsa-Atleta.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem Pai trocinio