Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 28 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014: JUDÔ E HIPISMO

JUDÔ: MAYRA FINALMENTE CHEGA AO OURO NO MUNDIAL 
nota- 8 

O ano teve mais um mundial. O  Brasil terminou em 3º no quadro de medalhas empatado com Cuba. Foram 1 de ouro com Mayra Aguiar, uma prata com Maria Suelen e duas de bronze com Erika Miranda e Rafael Silva. Só ficamos atrás de Japão e França.  O Brasil manteve a média dos últimos anos, com excessão de 2007 e 2013, quando os mundiais foram disputados no Brasil.


Nos 3 principais Grand Slam:  
- em Tókio apenas um bronze de Rafaela Silva. 
- na Rússia,o Brasil arrasou com 5 ouros: Charles Chibana, Rafael Silva, Victor Penalber, Sarah Menezes e Mayra Aguiar. 
- em Paris: prata de David Moura e bronze de Rafaela Silva.  

DESTAQUE: Mayra Aguiar: ela tinha 3 medalhas em mundiais e uma olímpica. Faltava o ouro. Ficou afastada após o mundial 2013 para curar uma lesão. Retornou arrasadora como sempre. Venceu na semifinal sua eterna rival Kayla Harrison dos EUA e na final  a campeã mundial de 2013, Audrey Tcheumeo da França. Mayra pode ser a maior judoca brasileira de todos os tempos. Tem apenas 23 anos.

DECEPÇÃO:  Judô masculino- repetindo 2013 só uma medalha no mundial com Rafael Silva. Se a Olimpíada fosse hoje, só Rafael seria candidato a medalha. Charles Chibana e Victor Penalber estão um pouco abaixo. Em outras categorias como as de 90kg e 100kg,  a situação é preocupante

EXPECTATIVA PARA 2015: O mundial será no Casaquistão no final de agosto

---------------------------------
HIPISMO- BONS RESULTADOS POR EQUIPES
notas:   saltos-6,5   CCE- 6,0 e Adestramento- 3,0

O ano foi de Jogos Equestres Mundiais, a principal competição da modalidade com excessão da Olimpíada.

Saltos- o Brasil terminou em 5º por equipes. O time teve Rodrigo Pessoa, Marlon Zanotelli, Doda Miranda e Pedro Venis. No individual, Rodrigo e Marlon Zanotelli ficaram entre os 30 melhores. No Global Champions Tour,  Doda foi o melhor, mas apenas em 24º.  Na Copa das Nações o Brasil não repetiu a prata de 2013 e ficou em 8º.
 

CCE um resultado histórico. Competindo apenas com 3 atletas: Marcelo Tosi, Ruy Fonseca e Gabriel Cury, terminamos em 8º lugar, ficando a frente de Bélgica, EUA, Suécia e Suiça.  Marcio Jorge e Guto Pagoto não puderam competir porque seus cavalos não foram liberados pela vistoria médica. No individual o  melhor brasileiro foi Ruy Fonseca em 39º lugar.

Adestramento ainda não conseguimos evoluir. Por equipes ficamos em último lugar entre 24 países. No individual o melhor foi João Victor Oliva em 85º. O filho da ex-jogadora de basquete Hortência foi o nome da modalidade em 2014. No início do ano venceu os Jogos Sul-Americanos 



DESTAQUE:  MARLON ZANOTELLI- No hipismo saltos, o Brasil tem há vários anos, 2 atletas TOP- Alvaro Afonso de Miranda, o Doda e Rodrigo Pessoa. Este ano a equipe ganhou Marlon Zanotelli. Ajudou a equipe  nos Jogos Mundiais e no individual ficou entre os 30 melhores. Brigava por medalha mas uma passagem ruim o fez perder 9 pontos.

EXPECTATIVA PARA 2015-
o Brasil já tem vaga olímpica nas 3 modalidades do hipismo. O ano será de disputa entre os atletas para a composição das equipes.





***

Nenhum comentário: