Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

HAMILTON JOSÉ RODRIGUES: A PRIMEIRA MEDALHA DO BOXE BRASILEIRO EM MUNDIAIS

Série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro


Terminou no sábado, mais uma edição do mundial de boxe amador. O Brasil ficou com uma medalha de prata com Robson Conceição e um bronze com Everton Lopes. Em 2011 o Brasil também obteve duas medalhas: ouro de Everton e bronze de Esquiva Falcão.

Mas você sabia amigo leitor, que antes disso, o Brasil obteve APENAS UMA MEDALHA em mundiais,  disputados desde 1974.  Foi em 1986 em Reno, nos EUA.

O herói chama-se  Hamilton José Rodrigues, medalhista de bronze  na categoria até 48kg. A foto acima foi enviada pelo jornalista Marcelo Laguna e foi publicada na revista Placar. 

 O ouro ficou com Juan Torres Odelin de Cuba para quem José perdeu na semifinal. A prata foi para  Luis Román Rolón de Porto Rico. O outro bronze com Oh Kwand da Coréia. Cuba, a grande potência na época terminou com 7 ouros o mundial.

Procurei em diversos sites nacionais e internacionais mais informações sobre a conquista do  Hamilton Rodrigues. A Confederação Brasileira de Boxe, que teria a obrigação de relatar essa primeira conquista, não cita nada. Em seu histórico, a Confederação pula de 1968 quando Servílio de Oliveira foi bronze olímpico para os anos 2000.

Mas vale esse registro de mais um momento histórico do esporte brasileiro.

Nenhum comentário: