Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

RETROSPECTIVA 2014: BASQUETE E BOXE

BASQUETE - QUASE DEU MEDALHA NO MUNDIAL MASCULINO
Seleção masculina nota- 7
Seleção feminina- nota 5

O ano foi de mundiais. No masculino uma boa campanha, mas um apagão nas quartas de finais. Na 1º fase o Brasil bateu França, Sérvia, Irã e Egito, perdendo apenas para a dona da casa Espanha. Nas oitavas de finais a melhor apresentação no mundial e vitória sobre a Argentina, que nos havia eliminado do último mundial e Olimpíada. Quando tudo levava a acreditar que disputaríamos as medalhas uma péssima apresentação diante da Sérvia e uma derrota de 84 a 56. O Brasil parecia um time de escola no 2º tempo. E já havíamos vencido a Sérvia na 1º fase. Mas ficamos com a sensação de que com o time dos NBAs será possível disputar medalha em 2016.

Já a seleção feminina fez o esperado. Passou no sufoco da 1º fase com uma vitória sobre o Japão e duas derrotas para as favoritas República Tcheca e Espanha. Pela previsão inicial deveríamos ter pego as turcas, donas de casa no mata-mata. Mas na 1º rodada elas venceram as francesas e jogaram as vice-campeãs olímpicas no nosso caminho. Aí não teve jeito. O Brasil foi eliminado por 61 a 48 e terminou em 12º na competição. 


DESTAQUE: TIAGO SPLITTER: pela 1º vez tivemos um jogador brasileiro campeão da NBA, pelo San Antonio Spurs. Mesmo sem ser titular, Tiago contribui muito para o título com média de 8,2 pontos e 6,2 rebotes por jogo na temporada regular e 7,5 pontos e 6,1 rebotes nos play-offs

FATO LAMENTÁVEL - O regulamento do mundial feminino. Quase não há jogos entre seleções no feminino e o mundial foi muito curto. Poucos jogos para cada seleção


EXPECTATIVA PARA 2015
- Sem mundiais e já classificado para a Olimpíada por ser sede a principal competição deve ser os Jogos Panamericanos pois em 2011 o basquete brasileiro foi um fiasco tanto no masculino que levou um time B e não passou da 1º fase como no feminino que perdeu da fraca seleção de Porto Rico.
———————————————
BOXE: MAIS UMA CANDIDATA A MEDALHA EM 2016

Nota 7,5

O boxe brasileiro continua bem. Não tivemos mundial masculino, mas vitórias importantes no novo AIBA PRO Boxing com Robson Conceição e  Robenilson de Jesus. Nos Jogos Sul-americanos, 6 ouros em 12 possíveis. No mundial feminino, a agradável campanha de Clélia Costa.



DESTAQUE: CLÉLIA COSTA- Foi a grande surpresa do Brasil no mundial conquistando a medalha de bronze. Venceu na estréia uma francesa Ourahmoune que já tinha um título mundial. Depois passou por uma australiana Kristy Harris e a russa Sagataeva. Só caiu na semifinal para a favorita Esparza dos EUA

FATO LAMENTÁVEL- O absurdo critério de sorteio do mundial feminino que colocou 3 medalhistas olímpicas do mesmo lado da chave e só uma podendo chegar as semifinais na categoria de Adriana Araújo.

EXPECTATIVA PARA 2015
- O ano terá o mundial masculino no Catar de 5 a 18 de outubro.  Robson Conceição, Patrick Lourenço, Everton Lopes e Robenilson de Jesus devem brigar por medalhas.

Nenhum comentário: