Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 31 de julho de 2008

CHANCES EM PEQUIM- PARTE 2




Continuo analisando, esporte por esporte, as chances de resultados e medalhas de nossos atletas em Pequim.

FUTEBOL FEMININO- Dentre os esportes olímpicos, quem pior se deu no sorteio foi a seleção feminina de futebol. A chave é complicadíssima, apesar de poder classificar até 3 equipes para a segunda fase. A estréia é contra a campeã mundial Alemanha e não podemos perder. Um empate é bom para ambas. Depois a perigosa Coréia do Norte, que me impressionou muito no último mundial. O último jogo é mais tranquilo contra a Nigéria. O time brasileiro pode ser apontado como favorito ao ouro, ao lado de Alemanha e Estados Unidos. O trio Marta-Daniela- Cristiane é fora-de-série. Mas precisa tomar cuidado na estréia para não ter que sofrer pressão no jogo contra a Coréia.
CONVOCADAS- Goleiras- Andréia e Bárbara
Laterais- Simone e Rosana
Zagueiras- Tania Maranhão, Erika, Renata Costa e Andréia Rosa
Meio-campistas- Maycon, Daniela Alves, Formiga, Franciele e Ester
Atacantes- Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha
TABELA
dia 6- Brasil x Alemanha- 6 da manhã
dia 9- Brasil x Coréia do Norte- 8h45
dia 12- Brasil x Nigéria- 6 horas
Palpite- meu primeiro palpite de OURO.


FUTEBOL MASCULINO- No papel, a seleção brasileira é ouro. Mas o problema é ter que entrar em campo e ter no banco o aprendiz Dunga ( meu ídolo como jogador) . Quando esta semana noticiaram que ele estuda jogar com 3 zagueiros foi o fim. Três zagueiros para pegar China e Nova Zelândia na primeira fase? Em termos de elenco, só a Argentina se compara ao nosso time que tem Alexandre Pato, Thiago Neves, Diego, Ronaldinho Gaúcho, jogadores que desequilibram uma partida. Na primeira fase, até se levássemos o Ipatinga, dava para passar, enfrentando Bélgica, Nova Zelândia e China. Nas quartas-de-final, o jogo que realmente vale, poderá ser uma revanche contra Camarões ( lembram 2000!!!) ou Itália. Aí, o espirito e a gana da medalha olímpica terá de estar presente em nossos atletas.
CONVOCADOS
Goleiros- Renan e Diego Alves; Laterais- Rafinha, Ilsinho e Marcelo; Zagueiros- Breno, Alex Silva e Thiago Silva; Volantes- Lucas, Ramires, Anderson e Hernanes; Meias- Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego; atacantes- Alexandre Pato, Jô e Rafael Sobis.
TABELA
dia 7- Brasil x Bélgica- 6 da manhã
dia 10- Brasil x Nova Zelândia- 6 da manhã
dia 13- Brasil x China- 8h45
Palpite- eliminado nas quartas-de-final


GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito. No feminino Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Ana Claudia Silva, Daniele Hypólito, Ethiene Franco e Laís Souza.
Eu acho que a ginástica brasileira vai quebrar o tabu e conseguir a primeira medalha da história. A maior chance é com Diego Hipólito, no solo, que não tem tantos concorrentes fortes. Já no feminino, russas, romenas, americanas e principalmente chinesas são adversárias terríveis. Fiquei preocupado quando o técnico Oleg declarou que nenhuma atleta tem chance. Será que foi para puxar a orelha ou retratou a realidade. Jade Barbosa, no salto sobre o cavalo e solo e Daiane dos Santos também no solo, podem dar uma resposta ao técnico. Aliás fiquei animado quando assisti Daiane em uma etapa da Copa do Mundo, em que terminou em quarto.
Palpite- PRATA para Diego e BRONZE para Daiane, o nosso Baloubet 2008

GINÁSTICA RÍTMICA- 6 atletas: Daniela Leite, Luana Faro, Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicolle Muller e Tayanne Mantovaneli. Em esportes como a ginástica rítmica e o nado sincronizado , o resultado já é mais ou menos conhecido antes das apresentações. Somente algum erro, o que é incomum, muda a posição de um país. A seleção brasileira foi muito renovada em relação a última Olimpíada, mas pode brigar para ficar entre as 8 melhores.
Palpite- oitavo lugar

HANDEBOL MASCULINO
Outro esporte que se deu mal no sorteio. Com excessão da China, só tem pedreira na primeira fase. Derrotas para França ( país tradicional) , Croácia ( campeã olímpica) e Polônia ( vice mundial) são certas, assim como a vitória sobre a China. O objetivo é tentar bater a Espanha na última rodada, para poder se classificar. Mas quase sempre perdemos dos espanhóis, que também são tradicionais no esporte.
CONVOCAÇÃO : Alê e Malik (goleiros), Bruno Santana, Zeba, Gui, Jaqson, Bruno Souza e Léo (armadores), Menta e Jardel (pivôs) e Borges, Tupan, Helinho e Silvinho (pontas).
TABELA
dia 10- Brasil x França- 3h da madrugada
dia 11- Brasil x Croácia- 22 horas
dia 13- Brasil x Polônia- 23h45
dia 15- Brasil x China- 22horas
dia 17- Brasil x Espanha- 23h45
Palpite- infelizmente eliminado na primeira fase

HANDEBOL FEMININO- No feminino as chances de passar da primeira fase, como aconteceu nas duas últimas Olimpíadas, são maiores. Temos dois jogos com derrotas certas: Rússia e Coréia. O jogo da estréia, contra a Alemanha é fundamental. Se perdermos , a situação fica complicada para tentar passar entre as 4 melhores. Se vencermos teremos dois jogos, Hungria e Suécia, para vencer um. São adversários do mesmo nível. Passando do grupo é mata-mata e podemos até surpreender. A seleção tem oscilado muito nos últimos torneios. Ganhou da campeã mundial Noruega, mas perdeu para a fraca China em um torneio amistoso.
CONVOCAÇÃO: Chana e Darly ( goleiras); Aline, Ana Paula, Deonise, Duda e Lucila ( armadoras); Alexandra, Pará, Daly e Vivi ( pontas); Alessandra, Dani Piedade e Dara ( pivôs)
TABELA
dia 9- Brasil x Alemanha- 9h45
dia 10- Brasil x Hungria- 23h45
dia 12- Brasil x Rússia- 22 horas
dia 14- Brasil x Coréia do Sul- 23h45
dia 16- Brasil x Suécia- 22 horas
PALPITE- SÉTIMO LUGAR


Amanhã, prosseguem as análises

Um comentário:

Anônimo disse...

Romano, concordo contigo sobre a Seleção Masculina de Futebol, a CBF não dá a mínima para as Olimpíadas. Já a feminina tem um pouco mais de chance (se passar bem pela fase inicial).
Sobre medalhas, acho possível o Brasil repetir as cinco medalhas de ouro de Atenas. Diego Hipólito tem grande chance de ganhar uma delas, além de conseguir outra (essa sim, de prata ou bronze) no salto. Já as meninas... muito difícil... Não acredito na Daiane dos Santos. Mesmo assim, acho que as atletas se apresentarão bem e a equipe se classifica para as finais. Também espero ver a equipe da ginástica rítmica nas finais.
E a natação? Acho que ficaremos mais uma olimpíada sem medalhas na água. Nem com o nado sincronizado, nem com os saltadores, tão pouco com os nadadores... Talvez algumas finais, mas nada de pódio.
Assim, temos que torcer muito para o vôlei (quadra e praia, masc. e fem.) onde a chance de ouro é forte e para nossos esportes tradicionais em olimpíadas: o hipismo e a vela. Aqui o Brasil pode conseguir, no mínimo, umas 3 de ouro (mas pode vir mais).
O atletismo está empatando com a natação: nada.
Dos outros esportes coletivos... Só com algum tipo de milagre
E os outros atletas individuais, só esperando por surpresas.
Para concluir, um possível saldo final: 5 medalhas de outro (vôlei masc; vôlei praia masc; Hipismo; Vela e Ginástica masc.)
Também podem existir alguns outros pódios como na Vela (onde existem várias modalidades), vôlei (praia e quadra fem.), hipismo (por equipe) e mais aquelas surpresas felizes que sempre pintam, esse ano pode até ser a Daiane dos Santos (que está devendo).
É isso. O que achas? Sem muitos sustos nem surpresas, o arroz com feijão de sempre.