Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA - RENZO AGRESTA- ESGRIMA



A entrevista desta semana é com o número 1 da esgrima brasileira, Renzo Agresta. Ele continua sendo o melhor brasileiro no ranking internacional e esteve nas duas últimas Olimpíadas. No mundial de 2010 foi 25˚ colocado, sua melhor participação. Atualmente é o número 29 do mundo no sabre . Em outubro disputa o mundial da Itália, tentando melhorar seu ranking visando Londres 2012, Renzo, que pretende competir até a Olimpíada de 2016 respondeu a 5 perguntas

1- Divida nos 100% qual a importância dos 3 itens na esgrima: parte física, parte técnica e parte psicológica.

Parte técnica: 40%
Parte física: 30%
Parte psicológica: 30%

2- Os esgrimistas brasileiros tem participado de competições internacionais, mas ainda não obtivemos grandes resultados. Porque isso ocorre e você acredita que com o patrocínio da Petrobrás isso pode mudar?

Acredito que os resultados da esgrima brasileira estão melhorando. Porém é um processo a longo prazo porque é necessário anos de investimento no esporte. Acredito que o apoio da Petrobrás seja muito importante para que possamos alcançar resultados cada vez melhores.


3- O que a Confederação Brasileira de Esgrima poderia fazer a médio prazo, para tentarmos revelar atletas para os Jogos de 2016? Investir em técnicos estrangeiros ou aumentar  o intercâmbio?
Acredito que a CBE está no caminho certo, pois mais atletas estão participando do circuito internacional, tendo a possibilidade de treinar no exterior. Além do mais, os clubes, como no meu caso, o Esporte Clube Pinheiros, disponibilizam uma estrutura completa para que o atleta possa ter um apoio 360 graus (ou seja, nutricionista, psicólogo, etc)


4- A classificação para Londres 2012 será pelo ranking mundial, como em 2008?

Sim. Estou buscando a minha classificação via ranking mundial, como em 2008, e para isso tenho que estar entre os mais bem classificados do continente americano no ranking mundial.

5- Como você explica a regularidade de bons resultados na sua carreira?

Fico feliz em ter bons resultados ao longo da minha carreira, e acredito que isso seja fruto de muito treino e dedicação ao longo dos anos, além de ter a oportunidade de trabahar junto com bons treinadores, bons clubes, e ultimamente, treinar no exterior. Eu tenho apoiadores, pois acredito que temos interesses em comum de longo prazo. São eles: Esporte Clube Pinheiros, Exército Brasileiro e Petrobrás.

Nenhum comentário: