Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 30 de outubro de 2012

MOMENTOS HISTÓRICOS DO ESPORTE BRASILEIRO: GUGA CAMPEÃO EM ROLAND GARROS 1997

Hoje é a vez de relembrar um dos maiores momentos do tênis brasileiro, a conquista do 1º dos 3 títulos de Gustavo Kuerten em Roland Garros. Até então, Guga tinha como grande conquista um challenger em Curitiba. Passar das duas primeiras rodadas no torneio francês, já seria um ótimo resultado pois a partir daí teria como adversários, ex-campeões do torneio francês e que estavam entre os melhores do mundo. Mas em uma das semanas mais espetaculares do esporte brasileiro, o catarinense assombrou o mundo com seu jogo e  atropelou todos os favoritos. Confira a campanha:

Guga estreou com vitória sobre o checo Slava Dosedel  número 73 do mundo por 3 a 0, com direito a 6/0 no primeiro set. O 2º jogo foi contra Jonas Bjorkman, sueco que estava entre os 30 melhores do mundo. Guga venceu por 3 a 1.

Na 3º rodada um especialista em saibro e campeão em 1995, o austríaco Thomas Muster, número 5 do ranking mundial. Guga fez uma partida brilhante e venceu por 3 sets a 2, sendo que chegou a estar perdendo por 3 a 0 no 5º set.

O 4º jogo foi contra Andrei Medvedev da Ucrânia, número 20 do mundo e que havia vencido o Super 9 de Hamburgo semanas antes. O jogo começou em um dia e terminou no outro devido ao horário. Vitória de Guga novamente por 3 sets a 2.

Nas quartas de finais outro campeão de Roland Garros, o russo Yevgeny Kafelnikov que havia vencido em 1996.  Num jogo histórico, Guga novamente fez 3 a 2, sendo que chegou a estar perdendo por 2 a 1. No 4ª set, Guga fez 6 a 0. O 5º set foi dramático, mas deu Brasil.

Depois de passar por Muster e Kafelnikov, Guga enfrentou na semifinal o modesto belga Filip Dewulf, apenas o número 122 do mundo. Apesar de perder um set, o brasileiro fez 3 a 1.

Na final, podemos dizer que foi o jogo mais fácil da campanha de Guga: 3 a 0 em Sergi Bruguera da Espanha, outro rei do saibro, com 2 títulos de Roland Garros em 1993 e 1994.
A extinta Tv Manchete transmitiu os jogos decisivos. Acompanhe os momentos finais da partida de Guga contra Bruguera e a premiação do brasileiro.







domingo, 28 de outubro de 2012

JUDÔ- BRASIL CONQUISTA 2 BRONZES NO MUNDIAL POR EQUIPES


O judô brasileiro foi bronze tanto no feminino quanto no masculino no mundial por equipes disputado na Bahia. No feminino a conquista foi inédita. O Brasil estreou com vitória sobre o México 5 a 0, mas depois perdeu da forte seleção japonesa por 3 a 2. Na repescagem bateu a Turquia por 3 a 2 e arrasou a Mongólia 5 a 0. O Japão ficou com o título. No masculino o Brasil enfrentou logo da cara a poderosa Rússia e perdeu por 3 a 2. Na seqüência vitória fácil sobre a Argélia por 5 a 0. Na luta pelo bronze, a França vencia por 2 a 1, após derrotas de Bruno Mendonça e Victor Penalber e vitória de Luis Revite. Chegou a vez de Eduardo Bettoni. Ele perdia a luta por yuko, até 6 segundos do fim. Seria a eliminação do Brasil. Mas ele aplicou um ippon, deixou a disputa empatada em 2 a 2 e deixou para Rafael Silva vencer a última luta e garantir a medalha para o Brasil. A Rússia ficou com o título no masculino.

REMO- RESULTADOS DO SUL-AMERICANO

O Brasil disputou neste final de semana o Sul-americano no Chile, com sua força máxima. Como de costume, eu só escrevo sobre as provas olímpicas. No single-skiff, duas pratas para o Brasil. No masculino com Anderson Nocetti e no feminino com Yanka Britto. No Four Skiff Peso Leve, o Brasil foi ouro com Marciel Morais, Felipe Soares, Emanuel Borges e Thiago Carvalho. No Double Skiff, prata com Anderson Nocetti e Fabio Moreira no masculino, Fabiana Beltrame e Yanka Britto no feminino.

VÔLEI DE PRAIA- FIM DE CIRCUITO MUNDIAL

Na Tailandia foi disputada a última e já esvaziada etapa do circuito mundial. Agatha e Seixas do Brasil foram bronze. O título ficou com Kessy e Ross dos EUA, mas na temporada, o título  pela 7º vez ficou com Juliana e Larissa. Em 2º ficaram Xue e Zhang da China e em 3º Maria Elisa e Talita. No masculino, título para Gibb e Rosenthal dos EUA, com Alison e Emanuel em 2º e Rogers/ Dalhausser em 3º.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

REMO- BRASIL COM FORÇA MÁXIMA NO SUL-AMERICANO DO CHILE

Começa nesta quinta-feira em Valparaíso, Chile, o Campeonato Sul-Americano. Os principais atletas  da modalidade no Brasil estarão na disputa: Fabiana Beltrame, Ailson da Silva ( foto) , Anderson Nocetti, João Hildebrando e Beatriz Cardoso. A expectativa como sempre é pelo duelo com a Argentina. O remo é uma das modalidades patrocinadas pela Petrobrás e este sul-americano dá início ao processo de melhorar o desempenho da modalidade em Pan-americanos e principalmente Olimpíada. Nas últimas edições de Jogos Olímpicos, nenhum brasileiro ou dupla conseguiu chegar a uma final A. ( foto Miriam Jeske)

JUDÔ- MUNDIAL POR EQUIPES EM SALVADOR



Uma competição bastante interessante será realizada neste final de semana em Salvador : o mundial por equipes. Mesmo sabendo que os países não contarão com todos os principais judocas que estiveram na Olimpíada, a a disputa terá os principais países da modalidade. Cada confronto entre os países é disputado em 5 categorias de peso. Os técnicos escolhem na hora quem vai lutar. Em todas as categorias temos reservas. Sábado lutam as mulheres e domingo os homens. No feminino, o Brasil terá o desfalque de Mayra Aguiar. Mas nossa medalhista de ouro, Sarah Menezes estará na disputa nos 52kg. Completam o time Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg), Flávia Gomes (57kg), Rafaela Silva (63kg), Katherine Campos (63kg), Maria Portela (70kg), Nádia Merli (70kg), Maria Suelen Altheman (+70kg) e Rochele Nunes (+70kg). Os adversários serão Japão ( principal favorito), China, Mongólia, Coréia do Sul, Rússia, França, Alemanha, Turquia, México, Ucrânia, EUA, Argélia, Argentina e Grã-Bretanha. No masculino que acontece domingo, o Brasil está mais desfalcado. Não teremos Leandro Guilheiro, Tiago Camilo e Felipe Kitadai. O grande destaque é o medalhaste olímpico Rafael Silva. na categoria acima de 90 quilos. Completam a equipe Leandro Cunha (66kg), Luiz Revite (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Felipe Costa (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), Henrique Silva (90kg), e David Moura (+90kg) no torneio masculino. A França é a favorita no masculino junto com a Rússia e o Japão. Também na disputa: Uzbequistão, Mongólia, Coréia do Sul, Geórgia, Ucrânia, Estados Unidos, Argélia, Argentina, Grã Bretanha e China. O Brasil tem mais chances no feminino do que no masculino


LEVANTAMENTO DE PESO- SUL-AMERICANO NA VENEZUELA

Sem os olímpicos Fernando Saraiva e Jaqueline Ferreira o Brasil disputa o sul-americano na Venezuela. Os destaques do Brasil são Liliane Menezes e Wellison Silva, que estiveram no Pan de Guadalajara. Colômbia, Equador e Venezuela são as potências do continente.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

MOMENTOS HISTÓRICOS DO ESPORTE BRASILEIRO: TIAGO CAMILO CAMPEÃO MUNDIAL DE JUDÔ COM 7 IPPONS

Terça é dia de rever e se emocionar com momentos históricos do esporte olímpico brasileiro

Em setembro de 2007 o mundial de judô foi realizado no Rio de Janeiro. Um feito histórico para o judô brasileiro foi obtido por Tiago Camilo. Medalha de ouro com 7 ippons. Eu o apelidei na época de Myke Tyson dos tatames. Foi o auge da carreira de Tiago, eleito o melhor da competição. A campanha começou diante dos desconhecidos Siderd Vis de Aruba e  Franklin Cisneros de El Salvador. Depois passou por Srdjan Mrvaljevic de Montenegro e Gio Baindurashvili da Geórgia. Nas quartas de final, Tiago Camilo derrotou Tomsia Marijanovic da Croácia em apenas 10 segundos. Na semifinal, vitória em pouco mais de um minuto contra Robert Krawczyk da Polônia, que era o atual campeão europeu. Reveja o vídeo da final em que Tiago Camilo pegou Anton Rodriguez da França e venceu em pouco mais de um minuto. A narração no Sportv de Sergio Maurício.  Sensacional



domingo, 21 de outubro de 2012

ATLETISMO - MAHAU FAZ ÓTIMO TEMPO NO JAPÃO




Mahau Suguimati venceu uma competição de 400 com barreiras, neste final de semana  no Japão com 49s10. Com esse tempo na Olimpíada de Londres, o brasileiro seria 7º colocado.  Ele fez no final de temporada suas 3 melhores marcas. Pode ser uma esperança para o mundial de Moscou em 2013. 




TÊNIS- BELLUCCI É VICE EM MOSCOU

Thomas Bellucci fez uma ótima campanha esta semana no Torneio de Moscou e chegou até a final, quando perdeu por 2 a 1 para o italiano Andrea Seppi. Já nossa dupla olímpica, Bruno Soares e Marcelo Melo conquistaram o ATP de Estocolmo. 

PENTATLO MODERNO- ACREDITEM, YANE MARQUES AINDA NÃO TEM PATROCINIO
Para mim a medalha mais emocionate  em Londres foi a de Yane Marques. Em um esporte sem a menor tradição e divulgação, ela foi bronze olímpico. Em matéria do UOL, ela respondeu que até agora nada mudou na sua carreira. Por enquanto, só teve o reconhecimento do público nas ruas.  Sem patrocínio pessoal mesmo após o pódio, ela sobrevive com uma verba que recebe do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do Exército. Yane segue em negociações para tentar fechar ao menos um patrocinador pessoal. 


TRIATLO- PÂMELLA OLIVEIRA É 15º NA FINAL DO CIRCUITO MUNDIAL

Tivemos neste final de semana a última etapa e final do circuito mundial na Nova Zelândia. A brasileira Pâmella Oliveira obteve bom resultado, com a 15º posição com 2h12m36s. A vitória foi de Anne Haug da Alemanha com 2h10m48s. No masculino Bruno Matheus foi 27º com 2h06m19s. O campeão foi Javier Gomes da Espanha com 2h00m29s.


GOLFE- ALEXANDRE ROCHA CAI UMA POSIÇÃO NO RANKING DO PGA TOUR
O brasileiro Alexandre Rocha não foi bem no último dia do McGladery Classic, torneio do PGA Tour . Com isso deve cair de 128º para 129º no ranking do circuito. Os 125 melhores se garantem na temporada de 2013, sem necessidade de voltar à Q-School.O brasileiro ainda tem condições de melhorar seu ranking no último torneio da temporada, o PGA Tour, na Disney. No ano passado ele foi 20º neste torneio.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

TRIATLO- FINAL DO CIRCUITO MUNDIAL

Acontece neste final de semana na Nova Zelândia, a grande final do circuito mundial, principal competição pós Olimpíada. O Brasil terá 2 atletas na disputa. No  feminino Pamella Oliveira, que esteve em Londres, irá enfrentar no sábado 47 adversárias, incluindo as medalhistas olímpicas Lisa Norden e Erin Desham. No masculino o único brasileiro na prova com 45 atletas é Bruno Matheus, que não esteve na Olimpíada.  Os destaques são os também medalhistas olímpicos,  o britânico Jonathan Brownlee e o espanhol Javier Gomes.

VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA CONQUISTAM 7º TÍTULO DO CIRCUITO MUNDIAL

 A partir de 2013 a dupla não existirá mais, mas Juliana e Larissa foram  declaradas nesta quinta-feira heptacampeãs do circuito mundial de vôlei de praia. A confirmação veio depois que as chinesas Chen Xue e Xi Zhang, únicas que ainda poderiam alcançar as brasileiras no ranking, optaram por não participar da etapa da Tailândia, na semana que vem, a última do calendário 2012. Este é o 7º título de Juliana e Larissa em 8 anos no circuito. Só perderam em 2008. Ao todo, o troféu ficou com o Brasil 18 vezes, e os Estados Unidos levaram as outras três temporadas. Para a brilhante dupla brasileira Juliana e Larissa só faltou o ouro olímpico.

CICLISMO BMX: RENATO REZENDE COMPETE EM ORLANDO

Depois de conquistar o título sul-americano Renato Rezende compete a partir de domingo em Orlando, EUA, na Disney Cup, valendo pontos para o ranking da modalidade e contando com os melhores pilotos do mundo. Hoje, Renato é o 16º do ranking mundial


GOLFE- MELHOR BRASILEIRO DA MODALIDADE TENTA VAGA NA ELITE DO PGA TOUR EM 2013

O melhor atleta brasileiro no golfe é Alexandre Rocha. Ele disputa neste final de semana o The McGradrey Classic, penúltima etapa do ano do PGA Tour, o circuito de golfe norte-americano, que reúne a elite do esporte no mundo. O objetivo principal de Alexandre Rocha é assegurar sua participação no circuito em 2013. Para isso, basta terminar entre os 125 melhores colocados do ranking anual. Atualmente ele ocupa a 128ª colocação, com US$ 596,4 mil em prêmios ganhos este ano. Se passar o corte esta semana, Rocha tem chances de garantir sua permanência no circuito sem depender do último torneio da temporada. Na semana passada, o brasileiro obteve o segundo melhor resultado de sua carreira, que foi o 4º lugar no Frys.com Open, disputado na Califórnia, e saltou 22 posições no ranking. No início de agosto, ele foi vice-campeão do Reno-Tahoe Open, em Nevada, o melhor resultado da história de um brasileiro no PGA Tour até hoje.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: NAYARA LICARIÃO- VELA

Uma das novas classes olímpicas da vela, a partir de 2016 será o kiteboarding, que irá substituir a RS:X. E o Brasil tem uma atleta, com totais condições de brigar por medalha olímpica. É NAYARA LICARIÃO. No mundial da Itália finalizado agora neste mês de outubro ela foi 4º colocada. A atleta paraibana de 31 anos respondeu a 7 perguntas abordando sobre a importância do equipamento na classe, sua expectativa para a Olimpíada 2016, local de treinamentos e muito mais.

1- Você conseguiu um excelente resultado no mundial da Itália, o 4º lugar. Como você avaliou esta competição? 

Foi uma competição de grande importância para o kiteboarding olímpico,visto que foi o 1º grande evento após o anúncio de que o kite iria substituir o wind no Rio 2016.Tivemos mais de 200 atletas inscritos e nenhum acidente. Pudemos mostrar que nos adaptamos a variadas condições de tempo e vento e estamos prontos para uma Olimpíada.  Quanto ao meu resultado não fiquei totalmente satisfeita. Tive alguns problemas com meus equipamentos, que me fizeram perder rendimento o que me afastou do pódio. Porém, não posso dizer que fiquei triste com a 4º colocação. Sei que tenho grandes chances em melhorar meu desempenho, corrigir os erros e partir para a próxima.
 

2- Este resultado no mundial te coloca na lista de possíveis medalhistas do Brasil em 2016. Você acha que terá mais espaço na mídia e maior interesse dos patrocinadores depois desta competição na Itália?
Acredito que ainda temos um longo caminho a percorrer até 2016. São 4 anos em que muita coisa pode mudar, mas estou totalmente focada em chegar no Rio e disputar a medalha de ouro. Acredito que teremos mais espaço na mídia sim e espero que haja mais investimentos para conseguirmos fazermos um bom ciclo olímpico, com boa estrutura e tranquilidade para focar apenas no treinamento.

3- O kitesurf substituirá a RS:X como classe olímpica. Quais as principais diferenças entre uma e outra e porque na sua opinião houve a mudança?

O kite e o wind são esportes bem diferentes,apesar de  serem classificados pela ISAF como concorrentes por se enquadrarem na categoria "pranchas a vela". Porém, é só olhar para os dois que se vê as grandes diferenças...  Acredito que vários fatores pesaram para a escolha do kiteboarding: maior facilidade em transportar o equipamento, menor custo e ser a categoria a vela que mais cresce em números de praticantes.

4- Conte sobre sua trajetória na vela. Já participou em outras classes e porque escolheu o kitesurf?

Sempre pratiquei esportes. Comecei na natação,depois passei pelo vôlei de praia,futebol,surf,até que em 2002 conheci o kitesurf através do meu marido - Hugo Montenegro-que foi quem introduziu o Kite aqui em João Pessoa. Ele  me passou as primeiras aulas e até hoje me acompanha como técnico nas competições. Já Participei  de algumas  competições de regatas em classes oceânicas com meu Sogro, Martinho,que é um dos grandes nomes da vela aqui em João Pessoa. Desde o início me identifiquei bastante com esporte por unir as minhas maiores paixões: o Mar, a radicalidade e o meu marido! :)

5- No que acha que precisa melhorar para buscar uma medalha olímpica?
Durante este mundial aprendi da pior forma possível que temos que estar com os equipamentos em dia para competir de igual para igual. Para este mundial tive problemas com o transporte de minha prancha que me atrapalharam um pouco. Nesta categoria o equipamento conta 50% e os outros 50% é esforço pessoal e dedicação. Fora isso,também preciso melhorar na parte técnica, principalmente nas largadas,que é um ponto muito importante para as regatas de kite, já que são muito rápidas. Uma largada errada vai custar muito caro,pois existe pouco tempo para fazer uma regata de recuperação.

6- Quantas horas você treina por dia e o local de treino está em boas situações?
Atualmente estou treinando no mínimo 2 horas por dia na água todos os dias e 2 horas com apoio do meu preparador físico o Cláudio Uchôa Filho, de segunda a sexta. Para o próximo ano os planos são de intensificar os treinamentos,passando para um rotina que incluem 2 treinos específicos na água por dia além da mais 2horas de preparação física na academia.  Meu local de treinos é na Praia de Intermares. Considero um dos melhores lugares do mundo para a prática e treinamento nesta categoria já que encontro condições de vento e maré variadas durante todo o ano,o que me deixa preparada para competir em qualquer situação (menos no frio,rs).

7- Cite seus apoiadores e patrocinadores

 Aton Sports/North Kites -  Me fornece todos os equipamentos necessários para a prática do esporte.
 COB/CBVM/ABK - Suporte financeiro para competições.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

MOMENTOS MARCANTES DO ESPORTE BRASILEIRO: A ÚNICA MEDALHA OLÍMPICA DA VELA FEMININA

Terça-feira é dia de postar momentos históricos do esporte brasileiro. 

A primeira e única medalha da vela feminina do Brasil veio em 2008. Na classe 470, Fernanda Oliveira e Isabel Swan foram bronze na Olimpíada de Pequim. O ouro ficou com Elise Rechichi/Tessa Parkinson da Austrália e a prata com Marcelien de Koning/Lobke Berkhout da Holanda.  Nas duas primeiras regatas as brasileiras foram mal, ficando em 11º e 16º, este o resultado descartado. Na 3º regata um 5º lugar e na 4ª um 10º. A partir daí a dupla manteve a regularidade, conseguiu boas colocaçãoes e partiu para a medalha. Na 5º regata um 7º lugar, na 6º e 7º regatas um 6º lugar. Na 8º regata a 2º colocação, na regata 9 um 7º lugar e na 10º um 4º lugar.  O que garantiu o bronze para a dupla foi a VITÓRIA na regata da medalha com pontuação dobrada. A dupla foi desfeita após a Olimpíada. Fernanda se juntou a Ana Barbachan, com quem disputou a Olimpíada de Londres e Isabel Swan formou parceria com Martine Grael. 


Reveja um vídeo do Sportv com o depoimento de Fernanda após a conquista da medalha e momentos da premiação.



domingo, 14 de outubro de 2012

TAEKWONDO- GUILHERME DIAS É OURO NO PAN

Foi realizado na Bolívia, o  Pan-americano. O Brasil obteve 4 medalhas, sendo uma de ouro. O grande destaque foi Guilherme Dias, ouro na categoria até 58kg. Guilherme derrotou na final a Heiner Moreira da Costa Rica, que na semifinal Oscar Munoz da Colômbia, simplesmente medalhista de bronze na última Olimpíada. Katia Arakaki foi prata na categoria até 46kg, perdendo na final para Yvette Yong do Canadá. Marcel Wenceslau foi bronze na categoria até 63kg, o mesmo resultado de Julia Santos, categoria 62kg. 


 JUDÔ- BRASIL TERMINA COM 3 OUROS NA COPA DO MUNDO EM ABU DHABI
Mais uma etapa da Copa do Mundo aconteceu em Abu Dhabi. O Brasil levou 10 medalhas, sendo 3 de ouro. O grande destaque foi Victor Penalber. Ele que já foi medalhista em mundial sub-20 e depois suspenso por doping venceu na categoria  até 81kg, superando Magomedov, número 8 do ranking mundial. Os outros ouros vieram com Maria Portela e Gabriela Chibana. As pratas com Maria Suelen, David Moura e Érika Miranda. Os 4 bronzes com  Diego Santos, Taciana Lima, Eleudis Valentim e Ket
leyn Quadros. No quadro de medalhas o Brasil ficou atrás da Rússia que levou 4 ouros.

BADMINTON-  BRASILEIROS CAEM NAS SEMIFINAIS DO PAN DO PERU

No Pan do Peru, torneio individual, Daniel Paiola e Yasmin Cury fizeram ótima campanha, chegaram as semifinais mas foram derrotados. Paiola perdeu do cubano Osleni Guerrero, que era apenas o cabeça de chave 8. Yasmin perdeu da americana Subandhi. No torneio por equipes, o Brasil conquistou  a inédita medalha de bronze, ao derrotar o México por 3 a 0. As vitórias vieram com Daniel Paiola, Fabiana Silva e a dupla Alex Tjong/ Paula Beatriz. O título ficou com o Canadá e a prata com os EUA. Nas duplas masculinas Daniel Paiola e Alex Tjong ficaram com a prata.
 
TIRO ESPORTIVO:  BRUNO HECK QUEBRA 3 RECORDES NO IBERO-AMERICANO

Na Espanha foi  realizado o Campeonato Ibero-americano. O Brasil obteve excelentes resultados. Os ouros vieram duas vezes com Julio Almeida  no individual e também por equipes na pistola ao lado Stenio Yamamoto e Felipe Wu. O outro ouro com Bruno Heck na carabina 3 posições. Com 1265,4 pontos ele bateu os recordes brasileiro, sul-americano e ibero-americano. Com essa marca seria finalista olímpico. Rodrigo Bastos foi prata na fossa olímpica com 146 pontos. Seria ouro em Londres 2012.

CICLISMO BMX: BRASILEIROS VENCEM  SUL-AMERICANO NO MASCULINO E FEMININO

Renato Rezende e Bianca Quinalha foram ouro no Campeonato Sul-Americano de BMX, disputado em Santiago, no Chile. As duas vitórias ajudaram o Brasil a somar pontos importantes no ranking internacional por nação e serão decisivas na classificação do país para o mundial de 2013, na Nova Zelândia.

RESULTADO DA ENQUETE:

O que a CBF deve fazer em relação ao comando da seleção feminina?

 
escolher um técnico do masculino 50%
escolher um técnico estrangeiro 40%

manter o Jorge Barcelos 10%