Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MOMENTOS HISTÓRICOS DO ESPORTE BRASILEIRO: GUGA CAMPEÃO EM ROLAND GARROS 1997

Hoje é a vez de relembrar um dos maiores momentos do tênis brasileiro, a conquista do 1º dos 3 títulos de Gustavo Kuerten em Roland Garros. Até então, Guga tinha como grande conquista um challenger em Curitiba. Passar das duas primeiras rodadas no torneio francês, já seria um ótimo resultado pois a partir daí teria como adversários, ex-campeões do torneio francês e que estavam entre os melhores do mundo. Mas em uma das semanas mais espetaculares do esporte brasileiro, o catarinense assombrou o mundo com seu jogo e  atropelou todos os favoritos. Confira a campanha:

Guga estreou com vitória sobre o checo Slava Dosedel  número 73 do mundo por 3 a 0, com direito a 6/0 no primeiro set. O 2º jogo foi contra Jonas Bjorkman, sueco que estava entre os 30 melhores do mundo. Guga venceu por 3 a 1.

Na 3º rodada um especialista em saibro e campeão em 1995, o austríaco Thomas Muster, número 5 do ranking mundial. Guga fez uma partida brilhante e venceu por 3 sets a 2, sendo que chegou a estar perdendo por 3 a 0 no 5º set.

O 4º jogo foi contra Andrei Medvedev da Ucrânia, número 20 do mundo e que havia vencido o Super 9 de Hamburgo semanas antes. O jogo começou em um dia e terminou no outro devido ao horário. Vitória de Guga novamente por 3 sets a 2.

Nas quartas de finais outro campeão de Roland Garros, o russo Yevgeny Kafelnikov que havia vencido em 1996.  Num jogo histórico, Guga novamente fez 3 a 2, sendo que chegou a estar perdendo por 2 a 1. No 4ª set, Guga fez 6 a 0. O 5º set foi dramático, mas deu Brasil.

Depois de passar por Muster e Kafelnikov, Guga enfrentou na semifinal o modesto belga Filip Dewulf, apenas o número 122 do mundo. Apesar de perder um set, o brasileiro fez 3 a 1.

Na final, podemos dizer que foi o jogo mais fácil da campanha de Guga: 3 a 0 em Sergi Bruguera da Espanha, outro rei do saibro, com 2 títulos de Roland Garros em 1993 e 1994.
A extinta Tv Manchete transmitiu os jogos decisivos. Acompanhe os momentos finais da partida de Guga contra Bruguera e a premiação do brasileiro.







Nenhum comentário: