Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 9 de julho de 2012

OS ADVERSÁRIOS: BASQUETE FEMININO



Nosso basquete feminino terá uma chave de primeira fase muito complicada. Bater a Grã-Bretanha que não tem tradição alguma e o Canadá que é velho freguês não parece ser problema. Mas somente com estas vitórias, cruzaríamos com os EUA, provável campeão da outra chave. Aí é voltar para casa. Rússia e Austrália são 2 adversários que estão bem acima da nossa seleção hoje. Exemplo foi dado nos amistosos contra as australianas há alguns dias, quando fomos massacrados em 2 dos 3 jogos. Então, para fugir dos EUA temos que vencer a França, uma seleção que evoluiu muito nos últimos anos. Só que este jogo é o de estréia. Em 2008 estivemos em situação parecida e perdemos da Coréia.

Comparando nosso elenco com o de 2008 ( que não passou da 1º fase), hoje estamos melhor. Érica é uma das melhores pivôs do mundo, Damiris vem de ótima temporada européia e Iziane, quando não se precipita em arremessos, também é eficiente. Nenhuma delas esteve em Pequim. Achei um grande erro a saída do técnico Enio Vechhi, que fez um ótimo Pré-Olímpico e que enquadrou a sempre problemática Iziane. Em seu lugar entrou  Luis Tarallo. O que vimos nos últimos jogos foi o retorno do esquema "chuta Iziane" de outros tempos. Coloco o Brasil como a 6º força da Olimpíada. No mundial 2010, sequer chegamos entre os 8 melhores. Confira na ordem de forças, os outros 11 que vão a Londres

EUA- atual campeão mundial e tetracampeão olímpico. Número 1 do ranking da FIBA. Tem 95% de chances de ganhar o ouro novamente. Tem jogadoras capazes de formar até 2 times de ótimo nível. A última grande derrota dos EUA foi no mundial 2006.

AUSTRÁLIA
- nas 3 últimas Olimpíada ficou com o vice-campeonato, perdendo as finais para as americanas.  Caiu nas quartas de finais do mundial 2010, diante da Rep Tcheca. Número 2 do ranking mundial.

RÚSSIA- campeã européia em 2011, assegurou a vaga olímpica com a conquista. Em 2009 foi vice da Europa. Bronze nas duas últimas Olimpíadas. Foi surpreendida no último mundial nas quartas de finais diante da Bielorrússia. Número 3 do ranking mundial

FRANÇA- podemos dizer que é a seleção com maior probabilidade de surpreender e chegar até a disputa de medalhas. Foi campeão européia em 2009 e bronze em 2011. Parou nas quartas de finais no último mundial diante da Espanha. Número 8 do ranking mundial

REPÚBLICA TCHECA- vice-campeã mundial em 2010, só parou diante das americanas. Mas contou a força da torcida. Número 4 do ranking mundial.

TÚRQUIA- vice campeã européia em 2011, assegurou vaga pelo Pré-Olímpico mundial. Número 21 do ranking mundial.

CHINA- Após um péssimo mundial em 2010, quando foi eliminada na 1º fase, sofrendo derrota até para o Canadá, venceu o Campeonato Asiático em 2011, que lhe garantiu a vaga olímpica. Como Coréia e Japão vivem péssimo momento ( nem se classificaram no Pré-Olímpico mundial), o título asiático não serve muito como parâmetro. Número 7 do ranking mundial.

CROÁCIA- 5º no último europeu disputará pela 1º vez a Olimpíada no feminino, após ir bem no Pré-Olímpico mundial. Número 31 do ranking mundial.

CANADÁ- assegurou vaga no Pré-Olímpico mundial, após ir mal no Pré-Olímpico das Américas. Sempre participa de mundiais e Olimpíadas, mas não tem um histórico de bons resultados. Número 11 do ranking mundial.

ANGOLA- Venceu o Pré-Olímpico Africano superando duas seleções tradicionais: Senegal e Mali.  Número 27 do ranking mundial.

REINO UNIDO- número 49 do ranking mundial, atrás de Venezuela e Colômbia. Mais um esporte em que as donas da casa devem apanhar bastante.


ELENCO BRASILEIRO
Armadoras: Adrianinha, Tássia e Joice
Alas: Karla, Iziane, Chuca e Silvia
Pivôs: Érika, Nádia, Damiris, Clarissa e Franciele

Grupo B- Brasil, Austrália, Rússia, Reino Unido, França e Canadá

28/7- Brasil x França- 16 horas
30/7- Brasil x Rússia- 12h45


01/08- Brasil x  Austrália- 10h30

03/08- Brasil x Canadá- 10h30
05/08- Brasil x Grã-Bretanha- 18h15
 


Grupo A- EUA, China, Angola, República Tcheca, Croácia e Turquia

Nenhum comentário: