Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ENTREVISTA DA SEMANA: BRUNNO MENDONÇA: HÓQUEI SOBRE GRAMA


A entrevista da semana é com Brunno Mendonça, o melhor jogador brasileiro da atualidade no hóquei sobre grama. Ele irá receber este ano o Prêmio Brasil Olímpico. O carioca  tem 30 anos e começou a praticar o esporte em 2009. O Brasil terá a chance de disputar a Olimpíada no masculino, se terminar entre os 6 melhores nos Jogos Pan-americanos de Toronto. A vaga para o Pan só veio após o término dos Jogos Centro-Americanos em que Trinidad Tobago, já classificado para o Pan, foi vice-campeão. O hóquei na grama é o esporte olímpico menos praticado no Brasil e um dos menos divulgados. Brunno  comentou esses aspectos nas respostas de 9 perguntas

1- Como foi a expectativa de torcer por México e Trinidad Tobago nos Jogos Centro-Americanos para classificar o Brasil para o Pan?
Vou confessar que fiquei tenso. Estava acompanhando pela internet, pelo site da organizadora da competição e lance a lance você fica na expectativa de que algo vai acontecer.


2- Como será a preparação da seleção para o Pan 2015, visando a vaga olímpica?
Já temos planejamento desde agora com a concentração visando selecionar os 18 atletas que irão representar o Brasil no Pan. De janeiro até a competição há um planejamento voltado para o aprimoramento da equipe,  treinando e realização de jogos amistosos no exterior, já que o esporte na Europa é mais forte e possui times e seleções mais experientes.



3- O Brasil tem alguma tradição no hóquei de quadra, principalmente com a cidade de Sertãozinho. Porque temos tanta dificuldade no hóquei sobre grama?
Mesmo tendo os nomes parecidos, são diferentes em muitas circunstâncias, como as dimensões do campo de jogo e aplicações técnicas e táticas para o jogo. Nossa maior problemática é a falta de mais campos para outras federações e estados estarem aplicando e divulgando o esporte nos diversos cantos do Brasil. O campo tem suas particularidades, como tipo de gramado sintético,  material para realizar as atividades (taco e bola). Isso faz o esporte ser bastante específico e não atender todas as pessoas.



4- Quantas horas você treina hóquei na grama por semana? Qual sua outra ocupação? É possível conciliar as duas atividades?
Até a interdição para obras no complexo olímpico de Deodoro, costumava  treinar 3 horas de hóquei no campo oficial e 2 horas na quadra próxima de minha residência para aprimorar a técnica individual. Além disso, sou militar da Aeronáutica e realizo treinos físicos diários pela manhã, conciliando com os períodos de treino em campo, sem deixar as minhas atividades militares.


5- Você é um atleta já experiente. Sente evolução da seleção a cada ano?
A cada ano tenho a grata surpresa de constatar a evolução natural dos jogadores e da equipe com um todo. As competições que realizamos e os treinos com outras equipes fazem nosso ritmo e padrão de jogo serem moldados de acordo com as competições que participamos, que sempre são de alto nível.


6- O que seria mais importante para tentar desenvolver a modalidade no Brasil? Aumentar o número de praticantes, buscar um apoio da mídia, disputar mais jogos internacionais ou outra sugestão.
Todos os itens citados são importantíssimos e acrescentariam também um investimento do país para construção de mais campos, com isso teremos mais oportunidade de divulgar o esporte.


7- Como você começou na modalidade e o que mais gosta nela?
Comecei em janeiro de 2009 através de um amigo que me apresentou ao gerente geral na época, Eduardo Leonardo. Na semana seguinte estava com taco e bola trocando passes com meu irmão no campo que hoje consagrou o tricampeonato da minha equipe Carioca Hóquei Clube.  Não há nada de mais prazeroso que viver competindo, estar procurando se superar a cada dia e mostrar dentro de campo o fruto do seu próprio esforço e trabalho. Isso que me motiva


8- Como recebeu a notícia de ganhar o prêmio Brasil Olímpico da Modalidade? É seu 1º prêmio?
 Meu técnico e amigo entrou em contato comigo me felicitando pela conquista no dia que saiu o resultado. Posso afirmar que ainda estou feliz e mais entusiasmado com o esporte que me proporcionou esse 1º prêmio individual.


9- Você recebe Bolsa Atleta ou alguma outra recompensa financeira por defender a seleção?
Aos atletas que conquistaram as 3 primeiras colocações nas competições nacionais ou internacionais têm a contemplação da bolsa atleta. Nós do hóquei ficamos em 3º lugar no Sulamericano ano passado e estamos recebendo, este ano, a bolsa atleta internacional.

Nenhum comentário: