Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 11 de março de 2008

VELA QUER MANTER TRADIÇÃO DE MEDALHAS EM PEQUIM


O esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil em Olimpíadas é a VELA. Foram 14 medalhas, sendo 6 de ouro. Para Pequim, o país conta com 12 velejadores classificados em 8 classes. Em duas classes o Brasil é favorito para medalha.

Robert Scheidt poderá se tornar o primeiro brasileiro tricampeão olímpico. Ele abandonou a classe Laser e agora faz dupla com Bruno Prada ( foto) na classe Star. Em 2007, foram campeões mundiais e tem chances de lutar pelo ouro em Pequim. Outra classe em que podemos esperar bom desempenho é a RS; X masculina, antigamente chamada de prancha a vela. Ricardo Winick, o Bimba, deixou escapar o ouro, a prata e o bronze, na última regata da Olimpíada de 2004, na maior decepção daquela competição. Em 4 anos, Bimba foi campeão mundial e espera repetir o que aconteceu com o cavaleiro Rodrigo Pessoa ( fracasso em 2000 e ouro em 2004).

Uma dupla que pode surpreender é a de André Fonseca e Rodrigo Duarte na 49er. Eles ficaram em 6°na última Olimpíada e são experientes em competições internacionais. Na classe Laser, que tantas alegrias já deu ao Brasil com Scheidt, o classificado é Bruno Fontes. Ele fez um bom mundial neste ano e terá sua grande chance em Pequim.

As outras classes em que o Brasil mandará representantes são: classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht; classe 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira; classe RS:X feminina, Patrícia Freitas, de apenas 18 anos. Na classe Finn, a vaga foi obtida por Eduardo Couto.

A partir deste domingo, 16 de março, a última classe que envolve brasileiras será definida: é a Laser Radial feminina. As 5 atletas que lutam pela vaga olímpica, disputam o mundial da Nova Zelândia e precisam terminar entre as 6 melhores que ainda não estão classificadas. A maior esperança é Adriana Kostiw.

Uma ausência sentida será a de Torben Grael. Outro bicampeão olímpico, ele não disputará a Olimpíada pois irá priorizar a preparação para a Regata Volta ao Mundo, em que será o capitão de uma embarcação. A vela ainda não é muito atraente para se assistir pela televisão devido as dificuldades de transmissão de uma regata.

Um comentário:

Unknown disse...

espero que o Brasil consiga trazer medalhas atravez da vela.
estou torcendo pra isso.