Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA: GUILHERME GUIDO- natação



O entrevistado desta semana é o recordista brasileiro dos 100 costas, Guilherme Guido. Ele esteve presente na Olimpíada de Pequim 2008, mas com o tempo de 54s89 não passou da 1º eliminatória. Agora treinando na Espanha, Guido vive uma nova fase, espera conseguir o índice olímpico no Maria Lenk de 2012 e chegar até uma final olímpica. Ele respondeu a 6 perguntas

1- Como avalia seu ano de 2011? Os resultados no mundial e no Pan foram os esperados?

Avalio 2011 como um ano de mudança. Deixei o Brasil pra treinar na Espanha com outro técnico, gostei muito do trabalho. O pan-americano foi uma das minhas melhores competições, evolui muito tanto em currículo como em experiência.

2- No Pan, você fez 54s81 nos 100 costas. No Maria Lenk 54s85. O índice para classificação visando Londres 2012 é 54s40. Em que competição você acha que poderá estabelecer esse índice?

O meu treinamento vai ser direto para o Maria Lenk no final de abril. Venho treinando muito bem e nao vejo problemas em fazer esse índice. Venho nadando muito perto dele em todas as competições preparatórias e isso me traz mais confiança.

3- Chegando a Londres 2012, será sua segunda Olimpíada. No que você pretende focar o treinamento para tentar baixar de 54 segundos e obter vaga em uma final olímpica?

Somente pelo fato de que troquei de tecnico e estou me sentindo melhor com esse outro tipo de treino, acredito que consigo nadar para o meu melhor tempo da vida. Estou evoluindo muito nos treinos, fazendo tempos que há 2 anos atras não imaginava conseguir fazer.

4- Porque você escolheu o nado costas e quais foram seus ídolos na natação?

Nao foi eu que o escolhi, o nado de costas que me escolheu (rs,rs). Nadava todos os estilos quando era mais novo, mas comecei a me despontar mais neste nado. Admiro o Aaron Peirsol dos Estados Unidos.

5- O que mais te agrada e o que mais te cansa na vida de atleta?

Me agrada terminar um treino e saber que eu dei o meu 100% nele. Isso me da uma paz interior inexplicável. Uma sensação de prazer. Nao gosto de ficar muito tempo sem fazer nada e na natação as vezes é preciso ficar descansando, sem mesmo poder subir uma escada. Isso as vezes me incomoda.

6- Com quantos anos começou a nadar e até que idade pretende competir?

Comecei a nadar com 5 anos de idade por indicação medica. Virei profissional as 15 anos quando entrei para integrar a equipe do Esporte Clube Pinheiros. Difícil dizer uma data para parar, acredito que continuo nadando enquanto meu corpo estiver apto a baixar cada vez mais meus tempos.

Nenhum comentário: