Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MOMENTOS HISTÓRICOS DO ESPORTE BRASILEIRO: BIRIBA, O MAIOR JOGADOR BRASILEIRO DE TÊNIS DE MESA

Meu falecido pai, Humberto Romano  foi um excelente jogador de tênis de mesa. Chegou a ser campeão brasileiro de veteranos nos anos 90 e treinou muitos atletas que chegaram a seleção nas décadas de 70 e 80. Quando eu era adolescente, cheguei a treinar com meu pai no Palmeiras. 

No caminho até o clube, ele sempre contava os feitos do maior jogador de TÊNIS de MESA que o Brasil já teve, Ubiraci Costa, o BIRIBA, hoje com 67 anos. Biriba foi  um fenômeno brasileiro na modalidade e só não disputou uma Olimpíada porque o tênis de mesa se tornou olímpico apenas  em 1988.

Com 11 anos Biriba já jogava entre os adultos. Aos 13 anos faturou o sul-americano individual. No mesmo ano, o campeão mundial Toshiaki Tanaka e o vice Ichiro Ogimura, ambos japoneses, vieram ao Brasil ministrar clínicas. Biriba, com 13 anos fez 7 jogos contra Tanaka e venceu 4. Contra Ogimura, jogando no Ibirapuera lotado conseguiu nova vitória. A partida foi assistida pelo então prefeito de São Paulo, Adhemar de Barros. Biriba se tornou uma figura tão popular quanto Pelé e Maria Esther Bueno.


Aos 14 anos, em 1959, Biriba derrotou o campeão europeu no mundial e ajudou o Brasil a ser 6º por equipes, melhor classificação brasileira em mundiais por equipes.


No mundial de 1961 eliminou Jung Kuo Tuan, chinês que jogava diante de um ginásio lotado e buscava o bicampeonato. Biriba chegou a ser considerado o 9º melhor do planeta.


Em 1963, Biriba aceitou um convite dos Harlem Globetrotters para fazer exibições de tênis de mesa nos EUA. Ficou 6 meses por lá. Quando voltou, foi suspenso pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. A alegação: profissionalismo, proibido no esporte na época.


A desilusão com a estrutura do esporte no Brasil fez  Biriba deixar o tênis de mesa aos 21 anos, em 1966. Fez faculdades de economia e contabilidade. Prestou concurso e foi trabalhar na Secretaria da Fazenda em São Paulo. Só voltou a jogar em 1995, já na categoria veteranos. Hoje ainda disputa competições. 


A empresa japonesa de artigos de tênis de mesa, Butterfly criou uma raquete com o nome de Biriba. Já foram vendidos mais de 20 milhões de exemplares dessa raquete.


Confiram uma matéria exibida pelo Sportv sobre a trajetória de Biriba


Um comentário:

Marcos Yamada disse...

Sem duvida o nosso Pelé do tenis de mesa.