Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 30/09


ESGRIMA- MUNDIAL DA TÚRQUIA
Após os mundiais de natação, atletismo, judô, boxe, ciclismo e luta, começa hoje o mundial de esgrima na Turquia. O Brasil terá um representante em cada arma: sabre, florete e espada, com excessão do florete masculino, em que levamos equipe completa para tentar uma boa posição visando uma futura classificação olímpica. Neste primeiro dia de disputas o Brasil já terá 5 esgrimistas atuando. No sabre feminino compte Karina Lakerbay e no florete masculino João Souza, Heitor Shimbo, Lucas Moncko e Marcos Cardoso. Completam a lista de convocados Tais Rochel no florete, Willian Zeytoulian no sabre, Athos Schwantes e Rayssa Costa na espada. Ao contrário da Olimpíada em que a é em disputa eliminatória simples, no mundial os esgrimistas realizam vários combates na fase de classificação. Acompanhe diariamente os resultados dos brasileiros no mundial de esgrima no meu twitter- Brasil Olímpico.

A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE
O Brasil vem colecionando derrotas nas categorias de base do tênis de mesa, em termos de América do Sul. Isso porque nossos principais atletas não tem verbas para viajar. Apenas quem tem o PAITROCINADOR viaja. Ou seja, não vão os melhores e sim quem pode pagar. Já no levantamento de peso não mandamos representantes para o Pan-Americano no Chile por falta de verba. Enquanto isso, os jornais publicam que a delegação de dirigentes esportivos e políticos que estão na Dinamarca onde será escolhida a sede da Olimpíada 2014, irá gastar R$ 900 mil num dos hotéis mais sofisticados de Copenhague onde será montada uma estrutura da candidatura. No total a candidatura Rio-2016 deve custar mais de R$ 100 milhões. É por essa e outras que sou contra a Olimpíada no Rio. Não somos um país esportivo. Não incentivamos nossas crianças a praticarem esportes. Somos o país do vôlei e futebol. Temos iniciativas isoladas de alguns heróis, que bancam estruturas em algumas modalidades. O governo quase nada apóia. Se a Olimpíada vier para o Rio, bilhões serão gastos e acredito que depois de um tempo voltaremos a ter as mesmas dificuldades de hoje.

TIRO COM ARCO- RANKING NACIONAL
A confederação da modalidade ( uma das que menos divulga notícias) anunciou o ranking nacional. Bruna Santana, ainda juvenil, é lider entre as mulheres, seguida de Michelle Acuestta. Já no masculino Daniel Xavier superou o veterano Fábio Emílio. Em novembro, acontece o campeonato brasileiro em Bento Gonçalves.

VÔLEI- SUL-AMERICANO FEMININO
O Brasil começa hoje a campanha para mais um título, o Sul-Americano em Porto Alegre. A competição classifica o vencedor para a Copa dos Campeões em novembro no Japão. A estréia será contra o Paraguai, às 19h30. Desde 2003, o Brasil não perde sequer um set no Sul-Americano. Peru e Argentina são seleções que podem dar algum trabalho, mas a chance de título para o Brasil é de 99%.

VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA VENCEM WALSH E MAY
Em um evento amistoso entre duplas de vôlei de praia de Brasil e EUA uma importante vitória brasileira aconteceu no feminino. Juliana e Larissa venceram na final as atuais bicampeãs olímpicas Walsh e May, que voltaram a atuar juntas após um longo período. No geral dos confrontos, os EUA venceram o duelo.

Nenhum comentário: