Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

VÔLEI, ATLETISMO, VELA, BASQUETE, BOXE E MUITO MAIS- postagem do dia 24/08



O GRAND PRIX de vôlei e o Mundial de Atletismo acabaram, mas vem muita emoção ainda em agosto, para quem gosta de esportes olímpicos. Nesta semana teremos o mundial de judô e a Copa América de Basquete. No início de setembro o mundial de boxe amador.


VÔLEI- BRASIL, O PAÍS DO VÔLEI
Que fase do nosso vôlei. Depois do oitavo título da Liga Mundial do time masculino, agora foi a vez da seleção feminina conquistar o oitavo título do Grand Prix. A campanha na fase final foi invicta: 3 a 2 na Rússia, 3 a 0 na China, 3 a 0 na Alemanha, 3 a 1 na Holanda e 3 a 1 no Japão. Se contarmos a fase inicial foram 14 jogos e 14 vitórias. A campanha mostrou uma seleção composta por mais do que seis titulares. Além das experientes Mari, Fabi, Fabiana e Sheilla, o Brasil contou com participações importantes em momentos complicados das partidas, das estreantes na seleção Natália, Joycinha e Ana Tiemi. A levantadora Dani Lins ocupou muito bem, o lugar da aposentada Fofão. Sheilla foi eleita a melhor jogadora da competição, com justiça. O técnico José Roberto Guimarães e toda comissão técnica mostraram que tem o grupo unido e que mais conquistas virão nos próximos anos. José Roberto é gênio, assim como Bernardinho. O grupo campeão teve: Mari, Dani Lins, Sheilla, Sassá, Fabiana, Fabi, Thaísa, Natalia, Carol Gattaz, Joycinha, Natalia, Ana Tieme, Regiane, Adenízia e Camila Brait . A Rússia ficou em segundo no Grand Prix 2009 e a Alemanha em terceiro. O Brasil já havia vencido neste ano a Masters Cup e o Sul-Americano. BRASIL, O PAÍS DO VÔLEI

ATLETISMO- FIASCO HISTÓRICO
No joelho contundido de Maurren Maggi terminou a busca do Brasil por pelo menos uma medalhinha no mundial de atletismo da Alemanha. Não é possível que um esporte que já teve Ademar Ferreira, João do Pulo, Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa, Robson Caetano, Claudinei Quirino e a própria Maurren, entre outros, termine um mundial em que levou mais de 40 atletas sem uma mísera medalha e com participação em apenas 5 finais. Foram 37 países medalhistas incluindo México, Panamá, Chipre, Eritréia, Irlanda, Turquia e Estônia. Nosso atletismo precisa de mudanças urgentes. Não surge nada de novo há 10 anos. A única novidade, Fabiana Murer, mais uma vez afinou em um mundial. Ele salta no troféu Brasil 4m80, costuma saltar 4m60 e no mundial não passou de 4m50. O simpático, porém ultrapassado presidente da CBAT, Roberto Gesta, há mais de 20 anos no cargo, precisa ir embora. Não é possível que o auge dos atletas brasileiros seja no Troféu Brasil, como disse o extraordinário comentarista Prof Lauter Nogueira, no Sportv. Os atletas não conseguem repetir em Olimpíada e mundial, os resultados do Troféu Brasil. Levamos atletas que não passam da primeira eliminatória. É uma vergonha. E não venham com esse papo furado de que o doping atrapalhou psicologicamente. Na Olimpíada foi a mesma coisa, um monte de gente sendo eliminado na primeira fase. Só que a Maurren estava no auge da forma e salvou o esporte com o ouro. Os outros resultados foram ruins como agora. Os últimos resultados dos brasileiros no mundial: Julio Cesar Oliveira foi 19° na sua eliminatória do lançamento do dardo. No salto em distância Maurren sentiu o joelho, abandonou após 4 saltos e terminou em 7°. Keila Costa conseguiu a proeza de queimar os 3 saltos que fez. Nos revezamentos, o feminino do 4x100 ficou em 5° e o masculino em 7°. O revezamento 4x400 não se classificou para a final.

Parabéns a Luis Carlos Junior e Lauter Nogueira pelo brilhante trabalho no mundial de atletismo pelo Sportv. Apesar do Robson Caetano e seus comentários longos.

VÔLEI DE PRAIA- SEMANA SIM SEMANA NÃO, JULIANA E LARISSA SÃO CAMPEÃS
Mais um título de etapa do circuito mundial de vôlei de praia para o Brasil. Juliana e Larissa venceram em Aland, na Finlândia, batendo na final as campeãs mundiais Kessy e Ross dos EUA, por 2 sets a 0. Foi o sexto título no ano de Juliana e Larissa no circuito mundial. No total de 12 etapas no feminino, o Brasil só não venceu uma, na França. Na disputa do bronze, Talita e Maria Elisa levaram a melhor contra Ana Paula e Shelda. Juliana e Larissa, Talita e Maria Elisa lutam pelo título da temporada. Se o feminino vai bem, no masculino o momento não é o mesmo. Na Finlândia, a dupla Ricardo e Pedro Solberg ( formada para esta etapa pela contusão de Emanuel), terminou em 4°, a melhor posição do Brasil. O ouro ficou com os holandeses Schull e Nummendor. O título da temporada já tem donos, os alemães Reckerman e Brink.

BOXE- AIBA LANÇA RANKING MUNDIAL
A Associação Internacional de Boxe Amador, a AIBA, divulgou pela primeira vez em sua história, um ranking mundial de boxe olímpico com boxeadores em 11 categorias de peso. O ranking é elaborado de acordo com o número de pontos ganhos por boxeador, na lista de eventos determinados pela entidade, como Jogos Olímpicos,mundiais e torneios continentais. O Brasil possui três atletas entre os 10 melhores do mundo: Yamaguchi Falcão é 5°, Washington Silva 6° e Paulo Carvalho 7°. Em setembro tem mundial, na Itália.

HIPISMO- BERNARDO ALVES É BRONZE NO GLOBAL CHAMPIONS TOUR
Em mais uma etapa do Global Champions Tour, um bom resultado para nosso hipismo. No final da prova de 1m50, em Valkenswaard, na Holanda, Bernardo Alves obteve a medalha de bronze, montando Chup Chup. O ouro ficou com Jur Vrieling da Holanda. Rodrigo Pessoa foi o nono, com o cavalo Let's Fly e Doda Miranda o 21°.

BASQUETE- SELEÇÃO ACERTADA PARA A COPA AMÉRICA
Se depender dos resultados em torneios preparatórios, podemos ficar otimistas em relação a nossa seleção de basquete masculino. O time comandado por Moncho Monsalve, venceu nesta semana um torneio em Porto Rico, derrotando os donos da casa, além de Argentina e Canadá. O trio Leandrinho, Varejão e Tiago Splitter brilhou, dando outra cara para o time. Em dois torneios, o Brasil não perdeu nenhum jogo. A estréia na Copa América será contra a República Dominicana. O torneio, classificatório para o mundial, começa quarta-feira.

VELA- FURACÃO ADIA REGATAS DO MUNDIAL
O brasileiro Bruno Fontes está em sétimo lugar no mundial da classe Laser, após 5 regatas disputadas. Neste final de semana, o furacão Bill, que atinge o Canadá, adiou as regatas, que devem recomeçar hoje. A liderança é do britanico Nick Thompson.

TRIATLO- TERCEIRA ETAPA DO TROFÉU BRASIL
Em prova realizada em São Paulo, na Cidade Universitária, com a participação de 632 atletas de 18 estados, além de ingleses e argentinos, Carla Moreno e Fábio Carvalho venceram a terceira etapa do Troféu Brasil de Triathlon.A próxima etapa será dia 25 de setembro, em Santos.

Nenhum comentário: