Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: ROBERTO SCHMITS- tiro esportivo


A entrevista da semana é com o atleta de tiro esportivo Roberto Schmits. Pela 1º vez na história, um brasileiro se classificou para a final da Copa do Mundo, realizada no último final de semana na Eslovênia após ter ficado entre os melhores do mundo na temporada no tiro ao prato. Nessa disputa, ele terminou na 11º colocação. Roberto Schmits respondeu a 8 perguntas analisando as inúmeras dificuldades da modalidade e sua perspectiva para 2016. 

 1- Como você analisou o seu 11º lugar na etapa final da Copa do Mundo? Foi o esperado?  
Sempre faço o meu melhor. Atirar com os melhores do mundo já é um privilégio, pois pela 1ª vez um brasileiro conseguiu essa classificação. Ficar entre eles é estar entre os Tops Final. Meu resultado foi o mesmo do 10º ao 8º. Todos os  atletas que enfrentei,  já foram para Olimpíadas. Todos são ganhadores de Copas do Mundo. Fazem do esporte o seu trabalho. Para mim, foi valido como mais uma experiência de vida no Tiro Esportivo.

2- O fato da Olimpíada de 2016 ser no Brasil serve de motivação maior para um atleta superar as dificuldades de uma modalidade com pouco apoio e divulgação como o tiro?
Dificuldades sempre tivemos mas é claro que a vontade de ser o representante no Brasil nos motiva SIM. O problema é que teríamos que estar treinando a muito tempo. Hoje não temos uma definição de equipe de ponta e não temos verbas suficientes para manter os treinamentos. O tiro no Brasil esta atrasado.

3- Depois do bronze no Pan de Guadalajara você disse que largou tudo para competir. Como está  a conciliação entre o tiro, a família e o trabalho?

Lembro que na época das seletivas para escolher quem seria o representante no Pan de Guadalajara deixei tudo para 2 º plano. Treinava direto, quase que todo o dia, para tentar ser um dos 2 atletas que disputariam a vaga para representar o Brasil no México. Bom, meu esforço foi recompensado. Como tudo no tiro brasileiro é deixado para última hora, a seletiva foi concluída 3 meses antes de viajar. Mais 3 meses de dedicação....e o resultado foi o BRONZE. Isso tudo com dinheiro do meu bolso. Sem ajuda de ninguém. Pois você só tem suas despesas pagas após a conquista da vaga. Hoje, depois da medalha, pouco coisa mudou. Sou representante comercial, vendo madeiras para construção civil e também sou guia de caça e pesca na Argentina. Tenho total apoio da minha família e espero poder ir até 2016 com essa mesma força e garra!

4- Há 4 anos da próxima Olimpíada, o que você consideraria uma preparação adequada para um atleta de tiro, durante este ciclo olímpico?

O tiro está DOENTE. Teríamos de nos preparar  desde o anuncio oficial de que seríamos sede olímpica. O tiro brasileiro precisa acordar. Vamos atirar em casa. Precisamos definir uma equipe e baseado nessa equipe, os atletas deveriam ter um tratamento diferenciado. Treinos semanais com o treinador no  Rio de Janeiro. Ter uma alicerce firme, com acompanhamento de psicólogo, nutricionista, preparador físico. Viajar para fora do País, disputar todas as Copas do Mundo, estar acostumado com os atletas de ponta. Firmar um contrato de responsabilidade entre atletas que desejam e possam fazer esse trabalho. Isso não é brincadeira de final de semana. Precisa estar de acordo com o treinador, acatar suas ordens.

5- Quantas horas por dia e onde  você treina?

Treino uma vez por semana em Caxias do Sul/RS a 220 km ida e volta da minha casa. Atletas de ponta do tiro, dão em média 25 a 30 mil tiros por ano. Nós Brasileiros, quando muito damos 12mil.

6- Como começou a praticar o tiro ?

Comecei a participar no Tiro incentivado pelo meu pai, João Wilson Schmits, com 8 anos de idade. 

7- Quais as próximas competições que pretende disputar?

Ibero Americano em Granada na Espanha em outubro, final da Copa Continental e final do Campeonato Brasileiro em novembro na cidade de Americana SP.

8- Cite seus principais incentivadores e patrocinadores?

Meu treinador, Sr Carlo Danna, minha família e meus melhores amigos do Tiro, entre eles, Janice, Bastos, Correa,Leandro,Filipe, Costa, Durval. Não tenho patrocínio, porem conto com ajuda da CBC.

Um comentário:

Bruno ZT disse...

Muito bacana a entrevista. Mostra bem a realidade do esporte.

Pretendo começar a praticar. Nunca dei um tiro, mas quem sabe...