Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS ADVERSÁRIAS- FUTEBOL FEMININO




Antes do início do torneio de futebol feminino nas duas últimas Olimpíadas, podíamos apontar 3 favoritos ao ouro:  Estados Unidos, Alemanha e Brasil. As demais seleções estavam em nível inferior. Para Londres 2012 o equilíbrio de forças é muito maior e podemos citar 6 equipes  com chances de brigar pelo ouro: Japão, EUA, Suécia, França, Grã-Bretanha e Brasil.

A  poderosa Alemanha, campeã olímpica em 2004 não estará presente em 2012. Uma surpreendente derrota nas quartas-de-finais do mundial 2011 não só tirou as alemãs da competição, como também da Olimpíada, pois o continente europeu só pode ter 3 classificados ( ao contrário do polo-aquático, handebol...). Assim, as vagas européias ficaram com o país sede, Suécia e França. Achei esse critério um ABSURDO. Nas outras edições olímpicas, sempre houveram torneios Pré-Olímpicos de repescagem. O próprio Brasil se garantiu em 2008 dessa forma. Nem Pré-Olímpico europeu teve.

NOSSA SELEÇÃO está dando medo nesses últimos tempos. Se após a prata em 2008, as meninas lamentaram a perda do ouro pois tinham melhor equipe que as americanas, chegar a prata agora será um RESULTADO MARAVILHOSO. No mundial 2011 passamos da 1º fase sem apresentar um grande futebol e caímos nas quartas para os Estados Unidos nos penais. Trocamos de técnico com o retorno de Jorge Barcelos ( prata em Pequim 2008) e daí em diante os resultados pioraram ainda mais. Aos trancos e barrancos vencemos em dezembro o Trofeu Cidade de São Paulo, diante da Dinamarca que nem classificada para a Olimpíada está. Neste ano, fomos goleados por EUA e Japão, em torneios amistosos. Nesta última semana vencemos Canadá e Colômbia sem convencer. Não revelamos mais nenhuma grande jogadora e a artilheira Cristiane vive péssima fase. Marta terá que ser mais fenomenal ainda para conduzir o time a 3º medalha olímpica consecutiva

Vamos a análise das seleções adversárias do BRASIL 

BRIGAM POR MEDALHA

JAPÃO- Virou uma potência após surpreender com o título mundial em 2011 e a eleição de Sawa como melhor do mundo.  Conseguiu a vaga com o título do Pré-Olímpico asiático

ESTADOS UNIDOS- O país mais tradicional do futebol feminino. Mesmo em fase ruim, as americanas costumam se superar em jogos mata-mata. Que o diga o Brasil na final olímpica de 2008 e mundial 2011. Atuais vice-campeões mundiais. Campeãs olímpicas em 1996, 2004 e 2008.

GRÃ-BRETANHA- Fez uma ótima campanha na 1º fase do mundial 2011, inclusive derrotando o Japão, futuro campeão.  Só caiu nos penais para a França nas quartas. Em 2009 foi vice-campeã européia, só perdendo para a Alemanha. O fato de jogar em casa pode ser o empurrão final para uma medalha olímpica.

SUÉCIA- No mundial 2011 apresentou um futebol muito bonito de se assistir. Eu apostava no título das suecas. Pararam na semifinal diante do Japão e conquistaram um 3º lugar.

FRANÇA-
Também surpreendeu com o 4º lugar no mundial 2011, eliminando a Inglaterra nas quartas-de-finais.

PODEM SER ZEBRAS

CANADÁ- Venceu o Pan de Guadalajara batendo o Brasil na final. Neste ano, voltou a nos vencer em amistoso. Tem a ótima Sinclair e mesmo com uma campanha ruim no mundial 2011 pode passar da 1º fase em Londres

CORÉIA DO NORTE- Ao contrário do time masculino, o feminino costuma frequentar mundiais e Jogos Olímpicos. Já tiveram time melhor, mas podem surpreender. Conseguiram vaga em Londres superando Austrália e China, sempre tradicionais, no Pré-Olímpico continental. 

TURMA DOS QUE VÃO CUMPRIR TABELA

CAMARÕES e ÁFRICA DO SUL- As seleções surpreenderam as favoritas Gana e Nigéria, sempre presentes em competições de futebol feminino.  Camaronesas foram campeãs do Pré-Olímpico do continente, mas o nível do futebol feminino na África ainda não se igualou ao masculino. Devem ser eliminadas na 1º fase

COLÔMBIA- se classificou com o vice no sul-americano ficando a frente da Argentina. Mas o time é fraco,  abaixo do Brasil por exemplo. No último mundial não marcou um gol sequer. 


NOVA ZELÂNDIA- Sem a Austrália disputando as eliminatórias do continente fica fácil classificar. Também foi ao mundial e ficou em último num grupo que tinha o México.

Um comentário:

Camila disse...

Eu gosto de jogar futebol, mas permanecem feminino. Eu terminar de jogar futebol e ir ao cabeleireiro, eu pintar minhas unas com sally hansen e eu faço tratamentos de beleza. beijos