Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: ÉLORA PATTARO- ESGRIMA



Esta semana minha entrevistada é a esgrimista Élora Pattaro. Aos 26 anos, ela já tem uma Olimpíada no currículo, em 2004. Antes, em 2002, foi vice-campeã mundial sub-17. Depois, abandonou o esporte devido a rotina de treinos e falta de apoio. Retornou após 6 anos e na semana passada conquistou o ouro no sul-americano, no sabre. Elora respondeu a 6 perguntas.

1- Como você avaliou o seu desempenho na conquista do título sul-americano? Como foi a final contra outra forte atleta brasileira, a Karina Lakerbai?

Eu estava num bom dia e bem focada. Fiquei bem feliz, porque o desempenho mostrou que o treinamento está surtindo efeito e que ainda tenho muito pra crescer. A final foi equilibrada. Exige sempre bastante concentração competir com alguém que conheço e  que me conhece em termos de estilo de jogo.

2- O que a fez voltar a esgrima após 4 anos de ausência e como se sente hoje com a rotina do esporte?

Fiquei quase 6 anos fora. Foi uma confluência de fatores. Senti saudades, estava num momento da vida que permitiu o retorno, me senti bem recebida pelo pessoal do treino, técnicos e ex-colegas, tive um empurrãozinho do Renzo Agresta ( principal atleta brasileiro do sabre), e é claro que a Olimpíadas no Brasil e a perspectiva de apoio para um treinamento sério ajudaram.

3- A esgrima feminina brasileira tem apresentado alguns nomes de destaque como você, Cléia Guilhon, Karina Lakerbai e Taís Rochel. O que falta para conseguirmos ter uma atleta entre as 50 melhores do mundo?

Precisamos de apoio conjunto de patrocinadores e COB para poder nos dedicar aos treinos no exterior, nos países onde se concentram as melhores atletas.

4- O que você como atleta sente de mudança na esgrima brasileira com o apoio da Petrobrás? Ou não mudou nada?

Virou de ponta cabeça. Foi um passo gigantesco, porque o esporte vira parte da vida profissional. Podemos nos dedicar com a perspectiva de crescer, de poder planejar um crescimento. O patrocínio da Petrobrás é fantástico. Ainda assim, precisamos de mais apoio para poder fazer estágios de treinamento ou ficar em definitivo no exterior.

5- Pelo fato do Brasil ser sede da Olimpíada, poderá inscrever atletas em todas as armas. Isso serve de motivação maior para a atleta?

Temos um número de vagas garantidas, mas que não serão suficientes para todos os atletas e armas. Precisaremos nos dedicar da mesma forma, porque as vagas só serão decididas mais para frente.

6- Quanto você treina por dia  e quais seus patrocinadores?

Em geral 4 horas por dia, todos os dias. Por hora apenas o patrocínio da Petrobrás. Todo apoio extra será bem vindo...

Nenhum comentário: