Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

O BRONZE DE HENRIQUE GUIMARÃES- JUDÔ, EM ATLANTA 1996

Série Momentos Históricos do Esporte Brasileiro.



Na Olimpíada de Atlanta em 1996, o judô brasileiro trouxe 2 medalhas de bronze. Uma foi conquistado pelo nosso principal judoca, Aurélio Miguel. A outra foi surpreendente, com o paulista Henrique Guimarães, na categoria até 65kg ( hoje até 66kg). As duas primeiras vitórias, contra adversários de países com muita tradição no judô, foram fundamentais na conquista.

O brasileiro estreou batendo o francês Benbadaoud, 3º colocado no campeonato europeu. A 2º luta foi diante do coreano Sung Lee. A 3º luta, Henrique perdeu para o húngaro József Csák, medalhista de prata na Olimpíada de 1992. 


Aí veio a repescagem. Com muita garra, Henrique precisou de mais 3 vitórias até chegar a medalha. Começou vencendo o sul-africano Mackinnon. Depois foi a vez de Ivan Netov da Bulgária. A disputa do bronze foi contra outro medalhista do campeonato europeu, o belga Philip Laats.

O ouro da categoria ficou com o alemão Udo Quellmalz. A prata com Yikimasa Nakamura  do Japão e o outro bronze com Israel Hernández  de Cuba.

Henrique Guimarães disputou mais duas Olimpíadas, 2000 e 2004, mas não conseguiu repetir o mesmo desempenho. Hoje é técnico e comentarista da modalidade. 


Assita a luta que deu o BRONZE a Henrique, e acompanhe sua comemoração, junto ao técnico Geraldo Bernardes. 





Nenhum comentário: