Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 25 de julho de 2012

CHANCES BRASILEIRAS EM LONDRES: ESPORTES COLETIVOS

A última parte da análise das chances brasileiras em Londres reúne os esportes coletivos.

FUTEBOL FEMININO



Em Pequim: fomos PRATA. Elenco: Andréia, Bárbara, Simone, Rosana, Tania Maranhão, Erika, Renata Costa, Andréia Rosa, Maycon, Daniela, Formiga, Franciele, Ester, Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha.

Em Londres:
Goleiras: Andréia e Thaís
Laterais: Fabi, Maurine e Rosana
Zagueiras: Bagé, Bruna, Erika e Aline
Meio-campistas: Ester, Franciele, Daniele, Renata Costa e Formiga
Atacantes: Cristiane, Grazielle, Marta e Thaisinha.

Se nas duas últimas Olimpíadas o Brasil era favorito a disputa do ouro, desta vez a situação é diferente. Apesar de termos o mesmo técnico e basicamente o mesmo elenco, a campanha nos 2 últimos anos foi preocupante. Caímos nas quartas de finais do mundial diante dos EUA e este ano não convencemos nos amistosos, tendo perdido feio para americanas e japonesas. Nas últimas semanas a equipe mostrou evolução, mas os favoritos são EUA, Japão, Suécia e França. A esperança é Marta, acostumada a decisões e que brilhou nas duas últimas Olimpíadas. A estréia é nesta quarta contra Camarões. Ainda no grupo Nova Zelândia e Grã-Bretanha. É fundamental terminar em 1º do grupo.

Palpite: 4º lugar 


 

FUTEBOL MASCULINO


Em Pequim: fomos BRONZE. Elenco: Renan, Diego Alves, Rafinha, Ilsinho, Marcelo, Breno, Alex Alves, Thiago Silva, Lucas, Ramires, Anderson, Hernanes, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Diego, Pato, Jô e Rafael Sobis.

Em Londres: Goleiros: Neto e Gabriel
Laterais: Danilo, Rafael, Alexsandro e Marcelo
Zagueiros: Bruno Uvini, Juan e Thiago Silva
Volantes: Romulo e Sandro
Meias: Ganso, Oscar e Lucas
Atacantes: Pato, Hulk, Neymar e Leandro Damião

No papel é o time mais forte do torneio. Apenas Espanha, Uruguai e México podem tirar o inédito ouro brasileiro. As equipes africanas não assustam desta vez. Na primeira fase o Brasil pegará 3 adversários fracos: Egito, Nova Zelândia e Bielorrússia.

Palpite: prata


HANDEBOL FEMININO


Em Pequim: eliminado na 1º fase. Elenco: Chana, Darly, Aline, Ana Paula, Deonise, Duda, Lucila, Alexandra, Pará, Daly, Vivi, Alessandra, Dani Piedade e Dara.

Goleiras: Chana e Mayssa
Armadoras- Deonise, Fran, Duda e Silvia Helena
Centrais- Ana Paula e Mayara
Pontas- Alexandra, Jéssica, Fernanda e Samira
Pivôs-Dara e Dani Piedade

É a equipe mais forte já formada pelo nosso handebol. O elenco é o mesmo da  boa campanha no mundial 2011 com o 5º lugar, com excessão da goleira reserva. Fomos bem nos amistosos. Só que o torneio tem uma favorita ao ouro que é a Noruega e pelo menos mais 8 equipes brigando por medalhas: Brasil, Rússia, Dinamarca, Espanha, França, Suécia, Montenegro e Croácia. O Brasil deve passar em 2º ou 3º na chave e a medalha dependerá do mata-mata das quartas. Se o Brasil tiver a tranquilidade para jogar esta partida ( que faltou no mundial diante da Espanha)  poderá buscar a inédita medalha

Palpite: bronze

BASQUETE FEMININO




Em Pequim: eliminados na 1º fase. Elenco: Adrianinha, Claudinha, Chuca, Fernanda, Micaela, Karla, Karen, Graziane, Francielle, Kelly, Mamá e Êga

Em Londres: Armadoras: Adrianinha, Tássia e Joice
Alas: Karla, Chuca e Silvia
Pivôs: Érika, Nádia, Damiris, Clarissa e Francielle

Mantivemos a boa armadora Adrianinha, pioramos em termos de alas, mas melhoramos muito na posição de pivôs em relação a 2012

O jogo fundamental é a estréia contra a França. Uma vitória nos dará alivio para tentar surpreender Rússia e Austrália. Uma derrota já nos deixará praticamente eliminadas porque na melhor das hipóteses pegaríamos no cruzamento os EUA. Isso se vencermos Canadá e Grã-Bretanha. As britânicas evoluiram muito e venceram a França em amistoso. Com a saída da Iziane, o time melhorou. Vencemos o amistoso contra a China e equilibramos contra a Austrália.

Palpite: Brasil passa da 1º fase, mas cai no mata-mata contra EUA ou República Tcheca.
 


BASQUETE MASCULINO


Em Pequim: não participamos.

Em Londres: Armadores: Huertas, Larry Taylor e Raulzinho
Alas: Leandrinho, Marquinhos, Alex, Guilherme e Marcelinho
Pivôs- Nenê, Anderson Varejão, Thiago Splitter e Caio Torres

Um ótimo armador, 3 bons pivôs e alas que oscilam demais. Acho que a maior carência da equipe é um jogador decisivo nos momentos finais dos jogos equilibrados. Tomara que Huertas seja este nome.

Situação idêntica ao feminino. O jogo fundamental é a estréia contra a Austrália. Não acredito em vitórias diante de Rússia e Espanha. E temos na chave 2 adversários um pouco mais fracos: China e Grã-Bretanha.

Palpite: passamos da 1º fase em 3º e cruzaremos contra França ou Lituânia. Acredito que o Brasil fique em 5º ou 6º. 


VÔLEI FEMININO



Em Pequim: fomos OURO. Elenco: Carol Alburquerque, Fofão, Sheila, Mari, Sassá, Paula Pequeno, Jaqueline, Walewska, Fabiana, Thaisa e Valeskinha.

Em Londres:
Levantadores - Dani Lins e Fernandinha
Ponteiros - Fernanda Garay, Jaqueline, Natália e Paula Pequeno
Opostos - Sheilla e Tandara
Meios de rede - Adenízia, Fabiana e Thaisa
Líbero - Fabi

Em todo o ciclo olímpico o Brasil não encontrou uma substituta para a levantadora Fofão. Esse é o maior problema da equipe.

Grupo da morte para a seleção brasileira, contra Turquia, EUA, Coréia do Sul, China e Sérvia. Nenhum jogo será moleza. Mas se terminarmos em 2º fugiremos do mata-mata contra Rússia e Itália e caminharemos para a medalha. Jogo de estréia contra a Turquia e o penúltimo contra a China definirão as chances do Brasil.


Palpite: prata

VÔLEI MASCULINO



Em Pequim: fomos PRATA. Elenco:  Marcelinho, Bruninho, André Nascimento, Anderson, Dante, Giba, Samuel, Murillo, Gustavo, Rodrigão, André Heller e Serginho.

Em Londres:
Levantadores - Bruninho e Ricardinho
Ponteiros - Dante, Giba, Murilo e Thiago Alves
Opostos - Leandro Vissotto e Wallace
Meios de rede - Lucão, Rodrigão e Sidão
Líbero - Serginho

Com excessão da estréia contra a Tunísia também estamos no grupo da morte, com Rússia, Sérvia, EUA e Alemanha. Mas mesmo passando em 3º podemos cruzar Itália, Argentina ou Bulgária no mata-mata. As 3 seleções são freguesas nos últimos anos. Acredito em medalha apesar dos problemas físicos de vários atletas.  O bicho papão do ano, a Polônia, foi mal no último mundial e Olimpíada. Acho que vai pipocar.

Palpite: bronze

Nenhum comentário: