Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 30 de abril de 2008

BRASIL CLASSIFICA 4 PUGILISTAS PARA JOGOS OLÍMPICOS

BOXE- ÓTIMO DESEMPENHO NA GUATEMALA

No último Pré-Olímpico do Boxe, sem boa parte de cubanos e americanos ( já classificados), o Brasil conseguiu na noite desta terça-feira 4 vagas para os Jogos Olímpicos. Paulo Carvalho ( até 48kg) se classificou ao bater o colombiano Oscar Negrete . Robson Conceição ( até 57kg) , o grande nome brasileiro da competição, venceu o porta-riquenho Abner Couto por 24 a 6. Robenilson Vieira ( até 51kg) bateu o mexicano Braúlio Avila e Everton Lopes ( até 60kg) superou outro mexicano Francisco Vargas.

Três derrotas: Yamaguchi Falcão perdeu do americano Shawn Estrada e Gleison Silva para o colombiano Oscar Rivas. Os 2 estão eliminados de Pequim. Myke Carvalho também perdeu para o dominicano Félix Dias, mas ainda tem chance porque sua categoria classifica 3 atletas. Nesta quarta-feira, o Brasil pode garantir mais uma vaga com Hamilton Ventura ( até 91kg) que se qualificou para a final. Nesta categoria apenas o campeão vai a Pequim. Confira os classificados do boxe brasileiro até o momento:
Washington Silva ( já havia conseguido vaga no Pré-Olímpico anterior), Paulo Carvalho, Robenilson Vieira, Robson Conceição e Éverton Lopes.

VÔLEI DE PRAIA- TODAS AS DUPLAS MASCULINAS AVANÇAM NA CHINA
Nesta madrugada começou a chave principal masculina, da etapa da China, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia. As 4 duplas brasileiras venceram duas partidas cada e avançaram para as quartas-de-final. Amanhã, dia 1, Pedro/ Harley encaram Franco/ Cunha. Ricardo / Emanuel enfrentam os irmãos Laciga da Suiça enquanto que Marcio/ Fábio Luiz pegam Schacht/ Slack da Austrália. O feminino estava em andamento até o fechamento deste boletim.

TAEKWONDO- MEDALHAS NA ESPANHA
A equipe olímpica brasileira de taekwondo com 3 atletas, trouxe medalhas do Aberto da Espanha, em Alicante. Márcio Wenceslau ( até 58kg) conquistou prata, enquanto Natália Falavigna ( mais de 67kg) e Débora Nunes ( até 57kg) foram bronze. O evento foi o último torneio internacional de preparação para os Jogos Olímpicos e contou com 25 países participando, incluindo forças como Espanha, França e Alemanha.

VÔLEI- NALBERT RETORNA A FAMÍLIA BERNARDINHO
O veterano atacante foi a grande novidade da lista de 19 atletas anunciada pelo técnico Bernardinho para as disputas da Liga Mundial e Olimpíada. Ricardinho continua fora. Samuel e Rodrigão que se recuperam de contusão foram chamados. Alguns, como o levantador Marlon e o ponta Manius irão apenas compor o elenco, sem chances de estar entre os 12 de Pequim. Confira a lista:
Bruninho, Marcelinho e Marlon ( levantadores)
André Heller, Gustavo, Rodrigão, Lucas, Eder e Sidão ( centrais)
Giba, Murilo, Nalbert, Manius e Dante ( pontas)
Escadinha e Alan ( líberos)
André Nascimento, Anderson e Samuel ( opostos)

terça-feira, 29 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 29/04

BOXE- DIA DE DEFINIÇÕES DE VAGAS
As semifinais do Pré-Olímpico de Boxe da Guatemala acontecem hoje, terça-feira. Ontem, segunda, foi dia de descanso. Seis brasileiros sobem ao ringue e se vencerem já estarão classificados para os Jogos Olímpicos, pois suas categorias dão duas vagas. São eles: Robson Conceição, Paulo Carvalho, Éverton Lopes, Myke Carvalho, Yamaguchi Falcão e Gleison Abreu. Já na categoria pesado, onde o Brasil conta com Hamilton Ventura, apenas o campeão se classifica.

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG
Perguntei aos leitores: Em qual esporte o Brasil tem mais chances de trazer a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos? Quase metade, 46%, apontaram o vôlei, o que mostra a novamente a confiança na família Bernardinho. Em segundo lugar ficaram futebol e natação e futebol com 12%. A ginástica teve 11% e o vôlei de praia ( no qual eu votei) teve 10%. O judô teve 5% dos votos e o atletismo 4%. Uma nova enquete já está a disposição.

VÔLEI DE PRAIA- COMEÇA A SEGUNDA ETAPA DO CIRCUITO MUNDIAL
Nesta madrugada a dupla brasileira Franco e Cunha conseguiu classificação para a chave principal ao derrotarem uma dupla austríaca. Eles se juntam a Ricardo/Emanuel, Pedro/Harley e Marcio/Fábio Luiz. No feminino Maria Clara/Carol tentam passar pelo qualificatório para se juntarem a Juliana/Larissa, Ana Paula/Shelda e Renata/Talita. A competição conta pontos para o ranking mundial, que classifica para os Jogos Olímpicos.

JUDÔ- FERAS MUNDIAIS NO BRASIL
Começa sábado em Belo Horizonte, a etapa brasileira da Copa do Mundo de Judô. Os 13 judocas classificados para os Jogos Olímpicos de Pequim ( além de Priscila Marques, que precisa confirmar a vaga) estão confirmados no evento. Vinte e um países estarão representados, incluindo Cuba e França, duas potências do judô mundial, principalmente no feminino.

TIRO COM ARCO- BRASILEIRO É PRATA NA CROÁCIA
O brasileiro Roberval dos Santos foi medalha de prata na etapa da Copa do Mundo da Croácia. O Brasil tem direito a uma vaga olímpica, obtida por Gustavo Trainini em 2007. Roberval entra na lista dos indicados pela Confederação para a disputa em Pequim. A definição só deve sair em julho.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

ESGRIMA DO BRASIL TERÁ DOIS ATLETAS EM PEQUIM

ESGRIMA- JOÃO SOUZA SE CLASSIFICA PARA JOGOS OLÍMPICOS
Mais uma modalidade definiu seus classificados para Pequim. E o Brasil conseguiu mais uma vaga após o Pan de Esgrima, em Queretaro, no México. No florete masculino João Souza, 24 anos, gaúcho, foi medalha de ouro, fato que não ocorria há 32 anos. Será sua primeira Olimpíada. O outro representante da nossa esgrima é Renzo Agresta, classificado pelo ranking mundial. Neste domingo, os outros esgrimistas nacionais não tiveram bom desempenho. Clarisse Menezes ficou em décimo e Karina Lakerbai em sétimo.

BOXE- SURPRESA: PEDRO LIMA É ELIMINADO
No Pré-Olímpico da Guatemala, o brasileiro foi eliminado na segunda rodada por Taunino Jhonson, de Bahamas. Pedro havia sido ouro no Pan do Rio e era apontado como o grande nome do esporte no Brasil. Agora irá assistir a Olimpíada pela TV. Mas o Brasil continua muito bem na competição. Oito pugilistas permanecem lutando por vagas. Neste domingo, Robson Conceição, Yamaguchi Falcão, Paulo Carvalho, Myke Carvalho, Everton Lopes, Gleison Silva e Hamilton Ventura venceram suas lutas. Nesta segunda, todos eles e mais Robenilson Vieira voltam ao ringue para as semifinais. Como a maioria das categorias distribui duas vagas para Pequim, quem vencer hoje carimba o passaporte.

CANOAGEM- SLALOM BRASILEIRO FORA DA OLIMPÍADA
Foi disputado neste final de semana o Pré-Olímpico nos EUA que garantiria as últimas vagas para Pequim. Seis brasileiros chegaram até a fase final, mas não conseguiram classificação. Quem chegou mais próximo foi Poliana de Paula no caiaque individual. Na canoagem, o Brasil é mais forte nas provas de velocidade, cujo Pré-Olímpico acontecerá
a partir de 17 de maio, no Canadá.

NATAÇÃO- MUNDIAL DE MARATONA AQUÁTICA
A equipe brasileira de maratona aquática embarca hoje para Sevilha, na Espanha, onde acontecerá a partir de 3 de maio, o campeonato mundial da modalidade, valendo vagas para Pequim. A prova olímpica será a de 10 kilometros e estará acontecendo pela primeira vez. O Brasil tentará vagas com Poliana Okamoto, Ana Marcela Cunha, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli. As mulheres competem sábado e os homens no próximo domingo. Os 20 melhores (10 homens e 10 mulheres) deste mundial irão aos Jogos Olímpicos. Outras vagas restantes serão ocupadas por um representante de cada continente. O Brasil tem grandes chances com Poliana Okamoto, uma das melhores do mundo na atualidade.

domingo, 27 de abril de 2008

ESGRIMA, BOXE, CANOAGEM E MUITO MAIS -27/04

ESGRIMA- ATHOS E THAÍS NÃO CONSEGUEM A VAGA
Começou neste sábado em Queretaro, no México, o Pan de Esgrima, que distribui as últimas vagas para os Jogos Olímpicos. Na disputa da espada masculina Athos Schwantes ficou em terceiro lugar. Ele perdeu a segunda luta para Jonathan Pena de Porto Rico. Já no florete feminino Tais Rochel ficou em quarto lugar sofrendo duas derrotas, incluindo uma para a cubana Misleydis Campany. Como não chegaram as finais, os atletas estão eliminados da Olimpíada. Neste domingo o Brasil tenta vaga com mais 3 esgrimistas. Clarisse Menezes compete na espada feminina, Karina Lakerbai no sabre feminino e João Souza no florete masculino. O único esgrimista brasileiro já garantido é Renzo Agresta, pelo ranking mundial.

BOXE- COMEÇAMOS BEM
No início das disputas do Pré-Olímpico da Guatemala, o Brasil obteve vitórias com os seguintes lutadores: Robenilson Vieira, Éverton Lopes, Robson Conceição, Yamaguchi Falcão, Everton Lopes, Myke Carvalho e Gleison Silva. De acordo com a categoria, estão em disputa uma, duas ou três vagas para os Jogos Olímpicos.

CANOAGEM- BRASILEIROS NAS FINAIS EM CHARLOTTE
No Pré-Olímpico de Canoagem Slalom, nos EUA, vários brasileiros conseguiram classificação para as finais deste domingo, quando serão definidas as vagas para Pequim. Poliana de Paula compete no K1 ( caiaque individual). No C1 ( canoa individual) o classificado é Filipi Santin. O Brasil também participa com a dupla Bruno Machado e Cássio Petry no C2 ( canoa dupla) e com o veterano Gustavo Selbach no K1. É a última chance de assegurar participação na Olimpíada.

BASQUETE- SORTEIO DOS GRUPOS
Mesmo sem a definição de todos os países participantes ( que só ocorrerá em junho e julho) foram sorteados os grupos para a Olimpíada.
MASCULINO
- Grupo A- Argentina ( campeã olímpica), Rússia ( campeã européia), Irã ( será o saco de pancadas), Lituânia ( muito forte), Austrália ( já foi melhor) e mais uma seleção que sairá do Pré-Olímpico
GRUPO B- EUA ( profissionais da NBA), Espanha ( campeã mundial), China ( país sede, mas time apenas razoável), Angola ( tradicional) e mais 2 times que saem do Pré-Olímpico.
FEMININO-
Grupo A- Rússia, Austrália ( campeã mundial), Coréia do Sul e outros 3 times do Pré-Olímpico.
Grupo B- EUA ( campeão olímpico), China ( muito forte), Mali ( cumprirá tabela), Nova Zelândia ( cumprirá tabela) e mais dois times do Pré-Olímpico

TRIATLO- BOM RESULTADO DE COLUCCI
O brasileiro Reinaldo Colucci ficou em 11º lugar na etapa da Coréia do Sul, da Copa do Mundo de triatlo, com o tempo de 1h39min01. Mariana Ohata, que também disputou a etapa, não terminou a prova. Os dois triatletas estão quase garantidos na Olimpíada, pelo ranking mundial.

ATLETISMO- JADEL NO BRASIL
O triplista garantiu presença em todas os meetings que ocorrerão no Brasil no mês de maio. Ele tentará confirmar pelo menos o índice B para carimbar o passaporte a Pequim, o que certamente irá ocorrer. Jadel competirá nos eventos de Uberlândia (dia 11 de maio), Fortaleza (14), Rio de Janeiro (18), São Paulo (22) e, por fim, em Belém (25). Na prova de salto triplo, o Brasil já tem Jeferson Sabino garantido nos Jogos Olímpicos

sábado, 26 de abril de 2008

TÍTULO NA VELA E MAIS UM CLASSIFICADO NO ATLETISMO


VELA- BIMBA CAMPEÃO
Em uma recuperação extraordinária, Ricardo Winick, o Bimba ( foto) , conquistou ontem, o título da Semana Olímpica da França, em Hyéres. Após ir muito mal nos dois primeiros dias, Bimba foi reagindo e chegando próximo dos líderes. Na fase final a "medal race", que tem pontuação dobrada, ele superou os adversários e pela primeira vez faturou o título. Este evento na França faz parte do Grand Slam da Vela, junto com o campeonato mundial da classe, a Holland Regata e a Semana de Kiel. Em outra classe que contou com brasileiros na final, a 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte fecharam o campeonato com o sexto lugar no geral. Os campeões foram os espanhóis Xabi Fernandez e Iker Martinez, Toda a equipe olímpica brasileira, menos a dupla da Star (Robert Scheidt e Bruno Prada), estiveram nesta Semana Olímpica. Bimba e a dupla da Star são as esperanças de medalha brasileira em Pequim.

GINASTICA- NENHUMA FINAL NA ESLOVÊNIA
Na fase de classificação da etapa da Copa do Mundo, as brasileiras Juliana Santos e Milena Miranda não conseguiram atingir as finais. O melhor resultado foi de Milena, com a décima colocação nas barras assimétricas. Apenas as 8 melhores avançam as finais. As duas atletas lutam pela convocação para a equipe de ginástica em Pequim.

ATLETISMO- JADEL TERÁ COMPANHEIRO BRASILEIRO EM PEQUIM
Jeferson Sabino estabeleceu nesta sexta-feira, o índice A e se garantiu nos Jogos Olímpicos, no salto triplo. Ele fez a marca de 17m28cm, em uma disputa em São Paulo. Sabino já vinha participando de eventos importantes e tendo bons resultados como o quarto lugar no Pan do Rio, quando saltou 16m81cm. O índice exigido é de 17,10 m. Jadel Gregório, atual vice-campeão mundial, precisa confirmar pelo menos o índice B, em alguma competição até a Olimpíada, fato que obviamente irá ocorrer. Jadel tem como recorde sul-americano 17m90cm.

VÔLEI DE PRAIA- CIRCUITO MUNDIAL NA CHINA
Uma prévia olímpica começa terça-feira, com o início da segunda etapa do Circuito Mundial, na China. A competição conta pontos para a definição das duplas classificadas para os Jogos Olímpicos. As duplas brasileiras que lideram o ranking Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa estarão participando. No masculino, Pedro/ Harley tem tido um ótimo 2008 e ameaçam a vaga de Marcio/Benjamim. Já no feminino, Renata/ Talita esperam continuar a frente de Ana Paula/Shelda, na luta pela segunda vaga brasileira.

NADO SINCRONIZADO- CÉSAR CASTRO COMPETE NO CANADÁ
Nosso melhor atleta de saltos ornamentais disputará a quarta etapa do Circuito Mundial de saltos ornamentais, em Montreal. A competição, acontecerá entre 1 e 4 de maio, servirá de treinamento para a Olimpíada.

BOXE E ESGRIMA- COMPETIÇÕES HOJE
Os Pré-Olímpicos de Esgrima e Boxe, que valem vagas para Pequim e envolvem brasileiros ( leia comentários em postagens anteriores) terão lutas a partir desta noite.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 25/04

BADMINTON- NÃO TEREMOS REPRESENTANTE
Guilherme Pardo perdeu na estréia do Torneio Internacional do Canadá e não tem mais chances de melhorar seu ranking e se classificar para os Jogos Olímpicos. O brasileiro foi eliminado pelo japonês Kenichi Tago por 2 sets a 0. Com o atual ranking, 141, Guilherme fica longe da classificação.

VELA- BRASIL EM DUAS FINAIS
Na Semana Olímpica da França, o time brasileiro conseguiu classificação para duas finais. Na classe RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, subiu para terceiro no geral e ainda tem chances de título. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte estão em sexto e podem chegar ao vice-campeonato. Hoje serão disputadas as "medal races", que reúnem apenas os dez melhores colocados e vale em dobro para a classificação final. Entre os outros brasileiros, Fernanda Oliveira/ Isabel Swan terminaram o evento na 19ª posição na classe 470, Patrícia Freitas ficou em 37º lugar na classe RS:X feminina, Bruno Fontes foi o 57º na Laser, Eduardo Couto o 33º na Finn. O pior resultado foi da dupla Fábio Pillar/Samuel Albrecht: 65º lugar na 470 masculina.

ATLETISMO- COMPETIÇÕES DE MAIO
A Confederação de Atletismo confirmou as datas em maio dos eventos no Brasil, que contarão com a presença de nossos melhores atletas além de estrelas internacionais. Quase todos tentarão confirmar índices para os Jogos Olímpicos. Dia 11 de maio tem o Sul-Americano em Uberlândia. Dia 14, o Grande Prêmio de Fortaleza. Dia 18 o GP do Rio de Janeiro. Dia 22, o GP de São Paulo e dia 25, o GP de Belém.

GINÁSTICA- NOVAS CARAS NA ESLOVÊNIA
O Brasil estará representado na etapa de Maribor, da Copa do Mundo de Ginástica, por duas atletas desconhecidas da mídia: Juliana Santos, 17 anos e Milena Miranda, 16 anos. Elas competem nas paralelas, trave e solo. As eliminatórias começam nesta sexta-feira. O técnico ucraniano Oleg Ostapenko acredita que ambas tem ótimo potêncial e se forem bem, poderão integrar a equipe de 6 atletas para os Jogos Olímpicos.

NATAÇÃO- ALAIN BERNARD CONTINUA ARRASADOR NAS PISCINAS
Após assombrar o mundo no Campeonato Europeu, quando bateu o recorde mundial dos 100 livres, com 47s50, o francês nadou a prova em 47s82 no campeonato de seus país. Com isso, garantiu a vaga olímpica. O melhor tempo da vida do brasileiro César Cielo é 48s34, obtida em Ohio, neste ano. Portanto, ele ainda precisa tentar baixar meio segundo para sonhar com o ouro em Pequim. Outro fortíssimo candidato é Eamon Sullivan, da Austrália, mas que se recupera de contusão.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

A HORA DA DECISÃO PARA BOXE E ESGRIMA

BOXE- ÚLTIMA CHANCE PARA O BRASIL
Com a presença de 137 pugilistas de 27 países, começa nesta sexta-feira o Pré-Olímpico da Guatemala, que distribuirá as últimas 23 vagas do continente americano para os Jogos Olímpicos. O Brasil compete com 9 atletas: Paulo Carvalho, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Everton Lopes, Myke Carvalho, Pedro Lima, Yamaguchi Falcão, Hamilton Ventura e Gleison Abreu. Em algumas categorias, os 3 melhores colocados garantem vaga em Pequim. Porém em outras, somente o campeão carimba o passaporte. No último Pré-Olímpico, apenas Washington Silva se classificou.

ESGRIMA- ÚLTIMA CHANCE TAMBÉM
Assim como no boxe, a última esperança de classificação para nossos esgrimistas, começa sábado em Queretaro, no México, no Pré-Olímpico das Américas. Renzo Agresta é o único brasileiro garantido na modalidade, devido ao ranking mundial. No sábado acontecem as disputas do florete feminino ( Thaís Rochel), sabre masculino ( não temos representante) e espada masculino ( Athos Schwantes). No domingo haverão disputas da espada feminina ( Clarisse Menezes), sabre feminino ( Karina Lakerbai) e florete masculino ( João Souza). Apenas o florete masculino e a espada feminina darão duas vagas. Nas demais, somente o campeão se garante em Pequim.

VELA- O DIA DE BIMBA
A quarta-feira foi um bom dia para os velejadores brasileiros na Semana Olímpica da França, em Hyéres. Na RS:X, Ricardo Winicki, o Bimba, venceu as duas regatas do dia e subiu para sexto na classificação geral. André Fonseca e Rodrigo Duarte, na classe 49er, venceram uma regata e permanecem em oitavo no geral. Na classe 470 feminina, Fernanda Oliveira e Isabel Swan estão em 18º lugar. Na classe Laser, Bruno Fontes não conseguiu se classificar para a série ouro, que reúne os melhores velejadores, mas venceu na série prata. Na 470 masculina, Fábio Pillar e Samuel Albrecht estão em 61º lugar. Na RS:X feminina, Patrícia Freitas é a 41ª. Na Finn, Eduardo Couto é o 36º.

VÔLEI- CONVOCAÇÃO ADIADA
O técnico Bernardinho adiou de ontem para hoje a convocação da seleção brasileira de vôlei para a Liga Mundial e os Jogos Olímpicos. As maiores incógnitas são os substitutos de Rodrigão e Samuel, que sempre fizeram parte da família Bernardinho, mas estão contundidos e podem ficar fora da temporada. Já Ricardinho, vai fazer companhia a Fernanda Venturini e assistirá os Jogos Olímpicos pela televisão. Marcelinho e Bruno serão os levantadores.

BASQUETE- FIBA CANCELA DISPUTAS DO QUINTO AO OITAVO
A Federação Internacional de Basquete divulgou que na Olimpíada, não haverá mais as disputas de quinto a oitavo lugares dos torneios masculino e feminino como sempre ocorreu. Quem perder nos jogos de quartas-de-final poderá voltar para casa. Na minha opinião é uma atitude sensata, pois não vejo sentido em uma competição grandiosa como a Olimpíada, obrigar jogadores já desmotivados a entrarem em quadra, para lutar por posições que não valem grande coisa.

HIPISMO- EQUIPE DE SALTOS SÓ SAI EM JULHO
A briga por uma das 4 vagas na equipe de saltos do Brasil para a Olimpíada promete ser sensacional. Vários conjuntos tem obtido ótimos resultados em competições mundiais. Os mais cotados para irem a Pequim são Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves e Álvaro Afonso, o Doda, que voltou a ter resultados brilhantes, após um período ruim. A última vaga deverá ser disputada por Pedro Venis e César Almeida. Os 9 cavaleiros e amazonas pré-selecionados pela Confederação Brasileira de Hipismo, participarão de uma série de concursos 4 e 5 estrelas, na Europa, até o fim do mês de julho, quando a equipe olímpica será definida.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

RESUMO OLÍMPICO BRASILEIRO- २३/04



Hoje vou atualizar a situação de todos os esportes brasileiros visando os Jogos Olímpicos. O Brasil tem até o momento 198 atletas classificados. Esse número vai ultrapassar 240 com a confirmação de índices do atletismo e prováveis classificações de pugilistas, basquete feminino, vôlei de praia e mais alguns nadadores. Confira quem já tem vaga, os próximos Pré-Olímpicos e fechamentos de ranking.


ATLETISMO- Quem já tem índice: MASCULINO- Bruno Lins Tenório (200m), Fábio Gomes da Silva (salto com vara) Frack Caldeira, José Teles de Souza e Marílson Gomes (maratona), Jose Alessandro Bagio (marcha atlética de 20km), Mário José dos Santos ( marcha atlético de 50km), Mauro Silva (salto em distância), Vicente Lenilson (100m),
FEMININO- Alessandra Resende (lançamento de dardo), Fabiana Murer (salto com vara), Gisele Lima (salto triplo),Lucimara Silvestre (heptatlo) Maurren Maggi (salto em distância),Tânia Spindler (marcha atlética 20km) e Marily dos Santos ( maratona)

BADMINTON- classificação pelo ranking mundial até 1 de maio. Guilherme Pardo tem mínimas chances.

BASQUETE- Pré-Olímpico Mundial feminino de 9 a 15 de junho, em Madri, valendo 5 vagas. No masculino o Pré-Olímpico irá de 14 a 20 de julho na Grécia. A disputa é por 3 vagas. Maiores chances no feminino.

BOXE- Último Pré-Olímpico dará 23 vagas para o continente, de 25 a 30 de abril na Guatemala. O único já garantido é Washington Silva

CANOAGEM- Pré-Olímpico continental para as embarcações de velocidade dias 17 e 18 de maio no Canadá. Já para o slalom, a seletiva será de 26 a 28 de abril nos EUA. Maiores chances nas provas de velocidade

CICLISMO- No mountain bike uma vaga no masculino e outra no feminino. Três seletivas nacionais definem os classificados. Rubinho e Jaqueline Mourão sairam na frente. Na prova de estrada mais duas vagas e no contra-relógio uma. Faltam definir os nomes. O BMX depende do ranking mundial.

ESGRIMA- O atleta Renzo Agresta conseguiu vaga no sabre, pelo ranking mundial. Pan no México de 26 a 27 de abril pode trazer outras vagas.

FUTEBOL- Masculino e feminino classificados. Cada seleção levará 18 atletas.

GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito e no feminino 6 vagas para a equipe. Faltam definir os nomes.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas.

HANDEBOL- seleções masculina e feminina ( 14 atletas cada) se classificaram graças ao ouro no Pan.

HIPISMO- 3 atletas no Adestramento, 5 no Concurso Completo de Equitação e 4 atletas no Salto. Classificações obtidas no Pan do Rio.

JUDÔ- 13 judocas garantidos: Ligeiro- Sarah Menezes e Denilson Lourenço, Meio-Leve- Érika Miranda e João Derly, Leve - Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, Meio-Médio- Danielli Yuri e Tiago Camilo, Médio- Mayra Aguiar e Eduardo Santos, Meio-Pesado- Edinanci Silva e Luciano Correa, Pesado- João Gabriel Schlittler. Priscila Marques, na categoria pesado, precisa confirmar a vaga indo bem no Panamericano, em maio.

LEVANTAMENTO DE PESO- uma vaga obtida no Pan do Peru. Falta definir o nome

LUTAS- últimos Pré-Olímpicos classificatórios. Na Greco Romana em Roma ( de 9 a 11 de maio) e Novi Sad, Servia,( 23 a 25 de maio). Na luta livre masculina, em Varsóvia,na Polonia (2 a 4 de maio). Na luta livre feminina, em Edmonton, Canadá (16 e 17 de maio) e em Haparanda, na Suécia (31 de maio e 1 de junho)

MARATONAS AQUÁTICAS- mundial em maio na Espanha define os classificados. Ótima possibilidade com Poliana Okamoto.

NADO SINCRONIZADO- Nayara Figueiredo e Lara Teixeira se classificaram no Pré-Olímpico mundial

NATAÇÃO- Já tem índice: Cesar Cielo ( 50 e 100 livre) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 livre, 100 costas, 200 peito, 200 costas, 200 medley e 400 medley), Guilherme Guido ( foto, 100 costas), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta), Fabíola Molina ( 100 costas) e Flávia Delaroli ( 50 livre, foto) . Também estão classificados os revezamentos 4x100 livre , 4x200 livre e 4x100m medley, todos no masculino. Última chance para quem não tem índice no Troféu Maria Lenk, em maio.

PENTATLO MODERNO- o masculino terá um mundial classificatório na Hungria, em 27 de maio. No feminino Yane Marques esta classificada.

REMO- Seis atletas garantiram vaga no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro. Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve. No Dois Sem, dupla precisa baixar tempo para conseguir ir ao Pré-Olímpico da Polônia, em junho.

SALTOS ORNAMENTAIS- 4 atletas: Cesar Castro no trampolim de 3 metros. Juliana Veloso , Cassius Duran e Hugo Parisi na plataforma.

TAEKWONDO- 3 atletas obtiveram vaga no Pré-Olímpico da Colômbia: Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TENIS- classificação pelo ranking mundial até 9 de junho. Chances para Marcos Daniel e para a dupla André Sá e Marcelo Mello

TÊNIS DE MESA- Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro no masculino. Mariany Nonaka no feminino, além da equipe masculina.

TIRO COM ARCO- Gustavo Trainini conseguiu vaga no Festival Olímpico em El Salvador. Precisa ter o nome confirmado pela Confederação Brasileira.

TIRO ESPORTIVO- duas vagas : Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Julio Almeida na Pistola de Ar 10 metros, pistola livre 50 metros e pistola de tiro rápido 25 metros.

TRIATLO- classificação pelo ranking mundial. Contam pontos as etapas da Copa do Mundo. O Brasil tem até o momento dois qualificados: Mariana Ohata e Reinaldo Colucci. Juraci Moreira aumentou sua chance após o bom desempenho no Pan do México.

VELA- 12 atletas. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira. NA RS;X masculina, Ricardo Winick, o Bimba. NA RS:X feminina, a classificada é Patrícia Freitas. Na Finn, Eduardo Couto. Na Laser, Bruno Fontes.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada) se classificaram na Copa do Mundo do Japão

VÔLEI DE PRAIA- classificação pelo ranking mundial até 20 de julho. O Brasil tem direito a duas vagas no masculino e feminino. Ricardo/ Emanuel e Juliana/Larissa já estão quase garantidos. As outras vagas estão em disputa

terça-feira, 22 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 22/04

LUTA-ÚLTIMA CHANCE EM VARSÓVIA
A delegação brasileira de luta-livre, com 7 atletas que competiram na Suiça, viajou para treinamentos na Bulgária. A última chance de classificar alguém para os Jogos Olímpicos será no Pré-Olímpico da Polônia, a partir de 2 de maio.

VELA- OLíMPICOS VÃO MAL NA FRANÇA
Vários velejadores brasileiros classificados para Pequim estão disputando a Semana Olímpica da França. Após 2 dias de competição o melhor resultado é o oitavo lugar da dupla André Fonseca e Rodrigo Duarte, da classe 49er. Ricardo Winicki, o Bimba ( atual campeão mundial), ocupa apenas o 12º lugar . Na RS:X feminina Patrícia Freitas é a 48ª. Na 470 feminina, Fernanda Oliveira e Isabel Swan estão em 22º lugar. Na 470 masculina, Fábio Pillar e Samuel Albrecht são apenas os 59º colocados. Na Finn, Eduardo Couto é o 44º. Bruno Fontes, na Laser, que terminou o primeiro dia entre os dez primeiros, não completou nenhuma das regatas desta segunda e caiu para a 82ª posição. A competição termina sexta-feira

TAEKWONDO- ABERTO DA ESPANHA
Os 3 lutadores brasileiros classificados para a Olimpíada: Débora Nunes, Márcio Venceslau e Natália Falavignia estão na Espanha. Eles participam no próximo final de semana em Alicante, de um torneio que reúne várias feras mundiais. No início do ano, o trio participou de outro evento preparatório, em Pequim.

GINÁSTICA- BRASIL NA ESLOVÊNIA
Em mais uma etapa da Copa do Mundo, o Brasil enviou atletas para competirem no próximo fim-de-semana em Maribor. Porém, os grandes nomes da modalidade no país estarão de folga. No feminino viajaram Juliana Santos e Milena Miranda. Elas tentam bons resultados para garantirem as últimas vagas da equipe olímpica, que terá 6 atletas. Os nomes de Jade Barbosa, Daiane dos Santos e Daniele Hipólito são certos. No masculino, Mosiah Rodrigues e Arthur Zanetti competem na Eslovênia, mas sem chances de chegar a Pequim, pois a única vaga do masculino pertence a Diego Hipólito.

NATAÇÃO- MANGABEIRA GANHA MAIS UM OURO
O atleta Gabriel Mangabeira foi ouro nos 100 metros borboleta no Troféu Ispra Nuoto, na Itália. Ele está em boa fase, apesar de não ter enfrentado fortes adversários. A expectativa é repetir a final olímpica de 2004. Quem também obteve ouro nesta competição foi Fabíola Molina, nos 50 costas, prova que não é olímpica.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

FUTEBOL: MOLEZA PARA OS HOMENS, GRUPO DA MORTE PARA AS MULHERES

Foi realizado neste domingo, o sorteio das chaves do futebol dos Jogos Olímpicos. O time de Dunga terá pela frente na primeira fase, as frágeis seleções da China e Nova Zelândia, além da Bélgica. Avançam duas destas seleções para as quartas-de-final, quando haverá o cruzamento com o grupo que tem Coréia, Itália, Camarões e Honduras. Já a seleção feminina não teve a mesma sorte e terá de enfrentar a campeã mundial Alemanha, a perigosa Coréia do Norte e a campeã africana Nigéria. Porém, no feminino, o Brasil pode terminar até em terceiro no grupo, pois se classificam 8 de 12 seleções. Uma vitória contra a Nigéria e mais um empate já garantem a continuação no torneio. Ambos jogam antes da cerimonia de abertura. O feminino reedita a final do mundial contra a Alemanha, dia 6 de agosto; e o masculino pega a Bélgica dia 7, ambos às 6 horas da manhã, em Brasília.

VÔLEI- CONVOCAÇÃO DO FEMININO
O técnico José Roberto Guimarães anunciou a convocação de 14 atletas para a disputa do Grand Prix e Olimpíada. Duas serão cortadas. Fernanda Venturini que não atuou nos últimos 4 anos com a equipe ficou fora, como eu imaginava. Na lista nenhuma grande novidade, em relação a quem tem trabalhado com o treinador. Essas roeram o osso e agora chegaram na parte da picanha. As levantadoras serão Fofão e Carol ( escolhida ao invés de Dani Lins, por ser mais experiente). As ponteiras Sassá, Paula Pequeno, Mari , Valeskinha e Jaqueline. As meio-de-rede Walewska, Fabiana, Carol Gattaz e Thaísa. As opostas Sheila e Joycinha, além da líbero Fabi. Hoje, as mais ameaçadas pelo corte são Mari, Valeskinha, Walewska e Carol Gattaz.

HIPISMO- QUEM BRIGA PELAS VAGAS NOS SALTOS
A seletiva nacional no Rio de Janeiro definiu Camilla Mazza e Bartholomeu Bueno como classificados, para se juntarem a outros cavaleiros na disputa pelas 4 vagas da equipe de saltos para os Jogos Olímpicos. Já estavam pré-selecionados o time do Pan: Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, César Almeida, Pedro Veniss e Karina Johannpeter. Também disputarão as vagas, outros 3 cavaleiros que competem na Europa. Um deles será Álvaro Afonso, o Doda.

ATLETISMO- SURPRESA NA MARATONA FEMININA
Na maratona de Santa Catarina, Marily dos Santos fez o índice para disputar a Olimpíada. com o tempo de 2h36m21s. Se nenhuma atleta correr melhor até 11 de maio, ela fica com a única vaga do feminino para o Brasil.

TRIATLO- JURACI MOREIRA EM QUARTO NO PAN
O brasileiro teve um bom desempenho no Pan-Americano de Triatlo, realizado em Mazatlán, no México. O vencedor foi o americano Matt Chrabot. Com o resultado, Juraci
ganhará pontos no ranking mundial e se aproximará de uma segunda vaga no esporte para o Brasil.

domingo, 20 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 20/04

FUTEBOL- MAIS 18 NA DELEGAÇÃO
Com a vitória sobre Gana por 5 a1, a seleção feminina carimbou seu passaporte para os Jogos Olímpicos. Agora são 198 atletas brasileiros garantidos. A seleção, mesmo sem enfrentar um adversário forte, deu show. A evolução mostrada nos últimos anos tem tudo para culminar com o ouro olímpico em Pequim. Marta, Cristiane, Daniela Alves e Cia, prometem grandes espetáculos nas madrugadas de agosto. Neste domingo pela manhã, acontece o sorteio das chaves, tanto no masculino como no feminino.

LUTA- AINDA NÃO TEMOS REPRESENTANTE
Fim do sonho para a luta livre brasileira no primeiro Pré-Olímpico mundial, na Suíça. Nesta madrugada os últimos 2 atletas foram eliminados. Cláudio Calasans, na categoria 74kg, perdeu para Carlos Domingues da Espanha. Já nossa maior esperança Antoine Jaoude, categoria 120kg, venceu a primeira luta contra Denis Roberts da Austrália, mas perdeu a segunda para Michalevich, da Bielorrússia. Como o adversário não avançou na chave, Jaoude não foi a repescagem. Neste duríssimo Pré-Olímpico, o Brasil enviou 7 atletas e conseguiu apenas duas vitórias. Os países do leste europeu como Armênia, Bulgária e Azerbaijão estão conquistando a maioria das vagas. Um último Pré-Olímpico de luta livre será disputado na Polônia, a partir de 2 de maio. Depois, acontecerão qualificatórios do feminino e da greco-romana.

TÊNIS DE MESA- BRASIL NÃO TEM MAIS REPRESENTANTES EM BELO HORIZONTE
No Aberto do Brasil, nosso último mesa-tenista Thiago Monteiro foi eliminado nas quartas-de-finais. Após vencer o sul-coreano Sang Eun Jeong por 4 sets a 0, Thiago parou em outro atleta daquele país, Jung Hoon Kim por 4 sets a 1. As semifinais e finais acontecem neste domingo.

FUTEBOL- VAMOS SECAR O MILAN
A diretoria do Milan declarou que só liberará Kaká para disputar a Olimpíada se a equipe italiana não se classificar para a Liga dos Campeões 2008-2009. Isso porque os jogos da fase de classificação da Liga coincidiriam com as partidas dos Jogos Olímpicos. O Milan está em quinto lugar no campeonato italiano com 52 pontos, contra 56 da Fiorentina na luta pela última vaga. Portanto DA-LHE FIORENTINA. Até o momento Kaká é o mais votado neste blog para ser o porta-bandeira no desfile de abertura.


BADMINTON- MAIS UMA DERROTA DE PARDO
No Torneio Internacional de Miami, Guilherme Pardo perdeu logo na estréia para Nicholas Jinadasa, dos EUA por 2 sets a 1, não melhorando o seu ranking para a Olimpíada.

sábado, 19 de abril de 2008

NADO SINCRONIZADO CLASSIFICADO. LUTA VAI MAL. HOJE É DIA DO FUTEBOL

NADO SINCRONIZADO- DUETO CLASSIFICADO PARA PEQUIM
As brasileiras Lara Teixeira e Nayara Figueiredo classificaram mais um esporte. Elas ficaram em 10º na rotina livre e na soma geral do Pré-Olímpico da China. A Espanha foi a campeã. O resultado pode ser considerado bom, porque nossa dupla superou a França e ficou a apenas um ponto da Suiça, adversários que sempre eram melhores. Serão 24 duplas nos Jogos Olímpicos.

FUTEBOL- DIA DE DECISÃO
Neste sábado, às 8h45, o Brasil encara Gana, em Pequim, valendo vaga na Olimpíada. O time titular começa com: Bárbara, Mônica, Rosana, Aline e Maycon; Renata Costa, Ester, Daniela Alves e Formiga; Marta e Cristiane. O Brasil tem 95% do favoritismo e só uma grande zebra nos elimina. O futebol feminino ainda não é forte na África.

LUTA- SÓ DERROTAS
No segundo dia do Pré-Olímpico de Luta Livre na Suiça, nesta madrugada de sábado, 3 brasileiros lutaram e foram derrotados logo na primeira luta. Jeferson Nunes perdeu para Luis Ortiz de Porto Rico. Adrian Jaoude para Guechev, da Bulgária e Marcelo Zillio para Luis Vivenez da Venezuela. Ontem, sexta, Vinicius Pedrosa ( o único a vencer uma luta) perdeu na repescagem para Sevdimov, do Azerbaijão. Neste domingo, a grande esperança é Antonio Jaoude, que esteve nos últimos Jogos Olímpicos.

TÊNIS DE MESA- SÓ THIAGO AVANÇA
Na abertura da chave principal do Aberto do Brasil, em Belo Horizonte, dos nossos 11 mesa-tenistas, tanto no masculino como no feminino, apenas Thiago Monteiro conseguiu classificação para as oitavas-de-final. Como consolo, os 2 principais cabeças-de-chave do masculino, que são asiáticos, também foram eliminados, o que aumenta as chances de Thiago. Ele é o número 1 do país e tem vaga no individual da Olimpíada.

HIPISMO- ROGÉRIO CLEMENTINO EM PEQUIM
O atleta do adestramento, conseguiu classificação nesta sexta-feira, ao vencer o
Grande Prêmio B, da Hípica Santo Amaro, superando pela segunda vez na temporada o índice exigido pela Federação Internacional. Clementino já havia estabelecido o índice no final de março. A entidade exige que os atletas classificados ratifiquem o índice em dois eventos internacionais três estrelas. A brasileira Luiza Tavares de Almeida, de 16 anos, segue com chance de classificação. Nesta sexta-feira, ela recebeu 66,667 % da juíza belga, atingindo pela primeira vez o índice. Se repetir o desempenho na última seletiva, de 9 a 11 de maio, fará companhia a Clementino. Por equipes, o Brasil garantiu vaga no adestramento durante o Pan do Rio.

TRIATLO- ÚLTIMA CHANCE DE JURACI
O atleta disputa neste domingo o Pan do esporte, em Mazatlan, no México. A prova vale 400 pontos no ranking mundial. Juraci foi prejudicado por uma contusão nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo e teve resultados ruins. Agora, precisa ir muito bem para garantir a segunda vaga do masculino. Por enquanto, o classificado é Reinaldo Colucci.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

BRASIL TENTA CLASSIFICAR ATLETAS NA LUTA LIVRE

LUTA- COMEÇOU O PRÉ-OLÍMPICO DA SUIÇA
Teve início nesta manhã de sexta-feira, a penúltima competição da luta livre que distribui vagas para Pequim. O evento acontece em Martigny, na Suiça. O primeiro brasileiro a lutar foi Vinícius Pedrosa. Ele venceu o italiano Marco Patria, mas perdeu a segunda luta para o coreano Hyo Sube. Ainda tem chance na repescagem, hoje a tarde. Já Raoni Barcelos perdeu logo na primeira luta para Stefan Daniliuic, da Romênia e foi eliminado. Cinquenta países estão na disputa. As maiores chances do Brasil são com os irmãos Jaoude, Adrian e Antoine.

VELA- ROBERT E BRUNO TERMINAM EM TERCEIRO NO MUNDIAL
A dupla brasileira ficou em quarto lugar na última regata e confirmou o terceiro lugar no geral. O 14º lugar na penúltima regata impediu a disputa pelo título, já que o 37° lugar da primeira regata pode ser descartado. O título da competição disputada em Miami, EUA, ficou com os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, líderes do ranking mundia. O vice-campeonato ficou com a dupla italiana Diego Negri/Luigi Viale, com 23 pontos. Pode-se considerar um bom resultado o desempenho dos brasileiros que estarão cotados para medalha nos Jogos Olímpicos

FUTEBOL- SORTEIO DO DOMINGO
O presidente da FIFA, Josef Blatter estará no sorteio dos grupos dos Jogos Olímpicos no domingo, na China. Antes, ele assiste ao confronto pela última vaga no feminino entre Brasil e Gana. Ainda não estão definidos quem serão os cabeças-de-chave. O torneio masculino terá 16 seleções,divididas em 4 grupos de 4. Já o feminino terá 12 seleções, provavelmente divididas em 3 grupos de 4 equipes.

ATLETISMO- GP SÃO PAULO DIA 4 DE MAIO
O evento será uma grande oportunidade para vários atletas confirmarem os índices e se garantirem em Pequim. Quem fez o índice A no ano passado, precisa obter o índice B em alguma prova neste ano. É o caso das saltadoras Maurren Maggi e Keila Costa, que estarão nesta disputa em São Paulo.

TÊNIS DE MESA- ABERTO DO BRASIL
Começa hoje, sexta, a chave principal do Aberto do Brasil, em Belo Horizonte. Atletas de 17 países estão inscritos, incluindo representantes de Hong Kong, França, Espanha e Croácia. Os brasileiros já garantidos nos Jogos Olímpicos, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Mariany Nonaka estarão competindo, assim como Hugo Hoyama, que se prepara para o último Pré-Olímpico mundial, em maio.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

NADO SINCRONIZADO MUITO PRÓXIMO DA OLÍMPIADA



NADO SINCRONIZADO- BOM RESULTADO
No primeiro dia do Pré-Olímpico na China, o dueto brasileiro Nayara figueiredo e Lara Teixeira foi bem, terminando em nono lugar na Rotina Técnica. As melhores foram as espanholas. Amanhã, elas voltam a piscina para a Rotina Livre. Os 2 resultados somados geram a classificação final. Nossas atletas precisam ficar entre as 12 melhores ainda sem vagas, para carimbar o passaporte do esporte à Olimpíada.

VELA- ÚLTIMO DIA DO MUNDIAL DE STAR
Com o descarte do pior resultado, Robert Scheidt e Bruno Prada ocupam a terceira posição na classificação geral do mundial de Star. Na regata de ontem ( quarta), não repetiram o resultado do dia anterior ( quando venceram) e terminaram em 14º lugar. Vale lembrar que são 104 barcos na disputa. A liderança é dos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, com os italianos Negri e Viale em segundo. Há chances de título, mas o mais provável é terminar em segundo ou terceiro.

FUTEBOL- SELEÇÃO ESCALADA PARA PEGAR GANA
Com excessão da goleira, agora Bárbara, o time titular será o mesmo que disputou o mundial em 2007 com: Bárbara; Maycon, Aline, Mônica e Rosana; Renata Costa, Ester, Daniela Alves e Formiga; Marta e Cristiane.O jogo é sábado, 8h45 em Pequim. Quem vencer fica com a vaga para os Jogos Olímpicos. Só uma catástrofe elimina o Brasil.

BASQUETE- CONVOCAÇÃO PARA O PRÉ-OLÍMPICO
Foram chamadas 17 atletas pelo técnico Paulo Bassul, sendo que 12 serão confirmadas no torneio, em junho na Espanha. As novidades são os retornos das pivôs Érika e Kelly e da armadora Adrianinha. O time titular deverá ter além delas Iziane e Micaela. As demais convocadas foram:Claudinha, Karla, Natália ( armadoras), Karen, Mamá, Franciele, Tatiana, Chuca, Jaqueline ( alas), Graziane, Ega e Karina ( pivôs). Algumas atletas que irão disputar a WNBA como Érica e Iziane, só se apresentam alguns dias antes do Pré-Olímpico. O resto do grupo disputa o Sul-Americano em maio.

ATLETISMO- MAIS UMA CLASSIFICADA
A triplista Gisele Lima, até então desconhecida, estabeleceu ontem o índice A para os Jogos Olímpicos, juntando-se na mesma prova a Maurren Maggi e Keila Costa ( que ainda precisam confirmar as marcas em 2008) . Gisele competiu em São Paulo e fez a marca de 14m28cm, 8cm acima do exigido. Para pensar em uma final olímpica, ela precisa melhorar mais. Com 14m28 pegaria bronze no último Pan.

REMO- PARA GANHAR EXPERIÊNCIA
Os seis remadores brasileiros com vaga nas Olimpíadas de Pequim viajam hoje para um período de treinamentos na Europa, além de poderem participar de duas etapas da Copa do Mundo, na Alemanha e Suiça. Parece inacreditável, mas desde a Olimpíada de 2004, os nossos remadores não disputam etapas da Copa do Mundo. Os atletas são: Anderson Nocetti e Fabiana Beltrame do single skiff, Thiago Gomes/ Thiago Almeida, Camila Carvalho/Luciana Granato no double skiff

BRASIL X GANA: VALE VAGA NO FUTEBOL FEMININO

A seleção feminina de futebol terá apenas 90 minutos para garantir a vaga nos Jogos Olímpicos. Porém, a adversária é a frágil seleção de Gana, vice-campeã africana e que no último mundial, foi eliminada na primeira fase, após perder os 3 jogos que disputou. Este jogo vai acontecer neste sábado, 19 de abril, em Pequim. Quem vencer, fica com a última das 12 vagas. O Brasil é favorito, mas o fato das atletas não atuarem juntas há algum tempo pode trazer alguma preocupação no início da partida.

O Brasil foi parar nesta eliminatória mata-mata porque perdeu o confronto para a Argentina em 2006. Em 2007 aconteceu o auge da nossa seleção, quando ganhamos o Pan e fomos vice no mundial, perdendo a final para a Alemanha. O técnico Jorge Barcelos terá a disposição para o jogo contra as africanas, as estrelas que encantaram o mundo em 2007, principalmente trio de ataque que atua na Europa: Marta, Cristiane e Daniela Alves. A única ausência é a da goleira Andrea, que será substituída por Bárbara.

Até o momento já estão classificadas aos Jogos Olímpicos : Alemanha ( maior força), Noruega, EUA e Suécia ( mesmo nível do Brasil), China e Coréia do Norte ( podem surpreender), Canadá, Japão e Nigéria ( adversários mais fracos), Argentina e Nova Zelândia ( serão os sacos de pancadas). O torneio de futebol na Olimpíada, começa antes da cerimonia de abertura.

ULTIMA CHANCE DO BOXE

Até o momento, o Brasil conseguiu classificar apenas um atleta no boxe para Pequim: Washigton Silva. Porém, a partir do dia 23 de abril, acontece o último Pré-Olímpico da modalidade, na Guatemala, valendo 23 vagas. Como muitos cubanos e americanos já estão garantidos, o Brasil tem tudo para conseguir pelo menos mais 4 vagas. As maiores esperanças são com Pedro Lima, Rafael Lima, Robson Conceição e Myke Carvalho.

CURIOSIDADE OLÍMPICA
O judô estreou na Olimpíada em 1964 por pressão dos japoneses ( maior potência da modalidade) , que sediaram o evento em Tóquio. A primeira medalha brasileira veio com Chiaki Ishi, bronze em 1972. De 1984 em diante, em TODAS as Olimpíadas, o nosso judô trouxe medalhas, incluindo dois ouros de Aurélio Miguel ( 1988) e Rogério Sampaio ( 1992).

quarta-feira, 16 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 16/04

VELA- BRILHANTE RECUPERAÇÃO
Robert Scheidt e Bruno Prada venceram a quarta regata do Mundial de Star, em Miami e assumiram a vice-liderança na classificação geral. Depois das duas primeiras regatas muito ruins, quando não estavam nem entre os 18 melhores, a dupla mostrou porque é a atual campeã mundial e Robert, um dos maiores fenômenos do iatismo em todos os tempo. Restando duas regatas eles só são superados pelos italianos Diego Negri e Luigi Viale. A partir da regata desta quarta-feira, todos os competidores poderão descartar seu pior resultado. Com isso, Scheidt e Prada podem até mesmo assumir a liderança, jogando fora o resultado da primeira regata quando terminaram em 37°. O vento forte, ajudou o desempenho dos brasileiros.

ESGRIMA- PRÉ-OLÍMPICO DO MÉXICO
O Brasil terá 5 esgrimistas tentando se juntar a Renzo Agresta ( classificado pelo ranking mundial) em Pequim. Para isso terão que vencer suas categorias no Pré-Olímpico de Santiago de Querétaro, de 26 a 27 de abril. Apenas o florete masculino e a espada feminina darão duas vagas. Os competidores nacionais serão João Souza (florete masculino), Taís Rochel (florete feminino), Clarisse Menezes (espada feminino), Athos Schwantes (espada masculino) e Karina Lakerbai (sabre feminino).

VOLEI- SIM OU NÃO PARA FERNANDA VENTURINI NA SEGUNDA-FEIRA
A Superliga Feminina termina no domingo. Na segunda-feira o técnico José Roberto Guimarães anuncia a convocação das atletas que disputarão o Grand Prix e a Olimpíada. Ele deverá anunciar mais do que 12 atletas, para depois fazer os cortes necessários. Como já escrevi, apesar do Brasil não ter uma grande levantadora, o tempo de Fernanda Venturini já passou e acho que poderá trazer problemas ao grupo que ralou durante 4 anos. Se Fernanda estivesse no auge da forma e com menos idade até valeria a pena. Mas na atual situação acho melhor continuar com Fofão e Carol. José Roberto também acha, mas quer ouvir sua comissão técnica.


TENIS DE MESA- A ÚLTIMA CHANCE DE HOYAMA
Como não conseguiu se classificar no Campeonato Latino Americano, no individual, Hugo Hoyama terá uma última oportunidade de tentar a vaga para os Jogos Olímpicos. Será entre 8 e 11 de maio, na Hungria, no Pré-Olímpico mundial. Para se preparar para a duríssima missão, Hugo disputará o Aberto do Brasil, de 17 a 20 de abril, em Belo Horizonte e o Aberto do Chile, de 23 a 27 do mesmo mês. O mais próvavel é Hugo ir apenas como integrante da equipe.

terça-feira, 15 de abril de 2008

BOXE E CANOAGEM FEMININA DEFINEM NOMES PARA PRÉ-OLÍMPICO

CANOAGEM- SELETIVA NACIONAL FEMININA
Com a disputa realizada em Caxias do Sul, foi definida a equipe feminina com 5 atletas, que tentarão vagas olímpicas no Pan-Americano de Canoagem Velocidade, no Canadá, entre 15 e 18 de maio. Naiane Fragoso será a representante do K1 ( caiaque individual), enquanto que Bruna Gama, Daniela Alvarez, Ariela Pinto e Juliana Domingos irão compor a embarcação K4 ( caiaque para 4 atletas) . O K2 feminino do Brasil será composto por uma combinação entre as cinco atletas. Luciana Costa da categoria canoa também viajará. As canadenses serão as principais adversárias.

BOXE- RAFAEL LIMA FORA DO PRÉ-OLÍMPICO
A Confederação Brasileira de Boxe anunciou os 9 convocados para a disputa do último Pre-Olímpico das Américas, a partir do dia 23, na Guatemala. A grande surpresa foi a saída de Rafael Lima, substituído por Hamilton Ventura. Rafael lutou muito bem no último Pré-Olímpico, em Trinidad Tobago e quase conseguiu a vaga. Segundo a Confederação, a escolha foi por "motivos técnicos". Outros 2 pugilistas foram trocados: Julião Neto perdeu a vaga para Robenílson Ventura e Gleison Abreu substitui Gildenson Oliveira. Os demais convocados são os mesmos do último torneio : Paulo Carvalho, Robson Conceição, Everton Lopes, Myke Carvalho, Pedro Lima e Yamaguchi Falcão. Até agora, o Brasil só conquistou uma vaga com Washington Silva.

NADO SINCRONIZADO- PRÉ-OLÍMPICO NA CHINA
Começa amanhã, dia 16, a disputa que irá classificar 24 duplas para a Olimpíada. O Brasil estará representado por Lara Teixeira e Nayara Figueiredo, na competição que será disputada no famoso “Cubo D’Água”. Ao todo serão 32 duetos lutando por 24 vagas. Destas, 5 já são dos campeões continentais e outras 3 para países que também participarem da prova de equipes. O Brasil lutará contra 24 seleções, pelas 16 vagas restantes. A tarefa é bem tranquila, porém o objetivo é se manter entre as 12 melhores do mundo.

VÔLEI- QUEM SUBSTITUIRÁ RODRIGÃO?
Caso o meio-de-rede não se recupere da cirurgia no joelho esquerdo, terá que dar o lugar para outro atleta na Olimpíada. O técnico Bernardinho apontou 3 nomes a serem testados: Sidão que atua na Itália, Lucão de Florianópolis e Éder.

BADMINTON- GUILHERME ELIMINADO NAS QUARTAS
Na tentativa de melhorar seu ranking e ainda sonhar com a Olimpíada, Guilherme Pardo jogou o Torneio Internacional do Peru, no último fim de semana. Após duas vitórias, foi eliminado nas quartas-de-final pelo espanhol José Antonio Crespo. O próximo torneio do atleta brasileiro será em Miami.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

COMENTARIOS E INFORMACOES 14/04




ATLETISMO- BRASIL CLASSIFICADO PARA O HEPTATLO
A atleta Lucimara Silvestre, bronze no Pan do Rio, venceu o heptatlo na Copa Brasil de Provas Combinadas com 5.906 pontos. Ela superou o índice B (5.800 pontos) para os Jogos Olímpicos de Pequim. Como nenhuma atleta conseguirá chegar no índice A ( 6000 pontos), a vaga de Lucimara em Pequim está garantida. No decatlo, vitória de Luiz Alberto de Araújo, mas sem estabelecer o índice exigido.

GINÁSTICA- MAIS UMA PRATA PARA JADE
A brasileira encerrou sua participação na etapa de Cottbus da Copa do Mundo, na Alemanha, com duas medalhas de prata. Neste domingo ela só foi superada pela romena Sandra Izbasa, na prova de solo. Daiane dos Santos teve um bom desempenho em sua volta ao tablado e ficou em quarto lugar. A outra prata de Jade havia sido conquistada na salto sobre o cavalo. A primeira medalha olímpica da história da ginástica brasileira tem tudo para aparecer em Pequim.

VELA- VOLTANDO AO NORMAL
Após um começo de mundial ruim, a situação da dupla brasileira Robert Scheidt e Bruno Prada, atuais campeões mundiais, está voltando ao normal, em Miami. Eles chegaram em segundo lugar na terceira regata e subiram para a 11ª colocação, com 51 pontos perdidos. A vitória deste domingo ficou com os franceses Xavier Rohart e Pascal Rambeau. Serão mais 3 regatas até quinta-feira, com o descarte do pior resultado. Nesta segunda há folga para os velejadores.

HIPISMO- RODRIGO PESSOA EM SEGUNDO NOS EUA
O brasileiro conquistou a posição no Grande Prêmio de Charlotte, EUA, montando Rufus. O primeiro lugar ficou com a norte-americana Laura Kraut. Grandes feras do hipismo mundial participaram da disputa, que distribuiu US$ 500 mil em prêmios. Nossos cavaleiros vivem grande fase. Doda e Bernardo Alves tem obtido vitórias em várias competições mundiais. Tanto a equipe quanto o individual podem brigar por medalhas olímpicas.

domingo, 13 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 13/04

REMO- DUPLA GAÚCHA VENCE SELETIVA MAS PRECISA MELHORAR O TEMPO
Allan Bittencourt e Leandro Tozzo venceram a segunda regata do Dois Sem e conquistaram a vaga na seleção brasileira. O tempo foi de 6min42s.. Agora, eles terão até julho, antes do Pré-Olímpica mundial na Polônia, para baixarem o tempo para 6min30s. Se conseguirem vão ao Pré-Olímpico. Allan e Leandro pretendem viajar para a a Europa ainda neste mês para treinarem e competirem. O esporte já tem 6 brasileiros garantidos

GINÁSTICA- PRATA PARA JADE
Em sua principal prova, o salto sobre o cavalo, Jade Barbosa conquistou a medalha de prata em Cotbus, na etapa da Copa do Mundo. A atleta brasileira teve média de 14.512 pontos, ficando apenas atrás da alemã Oksana Chusovitina, que média 15.150. Nas eliminatórias Jade fez 14850. Já nas barras assimétrica, Jade ficou em sexto lugar. Hoje compete na final de solo, junto com Daiane dos Santos, enfrentando 6 adversárias.

VELA- ROBERT SCHEIDT E BRUNO PRADA AINDA LONGE DOS MELHORES
No segundo dia de regata do Mundial de Star, a dupla brasileira terminou em 12º lugar subindo para a 19ª posição no geral. Como haverá o descarte do pior resultado ( o da primeira regata), eles ainda tem chance de brigar pelas primeiras colocações. A vitória ficou novamente com os poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, líderes do ranking mundial e favoritos ao título.

ATLETISMO- CARLOS CHININ FORA DA COPA BRASIL DE CORRIDAS
No evento que está sendo disputado no Rio de Janeiro, o medalhista de bronze pan-americano, Carlos Chinin não participou devido a uma contusão. Ele é o principal nome do decatlo no Brasil e tentaria o índice para a Olimpíada. No feminino Lucimara
Silvestre, outra medalhista pan-americana, busca índice no heptatlo.

sábado, 12 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 12/04

GINÁSTICA- JADE BARBOSA COMEÇA BEM 2008
Em sua primeira participação em etapas de Copa do Mundo, em Cotbus, na Alemanha, a atleta foi destaque nas eliminatórias, se classificando para 3 finais de aparelho.
Ela foi a segunda melhor no salto sobre o cavalo, mesma colocação na prova de solo, que teve Daiane dos Santos, também classificada, em oitavo. A outra final para Jade será nas barras assimétricas , em que se terminou em sexto. As finais femininas do salto e das barras acontecem hoje. A decisão do solo será realizada amanhã.

VELA- UM DIA PARA ESQUECER
No primeiro dia do Mundial de Star, nos EUA, um péssimo resultado da dupla Robert Scheidt e Bruno Prada. Eles ficaram apenas em 37º lugar. A vitória foi dos poloneses Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, líderes do ranking mundial. A dupla brasileira treinou durante 20 dias em Miami com ventos fortes, que sumiram nesta primeira regata. Como há descartes dos piores resultados, a dupla pode se recuperar a partir de hoje. No total são seis regatas.

REMO- AINDA LONGE DO ÍNDICE
No primeiro dia da seletiva nacional do Dois Sem, a vitória ficou com a dupla Allan Bittencourt/Leandro Tozzo com o tempo de 6min49s92. Mas para se classificarem ao Pré-Olímpico da Polônia, eles precisam baixar o tempo para menos de 6min30s. Hoje e amanhã acontecem novas tentativas. As condições da raia e do vento não foram favoráveis nesta sexta-feira.

TÊNIS- GUGA ENCERRA CARREIRA ANTES DA OLIMPÍADA
Gustavo Kuerten anunciou que sua última participação no mundo do esporte profissional será em Roland Garros. Assim, mesmo que receba um convite para jogar a Olimpíada, não aceitará. O Brasil tem chance de classificação para o torneio de tênis olímpico com Marcos Daniel e a dupla André Sá e Marcelo Melo.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 11/04

FUTEBOL- SÓ FALTA O BRASIL
A última vaga para a Olimpíada será definida no jogo do dia 19, entre Brasil e Gana. As outras 11 seleções já estão definidas. Confira a análise: Alemanha ( maior força), Noruega, EUA e Suécia ( mesmo nível do Brasil), China e Coréia do Norte ( podem surpreender), Canadá, Japão e Nigéria ( adversários mais fracos), Argentina e Nova Zelândia ( serão os sacos de pancadas).

TÊNIS- MARCOS DANIEL MELHORA NO RANKING MUNDIAL
O atleta teve bons resultados nos torneios de Bogotá e Nápoles e agora é o número 91 do mundo. Como alguns tenistas em melhor colocação não querem ir a Pequim e cada país só pode levar 4 atletas, aumentam as chances de Marcos Daniel ficar entre os 64 selecionados. Se a definição fosse hoje, o brasileiro estaria a apenas 11 posições de se classificar. Nas próximas semanas ele jogará os torneios de Houston, Barcelona e Casablanca

ATLETISMO- SUPER-HERÓIS BRASILEIROS TENTAM VAGA
Os atletas Carlos Chinin e Lucimara Silvestre são os melhores do país nas provas mais duras do atletismo: decatlo e heptatlo. Eles foram medalhistas de bronze no Pan e agora buscam o índice olímpico, neste fim de semana, na Copa Brasil de Provas Combinadas, no Rio de Janeiro.

IATISMO- MUNDIAL DE STAR
Começa hoje, na Baía Biscayne, EUA, com a participação da atual dupla campeã, Robert Scheidt e Bruno Prada. Os principais adversários na Olimpíada também estarão presentes. A competição terá seis regatas, uma por dia, com descanso na segunda-feira e descarte do pior resultado.

BOXE- ÚLTIMOS PREPARATIVOS PARA PRÉ-OLÍMPICO
Hoje, os pugilistas que viajarão para o Pré-Olímpico da Guatemala, a partir do dia 23, realizarão alguns combates na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES DIA 10/04

JUDÔ- TORNEIO DE RANQUEAMENTO PAN-AMERICANO NA ARGENTINA
Os 3 judocas brasileiros competiram ontem ( dia 9) na Argentina. Denilson Lourenço (até 60kg) ficou em primeiro lugar e garantiu definitivamente sua vaga olímpica. Danielli Yuri ( até 63) também está confirmada, com o segundo lugar. Já Priscilla Marques ( acima de 78 kg), a mais necessitada do título e ameaçada de não ir a Pequim terminou em segundo lugaA atleta volta a competir em maio, nos EUA, no último torneio, antes do fechamento do ranking pan-americano. Só o título interessará.

ATLETIMO- VANDERLEI CORDEIRO PODE FICAR FORA DA OLIMPÍADA
O maratonista sofreu uma inflamação no púbis e não disputará a Maratona de Turim no próximo domingo. Assim, ele terá apenas uma chance, dia 11 de maio, na Maratona de Praga para superar o tempo feito pelos seus adversários e garantir a vaga em Pequim. Por enquanto os classificados são Marílson Gomes, José Teles e Frank Caldeira.

LUTA- DEFINIDOS OS ATLETAS QUE BUSCARÃO VAGA OLÍMPICA
As últimas chances do esporte garantir um representante na Olimpíada serão em Pré-Olímpicos na Europa e Canada. Confiram os convocados: Vinicius Pedrosa, Jefferson Nunes, Raoni Barcelos, Adrian Jaoude e Antonio Jaoude ( luta livre masculina); Susana Almeida, Joice Silva, Caroline Cardoso e Rosangela Conceição ( livre feminina); Felipe Macedo, Marcelo Gomes e Rodrigo Artilheiro ( greco-romana). A primeira modalidade a competir é a luta livre masculina, com competições em Martigny, na Suiça (de 18 a 20 de abril) e Warsaw,na Polônia (2 a 4 de maio).

GINÁSTICA- JADE E DAIANE EM COTTBUS
A partir de sexta-feira, as duas atletas mais Ana Cláudia Silva competem na etapa da Copa do Mundo da Alemanha, a segunda da temporada. Importantes adversárias estarão no evento. A grande expectativa é pela apresentação de Daiane dos Santos, recuperada de dezenas de contusões.

TENIS DE MESA- ABERTO DO BRASIL
Acontece de 17 a 20 de abril em Belo Horizonte a competição que faz parte do Pro Tour, o circuito mundial, que conta com 18 etapas realizadas ao longo do ano. Os 3 mesa-tenistas brasileiros garantidos em Pequim ( Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi e Mariany Nonaka) estarão na disputa, mas não entram como favoritos. Fortes adversários estão confirmados, como o número 13 do ranking mundial Chuan-Yuan, de Taiwan e o japonês Kan Yo, além de Li Chig de Hong Kong no feminino.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 09/04

REMO- DUPLAS TENTAM CLASSIFICAÇÃO PARA PRÉ-OLÍMPICO
O Brasil já tem 6 remadores garantidos em Pequim. A partir de sexta-feira, na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, acontecerá uma seletiva nacional na categoria Dois Sem. Três duplas irão participar: Gibran Cunha/ Aléxis Mestre, Allan Bittencourt/ Leandro Tozzo e Pedro Pizarro/ Célio Amorim. Se algum barco conseguir fazer, no mínimo, 6min30s na distância olímpica de dois mil metros, se classifica para o Pré-Olímpico da Polônia, em junho. Parabéns a Confederação de Remo, que adotou um ótimo critério. Só viaja, quem tiver o mínimo de condições de se classificar a Olimpíada.

BADMINTON- GUILHERME PARDO NO PERU
Após ir mal em torneios europeus, o brasileiro disputa a partir de amanhã, o Torneio Internacional do Peru, tentando várias vitórias para melhorar o seu ranking mundial e ainda sonhar com a Olimpíada.

JUDÔ- TUDO OU NADA PARA PRISCILA MARQUES
Nesta quarta-feira, os judocas Denílson Lourenço ( até 60 kg), Danielli Yuri (até 63 kg) e Priscila Marques (acima de 78 kg) disputam na Argentina, um torneio de ranqueamento olímpico da União Pan-Americana de Judô. Para a classificação olímpica, em cada categoria, o atleta precisa estar entre os 5 melhores das Américas no masculino e 3 melhores no feminino. A mais ameaçada é Priscila Marques. O Brasil está em sexto lugar na categoria da atleta, ou seja, precisa subir 3 posições para confirmar a vaga olímpica. Priscila precisa vencer o torneio. Além desta chance na Argentina, haverá uma última no Pan Sênior dos EUA, em maio. Danielle ( segunda) e Denílson ( terceiro) podem fazer campanhas apenas razoáveis na Argentina, para confirmarem a passagem para Pequim.

FUTEBOL- SORTEIO DAS CHAVES SERÁ DIA 20
Neste dia, nossa seleção masculina conhecerá seus adversários. O Brasil, apesar de nunca ter sido medalha de ouro, deve ser cabeça de chave junto com a China, a Argentina e mais um país europeu. Os 16 classificados são : Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Camarões, China, Coréia do Sul, Costa do Marfim, EUA, Holanda, Honduras, Itália, Japão, Nigéria, Nova Zelândia e Servia

GINÁSTICA- DIEGO HIPÓLITO SAI DO HOSPITAL
Nosso campeão mundial recebeu alta ontem, após passar 6 dias com dengue. Ele ficará em repouso até o final de semana e depois voltará a fazer fisioterapia no joelho. Mas a volta aos treinos nos aparelhos, só deverá acontecer dia 23.

FUTEBOL- MUDANÇA DE GOLEIRA
Para o jogo decisivo e único, dia 19 contra Gana, o técnico da seleção feminina Jorge Barcelos cortou a goleira Andréia, titular no último mundial. Ele apostará na novata Bárbara e na veteraníssima Maravilha. As outras 16 atletas que viajam para o jogo em Pequim são: Aline, Mônica, Renata Costa e Tânia Maranhão ( zagueiras), Danielle, Maycon e Rosana ( laterais), Daniela Alves, Ester, Formiga e Francielle ( meias), Marta, Grazielle, Fabiana, Maurine e Cristiane ( atacantes)

terça-feira, 8 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 08/04

ATLETISMO- JOSÉ BAGIO SE CLASSIFICA PARA PEQUIM
O catarinense irá disputar sua segunda Olimpíada na prova da marcha de 20km. Na etapa de Portugal, do Circuito Mundial de Marcha, ele estabeleceu o índice olímpico com o tempo de 1h22min56s. Por enquanto, é o único classificado para a prova. Bagio foi o 14° colocado, na marcha de 14km, em Athenas 2004.

VÔLEI- LISTA DE CONVOCADAS SAI DIA 19 DE ABRIL
Neste dia, o técnico José Roberto Guimarães acabará com o mistério sobre a volta ou não da levantadora Fernanda Venturini, que quer disputar a sua quinta Olimpíada. Antes de Pequim, o Brasil joga o Grand Prix em junho e julho. Se para a última Olimpíada o Brasil era favorito a uma medalha e terminou em quarto, desta vez a situação é pior. Existem mais 5 seleções com condições de brigar pelo ouro: China, Rússia, Itália, Cuba e Estados Unidos. Não existe nenhum grande favorito, mesmo com as chinesas jogando em casa. Ou seja, o Brasil pode ser ouro ou terminar em sexto.

GINÁSTICA- É O FIM DA PICADA ( e como tem havido picadas)
E não é que nosso campeão no solo, Diego Hipólito está mesmo com DENGUE. A expectativa é que Diego deixe o hospital no final de semana, pois tem apresentado melhora nos últimos dias. Mas com certeza irá atrapalhar sua preparação para a Olimpíada. O ano começou muito mal para o atleta, que já teve que se submeter a uma cirurgia no joelho. O COB deveria tomar uma atitude e suspender qualquer competição no Rio de Janeiro, antes que a delegação brasileira sofra novos problemas com o mosquito.

NATAÇÃO- LIBERARAM O LZR
Em comunicado divulgado ontem, a Federação Internacional de Natação diz que o novo maiô espacial LZR, da Speedo, não melhora os desempenhos dos nadadores. Segundo a entidade, não há comprovação científica de que o traje seja determinante para os resultados dos atletas, apesar de dezenas de recordes terem sido quebrados nas últimas semanas, após o início do uso do LZR. Na minha opinião os nadadores deveriam usar apenas as sungas para competirem. Seria muito mais justo.

CICLISMO- JAQUELINE MOURÃO É PRATA
No Pan-Americano de mountain bike, na Venezuela, a atleta conseguiu um ótimo resultado. Na semana anterior, havia vencido a primeira de 3 seletivas nacionais para Pequim. É o grande nome do esporte e deverá ficar com a vaga.

BRASIL CLASSIFICA MESA-TENISTAS PARA PEQUIM


Mais um esporte brasileiro estará representado em Pequim: o tênis de mesa. Após o Pré-Olímpico Latino, na República Dominicana, o Brasil conseguiu classificar 3 atletas no individual: Thiago Monteiro ( foto), Gustavo Tsuboi e Mariany Nonaka, além da equipe masculina, que terá um terceiro integrante.

No masculino eram 5 vagas em disputa. A maior surpresa foi a eliminação do veterano Hugo Hoyama. Em 3 etapas eliminatórias, ele não conseguiu se classificar, perdendo até para adversários de pouca expressão. Ainda tentará a vaga em uma última seletiva mundial, a partir de 1 de maio, mas será quase impossível. Hugo só poderá ir a sua quinta Olimpíada se for selecionado como o terceiro jogador da equipe. Mas precisa ter o nome confirmado pela comissão técnica. Outro candidato é Cazuo Matsumoto, que foi muito bem no Campeonato Mundial e não jogou neste Pré-Olímpico.

Quem brilhou mais uma vez foi Thiago Monteiro. O brasileiro, que treina na Europa, foi medalha de ouro no individual, superando 2 chineses naturalizados, de quem costumava perder: o argentino Liu Song e o dominicano Lin Ju. Thiago esteve na última Olimpíada e conseguiu vencer uma partida. Para Pequim, espera chegar entre os 32 melhores do mundo. Hoje o ranking de Thiago é o de 90°. Como na Olimpíada, a China, maior potência mundial do tênis de mesa, só pode levar 3 atletas no individual, as chances de Thiago aumentam.

O outro classificado no masculino é Gustavo Tsuboi. O jovem atleta se garantiu logo na primeira eliminatória, mostrando sua evolução. No feminino quem conseguiu uma das seis vagas em disputa e vai para sua segunda Olimpíada é Mariany Nonaka, de apenas 20 anos. Ela se firma como o principal nome brasileiro, mas passar da primeira rodada em Pequim, já será ótimo resultado. A equipe feminina não conseguiu vaga, assim como Karin Sako e Cláudia Ikesumi.

CURIOSIDADE OLÍMPICA
O Brasil ganhou até hoje, apenas 17 medalhas de ouro. Destas, 14 foram conseguidas a partir de 1988 . Até então, os únicos heróis brasileiros haviam sido Adhemar Ferreira da Silva ( 1952 e 1956 ) e Guilherme Paraense ( 1920). Em enquete realizada pelo blog: www.brasilnaolimpiada.blogspot.com, Adhemar foi eleito o maior atleta olímpico da história brasileira, superando Robert Scheidt, Torben Grael e Joaquim Cruz.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS 07/04


NATAÇÃO- CIELO VENCE PHELPS
Na final dos 100 metros livres no GP de Ohio, Cesar Cielo se recuperou do rendimento ruim nos 50 metros e venceu a prova. Além disso, superou o megaastro Michael Phelps, em 7 centésimos. Cielo estabeleceu novo recorde sul-americano com o tempo de 48s34. O recorde mundial é do francês Alian Bernard com 47s50. Outro ouro veio com Kaio Márcio nos 200 borboleta ( desta vez sem Phelps) com o tempo de 1min57s40, mas distante do recorde sul-americano que pertence a ele mesmo.

TÊNIS DE MESA-THIAGO CAMPEÃO
Na final individual do Pan da República Dominicana, Thiago Monteiro provou que é o melhor mesa-tenista brasileiro e ficou com o título. Na final, ele superou o dominicano "Lin Ju" por 4 a 2. Lin foi o campeão no Pan do Rio. Na semifinal, Thiago havia passado por outro chinês, Liu Song, que joga pela Argentina. Com o título, garantiu participação na Copa do Mundo. Na Olimpíada disputará o individual junto com Gustavo Tsuboi e também fará parte da equipe, que provavelmente terá Hugo Hoyama como terceiro integrante.

MARATONA- FRANK CALDEIRA SUPERA TEMPO DE VANDERLEI CORDEIRO
Na Maratona de Paris, disputada ontem, ele fez o tempo de 2h12min32s, ficando em 18° lugar. A vitória foi do etíope Tsegaye Kebede com 2h06min37s. O tempo estabelecido por Caldeira é o terceiro melhor para a classificação olímpica, que levará 3 brasileiros a Pequim nesta prova. Porém Vanderlei Cordeiro poderá melhorar sua marca na Maratona de Turim, dia 13 de abril. Os outros qualificados por enquanto são Marílson Gomes e José Teles.

NATAÇÃO- MAIS OUROS
No GP de Stanford, sem o mesmo nível de competidores de Ohio, quatro medalhas de ouro para o Brasil: Flávia Delaroli nos 50 livres, Nicholas Santos também nos 50 livres, Henrique Barbosa nos 100 peito e Fernando Silva nos 100 borboleta.

HIPISMO- DODA NA BRIGA PARA ENTRAR NA EQUIPE OLÍMPICA
O experiente cavaleiro, que fez parte da equipe brasileira na conquista do bronze em 2000, está em boa fase e pode voltar a ser convocado, após ficar fora do Pan do Rio. Ele venceu neste domingo o GP de Arezzo, na Itália. Outro brasileiro Bernardo Alves, ficou em sétimo

domingo, 6 de abril de 2008

INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS 06/04

TRIATLO- JURACI VAI MAL NA COPA DO MUNDO
Na segunda etapa da Copa do Mundo de Triatlo, disputada nesta madrugada na Nova Zelândia, mais uma vez Juraci Moreira não foi bem, terminando apenas em 59° lugar. A vitória, assim como na semana passada, foi do espanhol Javier Gomes. Juraci tenta melhorar seu ranqueamento para tentar a vaga olímpica.

NATAÇÃO- CESAR CIELO É PRATA EM OHIO
Na prova de 50 livres, o brasileiro acabou decepcionando na final. Ele completou a prova em 21s 93. O campeão foi o francês Fred Bousquet, com 21s90. Cielo era o favorito e esperava quebrar seu recorde sul-americano de 21s84, além de se aproximar da melhor marca mundial na prova, de 21s28, marcada pelo australiano Eamon Sullivan. Hoje, domingo, Cielo compete nos 100 livres e Kaio Márcio nos 200 borboleta.

NATAÇÃO- TÍTULOS EM OUTRAS COMPETIÇÕES
No Torneio da Primavera, em Palma de Mallorca, Gabriel Mangabeira foi ouro nos 100 costas. Já Diogo Yabe, que ainda não tem índice para Pequim, foi prata nos 200 medley. No GP de Stanford, EUA, Henrique Barbosa brilhou, com o ouro nos 200 peito.

TÊNIS DE MESA- BRASIL É CAMPEÃ POR EQUIPES
Após a definição dos classificados para a Olimpíada, o Campeonato Latino-Americano na República Dominicana, prosseguiu com as competições por equipes. No masculino, o Brasil foi o campeão após bater a Argentina por 3 a 1. Destaques para as vitórias de Thiago Monteiro e Hugo Hoyama sobre Liu Song. Já no feminino, com Mariany Nonaka jogando contundida, o Brasil não passou das quartas-de-final, perdendo para a República Dominicana, que conta com chinesas naturalizadas. Neste domingo acontecem as finais individuais.

sábado, 5 de abril de 2008

INFORMAÇÕES E COMENTÁRIOS 05/04

NATAÇÃO- KAIO MÁRCIO EM QUARTO LUGAR
No GP de Ohio, uma prévia da disputa olímpica, envolvendo grandes feras da natação mundial, o atleta ficou em quarto lugar nos 100 metros borboleta, com o tempo de 53s55. Michael Phelps foi ouro com 51s90. Kaio já nadou em 51s99, o que deixa o torcedor brasileiro animado para um bom desempenho em Pequim. Neste sábado é a vez de Cesar Cielo, nos 50 livres. Kaio volta a piscina para os 200 borboleta, no domingo.

NATAÇÃO- VITÓRIAS BRASILEIRAS
Em competições não tão badaladas quanto a de Ohio, bons resultados de nadadores brasileiros. Henrique Barbosa venceu os 200 peito no GP de Stanford, nos EUA. Gabriel Mangabeira venceu os 100 borboleta em Palma de Mallorca, Espanha. Já Joana Maranhão, mesmo ficando em quarto, quebrou o recorde sul-americano dos 200 borboleta, também em Stanford. Se repetir o resultado no Troféu Maria Lenk, em maio, garante a vaga olímpica.

ATLETISMO- LUTA POR VAGAS NA MARATONA
O Brasil tem direito a 3 vagas na prova da maratona dos Jogos Olímpicos. Hoje elas seriam ocupadas por Marílson Gomes, José Teles de Souza e o medalhista de bronze em Athenas, Vanderlei Cordeiro. Porém, o campeão pan-americano Frank Caldeira, compete neste domingo na maratona de Paris e busca o índice para superar os adversários. No feminino, por enquanto, estão classificadas Marizete Moreira e Sirlene Pinho. O prazo final para se estabelecer tempos é 11 de maio.

BASQUETE- NO MASCULINO, TAREFA É MUITO MAS DIFÍCIL
Pela tabela divulgada o Brasil estréia no Pré-Olímpico contra o Líbano, dia 15 de julho. A vitória é certa. Depois o jogo é contra a vice-campeã mundial e dona da casa Grécia. A derrota é certa. O jogo de vida ou morte será o das quartas-de-final contra Alemanha ( provavelmente) ou Nova Zelândia, integrantes do grupo B. Se vencermos, avançamos as semifinais para brigar por uma das três vagas em disputa. Se perdermos, será a terceira Olimpíada sem o nosso basquete masculino. Se a Alemanha contar com seu poderoso ala Dirk Nowitzki da NBA, as chances diminuem. Se não contar, dá para vencer.

GINÁSTICA- DIEGO HIPÓLITO COM SUSPEITA DE DENGUE
O atleta foi internado quinta-feira a noite com sintomas, em um hospital no Rio de Janeiro. Porém a doença ainda não foi confirmada. E queremos sediar Olimpíada?

sexta-feira, 4 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 04/04

BASQUETE- TABELA DO PRÉ-OLÍMPICO FEMININO
O Brasil vai estrear dia 10 de junho, contra a modesta Ilhas Fiji, às 13h15, horário de Brasília. A vitória é certa. No dia seguinte, o jogo que decide o primeiro lugar do grupo C, contra a dona da casa Espanha. Mesmo se perder, o time do técnico Paulo Bassul se classifica e então faz o jogo valendo a vaga olímpica contra Cuba ou Bielorrússia, integrantes do grupo D. Se perder, ainda terá chance numa última repescagem contra os outros perdedores de quartas-de-final. De 12 países participantes do Pré-Olímpico, 5 se classificam. Cuba é um adversário sempre incomodo e que nos venceu no Pré-Olímpico Pan-americano de 2007. Já a Bielorrússia apareceu agora no cenário do basquete feminino. Mesmo renovada, a seleção brasileira deve conseguir a vaga.

VELA- MUNDIAL DE STAR
Antes da Olimpíada, a dupla brasileira da classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, disputam o evento em Miami, a partir de 11 de abril. Eles lutam pelo bicampeonato, pois venceram em Portugal 2007.

BADMINTON- OLIMPÍADA CADA VEZ MAIS DISTANTE
Mais uma derrota de Guilherme Pardo, na estréia de um torneio europeu. Jogando na Finlândia, ele perdeu para o norueguês Steinar Klausen por 2 sets a 0. Guilherme não consegue melhorar seu ranking, número 143, para ser o primeiro brasileiro no esporte a obter classificação olímpica.

NADO SINCRONIZADO- AJUDA CANADENSE
O dueto brasileiro Nayara Figueiredo e Lara Teixeira treina para o Pré-Olímpico Mundial, a partir de 16 de abril, que dará vagas para a Olimpíada. A técnica canadense Lesli Sproule presta assessoria a técnica brasileira Roberta Perillier. A estrangeira acrescenta detalhes técnicos que podem ajudar na nota das brasileiras. Serão 24 vagas para duetos na Olimpíada, sendo que os campeões continentais já estão garantidos. Hoje, o Brasil ocupa a 12° posição no ranking mundial.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

RESUMO OLÍMPICO BRASILEIRO



Até o momento, 3 de abril, o Brasil tem 161 atletas classificados para a Olimpíada. Confira quem já garantiu vaga, os próximos Pré-Olímpicos e fechamentos de ranking.


ATLETISMO- atletas tem que estabelecer o chamado "índice A", determinados pela Confederação. Vinte já conseguiram, mas tem que confirmar pelo menos o "índice B" em alguma prova de 2008. O velocista Sandro Viana já fez esse índice.

BADMINTON- classificação pelo ranking mundial até 1 de maio. Guilherme Pardo tem mínimas chances.

BASQUETE- Pré-Olímpico Mundial feminino de 9 a 15 de junho, em Madri, valendo 5 vagas. No masculino o Pré-Olímpico irá de 14 a 20 de julho na Grécia. A disputa é por 3 vagas. Maiores chances no feminino.

BOXE- Último Pré-Olímpico dará 23 vagas para o continente, de 23 a 30 de abril na Guatemala. O único já garantido é Washington Silva

CANOAGEM- Pré-Olímpico continental para as embarcações de velocidade dias 17 e 18 de maio no Canadá. Já para o slalom, a seletiva será de 26 a 28 de abril nos EUA. Maiores chances nas provas de velocidade

CICLISMO- No mountain bike uma vaga no masculino e outra no feminino. Três seletivas nacionais definem os classificados. Rubinho e Jaqueline Mourão sairam na frente. Na prova de estrada mais duas vagas e no contra-relógio uma. Faltam definir os nomes. O BMX depende do ranking mundial.

ESGRIMA- Renzo Agresta conseguiu vaga no sabre, pelo ranking mundial

FUTEBOL- O feminino faz jogo contra Gana, dia 19 de abril valendo a vaga. Masculino classificado.

GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito e no feminino 6 vagas para a equipe. Faltam definir os nomes.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas.

HANDEBOL- seleções masculina e feminina ( 14 atletas cada) se classificaram graças ao ouro no Pan.

HIPISMO- 3 atletas no Adestramento, 5 no Concurso Completo de Equitação e 4 atletas no Salto. Classificações obtidas no Pan do Rio.

JUDÔ- 13 judocas garantidos: Ligeiro- Sarah Menezes e Denilson Lourenço, Meio-Leve- Érika Miranda e João Derly, Leve - Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, Meio-Médio- Danielli Yuri e Tiago Camilo, Médio- Mayra Aguiar e Eduardo Santos, Meio-Pesado- Edinanci Silva e Luciano Correa, Pesado- João Gabriel Schlittler. Priscila Marques, na categoria pesado, precisa confirmar a vaga indo bem no Panamericano, em maio.

LEVANTAMENTO DE PESO- uma vaga obtida no Pan do Peru. Falta definir o nome

LUTAS- últimos Pré-Olímpicos classificatórios. Na Greco Romana em Roma ( de 9 a 11 de maio) e Novi Sad, Servia,( 23 a 25 de maio). Na luta livre masculina, em Martigny na Suiça, (de 18 a 20 de abril) e Warsaw,na Polonia (2 a 4 de maio). Na luta livre feminina, em Edmonton, Canadá (16 e 17 de maio) e em Haparanda, na Suécia (31 de maio e 1 de junho)

MARATONAS AQUÁTICAS- mundial em maio na Espanha define os classificados. Ótima possibilidade com Poliana Okamoto.

NADO SINCRONIZADO- Pré-Olímpico mundial na China, de 16 a 20 de abril. Nayara Figueiredo e Lara Teixeira podem conquistar uma vaga.

NATAÇÃO- Já tem índice: Cesar Cielo ( 50 e 100 livre) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 livre, 100 costas, 200 peito, 200 costas, 200 medley e 400 medley), Guilherme Guido ( foto, 100 costas), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta), Fabíola Molina ( 100 costas) e Flávia Delaroli ( 50 livre) . Também estão classificados os revezamentos 4x100 livre , 4x200 livre e 4x100m medley, todos no masculino. Última chance para quem não tem índice no Troféu Maria Lenk, em maio.

PENTATLO MODERNO- o masculino terá um mundial classificatório na Hungria, em 27 de maio. No feminino Yane Marques esta classificada.

REMO- seletiva do dois sem entre 11 e 13 de abril. Se alguém conseguir o índice vai ao Pré-Olímpico mundial em junho na Polônia. Seis atletas garantiram vaga no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro. Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve.

SALTOS ORNAMENTAIS- 4 atletas: Cesar Castro no trampolim de 3 metros. Juliana Veloso , Cassius Duran e Hugo Parisi na plataforma.

TAEKWONDO- 3 atletas obtiveram vaga no Pré-Olímpico da Colômbia: Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TENIS- classificação pelo ranking mundial até 9 de junho. Chances para Marcos Daniel e para a dupla André Sá e Marcelo Mello

TÊNIS DE MESA- Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro no masculino. Mariany Nonaka no feminino. Equipe masculina.

TIRO COM ARCO- Gustavo Trainini conseguiu vaga no Festival Olímpico em El Salvador. Precisa ter o nome confirmado pela Confederação Brasileira.

TIRO ESPORTIVO- duas vagas : Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Julio Almeida na Pistola de Ar 10 metros, pistola livre 50 metros e pistola de tiro rápido 25 metros.

TRIATLO- classificação pelo ranking mundial. Contam pontos as etapas da Copa do Mundo. O Brasil tem até o momento duas vagas ocupadas por Mariana Ohata e Reinaldo Colucci

VELA- 12 atletas. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira. NA RS;X masculina, Ricardo Winick, o Bimba. NA RS:X feminina, a classificada é Patrícia Freitas. Na Finn, Eduardo Couto. Na Laser, Bruno Fontes.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada) se classificaram na Copa do Mundo do Japão

VÔLEI DE PRAIA- classificação pelo ranking mundial até 20 de julho. O Brasil tem direito a duas vagas no masculino e feminino. Ricardo/ Emanuel e Juliana/Larissa já estão quase garantidos. As outras vagas estão em disputa

quarta-feira, 2 de abril de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 02/04

TÊNIS DE MESA- FIM DA LINHA PARA HUGO HOYAMA; MARIANY CLASSIFICADA
O recordista em medalhas de ouro em Jogos Panamericanos não conseguiu se classificar para a disputa individual de mais uma Olimpíada. Na última chance que tinha, no Pré-Olímpico da República Dominicana, perdeu para um velho freguês, o argentino Pablo Tabachnik por 4 a 0, na final da chave masculina, terceira repescagem. Assim, das seis vagas individuais das Américas, o Brasil ficou com duas ( Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro), a Argentina duas, República Dominicana e Trinidad Tobago uma. A equipe está classificada e até Pequim, a comissão técnico irá decidir se leva Hoyama ou Casuo Matsumoto. Já no feminino Karin Sako e Claudia Ikesumi foram eliminadas logo na primeira rodada ontem ( dia 1) e também estão fora da Olimpíada. A única representante brasileira no esporte será Mariany Nonaka, vencedora da chave,no segundo dia. As vagas do feminino ficaram com República Dominicana ( duas) Colômbia, México, Brasil e Venezuela

VÔLEI- FERNANDA VENTURINI QUER VOLTAR?
Bomba no mundo do vôlei. A levantadora pediu uma chance ao técnico José Roberto Guimarães para voltar a seleção feminina às vésperas da Olimpíada. A titular Fofão, é muito boa levantadora, mas tem o eterno problema de altura. Não temos uma grande reserva a altura. Porém, apesar das qualidades de Fernanda, acho que ela tumultuaria o já instável grupo da seleção. Muitas jogadoras não gostam dela. Em 2004 após a derrota para a Rússia na semifinal saiu atirando para todos os lados, inclusive contra a comissão técnica. Esse pedido lembra muito a época que Tande e Giovane não se deram bem no vôlei de praia e pediram para voltar a seleção, às vésperas da Olimpíada. O retorno não deu certo. Porque Fernanda não pediu para voltar no ano passado, quando a seleção enfrentou viagens longas e desgastantes no Grand Prix e Copa do Mundo. Acho melhor continuar com a baixinha Fofão.

BADMINTON- ÚLTIMO TORNEIO DE GUILHERME PARDO NA EUROPA
O único brasileiro que tem chance de participar da Olimpíada joga a partir de amanhã, dia 3, um torneio na Finlândia, tentando vitórias para melhorar seu ranking. Até agora, Guilherme disputou dois torneios, mas foi eliminado nas primeiras rodadas. Na estréia na Finlândia, ele jogará contra Steinar Klausen,atleta da Noruega, número 149 do ranking mundial.

CICLISMO MOUNTAIN BIKE- JAQUELINE NO PAN
Após vencer a primeira seletiva para a Olimpíada no último domingo, Jaqueline Mourão disputará esta semana duas provas na Venezuela, no Pan-Americano da modalidade. A competição vale pontos no ranking da União Ciclística Internacional.

NATAÇÃO- CESAR CIELO E KÁIO MÁRCIO ENCARAM AS FERAS
A partir de sexta-feira, dia 4, duas esperanças de medalha olímpica do Brasil testam forças contra grandes adversários no Grand Prix de Ohio. Michael Phelps, Brendan Hansen e Aaron Peirsol são alguns nomes confirmados na competição

terça-feira, 1 de abril de 2008

ESPORTES POUCO DIVULGADOS TAMBÉM GARANTEM VAGA EM PEQUIM.


Faltando 128 dias para a Olimpíada, o Brasil tem até o momento 160 atletas classificados em 23 modalidades. Este número chegará próximo de 250, com as confirmações de índices no atletismo, ranking do vôlei de praia e com grandes possibilidades de vaga para o futebol e basquete feminino.

Além de esportes tradicionais, em que temos enormes chances de medalha como natação, judô, vôlei, ginástica, vela e futebol, outras modalidades pouco divulgadas e praticadas também asseguraram ao menos um representante em Pequim. É o caso da esgrima. O paulista Renzo Agresta, que treina na Itália garantiu participação em sua segunda Olimpíada graças a sua posição de número 43 no ranking mundial, conseguida através de boas performances em campeonatos internacionais. Já no levantamento de peso, o Brasil poderá enviar um atleta, devido ao desempenho no Pan do Peru, quando terminamos em terceiro por equipes. O indicado deverá ser Bruno Brandão, que obteve o melhor resultado neste classificatório.

Outros esporte em que o Brasil terá um representante é o tiro com arco. A Confederação da modalidade só indicará o arqueiro escolhido em julho, apesar de Gustavo Trainini ter sido o responsável pela classificação. No tiro esportivo serão 2 atletas: Stênio Yamamoto e Júlio Almeida ( foto) . É muito importante para esses esportes a exposição na mídia durante a Olimpíada. Pode servir para que muitas crianças e jovens conheçam que o mundo esportivo não se resume apenas a futebol, basquete, natação e vôlei. Todo esporte precisa de atletas referência na maior competição mundial, para crescer o número de praticantes no país.

Vale lembrar que ao contrário do que acontecia até 1996, as vagas foram obtidas por critérios técnicos, em rankings e Pré-Olímpicos. O COB, Comitê Olímpico Brasileiro, não leva a Olimpíada atletas indicados por convite.


CURIOSIDADE OLÍMPICA
O Brasil tem na história das Olimpíadas 17 medalhas de ouro. O esporte mais dourado é a vela, com 6 conquistas, sendo duas com Robert Scheidt e duas com a dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira. Outro bicampeão olímpico é Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo. O atletismo foi responsável por 3 ouros no total. O judô, o vôlei e o vôlei de praia tem 2 ouros cada. O tiro ( nosso primeiro triunfo) e o hipismo, com Rodrigo Pessoa, completam os premiados com o primeiro lugar. Esportes tradicionais como o futebol, o basquete e a natação, nunca conquistaram o ouro olímpico para o Brasil.

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 01/04

TÊNIS DE MESA- GUSTAVO TSUBOI E THIAGO MONTEIRO NA OLIMPÍADA

No Pré-Olímpico que está sendo disputado na República Dominicana, os mesa-tenistas brasileiros já levaram duas das 5 vagas olímpicas em disputa no individual. No primeiro dia ( domingo) Gustavo passou por todos os adversários de sua chave. Já nesta segunda foi a vez de Thiago Monteiro se recuperar do mau desempenho inicial e confirmar a vaga. Hugo Hoyama perdeu no domingo para o argentino " Liu Song", nesta segunda para Dirney Gongora, de Cuba e terá que lutar pela última vaga restante. Até agora no masculino o Brasil ficou com duas vagas, Argentina e Trinidad Tobago com uma. No feminino o melhor desempenho é de Mariany Nonaka, que está muito próxima da vaga. Até o momento Venezuela e República Dominicana ficaram com uma vaga cada. O evento prossegue hoje, dia 1 de abril.

LUTA- CONFEDERAÇÃO CONFIRMA NOMES NA LIVRE E GRECO-ROMANA
As últimas tentativas de classificação no esporte serão em 6 Pré-Olímpicos mundiais ( 2 na livre e 4 na greco-romana) nos meses de abril e maio. Já estão confirmados nestes eventos Antoine Jaoude, Rodrigo Artilheiro, Adrian Jaoude e Felipe Macedo no masculino. No feminino irão viajar Susana Paula, Joice Silva, Caroline Lazzer e Rosângela Conceição. As maiores chances são com Rosângela e os irmãos Jaoude.

ATLETISMO- TREINOS DO 4x100 COM O JAIME
A única prova de pista que o Brasil tem chance de medalha em Pequim é o revezamento 4x100 masculino. Quarto colocado no último mundial, o Brasil obteve duas medalhas olímpicas ( bronze e prata) nesta prova. Um dos principais responsáveis é o técnico Jaime Netto. Apesar de não termos um velocista de primeira nível, os resultados aparecem graças ao entrosamento na hora de passar o bastão. Os atletas que foram ouro no Pan do Rio e estarão em Pequim, realizaram treinamentos com Jaime, na cidade de Praia Grande, visando este aprimoramento. São eles: Vicente Lenílson, Rafael Ribeiro, Basílio de Moraes e Sandro Viana, além de alguns reservas.

TÊNIS- GUGA QUASE FORA
As chances de Gustavo Kuerten disputar a Olimpíada pela terceira vez praticamente desapareceram ontem. A Federação Internacional divulgou que dará convites a um jogador de El Salvador e outro de Togo, para completarem a lista de 64 participantes.
Cinqüenta e seis tenistas serão classificados com base no ranking de 9 de junho. Seis outros estarão nos Jogos por meio de convites continentais (um por continente) dados pela própria ITF. Guga teria que ganhar novamente Roland Garros para subir no ranking e garantir a vaga, o que é quase impossível no atual estágio do tenista. Marcos Daniel, atual 110º do mundo, é o atleta brasileiro com mais chance de ir a Pequim no tênis.