Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Entrevista da semana: RAPHAELLA GALACHO- taekwondo

A entrevista da semana é com Raphaella Galacho, do taekwondo. Ela participou de treinamentos com  a seleção brasileira na Coréia e se prepara para o Pan de Guadalajara. Ela conta como curiosamente começou a praticar a modalidade, o medo de contusões e a tentativa de vaga olímpica

1- Porque você começou a praticar o taekwondo?

Eu comecei a praticar taekwondo por um problema na coluna. Quando eu tinha 10 anos, minha mãe começou a reparar que minhas roupas estavam desalinhadas, tortas.Ai ela me levou ao medico e ele disse que eu tinha escoliose. Assim, me deu 3 opções de esportes : capoeira , taekwondo e natação. Eu fazia natação mas não gostava muito, então resolvi praticar taekwondo. No começo era meio estranho. Ia mais por obrigação do que por vontade própria. Depois de 2 anos meu mestre me incentivava muito a participar de campeonatos e eu resolvi arriscar . E assim estou até hoje no esporte.


2- O que a medalha olímpica da Natalia Falavignia em 2008 contribuiu para o taekwondo feminino?  
Você sente que o esporte passou a ter um reconhecimento maior por parte da mídia e patrocinadores?
Com certeza , a medalha da Natália  abriu muitos caminhos e portas. As pessoas passaram a dar mais valor. Por muitas vezes eu falava que praticava, competia e as pessoas sempre me perguntavam mas o que é isso? Hoje temos mais espaço na midia e  o taekwondo ainda tem muito a crescer.
 

3- Como é conviver com o medo de " contusões" em um esporte de confrontos físicos?
É dificil , mas temos um grande numero de equipamentos que nos poupam de lesões mais sérias. Sabemos que isso é normal, mas  se um bom trabalho é feito antes para prevenção, e mesmo durante com auxilio de fisioterapia, a chance de lesões como de joelho e tornozelo por exemplo são bem menores.


4- Quais adversárias são mais difíceis de se enfrentar: européias, asiáticas ou latinas?
Cada uma tem suas qualidades. As asiaticas são velozes,ágeis e flexiveis. As européias são mais fortes e as latinas mesclam essas qualidades, todas são dificei. Na hora o que conta é a preparação e o psicológico.


5- Depois do Pan de Guadalajara, o que você precisará fazer para conquistar uma vaga olímpica?
A próxima competição para a vaga olimpica é o Pré Olimpico continental que será realizado em novembro, no México. No masculino já temos o Diogo Silva classificado. Tentarei uma das vagas feminina.

6- Como foi o treinamento na Coréia visando o Pan? É a primeira vez que você viaja para este país?
O treinamento foi muito bom. Treinar com os coreanos nos faz ganhar mais velocidade e agilidade na luta. É muito desgastante porém tudo vale para conseguir um bom resultado . É a 2˚ vez que vou para a Coréia.

Nenhum comentário: