Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

BASQUETE x ARGENTINA VALE VAGA OLÍMPICA

Chegou a hora da decisão para nossa seleção feminina. Neste sábado pegamos a aguerrida seleção Argentina na final do Pré-Olímpico. Ontem, sexta, a seleção passou por Cuba por 66 a 53. Ótima atuação defensiva e principalmente das pivôs: Érika ( a cestinha), Damiris e Clarissa. A melhor em quadra foi Adrianinha com 13 retotes, 11 assistências e 9 pontos. Quase fez triple-souble. A Argentina bateu o Canadá por 61 a 59 com uma sexta no último segundo de um jogo quase perdido. Apesar do esforço da Argentina, o Brasil tem muito mais time e está acostumado a vencer o adversário. Nossa seleção tem 85% de favoritismo para se classificar a Londres 2012.


GINÁSTICA TRAMPOLIM- BRASILEIROS COMPETEM NA REPÚBLICA TCHECA
Uma modalidade olímpico quase esquecida no Brasil mas que está melhorando em termos de resultados internacionais é a ginástica de trampolim. Neste final de semana, Taissa Garcia, Ramirez Pala, Giovanna Matheus, Rafael Andrade e Daienne Lima disputam a etapa da Copa do Mundo de Jablonec na República Tcheca. A China, potência da modalidade, não disputa a etapa. Giovana foi bronze e Ramirez sexto na etapa de Japão no mês de julho. Em novembro tem campeonato mundial


BOXE- COMEÇO DE MUNDIAL
Três brasileiros subiram ao ringue no início do mundial do Azerbaijão. Foram duas derrotas e apenas uma vitória. Myke Carvalho tinha uma luta equilibrada contra Belous da Moldávia, mas foi desclassificado no segundo round. Robenilson Vieira tinha o adversário mais difícil pela frente, o cubano Lázaro Alves. Fez uma luta equilibrada mas foi derrotado. A única vitória até agora veio com Yamaguchi Falcão. Nesta sexta Everton Santos( 64kg) pega Michal Syrowatka da Polonia. No sábado Esquiva Falcão ( 75kg) enfrenta Fall Mamadou do Senegal  e Robson Conceição ( 60kg) pega Chudecki da Polonia. As lutas são eliminatórias. Perdeu volta para casa.


VOLEI- TIME MISTO NO PAN
A seleção masculina de vôlei não terá força máxima no Pan. Nem o técnico Bernardinho irá. De titular mesmo só Bruninho. Outros nomes conhecidos são o meio de rede Gustavo, o oposto Wallace, o também meio de rede Eder, o ponteiro Thiago Alves e o líbero Mário Júnior. Completam o time o levantador Murilo, o central Mauríxio, os ponteiros Luiz Felipe, Renato e Ricardo.


BADMINTON- DUPLA BRASILEIRA SUBINDO NO RANKING
Hugo Arthuso e Daniel Paiola subiram  no ranking mundial de duplas do badminton.Agora estão em 47ª, melhor posição já alcançada por uma dupla brasileira. Em outubro, eles disputam o Pan de Guadalajara. 

CICLISMO- BMX COMPETE NOS EUA


A seleção brasileira de BMX disputa neste final de semana a etapa da Copa do Mundo nos EUA. O objetivo do grupo é buscar pontos para o ranking olímpico e assim continuar na briga por uma vaga em Londres 2012.  O time nacional será representado por Renato Rezende, Igor Martins, Naiara Silva, Bianca Quinalha, Priscila Carnaval e Squel Stein.

JUDÔ- BRASIL EM DUAS ETAPAS DA COPA DO MUNDO
A seleção brasileira terá dois compromissos neste fim de semana em dois países diferentes. Em Roma, 6 mulheres lutam a Copa do Mundo da Itália, e em Liverpool, 7 homens encaram a Copa do Mundo da Inglaterra. Os dois eventos contam pontos para o ranking olímpico. Em Roma lutam Eleudis Valentim (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Flávia Gomes (57kg), Mariana Silva (63kg), Camila Minakawa (63kg) e Dione Lima (63kg). Nenhuma é titular da seleção.  Eleudis, Flávia e Dione estão convocadas para a disputa do mundial Sub 20 de judô. Já em Liverpool competem Felipe Kitadai (60kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Felipe Costa (81kg), Hugo Pessanha (90kg), Daniel Hernandes (+100kg) e David Moura (+100kg). Felipe, Daniel e Hugo estão na disputa da vaga olímpica.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Entrevista da semana: RAPHAELLA GALACHO- taekwondo

A entrevista da semana é com Raphaella Galacho, do taekwondo. Ela participou de treinamentos com  a seleção brasileira na Coréia e se prepara para o Pan de Guadalajara. Ela conta como curiosamente começou a praticar a modalidade, o medo de contusões e a tentativa de vaga olímpica

1- Porque você começou a praticar o taekwondo?

Eu comecei a praticar taekwondo por um problema na coluna. Quando eu tinha 10 anos, minha mãe começou a reparar que minhas roupas estavam desalinhadas, tortas.Ai ela me levou ao medico e ele disse que eu tinha escoliose. Assim, me deu 3 opções de esportes : capoeira , taekwondo e natação. Eu fazia natação mas não gostava muito, então resolvi praticar taekwondo. No começo era meio estranho. Ia mais por obrigação do que por vontade própria. Depois de 2 anos meu mestre me incentivava muito a participar de campeonatos e eu resolvi arriscar . E assim estou até hoje no esporte.


2- O que a medalha olímpica da Natalia Falavignia em 2008 contribuiu para o taekwondo feminino?  
Você sente que o esporte passou a ter um reconhecimento maior por parte da mídia e patrocinadores?
Com certeza , a medalha da Natália  abriu muitos caminhos e portas. As pessoas passaram a dar mais valor. Por muitas vezes eu falava que praticava, competia e as pessoas sempre me perguntavam mas o que é isso? Hoje temos mais espaço na midia e  o taekwondo ainda tem muito a crescer.
 

3- Como é conviver com o medo de " contusões" em um esporte de confrontos físicos?
É dificil , mas temos um grande numero de equipamentos que nos poupam de lesões mais sérias. Sabemos que isso é normal, mas  se um bom trabalho é feito antes para prevenção, e mesmo durante com auxilio de fisioterapia, a chance de lesões como de joelho e tornozelo por exemplo são bem menores.


4- Quais adversárias são mais difíceis de se enfrentar: européias, asiáticas ou latinas?
Cada uma tem suas qualidades. As asiaticas são velozes,ágeis e flexiveis. As européias são mais fortes e as latinas mesclam essas qualidades, todas são dificei. Na hora o que conta é a preparação e o psicológico.


5- Depois do Pan de Guadalajara, o que você precisará fazer para conquistar uma vaga olímpica?
A próxima competição para a vaga olimpica é o Pré Olimpico continental que será realizado em novembro, no México. No masculino já temos o Diogo Silva classificado. Tentarei uma das vagas feminina.

6- Como foi o treinamento na Coréia visando o Pan? É a primeira vez que você viaja para este país?
O treinamento foi muito bom. Treinar com os coreanos nos faz ganhar mais velocidade e agilidade na luta. É muito desgastante porém tudo vale para conseguir um bom resultado . É a 2˚ vez que vou para a Coréia.

domingo, 25 de setembro de 2011

BOXE-BRASILEIROS CONHECEM ADVERSÁRIOS NO MUNDIAL




Nesta segunda começa o mundial de boxe amador no Azerbaijão com 685 atletas de 127 países. Os 10 melhores de cada categoria garantem vaga olímpica. O Brasil só estréia na quarta-feira com Robenilson Vieira, o único que deu azar no sorteio, tendo que enfrentar um cubano logo de cara. Robenilson ( cat 56kg) pega Lázaro Alves. Robson Conceição ( 60kg) pega Chudecki da Polonia no sábado. Everton Santos ( 64kg) pega Michal Syrowatka da Polonia sexta-feira. Myke Carvalho ( 69kg) encara Vasili Belous da Moldávia quinta-feira. Esquiva Falcão ( 75kg) pega enfrenta Fall Mamadou do Senegal  na quarta-feira. Yamaguchi Falcão ( 81kg)  enfrenta Amine Azzouzi do Marrocos na quarta-feira. Os caminhos mais fáceis para vagas olímpicas são de Robson Conceição e Esquiva Falcão.

BASQUETE- BRASIL COMEÇA COM VITÓRIAS TRANQUILAS NO PRÉ-OLÍMPICO

O Brasil  soma duas vitórias no Pré-Olímpico da Colombia. Na estréia arrasou a amadora seleção paraguaia por 117 a 34. Qualquer time juvenil do Brasil venceria um adversário tão fraco. Neste domingo contra o adversário mais forte do grupo, mas sempre freguês Canadá, vitória por 56 a 39. Se o ataque cometeu muitos erros a defesa foi perfeita, permitindo menos de 40 pontos as canadenses. Boas atuações de Érika, Damiris e  Palmira. Nesta segunda o Brasil pega a Jamaica que venceu o México, mas não deve oferecer maior resistência. Na terça outro jogo tranquilo contra as mexicanas. O Brasil sairá em primeiro do grupo e cruzará com Argentina ou Cuba na semifinal de sexta.


CICLISMO- FLÁVIA OLIVEIRA É A MELHOR BRASILEIRA NO MUNDIAL

Flávia Oliveira terminou em 48˚ o mundial de estrada da Dinamarca. Contra mais de 160 competidoras, podemos avaliar como um resultado aceitável. Marcia Fernandes e Lucienne Ferreira não completaram. O título foi para Giorgia Bronzini da Itália. No masculino, o Brasil foi mal. Rafael Andriato em 119˚, Gregory Panizo em 149˚ e Otavio Bulgarelli não completou a prova. Mark Cavendish da Grã-Bretanha foi o vencedor.

GINASTICA RÍTMICA- BRASIL FORA DA OLIMPÍADA

O Brasil terminou em 22˚ no mundial de rítmica na França e pela primeira vez desde 1996 está fora de uma Olimpíada ( o inverso do que aconteceu com o basquete masculino). A chance era ficar a frente de EUA e Canadá para tentar a vaga continental, mas isso não aconteceu. Depois de Pequim 2008 a seleção passou por reformulação. Neste mundial, muitos erros foram cometidos nas apresentações, incluindo fita arrebentada e bola escapando das mãos. Infelizmente, uma modalidade que deu um passo atrás.

VÔLEI- BRASIL FATURA SUL-AMERICANO

Mesmo perdendo um set para a Argentina, a seleção masculina venceu mais uma competição: o sul-americano em Cuiabá. O destaque da final foi Dante com 16 pontos. O Brasil garantiu vaga na Copa do Mundo em dezembro, assim como a Argentina. A competição vale vagas olímpicas.

JUDÔ- BRASIL TRAZ 3 MEDALHAS DO CASAQUISTÃO
Desta vez o Brasil não obteve ouro em etapa da Copa do Mundo. No Casaquistão, obtivemos duas pratas com Maria Portela e Maria Suelen e um bronze com Luciano Correa.


BADMINTON- BRONZE  EM DUPLAS MASCULINAS

No Brasil Internacional de Badminton em São Paulo o Brasil obteve uma medalha: bronze com a dupla Daniel Paiola e Hugo Arthuso. Eles foram derrotados na semifinal pelos poloneses Adam Cwalina e Michal Logosz por 2 x 0, com parciais de 21-15 e 21-10, em 25 minutos. A dupla brasileira melhorará no ranking mundial e continuará na busca pela vaga olímpica. Na chave de simples, Daniel Paiola caiu na estréia. O título ficou com Wacha PRZEMYSLAW da Polonia, cabeça de chave número 2 do torneio.

RESULTADO DA ENQUETE

Você acredita que a seleção feminina de basquete conseguirá vencer o Pré-Olímpico?
87 % sim, 13% não

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BASQUETE- PRÉ-OLÍMPICO FEMININO COMEÇA NESTE SÁBADO




Depois do masculino, chegou a vez do feminino tentar vaga olímpica. Desde 1992, o Brasil participa de Olimpíadas com as mulheres. Apenas o campeão se classifica diretamente para Londres 2012. Sem os EUA, a tarefa do Brasil não será tão complicada. Se repetir o que fez nos amistosos, Cuba, Canadá e Argentina não conseguirão evitar nossa classificação. O time do técnico Enio Vechi tem atuado muito bem. Está muito forte principalmente com as pivôs. Nesta semana venceu um torneio preparatório, passando por cubanas e argentinas. E olha que a Érika, nossa pivô da WNBA, nem atuou.  A estréia será neste sábado contra o modestíssimo Paraguai. Domingo o jogo mais complicado da 1˚ fase contra o Canadá. Segunda a Jamaica e terça o México. Na quarta, folga. Os 2 melhores do grupo avançam as semifinais de sexta-feira. Os vencedores decidem a vaga olímpica no sábado dia 1. O outro grupo tem Cuba, Argentina, Colombia, Porto Rico e Chile. O elenco brasileiro: Adrianinha, Barbara ( armadoras), Micaela, Chuca, Palmira e Silvia Cristina ( alas) Érika, Clarissa, Gilmara,  Damiris ( foto), Nadia e Franciele

RESULTADO DA ENQUETE
Quais os 3 melhores jogadores do Brasil, no Pré-Olímpico de basquete
Rafael Hettsheimeir 73%, Huertas 69%, Marcelinho 43%, Alex 34%, Marquinhos e Splitter 30%, Guilherme 26%, Benite  e Rafael Luz 21%,  Augusto e Nezinho 17%, Caio 13%

BOXE- MUNDIAL NO AZERBAIJÃO VALE VAGA OLÍMPICA
Outra grande competição na semana que vem: o mundial de boxe amador no Azerbaijão, valendo vagas olímpicas. A partir de segunda-feira, 6 brasileiros tentarão classificação para Londres 2012: Robenilson Vieira, Robson Conceição, Everton Lopes, Myke Carvalho, Esquiva Florentino e Yamaguchi Florentino. Para conseguir a vaga olímpica, o atleta precisa ficar entre os 10 primeiros. No boxe e no judô, o sorteio é fundamental.  Os brasileiros poderão avançar se evitarem cubanos e atletas do leste europeu  nas duas primeiras rodadas. No último mundial em 2009, Everton Lopes foi quem chegou mais perto das finais, ficando em 5˚. Outra aposta minha é Yamaguchi Falcão, que se destacou em várias competições internacionais nos últimos anos.

BADMINTON- SÓ DUPLAS SOBREVIVEM NO ABERTO DE SÃO PAULO
No clube Paulistano está sendo disputado o Brasil Internacional de Badminton. No individual, todos os brasileiros foram eliminados. Daniel Paiola perdeu de 2 a 0 para o canadense Stephan Wojcikiewics, (cabeça de chave número 5). Alex Tjong perdeu para Ivanov da Rússia ( cabeça 6) também por 2 a 0. No feminino Renata Silva e Fabiana Silva
também deram adeus a competição. As chances ficam agora por conta das duplas Paiola/ Arthuso, Tjong/ Luiz Henrique, Lohaynny/ Luana e Fabiana/Marina


CICLISMO- FIM DE SEMANA TEM PROVA DE ESTRADA NO MUNDIAL
Neste final de  semana acontecem as provas de estrada no mundial de ciclismo, com a participação de brasileiros. Sábado as mulheres em 140 quilometros. O Brasil terá Luciene Ferreira, Márcia Fernandes  e Flávia Oliveira. Domingo é a vez dos homens em 266 quilometros. Pelo Brasil Gregory Panizo, Rafael Andriato e Otavio Bulgarelli. A ausência é Murillo Fischer, contundido. O mundial da Dinamarca conta pontos para o ranking internacional que dará vagas olímpicas.

BASQUETE- SELEÇÃO MASCULINA CONVOCADA PARA O PAN
Com a vaga olímpica já garantida, a seleção masculina de basquete tentará o tricampeonato dos Jogos Panamericanos com 7 atletas que estiveram no Pré-Olímpico: Nezinho, Alex, Marcelinho Machado, Tiago Splitter, Caio Torres, Benite e Guilherme. Completam a equipe 
os pivôs Murilo e Cristiano, o armador Davi, os alas Vitor e Betinho. O Brasil está no grupo B dos Jogos Pan-Americanos com República Dominicana, Uruguai e EUA. No grupo A estão Canadá, México, Porto Rico e Argentina. Os 2 melhores avançam as semifinais.

GINASTICA RITMICA- MUNDIAL DA FRANÇA
Outro mundial em andamento é o de ginástica ritmica. No sábado, o Brasil estréia na prova de conjunto. No individual, Angélica Kvieczynski ficou em 61º lugar.No aro teve seu melhor resultado, 45º lugar.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA: JULIANA- vôlei de praia

A entrevista da semana é com Juliana que forma com Larissa a vitoriosa dupla do vôlei de praia mundial, 5 vezes campeã do circuito mundial e que em 2011 venceu o campeonato mundial. A dupla se prepara para disputar a 1˚ Olimpíada, já que Juliana se contundiu pouco antes dos Jogos de Pequim. Juliana respondeu a 5 perguntas

1-Depois do que aconteceu em Pequim com a sua não participação por contusão, como é trabalhar o emocional em relação a contusões, com a aproximação de mais uma Olimpíada?
 Essa é uma página virada para mim. Encaro todas as competições da mesma forma, com seriedade e disposição. Eu e Larissa somos movidas a desafios.
 
2- Como você avalia a atuação da dupla nas etapas de Grand Slam  2011?

Foi legal. O mais importante em 2011 foi a medalha de ouro no Campeonato Mundial, em Roma, na Itália. Era uma medalha que ainda não havíamos conquistado".
 
3-Com a escolha do Rio como sede olímpica, aumentou o número de patrocinadores para a dupla Juliana e Larissa?

Desde 2004, temos um contatro de exclusividade com a Supergasbras. Somos gratas ao patrocinador pelo apoio irrestrito em todos os momentos de nossa carreira.
 
4-Qual é o ponto mais predominante para sucesso da parceria  Juliana e Larissa? Entrosamento, complemento técnico ou outro motivo?

Tudo isso e o fato ainda de treinarmos muito, nos dedicarmos ao nosso trabalho e o nosso amor pelo vôlei de praia
 
5-O que é preciso tecnicamente para vencer como vocês conseguiram algumas vezes, Walsh e May e qual o planejamento até Londres 2012?

Esse é um confronto difícil, elas são jogadoras de grande talento e não há fórmula para jogar contra elas. Nosso objetivo é lutar por uma vaga para Londres. Nesse momento, eu e Larissa estamos focadas no presente. Nossas preocupações agora são lutar pelo hexa do Circuito Mundial e disputar o Pan em Guadalajara.

domingo, 18 de setembro de 2011

TENIS- SURPREENDEMOS, MAS CONTINUAMOS NA 2˚ DIVISÃO


Antes do início de Brasil x Rússia pela Copa Davis, acreditava em vitória tranquila dos russos pela fase que vivia Thomas Bellucci, eliminado na primeira rodada do US Open. Apostava que o Brasil só teria alguma chance nas duplas. Mas Bellucci foi muito bem na sexta-feira. Venceu por 3 a 0 e animou a torcida brasileiro. Ricardo Melo foi derrotado por 3 a 0, já esperado. Vencemos o jogo de duplas no sábado com os excelentes Marcelo Melo e Bruno Soares. Mesmo com a vantagem no placar, achava que Bellucci seria atropelado pelo número 1 da Rússia, Mikhail Youzhny. Mas Bellucci jogou muito. Chegou a estar vencendo por 2 sets a 1 e teve 4 chances de fechar o jogo. Mas após 5 horas de jogo, com o 5˚ set sendo decidido em 14 a 12, a vitória foi do russo.  O brasileiro tem que ser reverenciado pelo seu esforço. Perdeu em detalhes. No jogo que decidiu o confronto, Ricardo Melo não foi páreo para Tursonov da Rússia e mesmo ganhando um set, tomou 3 a 1. Assim, continuamos na 2˚ divisão. Perder para a Rússia fora de casa é normal. Anormal foi perder em 2009 para o Equador, jogando em casa.

Obs: tenho que confessar que não consigo ficar 4, 5 horas assistindo sem parar a um jogo de tênis. É muito cansativo e chato. Continuo achando que as regras do esporte precisam ser mudadas para mais qualidade em menos tempo de jogo, como ocorreu com o vôlei.

JUDÔ- BRASIL TRAZ 4 MEDALHAS DO UZBEQUISTÃO
Após o mundial, recomeçaram as etapas de Copa do Mundo com participação de brasileiros. Neste final de semana ocorreu a do Uzbequistão. Rafael Silva (+100kg) foi ouro. Ele vive ótima fase e poderá ganhar a disputa pela vaga olímpica da categoria contra Daniel Hernandes. Maria Portela (70kg) foi prata. Luciano Corrêa (100kg) e Maria Suelen (+78kg) bronze. A  medalha de ouro em uma etapa de copa do mundo vale 100 pontos para o ranking mundial. A prata garante mais 60 pontos na lista, enquanto o bronze 40.

CICLISMO- SEMANA TEM MUNDIAL DE ESTRADA

Esta semana acontece o mundial de ciclismo estrada na Dinamarca. O Brasil terá 3 atletas na categoria elite masculina e 3 na feminina. O destaque é o atual campeão Pan-American, Gregory Panizo. Ele é o  atual líder do ranking brasileiro e garantiu vaga para o país em Londres 2012. Os outros nomes são Rafael Andriato que tem competido em provas italianas e Otavio Bulgarelli. No feminino a experiente Flávia Oliveira, melhor brasileira no ranking mundial, Luciene Ferreira  e Márcia Fernandes. A ausência é Murillo Fischer, contundido


 BOXE- ADRIANA ARAUJO É OURO NO CASAQUISTÃO
 
A brasileira Adriana Araujo venceu a final da categoria leve no  II International Women Tournament Astana 2011, realizado no Cazaquistão. Além do ouro de Adriana, Roseli Feitosa, lutadora da categoria médio, conquistou a medalha de bronze. As duas estarão nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara.

LUTA- BRASIL TERMINA MUNDIAL COM APENAS DUAS VITÓRIAS

O resultado do Brasil no mundial de luta deste ano na Turquia, não foi muito diferente de anos anteriores. Mas, pelos resultados obtidos em algumas competições internacionais, principalmente das mulheres, eu acreditava que uma vaga olímpica seria conquistada. Assim como na canoagem, os bons resultados não vieram. O Brasil levou 10 atletas e 8 perderam na primeira luta.  Aline Ferreira e Joice Silva passaram para a segunda luta. Aline, perdeu  para uma atleta da Noruega que já havia vencido em outras competições. Se avançasse iria pelo menos para a repescagem, valendo vaga olímpica. Ano que vem, tem pré olímpico das Américas, com duas vagas em jogo em cada categoria. Os atletas das Américas conseguiram 17 vagas em Londres pelo mundial, o que abre um caminho um pouco menos complicado para o pré olímpico do ano que vem.

RESULTADO DA ENQUETE

Leandrinho e Nenê devem ser convocados para Londres 2012
66% não, 25% sim, 9% só o Leandrinho

BADMINTON- DUPLA MASCULINA É BRONZE NA GUATEMALA

Os brasileiros Daniel Paiola e Hugo Arthuso cairam na semifinal do torneio Internacional da Guatemala para os canadenses, Adrian Liu e Derrick Ng, por 2 x 0, com parciais de 21 x 10 e 21 x 18. Mas conquistaram o bronze da competição e somaram pontos no ranking mundial. Já Daniel Paiola parou nas quartas-de-finais, na disputa individual. Nesta semana, acontece o  Brasil Open.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

LUTA- BRASILEIROS NO MUNDIAL


O Brasil está na disputa por vagas olímpica no mundial de luta, na Turquia. Os 6 melhores de cada categoria vão a Londres. Nos 4 primeiros dias os resultados não foram bons. Marcelo Gomes, Diego Romaneli, Camila Fama e  Dailane Gomes perderam na primeira luta. Apenas Joice Silva e Aline Ferreira venceram um confronto cada, mas cairam na segunda rodada. Neste sábado competem Adriana Jaoude ( foto) e Diego Rodrigues. No domingo, encerrando o mundial, Daniel Malvino e Antoine Jaoude.

RESULTADO DA ENQUETE
Você que gosta de esportes olímpicos, também gosta de assistir lutas do UFC?
59% sim, 33% não, 7% gosto de UFC e não gosto de esportes olímpicos ( caiu de paraquedas no blog Brasil Olímpico).
Obs: eu não gosto de UFC por achar que incentiva a nossa sociedade cada vez mais violenta e adoro esportes olímpicos

BASQUETE- SELEÇÃO FEMININA FAZ ÚLTIMOS ACERTOS PARA O PRÉ-OLÍMPICO
Dia 24 começa o Pré-Olímpico das Américas no feminino que dará apenas UMA vaga para Londres 2012. Mas sem os EUA, já garantidos pelo título mundial e sem a Iziane, é possível classificar. A partir de domingo o Brasil disputa um último torneio na Colômbia. É o Hexagonal  “Copa Pitalito”. O Brasil enfrentará  Argentina, Cuba e Porto Rico de domingo a terça, podendo fazer a final na quarta-feira.

TAEKWONDO- BRASILEIROS NO RANKING MUNDIAL
Confira os atletas brasileiros com colocações até 30º lugar no Ranking Olímpico da World Taekwondo Federation - WTF: Katia Arakaki - 17º Lugar, Fernanda Silva - 24º Lugar,  Rafaela Araujo - 18º Lugar,  Natalia Falavigna- 21º Lugar, Marcio Wenceslau -  8º Lugar e Diogo Silva - 6º Lugar;

TENIS- COPA DAVIS BRASIL X RÚSSIA
O Brasil tenta neste final de semana mais uma vez voltar a elite do tênis mundial na Copa Davis. O adversário é a fortíssima Rússia, fora de casa. Jogam pelo Brasil Thomas Bellucci, Ricardo Melo e a dupla Bruno Soares/ Marcelo Melo

BASQUETE-  CASO NENÊ E LEANDRINHO
Eu penso o seguinte sobre essa questão. Não li em nenhum lugar que alguém tenha perguntado ao Nenê se ele gostaria de disputar a Olimpíada. Acho que ele não faz a menor questão. Desde que foi para a NBA, atuou somente no Pré-Olímpico de 2007. Sempre deu preferência para sua carreira na liga americana. Primeiro teve problemas de relacionamento com a Confederação e depois os problemas de contusão. Então, antes de qualquer polêmica, seria interessante ao técnico Ruben Magnano consultar o jogador para acabar com as discussões. O Leandrinho que é bem mais querido pelo grupo de jogadores, disse que acha injusto tirar a vaga de alguém que disputou o Pré-Olímpico. Como sinceramente, acho que com ou sem a dupla não temos chance de medalha, eles não deveriam ser chamados. Eu levaria apenas o Anderson Varejão.

BADMINTON- PAIOLA FAZ BOA CAMPANHA NA GUATEMALA
Daniel Paiola avançou para a 3˚ rodada de simples do Guatemala International Challenge. A Guatemala tem tradição no badminton. Nesta sexta, Paiola pega o russo Vladimir Ivanov. Nas duplas Paiola também se classificou ao lado de Hugo Arthuso para enfrentarem Andres Lopes e Lino Munõz do México. Alex Tjong e Luis dos Santos também estão na disputa e encaram Ross Smith e Glenn Warfe da Austrália.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Entrevista da semana- CAROLINA MUSSI- natação

A entrevista da semana é com a nadadora Carolina Mussi, especialista no nado peito. Ela esteve no último mundial da China, mas não conseguiu o resultado esperado devido uma contusão. Carolina espera estar 100% para obter o índice para sua primeira Olimpíada
A atenciosa e articulada atleta, respondeu a 6 perguntas

1- Porque na sua opinião, muitos nadadores conseguem ótimos resultados no Maria Lenk e outras competições e não repetem o mesmo desempenho na hora de mundiais e Olimpíadas?
Os resultados na natação, assim como em qualquer outro esporte, surgem da soma dos treinos fisico e mental. É preciso de um grande controle e auto-confiança para nadar ao lado de um companheiro de treino no campeonato brasileiro, do mesmo jeito que do lado de um campeão/recordista mundial em um campeonato muito maior. Quem se sai melhor é quem consegue lidar com essa situação e, geralmente, quem tem mais experiencia em competições internacionais, estando mais acostumado a nadar ao lado dos "grandes nomes".

2- Que a análise você faz da sua participação no mundial 2011. Foi o previsto?

Não foi o previsto. Gostaria de ter nadado melhor, o mais próximo possível do índice para Londres. Tive uma lesão no tibial anterior, que me obrigou a fazer a temporada de treinos nadando peito mas com a pernada de borboleta. Isso acabou prejudicando meus resultados mais do que eu esperava.


3- O que você precisa melhorar tecnicamente para conseguir a vaga olímpica 2012?
Tecnicamente, preciso melhorar minha virada e filipina. Mas o que eu acho que realmente preciso é de uma temporada com menos lesões. Faço um trabalho intenso de fortalecimento com fisioterapia e minhas lesões já melhoraram muito. Mas ainda tenho periodos em que elas voltam e acabam me prejudicando. Continuarei com o trabalho de fisioterapia que vem dando resultado.

4- Quantas horas por dia você nada e quantas horas faz preparação física?
Depende da época de treinamento. Os treinos são sempre de segunda a sabado. No começo de temporada (que chamamos de "base"), temos 1 treino na agua de 2 horas pela manhã, preparação fisica de 1h e mais um treino a tarde de mais ou menos 1h30, 4 dias por semana. Os outros 2 dias (geralmente quarta e sabado) temos 1 treino só de mais ou menos 2 horas. Depois quando vamos pro periodo de treinos especificos, temos 1 dobra (que é como chamamos o segundo treino do dia) e 1 preparação fisica a menos que na base. Chegando perto da competição (que chamamos de polimento) começamos a descansar mais, diminuir metragem e intesidade de treinos e a preparação fisica é opcional, depende da sensação de corpo de cada atleta.

5- O que mais te agrada na vida de nadadora e o que mais cansa?
dade
O que mais me agrada é ganhar a competição, nadar bem minha prova, a satisfação de ter feito o meu melhor e de dever cumprido. É uma sensação de que tudo o que voce fez e passou valeu a pena. O que mais cansa é toda a rotina de treinos envolvida. Natação é um dos esportes que exige mais dedicação e as vezes deixamos de lado outras partes de nossa vida . Obviamente gosto de treinar, mas as vezes sinto falta, por exemplo, de estudar, já que precisei trancar a faculdade porque não tinha tempo.

6- Você tem patrocinadores? A escolha do Rio como sede olímpica lhe trouxe algum apoio financeiro maior?

Além de nadar pelo Pinheiros/Sabesp (a Sabesp patrocina toda a equipe de natação do Esporte Clube Pinheiros), sou atleta da Marinha. Surgiu a oportunidade de me tornar uma atleta militar primeiramente por causa dos Jogos Mundiais Militares desse ano que aconteceram no Rio. E a Marinha demonstrando a seriedade e comprometimento, continua investindo para que possamos ter todo o necessário para sermos campeões não só pelas Forças Armadas, mas também em Olimpíadas e Mundiais civis. Não tive nenhum apoio financeiro maior ou oferta de patrocinadores com a escolha do Rio como sede olímpica. Provavelmente, chegando mais perto de 2016, acredito que possam surgir algumas propostas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

BASQUETE- PERDEMOS A FINAL MAS ESTAMOS EM LONDRES



Depois de 16 anos de ausência, nosso basquete masculino, duas vezes medalhista de bronze olímpico ( 1960 e 1964),  estará de volta a uma Olimpíada. Vencemos o jogo mata-mata na semifinal do Pré-Olímpico por 83 a 76 contra a República Dominicana. A outra vaga ficou com a Argentina que no sufoco, venceu Porto Rico por 2 pontos de diferença. Na final, deu Argentina por 80 a 75. Um jogaço, decidido nos últimos segundos. Os erros de lances livres do Brasil fizeram a diferença no placar na final.É algo para se treinar muito até a Olimpíada. Curiosidade: o Marcelinho Machado que foi o cestinha na semifinal, quase saiu zerado contra a Argentina.

Hoje, o Brasil voltou a ter um time de nível mundial no basquete masculino. O técnico campeão olímpico Magnano conseguiu formar um conjunto, mesmo sem ter um grande cestinha. Um time que pouco se desespera quando está atrás no placar. A maior virtude foi formar uma forte defesa. Huertas foi eleito o melhor armador da competição. A grande novidade foi o pivô do Zaragoza da Espanha, Rafael Hettsheimeir. Aos 25 anos, o desconhecido até então, foi um monstro neste Pré-Olímpico. Ele jogou muito em todos os jogos decisivos. Os veteranos Alex, Guilherme e Marcelinho foram importantes em vários jogos. Marquinhos apagou a palhaçada que havia feito em 2007. E até os garotos, Benite e Augusto mostraramm personalidade.

Leandrinho e Nenê- eu não convocaria para a Olimpíada. Poderiam  quebrar a harmonia desse grupo

Chances em Londres 2012- não acredito em chances de medalha, mas acho que o Brasil pode ocupar de 6˚ a 8˚ lugar. Já estão classificados para Londres 2012: Brasil, Argentina, Tunísia, EUA, Austrália e Grã-Bretanha. Semana que vem saem mais 2 classificados da Europa, pois o Pré-Olímpico está em andamento.

BASQUETE- SELEÇÃO FEMININA DEFINA PARA O PRÉ-OLÍMPICO SEM IZIANE

Após a conquista da vaga olímpica pela seleção masculina, no final do mês é a vez da feminina. Será apenas uma vaga no Pré-Olímpico da Colômbia, mas os EUA não participam. Neste domingo, o técnico Enio Vechi anunciou a lista de 12 jogadoras. A problemática Iziane ficará de fora. Ela atua na WNBA, que estará chegando a fase final. Como teme perder o emprego, preferiu deixar de lado a seleção, assim como fizeram Nenê e Leandrinho. Na minha opinião é um grande ganho para a seleção. Iziane é uma jogadora instável, já em final de carreira. Sem ela, o time ficará mais unido para também conquistar a vaga. O time está muito forte na posição de pivôs. Confira as 12 convocadas

Armadoras: Adrianinha e Bárbara
Alas: Palmira, Patrícia, Micaela e  Silvia Cristina
Pivôs- Franciele, Damiris, Clarissa, Érika, Nadia e Gilmara


PENTATLO- YANE É 7˚ NO MUNDIAL

Mais um grande resultado da nossa pentatleta Yane Marques. Ela foi 7˚ no mundial da Rússia. À frente dela, somente 5 européias e uma russa. A final reuniu as 36 melhores do mundo. Yane foi  a 11º na esgrima, a 6˚ na natação, 12˚ no hipismo e 23˚ no evento combinado tiro-corrida. O ouro foi para Victoria Tereshuk da Ucrania. O Pan de Guadalajara é classificatório para Londres 2012 e Yane Marques pode garantir a vaga, assim como fez no Rio 2007. Ela não deve ter adversárias nas Américas.

 LUTA- ESTA SEMANA TEM MUNDIAL NA TURQUIA

Começa nesta segunda o mundial de luta, na Turquia. O Brasil só entra em ação na terça com  Diego Romanelli (60 Kg) e Marcelo Gomes (84 Kg). Quinta feira nossas maiores chances com  Joice Silva (55 Kg), Camila Fama (59 Kg) e Dailane Gomes (63 Kg) . Na sexta luta Aline Ferreira (72 Kg). No sábado  Adrian Jaoude e Diego Rodrigues  na Livre masculino. Daniel Malvino (74 Kg) e Antoine Jaoude (120 Kg) fecham a competição no domingo. Os 6 melhores de cada categoria garantem vaga olímpica.



RESULTADO DA ENQUETE


Se você tivesse que escolher: qual resultado foi melhor?
ganhar 2 pratas e 3 bronzes no mundial de judô 56%
ganhar um ouro no mundial de atletismo 44%


CANOAGEM- NEM SEMIFINAIS PEGAMOS NO MUNDIAL DE SLALOM
O Brasil levou 7 atletas para o mundial de Slalom na Eslováquia, mas como esperado, nem semifinal conseguiu pegar. A modalidade ainda engatinha no Brasil. A competição era classificatória para Londres 2012. Resta agora tentar a vaga no Pan de Foz do Iguaçu, em abril de 2012. Os melhores resultados dos brasileiros: Cassio Petry em  46ª no C1 e Ana Sátila em  45ª no k1.



TRIATLO- MUNDIAL DA CHINA

Carla Moreno não completou a prova no mundial e Fábio Carvalho foi apenas o 56˚. Só eles representaram o Brasil na categoria elite

TIRO- BRASIL SEM VAGAS NO MUNDIAL DE TIRO AO PRATO

O Brasil continua colecionando resultados fracos no mundial de tiro ao prato que acontece na Sérvia e vale vagas na Olimpíada. Na fossa dupla, Filipe Fuzaro, já garantido em Londres 2012 foi  47˚ e Luis Graça 29˚ na fossa dupla. O mundial termina nesta segunda-feira com a prova de skeet.

ESGRIMA- BRASILEIRO VALERÁ VAGA NO PRÉ-OLÍMPICO

O Brasileiro de esgrima, entre 22 e 25 de setembro próximo, será a última competição classificatória para a participação de atletas no Pré-Olímpico que será realizado em abril de 2012 no Chile. Caso o Brasil não se classifique nas modalidades pelo ranking mundial por equipes e individual para, um atleta de cada modalidade por país que não se classificou, poderá disputar esta última vaga no Pré-Olímpico para o continente americano.

domingo, 11 de setembro de 2011

VOLTAMOS




Depois de 16 anos de ausência, nosso basquete masculino, duas vezes medalhista de bronze olímpico ( 1960 e 1964),  estará de volta a uma Olimpíada. Vencemos o jogo mata-mata na semifinal do Pré-Olímpico por 83 a 76 contra a República Dominicana. A outra vaga ficou com a Argentina que no sufoco, venceu Porto Rico por 81 a 79 . Ao contrário dos outros jogos da segunda fase, o Brasil não conseguiu deslanchar no placar durante os 3 primeiros quartos. Muita precipitações em arremessos de 3 pontos e dificuldades para marcar os fortes pivôs da República Dominicana, deixavam o placar quase sempre igualado. Somente no ínicio do último período o Brasil conseguiu abrir uma vantagem de 8 pontos, graças aos certeiros arremessos de Huertas ( 19 pontos no jogo) e Marcelinho do Flamengo ( cestinha com 20 pontos). Aliás, eu que cansei de ver o veterano Marcelinho se precipitando em arremessos errados em jogos decisivos de outras competições, desta vez vi um jogador consciente, chutando apenas quando estava bem colocado. Merecidamente foi o destaque do jogo e realizará o sonho de jogar a  Olimpíada de Londres. Outro destaque do Brasil na conquista da vaga foi o pivô do Zaragoza da Espanha, Rafael Hettsheimeir. Aos 25 anos, o desconhecido até então, foi um monstro neste Pré-Olímpico. Ele tinha sido o destaque na vitória contra a Argentina e mais uma vez foi muito bem, com 19 pontos, substituindo Tiago Splitter em nova noite infeliz. Mas todo o elenco está de parabéns e principalmente o técnico Magnano. Não é a toa que o cara foi campeão olímpico. Uma bobagem esse negócio de "argentino não". Ele conseguiu "organizar um time" que não dependesse apenas de um cestinha. Mostrou que acompanha basquete no mundo todo, trazendo os pouco conhecidos Rafael Hettsheimeir, Augusto Lima e Rafael Luz para a seleção.

Leandrinho e Nenê- eu não convocaria para a Olimpíada. Poderiam  quebrar a harmonia desse grupo. Até porque são bons, mas não o suficiente para fazerem grande diferença. Quem roeu o osso, merece comer o filé.

Chances em Londres 2012- não acredito em chances de medalha, mas acho que o Brasil pode ocupar de 6˚ a 8˚ lugar. Já estão classificados para Londres 2012: Brasil, Argentina, Tunísia, Austrália, EUA e Grã-Bretanha. Semana que vem saem mais 2 classificados da Europa, pois o Pré-Olímpico está em andamento. 


TWITTER- Fantástico o acompanhamento da partida entre Brasil e Rep Dominicana no twitter. Os tópicos VoltaBrasil e Londres 2012 estiveram no topo, o que mostra que o basquete tem um grande público. Eu também estou no twitter no @olimpicobrasil, postando todos os dias as principais notícias do nosso esporte olímpico



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

BASQUETE- O JOGO DA DÉCADA


Nossa seleção masculina está a uma vitória de retornar aos Jogos Olímpicos, após 16 anos. Neste sábado o jogo que define a vaga olímpica será contra a República Dominicana. Após uma primeira fase cheia de altos e baixos, o Brasil arrancou na segunda fase, graças a grandes atuações defensivas. Conseguiu vitórias tranquilas contra Uruguai e Panamá e surpreendeu a favorita Argentina por 75 a 73. No último jogo da fase, atropelou Porto Rico por 94 a 72. O bacana é que a equipe está jogando coletivamente. Prova disso é que a cada partida, um jogador diferente termina como cestinha. Contra Porto Rico foi Marquinhos com 18 pontos, contra a Argentina a grande surpresa Rafael Hettsheimer com 19 pontos, um gigante nos rebotes. Contra o Uruguai o cestinha foi Benite com 21 pontos e contra o Panamá  o Guilherme com 17. Na 1˚ fase o Brasil perdeu para a República Dominicana, mas se repetir o que fez em toda 2˚ fase vai conquistar a vaga. A minha única preocupação é com o psicológico. Espero que a pressão por classificar para um Olimpíada não afete os jogadores em momentos importantes da partida. Meu palpite: 70% de chances para o Brasil, 30% para a
República Dominicana. Argentina e Porto Rico definem a outra vaga. Domingo tem a final, mas o que vale mesmo é ESTAR EM LONDRES 2012. Caso o Brasil perca, ainda poderá tentar a vaga no Pré-Olímpico mundial, no ano que vem, mas com dificuldades bem maiores.

PENTATLO- YANE MARQUES NA FINAL DO MUNDIAL
Yane Marques ficou em 7˚ lugar na sua eliminatória no mundial que acontece na Rússia. Com isso, garantiu vaga na final que acontece sábado. As 3 melhores da prova já garantem vaga olímpica. A missão de Yane para garantir a vaga olímpica é muito complicada. Na eliminatória, Yane foi excepcional na esgrima, terminando em 1˚. Depois continuou bem na natação, em 3˚. Mas no evento combinado de tiro e corrida despencou, ficando em 30˚. Isso tem sido rotina nas provas de Yane. Na eliminatória não há competição de hipismo.  A outra brasileira que participou da competição Priscila Oliveira não obteve vaga na final. Nesta sexta acontece a eliminatória masculina. O Brasil terá o estreante em mundiais Luis Magno e o veterano Wagner Romão. Chances remotas de final. 

CANOAGEM- CLIMA RUIM ADIA PROVAS DO MUNDIAL DE SLALOM

Oficialmente, o mundial de canoagem slalom começou quarta-feira. Mas 2 dias de ventos fortes adiaram as provas. Na quarta até aconteceram algumas disputas, mas os resultados  foram invalidados. Nesta sexta, a competição valendo vagas olímpicas deve começar. O Brasil tem 7 atletas no mundial. Destaques para Poliana de Paula e Ana Sátila.

LUTA- SELEÇÃO DEFINIDA PARA O MUNDIAL
A Confederação Brasileira de Lutas  divulgou os nomes dos atletas convocados para a disputa do Campeonato Mundial Sênior de Luta Olímpica que acontece entre os dias 12  e 18 de setembro em Istambul, Turquia. Estilo Greco romano: Diego Romanelli – 60 Kg e Marcelo Gomes – 84 Kg. Estilo Livre feminino: Joice Silva – 55 Kg, Camila Fama – 59 Kg, Dailane Gomes – 63 Kg  e Aline Ferreira – 72 Kg. Estilo Livre masculino: Daniel Malvino – 74 Kg, Adrian Jaoude – 84 Kg, Diego Rodrigues – 96 Kg e
Antoine Jaoude – 120 Kg. Os 6 melhores de cada categoria se classificam para Londres 2012. Brasil tem chances com Aline Ferreira e Joice Silva.

TIRO ESPORTIVO- MUNDIAL DE TIRO AO PRATO
Outro mundial está em andamento, o de tiro ao prato na Sérvia. Até o momento Janice Teixeira foi 62˚( quase última), Eduardo Correa 37˚ e  Guilherme Maurina 40˚ na prova de   fossa olímpica. Ainda competirão pelo Brasil: Filipe Fuzaro ( já garantido em Londres 2012) e Luiz Carlos Graça  na fossa duble,  Zé Pedro Costa e Wilson Zocolotte, no skeet. É a penúltima chance de vagas olímpicas para os brasileiros.

RESULTADO DA ENQUETE

Qual judoca você gostaria que fosse o representante brasileiro na categoria 90kg do judô na Olimpíada?
60% Tiago Camilo, 40% Hugo Pessanha

ATLETISMO- MURER É BRONZE NA SUIÇA

Na etapa da Suiça da Liga Diamante, Fabiana Murer ficou com a medalha de bronze. Ela parou em 4m72. No mundial chegou a 4m85. O ouro ficou com a norte-americana Jennifer Suhr.

TRIATLO- MUNDIAL DA CHINA

Outro mundial que acontece neste final de semana é o de triatlo, na China. O Brasil terá só 2 representantes: Carla Moreno e Fabio Carvalho.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA - RENZO AGRESTA- ESGRIMA



A entrevista desta semana é com o número 1 da esgrima brasileira, Renzo Agresta. Ele continua sendo o melhor brasileiro no ranking internacional e esteve nas duas últimas Olimpíadas. No mundial de 2010 foi 25˚ colocado, sua melhor participação. Atualmente é o número 29 do mundo no sabre . Em outubro disputa o mundial da Itália, tentando melhorar seu ranking visando Londres 2012, Renzo, que pretende competir até a Olimpíada de 2016 respondeu a 5 perguntas

1- Divida nos 100% qual a importância dos 3 itens na esgrima: parte física, parte técnica e parte psicológica.

Parte técnica: 40%
Parte física: 30%
Parte psicológica: 30%

2- Os esgrimistas brasileiros tem participado de competições internacionais, mas ainda não obtivemos grandes resultados. Porque isso ocorre e você acredita que com o patrocínio da Petrobrás isso pode mudar?

Acredito que os resultados da esgrima brasileira estão melhorando. Porém é um processo a longo prazo porque é necessário anos de investimento no esporte. Acredito que o apoio da Petrobrás seja muito importante para que possamos alcançar resultados cada vez melhores.


3- O que a Confederação Brasileira de Esgrima poderia fazer a médio prazo, para tentarmos revelar atletas para os Jogos de 2016? Investir em técnicos estrangeiros ou aumentar  o intercâmbio?
Acredito que a CBE está no caminho certo, pois mais atletas estão participando do circuito internacional, tendo a possibilidade de treinar no exterior. Além do mais, os clubes, como no meu caso, o Esporte Clube Pinheiros, disponibilizam uma estrutura completa para que o atleta possa ter um apoio 360 graus (ou seja, nutricionista, psicólogo, etc)


4- A classificação para Londres 2012 será pelo ranking mundial, como em 2008?

Sim. Estou buscando a minha classificação via ranking mundial, como em 2008, e para isso tenho que estar entre os mais bem classificados do continente americano no ranking mundial.

5- Como você explica a regularidade de bons resultados na sua carreira?

Fico feliz em ter bons resultados ao longo da minha carreira, e acredito que isso seja fruto de muito treino e dedicação ao longo dos anos, além de ter a oportunidade de trabahar junto com bons treinadores, bons clubes, e ultimamente, treinar no exterior. Eu tenho apoiadores, pois acredito que temos interesses em comum de longo prazo. São eles: Esporte Clube Pinheiros, Exército Brasileiro e Petrobrás.

domingo, 4 de setembro de 2011

BASQUETE- SEMIFINALISTAS DEFINIDOS

O Brasil venceu mais uma no Pré-Olímpico da Argentina: 90 a 65 no Panamá e garantiu vaga nas semifinais, ao lado de Argentina, Porto Rico e República Dominicana. Resta agora definir as posições, o que é fundamental para a disputa da vaga olímpica. A Argentina tem 5 vitórias e os demais 4.  Nesta quarta jogam Brasil x Argentina, Porto Rico x Rep Dominicana. Na quinta é a vez de Brasil x Porto Rico, Argentina x Rep Dominicana. A obrigação do Brasil é vencer Porto Rico para evitar o confronto com a dona da casa na semifinal de sábado

SEMANA DE MUNDIAIS
Agosto e setembro são os meses mais repletos de competições olímpicas. Fim dos mundiais de judô e atletismo, teremos nesta semana os mundiais de  pentatlo moderno, canoagem slalom, luta e tiro ao prato.


ATLETISMO- BRASIL ENCERRA MUNDIAL COM UMA MEDALHA

Fim de mais um mundial de atletismo. O Brasil manteve sua média ( baixa) de medalhas.Apenas uma. Em 2009 não ganhamos nada e em 2007, uma prata com Jadel Gregório. É mais uma modalidade que dependemos de heróis solitários. No quadro de medalhas ficamos em 11˚, a frente de Cuba e França, que obtiveram mais medalhas, mas não conquistaram ouro. Confesso que prefiro um resultado como o do judô: 5 medalhas, mesmo sem ouro. Acho que mostra a evolução de um esporte. Além de Fabiana, o Brasil esteve em mais 5 finais: Bruno Lins 6˚ nos 200 metros foi o resultado mais bacana e supreendente, o revezamento 4x100 feminino que terminou em 8˚ já era esperado, assim como Fábio Gomes no salto com vara, Maurren no salto em disância e Keila Costa no salto triplo. Aponto 3 destaques do Brasil no Mundial: além de Fabiana e Bruno, Kleberson Davide, que por uma infelicidade ficou fora da final dos 800metros. Em termos de Olimpíada de Londres, dependeremos de Fabiana Murer e Maurren Maggi para medalhas.

NATAÇÃO- JOSÉ FINKEL SEM RESULTADOS EXPRESSIVOS

Terminou a primeira das 5 seletivas olímpicas, o Troféu José Finkel, em Belo Horizonte. E somente UM novo índice ( além dos 9 nadadores já qualificados) foi obtido por José Gomes nos 100 peito, que já tem Felipe Lima e Felipe França com índices. Cesar Cielo finalizou com 6 vitórias, incluindo revezamento. Obs: engraçado, num torneio caseiro o Cielo nada revezamento e no mundial não nadou. Os melhores índices técnicos da competição foram obtidos em provas de 50 metros que não são olímpicas por Fabíola Molina e João Gomes Junior. Já os atletas que mais fizeram pontos também foram 2 experientes: Fabiola e Thiago Pereira. Uma das atrações foi
Ana Marcela Cunha. Ela está fora de Londres 2012 na maratona aquática porque foi 11˚ no mundial. Então resolveu tentar a vaga nos 800 metros. A tarefa é difícil, mas ela está tentando. Parabéns.

GINÁSTICA- VELHOS CONHECIDOS CONQUISTAM 5 MEDALHAS PARA O BRASIL

As vésperas do mundialde Tókio em outubro, o Brasil fez bonito na etapa da Copa do Mundo em Ghent na Bélgica. No total foram 5 medalhas: Diego Hypólito, voltando as competições internacionais após cirurgia foi ouro no solo e bronze no salto sobre o cavalo. Daiane dos Santos, outra que não competia há tempos, foi bronze no solo, devido a uma falha na apresentação. Já Jade Barbosa foi ouro no salto sobre o cavalo. Na mesma prova, a novata Adrian Gomes foi bronze.

HIPISMO- GLOBAL CHAMPIONS TOUR NO RIO

Na principal prova do fim de semana do Global Champions Tour, no Rio de Janeiro, Rodrigo Pessoa foi o melhor brasileiro em 4˚ lugar. Doda Miranda foi 10˚. O campeão foi Gerco Schroder da Holanda. No ranking da temporada, Doda é 3˚ e Rodrigo Pessoa 12˚.  A liderança é de Edwina Alexander, da Nova Zelândia. Na prova de adestramento, Luiza Almeida ficou em 6˚ lugar. Título para Isabel Werth, da Alemanha.


OBS:  muitos me perguntaram sobre a conquista de Fabiana Beltrame no remo. Eu só comento PROVAS OLÍMPICAS neste blog. Parabéns a Fabiana, mas meu foco são provas olímpicas, muito mais difíceis. Um absurdo comparar a conquista de Fabiana Murer com a da Beltrame.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

BASQUETE- O JOGO MAIS DIFÍCIL DA PRIMEIRA FASE


Nesta sexta, 17h45 tem Brasil x República Dominicana no Pré-Olímpico das Américas. O Brasil vem de duas vitórias contra Venezuela e Canadá, mas que só foram conquistadas no último quarto das partidas. Tiago Splitter no primeiro jogo e Huertas no segundo foram os destaques. A seleção não está repetindo o desempenho dos amistosos. Para vencer os dominicanos, não se pode vacilar, já que o adversário tem 3 jogadores que atuam na NBA. A boa notícia foi a derrota da República Dominicana, nesta quinta para o Canadá. Uma zebra. Assim, só Brasil, Argentina e Porto Rico permanecem invictos. No sábado, o Brasil pega Cuba, o pior time do grupo. Todos os jogos são importantes, já que os resultados da primeira fase, são levados para a segunda fase. Qualquer derrota, interfere na classificação dos 4 melhores para as semifinais. O objetivo além de ficar entre os 4 melhores será fugir do confronto semifinal contra a Argentina, pois será o jogo que definirá a vaga olímpica. Por falar em Olimpíada, a Tunisia garantiu a vaga do continente africano, juntando-se aos EUA ( campeão mundial) e a Grã-Bretanha ( país sede).

ATLETISMO- BRUNO LINS NA FINAL DOS 200 METROS

Depois do ouro de Fabiana Murer no salto com vara, o segundo melhor resultado do Brasil no mundial de atletismo veio nesta sexta-feira. Bruno Lins fez o 7˚ melhor tempo e se classificou para a final dos 200 livres que acontece neste sábado. Na mesma prova, Sandro Viana também disputou as semifinais mas queimou a largada, sendo desclassificado. Outras expectativas de finais para o Brasil são as provas de revezamento 4x100, que temos tradição e alguns bons atletas. A final acontece domingo. Outros resultados dos brasileiros: Jefferson Sabino não conseguiu avançar a final do salto triplo, Keila Costa ficou em último na final do salto triplo e deverá de agora em diante se dedicar apenas ao salto em distância, Ana Claudia Silva foi 11˚ nos 200 livres e por pouco não chegou a final


GINÁSTICA- BRASIL COMPETE NA BÉLGICA

Diego Hypolito, Arthur Zanetti, Mosiah Rodrigues, no masculino. Jade Barbosa, Adrian Gomes e Daiane dos Santos, no feminino, disputam neste fim-de-semana a Copa do Mundo de Ghent, na Bélgica. Será a volta de Daiane a uma Copa do Mundo. A etapa servirá de preparação para as duas principais competições de 2011 em outubro: o mundial e o Pan de Guadalajara.

HIPISMO- ATHINA ONASSIS NO RIO

Começa neste sexta-feira no Rio de Janeiro  a 5ª edição do Oi Athina Onassis Horse Show.  Ao todo 114 cavaleiros de 21 países participam do torneio, sendo 53 na série internacional. Em jogo, 1.300.000,00 euros em prêmios, sendo 1 milhão só no GP OI, válido pela penúltima etapa do Global Champions Tour. Essa é a maior premiação da história do hipismo distribuída em uma única prova. Nos saltos, as esperanças de bons resultados do Brasil ficam por conta de Rodrigo Pessoa e Doda Miranda, atual número 5 do ranking da temporada do Global Champions Tour. 



HIPISMO CCE- CONVOCADOS PARA O PAN

A Confederação Brasileira de Hipismo anunciou o nome dos 5 atletas que disputarão o Pan de Guadalajara, que é classificatório para Londres 2012: Serguei Fofanoff, Marcio Jorge, Jesper Martindal, Ruy Fonseca e Marcelo Tosi. Estados Unidos e Canadá são favoritos.



NATAÇÃO- TROFÉU JOSÉ FINKEL
Está sendo disputado em Belo Horizonte o Troféu José Finkel de natação, válido para os nadadores tentarem índices para a Olimpíada de 2012. Na segunda-feira, postarei os vencedores das provas e se alguém obteve índice.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Entrevista da semana: HUGO PESSANHA- judô

A entrevista da semana é com o judoca Hugo Pessanha. Ele compete na categoria 90kg, ficou em 7˚ no mundial encerrado na semana passada e agora ocupa o 7˚ lugar do ranking mundial, uma posição acima de Tiago Camilo, com quem disputa a vaga olímpica. Quem tiver melhor ranking ficará com a vaga. Hugo respondeu a 5 perguntas

1- Você acha que vive o melhor momento da sua carreira? O que contribuiu para isso?
Sei que vivo um bom momento, mas não considero o melhor. Quando eu conquistar os meus sonhos e objetivos ai sim será o melhor momento. Eu diria que estou em uma boa fase, me recuperei da cirurgia antes do esperado e devo isso ao meu clube por ter me dado apoio incondicional na recuperação e ao exército que me proporcionou viagens e competições fortes para que eu recuperasse o ritmo de competição o mais rápido possível.

2- Tecnicamente, no que você precisa melhorar para sonhar com uma medalha olímpica?
Muita coisa! Rs... O judô vem mudando dia após dia, novos golpes são criados, novas posições, novos tipos de pegada. Então tenho que estar em uma evolução constante se não quiser ficar para trás.

3- Como você vê o atual momento do judô brasileiro em termos de patrocínio. Ainda faltam patrocinadores para os atletas individualmente?

Acho que pode ficar melhor... Hoje na seleção eu vejo atletas como Leandro Guilheiro, Ketleyn Quadros, Luciano Corrêa, Leandro Cunha, todos medalhistas em Mundiais ou Olimpíadas e nenhum deles tem patrocínio. Ainda sonho com o dia que o Brasil vai dar mais valor aos nossos expoentes no esporte amador. Mas hoje vejo a CBJ bem patrocinada e com recursos que possibilitam um intercâmbio com atletas de fora durante o ano inteiro. Agora falta melhorar para os atletas também, para que possamos treinar com mais estrutura e tranquilidade.

4- As vésperas de uma grande competição em um esporte de impacto como o judô, como treinar sem o medo de se contundir?

Esse medo está presente o ano inteiro! No ano passado eu me lesionei um dia depois de ter competido. A lesão não escolhe hora boa... E o atleta tem que estar preparado para lidar com ela, e se acostumar pois como dizem por ai "a lesão já faz parte do uniforme do atleta"... Já virou minha amiga! Rs...

5- Qual seu objetivo agora que o mundial foi encerrado e a CBJ ainda não definiu qual atleta da sua categoria irá ao Pan de Guadalajara?

Meu maior objetivo é Londres 2012. Agora o foco é me empenhar para competir bem nas provas com alta pontuação para ficar ainda mais perto da vaga