Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 29 de abril de 2012

NATAÇÃO- BRASIL TEM ATÉ O MOMENTO 18 VAGAS PARA LONDRES


O último dia do troféu Maria Lenk apresentou mais 2 classificados para a Olimpíada: Fabíola Molina fez índice nos 100 costas e irá para sua 3º Olimpíada. Já Daniel Orzechowski fez índice nos 100 costas. Thiago Pereira também fez índice para a prova, mas não sabe se irá nada-la. De 9 a 12 de maio haverá a Tentativa Olímpica, para provas que ainda não tem 2 atletas classificados. Até o momento estão garantidos em Londres:

4 mulheres- Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Joana Maranhão ( 400 medley), Fabíola Molina ( 100 costas)

12 homens- Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Nicolas Oliveira ( 100 livres), Daniel Orzechowski ( 100 costas), Felipe França e Felipe Lima  ( 100 peito),  Henrique Barbosa e Tales Cerdeira ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta e 200 costas), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley, 100 costas) e Henrique Rodrigues ( 200 medley).

Mais 2 vagas garantidas no rev 4x100 masculino.

ATLETISMO- MAIS 2 GARANTIRAM VAGA NO FIM DE SEMANA


 
Em torneio da Federação Paulista, mais 2 atletas fizeram índice olímpico para a mesma prova, os 200 metros. O experiente Sandro Viana, que esteve em Pequim 2008, fez 20s43 enquanto que o jovem Aldemir Gomes ( foto), surpreendeu com 20s42. O índice era de 20s51. Na mesma prova, Bruno Lins já tinha vaga. Cada país pode levar até 3 atletas por prova. No atletismo, 16 atletas tem vagas até o momento


VÔLEI DE PRAIA- OS PRIMEIROS TÍTULOS DO ANO PARA O BRASIL


Depois de termos passado em branco na 1º etapa do circuito mundial em Brasília, neste final de semana conquistamos os 2 títulos. No feminino na China, Maria Elisa e Talita em grande fase, bateram na final Juliana e Larissa, de quem sempre foram freguesas,  por 2 sets a 1. No masculino, Ricardo e Pedro Cunha bateram Marcio e Pedro Solberg por 2 sets a 1. Os campeões caminham para a vaga olímpica, ao lado de Emanuel e Alison

RESULTADO DA ENQUETE?
Que colocação você acha que a seleção brasileira de handebol feminino ficará na Olimpíada?
Bronze 40%, eliminada nas quartas 18%, ouro 14%, 4º lugar 12%, eliminado na 1º fase 8%, prata 8%


GINÁSTICA- ZANETTI É OURO NA CROÁCIA


Arthur Zanetti já está na lista dos prováveis medalhistas do Brasil em Londres. Neste final de semana ele venceu mais uma competição, a etapa da Croácia da Copa do Mundo. A boa surpresa brasileira foi Laís Souza, que retornou a seleção após uma longa ausência e foi bronze no salto sobre o cavalo. Diego Hypólito teve uma queda no segundo salto, durante sua apresentação de solo e ficou apenas em 8º lugar. 

JUDÔ- BRASIL DETONA NO PAN DO CANADÁ


No Pan do Canadá, em 14 categorias disputadas, conseguimos 9 ouros, duas pratas e 3 bronzes. Foi o melhor resultado da história na competição.  Pela primeira vez o Brasil terminou em primeiro no quadro de medalhas individual no feminino, superando Cuba, e manteve a hegemonia no masculino. Os ouros vieram com Rafael Silva (+100kg), Renan Nunes (100kg), Leandro Guilheiro (81kg), Leandro Cunha (66kg), Felipe Kitadai (60kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Portela (70kg), Rafaela Silva (57kg) e Erika Miranda (52kg) . Bruno Mendonça (73kg) e Sarah Menezes (48kg) ficaram com a prata enquanto Eduardo Bettoni (90kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Mariana Silva (63kg) levaram o bronze. No anúncio oficial dos judocas para a Olimpíada, dia 1º, o Brasil terá representantes nas 14 categorias.

VÔLEI- BERNARDINHO DEFINE OS 18 DA LIGA MUNDIAL


A volta do levantador Ricardinho, que não atuava desde 2007, foi a grande novidade do técnico Bernardinho na lista de 18 da Liga Mundial. Achei boa  a decisão porque seria um erro continuar com Marlon, após as atuações irregulares  dele pela seleção na última Copa do Mundo e também na pelo Rio de Janeiro, na Superliga. Ricardinho e William foram destaques na Superliga, mas testar William agora, as vésperas da Olimpíada, seria arriscado. Tenho certeza que o grupo receberá bem o arrependido Ricardinho e saberá da importância do atleta para o ouro olímpico. Dos convocados só discordo do nome do Rodrigão. Ele foi fundamental em dezenas de conquistas, mas há 2 anos não tem tido boas atuações. Vale lembrar que este ano a Liga Mundial é diferente. O Brasil está no grupo com Canadá, Finlândia e Polônia. A cada final de semana, uma seleção sediará um quadrangular. O melhor do grupo se classifica para a fase final.
Os 18 convocados
LEVANTADORES: Bruno (Cimed/SKY) e Ricardinho (Vôlei Futuro)
OPOSTOS: Wallace (Sada Cruzeiro), Leandro Vissotto (Cuneo), Theo (RJX), e Renan (BMG/São Bernardo)
CENTRAIS: Éder (Cimed/SKY), Sidão e Rodrigão (Sesi-SP) e Lucão (RJX)
PONTAS: Giba (Cimed/SKY), Murilo (Sesi-SP), João Paulo Bravo (Arkas Spor Kulubu), Dante (RJX), Lucarelli (Vivo/Minas) e Maurício Borges (Sada Cruzeiro)
LÍBEROS: Serginho (Sesi-SP) e Mário Junior (Vôlei Futuro)

RESULTADO DA ENQUETE?

Você acha que Nenê e Ricardinho devem disputar a Olimpíada?
Os 2- 61%
Só o Ricardinho- 27%
Só o Nenê-12%


LUTA- BRASIL CONTINUA SEM VAGAS OLÍMPICAS NA MODALIDADE

Ainda não foi desta vez, no Pré-Olímpico da China, que classificamos ao menos um atleta para Londres. Joice Silva perdeu na 2º luta para Kum Han da Coréia do Norte. Dailane Gomes perdeu na 2º luta para Katarina Johansson da Suécia. Aline Ferreira perdeu para Palamarchuk do Azerbaijão, na 1º luta. Entre os homens, Antoine Jaoude perdeu na 1º luta para Messod do Azerbaijão e Davi Albino para Alexandru Papp da Romênia. Adrian Jaoude também havia perdido na 1º luta. A última chance será no Pré-Olímpico da Finlândia.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

NATAÇÃO- DEFINIDOS OS REPRESENTANTES DOS 100 PEITO NA OLIMPÍADA


Na prova de 100 peito, a mais aguardada do Troféu Maria Lenk, pois 4 nadadores tinham tempos para disputar a Olimpíada, Felipe Lima e Felipe França garantiram a ida a  Londres. França venceu a prova e já tinha índice pela campanha no mundial do ano passado. Felipe Lima baixou o tempo de João Gomes nas eliminatórias e como não teve esse tempo superado, se classificou, mesmo ficando em 4º na final. Já nos 100 livres, Cesar Cielo e Nicholas Oliveira irão representar o Brasil em Londres. Os outros 2 integrantes do revezamento 4 x 100 só serão conhecidos após a Tentativa Olímpica, em maio.  Até agora no Maria Lenk, só Felipe Lima nos 100 peito e Tales Cerdeira nos 200 peito, entraram na lista da natação brasileira para a Olimpíada, além daqueles que já estavam garantidos pelo mundial.


VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA SE RECUPERAM E AVANÇAM A FINAL NA CHINA

Depois de ficarem sem medalhas na primeira etapa do circuito mundial, semana passada em Brasíia,  nossas super campeãs Juliana e Larissa perderam na fase classificatória para Maria Elisa e Talita por 2 sets a 0. Mas neste sábado, venceram a repescagem contra Bawden/Palmer da Áustria e a semifinal contra Xue/ Zhang da China, avançando a grande final. Novamente elas vão enfrentar Maria Elisa e Talita, já garantindo o 1º titulo do ano para o Brasil. As duas principais duplas dos EUA não disputam o torneio. No masculino, etapa da Polônia, Ricardo/ Pedro Cunha, Marcio/ Pedro Solberg estão nas semifinais.


LUTA-PRÉ-OLÍMPICO NA CHINA
: ADRIAN PERDE NA 1º LUTA
Começou nesta sexta-feira o Pré-Olímpico da China, penúltima chance para a luta brasileira conseguir classificar ao menos um atleta para a Olimpíada de Londres. Temos 6 atletas na disputa. Logo na estréia, Adrian Jaoude perdeu para Riguleng Si da China na luta livre categoria até 84kg e foi eliminado. Neste sábado e domingo lutam : Antoine Jaoude na livre masculina, Joice Silva, Dailane Gomes e Aline Ferreira na livre feminina, Davi Albino e novamente Antoine Jaoude na greco-romana. Classificam-se os três primeiros colocados nas categorias masculinas  e as duas primeiras nas categorias de peso feminina.  A expectativa era que o Brasil conseguisse alguma vaga olímpica no Pan realizado mês passado. Isso não ocorreu Neste Pré-Olímpico mundial é mais complicado mas as maiores chances continuam concentradas em Joice Silva e Aline Ferreira.


JUDÔ- BRASIL LEVA 5 OUROS NO 1º DIA DO PAN

No 1º dia da disputa do Pan-Americano do Canadá, 5 ouros para o Brasil com Mayra Aguiar, Maria Portela, Renan Nunes, Rafael Silva e Leandro Guilheiro. A equipe feminina foi completa e no masculino, as ausências são Tiago Camilo e Luciano Correa. A Federação Internacional de Judô divulgará a lista dos atletas classificados para a Olimpíada no dia 1º de maio. O Brasil deverá ter 14 judocas em Londres.



HÓQUEI NA GRAMA- BRASIL É GOLEADO NOVAMENTE

Como previsto, já que a modalidade é uma das menos praticadas no país, nossa seleção masculina foi goleada por 11 a 1 pela África do Sul e 8 a 0 para a China, nas primeiras rodadas do Pré-Olímpico no Japão. O objetivo é tentar pelo menos um empate diante de Áustria ou República Tcheca. No mais é ganhar experiência para não dar tanto vexame na Olimpíada de 2016.



VELA- FERNANDA E ANA  EM 8º NA FRANÇA
Na semana de vela de Hyeres na França, apenas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan conseguiram avançar para a regata das medalhas, na classe 470. Elas terminaram a competição em 8º lugar. Na RS:X, Patrícia Freitas terminou em 12º. Na Finn, Jorge Zarif foi 19º e na Laser Radial, Adriana Kostiw foi 28º. Robert Scheidt e Bruno Prada tiveram que abandonar a disputa na Star.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

OS ADVERSÁRIOS- EVERTON LOPES- BOXE



A maior esperança da quebra do jejum de medalhas do boxe brasileiro em Olimpíadas (que dura desde 1968), é o nosso campeão mundial da categoria 64kg, Everton Lopes. Após fazer um brilhante mundial em que passou por cima de todos os adversários, Everton perdeu a final do Pan de Guadalajara para o cubano Roniel Iglesias que será seu principal adversário em Londres. O cubano ainda não tem vaga olímpica porque perdeu na 1º rodada do mundial 2011 para o futuro vice-campeão mundial Berinchyk, da Ucrânia. Mas irá conquista-la no Pré-Olímpico das Américas em maio, pois 5 vagas estarão em aberto. Os 10 melhores do mundial já estavam qualificados. A categoria terá 28 pugilistas  na briga por medalhas. A tradicional Rússia não terá atletas neste peso.

Confira os principais adversários do brasileiro

Roniel Iglesias- Cuba- ouro no mundial 2009 e bronze na olimpiada de 2008. Ouro no Pan de Guadalajara 2011.

Denys Berinchyk- Ucrânia- prata no último mundial perdendo a final para Everton. Venceu Roniel na 1º rodada do mundial. Número 7 do ranking mundial.

Tom Stalker- Grã-Bretanha-bronze no último mundial, campeão europeu e dos Jogos da Comunidade Britânica. Número 1 do ranking mundial

Munkh Uranchimeg- Mongolia-bronze no mundial 2009. Número 3 do ranking mundial.

Vincenzo Mangiacapre- Itália- bronze no último mundial. Número 4 do ranking.

Yakup Sener- Turquia- campeão do Pré-Olímpico europeu

Gyula Kate - Hungria- bronze no mundial 2009. Número 5 do ranking mundial

Daniyar Yeleussinov- Casaquistão- campeão do Pré-Olímpico asiático

Gaybatulla Gadzhialieyev- Azerbaijão- Número 6 do ranking mundial. Eliminado nas quartas de finais do mundial 2011


Serdar Hudayberdiyev  - Turcomenistão
- vice-campeão do Pré-Olímpico asiático


quarta-feira, 25 de abril de 2012

HÓQUEI NA GRAMA- PRÉ-OLÍMPICO NO JAPÃO


A seleção brasileira masculina de hóquei na grama estreou  na manhã desta quinta-feira no Pré-Olímpico do Japão, que dará apenas uma vaga para Londres. Perdemos para a África do Sul, principal favorita a vaga,  por 9 a 1. Seis seleções estão na disputa e o objetivo do Brasil é apenas ganhar experiência, pois nem em termos continentais conseguimos destaque. Ao contrário, costumamos tomar goleadas com frequência. O Brasil herdou a vaga de Cuba, no torneio masculino, após a desistência dos caribenhos. Um empate em algum jogo já será motivo para comemoração. Jogaremos ainda contra China, Japão, Áustria e Rep Tcheca.

NATAÇÃO- TALES CERDEIRA FAZ ÍNDICE OLÍMPICO

 
No 1º dia de disputas do Troféu Maria Lenk, Tales Cerdeira conseguiu índice olímpico para a prova de 200 metros peito. Ele fez 2m10s37. O índice exigido era de 2m11s74. Assim, o Brasil já conhece os 2 representantes na prova de 200 peito: Tales e Henrique Barbosa. Somente nas provas em que não tivermos os 2 atletas definidos para Londres, após o Maria Lenk é que serão disputadas na Tentativa Olímpica em maio. Na prova de 50 livres, Cesar Cielo venceu com 21s38, melhor tempo do ano. Bruno Fratus ficou em segundo, também com um excelente tempo. Agora são 14 nadadores com vaga em Londres:
Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Joana Maranhão ( 400 medley), Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Nicolas Oliveira ( 100 livres), Felipe França ( 100 peito), João Gomes Junior ( 100 peito),  Henrique Barbosa e Tales Cerdeira ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta e 200 costas), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley) e  Henrique Rodrigues ( 200 medley).

FUTEBOL- CHAVES DEFINIDAS

O futebol foi o 1º esporte coletivo a definir os grupos para a Olimpíada. No sorteio do masculino, o Brasil caiu no grupo C e enfrentará o Egito dia 26/07, a Bielorrússia dia 29/07 e a Nova Zelândia dia 01/08. Um grupo tranquilo, valendo lembrar que a Bielorrússia se classificou como 3º melhor seleção européia. Os outros jogos serão dia 29/07 contra a Bielorrússia e dia 01/08 contra a Nova Zelândia. Terminando em 1º a seleção de Mano Menezes cruza com o 2º do grupo D. A Espanha é favorita, com Honduras, Japão e Marrocos brigando pela 2º vaga. Assim, o caminho para as semifinais é tranquilo para o Brasil. Os outros grupos:
Grupo A- Grã-Bretanha, Senegal, Uruguai e Emirados Árabes
Grupo B- México, Coréia do Sul, Gabão e Suiça

Já no feminino o formato de disputa é diferente. Na 1º fase das 12 seleções na disputa, 8 se classificam. O Brasil está no grupo da Grã-Bretanha, Camarões e Nova Zelândia. Só as britânicas preocupam.  A estréia é dia 25 diante de Camarões. Dia 28 a Nova Zelândia e dia 31 de julho as britânicas. O objetivo do Brasil é terminar em primeiro para enfrentar um terceiro colocado, provavelmente Canadá ou Coréia do Norte. Se ficarmos em 2º o adversário pode ser Japão ou Suécia.
Os outros grupos: F- Japão, Canadá, Suécia e África do Sul, o G- EUA, França, Coréia do Norte e Colômbia.

terça-feira, 24 de abril de 2012

AS ADVERSÁRIAS: VÔLEI DE PRAIA FEMININO




Assim como acontece desde o início das disputas do vôlei de praia na Olimpíada em 1996, o Brasil vai brigar por medalha com as duas duplas femininas: Juliana e Larissa, Maria Elisa e Talita.

Juliana e Larissa são hexacampeãs do circuito mundial ( 2005, 2006, 2007, 2009,2010 e 2011) e atuais campeãs mundiais. Também lideraram o ranking olímpico. Só falta o ouro olímpico. Finalmente poderão jogar uma Olimpíada juntas  porque em 2008 Juliana estava contundida e Larissa formou dupla com Ana Paula. Já Maria Elisa e Talita fecharam o ranking em 5º lugar. Foram bronze no mundial 2009 e costumam frequentar a zona de medalhas em etapas do circuito mundial. Em 2008, Talita jogou com Renata terminando em 4º lugar.

Ao contrário de 2004 e 2008 em que Walsh e May dos EUA eram super favoritas ao ouro, (que acabou se confirmando), agora o torneio promete ser muito mais equilibrado. Temos 6 duplas na briga pelas medalhas. Além das brasileiras, duas duplas americanas, a chinesa e a italiana. Confira

Walsh e May- EUA- retomaram a parceria em 2011 para buscar o tricampeonato olímpico. Até 2008 eram imbatíveis. Mas a atual fase tem apresentado algumas  derrotas. Perderam a final do mundial 2011 para Juliana e Larissa e foram vice do circuito. De qualquer forma não podem ser desprezadas em Olimpíada. Número 3 do ranking olímpico

Xue e Zhang- China- bronze na última Olimpíada, vivem ótima fase. Superaram Walsh e May no ranking olímpico e ficaram em 2º. Conquistaram várias etapas do circuito mundial neste ano. Costumam dar muito trabalho as brasileiras.

Kessy e Ross- EUA- número 4 do ranking - tem como grande conquista o título mundial em 2009.

Cicolari e Menegatti- Itália
- número 6 do ranking mundial, as italianas venceram Juliana e Larissa por duas vezes em 2012. Foram bronze no Grand Slam da Suiça em 2011. Podem ser a grande surpresa de Londres.

Keiser e Van Iersel- Holanda- número 7 do ranking . O melhor resultado em 2011 foi o bronze no Grand Slam da Áustria.

Goller e Ludwig- Alemanha
- número 8 do ranking. Ficaram em 4º no circuito mundial 2009

Kuhn e Zumkehr- Suiça
- número 9 do ranking.

domingo, 22 de abril de 2012

ESGRIMA- ATHOS SCHWANTES E GUILHERME TOLDO CONQUISTAM VAGAS OLÍMPICAS


A esgrima masculina do Brasil brilhou no Pré-Olímpico das Américas no Chile. Na espada masculina Athos Schwantes e no florete masculino Guilherme Toldo, conquistaram as únicas vagas em disputa, vencendo as competições. Guilherme foi o único a ganhar bronze no individual, no Pan de Guadalajara. Os 2 se juntam a Renzo Agresta, qualificado pelo ranking mundial. As mulheres bateram na trave: Thais Rochel no florete feminino  e Karina Lakerbai no sabre, ficaram a uma vitória da vaga. Vale lembrar que a esgrima é mais uma modalidade apoiada pela Petrobrás e gerenciada por Magic Paula. 



TIRO COM ARCO- BRASIL CONQUISTA VAGA NO MASCULINO
 
Mais uma modalidade brasileira estará representada em Londres. Assim como em 2008, teremos um atleta no masculino. Bernardo Oliveira foi vice-campeão no Pré-Olímpico da Colômbia e Gustavo Trainini 3º. Daniel Xavier, que havia sido o melhor na fase de classificação foi eliminado na 1º rodada de mata-mata. Bernardo fez uma ótima campanha, tendo vencido inclusive um cubano, na flecha desempate. Ele só perdeu o ouro para o cubano Juan Stevens por 6 a 5. Só para lembrar, Bernardo foi um dos destaques brasileiros em termos de medalha nos Jogos Sul-Americanos de 2010. Em 2011 não disputou o mundial e nem o Pan porque estava se dedicando a estudos. Retomou o treinamento em 2012 e agora TEM QUE SER o INDICADO para a vaga olímpica porque foi o principal destaque da competição.  No feminino, não conseguimos vaga olímpica.




TRIATLO- PÂMELLA OLIVEIRA É 9º NO JAPÃO
Sem a presença de várias atletas da Europa que disputam o campeonato europeu, Pâmella Oliveira  teve um ótimo desempenho na prova de Ishigaki da Copa do Mundo no Japão, ficando em 9º lugar. A vencedora foi Kathy Trembay do Canadá. Além dos pontos importantíssimos na chamada corrida olímpica, Pâmella também chegou a frente da equatoriana Elizabeth Bravo, sua concorrente direta, que ficou em 10º. No masculino, Diogo Sclebin foi 18º e continuou sua boa campanha em busca da vaga olímpica. A vitória foi do francês David Hauss.

ATLETISMO- MAIS 2 FAZEM ÍNDICES OLÍMPICOS

 Neste final de semana mais 2 atletas conseguiram índice olímpico no atletismo. Diomar de Souza, venceu os 800m em competição realizada em Porto Alegre, com o tempo de 1:45.62, superando o índice de 1:45.92, estabelecido pela CBAT. Com esta marca, apenas um atleta poderá ser inscrito pelo país. O índice A, que permite a inscrição de até três representantes, é de 1:45.60. Diomar pode perder a vaga se Kleberson Davide fizer um tempo melhor. 

Já Ronald Julião conseguiu a qualificação ao obter a marca de 63m01 no lançamento do disco do Long Beach Invitational, na Califórnia. O índice da Confederação é de 63,00 m. 


O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula praticamente assegurou classificação para Londres. Ele terminou em 3º lugar na Maratona de Pádova, na Itália, com 2:10:23, e melhorou seu índice. Já Marilson Gomes, garantido em Londres, foi 8º colocado na Maratona de Londres, vencida por Wilson Kipsang, do Quênia



RESULTADO DA ENQUETE

Qual será a posição da seleção feminina de futebol do Brasil na Olimpíada?
Eliminada nas quartas- 36%, bronze- 24%, ouro- 16%, prata-12%, eliminada na 1º fase-8%, 4º lugar- 4%

NADO SINCRONIZADO- LARA E NAYARA GARANTIDAS PELA 2º VEZ EM OLIMPÍADAS

O Brasil garantiu vaga nesta sexta-feira em mais uma modalidade olímpica. O dueto  Nayara Figueira e Lara Teixeira ficou em 9º lugar ao fim do Pré-Olímpico e assim como em 2008, irá representar o Brasil em Londres. O objetivo é chegar a final olímpica, entre os 12 melhores duetos. Em Pequim ficaram em 13º. Por equipes não conquistamos vaga olímpica.

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL SEM OURO EM BRASÍLIA

Na primeira etapa do circuito mundial, nosso vôlei de praia não foi bem. No feminino Talita e Maria Elisa chegaram a decisão  mas perderam para  Xue e Zhang da China. Juliana e Larissa nem bronze conseguiram, ao perderem para as italianas  Cicorali e Menegatti. No masculino Ricardo e Pedro Cunha ficaram com o bronze, após perderem para Rogers e Dalhausser dos EUA na semifinal. Alison e Emanuel abandonaram o torneio, após uma contusão no braço de Alison. 

PENTATLO- YANE MARQUES EM 5° NA RÚSSIA

Na última etapa da Copa do Mundo, que esse ano foi antecipada devido a Olimpíada, Yane Marques novamente fez uma prova muito boa e quase chegou na medalha. Após a natação, esgrima e hipismo, Yane era a 3º colocada. Mas novamente no evento combinado tiro-corrida não manteve o bom desempenho, ficou em 16º e terminou a prova russa na  5º colocação.  Se melhorar no tiro-corrida, briga por medalha olímpica. 



VELA- SEMANA DE VELA NA FRANÇA

Começou em Hyeres na França mais uma etapa da Copa do Mundo, com os melhores velejadores do mundo. Na classe Star, de Robert Scheidt e Bruno Prada, as regatas não foram disputadas devido aos fortes ventos. Patrícia Freitas é 13º na RS:X após duas regatas. Na Laser Radial, Adriana Kostiw é 18º. Na Finn, Jorginho Zarif é 13º. Na 470 Fabio Pillar e Gustavo Thiesen ocupam a 17º posição, mesma colocação de Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. 

 
RESULTADO DA ENQUETE

Quem deve ser a libero titular na seleção feminina de vôlei para a Olimpíada?
65% Camila Brait, 35% Fabi



BADMINTON- PAIOLA CADA VEZ MAIS LONGE DE LONDRES

Daniel Paiola foi eliminado na 2º rodada do Torneio Internacional do Tahiti.  Após vencer o atleta da casa, Remi Rossi por 2 x 0, o brasileiro foi derrotado pelo neo-zelandês Tjitte Weistra, por 2 sets a 0. Agora, só falta o torneio de Portugal, antes do anuncio oficial dos classificados para os Jogos Olímpicos. Em Portugal, só o título interessa e Paiola pegará na estréia o peruano Rodrigo Pacheco, cabeça de chave número 2.
 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

NADO SINCRONIZADO- LARA E NAYARA GARANTIDAS PELA 2º VEZ EM OLIMPÍADAS





O Brasil garantiu vaga nesta sexta-feira em mais uma modalidade olímpica. O dueto  Nayara Figueira e Lara Teixeira ficou em 9º lugar ao fim do Pré-Olímpico e assim como em 2008, irá representar o Brasil em Londres. O objetivo é chegar a final olímpica, entre os 12 melhores duetos. Em Pequim ficaram em 13º. Por equipes, competiremos neste sábado na rotina livre, mas já sem chances de  vaga olímpica.


BASQUETE- TARALLO CONVOCA SELEÇÃO FEMININA
Luiz Carlos Tarallo divulgou a relação de convocadas para a Olimpíada. A lista de 18 atletas será reduzida para 12. Do time que atuou em 2011 com Enio Vechi a maior  novidade foi a ala Karla. As principais ausências foram as veteranas ala Micaela e a pivô Alessandra. Confira as selecionadas:

Armadoras: Adrianinha (Parma-ITA), Babi (Americana), Joice (Ourinhos), Tássia (Americana)
Alas: Chuca (Ourinhos), Iziane ( Maranhão), Jaqueline (Santo André), Karla (Americana), Palmira(Catanduva), Patrícia Ribeiro (São José), Renata Oliveira (Maranhão), Sílvia Gustavo (Ourinhos)
Pivôs: Clarissa (Americana), Damiris (Celta de Vigo-ESP), Érika (Salamanca-ESP), Franciele (Hondarribia-ESP), Gilmara (Catanduva), Nádia (Santo André)

Meu palpite das 12 que irão a Londres: Adrianinha, Babi, Chuca, Iziane, Jaqueline, Palmira, Sílvia, Clarissa, Damiris, Érika, Franciele e Gilmara

TRIATLO- BRASILEIROS COMPETEM NO JAPÃO EM BUSCA DE MAIS PONTOS NO RANKING OLÍMPICO

Final de semana passado foi na Austrália. Na madrugada de sábado para domingo tem etapa da Copa do Mundo em Ishigaki no Japão. Os atletas brasileiros Pamella Oliveira, Bruno Matheus, Diogo Sclebin, Fábio Carvalho e Juraci Moreira tentam somar pontos para o ranking olímpico. Os atletas europeus não estarão na competição, já que disputarão o campeonato europeu. Oportunidade para algum brasileiro ficar entre os 10 melhores.  Se o ranking olímpico fosse fechado hoje os brasileiros classificados seriam Diogo Sclebin, Reinaldo Colucci e Pamella Oliveira. 





POLO-AQUÁTICO- BRASIL ELIMINADO TAMBÉM NO FEMININO

No Pré-Olímpico feminino o Brasil empatou seu último jogo contra o Casaquistão e deu adeus a Olimpíada. Depois de 3 derrotas para Holanda, Grécia e Canadá, só a vitória interessava. O empate deixou o Brasil como o único país eliminado na 1º fase. No masculino, chegamos pelo menos a fase de mata-mata. O polo-aquático brasileiro precisa passar por uma reformulação há muito tempo.


VÔLEI DE PRAIA- TALITA E MARIA ELISA FINALISTAS EM BRASILIA

A final da etapa de Brasília, 1º do circuito mundial será nesta sexta-feira e terá Brasil. Mas não com Juliana e Larissa. Elas foram eliminadas por Xue e Zhang da China e lutarão apenas pelo bronze contra Cicorali e Menegatti da Itália. A dupla brasileira classificada para a final é Maria Elisa e Talita que fez campanha brilhante, vencendo as americanas Walsh e May, Kessy e Ross.

PENTATLO- YANE MARQUES EM MAIS UMA FINAL

Devido a Olimpíada, as etapas da Copa do Mundo foram realizadas em sequência e já neste final de semana chegam ao final. A última será disputada na Rússia. Na qualificação, Yane Marques se poupou e ficou em 9º na sua bateria, suficiente para garantir vaga em mais uma final. Yane foi 5º na natação, 7º na esgrima, 18º no tiro-corrida. O hipismo não é disputado na qualificação. Já Priscila Oliveira, que luta para se garantir na Olimpíada pelo ranking mundial, não se classificou. A final será neste sábado.


ESGRIMA- PRÉ-OLÍMPICO NO CHILE


O Brasil pode aumentar sua delegação de esgrima para a Olimpíada neste final de semana. Acontece no Chile  o Pré-Olímpico das Américas.  No florete masculino, florete feminino, espada feminina e sabre masculino apenas uma vaga estará em disputa. No sabre feminino e espada masculina, duas vagas. O Brasil terá 5 atletas no Pré-Olímpico. Só não disputaremos o sabre masculino, pois Renzo Agresta está garantido na Olimpíada, pelo ranking mundial. Apesar da esgrima brasileira não estar entre as melhores do continente, conquistar vagas não é impossível, pois os melhores do ranking mundial não estarão na disputa. As maiores chances brasileiras estão concentrada no medalhista de bronze do Pan de Guadalajara, Guilherme Toldo no florete masculino e em Karina Lakerbai ( foto) do sabre feminino. Ela foi a melhor brasileira no último mundial, terminando em 30º. Completam a delegação brasileira: Thaís Rochel no florete feminino, Rayssa Costa na espada feminina e Athos Schwantes na espada masculina.

TIRO COM ARCO- PRÉ-OLÍMPICO NA COLÔMBIA


Será aberto nesta sexta-feira em Medelin, Colômbia, o Pré-Olímpico das Américas, última seletiva para se conseguir vagas olímpicas na modalidade. As disputas mesmo só começam no fim de semana. Estarão em jogo  3 vagas para os homens e 3 para as mulheres, com limite de um atleta por país. Ou seja, o Brasil poderá levar no máximo, um homem e uma mulher para Londres.  No masculino, México e EUA já estão classificados por equipes e portanto fora do pré-olímpico, assim como o Canadá, que conseguiu a classificação no individual. Temos atletas muito bem preparados no masculino, o que aumenta nossas chances. A equipe é composta por Bernardo Oliveira (foto-grande destaque do Brasil em termos de medalhas nos Jogos Sul-Americanos), Daniel Xavier ( melhor colocado no Pan de Guadalajara e no último mundial) e Gustavo Trainini ( único representante do Brasil em Pequim 2008). No feminino as chances são menores, já que apenas Chile e EUA conquistaram vaga olímpica pelo mundial. Competem pelo Brasil Sarah Nikitin, Anne Marcelle e Monique Evellin.

CANOAGEM- PANAMERICANO NO RIO DE JANEIRO
Começa nesta sexta-feira o Campeonato Pan-americano de canoagem velocidade, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Cerca de 150 atletas de oito países - Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Venezuela, Porto Rico e Canadá - participarão do Pan-americano. O destaque brasileiro é claro,  é a dupla olímpica Erlon Souza e Ronilson Oliveira, que competem nas provas de C2 de 200 e 1000 metros. Outras 3 provas terão atletas classificados para Londres. Em maio e junho, a dupla brasileira participará de 3 etapas da Copa do Mundo, em treinamento para a Olimpíada.

VÔLEI- ZÉ ROBERTO CONVOCA PARA PRÉ-OLÍMPICO

Nesta semana, também tivemos convocação da seleção feminina para o Pré-Olímpico em maio. Foram chamadas:



Levantadoras: Fabíola, Dani Lins e Fernandinha
Opostos- Sheilla, Fernanda Garay e Tandara
Ponteiras: Mari, Natália, Sassá e Paula Pequeno
Centrais: Adenízia, Juciely, Thaisa e Fabiana.
Líberos: Fabi e Camila Brait
 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- ESQUIVA FALCÃO- BOXE



Esta semana entrevisto pela 1º vez aqui no blog um atleta do boxe. Esquiva Falcão já tem vaga garantida para a Olimpíada, após conquistar uma brilhante medalha de bronze no último mundial em 2011. O boxe brasileiro pode ser a grande surpresa dentre as modalidades com pouca tradição em conquistar medalhas para o Brasil. Esquiva  respondeu a 5 perguntas.

1- Como está sua preparação para a Olimpíada? Sua medalha no mundial de 2011 aumentou a pressão por repetir o resultado ou te deu mais confiança para Londres?

A preparação para Londres esta muito forte. Minha medalha do mundial não aumentou a pressão e sim melhorou muito minha confiança para a Olimpíada. Agora sou respeitado pelos adversários.

2- Como os atletas da seleção lidam com o fato da modalidade ter apenas uma medalha olímpica na história das Olimpíadas, em 1968 ?

Ficamos tristes, mas a cada Olimpíada  nós atletas buscamos quebrar o tabu. O ano de 2012 vai ser histórico para o boxe brasileiro e será de medalhas. Tivemos muitas conquistas importantes como as duas medalhas no mundial ( ouro de Everton Costa e meu bronze). Estamos preparados e confiantes para a Olimpíada
 

3- No que você acha que precisa melhorar tecnicamente para sonhar com uma medalha olímpica?
Todos nós já conhecemos a nossa técnica. Basta treinar forte porque quando chegar em cima do ringue saberemos o que fazer. Eu treino 2 horas pela manhã e 2 horas a tarde, de segunda a sábado. O treinamento é muito intenso para ganhar velocidade com força.

4- Você acha que depois do mundial 2011, o boxe brasileiro passou a ser mais respeitado pelos juízes que avaliam as lutas e que não seremos prejudicados na Olimpíada?
Sim, muitos juízes agora olham o boxe brasileiro com um jeito de campeão. Hoje somos respeitados.


5- Você sabe explicar porque seus pais lhe deram o nome de Esquiva ?

Meu pai é um grande lutador de MMA. Quando eu nasci, ele imaginou que eu também seria um  lutador. Foi aí que surgiu meu nome Esquiva ( um movimento de defesa no boxe). Ele colocou eu e meu irmão Yamaguchi para aprendermos boxe. O tempo foi passando e conquistamos um lugar na seleção brasileira, onde estamos até hoje. Agora é lutar pela medalha olímpica.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

OS ADVERSÁRIOS- HIPISMO SALTOS- EQUIPES



Continuo com a série sobre os principais adversários dos brasileiros em provas olímpicas que temos chances de medalha. NO HIPISMO SALTOS POR EQUIPES, o Brasil possuí duas medalhas olímpicas: bronzes em 1996 e 2000. Em 2004 ficamos em 9º e em 2008, sem Doda Miranda, fomos 10º. Se não somos favoritos em Londres, estamos entre os 7 ou 8 países que podem surpreender. Na minha opinião, o hipismo é um dos esportes mais emocionantes de se assistir e ao contrário da natação e atletismo, nem sempre o favorito vence.

A vaga olímpica brasileira foi obtida do dificílimo mundial de 2010, com o 4º lugar. Nem precisamos do Pan de Guadalajara para a vaga. A equipe brasileira terá os experientes Rodrigo Pessoa e Doda Miranda e os estreantes Carlos Eduardo Ribas, José Roberto Reynoso ( foto) e Luiz Francisco de Azevedo  Rodrigo participou de todas as medalhas por equipes, foi campeão olímpico individual em 2004 e 4º colocado no mundial 2010. Doda Miranda também esteve nas equipes medalhistas e  teve um brilhante ano de 2011, com o 3º lugar no Global Champions Tour, a F-1 do hipismo.

Vamos a análise dos adversários

ALEMANHA- maior candidata ao ouro. Atual campeã mundial e européia. Ouro em 1996 e 2000, bronze em 2004 e  5º na última Olimpíada empatada com a Holanda. Conta com Marcus Ehning, campeão do Global Champions Tour em 2010; Philipp Weishaupt, vencedor da etapa de Estoril do Global;  e Christian Ahlmann, atual número 5 do ranking do Global Champions Tour.


BÉLGICA- 3º no último mundial. Conta com Philippe Le Jeune, atual campeão mundial de saltos e Jos Lansink, 4º no Global Champions Tour 2010.

SUÉCIA- vice no campeonato europeu. Foi prata na Olimpíada de 2004 e 8º na  de 2008. Conta com Rolf- Goran Bengtsson, 4º lugar no Global Champions Tour 2011 e atual vice-campeão olímpico.

CANADÁ- 5º no mundial, atual medalha de prata olímpico. Conta com Eric Lamaze, atual campeão olímpico individual  e bronze no último mundial em 2010.

EUA- atuais bicampeões olímpicos. não conseguiram a vaga pelo mundial então levaram equipe completa para o Pan de Guadalajara, ficando com o ouro. Conta com Elizabeth Madden, bronze na última Olimpíada e que ajudou nas duas medalhas de ouro da equipe em 2004 e 2008. Contam também com Richard Fellers, Reed Kessler e  McLain Ward.

GRÃ-BRETANHA
- Foi 7º na última Olimpíada,  bronze no campeonato europeu por Equipes. Conta com Nick Skelton, vice-campeão europeu no individual

FRANÇA- vice-campeã mundial e vice- campeã européia

HOLANDA- classificou-se com o 4º lugar no campeonato europeu. Foi 5º na última Olimpíada e 4º em 2004. Conta com Gerco Schroder, 3º colocado no individual do europeu.

AUSTRÁLIA- 9º na última Olimpíada. Conta com a atual  campeã do Global Champions Tour, Edwina Alexander

SUIÇA- bronze no campeonato europeu e  4º na última Olimpíada. Conta com Pius Schwiz,  3º na etapa inicial do Global Champions de 2012

Completam a relação de classificados o México ( vaga pelo no Pan de Guadalajara), Chile ( vaga pelo Pan de Guadalajara),  Arábia Saudita ( venceu o Pré-Olímpico continental e  conta com Abdullah Al Sharbatly, vice-campeão mundial em 2011) e Ucrânia ( venceu o Pré-Olímpico Europeu)






domingo, 15 de abril de 2012

NADO SINCRONIZADO- PRÉ-OLÍMPICO DE LONDRES


Começa quarta-feira o Pré-Olímpico em Londres. Na prova de dueto estarão em jogo 24 vagas, o que praticamente garante a dupla brasileira Lara Teixeira e Nayara Figueira na Olimpíada. Elas costumam ficar entre as 12 melhores do mundo. Já na prova por equipes, as chances brasileiras são remotas pois apenas 3 vagas estarão em jogo e na disputa tem Rússia, Espanha, Japão e EUA.


ATLETISMO- BRASIL GARANTE 3 PARTICIPANTES NA MARATONA MASCULINA EM LONDRES

Franck Caldeira terminou em 6º lugar na maratona de Milão, com o tempo de 2h12m03 e obteve índice para a Olimpíada. O Brasil já garantiu 3 vagas para a prova de maratona em Londres. Mas o único nome certo é o de Marilson Gomes por ter terminado 2011 entre os 30 melhores do mundo. Por enquanto, Franck está classificado, assim como Paulo Roberto de Almeida. Mas até 29 de abril, outros maratonistas podem fazer tempos melhores e ficarem com as vagas de Franck e Paulo. Um exemplo é Solonei Rocha, ouro no Pan de Guadalajara que no próximo domingo compete na maratona de Londres. O campeão em Milão como sempre foi um queniano: Daniell Too com o tempo de 2m08s39. No feminino, em Viena, Cruz Nonata foi 7º e não conseguiu índice olímpico. Quem ficou perto do índice foi  Erica Sena na prova dos 20km, em Portugal. Por apenas 36 centésimos ela não carimbou o passaporte para Londres. Na mesma prova no masculino, Caio Bonfim foi desqualificado e Jonathan Riekmann desistiu.


RESULTADO DA ENQUETE

Quem deve ser o porta bandeira do Brasil na abertura da Olimpíada de Londres?
Cesar Cielo 54%,  Neymar 14%, Maurren Maggi 12%, Marta  e Emanuel 9%, Ronaldinho Gaúcho e Giba 5%, Fabiana Murer e Fabiana (vôlei) 3%, Rodrigo Pessoa 1%


POLO-AQUÁTICO- SOFREMOS UMA SURRA NA ESTRÉIA DO PRÉ-OLÍMPICO

A seleção brasileira feminina perdeu de 23 a 4 para a Holanda, atual campeã olímpica, na estréia do Pré-Olímpico da Itália. No outro jogo do grupo, Canadá 15 x 4 no Casaquistão. Nesta segunda-feira o Brasil pega a Grécia, simplesmente campeã mundial. Outra surra se aproxima. Contra o Canadá  na quarta a derrota é previsível. O objetivo é vencer o Casaquistão na quinta para avançar as quartas-de-finais e os jogos mata-mata. O outro grupo tem Rússia, Hungria, Itália e Espanha. O 1º colocado deve pegar Brasil ou Casaquistão. Chance de classificação olímpica é nula.


CANOAGEM- DUPLA OLÍMPICA BRASILEIRA VENCE NA ITÁLIA

O Brasil terá apenas a dupla Erlon de Souza e Ronilson Oliveira nas provas de velocidade da canoagem na Olimpíada. Neste final de semana eles venceram as provas de 200 e 1000 metros de C2 na regata internacional de Mantova, na Itália. Na final dos 1000 metros, os brasileiros bateram os favoritos italianos Luca Incollingo e Daniele Santini e nos 200 metros venceram os atuais campeões mundiais Raimundas Labuckas e Gadeikis Tomas, da Lituânia. Nivalter Santos, que não obteve vaga olímpica, foi prata no C1 200 metros.

TRIATLO- PAMELLA E DIOGO PRÓXIMOS DA VAGA OLÍMPICA

Tivemos na noite desta sexta-feira no Brasil, sábado na Austrália, a etapa de Sydney do circuito mundial. Os principais triatletas do mundo que lutam por pontos no ranking estiveram na disputa. Os brasileiros tiveram bons resultados. No feminino Pamella Oliveira foi 23º, em prova vencida pela australiana Erin Denshan. A brasileira deverá constar entre as 60 melhores no novo ranking. Carla Moreno, a brasileira que hoje teria a vaga olímpica novamente não esteve competindo, praticamente dando adeus a Londres. No masculino Diogo Sclebin ( foto) doi 22º. Ele que já tinha ranking para estar na Olimpíada, melhorou ainda mais suas chances. O vencedor foi Stephen Justus da Alemanha. Bruno Matheus foi 41º. Fabio Carvalho e Juraci Moreira não completaram a prova.

RESULTADO DA ENQUETE

O técnico croata Goran Sablic deve continuar comandando a seleção de polo-aquático masculina do Brasil ?
55% sim, 45% não

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TRIATLO- PAMELLA E DIOGO PRÓXIMOS DA VAGA OLÍMPICA


Tivemos na noite desta sexta-feira no Brasil, sábado na Austrália, a etapa de Sydney do circuito mundial. Os principais triatletas do mundo que lutam por pontos no ranking estiveram na disputa. Os brasileiros tiveram bons resultados. No feminino Pamella Oliveira foi 23º, em prova vencida pela australiana Erin Denshan. A brasileira deverá constar entre as 60 melhores no novo ranking. Carla Moreno, a brasileira que hoje teria a vaga olímpica novamente não esteve competindo, praticamente dando adeus a Londres. No masculino Diogo Sclebin ( foto) doi 22º. Ele que já tinha ranking para estar na Olimpíada, melhorou ainda mais suas chances. O vencedor foi Stephen Justus da Alemanha. Bruno Matheus foi 41º. Fabio Carvalho e Juraci Moreira não completaram a prova. 


BADMINTON- CADA VEZ MAIS DIFÍCIL
Na tentativa de melhorar no ranking mundial e conseguir pela 1º vez levar o Brasil a uma Olimpíada no badminton,  Daniel Paiola foi disputar o Aberto do Peru. Mas como tem ocorrido nos últimos torneios foi eliminado na 1º rodada, desta vez  pelo peruano Mario Cuba.  Paiola terá mais duas competições para conseguir boas campanhas, antes do anúncio da lista oficial de jogadores em Londres.

ATLETISMO- MARATONISTAS E MARCHADORES TENTAM VAGAS OLÍMPICAS

Se a Olimpíada fosse hoje o Brasil teria 3 classificados para a maratona: Paulo Roberto de Almeida, Marilson Gomes e Adriana Silva. Neste domingo, 3 atletas tentam o índice que é de 2h18 para homens e 2h30 para mulheres : Cruz Nonata na maratona de Viena, Sirlene Pinho e José Teles na maratona de Milão. O prazo para a obtenção dos índices na maratona termina em 29 de abril. Já na prova de marcha 20km, os brasileiros buscam índice na etapa de Portugal do circuito mundial no sábado. Competem Caio Bongim e Jonathan Riekmann. Nesta prova não temos nenhum classificado para Londres por enquanto.

RESULTADO DA ENQUETE:

O técnico espanhol Javier Cuesta deve continuar comandando a seleção brasileira de handebol masculino?
Sim 53%, não 47%

HANDEBOL - CUESTA FOI EMBORA
Após não conseguir a classificação para a Olimpíada, o técnico espanhol da seleção masculina, Javier Cuesta,  pediu demissão. Apesar da boa campanha do Brasil no Pré-Olímpico, o principal objetivo não foi cumprido, graças a derrota na final do Pan de Guadalajara para a Argentina, em partida que jogamos muito mal. Achei correta a saída do treinador.


Semana que vem tem Pré-Olímpicos em 4 modalidades para o Brasil :  Polo-aquático feminino- nenhuma chance , nado sincronizado- chances totais de vaga, esgrima- boas chances e tiro com arco- boas chances

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- ANA LUIZA FERRÃO- TIRO ESPORTIVO




A entrevista da semana é com nossa representante no tiro esportivo em Londres, prova de pistola tiro rápido, Ana Luisa Ferrão. Ela começou a praticar o esporte apenas aos 25 anos. Hoje tem 38 e foi uma das primeiras atletas a conseguir vaga olímpica ainda em 2010 no Pan-Americano do Rio de Janeiro. Ganhadora do prêmio Brasil Olímpico na sua modalidade em 2011, ouro no Pan de Guadalajara, Ana poderá ser uma surpresa de bom resultado para o Brasil na Olimpíada. A carioca respondeu a 6 perguntas

 
1- O tiro foi uma das primeiras modalidades a definir os classificados para Londres e você, uma das primeiras a conquistar a vaga. Isso foi bom para dar tranquilidade, ou ruim por aumentar a ansiedade pela Olimpíada?

Foi um pouco de cada coisa. No primeiro momento foi um alívio saber que a vaga olímpica estava assegurada. Porém, veio também o desejo de manter o padrão, de confirmar resultados diante da expectativa de todos... No Pan, mesmo já tendo a vaga, queria mais uma vez provar que era a melhor naquela competição. Agora, estou tentando relaxar mais e não me importar com expectativas externas.


2-Qual a importância em participar de etapas da Copa do Mundo, na preparação para a Olimpíada? Você costumava viajar para competições  internacionais antes da vaga olímpica?

É muito importante participar do maior número possível de provas internacionais, onde estão as melhores atletas do mundo. O tiro é um esporte muito emocional, onde conta muito a maneira como o atleta vai lidar com a situação de estresse de uma prova. Assim, é bom que eu me acostume a passar por essa situação fazendo isso várias vezes. Eu, como atleta da seleção brasileira e durante períodos convocada pela Comissão de Desportos do Exército (CDE), participei de várias competições internacionais, porém nunca como agora, em que estou me preparando para representar o Brasil nos Jogos.

3- Que resultado será satisfatório para você em Londres?

É difícil falar em colocação, já que é um esporte que em que o atleta na verdade compete consigo mesmo. Mas meu sonho é ficar entre as oito primeiras, o que me levaria a participar de uma final olímpica.

4- Como está sua rotina de treinamentos? Está se dedicando só a preparação olímpica?

Sim, estou me dedicando somente ao esporte. Nesse momento estou na cidade de Creil, na França. junto com José Carlos Iengo, que é meu treinador (e namorado ) para aclimatação para a Copa do Mundo de Londres, evento teste de tiro dos Jogos Olímpicos. Durante esse período também estamos treinando com a atleta francesa Celine Goberville, também classificada para Londres. Até os Jogos, há várias competições internacionais programadas.

5-Quais as maiores dificuldades que uma atleta de tiro encontra no Brasil?

Uma das dificuldades é a compra do material. Como trata-se de armas e munições existe uma burocracia que dificulta a aquisição e importação. Acredito que regras mais brandas, pelo menos para atletas que comprovadamente representam o Brasil no esporte seriam bem oportunas.

6- Quem te apoia? Você tem algum patrocínio?

Desde 2009 estou afastada das minhas funções no Exército  ( sou Major, e minha função é professora de biologia) para treinar para os Jogos Mundiais Militares, evento que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. Durante esse tempo, foi fundamental o apoio que recebi da CDE de munição e disponibilidade para treinamento. No momento recebo o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, que possibilita as viagens de preparação, bem como a compra de equipamentos. Além disso, conto com o apoio do Ministério do Esporte, que com o programa Bolsa Atleta, ajuda a custear outros gastos.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

AS ADVERSÁRIAS- FUTEBOL FEMININO




Antes do início do torneio de futebol feminino nas duas últimas Olimpíadas, podíamos apontar 3 favoritos ao ouro:  Estados Unidos, Alemanha e Brasil. As demais seleções estavam em nível inferior. Para Londres 2012 o equilíbrio de forças é muito maior e podemos citar 6 equipes  com chances de brigar pelo ouro: Japão, EUA, Suécia, França, Grã-Bretanha e Brasil.

A  poderosa Alemanha, campeã olímpica em 2004 não estará presente em 2012. Uma surpreendente derrota nas quartas-de-finais do mundial 2011 não só tirou as alemãs da competição, como também da Olimpíada, pois o continente europeu só pode ter 3 classificados ( ao contrário do polo-aquático, handebol...). Assim, as vagas européias ficaram com o país sede, Suécia e França. Achei esse critério um ABSURDO. Nas outras edições olímpicas, sempre houveram torneios Pré-Olímpicos de repescagem. O próprio Brasil se garantiu em 2008 dessa forma. Nem Pré-Olímpico europeu teve.

NOSSA SELEÇÃO está dando medo nesses últimos tempos. Se após a prata em 2008, as meninas lamentaram a perda do ouro pois tinham melhor equipe que as americanas, chegar a prata agora será um RESULTADO MARAVILHOSO. No mundial 2011 passamos da 1º fase sem apresentar um grande futebol e caímos nas quartas para os Estados Unidos nos penais. Trocamos de técnico com o retorno de Jorge Barcelos ( prata em Pequim 2008) e daí em diante os resultados pioraram ainda mais. Aos trancos e barrancos vencemos em dezembro o Trofeu Cidade de São Paulo, diante da Dinamarca que nem classificada para a Olimpíada está. Neste ano, fomos goleados por EUA e Japão, em torneios amistosos. Nesta última semana vencemos Canadá e Colômbia sem convencer. Não revelamos mais nenhuma grande jogadora e a artilheira Cristiane vive péssima fase. Marta terá que ser mais fenomenal ainda para conduzir o time a 3º medalha olímpica consecutiva

Vamos a análise das seleções adversárias do BRASIL 

BRIGAM POR MEDALHA

JAPÃO- Virou uma potência após surpreender com o título mundial em 2011 e a eleição de Sawa como melhor do mundo.  Conseguiu a vaga com o título do Pré-Olímpico asiático

ESTADOS UNIDOS- O país mais tradicional do futebol feminino. Mesmo em fase ruim, as americanas costumam se superar em jogos mata-mata. Que o diga o Brasil na final olímpica de 2008 e mundial 2011. Atuais vice-campeões mundiais. Campeãs olímpicas em 1996, 2004 e 2008.

GRÃ-BRETANHA- Fez uma ótima campanha na 1º fase do mundial 2011, inclusive derrotando o Japão, futuro campeão.  Só caiu nos penais para a França nas quartas. Em 2009 foi vice-campeã européia, só perdendo para a Alemanha. O fato de jogar em casa pode ser o empurrão final para uma medalha olímpica.

SUÉCIA- No mundial 2011 apresentou um futebol muito bonito de se assistir. Eu apostava no título das suecas. Pararam na semifinal diante do Japão e conquistaram um 3º lugar.

FRANÇA-
Também surpreendeu com o 4º lugar no mundial 2011, eliminando a Inglaterra nas quartas-de-finais.

PODEM SER ZEBRAS

CANADÁ- Venceu o Pan de Guadalajara batendo o Brasil na final. Neste ano, voltou a nos vencer em amistoso. Tem a ótima Sinclair e mesmo com uma campanha ruim no mundial 2011 pode passar da 1º fase em Londres

CORÉIA DO NORTE- Ao contrário do time masculino, o feminino costuma frequentar mundiais e Jogos Olímpicos. Já tiveram time melhor, mas podem surpreender. Conseguiram vaga em Londres superando Austrália e China, sempre tradicionais, no Pré-Olímpico continental. 

TURMA DOS QUE VÃO CUMPRIR TABELA

CAMARÕES e ÁFRICA DO SUL- As seleções surpreenderam as favoritas Gana e Nigéria, sempre presentes em competições de futebol feminino.  Camaronesas foram campeãs do Pré-Olímpico do continente, mas o nível do futebol feminino na África ainda não se igualou ao masculino. Devem ser eliminadas na 1º fase

COLÔMBIA- se classificou com o vice no sul-americano ficando a frente da Argentina. Mas o time é fraco,  abaixo do Brasil por exemplo. No último mundial não marcou um gol sequer. 


NOVA ZELÂNDIA- Sem a Austrália disputando as eliminatórias do continente fica fácil classificar. Também foi ao mundial e ficou em último num grupo que tinha o México.

domingo, 8 de abril de 2012

ATLETISMO- KEILA COSTA FAZ ÍNDICE E VAI A 3º OLIMPÍADA


Nossa principal atleta do salto triplo, Keila Costa, saltou 14m20 em Torneio da Federação Paulista e fez índice para a Olimpíada de Londres, superando em 5 centímetros a marca exigida. Será a 3º Olimpíada de Keila, que também tentará índice no salto em distância. Mas esse resultado não cria esperança de brigar por medalha. Ela seria 8º no mundial 2011 com os 14m20. Para sonhar com medalha, Keila precisa saltar acima de 14m80. 

POLO-AQUÁTICO- BRASIL EM 8º NO PRÉ-OLÍMPICO

A seleção masculina do Brasil perdeu por 16 a 12 da Turquia e ficou em 8º no Pré-Olímpico mundial. Na 1º fase havíamos empatado com os turcos. Classificados para  Londres neste torneio: Espanha, Romênia, Montenegro e Grécia. Completam a lista EUA, Austrália, Grã-Bretanha, Servia, Hungria, Croacia, Itália e Casaquistão. Dos 12 classificados, 9 são europeus. O Pré-Olímpico feminino com apenas 3 vagas em disputa começa dia 17.


HANDEBOL- BRASIL TERMINA PRÉ-OLÍMPICO EM 3º

O Brasil não irá a Londres no handebol masculino, mas fez apresentações muito boas no Pré-Olímpico mundial. Perdeu só por 2 gols para a Hungria, equilibrou quase todo o jogo contra a Suécia e venceu o último jogo por 28 a 27 contra a Macedônia, outra força do continente europeu. Se classificaram para a Olimpíada nos Pré-Olímpicos de finais de semana:Espanha,Sérvia,Suécia,Hungria, Croácia e Islandia.Tinham vaga França, Tunísia, Coréia do Sul, Argentina, Dinamarca e Grã-Bretanha. Outra modalidade com 9 europeus em 12 participantes em Londres

RESULTADO DA ENQUETE

Quais os 3 principais adversários da seleção brasileira de futebol masculino na Olimpíada
88% Espanha, 74% Uruguai,  40% México, 37% Grã-Bretanha, 11% Japão e Gabão, 1º Coréia do Sul , Emirados Árabes e Suiça

VELA- MAIS UM TÍTULO PARA ROBERT SCHEIDT E BRUNO PRADA

A maior chance de medalha de ouro para o Brasil em Londres é com a dupla da classe Star, Robert Scheidt/Bruno Prada. Neste final de semana faturaram a etapa da Copa do Mundo da Espanha, que é o Trofeo Princesa de Sofia. Desde o Princesa de 2011 eles não sabem o que é perder. Mais uma vez começaram com resultados abaixo do esperado, mas tem uma regularidade impressionante. Mesmo com vitória em apenas uma das 11 regatas, faturaram o título. Como já escrevi, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan serão as representantes na classe 470. Bruno Fontes teve uma boa campanha e ficou em 10º na Laser. Jorginho Zarif terminou o Princesa de Sofia em 25º na Finn, Fabio Pillar e Gustavo Thiesen em 33º na 470. A próxima competição é a etapa da França da Copa do Mundo.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

VELA- FERNANDA OLIVEIRA E ANA BARBACHAN GARANTEM VAGA OLÍMPICA


A dupla brasileira que irá representar o Brasil na classe 470 é Fernanda Oliveira e Ana Barbachan. Elas terminaram o Trofeo Princesa de Sofia na Espanha em 11º. As adversárias pela vaga olímpica, Isabel Swan e Martine Grael foram 16º. Já na classe Star, Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram mais um título, o 11º consecutivo. Eles não perdem desde o Princesa de Sofia de 2011.  Após um início ruim nas duas primeiras regatas os brasileiros se recuperaram e com o 4º lugar na regata da medalha, chegaram a mais um título.  Bruno Fontes teve uma boa campanha e ficou em 10º na Laser. Jorginho Zarif terminou o Princesa de Sofia em 25º na Finn, Fabio Pillar e Gustavo Thiesen em 33º na 470. 


Obs: Se Marco Grael não se classificar para a Olimpíada na 49er ao lado de André Fonseca, não teremos nenhum membro da família Grael na Olimpíada.


POLO-AQUÁTICO- DEU A LÓGICA: ROMÊNIA ARRASA BRASIL  e VAI A LONDRES

A seleção brasileira masculina de polo-aquático não conseguiu em nenhum momento equilibrar o jogo contra a Romênia, nas quartas de finais do Pré-Olímpico do Canadá. O jogo valia vaga olímpica. No final, derrota por 19 a 8. O Brasil chegou a estar perdendo por 7 a 0. A superioridade do adversário era tão grande, que se comparássemos com futebol parecia um Barcelona x Betis. O Brasil completará 28 anos fora dos Jogos Olímpicos, tabu que só será quebrado em 2016, no Rio de Janeiro. Parabéns aos nossos bravos jogadores que fizeram o possível. O esporte é esquecido pela CBDA, falta melhor estrutura para nossos jogadores, o técnico croata contratado enfrenta problemas com atletas, não estamos acostumados a enfrentar fortes equipes européias... Os mesmos problemas há 28 anos. Dia 17 começa o Pré-Olímpico feminino em que as chances são mais remotas ainda pelo complicado grupo que o Brasil está.

HANDEBOL- SELEÇÃO MASCULINA NÃO IRÁ A LONDRES

Ao contrário do polo-aquático, a seleção masculina de handebol fez  jogos equilibrados contra Súecia e Hungria, potências mundiais, mas não conseguiu vitórias no Pré-Olímpico. Perdemos de 25 a 20 da Suécia e 27 a 25 para a Hungria. Ambas as seleções vão a Londres. Neste domingo, disputa do 3º lugar contra a Macedonia. A seleção feminina não só está classificada como pode ser a surpresa em termos de medalha.

SEXTA-FEIRA DE DECISÃO PARA NOSSO POLO-AQUÁTIO E HANDEBOL MASCULINOS

POLO-AQUÁTICO- BRASIL X ROMÊNIA, HOJE, VALE VAGA OLÍMPICA
O polo aquático masculino do Brasil decide nesta sexta-feira a sorte no Pré-Olímpico de Edmonton, no Canadá contra a Romênia (2ª colocada do grupo A) pelas quartas-de-final. O jogo será às 18h30, de Brasília. Na última rodada da fase de grupos, o Brasil empatou com a Turquia por 11 a 11 e terminou em  3º na chave B.  A Romênia tem tradição no polo-aquático, mas foi apenas 12º no último mundial, perdendo até para o Japão. Dos adversários possíveis foi o melhor para o Brasil. Montenegro, Grécia e Alemanha seriam piores. Nos outros jogos que valem vaga olímpica teremos: Montenegro x Turquia, Espanha x Macêdonia e Grécia x Canadá.



HANDEBOL- SOMOS ZEBRA
Começa nesta sexta-feira o Pré-Olímpico masculino da Suécia que dará duas vagas para Londres. Quatro equipes estão na disputa incluindo o Brasil. Nossa seleção estréia ao meio-dia, com transmissão da ESPN contra a Suécia. No sábado pegamos a Hungria as 8h45 e no domingo a Macedônia às 9h45. O Brasil é a 4º força do torneio. Os 3 adversários são forças do handebol europeu. No mundial 2011 a Suécia foi 4º colocada e a Hungria 7º. O Brasil tomou  uma surra da Hungria: 36 a 24. Já no  mundial 2009 a Hungria foi 6º, Suécia 7º e Macedonia 11º. Em ambos os mundiais, o Brasil foi eliminado na 1º fase. Classificar será zebra. O time brasileiro tem : Goleiros : Maik, Andrey e Marcos Paulo. Armadores: Zeba, Henrique e Thiagus. Centrais: Bruno Santana e Léo. Pontas: Tupan, Chiuffa, Gil, Alemão, Cyborg e Felipe Borges. Pivôs: Vinícius e Ales. Vamos torcer.


VELA- MOMENTO DECISIVO NO PRINCESA DE SOFIA

Dia ruim para as brasileiras na classe 470 no Trofeo Princesa de Sofia. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ocupam agora o 13º lugar, Martine Grael/ Isabel Swan em 19º após 8 regatas. Fernanda e Ana estão bem próximas da vaga olímpica. Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada mantiveram o  2º lugar mas se afastaram dos lideres Percy e Simpson da Grã-Bretanha, agora com 8 pontos de diferença. Na Finn, Jorginho Zarif teve um bom dia e pulou para 30º. Bruno Fontes  é 15º na Laser



FUTEBOL FEMININO- BRASIL TOMA OUTRA GOLEADA

Em torneio amistoso no Japão, a seleção brasileira de futebol feminino sofreu duas goleadas esta semana: 3 a 0 para os Estados Unidos e 4 a 1 para o Japão, os 2 finalistas do último mundial. O Brasil não contou com Marta. Há muito tempo o Brasil não jogava tão mal. Antes, já havíamos perdido amistoso para o Canadá. As perspectivas para a Olimpíada são preocupantes. O futebol feminino é o 1º esporte coletivo que definiu as 12 seleções que disputarão a Olimpíada. São elas:
Grã-Bretanha, Camarões, África do Sul, Japão, Coréia do Norte, Brasil, França, Suécia, Colombia, EUA , Canadá  e Nova Zelândia

quarta-feira, 4 de abril de 2012

POLO-AQUÁTICO- SELEÇÃO VENCE ARGENTINA E PODE TERMINAR EM 3º do GRUPO


Depois de duas derrotas para Espanha e Canadá, já esperadas, a seleção brasileira masculina arrasou a Argentina por 16 a 7, na 3º rodada do Pré-Olímpico do Canadá. Contra os donos da casa já havíamos jogado bem e perdido apenas por 12 a 9. Contra a Argentina, uma derrota complicaria a classificação brasileira pois o adversário havia conseguido empatar com a Turquia. Mas tivemos uma grande atuação diante de um rival conhecido, mas que sul-americano em março, havia nos derrotado por 9 a 6 na decisão.  Os principais artilheiros do Brasil foram Grummy e  Gabriel Reis com 5 gols. O Brasil volta a jogar nesta quinta contra a Turquia, às 21h20, de Brasília, encerrando a fase de grupos. A Turquia perdeu de 14 a 5 para o Canadá e 21 a 2 para a Espanha. Uma empate  colocará o Brasil em 3º, fugindo do principal favorito do Pré-Olímpico, a seleção de Montenegro. Mesmo assim o jogo de quartas será uma grande dureza. Podemos enfrentar Alemanha, Romênia ou Grécia, 3 potências do polo-aquático mundial. O jogo vai valer a vaga olímpica. As chances são remotas, mas é um jogo só.

VELA- FERNANDA OLIVEIRA E ANA BARBACHAN PRÓXIMAS DA VAGA OLÍMPICA

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão em 8º lugar no Troféu Princesa de Sofia após 4 regatas disputadas. Isabel Swan e Martine Grael ocupam o 12º lugar, após reagirem e vencerem uma regata nesta quarta-feira. A dupla de Fernanda obteve um 2º e um 3º lugar em duas regatas, que poderão fazer a diferença no final. A dupla de Isabel precisará melhorar muito nas regatas finais para conseguir a vaga olímpica. Em outras classes Robert Scheidt e Bruno Prada que começaram mal , mais uma vez se recuperaram e estão na vice-liderança após 6 regatas. Bruno Fontes é 32º na Laser,  Jorginho Zarif 32º na Finn, Adriana Kostiw é 83º na Laser Radial, Fabio Pillar e Gustavo Thiesen são 43º na 470 e André Fonseca/ Marco Grael em 48º na 49er, essa classe já com 6 regatas disputadas

TRIATLO- CARLA MORENO NÃO DESISTE DA OLÍMPÍADA

Nossa melhor colocada no ranking olímpico Carla Moreno, não disputou a etapa da Copa do Mundo da Austrália e deixou de somar pontos importantes. Surgiram informações de que Carla teria desistido da Olimpíada. Mas a atleta respondeu via e-mail que " não tive verba para participar da etapa da Austrália. Não depende de mim essa verba, mas sim da confederacao. Quando mandei meu planejamento e não foi aprovado, meus treinadores mudaram meu foco e minha programacão. Nao tenho nenhuma contusão, tanto que sigo minha carreira". Agora é esperar as próximas etapas do circuito mundial para saber se Carla irá competir. Se o ranking fosse fechado hoje, a brasileira  estaria classificada.

FUTEBOL- SELEÇÃO FEMININA EM MAL MOMENTO

Em amistoso disputado no Japão, a seleção brasileira apenas sem Marta, perdeu dos EUA por 3 a 0. Foi a segunda derrota em amistosos, pois já havíamos perdido do Canadá. Quinta-feira enfrentaremos o campeão mundial Japão. Péssimo começo de preparação para a Olimpíada. 


Obs: Como esta semana temos os Pré-Olímpicos de Polo-aquáticos masculino e handebol masculino, além do Princesa de Sofia de vela, não publicarei a entrevista da semana.

domingo, 1 de abril de 2012

VELA- TROFÉU PRINCESA DE SOFIA DEFINE A DUPLA DA 470


Começaram nesta segunda-feira as regatas do Troféu Princesa de Sofia, na Espanha. A principal atração é  a disputa na classe 470 entre Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan e Isabel Swan/ Martine Grael ( foto) . A dupla brasileira que terminar em uma posição melhor na competição será a representante em Londres. no 1º dia, Fernanda/Barbachan finalizaram em 3º lugar e Isabel/ Martine em 23º. Além dessa disputa, o Brasil tem na Espanha todos os classificados para Londres, com excessão da classe RS:X que teve mundial semana passada.

RESULTADO DA ENQUETE

Qual será o resultado da nossa seleção masculina de futebol na Olimpíada?
Ouro- 36%, bronze de novo- 36%, prata- 12%, caimos nas quartas 12%, não passamos da 1º fase 4%

ATLETISMO- JONATHAN HENRIQUE FAZ ÍNDICE OLÍMPICO NO SALTO TRIPLO

Jonathan Henrique Silva, apenas 20 anos, atingiu o índice olímpico (17,20 m) do salto triplo no sábado, no Torneio  da Federação Paulista de Atletismo. Ele, que é treinado por Nélio Moura ( técnico de Maurren Maggi) saltou 17m39cm. No último mundial, em 2011, apenas 4 atletas fizeram marcas superiores. Se Jonathan repetir o salto na Olimpíada, pode ser finalista. 


POLO AQUÁTICO- DERROTAS NAS PRIMEIRAS PARTIDAS

Nossa seleção masculina estreou com duas derrotas  no Pré-Olímpico do Canadá, que classifica 4 seleções para a Olimpíada. No 1º jogo 17 a 7 para a Espanha e no 2º, 12 a 9 para o Canadá. Nesta terça o adversário é a Argentina, que empatou com a Turquia na 1º rodada.  O Brasil precisa vencer a Argentina ou a Turquia, para avançar as quarta-de-final, no jogo mata-mata que valerá a vaga olímpica. 

FUTEBOL- SÓ RESTA DEFINIR UM CLASSIFICADO NO MASCULINO

México e Honduras ficaram com as vagas da Concacaf para a Olimpíada. Agora, só falta definir a repescagem África/Ásia, entre Senegal e Omã. Os 15 classificados: Grã-Bretanha, Japão, Coréia do Sul, Emirados Árabes, México, Honduras, Gabão, Marrocos, Egito, Uruguai, Brasil, Nova Zelândia, Espanha, Suiça e Bielorrússia. O Brasil tem que ser no mínimo, medalha de bronze. Só a Espanha tem time para  brigar pelo ouro com o Brasil.


MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA VENCE EM ISRAEL

Na 3º etapa da Copa do Mundo, vitória brasileira com Ana Marcela Cunha em Israel. Ela havia sido bronze no Brasil e 6º na Argentina. Ana não tem mais chances de ir a Londres porque não se classificou no mundial. Poliana Okimoto, quem tem vaga  olímpica foi 4º em Israel.


TÊNIS DE MESA- BRASIL PERMANECE NA 2º DIVISÃO NO MASCULINO E FEMININO

Fim de Copa do Mundo por equipes. Tanto no masculino como no feminino permaneceremos na 2º divisão para 2014 no Japão. No masculino, faltou só uma vitória contra a Ucrania para subirmos. Ficamos em 28º. No feminino, o objetivo de se manter na 2º divisão foi obtido com o 36º lugar. Os títulos é claro ficaram com a China. No masculino a dona da casa Alemanha foi prata e no feminino Singapura. Em relação a Olimpíada estaremos na disputa por equipes tanto no masculino como no feminino

CICLISMO BMX

Renato Rezende foi 23º na etapa da Copa do Mundo dos EUA e ganhou pontos importantes na disputa por uma vaga olímpica. O ouro foi para Connor Fields, dos EUA.


HANDEBOL- SELEÇÃO MASCULINA REALIZA AMISTOSOS AS VÉSPERAS DO PRÉ-OLÍMPICO

Dia 6 de abril  a seleção masculina do Brasil estréia no Pré-Olímpico da Suécia, quando enfrentará Suécia, Hungria e Macedônia, 3 adversários complicadíssimos. As vésperas da competição está realizando amistosos contra a Tunísia. No sábado, derrota por 26 a 24. Neste segunda nova derrota: 26 a 23.