Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

RAIO X DO ESPORTE BRASILEIRO EM LONDRES: JUDÔ

NOTA 8,5 : Ouro com Sarah Menezes e 3 bronzes:Rafael Silva, Felipe Kitadai e Mayra Aguiar
Excelente a participação do judô brasileiro em Londres. Voltamos a ter um ouro olímpico, fato que não ocorria desde 1992. Conquistamos 4 medalhas, marca que nunca tínhamos obtido em uma edição de Olimpíada. E repetimos o desempenho do mundial de 2011 com 4 medalhas.  Apesar de termos chances em pelo menos 8 categorias, sonhar com mais de 4 medalhas era utopia.

Quadro de medalhas: a Rússia terminou em 1º com 3 ouros, 1 prata e 1 bronze, seguida por França e Coréia do Sul com 2 ouros. O poderoso Japão teve apenas 1 ouro, 3 pratas e 3 bronzes, seguido por Cuba e Brasil. O processo de escolha dos judocas japoneses para Londres não deu muito certo. Em mundiais, os japoneses costumam ir muito melhor.

MAIOR DESTAQUE: SARAH MENEZES - 48kg-

A piauiense colecionou várias medalhas de prata e bronze no ciclo olímpico, incluindo mundiais, Grand Slam… Não tinha sido ouro nem no Pan de Guadalajara. O OURO estava guardado para a competição mais importante de todas. O primeiro ouro da história do judô feminino. Venceu Van Ngoc do Vietnam, Payet da França, Wu Shugen da China, Van Snick da Bélgica e a ex-campeã olímpica Dumitru da Romênia.

OS OUTROS MEDALHISTAS:


Felipe Kitadai- 60kg- BRONZE- a grande surpresa do Brasil na modalidade. Não era apontado entre os favoritos. Venceu Davaadorj da Mongólia, Majrashi da Arábia e perdeu para Sobirov do Uzbequistão. Na repescagem venceu Choi Gwang da Coréia e Elio Verde da Itália.

Rafael Silva- +100kg-BRONZE-  em toda a campanha não sofreu um golpe sequer. Só perdeu uma luta na bandeira. Estreou vencendo Jonsson da Islândia e  Paskevicius da Lituânia. Perdeu para Michaylin da Rússia na bandeira dos árbitros, mas depois venceu Barna Bor da Hungria e Kim Sung da Coréia do Sul para chegar ao bronze. O russo só perdeu o ouro para Riner da França, o maior astro hoje no judô mundial.




Mayra Aguiar-
78kg- já era previsto que a principal adversária seria a americana Kayla Harrison, para quem Mayra mais havia perdido do que ganhado. Infelizmente as duas se cruzaram na semifinal e deu EUA. Mayra se recuperou e chegou ao bronze. Na campanha, Mayra venceu Mareghini da Tunísia, Pogorzelec da Polônia e Verkerk da Holanda. 

CENA COMOVENTE
Rafaela Silva-
57kg- Venceu Roper da Alemanha na estréia, mas foi desclassificada na 2º luta após aplicar sutilmente um golpe ilegal diante da húngara Karakas. Rafaela ficou estirada no tatame chorando. Estava tão abalada que sequer teve forças para cumprimentar sua adversária. A húngara avançou até perder o bronze. Rafaela tem que mostrar sua força nas próximas competições porque é uma das melhores do mundo, tanto que foi prata no último mundial.

DECEPÇÕES:

Leandro Cunha- 66kg- Ele já foi duas vezes medalhaste em mundiais e perdeu logo na estréia para Zagrodnik da Polônia que avançaria até perder o bronze na repescagem. Era um adversário que dava para vencer.

Leandro Guilheiro-81kg- para o número 1 do ranking mundial, a campanha foi decepcionante. Venceu Ovchinnikovs da Letônia e Attaf de Marrocos. Perdeu para Stevens dos EUA e na repescagem para Nakai do Japão. Nenhum deles foi medalhaste

CAMPANHA DOS OUTROS JUDOCAS BRASILEIROS-


Bruno Mendonça- 73kg- venceu o fraquíssimo Uwase de Ruanda e perdeu para Elmont da Holanda na 2º rodada. O holandês foi até a disputa do bronze, mas perdeu.

Tiago Camilo- 90kg- venceu Gontiuk da Ucrânia, Meloni da Itália, Choriev do Uzbequistão. Perdeu para Song da Coréia que acabou sendo ouro. Na disputa do bronze, Tiago perdeu para Iliadis da Grécia. Esta categoria é uma das mais equilibradas.

Luciano Correa-
100kg- venceu Kone de Mali e perdeu para Henk Grol da Holanda, o mesmo adversário que o havia eliminado na Olimpíada de Pequim. O holandês acabou com o bronze. Luciano deu  azar no sorteio.

Érika Miranda- 52kg- perdeu logo na estréia para Kim Kyung da Coréia do Sul que perdeu na disputa da repescagem do bronze.

Mariana Silva- 63kg-  a atleta que tinha o pior ranking dentre os 14 judocas brasileiros teve que enfrentar uma fortíssima adversária logo na estréia e perdeu para Lili Xue da China, que acabaria com a prata olímpica. 

Maria Portela-
70kg- perdeu na estréia para Yuri Alvear da Colômbia, que acabaria com a medalha de bronze. 

Maria Suelen- +78kg- fez uma brilhante Olimpíada. Venceu Mondiere da França, Cheikh da Turquia e perdeu para Sugimoto do Japão. Foi para a repescagem. Ganhou de Issanova do Casaquistão. Deveria ter enfrentado Ortiz de Cuba, mas a cubana acabou vencendo Tong da China, um mito do judô, que era quase imbatível. Uma zebra.  O resultado jogou Tong para pegar Suelen e aí a chinesa não ia perder duas lutas seguidas. Sugimoto acabou com a prata.

ESPERANÇAS PARA 2016-
Sarah tem apenas 22 anos, Rafael Silva 25, Mayra Aguiar 21 anos, Kitadai 23. Leandro Guilheiro ainda tem mais uma Olimpíada. É uma modalidade que o Brasil está tranqüilo para a Olimpíada no Rio.

Nenhum comentário: