Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 12 de junho de 2012

OS ADVERSÁRIOS: VÔLEI MASCULINO



A seleção brasileira, ouro em 2004 e prata em 2008 vai em busca da 3º medalha olímpica consecutiva em Londres. E estamos novamente  entre os favoritos. Neste ciclo olímpico conquistamos mais um título mundial em 2010. Fomos campeões da Liga Mundial em 2009 e 2010, vice em 2011. A única atuação abaixo dos padrões Bernardinho foi na Copa do Mundo de 2011. Ficamos em 3º mas garantimos a vaga olímpica. Somos líderes do ranking mundial. Neste ano de 2012 começamos oscilando na Liga Mundial com duas derrotas para a Polônia e uma para o Canadá. Mas o time ainda está longe da melhor forma física e continua incompleto. 


Pelo critério da Federação Internacional de dividir os times pelo ranking, mas colocando a Grã-Bretanha como cabeça de chave, o Brasil caiu num grupo complicado na Olimpíada, assim como já havia ocorrido no feminino. Iremos pegar 4 pedreiras: Rússia, EUA, Sérvia e Alemanha. O único adversário tranquilo é a Tunísia. O outro grupo é bem mais light com  Grã-Bretanha, Itália, Polônia, Argentina, Bulgária e Austrália. O lado positivo é que mesmo se terminarmos em 4º lugar, pegaremos um adversário mais fraco no mata-mata. Búlgaros, italianos e argentinos são nossos fregueses nos últimos anos. Só os poloneses nos venceram na Liga Mundial, mas também são fregueses em mundiais e Olimpíadas. A curiosidade do torneio olímpico deste ano é a ausência de asiáticos. Nem China, nem Japão, nem Coréia estarão presentes. A vaga foi ocupada pela Austrália.

Confira os adversários da nossa seleção masculina em Londres


FAVORITOS AO OURO ALÉM DO BRASIL

RÚSSIA- número 2 do ranking mundial. Para mim, o principal adversário. Perdemos a final da Liga Mundial em 2011, mas vencemos os russos por 3 a 0 na Copa do Mundo do Japão 2011. Mesmo assim nessa competição, acabaram campeões. Também foram vice da Liga Mundial 2010 e campeões da Copa do Mundo 2011. Bronze na última Olimpíada.

EUA- número 6 do ranking- Americano jogando vôlei em Olimpíada tem que ser respeitado. Atuais campeões olímpicos, quando também chegaram sem ser favoritos, derrotaram o Brasil na final em Pequim. Também nos derrotaram na última Copa do Mundo. Somam 3 ouros em Olimpíadas. No mundial 2010 foram apenas 6º. Ganharam a vaga para Londres vencendo o Pré-Olímpico continental.

PODEM SURPREENDER


POLÔNIA- número 4 do ranking mundial. Conquistaram brilhantemente a vaga olímpica com o vice na Copa do Mundo 2011.Foram 3º na Liga Mundial 2011 e estão entre os favoritos para o título de 2012. Só foram mal no mundial 2010, terminando em 13º. Já nos venceram duas vezes este ano. Mas em competições importantes são fregueses. Perderam do Brasil nas duas últimas Olimpíadas, no último mundial e na Copa do Mundo.

ITÁLIA- número 3 do ranking mundial. Novamente vão em busca do inédito ouro olímpico. Desta vez com uma seleção mais forte do que em 2008. Conquistaram a vaga olímpica após vencerem o Pré-Olímpico europeu. Foram 4º tanto no último mundial que sediaram, como na Olimpíada de 2008. Nas duas ocasiões cairam diante do Brasil na semifinal. Nos venceram na Copa do Mundo 2011.

SÉRVIA
- número 7 do ranking mundial. O grande resultado neste ciclo olímpico foi o bronze no mundial 2010. Também foram bronze na Liga Mundial 2010 e prata em 2009.  Ficaram em 5º na última Olimpíada e 8º na Copa do Mundo.  Os sérvios obtiveram a vaga olímpica jogando o Pré-Olímpico sem europeus, só asiáticos e seleções mais fracas das Américas. Apesar do mal desempenho na Copa do Mundo, chegaram a vencer o Brasil na competição.

ALEMANHA-
número 13 do ranking mundial. Os alemães eliminaram Cuba da Olimpíada, ao vencer o Pré-Olímpico no último final de semana. Já tinham ido muito bem no Pré-Olímpico europeu com o vice campeonato, atrás da Itália, mas a frente da Sérvia e Bulgária. Foram 8º no mundial 2010,   eliminados pelo Brasil. Deram muito azar na definição dos grupos

ARGENTINA- número 8 do ranking mundial. Evoluiu muito nos últimos anos, dando trabalho a seleção brasileira em competições continentais. Ficaram em 4º na Liga Mundial 2011 e 9º no mundial 2010.


BULGÁRIA- número 9 do ranking mundial. Desde a década de 80 em que acompanho os búlgaros, oscilam demais. Num grande dia são capazes de vencer o Brasil e no dia seguinte perderem para uma Austrália, por exemplo. Foram 5º na última Olimpíada e 7º no mundial 2010

VÃO FAZER NÚMERO


AUSTRÁLIA- número 22 do ranking mundial. Foi 19º no mundial 2010. Surpreendeu a todos ao conquistar a vaga ASIÁTICA, no Pré-Olímpico. Superou equipes mais fortes como Irã, Japão, China e Coréia.

TUNÍSIA - número 18 do ranking mundial. Conquistou a vaga olímpica ao vencer o Pré-Olímpico asiático. Foi 20º no mundial 2010, inclusive perdendo do Brasil na fase de classificação. Se caísse no grupo da Grã-Bretanha ou da Austrália poderia sonhar com uma vitória, mas na chave que está, sem chance.

SACO DE PANCADAS


GRÃ-BRETANHA- número 92 do ranking mundial. Não preciso comentar mais nada.

Um comentário:

Rafael disse...

acho uma sacanagem deixar uma seleção boa fora como por exemplo CubA e dar vaga para os britânicos....Mas sei lá,o público de lá quer ver seu país... enfim...