Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 2 de agosto de 2009

CIELO, BELUCCI, JULIANA E LARISSA- BRASILEIROS BRILHAM NO FINAL DE SEMANA- 03/08



NATAÇÃO- NOSSO MELHOR MUNDIAL: DOIS OUROS, UMA PRATA, UM BRONZE E 18 FINAIS
O Brasil encerrou neste domingo, a melhor campanha na história dos Mundiais de Esportes Aquáticos. Foram duas medalhas de ouro com Cesar Cielo, nos 50 e 100 metros, uma prata nos 50 peito ( prova não olímpica), com Felipe França e um bronze com Poliana Okimoto na maratona aquática, 5km. O mais positivo foram as 18 finais atingidas por nossos nadadores. De toda a delegação enviada, mais de 80% chegou as semifinais ( essa é para a Confederação de Atletismo aprender). Outros números da nossa natação: um recorde mundial e 32 recordes sul-americanos. Logicamente que esses recordes foram ajudados pelos trajes, mas a vestimenta ajudou a todos no campeonato. No nado sincronizado foram 5 finais. Nos saltos ornamentais, outro resultado inédito. César Castro entrou no grupo dos 5 melhores do mundo, no trampolim de 3 metros. No polo-aquático boa campanha do feminino, apesar do 13° lugar e Camila Pedrosa terminando como vice-artilheira. O masculino teve o mesmo resultado
Confira todos os finalistas brasileiros no mundial: 50m livre: César Cielo (1º) e Nicholas Santos (semifinal), 50m costas: Fabíola Molina (8ª) e Guilherme Guido (semifinal), 50m peito: Felipe França (2º) e João Júnior (7º), 50m borboleta: Nicholas Santos (5º), Daynara de Paula (8ª) e Gabriella Silva (semifinal), 100m livre: César Cielo (1º) e Nicolas Oliveira (8º), 100m costas: Fabíola Molina (semifinal), 100m peito: Henrique Barbosa (8º), 100m borboleta: Gabriella Silva (5ª) e Gabriel Mangabeira (8º), 200m peito: Henrique Barbosa (8º), 200m borboleta: Kaio Márcio (4º) e Lucas Salatta (semifinal), 200m medley: Thiago Pereira (4º) e Joanna Maranhão (semifinal), 400m medley: Thiago Pereira (4º), 4x100m livre: César Cielo, Guilherme Roth, Fernando Silva e Nicolas Oliveira (4º), 4x100m medley: Guilherme Guido, Henrique Barbosa, Gabriel Mangabeira e César Cielo (4º) e Fabíola Molina, Carolina Mussi, Gabriella Silva e Tatiana Lemos (8º)

NATAÇÃO- BATEMOS NA TRAVE EM MAIS DUAS PROVAS NO ÚLTIMO DIA
O 4° lugar perseguiu a natação brasileira neste mundial. Foram 5 no total, os dois últimos neste domingo. Torci muito pelo Thiago Pereira nos 400 medley. Mesmo sem ser sua prova principal, ele estava entre os medalhistas até os 50 metros finais. Mas como nas últimas competições, perdeu o fôlego, foi ultrapassado edeu adeus ao bronze novamente para o húngaro Laszlo Cseh. Os americanos Ryan Lochte e Tyler Clery ficaram com o ouro e a prata Deu dó. Thiago busca desde o último mundial em 2007, uma medalha. Espero que ele repense sua carreira que deve durar mais uns 3 ou 4 anos. Ele tem que ir mesmo treinar nos EUA e melhorar o seu nado livre, a grande deficiência na hora da decisão. Outro 4° lugar do último dia veio no revezamento 4x100 medley. O Brasil tinha 3 bons nadadores ( Mangabeira, Guido e Henrique Barbosa) além do fenômeno Cielo. Fez o tempo de 3m29s16. Os australianos, 3m28s64, levaram a melhor na briga pelo bronze. Os EUA foram ouro e a Alemanha prata. Tinham mais nadadores de ponta.
No primeiro dia, o revezamento 4x100 livre masculino já tinha ficado em 4° lugar. Dá para dizer que o Brasil ressurgiu neste tipo de prova e com mais um atleta top, briga por medalha em Londres 2012. Outro 4° lugar foi o de Káio Márcio, nos 200 borboleta.

NATAÇÃO- QUADRO DE MEDALHAS-
O Brasil terminou em 10° lugar , contando todos os esportes aquáticos. Os EUA foram campeões, seguidos pela China, Rússia e Alemanha. Ficamos a frente de potências como Japão, Espanha, Suécia e África do Sul. Se levarmos em consideração só a natação, ficamos em oitavo

NATAÇÃO- UM CIELO CONSCIENTE
A declaração que mais me deixou feliz nas entrevistas de Cesar Cielo foi a seguinte: " preciso voltar para a pequena Auburn, no Alabama, para ser o melhor do mundo. Esse ano serviu para me mostrar que é para lá que eu tenho de ir se quiser me manter no topo. Morar no Brasil pode esperar. Não estou desesperado por férias. Natação não tem jeito. É se matar, competir e buscar a evolução porque quero continuar ganhando. Do mesmo modo que eu copiava todo mundo a um tempo atrás, vai acontecer o mesmo comigo. Vou dar um jeito de aprender a melhorar meus tempos. Estou com a cabeça de que quero voltar a treinar, quero baixar o meu tempo nos 50 metros. Minha fase festeira passou. Quero olhar para trás e me orgulhar do que eu fiz. Quero deixar o meu nome na natação. Quando perdi em Melbourne, assisti a prova depois uma quinhentas vezes. Quero continuar buscando o melhor todo dia."
Cielo ganhará 40 mil reais de prêmio pelas medalhas de ouro da CBDA e ainda 25 mil dólares da FINA pelo recorde mundial. Ele informou que vai passear uma semana com a família pela Itália e depois ficará até o final do ano no Brasil.

ENQUETE DESNECESSÁRIA
Todo mês, os leitores do Blog Brasil Olímpico votam no melhor atleta do mês anterior. Nem vou colocar a votação referente ao mês de julho, devido a performance de Cesar Cielo. Ele já é o escolhido do mês. Será que em 2010 ele vai ganhar o prêmio de melhor esportista de 2009 , naquela votação do Domingão do Faustão? Aquela que escolheu o vice Felipe Massa como o melhor de 2008.

TÊNIS- O PRIMEIRO TÍTULO DE ATP DE THOMAZ BELLUCCI
Semana espetacular para nosso principal tenista Thomaz Bellucci. Ele venceu o torneio de Gstaad, batendo na final o alemão Andreas Beck por 2 sets a 0. Antes, havia derrotado Igor Andreev da Rússia e Nicolas Kiefer, também da Alemanha. Há 5 anos, um brasileiro não ganhava um torneio ATP. O último havia acontecido com Ricardo Mello. Bellucci deve ficar entre os 70 melhores do ranking mundial.

VÔLEI- O FAVORITO BRASIL
A seleção brasileira feminina estreou com 3 vitórias tranquilas no Grand Prix. Jogando no Rio de Janeiro, venceu por 3 sets a 0 Porto Rico, Alemanha e EUA. O time titular do Brasil teve: Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaísa, Mari e Sassá, além da líbero Fabi.
No próximo final de semana começa o giro asiático por Macau. O Brasil pegará a fraca Tailândia na sexta, a freguesa Polônia no sábado e o jogo mais complicado no domingo, contra a China. Líbero – Fabi

VOLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA VENCEM O ÚLTIMO GRAND SLAM
Juliana e Larissa entraram com tudo no último Grand Slam, realizado na Áustria, em Klagenfurt . Elas foram campeãs, batendo na final as norte-americanas Branagh e Youngs por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/15. Foi o 25° título da dupla brasileira na carreira e a 4° em 2009. No masculino, Harley e Alison ficaram com o vice-campeonato, ao perderem para os campeões olímpicos Rogers e Dalhausser, dos EUA por 2 sets a 1, 19/21, 21/12 e 12/15. O circuito mundial recomeça já nesta semana para homens e mulheres, em Stake Jablonki, na Polônia. Porém a pontuação é menor do que a etapa de Grand Slam.

VELA- COMEÇO RUIM NO MUNDIAL DE STAR
Os fracos ventos prejudicaram Robert Scheidt e Bruno Prada na abertura do Campeonato Mundial de Star, na Suécia. Eles ficaram apenas na 26º posição na primeira regata. Este resultado pode ser usado como descarte, mas de agora em diante, a dupla vice-campeã olímpica não pode mais errar. A dupla brasileira mais bem colocada na primeira regata foi formada por Horácio Carabelli e Ubiratan Mattos, que ficou em 20º lugar. O Brasil é representado ainda por Lars Grael / Ronald Seifert (30º) e André Mirsky / Marcelo Jordão (61º).

BASQUETE- BRASIL EM NONO
No mundial Sub-19 de basquete feminino, o Brasil terminou no 9° lugar após bater a República Tcheca por 75 a 70. O título ficou com os EUA.

Um comentário:

Anônimo disse...

...naquela votação do Domingão do Faustão? Aquela que escolheu o vice Felipe Massa como o melhor de 2008.


Ora Marcelo, aqui a resposta foi até certo ponto induzida já que a
rede que detém os direitos de transmissão da F1 e do Mundial de Roma é mesma.

Ocorre é que 1° transmite-se até meros treinos de tomada de tempos em TV aberta, já o 2° que só se realiza a cada 2 anos mais uma vez foi secreto para a esmagadora maioria da população.


BR