Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 14 de junho de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- GEISA ARCANJO- ARREMESSO DE PESO



O Brasil terá uma representante na Olimpíada na prova de arremesso de peso. É a jovem Geisa Arcanjo, de apenas 20 anos, que fez o índice de 18m84 na Ibero Americano na última semana. Com esse resultado, ela seria 8º no mundial de Daegu no ano passado, o que lhe dá esperanças de buscar uma final olímpica. Geisa respondeu a 6 perguntas.

1) Aos 20 anos, você acreditava que podia se classificar para a Olimpíada?
Bom, na verdade nunca deixei de acreditar que conseguiria. Os treinos mostraram para mim e para meu técnico que ir para Londres era uma realidade possível e foi isso que aconteceu.

2) Depois da Elisângela Adriano, não tivemos nenhum grande destaque no arremesso de peso. O que falta para esta prova do atletismo ter mais praticantes no Brasil?
Talvez a popularidade não só dessa prova, mas  de toda a área de arremesso e lançamentos não seja uma das melhores e por incrível que pareça a falta de interesse muitas vezes ocorre porque as pessoas não sabem do que se trata o arremesso do peso, o lançamento do disco, o lançamento do dardo, etc. E também porque trabalhar uma prova técnica exige muito mais de um profissional do que algumas outras áreas do atletismo.


3) Como foi seu treinamento para o Ibero Americano. Você estava confiante para conseguir o índice nesta competição?
Meu treinamento estava com foco em arremessar acima dos 18 metros. Se o índice saísse seria uma consequência, mas eu sabia que era possível. Na verdade se não fosse nessa competição, eu teria apenas mais uma chance, no Troféu Brasil.


4) Como você começou no arremesso de peso? Você também pretende ou já pratica o LANÇAMENTO DO disco também?
 Comecei no atletismo em uma escolinha de iniciação na minha cidade natal (São Roque/SP) onde conforme você vai se destacando em algumas provas nos treinamentos já é direcionado para as mesmas. Treinei lá durante 7 meses e depois de um teste na capital de São Paulo fui chamada para integrar o Centro de Excelência Esportiva localizado no Ibirapuera. Lá nasceu minha grande paixão pelo arremesso do peso.  Já fui lançadora de disco, mas quando se quer resultados a nível mundial deve-se treinar e dedicar-se a apenas a uma prova.

5) Qual é seu ídolo no atletismo?

A arremessadora alemã Astrid Kumbernuss.

6) Como é o treinamento de um atleta de arremesso de peso?

O treinamento é dividido entre treinos técnicos e musculação, arremessamos com vários pesos, não somente com os que usamos em competição. Os treinamentos duram aproximadamente 4 horas por dia e acontecem de segunda à sábado.

Nenhum comentário: