Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 14 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014: ATLETISMO E BADMINTON

Como acontece todos os anos, dezembro é o período das retrospectivas. Começo hoje com Atletismo e Badminton. Faço um rápido resumo do ano, cito os destaques, revelações, decepções e o teremos no ano seguinte. As notas levam em consideração, a TRADIÇÃO DA MODALIDADE no Brasil.

ATLETISMO: A RECUPERAÇÃO DE FABIANA MURER

NOTA :  7,0

DESTAQUE: FABIANA MURER

Nossa saltadora não chegou sequer a final olímpica em 2012. No mundial 2013, ficou em 5º lugar e durante a temporada não teve bons saltos. Mas 2014 voltou a ser o ano de Fabiana Murer. Conquistou o bicampeonato da Liga Diamante. Das 6 etapas disputadas venceu 4. A competição reúne as principais atletas de cada prova. Murer saltou este ano 4m80 em Nova York, 4m76 em Mônaco e 4m72 em Zurique. Foram as 3 melhores marcas entre todas as atletas na prova.

OUTROS DESTAQUES: No salto com vara masculino , Thiago Braz e Augusto Dutra também tiveram bons resultados. Thiago foi prata na etapa da Suiça da Liga Diamante e Augusto foi prata nas etapas de Paris e Eugene ( EUA).

REVELAÇÃO: Higor Alves.
O garoto de 19 anos do salto em distância, fez 8m18 em fevereiro e 8m14 em setembro, em competições em São Paulo.  Terminou o ano com a 13º melhor marca na prova

DECEPÇÃO: revezamento 4x100 feminino. Tivemos pela 1º vez o mundial só de revezamentos nas Bahamas. O Brasil ficou em 7º, com 43s67. No mundial 2013, com outra equipe, o tempo foi de 42s79, o que garantiu vaga na final.

EXPECTATIVA PARA 2015
: o mundial acontecerá na China entre 22 e 30 de agosto. Além disso tem Jogos Pan- americanos em julho.


----------------------------------
BADMINTON: MULHERES SUBINDO NO RANKING MUNDIAL

Nota 6

Para a realidade da modalidade no Brasil, nossos atletas obtiveram resultados satisfatórios em torneios disputados no continente americano. Lohaynny Vicente foi prata no Brasil Cup. Fabiana Silva  bronze no Pan. Lohaynny/Paula Pereira bronze no Aberto do Peru.  Porém no mundial a campanha foi abaixo do esperado



DESTAQUE: Fabiana Silva. Termina o ano como a melhor brasileira no ranking mundial em 61º. Lohaynny Vicente, que ganhou o prêmio Brasil Olímpico é 75º. Daniel Paiola é o melhor no masculino em 73º

DECEPÇÃO- Campanha no mundial. Disputamos 8 jogos na primeira rodada contando simples e duplas tanto no masculino como no feminino. Em alguns casos, nossos atletas tinham ranking melhor que os adversários. Mas foram 8 derrotas e apenas um set vencido com Daniel Paiola. 


REVELAÇÃO: IGOR COELHO- No Brasil Cup, veio do qualificatório e venceu o americano cabeça de chave número 3, Sattawat Pongnairat

EXPECTATIVA PARA 2015:

Daniel Paiola, Lohaynny Vicente, Fabiana Silva e Igor Coelho devem continuar disputando os principais torneios no nosso continente. O mundial será em agosto na Indonésia e esperamos ao menos uma vitória.

Nenhum comentário: