Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 31 de julho de 2008

CHANCES EM PEQUIM- PARTE 2




Continuo analisando, esporte por esporte, as chances de resultados e medalhas de nossos atletas em Pequim.

FUTEBOL FEMININO- Dentre os esportes olímpicos, quem pior se deu no sorteio foi a seleção feminina de futebol. A chave é complicadíssima, apesar de poder classificar até 3 equipes para a segunda fase. A estréia é contra a campeã mundial Alemanha e não podemos perder. Um empate é bom para ambas. Depois a perigosa Coréia do Norte, que me impressionou muito no último mundial. O último jogo é mais tranquilo contra a Nigéria. O time brasileiro pode ser apontado como favorito ao ouro, ao lado de Alemanha e Estados Unidos. O trio Marta-Daniela- Cristiane é fora-de-série. Mas precisa tomar cuidado na estréia para não ter que sofrer pressão no jogo contra a Coréia.
CONVOCADAS- Goleiras- Andréia e Bárbara
Laterais- Simone e Rosana
Zagueiras- Tania Maranhão, Erika, Renata Costa e Andréia Rosa
Meio-campistas- Maycon, Daniela Alves, Formiga, Franciele e Ester
Atacantes- Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha
TABELA
dia 6- Brasil x Alemanha- 6 da manhã
dia 9- Brasil x Coréia do Norte- 8h45
dia 12- Brasil x Nigéria- 6 horas
Palpite- meu primeiro palpite de OURO.


FUTEBOL MASCULINO- No papel, a seleção brasileira é ouro. Mas o problema é ter que entrar em campo e ter no banco o aprendiz Dunga ( meu ídolo como jogador) . Quando esta semana noticiaram que ele estuda jogar com 3 zagueiros foi o fim. Três zagueiros para pegar China e Nova Zelândia na primeira fase? Em termos de elenco, só a Argentina se compara ao nosso time que tem Alexandre Pato, Thiago Neves, Diego, Ronaldinho Gaúcho, jogadores que desequilibram uma partida. Na primeira fase, até se levássemos o Ipatinga, dava para passar, enfrentando Bélgica, Nova Zelândia e China. Nas quartas-de-final, o jogo que realmente vale, poderá ser uma revanche contra Camarões ( lembram 2000!!!) ou Itália. Aí, o espirito e a gana da medalha olímpica terá de estar presente em nossos atletas.
CONVOCADOS
Goleiros- Renan e Diego Alves; Laterais- Rafinha, Ilsinho e Marcelo; Zagueiros- Breno, Alex Silva e Thiago Silva; Volantes- Lucas, Ramires, Anderson e Hernanes; Meias- Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego; atacantes- Alexandre Pato, Jô e Rafael Sobis.
TABELA
dia 7- Brasil x Bélgica- 6 da manhã
dia 10- Brasil x Nova Zelândia- 6 da manhã
dia 13- Brasil x China- 8h45
Palpite- eliminado nas quartas-de-final


GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito. No feminino Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Ana Claudia Silva, Daniele Hypólito, Ethiene Franco e Laís Souza.
Eu acho que a ginástica brasileira vai quebrar o tabu e conseguir a primeira medalha da história. A maior chance é com Diego Hipólito, no solo, que não tem tantos concorrentes fortes. Já no feminino, russas, romenas, americanas e principalmente chinesas são adversárias terríveis. Fiquei preocupado quando o técnico Oleg declarou que nenhuma atleta tem chance. Será que foi para puxar a orelha ou retratou a realidade. Jade Barbosa, no salto sobre o cavalo e solo e Daiane dos Santos também no solo, podem dar uma resposta ao técnico. Aliás fiquei animado quando assisti Daiane em uma etapa da Copa do Mundo, em que terminou em quarto.
Palpite- PRATA para Diego e BRONZE para Daiane, o nosso Baloubet 2008

GINÁSTICA RÍTMICA- 6 atletas: Daniela Leite, Luana Faro, Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicolle Muller e Tayanne Mantovaneli. Em esportes como a ginástica rítmica e o nado sincronizado , o resultado já é mais ou menos conhecido antes das apresentações. Somente algum erro, o que é incomum, muda a posição de um país. A seleção brasileira foi muito renovada em relação a última Olimpíada, mas pode brigar para ficar entre as 8 melhores.
Palpite- oitavo lugar

HANDEBOL MASCULINO
Outro esporte que se deu mal no sorteio. Com excessão da China, só tem pedreira na primeira fase. Derrotas para França ( país tradicional) , Croácia ( campeã olímpica) e Polônia ( vice mundial) são certas, assim como a vitória sobre a China. O objetivo é tentar bater a Espanha na última rodada, para poder se classificar. Mas quase sempre perdemos dos espanhóis, que também são tradicionais no esporte.
CONVOCAÇÃO : Alê e Malik (goleiros), Bruno Santana, Zeba, Gui, Jaqson, Bruno Souza e Léo (armadores), Menta e Jardel (pivôs) e Borges, Tupan, Helinho e Silvinho (pontas).
TABELA
dia 10- Brasil x França- 3h da madrugada
dia 11- Brasil x Croácia- 22 horas
dia 13- Brasil x Polônia- 23h45
dia 15- Brasil x China- 22horas
dia 17- Brasil x Espanha- 23h45
Palpite- infelizmente eliminado na primeira fase

HANDEBOL FEMININO- No feminino as chances de passar da primeira fase, como aconteceu nas duas últimas Olimpíadas, são maiores. Temos dois jogos com derrotas certas: Rússia e Coréia. O jogo da estréia, contra a Alemanha é fundamental. Se perdermos , a situação fica complicada para tentar passar entre as 4 melhores. Se vencermos teremos dois jogos, Hungria e Suécia, para vencer um. São adversários do mesmo nível. Passando do grupo é mata-mata e podemos até surpreender. A seleção tem oscilado muito nos últimos torneios. Ganhou da campeã mundial Noruega, mas perdeu para a fraca China em um torneio amistoso.
CONVOCAÇÃO: Chana e Darly ( goleiras); Aline, Ana Paula, Deonise, Duda e Lucila ( armadoras); Alexandra, Pará, Daly e Vivi ( pontas); Alessandra, Dani Piedade e Dara ( pivôs)
TABELA
dia 9- Brasil x Alemanha- 9h45
dia 10- Brasil x Hungria- 23h45
dia 12- Brasil x Rússia- 22 horas
dia 14- Brasil x Coréia do Sul- 23h45
dia 16- Brasil x Suécia- 22 horas
PALPITE- SÉTIMO LUGAR


Amanhã, prosseguem as análises

CHANCES EM PEQUIM- PARTE 1


Depois de acompanhar a classificação e preparação de nossos atletas nos últimos 6 meses, nos próximos 7 dias estarei analisando, esporte por esporte, as chances de resultados e medalhas em Pequim.

BASQUETE FEMININO- Ao contrário das últimas duas Olimpíadas, desta vez não acredito que nossa seleção possa disputar medalha. Sem Janeth, Alessandra e Helen, aposentadas, a seleção já não tem mais uma grande estrela. Mesmo com o bom técnico Paulo Bassul apostando no conjunto, não tenho muita expectativa, principalmente depois do sorteio das chaves. Contra Austrália e Rússia as derrotas são certas. Contra Letônia, Bielorrússia e Coréia podemos fazer jogos equilibrados, tendo que vencer os 3 para evitar o cruzamento contra os Estados Unidos. Ou seja, chegar nas semifinais é muito difícil. Podemos inclusive, ser eliminados na primeira fase. Elenco:
Armadoras: Adrianinha e Claudinha
Alas: Chuca, Fernanda, Micaela, Carla, Karen
Pivôs: Graziane, Franciielle, Kelly, Mamá e Êga
TABELA
dia 9 - 5h45- Brasil x Coréia do Sul
dia 11- 11h15- Brasil x Austrália
dia 13 - 3h30- Brasil x Letônia
dia 15- 3h30- Brasil x Rússia
dia 17- 5h45- Brasil x Bielorrússia
Palpite- Vou torcer muito para errar, mas: NONO LUGAR

BOXE- 6 classificados: Washington Silva, Everton Lopes, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Myke Carvalho e Paulo Carvalho.
No boxe, tudo depende do sorteio. Confrontos nas duas primeiras rodadas contra cubanos ou atletas do leste europeu, principalmente russos, armenios, ucranianos e do Kasaquistão, devem acabar com o sonho dos brasileiros. Quem tinha tudo para tentar medalha era o campeão pan-americano Rafael Silva, que não se classificou. Dos 6, as maiores esperanças na minha opinião são com Robson Conceição.
Palpite- continuaremos apenas com a medalha de Servilio de Oliveira em 1968

CANOAGEM- 2 atletas Niválter Santos na canoa 500 metros e Poliana de Paula no slalom. O jovem Nivalter sonha em chegar a uma final olímpica, mas será muito difícil. Poliana herdou uma vaga no slalom e só irá participar
Palpite- final B para Nivalter

CICLISMO- 5 atletas. Na estrada Murillo Fischer, Luciano Pagliarini e Janildes Fernandes. No mountain bike: Rubinho e Jaqueline Mourão.
As maiores expectativas de bom resultado do Brasil são com Jaqueline Mourão, que teve um bons resultados em competições no continente americano.
Palpite- Jaqueline fica entre as 10 melhores. Os outros vão participar.

ESGRIMA- 2 atletas : Renzo Agresta e João Souza.
Renzo é o número 43 do ranking mundial e João o 57. Outro esporte que depende muito do sorteio. Vencer ao menos uma luta, já será um bom resultado para ambos.
Palpite- Renzo consegue avançar para a segunda rodada.

Amanhã, as análises prosseguem

quarta-feira, 30 de julho de 2008

RESUMO OlÍMPICO 30.07


O Brasil levará a Pequim a maior delegação da história: 277 atletas, sendo 145 homens e 132 mulheres, que competirão em 32 modalidades. Ontem saiu a convocação do handebol feminino. No basquete feminino, Érika foi cortada por contusão e substituída por Grazi. Confira os nossos representantes e tabelas dos esportes coletivos.


ATLETISMO- 45 ATLETAS
MASCULINO - 23 atletas: Vicente Lenilson e José Carlos Moreira (100m e rev 4x100), Bruno Lins e Sandro Viana (200m e rev 4x100), Fernando Pereira ( 400 metros) , Fabiano Peçanha e Kléberson Davide ( 800 metros), Hudson Souza ( 1500 metros) Anselmo Gomes ( 110 com barreiras), Mahau Suguimati ( 400 com barreiras), Jeferson Sabino e Jadel Gregório ( salto triplo), Jessé Lima ( salto em altura), Fábio Gomes (salto com vara), Mauro Hilário ( salto em distancia) Franck Caldeira, José Teles de Souza e Marílson Gomes (maratona), José Alessandro Bagio (marcha atlética de 20km), Mário José dos Santos ( marcha atlética de 50km), Carlos Chinin ( decatlo) , Nilson Oliveira e Rafael Silva ( rev 4x100)

FEMININO - 22 atletas: Lucimar Moura ( 100 metros), Evelyn Carolina ( 200 metros), Maria Almirão ( 400 metros e 4x400) Zenaide Vieira ( 3000 com obstáculos), Lucimar Teodoro ( 400 com barreiras e 4x400 ) Maíla Machado ( 110 com barreiras) Lucimara Silvestre (heptatlo), Fabiana Murer (salto com vara) Gisele Lima (salto triplo), Maurren Maggi e Keila Costa (salto em distância), Elisangela Adriano ( arremesso do disco), Alessandra Resende ( dardo) Tânia Spindler (marcha atlética 20km), Marily dos Santos ( maratona), Rosangela Santos ( 4x100), Rosemar Coelho ( 4x100), Ana Claudia Lemos ( 4x100), Thaíssa Presti ( 4x100), Emmily Pinheiro ( 4x400), Josiane Tito ( 4x400), Jailma Sales ( 4x400)

BASQUETE- Feminino classificado ( 12 atletas) .
Armadoras: Adrianinha e Claudinha
Alas: Chuca, Fernanda, Micaela, Carla, Karen
Pivôs: Graziane, Franciielle, Kelly, Mamá e Êga
TABELA
dia 9 - 5h45- Brasil x Coréia do Sul ( jogo fundamental para a sequencia do Brasil)
dia 11- 11h15- Brasil x Austrália ( derrota certa, jogo pela manhã- a Globo não gostou)
dia 13 - 3h30- Brasil x Letônia ( o pior horário, mas pode valer a classificação)
dia 15- 3h30- Brasil x Rússia ( outra vez o pior horário, é melhor assistir contra a Letonia, já que a Rússia é muito mais forte)
dia 17- 5h45- Brasil x Bielorrússia ( bom horário, outro jogo equilibrado)

BOXE- 6 classificados: Washington Silva, Everton Lopes, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Myke Carvalho e Paulo Carvalho

CANOAGEM- 2 atletas Niválter Santos na canoa 500 metros e Poliana de Paula no slalom.

CICLISMO- 5 vagas. Na estrada Murillo Fischer, Luciano Pagliarini e Janildes Fernandes. No mountain bike: Rubinho e Jaqueline Mourão

ESGRIMA- 2 atletas : Renzo Agresta e João Souza

FUTEBOL- Masculino e feminino classificados. Cada equipe levará 18 atletas.
MASCULINO- CONVOCADOS
Goleiros- Renan e Diego Alves; Laterais- Rafinha, Ilsinho e Marcelo; Zagueiros- Breno, Alex Silva e Thiago Silva; Volantes- Lucas, Ramires, Anderson e Hernanes; Meias- Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego; atacantes- Alexandre Pato, Jô e Rafael Sobis.
TABELA DO MASCULINO
dia 7- Brasil x Bélgica- 6 da manhã
dia 10- Brasil x Nova Zelândia- 6 da manhã
dia 13- Brasil x China- 8h45

FEMININO CONVOCADAS
Goleiras- Andréia e Bárbara
Laterais- Simone e Rosana
Zagueiras- Tania Maranhão, Erika, Renata Costa e Andréia Rosa
Meio-campistas- Maycon, Daniela Alves, Formiga, Franciele e Ester
Atacantes- Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha
TABELA DO FEMININO
dia 6- Brasil x Alemanha- 6 da manhã
dia 9- Brasil x Coréia do Norte- 8h45
dia 12- Brasil x Nigéria- 6 horas


GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito. No feminino Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Ana Claúdia Silva, Daniele Hypólito, Ethiene Franco e Laís Souza.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas: Daniela Leite, Luana Faro, Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicolle Muller e Tayanne Mantovaneli

HANDEBOL- Masculino e Feminino classificados ( 14 atletas cada).
CONVOCAÇÃO DO MASCULINO : Alê e Malik (goleiros), Bruno Santana, Zeba, Gui, Jaqson, Bruno Souza e Léo (armadores), Menta e Jardel (pivôs) e Borges, Tupan, Helinho e Silvinho (pontas).
TABELA DO MASCULINO
dia 10- Brasil x França- 3h da madrugada
dia 11- Brasil x Croácia- 22 horas
dia 13- Brasil x Polônia- 23h45
dia 15- Brasil x China- 22horas
dia 17- Brasil x Espanha- 23h45
CONVOCAÇÃO DO FEMININO: Chana e Darly ( goleiras); Aline, Ana Paula, Deonise, Duda e Lucila ( armadoras); Alexandra, Pará, Daly e Vivi ( pontas); Alessandra, Dani Piedade e Dara ( pivôs)
TABELA DO FEMININO
dia 9- Brasil x Alemanha- 9h45
dia 10- Brasil x Hungria- 23h45
dia 12- Brasil x Rússia- 22 horas
dia 14- Brasil x Coréia do Sul- 23h45
dia 16- Brasil x Suécia- 22 horas

HIPISMO- 13 atletas. No adestramento, Rogério Clementino, Leandro Aparecido e Luisa Almeida. No Concurso Completo de Equitação : André Paro, Fabrício Salgado, Jeferson Sgnaolin, Marcelo Tosi e Saulo Tristão. Nos saltos Rodrigo Pessoa, Camilla Mazza, Álvaro Afonso, Bernardo Alves e Pedro Veniss.

JUDÔ- 13 judocas : Ligeiro- Sarah Menezes e Denilson Lourenço, Meio-Leve- Érika Miranda e João Derly, Leve - Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, Meio-Médio- Danielli Yuri e Tiago Camilo, Médio- Mayra Aguiar e Eduardo Santos, Meio-Pesado- Edinanci Silva e Luciano Corrêa, Pesado- João Gabriel Schlittler .

LEVANTAMENTO DE PESO- Wellison Silva, categoria 69 kg

LUTAS- Rosângela Conceição

MARATONAS AQUÁTICAS- 3 vagas: Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Alan do Carmo.

NADO SINCRONIZADO- Dueto com Nayara Figueiredo e Lara Teixeira

NATAÇÃO- 24 atletas : Cesar Cielo ( 50 e 100 livre e 4x100 livre ) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 medley, 400 medley e 4x100 medley), Guilherme Guido (100 costas), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa e Felipe França ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 e 200 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta), Nicolas Oliveira ( 4x100 livre), Eduardo Deboni ( 4x100 livre), Fernando Silva ( 4x100 livre), Philip Cameron ( 4x200 livre) Fabíola Molina ( 100 costas e rrev 4x100 medley), Joana Maranhão ( 400 medley), Daynara Ferreira, Gabrielle Silva (100 borboleta e rev 4x100 medley) e Flávia Delaroli ( 50 livre e rev 4x100), Tatiana Lemos ( rev 4x100 livres e 4x100 medley), Monique Ferreira ( 4x100 livres), Michelle Lenhardt ( 4x100 livres), Juliana Kury ( reserva rev 4x100 livres), Tatiane Sakemi ( 4x100 medley no peito).

PENTATLO MODERNO- uma vaga com Yane Marques.

REMO- 6 atletas : Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve.

SALTOS ORNAMENTAIS- 4 atletas: Cesar Castro no trampolim de 3 metros, Juliana Veloso , Cassius Duran e Hugo Parisi na plataforma.

TAEKWONDO- 3 atletas : Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TENIS- 4 atletas: Marcos Daniel e Thomas Bellucci no individual. Marcelo Melo e André Sá nas duplas

TÊNIS DE MESA- 4 atletas- Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Hugo Hoyama no masculino. Mariany Nonaka no feminino

TIRO COM ARCO- Gustavo Trainini

TIRO ESPORTIVO- duas vagas : Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Júlio Almeida na Pistola de Ar 10 metros, pistola livre 50 metros e pistola de tiro rápido 25 metros.

TRIATLO- 3 atletas: Reinaldo Colucci, Juraci Moreira e Mariana Ohata.

VELA- 12 atletas. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira. NA RS;X masculina, Ricardo Winick, o Bimba. NA RS:X feminina, a classificada é Patrícia Freitas. Na Finn, Eduardo Couto. Na Laser, Bruno Fontes.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada)
CONVOCADAS- FEMININO
Levantadoras: Carol Albuquerque e Fofão
Oposto: Sheila
Pontas: Mari, Sassá, Paula Pequeno e Jaqueline
Centrais: Walewska, Fabiana, Thaisa e Valeskinha
Líbero: Fabi
TABELA- dia 9- Brasil x Argélia-1h30 ( pode dormir que é vitória certa)
dia 11- Brasil x Rússia- 3h30 ( despertador a postos, jogão)
dia 13- Brasil x Sérvia- 3h30 ( vale a pena, adversário perigoso)
dia 15- Brasil x Casaquistão- 1h ( pode descansar)
dia 17- Brasil x Itália- 3h30 ( acordando novamente, outra pedreira)

MASCULINO: CONVOCADOS
Levantadores- Marcelinho e Bruninho
Opostos: André Nascimento e Anderson
Pontas: Dante, Giba e Samuel e Murillo
Centrais: Gustavo, Rodrigão e André Heller
Líbero: Serginho
TABELA- dia 10- Brasil x Egito- 3h30 ( pode poupar energias, jogo fácil)
dia 12- Brasil x Sérvia-3h30 ( jogo interessante, acorde)
dia 14- Brasil x Rússia- 1h30 ( melhor jogo da primeira fase)
dia 16- Brasil x Polônia- 9 horas ( o único jogo que não será de madruga)
dia 18- Brasil x Alemanha- 1 hora (só assista se o Brasil precisar vencer )


VÔLEI DE PRAIA- 8 atletas- Marcio/ Fabio Luis e Ricardo/ Emanuel no masculino. No feminino Juliana/ Larissa e Renata/Talita.
Ricardo/ Emanuel - pegaram uma chave tranquila. Terão pela frente um jogo muito fácil contra Fernandes/ Moraes, de Angola, que só se classificaram porque a África precisava ter um representante. Não estão nem entre os 75 melhores do ranking. O outro jogo será contra os brasileiros naturalizados georgianos Geor/Gia, que na verdade são os paraibanos Renato Gomes/ Jorge. Eles ocupam a posição 17 do ranking e nunca venceram Ricardo/ Emanuel. O terceiro adversário dos campeões olímpicos será o mais difícil, contra a dupla australiana Slack/ Schacht, décimos do ranking. Este é um jogo para se ter atenção, pois em 10 confrontos, os adversários venceram 4

Márcio/ Fábio Luiz- terão adversários mais complicados do que Ricardo/ Emanuel. O jogo mais difícil será contra os russos Barsouk/ Kolodinsk, sétimos do mundo. Depois tem os austríacos Doppler/ Gertmayer, décima quinta dupla do ranking. O jogo mais fácil será contra os italianos Lione/Vamier, os últimos europeus a garantirem vaga.

Juliana/ Larissa- novamente a australiana Cook, medalhista de ouro em 2000 cruzará o caminho do Brasil. Agora ela faz dupla com Barnett e estão na chave de Juliana/Larissa. As australianas ocupam o décimo lugar no ranking, mas costumam subir de produção em Olimpíada. Em 6 confrontos nos últimos anos, ganharam 3. Outra dupla adversária será Uryadova/ Shiryaeva, da Rússia, décima oitava no ranking. Outra dupla brasileira naturalizada, também está na chave. Da Geórgia, Saka/ Rivelo, vigésima terceira no ranking. Elas são na verdade Cristiane/ Andrezza. Mesmo com Juliana se recuperando de contusão, dá para jogar bem e passar em primeiro no grupo.

Renata/Talita- tem um grupo tranquilo. Enfrentam a dupla Karantasiou/ Arvaniti da Grécia, sétima do ranking. Schwaiger/ Schwaiger, da Áustria, décima quarta e Candeias/ Garcia, do México, vigésima primeira

terça-feira, 29 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 29.07

BASQUETE- A NOSSA REALIDADE
Hoje a seleção feminina de basquete é muito inferior a que disputou as duas últimas Olimpíadas e que disputou medalha. Passar da primeira fase em Pequim já será excelente. No primeiro amistoso contra a campeã mundial Austrália, fomos arrasados por 99 a 62. Mesmo sem as pivôs Kelly e Érika, na WNBA e Micaela machucada, o Brasil só mostrou alguma resistência no primeiro quarto. Depois a Austrália passeou. A cestinha do jogo foi a super Lauren Jackson, com 19 pontos. A cestinha do Brasil foi Claudinha com 12. Na quarta-feira, um novo amistoso em Sydney.

BOXE- DIVULGADO PRÊMIO
Desde 1968 o boxe brasileiro não conquista medalha. Se um dos 6 representantes conseguir o feito, levará um prêmio da Confederação Brasileira de Boxe, que obteve a verba com um patrocinador. Pelo ouro, o pugilista levará 10 mil reais. A prata vale 5 mil e o bronze 2 mil. Quem alcançar as quartas-de-finais receberá mil reais. Os valores são bem inferiores se comparados ao judô, em que o ouro vale 50 mil e o vôlei em que cada atleta levará 237 mil.

GINÁSTICA RITMICA- BRASIL DEFINE GRUPO
A seleção brasileira ficou em quarto lugar na etapa da Bulgária da Copa do Mundo de ginástica rítmica. Foi o último torneio antes de Pequim. O quinteto, comandado pela técnica Monika Queiroz, foi superado por Bulgária, Israel e Japão, mas deixou para trás o Azerbaijão. O grupo para Pequim terá Daniela Leite, Luana Faro, Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicolle Muller e Tayanne Mantovaneli

FUTEBOL- VITÓRIA ESPERADA NO AMISTOSO
Com gols de Diego, Ronaldinho Gaúcho e Jô, o Brasil bateu Cingapura por 3 a 0, no primeiro amistoso preparatório para a Olimpíada, já com o grupo definido. Antes da estréia contra a Bélgica,dia 7 de agosto, o Brasil enfrenta o Vietnã em outro amistoso.

domingo, 27 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 28.07

VÔLEI- CALMA TORCEDOR
A seleção masculina perdeu mais uma na Liga Mundial e terminou em quarto. Após a inesperada derrota na semifinal era natural a equipe entrar abalada e ser presa fácil para a Rússia. Há poucos dias da Olimpíada, ficar em terceiro ou quarto na Liga não faria a menor diferença. A única coisa ruim, foi sofrer duas derrotas jogando em casa. Mas a família Bernardinho já deu a volta por cima em inúmeras oportunidades nos últimos anos. Nos 2 títulos mundiais, o Brasil sofreu derrotas nas campanhas e terminou campeão. Na Copa do Mundo 2007 também perdemos para os Estados Unidos e ficamos com o título. Os "comentaristas de futebol" já estão pregando a desgraça, a desunião e a volta de Ricardinho a seleção. Que absurdo. Se o Brasil terminar em último, mesmo assim tem que se ter respeito por tudo o que essa geração já conquistou. Vamos confiar e acreditar na "família Bernardinho".

HANDEBOL- MAIS UMA DERROTA
No último jogo no Torneio da França, a seleção feminina perdeu para a Romênia por 33 a 27. Antes já havia sido derrotada por França e Rússia. Agora o técnico espanhol Juan Oliver terá que cortar duas das 16 atletas, para definir o grupo olímpico. Isso deve ocorrer nesta segunda-feira. O Torneio serviu para mostrar que o sonho de chegar a uma medalha ainda é muito distante. O nível do nosso handebol é para brigar de sétimo a décimo lugar em Pequim.

JUDÔ- ÚLTIMOS TREINOS NO JAPÃO
A seleção brasileira de judô está realizando aclimatação no Japão, antes da Olimpíada. Os 13 atletas da seleção olímpica treinarão até 5 de agosto contra judocas da seleção júnior. Os treinos são realizados em 2 períodos, sendo que na parte da tarde, a equipe faz um trabalho de estudos táticos dos adversários.

FUTEBOL- BRASIL VENCE AMISTOSO
Já completa, a seleção brasileira feminina fez amistoso contra o UMEA, time sueco em que joga a brasileira Marta, reforçado por atletas da Finlândia. E venceu com facilidade por 4 a 0. Rosana, Marta, Pretinha e Cristiane marcaram os gols. A seleção de futebol é a primeira do nosso país a estrear na Olimpíada, dia 6 de agosto contra a Alemanha.

REMO- OS PRIMEIROS A CHEGAR
A seleção de remo será a primeira equipe brasileira a chegar à Vila Olímpica nesta terça-feira. Lá, encontrarão os integrantes da Missão Brasileira, que já estão no local desde o dia 23, organizando os últimos detalhes para receber os atletas do país.

27/07- VÔLEI E VÔLEI DE PRAIA


VÔLEI DE PRAIA- SORTEIO DAS CHAVES
As 4 duplas brasileiras já sabem quem irão enfrentar na primeira fase da Olimpíada. Nessa fase o importante é garantir o primeiro lugar do grupo para evitar os adversários mais fortes já nas oitavas-de-finais. Das 24 duplas iniciantes, 16 avançam para a segunda fase. Confira os adversários. A ordem dos jogos ainda está indefinida.

Ricardo/ Emanuel - pegaram uma chave tranquila. Terão pela frente um jogo muito fácil contra Fernandes/ Moraes, de Angola, que só se classificaram porque a África precisava ter um representante. Não estão nem entre os 75 melhores do ranking. O outro jogo será contra os brasileiros naturalizados georgianos Geor/Gia, que na verdade são os paraibanos Renato Gomes/ Jorge. Eles ocupam a posição 17 do ranking e nunca venceram Ricardo/ Emanuel. O terceiro adversário dos campeões olímpicos será o mais difícil, contra a dupla australiana Slack/ Schacht, décimos do ranking. Este é um jogo para se ter atenção, pois em 10 confrontos, os adversários venceram 4

Márcio/ Fábio Luiz- terão adversários mais complicados do que Ricardo/ Emanuel. O jogo mais difícil será contra os russos Barsouk/ Kolodinsk, sétimos do mundo. Depois tem os austríacos Doppler/ Gertmayer, décima quinta dupla do ranking. O jogo mais fácil será contra os italianos Lione/Vamier, os últimos europeus a garantirem vaga.

Juliana/ Larissa- novamente a australiana Cook, medalhista de ouro em 2000 cruzará o caminho do Brasil. Agora ela faz dupla com Barnett e estão na chave de Juliana/Larissa. As australianas ocupam o décimo lugar no ranking, mas costumam subir de produção em Olimpíada. Em 6 confrontos nos últimos anos, ganharam 3. Outra dupla adversária será Uryadova/ Shiryaeva, da Rússia, décima oitava no ranking. Outra dupla brasileira naturalizada, também está na chave. Da Geórgia, Saka/ Rivelo, vigésima terceira no ranking. Elas são na verdade Cristiane/ Andrezza. Mesmo com Juliana se recuperando de contusão, dá para jogar bem e passar em primeiro no grupo.

Renata/Talita- tem um grupo tranquilo. Enfrentam a dupla Karantasiou/ Arvaniti da Grécia, sétima do ranking. Schwaiger/ Schwaiger, da Áustria, décima quarta e Candeias/ Garcia, do México, vigésima primeira

VÔLEI- O JOGO QUE NÃO ENCAIXA
Mais uma vez o nosso vôlei masculino parou nos EUA, em uma competição importante, provando que somos ótimos, mas não existem imbatíveis em esportes coletivos. Na semifinal da Liga Mundial perdemos por 3 sets a 0 e pela primeira vez na "era Bernardinho" ficamos fora da final da Liga. No ano passado já havíamos perdido dos americanos por 3 a 0 na Copa do Mundo. Apesar de oscilarem contra outros adversários, os americanos aprenderam a enfrentar o Brasil. Mesmo sem ter jogadores tão gigantes, como russos, sérvios e poloneses, a combinação saque-forçado + velocidade, tem surtido efeito contra o Brasil. Que sirva de lição para todos, inclusive para o presidente da Confederação que acha o Brasil tão bom, que não precisa pagar prêmio para medalha de prata ou bronze. Foi melhor cair agora do que em Pequim. O jogo mais importante do ano é o de quartas-de-final da Olimpíada. Esse vale quem decide medalhas. Os EUA estão no grupo oposto do Brasil e a possibilidade de um novo confronto neste jogo é de 25%, já que os americanos ficarão entre os 4 melhores do seu grupo. Que Bernardinho perca os últimos fios de cabelo para "encaixar o time" para um provável confronto olímpico. E que de repente apronte uma surpresa na lista de convocados. O Brasil tem ótimos atacantes que poderiam ser uma "surpresa" no lugar de Anderson ou Rodrigão.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 26.07

RESULTADO DA ENQUETE.
Eu perguntei: qual atleta brasileiro pode ser a zebra em Pequim e conquistar uma medalha. A mais votada foi Ana Marcela Cunha, da maratona aquática com 49% dos votos. Em segundo lugar ficou o tenista Thomas Belluci com 18%. Yane Marques do pentatlo teve 11%, Débora Nunes do taekwondo e Rosângela Conceiçao da luta 6%. Hugo Parisi do polo-aquático, Thiago Monteiro do tênis de mesa e Jaqueline Mourão do ciclismo 3%.

VÔLEI- AMERICANOS NO CAMINHO
O adversário mais indigesto da era Bernardinho, os americanos, serão os adversários na semifinal da Liga Mundial, neste sábado, às 10 da manhã, no Maracanazinho. No ano passado, o Brasil perdeu na Copa do Mundo por 3 sets a 0. Quem vencer pega o vencedor de Sérvia e Rússia, no domingo.

HANDEBOL- NOVA DERROTA
Enfrentando a quinta colocada do último mundial e dona da casa, o Brasil perdeu da França por 26 a 24, na segunda rodada do torneio internacional. A última partida do Brasil será domingo contra a Romênia, outra pedreira. Mesmo perdendo, é muito melhor treinar contras esses adversários, do que ficar jogando amistoso contra a Argentina.

GINÁSTICA- DIEGO TAMBÉM NO SALTO
Apesar de ter chances de medalha, apenas na prova de solo, em que é bicampeão mundial, Diego Hipólito voltou atrás e resolveu competir também na prova salto sobre o cavalo em Pequim. Segundo o atleta, os treinos de saltos estão melhorando e ele resolveu participar da disputa.

ATLETISMO- FABIANA NOVAMENTE SEM MEDALHA
Em mais um meeting europeu, desta vez em Londres, Fabiana Murer não conseguiu ficar entre as 3 melhores. Ela saltou 4m65 e terminou na quarta colocação. O recorde da brasileira é de 4m80, obtida este ano. Na terça-feira em Estocolmo, ela ficou em quinto lugar saltando apenas 4m40.

BASSUL CONFIRMA ÉRIKA PARA PEQUIM. 25/07



O Brasil levará a Pequim a maior delegação da história: 277 atletas, sendo 145 homens e 132 mulheres, que competirão em 32 modalidades. Em 2004 foram 247 atletas, sendo 122 mulheres, em 28 modalidades

BASQUETE- GRUPO DEFINIDO
A pivô Graziane será a última cortada pelo técnico Paulo Bassul para os Jogos Olímpicos. Ela viajou com a seleção para jogos amistosos na Austrália, mas será substituída por Érika, recuperada de contusão, em Pequim. Confira as 12 atletas confirmadas:
Armadoras: Adrianinha e Claudinha
Alas: Chuca, Fernanda, Micaela, Carla, Karen
Pivôs: Érica, Franciielle, Kelly, Mamá e Êga

VÔLEI- DEFINIDO O VALOR DO PRÊMIO NO MASCULINO
Se a seleção brasileira masculina conseguir o bicampeonato olímpico, cada jogador receberá a quantia de R$ 237.500. O prêmio total é de R$ 4.750.000 que será dividido entre os 12 jogadores, 7 membros da comissão técnica e mais uma cota para os funcionários que ajudam nos treinamentos. O valor do prêmio é 63,8% maior do que em 2004. Em caso de medalha de prata ou bronze, não haverá prêmio. Apesar do alto nível em que chegou a seleção, eu defendo que toda medalha deveria ser premiada. Hoje o Brasil pega o Japão pela Liga Mundial e vai vencer, confirmando o primeiro lugar do grupo. O adversário das semifinais sairá do jogo Sérvia x Polônia. Se os sérvios vencerem, o Brasil pega os EUA. Se der Polônia, podemos pegar tanto os poloneses como os sérvios, dependendo do placar de sets.

HANDEBOL- BRASIL MASSACRADO
Nossa seleção feminina perdeu feio para a Rússia, atual campeã mundial, na estréia do Torneio da França. O placar foi de 36 a 22. Hoje, o Brasil enfrenta a França, quinta colocada no último mundial.

VÔLEI DE PRAIA- BRASILEIROS COMO CABEÇAS DE CHAVE
Amanhã, sábado, acontecerá o sorteio das chaves do torneio olímpico de vôlei de praia. As 4 duplas brasileiras Ricardo/ Emanuel, Marcio/ Fábio Luis, Juliana/Larissa e Renata/ Talita, entrarão como cabeças de chave. Na primeira fase de cada torneio ( masculino e feminino), as 24 duplas serão divididas em grupos de 4. Dezesseis avançam para as oitavas-de-finais. A partir dái é mata-mata.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 24.07

ATLETISMO- QUEM TEM CHANCE???
O meeting de Estocolmo realizado terça-feira trouxe preocupação para o atletismo brasileiro. Jadel Gregório mostrou que ainda não está bem na temporada, ficando apenas em quarto lugar. Mesmo resultado do revezamento 4x100 masculino, que perdeu até para a Polônia. Já Fabiana Murer continua oscilando. Não superou a marca de 4m40 no salto com vara e foi apenas a quinta colocada. Do jeito que vai, a única que vai entrar em Pequim com grande chance de medalha é Maurren Maggi.

VÔLEI- VITÓRIA FÁCIL SOBRE A RÚSSIA
A seleção brasileira de vôlei não teve a menor dificuldade na estréia da fase final da Liga Mundial no Maracanãzinho. Venceu a Rússia por 3 sets a 0. Hoje descansa e amanhã pega o time reserva do Japão, ou seja, já estamos nas semifinais. Hoje a Rússia vencerá o Japão e ficará com a outra vaga do grupo. Na outra partida da quarta-feira, a Sérvia atropelou os EUA por 3 sets a 0. Hoje, os americanos jogam tudo ou nada contra a Polônia.

JUDÔ- OURO VALE 50 MIL REAIS
Se algum dos 13 judocas brasileiros que disputarão a Olimpíada conseguir a medalha de ouro, ganhará como premiação da Confederação Brasileira de Judô, um prêmio de R$50.000,00. A prata valerá 30 mil e o bronze 20 mil reais. O presidente Paulo Wanderley disse em tom de brincadeira que espera " falir a entidade" para pagar os prêmios. Parabéns a Confederação pela iniciativa.

LEVANTAMENTO DE PESO- CLASSIFICOU MAS NÃO LEVOU
Bruno Brandão foi o responsável por classificar o levantamento de peso do Brasil para a Olimpíada, no campeonato Pan-Americano do Peru, disputado no início de 2008. Mas ele não irá a Pequim. O escolhido pelo técnico Edmilson Dantas foi Wellison Silva, que disputará a categoria até 69 kg. Os dois passaram por treinos em São Paulo e Wellison acabou sendo o escolhido, levando-se em consideração os resultados dos atletas nos últimos 3 mundiais, Pan do Rio e Pré-Olímpico da China. Outro fator considerado foi a possibilidade de um melhor resultado em Pequim. Eu sou contra este tipo de avaliação. Quem consegue a vaga deveria ir. Mesmo porque, a diferença entre um e outro não deve ser grande. Desde 1996, o Brasil não classificava um halterofilista masculino para a Olimpíada

REMO- ÚLTIMO TREINO NO BRASIL NO SÁBADO
Os 6 remadores brasileiros que competirão em Pequim farão o último treino em solo brasileiro no sábado, na Lagoa Rodrigo de Freitas. O embarque de Anderson Nocetti, Fabiana Beltrame, Tiago Gomes, Tiago Almeida, Luciana Granato e Camila Carvalho será domingo.

HANDEBOL- MENINAS NO TORNEIO DA FRANÇA
Um excelente teste para nossa seleção feminina hoje, na abertura do Torneio da França. As 13h30, o Brasil pega a Rússia, atual campeã mundial e futura adversária em Pequim. Na sexta, o Brasil joga contra a França e no domingo contra a Romênia. O jogo contra as russas servirá para testar principalmente o sistema defensivo. Já a seleção masculina fez dois amistosos contra o Japão. Perdeu o primeiro por 34 a 31 e venceu o segundo por 34 a 32. Domingo acontece o último amistoso. Perder amistoso para o Japão é um mal sinal

terça-feira, 22 de julho de 2008

RESUMO OlÍMPICO 23.07


A Olimpíada está cada vez mais próxima. A não ser por contusão, para acrescentar ou retirar algum atleta, a delegação brasileira está confirmada com 277 atletas. Definições nesta última semana no atletismo e vôlei de praia. Confira também a tabela do basquete feminino. Vamos a nossa atualização das quartas-feiras.

ATLETISMO- 45 ATLETAS
MASCULINO - 23 atletas: Vicente Lenilson e José Carlos Moreira (100m e rev 4x100), Bruno Lins e Sandro Viana (200m e rev 4x100), Fernando Pereira ( 400 metros) , Fabiano Peçanha e Kléberson Davide ( 800 metros), Hudson Souza ( 1500 metros) Anselmo Gomes ( 110 com barreiras), Mahau Suguimati ( 400 com barreiras), Jeferson Sabino e Jadel Gregório ( salto triplo), Jessé Lima ( salto em altura), Fábio Gomes (salto com vara), Mauro Hilário ( salto em distancia) Franck Caldeira, José Teles de Souza e Marílson Gomes (maratona), José Alessandro Bagio (marcha atlética de 20km), Mário José dos Santos ( marcha atlética de 50km), Carlos Chinin ( decatlo) , Nilson Oliveira e Rafael Silva ( rev 4x100)

FEMININO - 22 atletas: Lucimar Moura ( 100 metros), Evelyn Carolina ( 200 metros), Maria Almirão ( 400 metros e 4x400) Zenaide Vieira ( 3000 com obstáculos), Lucimar Teodoro ( 400 com barreiras e 4x400 ) Maíla Machado ( 110 com barreiras) Lucimara Silvestre (heptatlo), Fabiana Murer (salto com vara) Gisele Lima (salto triplo), Maurren Maggi e Keila Costa (salto em distância), Elisangela Adriano ( arremesso do disco), Alessandra Resende ( dardo) Tânia Spindler (marcha atlética 20km), Marily dos Santos ( maratona), Rosangela Santos ( 4x100), Rosemar Coelho ( 4x100), Ana Claudia Lemos ( 4x100), Thaíssa Presti ( 4x100), Emmily Pinheiro ( 4x400), Josiane Tito ( 4x400), Jailma Sales ( 4x400)

BASQUETE- Feminino classificado ( 12 atletas) . Faltam definir as atletas.
HORÁRIO DOS JOGOS DA SELEÇÃO FEMININA
10.08- 5h45- Brasil x Coréia do Sul ( jogo fundamental para a sequencia do Brasil)
12.08- 11h15- Brasil x Austrália ( derrota certa, jogo pela manhã- a Globo não gostou)
14.08- 3h30- Brasil x Letônia ( o pior horário, mas pode valer a classificação)
16.08- 3h30- Brasil x Rússia ( outra vez o pior horário, é melhor assistir contra a Letonia, já que a Rússia é muito mais forte)
18.08- 5h45- Brasil x Bielorrússia ( bom horário, outro jogo equilibrado)

BOXE- 6 classificados: Washington Silva, Everton Lopes, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Myke Carvalho e Paulo Carvalho

CANOAGEM- Niválter Santos na canoa 500 metros e Poliana de Paula no slalom.

CICLISMO- 5 vagas. Na estrada Murillo Fischer, Luciano Pagliarini e Janildes Fernandes. No mountain bike: Rubinho e Jaqueline Mourão

ESGRIMA- 2 atletas : Renzo Agresta e João Souza

FUTEBOL- Masculino e feminino classificados. Cada equipe levará 18 atletas. No masculino os convocados são: Goleiros- Renan e Diego Alves; Laterais- Rafinha, Ilsinho e Marcelo; Zagueiros- Breno, Alex Silva e Thiago Silva; Volantes- Lucas, Ramires, Anderson e Hernanes; Meias- Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego; atacantes- Alexandre Pato, Jô e Rafael Sobis. No masculino o Brasil enfrenta na primeira fase Bélgica, China e Nova Zelândia.
O feminino pega Alemanha, Nigéria e Coréia do Norte. As convocadas:
Goleiras- Andréia e Bárbara
Laterais- Simone e Rosana
Zagueiras- Tania Maranhão, Erika, Renata Costa e Andréia Rosa
Meio-campistas- Maycon, Daniela Alves, Formiga, Franciele e Ester
Atacantes- Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha

GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito. No feminino Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Ana Claúdia Silva, Daniele Hypólito, Ethiene Franco e Laís Souza.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas, ainda indefindida

HANDEBOL- Masculino e Feminino classificados ( 14 atletas cada). No masculino já saiu a convocação: Alê e Malik (goleiros), Bruno Santana, Zeba, Gui, Jaqson, Bruno Souza e Léo (armadores), Menta e Jardel (pivôs) e Borges, Tupan, Helinho e Silvinho (pontas).
A seleção masculina encara a França ( dia 10), Croácia ( dia 12), Polônia ( dia 14), China ( dia 16) e Espanha ( dia 18). No feminino o elenco ainda não está definido. O Brasil pega a Alemanha ( dia 9), Hungria ( dia 11), Rússia ( dia 13), Coréia do Sul ( dia 15) e Suécia ( dia 17).

HIPISMO- 14 atletas. No adestramento Rogério Clementino, Leandro Aparecido e Luisa Almeida. No Concurso Completo de Equitação : André Paro, Fabrício Salgado, Jeferson Sgnaolin, Marcelo Tosi e Saulo Tristão. Nos saltos Rodrigo Pessoa, Camilla Mazza, Álvaro Afonso, Bernardo Alves e Pedro Veniss.


JUDÔ- 13 judocas : Ligeiro- Sarah Menezes e Denilson Lourenço, Meio-Leve- Érika Miranda e João Derly, Leve - Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, Meio-Médio- Danielli Yuri e Tiago Camilo, Médio- Mayra Aguiar e Eduardo Santos, Meio-Pesado- Edinanci Silva e Luciano Corrêa, Pesado- João Gabriel Schlittler .

LEVANTAMENTO DE PESO- uma vaga. Wellison Silva

LUTAS- 1 vaga- Rosângela Conceição

MARATONAS AQUÁTICAS- 3 vagas: Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Alan do Carmo.

NADO SINCRONIZADO- Dueto com Nayara Figueiredo e Lara Teixeira

NATAÇÃO- 24 atletas : Cesar Cielo ( 50 e 100 livre e 4x100 livre ) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 medley, 400 medley e 4x100 medley), Guilherme Guido (100 costas), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa e Felipe França ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 e 200 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta), Nicolas Oliveira ( 4x100 livre), Eduardo Deboni ( 4x100 livre), Fernando Silva ( 4x100 livre), Philip Cameron ( 4x200 livre) Fabíola Molina ( 100 costas e rrev 4x100 medley), Joana Maranhão ( 400 medley), Daynara Ferreira, Gabrielle Silva (100 borboleta e rev 4x100 medley) e Flávia Delaroli ( 50 livre e rev 4x100), Tatiana Lemos ( rev 4x100 livres e 4x100 medley), Monique Ferreira ( 4x100 livres), Michelle Lenhardt ( 4x100 livres), Juliana Kury ( reserva rev 4x100 livres), Tatiane Sakemi ( 4x100 medley no peito).

PENTATLO MODERNO- uma vaga com Yane Marques.

REMO- 6 atletas : Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve.

SALTOS ORNAMENTAIS- 4 atletas: Cesar Castro no trampolim de 3 metros, Juliana Veloso , Cassius Duran e Hugo Parisi na plataforma.

TAEKWONDO- 3 atletas : Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TENIS- 4 atletas: Marcos Daniel e Thomas Bellucci no individual. Marcelo Melo e André Sá nas duplas

TÊNIS DE MESA- 4 atletas- Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Hugo Hoyama no masculino. Mariany Nonaka no feminino

TIRO COM ARCO- Gustavo Trainini

TIRO ESPORTIVO- duas vagas : Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Júlio Almeida na Pistola de Ar 10 metros, pistola livre 50 metros e pistola de tiro rápido 25 metros.

TRIATLO- 3 atletas: Reinaldo Colucci, Juraci Moreira ( foto) e Mariana Ohata.

VELA- 12 atletas. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira. NA RS;X masculina, Ricardo Winick, o Bimba. NA RS:X feminina, a classificada é Patrícia Freitas. Na Finn, Eduardo Couto. Na Laser, Bruno Fontes.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada) confirmadas.
feminino- dia 9- Brasil x Argélia-1h30 ( pode dormir que é vitória certa)
dia 11- Brasil x Rússia- 3h30 ( despertador a postos, jogão)
dia 13- Brasil x Sérvia- 3h30 ( vale a pena, adversário perigoso)
dia 15- Brasil x Casaquistão- 1h ( pode descansar)
dia 17- Brasil x Itália- 3h30 (acordando novamente, outra pedreira)
CONVOCADAS-
Levantadoras: Carol Albuquerque e Fofão
Oposto: Sheila
Pontas: Mari, Sassá, Paula Pequeno e Jaqueline
Centrais: Walewska, Fabiana, Thaisa e Valeskinha
Líbero: Fabi


masculino- dia 10- Brasil x Egito- 3h30 ( pode poupar energias, jogo fácil)
dia 12- Brasil x Sérvia-3h30 ( jogo interessante, acorde)
dia 14- Brasil x Rússia- 1h30 ( melhor jogo da primeira fase)
dia 16- Brasil x Polônia- 9 horas (o único jogo que não será de madruga)
dia 18- Brasil x Alemanha- 1 hora (só assista se o Brasil precisar vencer )


VÔLEI DE PRAIA- 8 atletas- Marcio/ Fabio Luis e Ricardo/ Emanuel no masculino. No feminino Juliana/ Larissa e Renata/Talita.

ATLETISMO LEVARÁ 45 NOMES


ATLETISMO- DELEGAÇÃO BRASILEIRA É INCHADA PELA MODALIDADE
Com índices bem mais fáceis de serem conquistados do que por exemplo na natação, o atletismo brasileiro terá 45 atletas em Pequim. Com a classificação dos revezamentos, mais 9 obtiveram vagas. Será a modalidade com mais atletas, superando o futebol. Destes, apenas 3, Jadel Gregório, Fabiana Murer e Maurren Maggi, além do revezamento 4 x 100 masculino, tem chance de medalha. Eu continuo com a opinião que só deveria ir quem tivesse chance de atingir uma semifinal. Olimpíada não é lugar para se ganhar experiência. Confira os nomes

MASCULINO - 23 atletas: Vicente Lenilson e José Carlos Moreira (100m e rev 4x100), Bruno Lins e Sandro Viana (200m e rev 4x100), Fernando Pereira ( 400 metros) , Fabiano Peçanha e Kléberson Davide ( 800 metros), Hudson Souza ( 1500 metros) Anselmo Gomes ( 110 com barreiras), Mahau Suguimati ( 400 com barreiras), Jeferson Sabino e Jadel Gregório ( salto triplo), Jessé Lima ( salto em altura), Fábio Gomes (salto com vara), Mauro Hilário ( salto em distancia) Franck Caldeira, José Teles de Souza e Marílson Gomes (maratona), José Alessandro Bagio (marcha atlética de 20km), Mário José dos Santos ( marcha atlética de 50km), Carlos Chinin (FOTO, decatlo) , Nilson Oliveira e Rafael Silva ( rev 4x100)

FEMININO - 22 atletas: Lucimar Moura ( 100 metros), Evelyn Carolina ( 200 metros), Maria Almirão ( 400 metros e 4x400) Zenaide Vieira ( 3000 com obstáculos), Lucimar Teodoro ( 400 com barreiras e 4x400 ) Maíla Machado ( 110 com barreiras) Lucimara Silvestre (heptatlo), Fabiana Murer (salto com vara) Gisele Lima (salto triplo), Maurren Maggi e Keila Costa (salto em distância), Elisangela Adriano ( arremesso do disco), Alessandra Resende ( dardo) Tânia Spindler (marcha atlética 20km), Marily dos Santos ( maratona), Rosangela Santos ( 4x100), Rosemar Coelho ( 4x100), Ana Claudia Lemos ( 4x100), Thaíssa Presti ( 4x100), Emmily Pinheiro ( 4x400), Josiane Tito ( 4x400), Jailma Sales ( 4x400)

HIPISMO- PEDRO VENISS É O QUINTO ELEMENTO
O cavaleiro irá completar a equipe de saltos em Pequim. Ele participou da equipe, no Pan Rio 2007. Os outros integrantes são Rodrigo Pessoa, Camila Mazza, Alvaro Affonso e Bernardo Alves. A definição dos quatro titulares e do reserva só será feita com a equipe em Hong Kong, onde será disputado o hipismo, nos treinamentos finais antes da disputa.

FUTEBOL- ROBINHO FORA
O atacante Robinho não irá disputar a Olimpíada. Segundo o seu clube Real Madrid, ele apresenta uma contusão. O substituto será o volante Ramires. Uma pena a ausência do maior craque santista dos últimos 20 anos. A escolha de Ramires foi certa porque o Brasil só tinha Hernanes, como volante específico.

RESULTADO DA ENQUETE-
Eu perguntei aos internautas quantas medalhas o Brasil irá ganhar na Olimpíada. A resposta mais votada foi MAIS de 17, com 32% dos votos. Em segundo , DE 12 a 14, com 24%. Em terceiro, DE 14 a 16, com 18%. Depois DE 7 A 9, com 16%, DE 10 a 12, com 8% e MENOS DE 6 com 2%. Uma nova enquete já está no ar

NATAÇÃO- VIAGEM PARA MACAU
As delegações de natação e maratona aquática brasileira viajaram para Macau, para a fase final de treinamentos, antes da Olimpíada. A partir de agosto, o atletismo também treinará na cidade. A região, na costa sudoeste da China, foi escolhida pelo COB, por ter um clima subtropical úmido, parecido com o de Pequim.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 21.07

VÔLEI DE PRAIA- TÍTULO PARA MARCIO/FABIO LUIS
Depois de conquistarem a vaga para a Olimpíada, Marcio/Fabio Luis jogaram tranquilos e levaram o título da etapa de Marselha, do circuito mundial de vôlei de praia. Na final, eles derrotaram os chineses Xu e Wu por 2 sets a 0. Foi a primeira medalha da dupla na temporada. Antes, só haviam acumulado fracassos e quase perderam a vaga olímpica para Pedro/ Harley. Vamos esperar que eles retomem a boa fase de 2007 e façam uma boa campanha olímpica. No próximo sábado acontece o sorteio das chaves para Pequim, no vôlei de praia.

BASQUETE- HORÁRIO DOS JOGOS DA SELEÇÃO FEMININA
Se você é fã do basquete, programe seu despertador e acompanhe minhas dicas sobre os horários dos jogos na nossa seleção:
10.08- 5h45- Brasil x Coréia do Sul ( jogo fundamental para a sequência do Brasil)
12.08- 11h15- Brasil x Austrália ( derrota certa, jogo pela manhã- a Globo não gostou)
14.08- 3h30- Brasil x Letônia ( o pior horário, mas pode valer a classificação)
16.08- 3h30- Brasil x Rússia ( outra vez o pior horário, é melhor assistir contra a Letônia, já que a Rússia é muito mais forte)
18.08- 5h45- Brasil x Bielorrússia ( bom horário, outro jogo equilibrado)

BRASIL COMPETE EM 32 MODALIDADES
Com o anúncio de Poliana de Paula na canoagem slalom, o Brasil atingiu participação em 32 modalidades. Confira: atletismo, basquete, boxe, canoagem slalom, canoagem velocidade, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (masculino e feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo saltos, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei (masculino e feminino) e vôlei de praia (masculino e feminino).

FUTEBOL- APRESENTAÇÃO HOJE
A seleção masculina, comandada por Dunga, inicia hoje a preparação para a Olimpíada. Na primeira fase, o Brasil enfrentará Bélgica, China e Nova Zelândia. O grupo fará um único amistoso antes de Pequim, contra Cingapura. A única dúvida é a presença do meia Diego.

sábado, 19 de julho de 2008

VÔLEI DE PRAIA DEFINIDO- 20.07


VÔLEI DE PRAIA- VAGA PARA MÁRCIO E FÁBIO LUIZ
Finalmente o Brasil conheceu seus representantes no vôlei de praia. Márcio e Fábio Luiz derrotaram Pedro/Harley nas semifinais da etapa de Marselha do circuito mundial e garantiram a vaga matematicamente. Neste domingo jogam a final da etapa contra os chineses Xu e Wu. A outra dupla masculina do Brasil em Pequim será Ricardo e Emanuel

CANOAGEM- MAIS UMA VAGA PARA O BRASIL
Ontem foi no triatlo e hoje na canoagem slalom . Poliana de Paula herdou a vaga de uma atleta da Argélia e outra do Quênia, que desistiram. A vaga foi remanejada segundo normas da Federação Internacional de Canoagem. O outro representante da canoagem é Nivalter Santos. Poliana ficou em segundo lugar do K1 feminino na Classificatória Americana, realizada em abril, nos Estados Unidos.

VÔLEI- DEFINIDA FASE FINAL DA LIGA MUNDIAL
A partir de quarta-feira no Rio de Janeiro, 6 seleções vão disputar a fase final da Liga Mundial. No grupo E, o Brasil enfrentará a Rússia e o Japão, enquanto que Polonia, EUA e Sérvia, compoem o grupo F.

RESULTADO DA ENQUETE- ADVERSÁRIOS DO VÔLEI NÃO ASSUSTAM LEITORES
Eu perguntei: na sua opinião, qual adversário preocupa mais a seleção masculina de vôlei. Nenhum adversário teve votação de 31% dos leitores, Rússia 23%, Itália 16%, Sérvia 13%, EUA 10% ( incluindo o meu voto), e Bulgária 8%

BASQUETE MASCULINO FORA E CONVOCAÇÕES NO FUTEBOL E VÔLEI- 19.07


BASQUETE- FOOOOOOOOOOOORA GREGO
Pela terceira vez consecutiva, nosso basquete masculino, que já foi campeão mundial e medalhista de bronze olímpico ficará fora de uma Olimpíada. A esperança acabou ontem após a derrota para a Alemanha por 78 a 65. Após um primeiro quarto e início de segundo quarto equilibrado, o Brasil perdeu o foco. Errou uma sequencia impressionante de ataques e os experientes alemães, comandados por Dirk Novitski, abriram 19 pontos de vantagem. Para quem queria a vaga olímpica, é inadmissível deixar o adversário abrir tal vantagem, em pouco mais de 5 minutos. No terceiro quarto o baile continuou e apenas no último período, o Brasil reduziu a diferença. Desta vez, ao contrário do Pré-Olímpico de 2007, não dá para culpar os jogadores e o técnico. Até acho que lutaram muito dentro do que podem e o treinador começou a aplicar uma outra mentalidade na equipe. A primeira iniciativa para reagirmos tem que ser a renúncia do presidente da CBB, o Grego. Desde que ele assumiu, nosso basquete despencou. Hoje não temos um campeonato nacional decente e quem vai para a Europa ou NBA não quer mais jogar pela seleção. Ele cria atrito com clubes, jogadores e técnicos. Está dizimando nosso basquete. E eu que achava o Renato Brito Cunha, ex-presidente, ruim. Esse Grego é um desastre bem pior. FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORA GREGO

TRIATLO- BRASIL GANHA MAIS UMA VAGA
Juraci Moreira foi confirmado pela União Internacional de Triatlo como o terceiro membro da equipe brasileira de triatlo para os Jogos Olímpicos. Pelo ranking, ele havia ficado a uma posição da vaga, mas acabou ganhando a vaga para sua terceira Olimpíada, porque um atleta austríaco foi sacado pelo Comitê Olímpico de seu pais. Assim, o Brasil terá 3 atletas na prova de triatlo em Pequim: Juraci, Mariana Ohata e Reinaldo Colucci.

VÔLEI- DEFINIDAS AS 12 OLÍMPICAS
O técnico Zé Roberto Guimarães anunciou as 12 convocadas para as Olimpíadas de Pequim. Do grupo que disputou o Grand Prix foram cortadas a meio-de-rede Carol Gattaz e a oposto Joycinha. Confira nosso time olímpico. Na minha opinião, muito bem escolhido.
Levantadoras: Carol Albuquerque e Fofão
Oposto: Sheila
Pontas: Mari, Sassá, Paula Pequeno e Jaqueline
Centrais: Walewska, Fabiana, Thaisa e Valeskinha
Líbero: Fabi

FUTEBOL- SAI A CONVOCAÇÃO DO FEMININO
O técnico Jorge Barcelos também anunciou a convocação para a Olimpíada. A maior ausência é da zagueira Juliana Cabral, capitã em Athenas 2004.
Confira as 18 convocadas:
Goleiras- Andréia e Bárbara
Laterais- Simone e Rosana
Zagueiras- Tania Maranhão, Erika, Renata Costa e Andréia Rosa
Meio-campistas- Maycon, Daniela Alves, Formiga, Franciele e Ester
Atacantes- Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha

BASQUETE- CORTES NO FEMININO
Agora só sobraram 13, na seleção feminina e uma ainda será cortada antes da Olimpíada. Nesta sexta-feira, o técnico Paulo Bassul tirou a armadora Natália, a ala Karina e a pivô Jaqueline, do grupo que treina para Pequim. A maior surpresa foi a baixinha Natália, que jogou bem no Pré-Olímpico. Bassul optou pelas veteranas Adrianinha e Claudinha. O último corte deverá ser a da ala Fernanda.

VÔLEI DE PRAIA- VAGA PARA PEQUIM PODE SER DEFINIDA HOJE
Na etapa de Marselha do Circuito Mundial de Vôlei de Praia a luta pela segunda vaga do Brasil, em Pequim, no masculino está emocionante. Ontem, Pedro/Harley avançaram para as semifinais ao derrotarem os adversários pela vaga Márcio/Fabio Luiz. Porém, estes foram para a repescagem e sobreviveram na disputa. Se vencerem daqui a pouco a Franco/ Benjamim, voltam a enfrentar Pedro/ Harley nas semifinais. Pedro/ Harley estão há duas vitórias da Olimpíada

sexta-feira, 18 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 18.07

BASQUETE- VENCER OU DAR ADEUS A MAIS UMA OLIMPÍADA
As 13h30, horário de Brasília, a seleção masculina de basquete define o seu destino. Precisa vencer a Alemanha, de Dirk Nowtiski para continuar sonhando com a Olimpíada. Desde 1996 não participamos. O pivô Murillo, machucado, não joga e será substituído por Rafael Baby. O adversário de hoje traz boas recordações: na penúltima vez que disputamos a Olimpíada, em 1992, vencemos com uma reação espetacular no segundo tempo, comandada pelo jovem pivô Josuel. Hoje os pivôs serão fundamentais para a vitória. A Alemanha é favorita, mas não tem a mesma tradicão no basquete do que em outros esportes. Se o Brasil conseguir ter calma, o ala Marcelinho Machado acertar uma boa partida ( o que normalmente não acontece em decisões) e bloquear os pivôs alemães, é possível vencer.

GINÁSTICA- ETHIENE É A ESCOLHIDA
O técnico ucraniano Oleg Ostapenko definiu antes da viagem ao Japão, onde a seleção realizará a última fase de treinamentos, a última atleta da equipe de artística, que estará competindo na Olimpíada. É Ethiene Franco. As outras já haviam sido escaladas: Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Laís Souza, Daniele Hypólito e Ana Cláudia Silva
Oleg deu uma declaração preocupante, as vésperas dos Jogos Olímpicos. Ele disse que no feminino, o Brasil não tem chances de medalha. Essa declaração tem duas análises. A primeira é positiva, se levarmos em consideração que o técnico pode estar querendo mexer com os brios de Jade Barbosa, a única que tem chances de medalha. A segunda análise é ruim, se ele não se explicar direito para as atletas o que acha, e deixa-las intranquilas.

VÔLEI- ÚLTIMOS JOGOS ANTES DA FASE DECISIVA
Hoje e amanhã, em Goiania, às 10 horas, o Brasil encara a Venezuela, pela Liga Mundial. O adversário estará em Pequim e servirá como teste para a fase final, que começa quarta-feira, dia 23, no Rio de Janeiro.

VÔLEI DE PRAIA- BRASILEIROS SE ENFRENTAM NAS OITAVAS
Nesta manhã de sexta-feira as duplas que disputam a segunda vaga do vôlei de praia masculino vão se enfrentar em Marseille pelas oitavas-de-finais. Porém quem perder, ainda terá chance na repescagem. Para Márcio e Fábio Luis, uma vitória praticamente confirma a vaga olímpica, pois estarão muito próximos da fase final. Já Pedro/ Harley, que tem feito melhor campanha em 2008, querem jogar os adversários para a repescagem, onde poderão ser eliminados ainda hoje.


FUTEBOL- BRASIL PEGA CINGAPURA EM AMISTOSO
O único amistoso da seleção masculina de futebol, do técnico Dunga, antes da estréia na Olimpíada, será dia 28 de julho contra Cingapura.

HANDEBOL- DEZESSEIS CONVOCADAS PARA O TORNEIO DA FRANÇA
A seleção feminina joga um torneio entre 25 e 27 de julho, na França, contra as donas da casa, Rússia ( atual campeã mundial) e Romênia. Após a competição, duas atletas serão cortadas e as outras 14 disputarão a Olimpíada. Confira as convocadas:
Goleiras:Chana e Darly
Pontas: Alexandra, Aline Pará, Dali e Viviane
Armadoras: Aline Santos, Ana Paula Rodrigues, Deonise, Duda Amorim, Fabiana Kuestner, Lucila e Silvia Helena
Pivôs: Alessandra , Dara e Daniela Piedade

quinta-feira, 17 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES - 17.07

BASQUETE- DERROTA PREVISTA PARA A GRÉCIA
Diante da dona da casa, campeã européia e vice mundial, a Grécia, nossa seleção masculina não resistiu e perdeu por 89 a 69, no Pré-Olímpico . O maior cestinha brasileiro foi Thiago Spliter com 20 pontos. O Brasil chegou a equilibrar a partida, mas o descontrole em alguns minutos do jogo foi fatal diante de um adversário tão forte. Agora é tudo ou nada na sexta-feira contra a Alemanha, às 13h30. Os alemães passaram fácil pela Nova Zelândia. Se vencer, o Brasil avança para as semifinais onde lutará por uma de 3 vagas. Se perder, serão 16 anos sem o nosso basquete em Olimpíada. Eu daria 75% de favoritismo para a Alemanha e 25% para o Brasil

VOLEI DE PRAIA- QUEM FICA COM A SEGUNDA VAGA?
Em Marselha, a definição da segunda vaga brasileira para Pequim no vôlei de praia. Pedro/Harley precisam conquistar o título e torcerem para Marcio/ Fábio Luis não chegarem a decisão. Várias duplas melhores colocadas no ranking, inclusive Ricardo/ Emanuel, não jogarão na França, já se poupando para a Olimpíada. Assim, a missão das duas duplas fica mais fácil. Pela campanha que realizaram em 2008, torço para Pedro/Harley porque teriam mais chances de um melhor desempenho em Pequim.

GINÁSTICA- SELEÇÃO NO JAPAO
A seleção de ginástica artística fará sua última etapa de preparação para a Olimpíada no Japão. A última vaga segue indefinida, entre Khiuani Dias, Milena Miranda, Ethiene Cristina e Juliana Santos. As maiores chances são para Khiuani. A comissão técnica pretende fazer treinos parecidos com as provas olímpicas, para decidir.

ATLETISMO- SANDRO E FABIANA VENCEM EM LUCERNA
Dois ouros para o Brasil no meeting de Lucerna, na Suiça. Na prova em que é especialista Sandro Viana venceu os 200 metros com o tempo de 20s65. Já no salto com vara Fabiana Murer saltou 4m70cm. Na semana passada, ela havia ficado em quinto lugar em Roma, não conseguindo ultrapassar 4m65cm. Se quiser sonhar com medalha olímpica, Fabiana precisa saltar 4m80. Na semana que vem, ela compete em outro meeting, em Estocolmo.

PENTATLO MODERNO- RESERVA OLÍMPICO
O sergipano Wagner Romão foi oficializado como primeiro reserva para a prova de pentatlo masculino. Caso um dos 36 classificados não possa participar por contusão ou desistência, ele herdará a vaga. No feminino, o Brasil tem uma vaga garantida com a campeã pan-americana Yane Marques. Como não existem atletas reservas na Vila Olímpica, Romão ficará na capital chinesa em hotel especial, no período de 18 a 23 de agosto.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

RESUMO OlÍMPICO 16.07


A cada dia, mais esportes vão definindo seus representantes. Nesta semana saiu a convocação do handebol masculino, hipismo saltos. Definidos também os representantes do mountain bike e tiro com arco. Nossa delegação já quebrou o recorde de outras edições, com 275 atletas classificados até o momento. Esse número inclui reservas de algumas provas. Vamos a nossa atualização das quartas-feiras. Confira também as tabelas dos esportes coletivos.


ATLETISMO- 35 atletas até agora.
MASCULINO- 20 atletas: Vicente Lenilson e José Carlos Moreira (100m), Bruno Lins e Sandro Viana (200m), Fernando Pereira ( 400 metros) , Fabiano Peçanha e Kléberson Davide ( 800 metros), Hudson Souza ( 1500 metros) Anselmo Gomes ( 110 com barreiras), Mahau Suguimati ( 400 com barreiras), Jeferson Sabino e Jadel Gregório ( salto triplo), Jessé Lima ( salto em altura), Fábio Gomes (salto com vara), Franck Caldeira, José Teles de Souza e Marílson Gomes (maratona), José Alessandro Bagio (marcha atlética de 20km), Mário José dos Santos ( marcha atlética de 50km) e Carlos Chinin ( decatlo)

FEMININO- 15 atletas: Lucimar Moura ( 100 metros), Evelyn Carolina ( 200 metros), Maria Almirão ( 400 metros) Zenaide Vieira ( 3000 com obstáculos), Lucimar Teodoro ( 400 com barreiras) Maíla Machado ( 110 com barreiras) Lucimara Silvestre (heptatlo), Fabiana Murer (salto com vara) Gisele Lima (salto triplo), Maurren Maggi e Keila Costa (salto em distância), Elisangela Adriano ( arremesso do disco), Alessandra Resende ( dardo) Tânia Spindler (marcha atlética 20km) e Marily dos Santos ( maratona)

BASQUETE- Feminino classificado ( 12 atletas) . Faltam definir as atletas. Na primeira fase o Brasil joga contra a Coréia ( dia 9), Austrália ( dia 11), Letônia ( dia 13), Rússia dia 15) e Bielorrússia ( dia 17). Masculino está disputando o Pré-Olímpico na Grécia. A disputa é por 3 vagas.

BOXE- 6 classificados: Washington Silva, Everton Lopes, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Myke Carvalho e Paulo Carvalho

CANOAGEM- Niválter Santos na canoa 500 metros.

CICLISMO- 5 vagas. Na estrada Murillo Fischer, Luciano Pagliarini e Janildes Fernandes. No mountain bike: Rubinho e Jaqueline Mourão

ESGRIMA- 2 atletas : Renzo Agresta e João Souza

FUTEBOL- Masculino e feminino classificados. Cada equipe levará 18 atletas. No masculino os convocados são: Goleiros- Renan e Diego Alves; Laterais- Rafinha, Ilsinho e Marcelo; Zagueiros- Breno, Alex Silva e Thiago Silva; Volantes- Lucas, Anderson e Hernanes; Meias- Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego; atacantes- Robinho, Alexandre Pato, Jô e Rafael Sobis. No masculino o Brasil enfrenta na primeira fase Bélgica, China e Nova Zelândia. O feminino pega Alemanha, Nigéria e Coréia do Norte.

GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito. No feminino Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Ana Claúdia Silva, Daniele Hypólito e Laís Souza. Falta a última integrante da equipe feminina.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas, ainda indefindida

HANDEBOL- Masculino e Feminino classificados ( 14 atletas cada). No masculino já saiu a convocação: Alê e Malik (goleiros), Bruno Santana, Zeba, Gui, Jaqson, Bruno Souza ( foto) e Léo (armadores), Menta e Jardel (pivôs) e Borges, Tupan, Helinho e Silvinho (pontas).
A seleção masculina encara a França ( dia 10), Croácia ( dia 12), Polônia ( dia 14), China ( dia 16) e Espanha ( dia 18). No feminino o elenco ainda não está definido. O Brasil pega a Alemanha ( dia 9), Hungria ( dia 11), Rússia ( dia 13), Coréia do Sul ( dia 15) e Suécia ( dia 17).


HIPISMO- No adestramento Rogério Clementino, Leandro Aparecido e Luisa Almeida. No Concurso Completo de Equitação : André Paro, Fabrício Salgado, Jeferson Sgnaolin, Marcelo Tosi e Saulo Tristão. Nos saltos Rodrigo Pessoa, Camilla Mazza, Álvaro Afonso e Bernardo Alves. Falta definir o reserva

JUDÔ- 13 judocas : Ligeiro- Sarah Menezes e Denilson Lourenço, Meio-Leve- Érika Miranda e João Derly, Leve - Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, Meio-Médio- Danielli Yuri e Tiago Camilo, Médio- Mayra Aguiar e Eduardo Santos, Meio-Pesado- Edinanci Silva e Luciano Corrêa, Pesado- João Gabriel Schlittler .

LEVANTAMENTO DE PESO- uma vaga. Bruno Brandão e Wellison Silva disputam a vaga. Definição pode acontecer em uma semana.

LUTAS- 1 vaga- Rosângela Conceição

MARATONAS AQUÁTICAS- 3 vagas: Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Alan do Carmo.

NADO SINCRONIZADO- Dueto com Nayara Figueiredo e Lara Teixeira

NATAÇÃO- 24 atletas : Cesar Cielo ( 50 e 100 livre e 4x100 livre ) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 medley, 400 medley e 4x100 medley), Guilherme Guido (100 costas), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa e Felipe França ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 e 200 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta), Nicolas Oliveira ( 4x100 livre), Eduardo Deboni ( 4x100 livre), Fernando Silva ( 4x100 livre), Philip Cameron ( 4x200 livre) Fabíola Molina ( 100 costas e rrev 4x100 medley), Joana Maranhão ( 400 medley), Daynara Ferreira, Gabrielle Silva (100 borboleta e rev 4x100 medley) e Flávia Delaroli ( 50 livre e rev 4x100), Tatiana Lemos ( rev 4x100 livres e 4x100 medley), Monique Ferreira ( 4x100 livres), Michelle Lenhardt ( 4x100 livres), Juliana Kury ( reserva rev 4x100 livres), Tatiane Sakemi ( 4x100 medley no peito).

PENTATLO MODERNO- uma vaga com Yane Marques.

REMO- 6 atletas : Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve.

SALTOS ORNAMENTAIS- 4 atletas: Cesar Castro no trampolim de 3 metros, Juliana Veloso , Cassius Duran e Hugo Parisi na plataforma.

TAEKWONDO- 3 atletas : Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TENIS- 4 atletas: Marcos Daniel e Thomas Bellucci no individual. Marcelo Melo e André Sá nas duplas

TÊNIS DE MESA- 4 atletas- Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Hugo Hoyama no masculino. Mariany Nonaka no feminino

TIRO COM ARCO- Gustavo Trainini

TIRO ESPORTIVO- duas vagas : Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Júlio Almeida na Pistola de Ar 10 metros, pistola livre 50 metros e pistola de tiro rápido 25 metros.

TRIATLO- 2 atletas: Reinaldo Colucci e Mariana Ohata.

VELA- 12 atletas. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira. NA RS;X masculina, Ricardo Winick, o Bimba. NA RS:X feminina, a classificada é Patrícia Freitas. Na Finn, Eduardo Couto. Na Laser, Bruno Fontes.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada) confirmadas.
feminino- dia 9- Brasil x Argélia-1h30
dia 11- Brasil x Rússia- 3h30
dia 13- Brasil x Sérvia- 3h30
dia 15- Brasil x Casaquistão- 1h
dia 17- Brasil x Itália- 3h30

masculino- dia 10- Brasil x Egito- 3h30
dia 12- Brasil x Sérvia-3h30
dia 14- Brasil x Rússia- 1h30
dia 16- Brasil x Polônia- 9 horas
dia 18- Brasil x Alemanha- 1 hora



VÔLEI DE PRAIA- 8 atletas- Etapa da França nesta semana define a segunda vaga brasileira no masculino. A disputa é entre Pedro/Harley e Marcio/ Fabio Luis. A primeira é de Ricardo/ Emanuel. No feminino estão garantidas Juliana/ Larissa e Renata/Talita.

terça-feira, 15 de julho de 2008

DEFINIÇÕES NO HANDEBOL E HIPISMO- 15.07


HANDEBOL- SELEÇÃO MASCULINA DEFINIDA PARA PEQUIM
A Confederação Brasileira de Handebol divulgou os nomes dos atletas convocados pelo técnico espanhol Jordi Ribera, que disputarão os Jogos Olímpicos. Dos 14 selecionados, apenas quatro atuam fora do país: Bruno Souza e Renato Tupan (Alemanha), Felipe Borges (Espanha) Gui (Áustria). A apresentação acontece no próximo sábado, quando o time viaja ao Japão para a fase final de treinamentos e amistosos. Os convocados foram: Alê e Malik (goleiros), Bruno Santana, Zeba, Gui, Jaqson, Bruno Souza e Léo (armadores), Menta e Jardel (pivôs) e Borges, Tupan ( foto), Helinho e Silvinho (pontas).
Dos esportes coletivos o handebol masculino foi quem deu mais azar no sorteio e terá muitas dificuldades de passar pela primeira fase pois enfrentará França, Polônia, Croácia, China e Espanha.

BASQUETE- BRASIL ESTRÉIA HOJE
Começa hoje para o Brasil, o Pré-Olímpico de Basquete masculino, com o confronto diante do Líbano, as 16 horas. A vitória é praticamente certa, devido a fragilidade do adversário. Nesta segunda, primeiro dia de competições o Líbano foi arrasado pela Grécia por 119 a 62. Na primeira rodada nenhuma zebra. A Eslovenia bateu a Coréia, a Croácia passou por Camarões e a Nova Zelandia superou Cabo Verde.

ATLETISMO- MAIS UM OURO PARA MAURREN
A maior esperança do atletismo brasileiro em Pequim venceu nesta segunda-feira o salto em distância do meeting de Rethymno, na Grécia, com 6m75. Apesar da marca não ser uma das melhores da brasileira, ela superou futuras adversárias olímpicas. Outro bom resultado do Brasil foi o bronze de Hudson de Souza, nos 1500 metros. O vencedor foi o queniano Haron Keitany.

HIPISMO- SÓ FALTA O RESERVA DO TIME DE SALTOS
Foram definidos pela Confederação Brasileira de Hipismo, os 4 conjuntos que formarão a equipe brasileira de saltos para a Olimpíada. Em 1996 e 2000, o Brasil foi bronze nesta prova. O time terá Rodrigo Pessoa, Álvaro Afonso ( o Doda), Bernardo Alves e a estreante Camila Maza. A amazona venceu a disputa com Pedro Veniss devido a um melhor desempenho em concursos na Europa. Pedro havia participado do Pan Rio 2007 e lutará por uma vaga entre os reservas, junto com Bartolomeu Miranda e Yury Mansur.

GINÁSTICA RITMICA- BRASIL SUPERA UCRÂNIA
O conjunto da seleção brasileira de ginástica ritmica terminou na segunda posição no Encontro Internacional de Roma, atrás da Itália, mas a frente da Ucrânia. As ginastas que competiram foram: Daniela Leite, Luana Faro, Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicole Muller e Tayanne Mantovaneli. O sexteto que competirá em Pequim ainda está indefinido.


MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA LIDERA RANKING MUNDIAL
Classificada para Pequim, a brasileira de apenas 16 anos está na liderança do ranking, principalmente devido a vitória na Travessia de Setúbal, em Portugal. A outra representante olímpica do Brasil, Poliana Okimoto, aparece em quinto lugar. Dentre os homens Alan do Carmo é o quarto. A maratona aquática é modalidade estreante em Olimpíada, mas irá valer medalha.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

14.07- COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES


CICLISMO- DEFINIDOS OS REPRESENTANTES DO MOUNTAIN BIKE
Deu a lógica no mountain bike. Rubens Donizete e Jaqueline Mourão confirmaram as vagas brasileiras para Pequim, após o Campeonato Brasileiro, disputado em São Bento do Sul, Santa Catarina. Jaqueline venceu a prova e Rubinho foi vice. No total de 3 seletivas, foram os atletas que mais somaram pontos. Dias 26 e 27, Jaqueline estará disputando uma etapa da Copa do Mundo, no Canadá, como preparação para a Olimpíada.

TRIATLO- BRONZE PARA OHATA
Na nona etapa da Copa do Mundo de Triatlo, na Hungria, a brasileira Mariana Ohata, única classificada para os Jogos Olímpicos, conquistou a medalha de bronze. Ela fez o tempo de 2h04min07s, apenas 33 segundos atrás da campeã, Felicity Abram, da Austrália. No masculino, Reinaldo Colucci, também classificado para Pequim, foi o quinto colocado, na prova vencida mais uma vez pelo espanhol Javier Sanchez. Nossos representantes do triatlo seguem concentrados na Suiça, antes de embarcarem para a Coréia do Sul, para a adaptação ao clima asiático.

VÔLEI- MARI, UM NOVO BALOUBET EM 2008?
Na Olimpíada de 2004, surgiu uma nova jogadora na seleção feminina, que assombrava os adversários com seus potentes ataques. Era Mari, atleta que atuava no time de Osasco e havia feito uma brilhante Superliga. Mari era a principal jogadora brasileira na Olimpíada até chegar a partida semifinal contra a Rússia. Naquele jogo, ela errou vários ataques importantes no fatídico set que culminou com a eliminação brasileira. Mari foi injustamente considerada, a principal responsável pela eliminação brasileira. Então ela foi jogar na Europa e ficou afastada da seleção. Agora, as vesperás de mais uma Olimpíada, Mari resurge muito mais experiente e acaba de ser eleita a melhor jogadora do Grand Prix. O caso dela lembra o do cavalo Baloubet, de Rodrigo Pessoa. Xingado em 2000, glorificado em 2004. Tomara que Mari possa ter esse mesmo destino.

FUTEBOL- DERROTA PARA OS EUA
Ainda sem o trio Marta, Daniela e Cristiane, a seleção feminina obteve mais um resultado ruim, nos amistosos que está realizando. Perdeu para os Estados Unidos por 1 a 0, em Denver. O time titular teve Andréia; Jatobá, Érika, Tânia e Renata Costa; Formiga, Maicon, Francielle e Rosana; Pretinha e Fabiana. Na quarta-feira, as equipes voltam a se enfrentar em San Diego. Brasil, Estados Unidos e Alemanha são os favoritos ao ouro olímpico.

VÔLEI- COM TITULARES, DUAS VITÓRIAS TRANQUILAS
O Brasil voltou a vencer a França por 3 sets a 0, pela Liga Mundial, em Belo Horizonte, neste domingo. Dante, foi o grande destaque dos dois jogos. No próximo final-de-semana as últimas partidas da fase de classificação contra a Venezuela, em Goiania.

BASQUETE- COMEÇA O PRÉ-OLÍMPICO
Quatro partidas abrem hoje o Pré-Olímpico de Basquete masculino: Cabo Verde x Nova Zelândia, Eslovênia x Coréia, Croácia x Camarões e Grécia x Líbano. O Brasil só entra em quadra amanhã, para pegar o Líbano.

domingo, 13 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 13.07


BASQUETE-
Sem "contundidos" da NBA, Brasil busca vaga olímpica no basquete

Missão duríssima para nosso basquete masculino. Sem participar de uma Olimpíada, desde 1996, a seleção tenta uma das 3 vagas no Torneio Pré-Olímpico da Grécia, que começa nesta segunda-feira. A situação ficou pior ainda com os desfalques dos jogadores que atuam na NBA, a liga profissional norte-americana. Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão pediram dispensa por contusões. Além deles, outros 3 bons jogadores também alegaram contusões: Paulão, Valtinho e Guilherme. Sem o time titular, o espanhol Monsho Monsalve, que estréia no comando técnico, juntou o que sobrou na preparação da equipe.
O time titular do Brasil deve ter o armador Marcelinho Huertas, os alas Marcelinho Machado e Alex, os pivôs Tiago Splitter e Murillo. No banco : os armadores Duda e Fúlvio, os alas Marcus e Jonathan, além dos pivôs João Paulo, Rafael Baby e Ricardo Probst. Na semana passada, o Brasil disputou o Torneio de Acrópolis e até surpreendeu, vencendo a Croácia e fazendo jogos equilibrados contra Austrália e Grécia.
A estréia do Brasil será dia 15, terça -feira contra o Líbano. A vitória é possível. Na quarta -feira, dia 16 enfrentamos a vice-campeã mundial e dona da casa Grécia. Com uma derrota, o Brasil sairá em segundo do grupo e fará um jogo de tudo ou nada nas quartas-de-finais provavelmente contra a Alemanha, uma seleção de nível médio, mas que conta com um fora-de-série, Dirk Nowitzki, um dos maiores ídolos da NBA. Se perder, by by Olimpíada. Se vencer, o Brasil parte para as semifinais e terá que vencer mais um jogo. Além da Grécia, outras fortes seleções estarão disputando este Pré-Olímpico como Croácia, Canadá, Porto Rico e Eslovênia. No feminino, o Brasil conseguiu a classificação, mas eram 5 vagas e o nível dos adversários não tão alto.

VÔLEI- GIBA RETORNA E BRASIL VENCE A FRANÇA COM FACILIDADE
No retorno dos titulares, o Brasil bateu a França por 3 sets a 0, pela Liga Mundial, em Belo Horizonte. Neste domingo, as equipes voltam a se enfrentar. A novidade será o retorno de outro titular que enfrentou problema de contusão: Rodrigão.

NATAÇAO- FABÍOLA MOLINA QUEBRA RECORDE SUL-AMERICANAA experiente nadadora venceu os 100 costas, no Aberto da Croácia, com o tempo de 1min00s79, novo recorde sul-americano

sábado, 12 de julho de 2008

VÔLEI CAMPEÃO E DEFINIÇÃO NO TIRO COM ARCO- 12.07


TIRO COM ARCO- TRAININI É MESMO O INDICADO
O responsável por classificar o tiro com arco brasileiro para a Olimpíada após 16 anos, foi o indicado pela Confederação da modalidade para estar na Olimpíada. O gaúcho de 29 anos, Luis Gustavo Trainini garantiu a vaga no ano passado, num torneio em El Salvador. Nesta semana, ele esteve com a equipe medalha de prata, no Pan do Canadá.
Um técnico italiano foi o responsável pela escolha, após 6 meses de avaliações em treinamentos com outros atletas. No currículo, Trainini tem o título brasileiro indoor de 2006. Agora ele viajará para a Itália, onde treinará por 10 dias, antes dos Jogos Olímpicos.

VÔLEI- BRASIL ARREBENTA CUBA E É HEPTCAMPEÃO DO GRAND PRIX
Se a seleção feminina de vôlei repetir na Olimpíada o que fez no Grand Prix leva o ouro. Nesta madrugada, em mais uma atuação espetacular bateu Cuba por 3 sets a 0, parciais de 25/14, 25/15 e 25/20 em apenas 62 minutos. Novamente Mari foi a maior pontuadora com 17 pontos. O Brasil soma 4 vitórias em 4 jogos, com apenas um set perdido. Neste domingo enfrenta o Japão apenas para cumprir tabela porque o título já está garantido. Porém, vale lembrar que em 2004 o Brasil também venceu o Grand Prix e terminou em quarto na Olimpíada. Mas parece que o retorno de Mari e a entrada de Thaísa no meio-de-rede deram outra cara e atitude para a seleção. Sempre considerei José Roberto Guimarães um ótimo técnico e acredito no potencial desta seleção. Apenas a Rússia, das seleções consideradas favoritas na Olimpíada, não disputou o Grand Prix

NATAÇÃO- CIELO QUEBRA RECORDE SUL-AMERICANO
César Cielo superou seu recorde sul-americano nos 50 livres durante disputa na Universidade Georgia Tech, em Atlanta. Ele fez o tempo de 21s75. O tempo anterior era de 21s84, obtida no Pan 2007. Mesmo com o recorde, Cielo foi prata na prova, atrás do francês Frederick Bousquet, com 21s53. O recorde mundial pertence ao australiano Eamon Sullivan com o tempo de 21s28.No domingo, Cielo volta à piscina para a disputa dos 100m livre.

CICLISMO - DEFINIÇÃO DO MOUNTAIN BIKE NO DOMINGO
Será disputada neste domingo em São Bento do Sul, Santa Catarina, a terceira e última seletiva do mountain bike brasileiro para a Olimpíada. Os favoritos a ficarem com as duas vagas são Jaqueline Mourão e Rubens Donizete, vencedores das duas primeiras etapas.

FUTEBOL- EMPATE COM O CANADÁ
Mais uma vez a seleção feminina mostrou que depende totalmente do trio Marta,Cristiane e Daniela Alves. Sem elas, a seleção apenas empatou o amistoso contra o Canadá, em Toronto, por 1 a 1. O gol brasileiro foi marcado por Raquel. A seleção ainda fará dois amistosos nos Estados Unidos, dias 13 e 16.

HIPISMO- RODRIGO ESCALA A EQUIPE DE SALTOS
Apesar da definição oficial dos 4 saltadores para a Olimpíada só acontecer dia 21 de julho, nosso principal cavaleiro Rodrigo Pessoa já adiantou que ele, Bernardo Alves e Doda Miranda estão garantidos. A última vaga está entre Pedro Venis e Camilla Mazza. Em Estoril, no Global Champions Tour vitória de Doda Miranda, com Bernardo Alves em segundo.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

VÔLEI PERTO DO TÍTULO DO GRAND PRIX- 10/07


VÔLEI- BRASIL E CUBA DECIDEM O TÍTULO DO GRAND PRIX
Nesta madrugada a seleção feminina conseguiu a terceira vitória na fase final do Grand Prix ao superar a China por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 25/16, 21/25 e 25/18. Mari novamente foi a maior pontuadora com 19 pontos. O fundamento de maior destaque foi o bloqueio, responsável por 17 pontos. Cuba venceu os EUA por 3 sets a 2 e assim como o Brasil acumula 3 vitórias. Hoje, sexta, às 23h30 as duas equipes se enfrentam na abertura da quarta rodada e quem vencer praticamente garante o título, principalmente se a vitória for brasileira, já que na última rodada nosso adversário será o Japão

GINÁSTICA- DIEGO TOMA DECISÃO CERTA
Diego Hipólito anunciou que só disputará a prova de solo na Olimpíada de Pequim, abrindo mão dos demais aparelhos, inclusive do salto sobre o cavalo. Diego é bicampeão mundial no solo e uma das maiores esperanças da primeira medalha da história da ginástica brasileira. Disputando só o solo, evitará correr mais riscos no aspecto físico.

ATLETISMO- BRASIL PARTICIPARÁ DE 3 REVEZAMENTOS EM PEQUIM
A Iaaf anunciou que o Brasil estará representado nos revezamentos 4x100 masculino e feminino e 4x 400 feminino. Com excessão do revezamento 4x100 masculino, os outros só terão os atletas definidos em 20 de julho, último dia para obtenção de índices. O atletismo será o esporte brasileiro que mais levará atletas. Até o momento são 36 classificados.

HANDEBOL- AMISTOSOS CONTRA A ARGENTINA
Depois de vencer dois jogos contra Angola, a seleção feminina de handebol encara a Argentina, nesta sexta e sábado, no Paraná. A seleção adversária tem nível bem abaixo da nossa. Após os jogo, o técnico Juan Oliver convocará 16 atletas para o Torneio da França, quando enfrentaremos 3 fortes adversários: Rússia, Noruega e França. A Rússia inclusive será nossa adversária na Olimpíada.

FUTEBOL- FIFA TOMA POSIÇÃO
A Fifa anunciou que os clubes europeus são obrigados a liberarem os jogadores com idade até 23 anos para a Olimpíada. Assim o Brasil poderá contar com Diego e Rafinha, que estavam ameaçados. Já para os que tem mais de 23 anos, a Fifa pediu para que o "espírito olímpico" fosse respeitado, mas os clubes não são obrigados a libera-los

ATLETISMO- BRASILEIRAS NA GRÉCIA
Gisele de Oliveira enfrentou fortes adversárias no Meeting de Tessalônica, na Grécia e terminou em sexto lugar no salto triplo. Já no lançamento do disco, a veterana Elisângela Adriano foi a oitava e penúltima.


VÔLEI- O RETORNO DE GIBA
O principal jogador da família Bernardinho volta a quadra após se recuperar de contusão, neste sábado contra a França, em Belo Horizonte pela Liga Mundial.

RESULTADO DA ENQUETE
Eu perguntei quem tem mais chances de medalha para o Brasil no hipismo: o campeão olímpico Rodrigo Pessoa foi o mais votado com 30%. Em segundo lugar ficou a equipe de saltos com 26%. Álvaro Afonso teve 15%; outro atleta e Bernardo Alves 7%; nenhuma medalha, adestramento e Rogério Clementino 3%.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 10.07


VÔLEI- RUMO AO TÍTULO DO GRAND PRIX
A seleção brasileira feminina conseguiu nesta madrugada uma brilhante vitória sobre a Itália, por 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/17 e 25/23 no Grand Prix. Ontem, o Brasil havia batido os EUA também por 3 a 0. Nas últimas competições, a Itália era uma pedra no caminho brasileiro. Desta vez, nossa seleção não deu a menor chance as adversárias, que haviam perdido apenas um jogo na fase de classificação. Mari foi novamente o destaque, acabando a partida como a maior pontuadora. O Brasil lidera a fase final do Grand Prix junto com Cuba, que bateu a China por 3 a 1. Hoje, a meia-noite o terceiro jogo do Brasil exatamente contra as chinesas. Se vencer, o Brasil luta pelo título contra Cuba, na sexta-feira.

BASQUETE- DERROTA NO ÚLTIMO JOGO ANTES DO PRÉ-OLÍMPICO
Depois de vencer a forte Croácia na terça, nesta quarta nossa seleção masculina perdeu da Austrália, no torneio de Acrópolis, por 89 a 84. Assim terminou com duas derrotas e uma vitória. A campeã foi a Grécia, vencedora dos 3 jogos. Segunda-feira, o Brasil estréia no Pré-Olímpico contra o Líbano.

FUTEBOL- SELEÇÃO FEMININA JOGA AMISTOSO CONTRA O CANADÁ
Nesta quinta-feira o Brasil faz um primeiro amistoso contra as canadenses, seleção de nível médio, na preparação para os Jogos Olímpicos. O técnico Jorge Barcelos vai usar este e outro jogo contra os Estados Unidos para definir quem irá a Pequim. A zagueira Juliana, capitã em Athenas 2004 tenta mostrar recuperação de contusão para poder estar no grupo na vaga de Aline, afastada por contusão no joelho.

VÔLEI- NALBERT QUASE FORA DE PEQUIM
Aos poucos, o técnico Bernardinho vai fechando o grupo de 12 jogadores para a Olimpíada. Para o próximo final-de-semana, nos jogos contra a França, Nalbert e Sidão foram afastados. O treinador deve levar a Pequim, a base do grupo campeão de tudo nos últimos 4 anos. A única dúvida permanece sendo Rodrigão. Se não mostrar boa recuperação de contusão pode perder a vaga para Éder.

JUDÔ- Os 13 judocas brasileiros que irão a Pequim treinarão até 22 de julho em seus clubes. Dia 23 está marcada a viagem. Até 3 de agosto, a equipe fará aclimatação no Japão, seguindo depois para a Vila Olímpica.

GINÁSTICA RÍTMICA- COPA DO MUNDO ANTES DE PEQUIM
A seleção brasileira de ginástica rítmica viajou para a Europa e disputará a Copa do Mundo da Bulgária, de 22 a 25 de julho. A convocação das seis atletas para Pequim ainda não foi feita. Fazem parte da seleção brasileira permanente as atletas: Nicole Muller, Nickolle Abreu, Natália Peixinho, Marcela Menezes, Launa Faro, Luisa Matsuo, Thanie Montavanelli e Daniela Leite.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

RESUMO OlÍMPICO 09.07




Menos de um mês para a Olimpíada. Nossa delegação já quebrou o recorde de outras edições, com 272 atletas classificados até o momento. Apenas o atletismo e o basquete masculino podem ampliar nossa delegação. Vamos a nossa atualização das quartas-feiras. Definidos nesta semana os representantes no CCE, Novidades também no adestramento Confira também as tabelas dos esportes coletivos.


ATLETISMO- 35 atletas até agora.
MASCULINO- 20 atletas: Vicente Lenilson e José Carlos Moreira (100m), Bruno Lins e Sandro Viana (200m), Fernando Pereira ( 400 metros) , Fabiano Peçanha e Kléberson Davide ( 800 metros), Hudson Souza ( 1500 metros) Anselmo Gomes ( 110 com barreiras), Mahau Suguimati ( 400 com barreiras), Jeferson Sabino e Jadel Gregório ( salto triplo), Jessé Lima ( salto em altura), Fábio Gomes (salto com vara), Franck Caldeira, José Teles de Souza e Marílson Gomes (maratona), José Alessandro Bagio (marcha atlética de 20km), Mário José dos Santos ( marcha atlética de 50km) e Carlos Chinin ( decatlo)

FEMININO- 15 atletas: Lucimar Moura ( 100 metros), Evelyn Carolina ( 200 metros), Maria Almirão ( 400 metros) Zenaide Vieira ( 3000 com obstáculos), Lucimar Teodoro ( 400 com barreiras) Maíla Machado ( 110 com barreiras) Lucimara Silvestre (heptatlo), Fabiana Murer (salto com vara) Gisele Lima (salto triplo), Maurren Maggi e Keila Costa (salto em distância), Elisangela Adriano ( arremesso do disco), Alessandra Resende ( dardo) Tânia Spindler (marcha atlética 20km) e Marily dos Santos ( maratona)

BASQUETE- Feminino classificado ( 12 atletas) . Faltam definir as atletas. Na primeira fase o Brasil joga contra a Coréia ( dia 9), Austrália ( dia 11), Letônia ( dia 13), Rússia dia 15) e Bielorrússia ( dia 17). Masculino disputa o Pré-Olímpico de 14 a 20 de julho na Grécia. A disputa é por 3 vagas.

BOXE- 6 classificados: Washington Silva, Everton Lopes, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Myke Carvalho e Paulo Carvalho

CANOAGEM- Niválter Santos na canoa 500 metros.

CICLISMO- 5 vagas. Na estrada Murillo Fischer, Luciano Pagliarini e Janildes Fernandes. Faltam definir os 2 do mountain bike. Rubinho e Jaqueline Mourão devem ser os classificados.

ESGRIMA- 2 atletas : Renzo Agresta e João Souza

FUTEBOL- Masculino e feminino classificados. Cada equipe levará 18 atletas. No masculino os convocados são: Goleiros- Renan e Diego Alves; Laterais- Rafinha, Ilsinho e Marcelo; Zagueiros- Breno, Alex Silva e Thiago Silva; Volantes- Lucas, Anderson e Hernanes; Meias- Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Diego; atacantes- Robinho, Alexandre Pato, Jô e Rafael Sobis. No masculino o Brasil enfrenta na primeira fase Bélgica, China e Nova Zelândia. O feminino pega Alemanha, Nigéria e Coréia do Norte.

GINÁSTICA ARTÍSTICA- No masculino Diego Hipólito. No feminino Jade Barbosa, Daiane dos Santos, Ana Claúdia Silva, Daniele Hypólito e Laís Souza. Falta a última integrante da equipe feminina.

GINÁSTICA RÍTMICA- equipe com 6 atletas, ainda indefindida

HANDEBOL- Masculino ( foto) e Feminino classificados ( 14 atletas cada) A seleção masculina encara a França ( dia 10), Croácia ( dia 12), Polônia ( dia 14), China ( dia 16) e Espanha ( dia 18). No feminino, o Brasil pega a Alemanha ( dia 9), Hungria ( dia 11), Rússia ( dia 13), Coréia do Sul ( dia 15) e Suécia ( dia 17).

HIPISMO- No adestramento Rogério Clementino, Leandro Aparecido e Luisa Almeida. No Concurso Completo de Equitação : André Paro, Fabrício Salgado, Jeferson Sgnaolin, Marcelo Tosi e Saulo Tristão. Falta definir a equipe de saltos com 4 atletas.

JUDÔ- 13 judocas : Ligeiro- Sarah Menezes e Denilson Lourenço, Meio-Leve- Érika Miranda e João Derly, Leve - Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro, Meio-Médio- Danielli Yuri e Tiago Camilo, Médio- Mayra Aguiar e Eduardo Santos, Meio-Pesado- Edinanci Silva e Luciano Corrêa, Pesado- João Gabriel Schlittler .

LEVANTAMENTO DE PESO- uma vaga. Bruno Brandão e Wellison Silva disputam a vaga. Definição pode acontecer em uma semana.

LUTAS- 1 vaga- Rosângela Conceição

MARATONAS AQUÁTICAS- 3 vagas: Poliana Okimoto, Ana Marcela Cunha e Alan do Carmo.

NADO SINCRONIZADO- Dueto com Nayara Figueiredo e Lara Teixeira

NATAÇÃO- 24 atletas : Cesar Cielo ( 50 e 100 livre e 4x100 livre ) Nicholas Santos ( 50 livre), Thiago Pereira ( 200 medley, 400 medley e 4x100 medley), Guilherme Guido (100 costas), Rodrigo Castro ( 200 livres) Lucas Salatta ( 200 costas), Henrique Barbosa e Felipe França ( 100 peito), Kaio Marcio ( 100 e 200 borboleta) Gabriel Mangabeira ( 100 borboleta), Nicolas Oliveira ( 4x100 livre), Eduardo Deboni ( 4x100 livre), Fernando Silva ( 4x100 livre), Philip Cameron ( 4x200 livre) Fabíola Molina ( 100 costas e rrev 4x100 medley), Joana Maranhão ( 400 medley), Daynara Ferreira, Gabrielle Silva (100 borboleta e rev 4x100 medley) e Flávia Delaroli ( 50 livre e rev 4x100), Tatiana Lemos ( rev 4x100 livres e 4x100 medley), Monique Ferreira ( 4x100 livres), Michelle Lenhardt ( 4x100 livres), Juliana Kury ( reserva rev 4x100 livres), Tatiane Sakemi ( 4x100 medley no peito).

PENTATLO MODERNO- uma vaga com Yane Marques.

REMO- 6 atletas : Anderson Nocetti no Single Skiff, Thiago Gomes e Thiago Almeida no double skiff, Fabiana Beltrami no single skiff, Camila Carvalho e Luciana Granato no double skiff peso leve.

SALTOS ORNAMENTAIS- 4 atletas: Cesar Castro no trampolim de 3 metros, Juliana Veloso , Cassius Duran e Hugo Parisi na plataforma.

TAEKWONDO- 3 atletas : Marcio Venceslau, Natalia Falavignia e Débora Nunes.

TENIS- 4 atletas: Marcos Daniel e Thomas Bellucci no individual. Marcelo Melo e André Sá nas duplas

TÊNIS DE MESA- 4 atletas- Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Hugo Hoyama no masculino. Mariany Nonaka no feminino

TIRO COM ARCO- uma vaga obtida. Nome indefinido.

TIRO ESPORTIVO- duas vagas : Stenio Yamamoto na pistola 50 metros e Júlio Almeida na Pistola de Ar 10 metros, pistola livre 50 metros e pistola de tiro rápido 25 metros.

TRIATLO- 2 atletas: Reinaldo Colucci e Mariana Ohata.

VELA- 12 atletas. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada. Na 49er, André Fonseca e Rodrigo Duarte. Na classe 470, Fábio Pillar e Samuel Albrecht. Na 470 feminina, Isabel Swan e Fernanda Oliveira. NA RS;X masculina, Ricardo Winick, o Bimba. NA RS:X feminina, a classificada é Patrícia Freitas. Na Finn, Eduardo Couto. Na Laser, Bruno Fontes.

VÔLEI- seleções masculina e feminina (12 atletas cada) confirmadas. A masculina está no grupo B e enfrentará Polônia, Sérvia, Alemanha, Egito e Rússia. A feminina pegará na primeira fase do grupo B, Cazaquistão, Argélia, Sérvia, Itália e Rússia.

VÔLEI DE PRAIA- 8 atletas- Etapa da França nesta semana define a segunda vaga brasileira no masculino. A disputa é entre Pedro/Harley e Marcio/ Fabio Luis. A primeira é de Ricardo/ Emanuel. No feminino estão garantidas Juliana/ Larissa e Renata/Talita.