Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 30/09
ESGRIMA- MUNDIAL DA TÚRQUIA
Após os mundiais de natação, atletismo, judô, boxe, ciclismo e luta, começa hoje o mundial de esgrima na Turquia. O Brasil terá um representante em cada arma: sabre, florete e espada, com excessão do florete masculino, em que levamos equipe completa para tentar uma boa posição visando uma futura classificação olímpica. Neste primeiro dia de disputas o Brasil já terá 5 esgrimistas atuando. No sabre feminino compte Karina Lakerbay e no florete masculino João Souza, Heitor Shimbo, Lucas Moncko e Marcos Cardoso. Completam a lista de convocados Tais Rochel no florete, Willian Zeytoulian no sabre, Athos Schwantes e Rayssa Costa na espada. Ao contrário da Olimpíada em que a é em disputa eliminatória simples, no mundial os esgrimistas realizam vários combates na fase de classificação. Acompanhe diariamente os resultados dos brasileiros no mundial de esgrima no meu twitter- Brasil Olímpico.
A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE
O Brasil vem colecionando derrotas nas categorias de base do tênis de mesa, em termos de América do Sul. Isso porque nossos principais atletas não tem verbas para viajar. Apenas quem tem o PAITROCINADOR viaja. Ou seja, não vão os melhores e sim quem pode pagar. Já no levantamento de peso não mandamos representantes para o Pan-Americano no Chile por falta de verba. Enquanto isso, os jornais publicam que a delegação de dirigentes esportivos e políticos que estão na Dinamarca onde será escolhida a sede da Olimpíada 2014, irá gastar R$ 900 mil num dos hotéis mais sofisticados de Copenhague onde será montada uma estrutura da candidatura. No total a candidatura Rio-2016 deve custar mais de R$ 100 milhões. É por essa e outras que sou contra a Olimpíada no Rio. Não somos um país esportivo. Não incentivamos nossas crianças a praticarem esportes. Somos o país do vôlei e futebol. Temos iniciativas isoladas de alguns heróis, que bancam estruturas em algumas modalidades. O governo quase nada apóia. Se a Olimpíada vier para o Rio, bilhões serão gastos e acredito que depois de um tempo voltaremos a ter as mesmas dificuldades de hoje.
TIRO COM ARCO- RANKING NACIONAL
A confederação da modalidade ( uma das que menos divulga notícias) anunciou o ranking nacional. Bruna Santana, ainda juvenil, é lider entre as mulheres, seguida de Michelle Acuestta. Já no masculino Daniel Xavier superou o veterano Fábio Emílio. Em novembro, acontece o campeonato brasileiro em Bento Gonçalves.
VÔLEI- SUL-AMERICANO FEMININO
O Brasil começa hoje a campanha para mais um título, o Sul-Americano em Porto Alegre. A competição classifica o vencedor para a Copa dos Campeões em novembro no Japão. A estréia será contra o Paraguai, às 19h30. Desde 2003, o Brasil não perde sequer um set no Sul-Americano. Peru e Argentina são seleções que podem dar algum trabalho, mas a chance de título para o Brasil é de 99%.
VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA VENCEM WALSH E MAY
Em um evento amistoso entre duplas de vôlei de praia de Brasil e EUA uma importante vitória brasileira aconteceu no feminino. Juliana e Larissa venceram na final as atuais bicampeãs olímpicas Walsh e May, que voltaram a atuar juntas após um longo período. No geral dos confrontos, os EUA venceram o duelo.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
TITULOS DO BASQUETE FEMININO E POLIANA OKIMOTO- 28/09
BASQUETE- BRASIL CAMPEÃO COM FACILIDADE
De forma invicta e com placares dilatados em todos os jogos, a seleção brasileira feminina de basquete conquistou o título da Copa América. Na final 71 a 49 na Argentina, que só ameaçou no primeiro quarto. A cestinha foi Silvia com 18 pontos. Aliás uma curiosidade. A cada jogo uma jogadora diferente terminou como cestinha. Tivemos Silvia, Franciele, Adrianinha, Helen, Alessandra. Mas no ranking das cestinhas da Copa América, Helen foi a melhor, mas apenas na 9° colocação, o que mostra que funcionou muito mais a defesa do que o ataque do Brasil. Os retornos de Alessandra e Helen, que não estiveram na Olimpíada, deram mais experiência e tranquilidade a seleção em momentos importantes da competição. Mas se quiser voltar a sonhar em ficar entre os 4 melhores do mundo, no mundial 2010, o Brasil ainda precisará achar opções para as alas. Na posição de pivô temos Alessandra, a jovem Franciele, Mamá, além de Érika da WNBA que não atuou. Como armadoras as veteranas Helen e Adrianinha dão conta do recado. Faltam opções para as alas, posição em que já brilharam Paula, Hortência e Janeth. Karen é promissora, mas Micaela está em final de carreira.
LUTA- BRASIL ENCERRA MUNDIAL SEM VENCER UMA LUTA SEQUER
Tudo bem que não temos tradição alguma na modalidade luta e que nossa melhor atleta Rosângela Conceição não competiu, mas foi triste terminar o mundial da Dinamarca sem uma vitória sequer. O Brasil levou 9 lutadores e nenhum conseguiu vencer. Por não ter tradição, sempre na primeira rodada, os brasileiros tinham que enfrentar adversários do leste europeu, onde estão os melhores do mundo. Mas nem em algumas repescagem ou contra adversários do continente pintou vitória. No último dia, Rodrigo Artilheiro perdeu para Rafael Barreno da Venezuela e Felipe MAcedo para Evgeny Popov da Rússia. Os lutadores tem feito estágios internacionais, mas por enquanto, não deu resultado algum.
CICLISMO- APENAS MURILO FISCHER TERMINA PROVA DO MUNDIAL
Dos 5 ciclistas brasileiros que competiram no mundial de estrada na Suiça, apenas um terminou a prova. Murilo Fischer ficou em 55° em prova vencida pelo australiano Cadel Evans. Tiago Fiorilli e Magno Nazaret não completaram a prova. No feminino Uenia Fernandes e Rosane Kirch também não finalizaram a prova no sábado.
MARATONA AQUÁTICA- A IMBATÍVEL POLIANA
Fase espetacular da brasileira Poliana Okimoto. Neste sábado ela venceu mais uma vez no circuito mundial, de ponta em ponta, em Shantou, na China, abrindo mais de 10 metros de distância para a 2° colocada, a alemã Angela Maurer. Agora, Poliana tem 28 pontos de vantagem para a segunda colocada do ranking , a outra brasileira Ana Marcela Cunha, 4° na China. Faltam apenas 3 etapas para o término do circuito No masculino outro ótimo resultado brasileiro com Allan do Carmo chegando em segundo lugar, atrás do alemão Thomas Luz, que venceu todas as 7 etapas que disputou.
JUDÔ- DESTAQUES DO TROFÉU BRASIL
Foi disputado em Porto Alegre, com 282 judocas de 63 clubes o Troféu Brasil . A competição serviu como uma seletiva nacional para a seleção brasileira em 2010, apesar de não contar com vários atletas importantes. Os principais destaques da competição foram a medalhista olímpica Ketleyn Quadros, a campeã mundial júnior Rafaela Silva , o campeão mundial Luciano Correa e Hugo Pessanha. Por clubes, a Sogipa venceu no feminino e o Minas Tênis no masculino. Confira os campeões: Diego Ribeiro, Breno Renan, Alex Pombo, Moacir Mendes, Felipe Barueri, Hugo Pessanha, Alex Reiller e Luciano Correa. No feminino: Joyce Segalla, Taciana Lima, Erika Souza, Ketleyn Quadros, Rafaela Silva, Maria Portella, Mayra Aguiar e Maria Suellen.
GINÁSTICA- TORNEIO MEDITERRANEO CUP
Em um torneio de ginástica artística feminina disputada por 4 seleções, o Brasil ficou em 3°, com Ethiene Franco, Khiuani Dias, Priscila Cobello, Bruna Leal e Letícia Costa, O Brasil superou apenas a Holanda, ficando atrás da Itália dona da casa e Rússia. O evento foi o último antes do mundial de Londres, a partir de 13 de outubro.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 25/09
CICLISMO- MUNDIAL DE ESTRADA
Será realizado neste final de semana, em Mendrisio, Suiça, o mundial de ciclismo estrada. Amanhã, sábado, competem pelo Brasil na categoria elite, Clemilda Fernandes, Uênia Fernandes, Rosane Kirch e Flávia Oliveira, na prova feminina. Já no domingo é a vez dos homens. Nosso país terá Thiago Fiorilli, Magno Nazaret e Murilo Fischer ( foto), a principal esperança de um bom resultado. Se algum deles terminar entre os 30 melhores, já será excelente.
BASQUETE- BRASIL ATROPELA REPÚBLICA DOMINICANA
Placar de NBA no segundo jogo da seleção brasileira feminina na Copa América: 121 a 62 na República Dominicana. A pivô Franciele foi a cestinha com 23 pontos. No 1° jogo, o Brasil havia passado por Porto Rico. Hoje, sexta, já classificado para a semifinal, pegamos o Canadá. É importante vencer para fugir de Cuba no cruzamento de amanhã. Brasil, Cuba, Canadá e Argentina vão as semifinais, valendo 3 vagas para o mundial 2010.
JUDÔ- TROFÉU BRASIL EM PORTO ALEGRE
Neste sábado, no ginásio do Sogipa, em Porto Alegre, acontece o Troféu Brasil Interclubes, evento que classifica o vencedor para o processo seletivo da seleção brasileira em 2010. Cerca de 400 atletas irão participar, dentre eles os campeões mundias Tiago Camilo e Luciano Corrêa, além da medalhista olímpica Ketleyn Quadros. Outros destaques da seleção brasileira como Leandro Cunha, Daniela Polzin, Nacif Elias e Hugo Pessanha ( ouro na Copa do Mundo da Inglaterra), também estarão na disputa.
LUTAS- AINDA SEM VITÓRIA
O Brasil ainda não conseguiu nenhuma vitória no mundial de Luta que acontece na Dinamarca. Após 3 eliminações na luta livre masculina, nesta quinta foi a vez de Dailane Gomes e Joice Silva perderem na estréia diante de fortíssimas adversárias. Dailane perdeu para a tcheca Martina Zyklova enquanto que Joice caiu diante de Yulia Rattkevich, do Azerbaijão. Joice ainda teve chance na repescagem, mas caiu diante de Deanra Rix, dos Estados Unidos. Hoje, sexta, é a vez de Aline Ferreira na categoria 67kg encarar a japonesa Yoshiko Inoue na luta livre. Começa também a disputa da greco-romana, com e Davi Albino na categoria 96kg pegando Denis Mishin, do Azerbaijão. O provável é a eliminação dos dois na primeira luta. A maior esperança de uma vitória acontece no sábado, quando lutam Felipe Macedo e principalmente Rodrigo Artilheiro, ainda sem adversários definidos
VÔLEI- SUL- AMERICANO FEMININO
Paraguai, Uruguai e Argentina estão na chave da seleção feminina de vôlei, que disputa a partir da próxima quarta-feira, o Sul-Americano, em Porto Alegre. Na outra chave estão Peru, Colombia, Chile e Venezuela. O Brasil terá força máxima na competição, inclusive com o retorno de Paula Pequeno. Com certeza conquistará o 17° título da competição, em 26 edições realizadas. Não temos adversários na América do Sul. A estréia do Brasil será contra o Paraguai.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 23/09
BASQUETE- COMEÇA A COPA AMÉRICA
Nossa seleção feminina estréia hoje, às 20 horas na Copa América diante de Porto Rico, um adversário sem tradição no basquete de mulheres. Jogando em casa, Cuiabá, o Brasil não deve ter dificuldade para ficar com uma das 3 vagas para o mundial 2010. Apenas Cuba, pode ser um adversário a preocupar. Ainda na primeira fase, o Brasil pegará Republica Dominicana e Canadá. Na outra chave, além de Cuba, estão Argentina, Chile e Venezuela. Em 5 disputas da Copa América, o Brasil ficou com 2 títulos, em 1997 e 2001. O time titular brasileiro deve ter Adrianinha, Helen, Micaela, Kelly e Alessandra.
LUTA- AINDA NÃO VENCEMOS NENHUMA LUTA NO MUNDIAL
Após os dois primeiros dias de mundial de luta na Dinamarca, o Brasil ainda não conseguiu vencer nenhum combate. Um resultado até esperado, principalmente após o sorteio das lutas da primeira rodada. No estilo livre, lutaram Raoni Barcelos, Diego Rodrigues e Adrian Jaoude. Quem teve um melhor desempenho foi Jaoude, que fez uma luta equilibrada contra Zaurbek Sokhiev, do Uzbequistão, na categoria 84kg. O adversário acabou se tornando mais tarde o campeão mundial e quase perdeu para o brasileiro na primeira luta. Adrian ainda pode lutar na repescagem, quando caiu diante de Jousop Abdusalomov, do Tadijikistão. Amanhã, quinta, lutam duas de nossas mulheres: Joice Silva pega Ratkevich, do Azerbaijão na categoria 59kg. Dailane Gomes encara Martina Zyklova da República Checa na categoria 63 kg. Mais duas prováveis derrotas.
RESULTADO DA ENQUETE-
Qual o principal destaque do esporte brasileiro no mês de agosto?
Vencedora- Poliana Okimoto- maratona aquática
BADMINTON- DANIEL PAIOLA VENCE TORNEIO NA COLOMBIA
Um ótimo resultado do nosso badminton. O jovem Daniel Paiola venceu o Torneio Internacional na Colômbia, derrotando na final o peruano Mário Cuba. Vale lembrar que o Peru é uma das potências das Américas, na modalidade. Paiola chegou ao título sem perder nenhum game e conquistou o primeiro lugar após 4 vitórias.
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM- BRASILEIRO NESTE FINAL DE SEMANA
A partir desta quinta-feira será realizado em Goiânia, o Campeonato Brasileiro de Ginástica de Trampolim nas categorias Junior e Elite. Os 78 ginastas inscritos participarão de provas de trampolim, trampolim sincronizado, duplo-mini e tumbling. Doze clubes disputam a competição. Vale lembrar que a modalidade é olímpica.
GINÁSTICA ARTÍSTICA- SELEÇÃO NA EUROPA
A seleção feminina seguiu para a Itália, para iniciar a preparação para o Campeonato mundial da modalidade, em outubro. O time tem Ethiene Franco, Khiuani Dias, Bruna Leal, Letícia Costa e Priscila Cobello. A partir desta quinta, disputa o Senior Women Artistic Internacional. Depois desta competição, Letícia Costa retorna ao Brasil e as demais atletas, junto com a técnica Iryna Ilyashenko, seguem para Londres, local do mundial.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 21/09
VELA- BIMBA CAMPEÃO
Ricardo Winicki, o Bimba venceu a semana pré-Olímpica da Inglaterra na classe RS:X com 12 pontos de diferença para o portugues João Rodrigues. Os ventos fracos cancelaram a última regata. Depois de decepcionar no mundial da classe, quando terminou em 9°, Bimba volta a se credenciar a uma medalha em Londres 2012. Confira os demais resultados dos brasileiros nesta semana pré-olímpica: Bruno Fontes- 12º Lugar na classe Laser, Fernanda Oliveira / Ana Barbaachan - 15º Lugar na 470, Carlos Henrique Wanderley / Bernardo Arndt - 27º Lugar na 470, Adriana Kostiw - 31º Lugar na Laser Radial, Patrícia Freitas- 15º Lugar na RS:X, Juliiana Senfft/Gabriela Nicolino/Marina Jardim - 20º Lugar no Match Race
LUTA- COMEÇA O MUNDIAL
Dois brasileiros estréiam hoje, segunda, no mundial de luta, na Dinamarca. Na luta livre masculina Diego Rodrigues encara Israel Silva do México, enquanto que Raoni Barcelos ( 66kg) pega uma pedreira: o romeno Stefan Daniliuc. No total o Brasil levou 9 atletas ao mundial. O objetivo é conseguir pelo menos umas 3 vitórias, já que não temos tradição na modalidade. Quando os adversários forem dos países do leste europeu, dificilmente conseguiremos vitórias. Antoine Jaoude foi substituído na última hora por problemas particulares pelo seu irmão Adrian Jaoude. Nossa principal atleta Rosangela Conceição, 10° no último mundial em 2007, não viajou por causa de uma forte gripe.
MARATONA AQUÁTICA- A IMBATÍVEL POLIANA
Mais uma vitória de Poliana Okimoto no circuito mundial de maratona aquática, desta vez na China. Ela fez o tempo de 2h05m48s para os 10 km. Com isso aumentou a vantagem no ranking anual para a outra brasileira, Ana Marcela Cunha que chegou em quarto na etapa chinesa. Poliana tem 5 vitórias em 8 provas disputadas. Restam apenas 4 etapas para o fim da temporada. No masculino, Allan do Carmo chegou em 5° e se manteve em 2° na classificação geral, atrás do alemão Thomas Luz. No próximo sábado, também na China, acontece mais uma etapa
TÊNIS- CHANCE IGUAL A ESTA VAI DEMORAR
Incrível. Nosso tênis conseguiu desperdiçar a chance de voltar a elite do tênis mundial na Copa Davis. Jogando em casa diante do modesto Equador, perdemos por 3 a 1. O adversário contou com o veterano Nicolas Lapenti, em final de carreira, mas que arrebentou com o time brasileiro, jogando mais de 10 horas em 3 dias de disputa. Nicolas venceu os 2 jogos de simples contra Bellucci e Marcos Daniel, além do jogo de duplas, ao lado de Giovani Lapenti. Ter a sorte de enfrentar outro adversário como o Equador para poder voltar a 1° divisão vai demorar um tempo.
JUDÔ- HUGO PESSANHA É OURO NA COPA DO MUNDO
O Brasil trouxe 6 medalhas da etapa de Londres da Copa do Mundo de Judô e terminou em quarto lugar na classificação geral, atrás de Inglaterra, França e Rússia. Um bom resultado se levarmos em conta que nossos 3 principais judocas ( Tiago Camilo, Luciano Correa e Leandro Guilheiro) não competiram. O grande destaque foi Hugo Pessanha na categoria até 90 kg, o único a conseguir medalha de ouro. Além dele, Leandro Cunha ( até 66kg) e Raquel Silva ( até 52kg) foram prata, enquanto que Taciana Lima, Daneila Polzin ( até 48kg) e Rafaela Silva (até 57kg) foram bronze. As decepções ficaram por conta de Eduardo Santos, Flavio Canto e João Gabriel Schlittler.
BASQUETE- DEFINIDAS AS 12 JOGADORAS PARA O PRÉ-OLÍMPICO
O técnico Paulo Bassul definiu as 12 jogadoras para o Pré-Olímpico que começa na quarta-feira em Cuiabá. São elas: Adrianinha, Helen, Karen, Micaela, Natália, Kelly, Mamá, Fernanda, Palmira, Alessandra, Franciele e Silvia. No último amistoso antes da competição, finalmente um bom jogo do Brasil, que venceu por 67 a 45 o Canadá. Karen foi a cestinha com 15 pontos.
TRIATLO- FÁBIO CARVALHO VENCE MAIS UMA
Com chuva e frio, aconteceu a 4° etapa do Troféu Brasil de Triatlo, em Santos, com mais de 700 participantes. Pela terceira vez na temporada, a vitória no masculino ficou com Fábio Carvalho, que está muito próximo do titulo. No feminino, a vitória foi de Carla Moreno. Na classificação geral, ela está atrás de Vanessa Gianinni. Restam duas etapas para o encerramento da competição. A próxima acontece dia 25 de outubro, também em Santos.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 18/09
VELA- BIMBA PERTO DO TÍTULO
Na semana Pré-Olímpica da Inglaterra, Ricardo Winick, o Bimba, segue na liderança da classe RS"X, após 8 regatas com 18 pontos perdidos. O segundo colocado, Joo Rodrigues, de Portugal tem 26 pontos perdidos. Restam duas regatas e mais a Medal Race ( só com os 10 melhores), para conhecermos o campeão. Na Laser, Bruno Fontes é o 8° e está próximo de se classificar para a regata decisiva ( também restam mais 3 provas). Quem melhorou o desempenho foi Patrícia Freitas, agora a 15° na RS"X. Na Laser Radial, Adriana Kostiw é 21° e na 470 Fernanda Oliveira é 18°
BASQUETE- BRASIL VENCE AMISTOSO MAS ASSUSTA
Com uma cesta de Adrianinha no último segundo, a seleção brasileira feminina de basquete venceu o primeiro de dois amistosos contra o Canadá por 69 a 68, em Barueri. O preocupante é que mais uma vez, assim como no amistoso contra a Argentina, o Brasil jogou muito mal, encerrando o primeiro tempo com 10 pontos de desvantagem. O Canadá é um velo freguês, que sempre foi atropelado pelo Brasil. Agora, nossa seleção, mesmo já contando com os reforços das experientes Helen e Alessandra, sofreu para ganhar. As principais pontuadoras brasileiras foram Alessandra e Adrianinha com 12 e 11 pontos. Jogaram ainda pelo Brasil, Helen, Micaela, Mamá, Kelly, Palmira, Fernanda, Franciele, Natalia, Karen e Karina. Na quarta-feira, dia 23 em Cuiabá, o Brasil estréia na Copa América contra Porto Rico. Os 3 melhores da competição garantem vaga no mundial da República Tcheca, em 2010.
TÊNIS- A CHANCE DE VOLTAR A PRIMEIRA DIVISÃO
O Brasil tem tudo para retornar depois de muitos anos (desde a era Guga) a elite dos 16 melhores países do tênis mundial. A partir de hoje, em Porto Alegre, nossos tenistas enfrentam um adversário ideal para uma vitória: o Equador, que tem no veterano Nicolas Lapenti, sua maior estrela. Quem vencer, sobe em 2010 para a 1° divisão da Davis. O Brasil contará nos jogos de simples com Marcos Daniel e Thomaz Bellucci e nas duplas com André Sá e Marcelo Melo. O primeiro jogo desta sexta será entre Daniel e Giovanni Lapenti, número 211 do ranking mundial. Depois Bellucci pega Nicolas Lapenti. O gaúcho Marcos Daniel (56º do mundo) será responsável pela partida de abertura do confronto com o Equador, nesta sexta-feira às 16h, em Porto Alegre. Ele enfrenta o número 2 da equipe equatoriana, Giovanni Lapentti, número 211 do ranking mundial, que perdeu a única partida de Copa Davis contra o Brasil, contra Flávio Saretta, em 2006.
LUTA- SELEÇÃO CONVOCADA PARA MUNDIAL DA DINAMARCA
Outro mundial se aproxima, desta vez na luta. A disputa será na Dinamarca, de 21 a 27 deste mês. . O Brasil, sem tradição na modalidade, irá enviar 9 atletas, buscando pelo menos classificar alguém para a segunda rodada. Sem nossa maior estrela, Rosângela Conceição, o Brasil terá : Raoni Barcelos, Diego Rodrigues, Antoine Jaoude, Joice Silva, Dailane Gomes e Aline Ferreira no estilo livre; Felipe Macedo, Davi Albino e Rodrigo Artilheiro na greco-romana.
VÔLEI- PAULA PEQUENO VOLTA A SELEÇÃO
A principal novidade da seleção brasileira para o Sul-Americano a partir de 30 de setembro em Porto Alegre será o retorno de Paula Pequeno, após cirurgia. No mais, Zé Roberto levará força máxima, evitando poupar atletas.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 16/09
JUDÔ- BRASIL VOLTA A COMPETIR APÓS O MUNDIAL
No próximo final de semana, acontece a primeira competição importante do judô após o mundial: é a etapa de Birmingham da Copa do Mundo, que vale pontos para o ranking da Federação Internacional. É importante conseguir pontos para poder ser cabeça de chave em eventos de grande porte. A seleção brasileira terá algumas caras novas nesta etapa. Os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Tiago Camilo não irão competir, assim como os campeões mundiais Luciano Correa e João Derly. Já Rafaela Silva ( foto), 5°colocada no mundial da Holanda, está confirmada. Outra atração é o retorno de Flávio Canto. Quem também terá nova oportunidade é Hugo Pessanha. Confira os nossos 15 representantes: Felipe Kitadai (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Nacif Elias (-81kg), Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leandro Gonçalves (-100kg), Walter Santos (+100kg), Taciana Resende (-48kg), Catiere Maia (-48kg), Daniela Polzin (-48kg), Raquel Silva (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Maria Portela (-70kg) e Rafaela Nitz (-78kg).
VELA- SEMANA PRÉ-OLÍMPICA
Está sendo disputada na Inglaterra, a Semana de Vela Pré-Olímpica, reunindo regatas em diversas classes. Robert Scheidt e Bruno Prada não estão participando na classe Star. Após 4 regatas, o Brasil lidera na classe RS:X com Ricardo Winick, o Bimba. Vamos ver se desta vez, ao contrário do mundial na semana passada, ele consegue se manter entre os 3 melhores até o final. Na classe Laser, Bruno Fontes ocupa a 8° posição. Adriana Kostiw é 22° na Laser Radial e Patrícia Freitas a 15° na RS:X feminina. Na 470, Fabio Pillar e Gustavo Thiessen ocupam a 48° posição enquanto que Carlos Wanderley e Bernardo Arndt são 32°. Na versão feminina Fernanda Oliveria e Ana Barbachan ocupam a 18° posição. As regatas prosseguem até sábado.
RESULTADO DA ENQUETE: Qual o maior jogador de vôlei de praia do Brasil em todos os tempos?
Empatados em primeiro, Ricardo e Emanuel com 40% dos votos
Agora, vamos votar na melhor jogadora de vôlei de praia em todos os tempos
BADMINTON- SELEÇÃO CONVOCADA PARA O PAN
De 20 a 25 de outubro, o Brasil participará do Pan de Badminton, em Guadalajara, México. Foram convocados os atletas: Daniel Paiola, Hugo Arthuso, Luís Cereda, Fabiana Silva, Marina Eliezer e Paula Pereira. A maior esperança de bom resultado do Brasil está depositada em Hugo Arthuso.
HIPISMO- DOIS ATLETAS FAZEM ÍNDICE NO ADESTRAMENTO
Thaisa Tavares e Rogério Clementino conquistaram no último final de semana, o 1° de dois índices de 64%, necessários para participarem dos Jogos Equestres Mundiais, em 2010, na prova de adestramento. Além deles, Luiza Tavares, Leandro Aparecido e Renata Costa, também estão próximos da qualificação. Outras duas seletivas serão realizadas dias 23 de outubro e 5 de novembro, em São Paulo, para as definições das vagas.
TRIATHLON- TROFÉU BRASIL, 4° ETAPA
Acontece no próximo domingo, a quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon, em Santos. Depois serão mais duas etapas, também em Santos. No masculino, a liderança é do atual campeão Fábio Carvalho, seguido por Paulo Miyashiro e Igor Amorelli. No feminino, a liderança é de Vanessa Gianini, com Fernanda Garcia em segundo e Carolina Pereira, vencedora da última etapa, em terceiro.
domingo, 13 de setembro de 2009
BRASIL BRILHA NO PENTATLO, VÔLEI E VÔLEI DE PRAIA- postagem de 14/09
PENTATLO MODERNO- YANE MARQUES ENTRA PARA A HISTÓRIA
Pela primeira vez na história do pentatlo moderno, uma brasileira conseguiu uma medalha, em etapa da Copa do Mundo. A nosso heroína é Yane Marques, que foi medalha de prata, na etapa disputada neste domingo, no Rio de Janeiro, no Complexo de Deodoro. Yane fez 5492 pontos. A vencedora foi a lituana Dona Rimsaite, com 5548 pontos. Yane foi 18° em Pequim e campeã no Pan 2007. Quem acha que a disputa foi fácil, engana-se. Grandes feras internacionais estiveram presentes, incluindo a campeã olímpica Lena Schoneborn, que ficou apenas em 10° e a vice-olímpica, a inglesa Heather Fell, em 14°.
Yane Marques terminou as provas de esgrima e natação em 3°. Após o hipismo estava em segundo. No evento final, tiro e corrida, chegou a liderar a prova, mas faltando 500 metros acabou sendo superada pela lituana. As outras brasileiras na competição, Laryssa Lellys e Priscila Oliveira, se classificaram em 19° e 24°. No masculino, o brasileiro mais bem colocado na prova, disputada por 33 competidores, foi o mineiro Rafael Marzullo, em 26°. Wagner Romão foi 27° e Luis Barroso 29.°
VÔLEI- IMBATÍVEL
Mesmo com um time misto, a seleção feminina ganhou mais um título neste domingo. Venceu no Peru, o Final Four, batendo na final os EUA por 3 a 1. Antes, havíamos derrotado as donas da casa e a República Dominicana. Desde o Grand Prix 2008, o Brasil não perde um título que disputa. No ano passado vencemos também a Olimpíada e o Final Four. Este ano, a Masters Cup, Copa Panamericana, Torneio Classificatório e novamente o Grand Prix. No final de setembro acontece o Sul-Americano e mais um título virá para a coleção das nossas meninas.
VÔLEI DE PRAIA- TETRACAMPEONATO PARA JULIANA E LARISSA
A dupla Juliana e Larissa retomou a boa forma de antes da contusão que tirou Juliana da Olimpíada e conquistou por antecipação, o quarto título do circuito mundial de vôlei de praia. Ainda por cima, venceram a etapa de Barcelona, batendo na final a Talita e Maria Elisa por 2 sets a 0. Com o título garantido Juliana e Larissa não irão disputar as duas últimas etapas.
ATLETISMO- PRATA PARA FABIANA MURER
No último grande evento do ano, na Grécia, Fabiana Murer conquistou a medalha de prata no salto com vara, na final mundial de atletismo, mesmo saltando apenas 4m60. A competição reuniu os 8 melhores da temporada em todas as provas. O ouro ficou com a russa Isinbayeva. No mundial, Fabiana saltou 4m55 e terminou em 5°. Na semana passada, Fabiana chegou a 4m70 em outro torneio e ficou em 4°. Já Jadel Gregório foi último no salto triplo e precisa repensar a carreira. Keila Costa foi penúltima no salto em distância.
BOXE- RESUMO FINAL DO MUNDIAL
O Brasil levou 6 atletas para o mundial da Itália e o melhor resultado foi de Everton Lopes, que ficou a uma vitória da medalha.Dos adversários que eliminaram brasileiros, 2 acabaram campeões mundiais: Na categoria 75kg, o campeão foi Atoev do Uzbequistão, que havia derrotado Yamaguchi Falcão nas oitavas. Na categoria 48kg, o campeão Purevdorj havia passado por Myke Carvalho, também nas oitavas. Rússia, Cuba e Itália terminaram com duas medalhas de ouro cada.
GINÁSTICA RITMICA- MAL RESULTADO
Fim de mais um mundial e o Brasil foi muito mal no Japão. No individual nenhuma atleta terminou entre as 60 melhroes. Ana Paula Scheffer foi 68°. Já por equipes, na prova de conjunto ( 3 fitas com duas cordas), o Brasil terminou em 21°, sendo que no último mundial, havíamos conquistado a 11° posição.
LEVANTAMENTO DE PESO- BRASILEIRO HERDA MEDALHA DE BRONZE
Com a punição ao argentino Damian Abiate, por doping, o Brasil acabou ficando com uma medalha de bronze, no Campeonato Panamericano disputado em Chicago. Bruno Brandão, na categoria 105kg, foi o único medalhista do nosso país, na competição. Assim, o Brasil poderá levar dois atletas para o Pan de 2011, no México.
GINÁSTICA- SELEÇÃO DEFINIDA PARA MUNDIAL. SEM JADE POR ENQUANTO
A Confederação Brasileira de Ginástica anunciou as 4 atletas do feminino que irão compor a seleção, no mundial de ginástica, em outubro, em Londres. A seleção está totalmente renovada em relação as últimas competições importantes. Foram convocadas, Ethiene Franco, 17 anos, Bruna Leal 16, Khiuani Dias 17 e Priscila Cobello 17. Ana Cláudia Silva, Daiane dos Santos e Laís Souza contundidas, ficam de fora, assim como Daniele Hypólito. Já Jade Barbosa viajará com a equipe e se for bem em eventos preparatórios, substituirá uma das convocadas. Este ano, o mundial terá apenas provas individuais. No masculino, como eu já havia escrito em outro post, viajam
Diego Hypólito, Victor Rosa, Mosiah Rodrigues, Caio Costa, Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki.
sexta-feira, 11 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 11/09
PENTATLO- OS MELHORES DO MUNDO NO RIO
O Complexo Esportivo de Deodoro, recebe neste final de semana a final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, reunindo a elite mundial da modalidade, como Lena Schoeneborn da Alemanha, a inglesa Heather Fell e o lituano Edvinas Krungolcas, todos medalhistas olímpicos. Serão 70 atletas de 20 países. O Brasil estará representado por 6 atletas, mas a maior chance de pelo menos se classificar entre as 8 melhores será com Yane Marques ( foto) . Os outros brasileiros são: Larissa Lellys, Priscilla Oliveira, Wagner Romão, Rafael Marzullo e Luís Magno. O pentatlo inicia com a prova de esgrima, depois natação, hipismo e um evento combinado entre tiro e corrida. Essa será a primeira vez aue uma final de Copa do Mundo será disputada na América do Sul. Sábado acontece a prova masculino e domingo a feminina.
BOXE- O TABU CONTINUA
Não foi desta vez que nosso boxe olímpico quebrou o tabu de 23 anos sem medalhas em campeonatos mundiais. Na luta que valia a medalha de bronze, Everton Lopes perdeu para Albert Salimov da Rússia por 17 a 2, uma surra. O russo é o atual campeão mundial da categoria 57kg e subiu para disputar a de 60kg. No boxe e no judô, além de um bom preparo é preciso muita sorte na hora do sorteio, para não enfrentar os favoritos ao título, antes das semifinais. Enfim, a campanha do nosso boxe foi melhor do que a do mundial de 2007. Foram 9 vitórias, um lutador nas quartas ( Everton Lopes), quatro nas oitavas ( Yamaguchi Falcão, Pedro Lima, Myke Carvalho e Paulo Carvalho) e apenas um, Robson Conceição, sendo eliminado na primeira luta, mas para um cubano. A maior vitória brasileira veio com Everton Lopes, que derrotou o medalhista olímpico Javakhyan da Armênia. Mas a medalha, outra vez ficou para a próxima
ATLETISMO- O ÚLTIMO GRANDE EVENTO
A série de grandes competições na Europa termina neste sábado e domingo na Grécia, com a Final Mundial do Atletismo, WAF 2009. O Brasil terá 3 representantes: Jadel Gregório no salto triplo em péssima fase, Keila Costa no salto em distância, com remotas chances e Fabiana Murer, que foi muito bem nas duas últimas semanas, depois do fiasco no mundial. Fabiana é a única esperança brasileira de medalha. GINÁSTICA- SELEÇÃO MASCULINA CONFIRMADA PARA MUNDIAL
Seis ginastas irão representar o Brasil no Campeonato Mundial de Ginástica Artística em outubro na Inglaterra: Mosiah Rodrigues, Victor Rosa, Diego Hypólito, Arthur Zaneti, Caio Costa e Sérgio Sazaki. A equipe sonha em atingir uma final, mas esperança de medalha mesmo, só com Diego no solo.
VELA- BIMBA EM 9° NO MUNDIAL DE RS:X
Terminou o mundial da classe RS:X, a prancha a vela. Nosso eterno Ricardo Winick, o Bimba, começou muito bem o mundial, vencendo uma regata e ficando entre os melhores em outras. Mas, duas regatas em que ocupou a posição 44, derrubaram suas chances de medalha. No final, um nono lugar. O campeão foi o inglês Nick Dempsey
GINÁSTICA RITMICA- BRASIL MUITO MAL NO MUNDIAL DO JAPÃO
Na competição por equipes, o Brasil foi 29°, enquanto que no individual Ana Paula Scheffer foi a melhor com a 68ª posição. No sábado começam as apresentações de conjunto, com performances com cinco arcos e com três fitas e duas cordas.
VÔLEI- BRASIL CONSEGUE DUAS VITÓRIAS NO FINAL FOUR
Se tem um esporte com infindáveis torneios na temporada é o vôlei. Depois de Sul-Americano e Copa Panamericana, a seleção feminina está disputando mais um torneio contra seleções do continente: é o Final Four no Peru. O Brasil já venceu EUA e República Dominicana. Nesta sexta pega o Peru. Sábado a semifinal e domingo a final. Do time campeão do Grand Prix, só viajaram para o Japão, Ana Tiemi, Sassá. Regiane, Carol Gattaz, Adenizia, Joycinha e Camila Brait.
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 09/09/09
BOXE- HOJE, QUARTA, É TUDO OU NADA PARA NOSSO BOXE
Dos 6 pugilistas brasileiros que começaram a disputa do mundial da Itália, apenas um, Everton Lopes, categoria 60 kg, chegou as quartas-de-finais e luta hoje, quarta, contra Salimov da Rússia. Se vencer, Everton garante ao menos uma medalha de bronze e quebra um jejum brasileiro de 23 anos sem medalha. A má notícia é que nesta categoria, a Rússia tem o atual campeão olímpico, Tishcenko. Nesta terça-feira, dois brasileiros foram eliminados nas oitavas-de-final. Yamaguchi Falcão perdeu para Atoev do Usbequistão, por 8a 3, enquanto que Myke Carvalho perdeu para Kate, da Hungria por 10 a 8. De qualquer forma, a campanha do nosso boxe já foi melhor do que a do mundial de 2007. Mas vamos torcer muito pela medalha.
GINÁSTICA RÍTMICA- BRASIL DECEPCIONA NO MUNDIAL DO JAPÃO
Após a realização de provas em 3 aparelhos, a equipe brasileira ocupa apenas a 29° colocação no mundial de Mie, Japão, de ginástica rítmica. Estão competindo na equipe Rafaela Costa, Rosa Sampaio e Ana Paula Scheffer. No último mundial, o Brasil foi 11°. A renovação da equipe não está sendo satisfatória, pois o Brasil está entre os últimos colocados ( 33 países participam). No individual geral, Ana Paula é a melhor brasileira na 64° posição. A liderança é da Rússia por equipes e de Evgenia Kanaeva, também russa, no individual. A fase de classificação termina nesta quinta-feira.
CICLISMO- RUBINHO É 31° NO MUNDIAL
No mundial de Camberra, na Austrália, de BMX, o Brasil não levou representante no feminino. No masculino, a melhor colocação foi de Rubens Donizete, nosso representante na última Olimpíada. Ele ficou em 31°, em prova vencida pelo suiço Nino Schurter. Outros brasileiros: Edivando Cruz foi o 53° e Ricardo Pscheidt, o 60°. Oitenta atletas entraram na disputa. Na prova de dowhhill, Markoff Berchtold foi o 35°.
GINASTICA- JADE DE VOLTA A SELEÇÃO
Após um ano se recuperando de uma grave contusão no punho direito, Jade Barbosa volta a integrar a seleção brasileira de ginástica rítmica, após uma seletiva realizada. Jade tem apenas 18 anos e poderá atuar pela seleção no campeonato mundial do mês de outubro. Compõem a seleção, além de Jade: Daniele Hypólito, Anna Carolina Cardoso, Ethiene Franco, Bruna Leal, Khiuani Dias, Nadhine Ourives, Janaína Silva, Priscila Domingos, Letícia Lima e Harumi Mariko. Até o mundial, o Brasil participará de torneios preparatórios. A comissão técnica escolherá 4 atletas para o mundial de Londres.
TIRO COM ARCO- BRASIL NÃO CONSEGUE BOM RESULTADO NO MUNDIAL
Outro mundial encerrado para o Brasil foi o de tiro com arco, o popular arco e flecha, na Coréia do Sul. Na prova de recurvo, que é olímpica, o Brasil levou atletas no masculino. Por equipes ficamos em 29° entre 33 países. No individual Klaus Van Bohn, promessa brasileira, foi o 84° na primeira fase e depois foi eliminado pelo espanhol Daniel Morrilo. O mesmo aconteceu com Fabio Emílio e Daniel Xavier, também desclassificados na primeira rodada. O resultado foi normal, pela pouquíssima tradição do Brasil na modalidade. Mas ao contrário de modalidades como atletismo, neste caso vale a pena levar atletas para ganhar experiência internacional, visando melhores resultados no futuro.
ATLETISMO- SERÁ QUE BALIKIAN VAI EXPLICAR?
A Comissão de Inquérito Administrativo, criada pela Confederação Brasileira de Atletismo para investigar o escândalo de doping que tirou seis atletas do Mundial de Berlim vai ouvir nesta quinta e sexta
os atletas e os treinadores da equipe Rede Atletismo envolvidos no caso. A Comissão também convidou para falar sobre o assunto o professor Pedro Balikiam Júnior, citado por atletas que passaram pelo controle e por seus treinadores. Será que ele vai aparecer? Ou será um caso para o Fantástico, depois de achar Belchior, Biafra e Dalton.
VELA- BIMBA DESPENCA NO MUNDIAL DE RS:X
Após um bom começo, em que chegou a vencer uma regata e ficar em segundo em outras 3, mais uma vez, Ricardo Winick, o Bimba, se complicou na fase final de uma competição.No mundial de RS:X, disputado na Inglaterra, Bimba teve duas péssimas regatas, chegando a perder 44 pontos e ocupa agora a 12° posição, com 9 de 10 regatas disputadas
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
DOMINGO DE MUITAS VITÓRIAS PARA NOSSO ESPORTE OLÍMPICO
BASQUETE- É CAMPEÃO
Com um final dramático, a seleção brasileira bateu Porto Rico por 61 a 60, na casa do adversário e conquistou o título da Copa América. O Brasil chegou a estar vencendo por 17 pontos, mas nos 5 minutos finais viu a vantagem desaparecer. Faltando 3 segundos, a equipe adversária realizou um último ataque, mas a bola bateu no aro. Título para o Brasil, que recupera o domínio nas Américas, além de se classificar para o mundial. A equipe ganhou outra cara com os experientes da NBA, Varejão e Leandrinho e melhorou muito na defesa, graças ao treinador Monsho. Também vimos uma equipe unida, sem estrelismos, com jogadores aceitando o banco de reservas. Alias, o treinador sabe que o Brasil não tem 12 titulares e não inventou. Nos momentos importantes deixou em quadra o quinteto titular com Huertas, Alex, Leandrinho, Varejão e Tiago. Não podemos falar que o Brasil voltou a ser uma potência mundial do basquete. Temos que lembrar que na Copa América, ao contrário de Pré-Olímpico, poucas seleções trazem atletas da NBA. Para conseguirmos pelo menos ficar entre os 8 melhores no mundial, precisamos contar com o outro NBA, Nenê e ter outras opções na armação de jogo para substituir Marcelinho Huertas. O grande nome do Brasil na competição foi Leandrinho. Na final, novamente foi o cestinha com 24 pontos. No campeonato só ficou atrás do argentino Scola. Parabéns ao grupo de atletas e que todos estejam com o mesmo pique para 2010.
BOXE- QUATRO BRASILEIROS NAS OITAVAS DE FINAIS
Neste domingo Pedro Lima, nosso medalhista de ouro no Pan Rio 2007 deu adeus ao mundial da Itália ao perder para Bacskai da Hungria por 18 a 13. Agora, o Brasil tem 4 pugilistas nas oitavas de finais. Eles precisam vencer mais duas lutas para chegaram na tão sonhada medalha, que não vem há 23 anos. Na categoria 48kg Paulo Carvalho enfrenta Purevdorj da Mongólia nesta segunda-feira. Também nesta segunda, Everton Lopes pega Stalker da Grã-Bretanha. na categoria 60kg. Terça-feira, Myke Carvalho pega Gyula Kate da Hungria na categoria 64kg e Yamaguchi Falcão pega Abbos Atoev do Uzbequistão, na categoria 75kg
CICLISMO- MURILO FISHER VENCE PROVA NA ITÁLIA
Outro grande resultado do domingo veio com Murilo Fisher, que conquistou o título da Volta de Emilia Romana, na Itália, superando fortes adversários. Fisher, recuperado de seguidas lesões, acelerou no sprint final nos últimos 300 metros para vencer. O principal objetivo de Murillo agora é a Copa do Mundo na Colômbia. Antes, compete na Paris-Bruxelas, Fourmies GP e GP Indústria.
MARATONA AQUÁTICA- QUE FASE DE POLIANA OKIMOTO!!!
Em mais uma etapa do circuito mundial de maratonas aquáticas, mais uma vitória do Brasil no feminino com Poliana Okimoto. Competindo em Nova York ela venceu sua quinta etapa neste ano. Alias, o Brasil venceu todas as etapas deste ano no feminino em que mandou representante. No masculino, Allan do Carmo foi o quinto, com a vitória do alemão Thomas Luz, imbatível nas últimas etapas, assim como Poliana. A próxima etapa do circuito mundial acontece dia 20 de setembro na China
NATAÇÃO- PINHEIROS VENCE PELA SÉTIMA VEZ SEGUIDA O JOSÉ FINKEL
No último dia do Troféu José Finkel, o Campeonato Brasileiro de Natação, disputado em Florianópolis, o Pinheiros ultrapassou o Minas Tênis na pontuação geral e ficou pela sétima vez com o título da competição. O Pinheiros fez 2822 pontos contra 2669 do Minas Tenis e 1473,5 da Unisanta. O melhor índice técnico feminino ficou com Fabíola Molina, o que chega a ser preocupante pois ela já é veterana e precisamos de caras novas. No masculino, o melhor índice ficou com Nicholas Santos. Na sexta-feira já havia publicado aqui no blog, os resultados dos 2 primeiros dias de competição. Confira os campeões das provas olímpicas na sexta, sábado e domingo: 400 livres fem- Joana Maranhão, 400 livres masc- Matheus Ribeiro, 200 costas fem- Fernanda Alvarenga, 200 costas masc- Thiago Pereira, 200 borboleta fem- Joana Maranhão ( recorde sul-americano) , 200 borboleta masc- Kaio Marcio, 100 livre fem- Daynara de Paula, 100 livres masc- Nicholas Santos, 100 costas fem- Fabíola Molina, 100 costas masc- Guilherme Guido ( recorde sul-americano), 100 peito fem- Tatiane Sakemi, 100 peito masc- Henrique Barbosa, 200 medley fem- Joana Maranhão, 200 medley masc- Thiago Pereira,
.
TIRO- A CONFEDERAÇÃO DAS PLANILHAS
Se você acessar o site da Confederação Brasileira de Tiro não conseguirá achar nenhuma notícia sobre o desempenho dos atletas da modalidade. A assessoria de imprensa apenas publica calendários e planilhas com resultados. O Brasil sediou o Campeonato Sul-Americano e os jornalistas não conseguiram escrever 3 linhas sobre o assunto, apenas disponibilizando os resultados. Para saber se um brasileiro foi bem ou mal é necessário fazer um levantamento dos adversários, tarefa que qualquer outra Confederação com jornalistas especializados consegue fazer ( natação, vôlei e judô por exemplo). Levando em consideração apenas as provas olímpicas o Brasil ficou com 4 medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Destaques para os ouros de Ana Luiza Ferrão em duas provas de pistola, Paulo Muller na carabina 10 metros e Emerson Duarte na pistola. Se a Confederação quiser, posso indicar umas 4 ou 5 pessoas que sabem escrever textos.
GINÁSTICA- BRASIL NÃO SEDIARÁ ETAPA DA COPA DO MUNDO
A Federação Internacional de Ginástica anunciou o calendário para as etapas da Copa do Mundo de ginástica artística de 2010, e mais uma vez o Brasil ficou fora do cronograma. Ao todo, serão oito rodadas da Copa distribuídas ao longo do ano. O campeonato começa em Paris, França, entre os dias 13 e 14 de março, e termina em Glasgow, Escócia, entre 18 e 21 de novembro. A temporada 2009 ainda tem três etapas pela frente: Doha, no final de setembro, Osijek, no início de novembro, e Stuttgart, na semana seguinte. O Brasil não recebe uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística desde dezembro de 2006. Naquele ano, a rodada de São Paulo foi justamente a mais importante da temporada, chamada de Supercopa do Mundo
ATLETISMO- FABIANA SALTA BEM, MAS FICA EM QUARTO
Na última etapa da Golden League, em Bruxelas, Fabiana Murer novamente saltou 4m70 ( só no mundial ela pipocou e só saltou 4m55), mas terminou em quarto lugar, porque outras competidoras fizeram a mesma marca em menos tentativas. Mesmo assim ela irá disputar a final mundial de atletismo, dias 12 e 13 na Grécia. Já no meeting de Rieti, na Itália, decepção brasileira. Jadel Gregório foi o último e Keila Costa a quinta colocada no salto em distância.
GINÁSTICA RITMICA- SELEÇÃO RENOVADA DISPUTA MUNDIAL
O Brasil inicia nesta segunda-feira sua participação no mundial de ginástica ritmica, em Mie, no Japão. O conjunto, bastante renovado, com média de idade de 18 anos, terá Nathane Garcia, Ana Paula Ribeiro, Jéssica Oliveira, Natália Sanches, Ana Paula Alencar e Laís Pascoalino. No último mundial o Brasil ficou em 11° lugar no conjunto. Repetir o resultado já será excelente. Nas provas individuais compete a mais experiente de todas, Ana Paula Scheffer. Além dela, lutam para ficar pelo menos entre as 30 melhores Rafaela Costa e Eliane Sampaio. Apenas 3 das 9 atletas já estiveram em mundiais: Scheffer, Natália e Ana Paula.
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 04/09
BOXE- BALANÇO BRASILEIRO NOS PRIMEIROS DIAS DE MUNDIAL
Até agora os resultados dos brasileiros no mundial de boxe amador da Itália tem sido os aguardados . Quem enfrentou adversários de países sem tradição venceu. Já Robson Conceição tomou ontem, quinta, uma surra do cubano Yasniel Toledo e foi eliminado, na categoria 57 kg. A derrota foi por 21 a 7. Em 5 lutas, o Brasil venceu 4 até o momento, restando ainda, a estréia de Paulo Carvalho, no sábado. Hoje, sexta, dois brasileiros voltam ao ringue, já pela segunda rodada enfrentando adversários mais complicados. Everton Lopes, na categoria até 60kg pega Hrachik Javakhyan, da Armênia, enquanto que Myke CArvalho, na categoria 64 kg pega Genebart Basadre, das Filipinas. Outras lutas já confirmadas para a segunda rodada: Yamaguchi Falcão pega Ronald Gravil da Romênia no sábado, categoria 75kg; Pedro Lima ( foto) pega Bacskai Balazs da Hungria, no domingo.
BASQUETE- BRASIL JÁ ESTÁ NO MUNDIAL
Sete jogos e sete vitórias, todas com relativa facilidade. Esta é a campanha da seleção masculina de basquete na Copa América. Ontem, quinta, mesmo poupando Leandrinho, o Brasil fez 82 a 62 no Uruguai, com Marcelinho terminando como cestinha com 23 pontos. A vaga para o mundial da Turquia já está garantida, restando agora a briga pelo título da Copa América. Hoje, sexta, só para cumprir tabela, o Brasil pega Porto Rico. Amanhã acontecem as semifinais e no domingo a final. Brasil, Porto Rico e Argentina, em grande recuperação, já se classificaram. A última vaga do mundial está entre República Dominicana e Canadá, que jogam hoje.
ESGRIMA- BRASIL ESCALADO PARA O MUNDIAL
A Confederação Brasileira de Esgrima levará para o mundial da Turquia, que começa dia 29 de setembro, os melhores em cada categoria com excessão do florete masculino, em que a equipe estará completa visando somar pontos e tentar classificar o time completo para a Olimpíada de Londres 2012. Nesta arma, o Brasil terá Heitor Shimbo, João Souza, Lucas Moncko e Marcos Cardoso. Os outros convocados são: Taís Rochel no florete feminino, William Zeytoulian no sabre, Athos Schwantes na espada masculina, Rayssa Costa na espada feminina e Karina Lukerbay no sabre feminino.
NATAÇÃO- PRIMEIROS RESULTADOS DO JOSÉ FINKEL
Está sendo disputado em Florianópolis, o Troféu José Finkel, que não deve apresentar grandes resultados, pois nossos grandes nadadores estão exaustos após o mundial da Itália. Confira os ganhadores das provas olímpicas disputadas até o momento: 50 livre fem- Daynara de Paula, 50 livre masc- Nicholas dos Santos, 200 peito fem- Thamy Ventorin, 200 peito m- Thiago Pereira, 800 livre fem- Poliana Okimoto, 1500 masc- Luiz Arapiraca, novo recorde sul-americano 15m13s13; 200 livre fem- Monique Ferreira, 200 livre masc- Rodrigo Castro, 100 borboleta fem- Daynara de Paula, 100 borboleta masc- Gabriel Mangabeira, 400 medley fem- Joana Maranhão e 400 medley masc- Thiago Pereira.
GINÁSTICA- JADE PODE VOLTAR A SELEÇÃO
Nesta sexta-feira haverá uma seletiva para uma nova integrante da seleção brasileira de ginástica artística. Jade Barbosa, recuperada da grave contusão no punho direito que a afastou das competições, desde o final da Olimpíada, irá participar. Já Daiane dos Santos e Laís Souza continuam afastadas por se recuperarem de cirurgias. Atualmente a seleção tem 11 atletas:
Daniele Hypólito, Anna Carolina Cardoso, Ethiene Franco, Bruna Leal, Khiuani Dias, Nadhine Ourives, Janaina Silva, Priscila Domingos Cobello, Ana Cláudia Silva, Letícia Lima e Harumi Mariko. Deste grupo, 4 irão ao mundial de ginástica artística, de 13 a 18 de outubro, em Londres.
Vale lembrar que as ginastas não estão treinando juntas.
TIRO- MEDALHAS NA COPA CONTINENTAL
Filipe Fuzaro na fossa dublê conquistou a medalha de prata na Copa Continental de Tiro Esportivo, disputada na Colômbia. Já Renato Portela, no skeet, foi bronze.
A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE
O blogueiro Guilherme Costa , do Brasil em Londres, perguntou ao assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo ( é isso mesmo assessor de imprensa), os resultados do sul-americano disputado no RIO DE JANEIRO e o rapaz disse que não tinha em mãos nem sabia se o Brasil tinha ganho mais medalhas do que a Argentina. No site da entidade, são publicados calendários e resultados, mas não conseguem elaborar uma notícia. Como querem fazer OLIMPÍADA NESSE PAÍS. Primeiro precisamos estruturar tudo, inclusive a divulgação e informação de todas as modalidades olímpicas.
RESULTADO DA ENQUETE
Qual foi a maior decepção do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos?
Empatados com 25%: Henrique Barbosa, Flavia Delaroli, Ana Marcela Cunha e outro atleta
Votem na enquete sobre o destaque brasileiro no mês de agosto
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES- 02/09
BOXE- BRASIL ESTRÉIA COM VITÓRIA NO MUNDIAL
O maior Campeonato Mundial de Boxe Amador começou ontem, terça, em Milão, na Itália. A competição conta com 554 atletas de 144 países. Agora, as lutas acontecem em 3 rounds de 3 minutos e os 4 melhores em cada categoria, no ranking da Associação Internacional de Boxe Amador foram definidos como cabeças-de-chave. O Brasil estreou logo no primeiro dia, com uma vitória. Myke Carvalho ( categoria 64kg) venceu Manoj Kumar, da Índia por 5 a 4. Hoje, quarta-feira, lutam mais dois brasileiros. Yamaguchi Falcão ( 75kg), apontado como uma boa revelação do nosso boxe, pega às 10h30, Israel Duffus do Panamá, tendo tudo para avançar, já que o adversário é de um país sem tradição. Já Everton Lopes tem uma parada mais indigesta, enfrentando às 15h30 Rusian Gasimov, do Azerbaijão. Há 23 anos, o Brasil não conquista uma medalha em mundiais de boxe amador. No último mundial em 2007, o Brasil levou 8 atletas e não passou com nenhum das oitavas-de-final. Além dos 3 citados acima, ainda irão lutar em Milão: Paulo Carvalho pega Azama Corona de El Salvador e tem tudo para vencer dia 5 de setembro, Robson Conceição encara o cubano Yasniel Lopes amanhã e deve dar adeus logo de cara; Pedro Lima luta também amanhã contra Orthan Osturk da Holanda tendo boas chances de vitória.
BASQUETE- A UMA VITÓRIA DO MUNDIAL
Basta o Brasil vencer o Canadá, hoje, quarta, as 14h30 para garantir vaga no mundial de basquete masculino, no ano que vem na Turquia. Ontem, o Brasil venceu mais um adversário com facilidade: 92 a 61 no México, com Leandrinho novamente sendo o cestinha com 18 pontos. Foi a quinta vitória do Brasil, que permanece invicto. Depois do Canadá, o Brasil ainda terá o Uruguai amanhã e Porto Rico na sexta. Vale destacar que ao contrário do Pré-Olímpico de 2007, a maioria dos adversários está desfalcado de jogadores que atuam na NBA e na Europa. Mas, o desempenho do Brasil, principalmente no sistema defensivo tem que ser elogiado. Porto Rico também permanece invicto e a Argentina que estava quase eliminada se recuperou com 3 vitórias e está próxima de outra vaga do mundial. Confira a classificação após 5 rodadas: Brasil e Porto Rico 8 pontos , Argentina 7, República Dominicana e Uruguai 6, Canadá 5, México e Panamá 4.
VÔLEI- DEFINIDAS AS 24 SELEÇÕES DO MUNDIAL FEMININO
A competição só acontece em 2010 no Japão, mas todas as vagas já foram preenchidas. Conheça os classificados e a análise das chances de cada um.
Brigam pelo título: Brasil, Rússia, China, Itália e Holanda,
Devem ficar entre os 8: Japão, Cuba, Estados Unidos, e Alemanha,
Podem surpreender e chegar entre os 8: República Dominicana, Porto Rico, Sérvia, Croácia, Turquia, República Tcheca, Coréia e Polônia
Podem ganhar alguns sets: Peru, Tailândia, Canadá e Casaquistão
Sacos de pancada: Quênia, Argélia e Costa Rica
NATAÇÃO- JOSÉ FINKEL EM FLORIANÓPOLIS
Começou ontem, terça, com eliminatórias de várias provas, o Troféu José Finkel de Natação, também conhecido como Campeonato Brasileiro. Quem esteve no mundial de Roma, não está no melhor da forma e muitos vão participar apenas para defender os clubes que os pagam. Nosso maior astro, Cesar Cielo não está na disputa. Hoje, quarta, acontecem as finais dos 50 metros livres e 200 peito para homens e mulheres, 800 livres para mulheres e 1500 livres para homens.
REMO- BRASILEIRO CHEGA NA FINAL EM PROVA DO MUNDIAL
O Brasil enviou apenas um atleta para participar do mundial adulto de remo, Ailson Silva, vice-campeão mundial sub-23. E ele obteve um excelente resultado chegando em 6° lugar entre 26 atletas, na prova de single skiff peso leve. Foi o único atleta sul-americano numa final do mundial. Espero que com a nova administração a frente da Confederação Brasileira de Remo, a modalidade volte a ter atletas de alto nível como acontecia nas décadas de 70 e 80.
PENTATLO- DEFINIDOS OS ATLETAS PARA COPA DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO
No feminino Yane Marques, Larissa Lellys e Priscila Oliveira. No masculino Wagner Romão e Luís Barroso Magno. Estes 5 atletas representarão o Brasil na prova final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada
dias 12 e 13 de setembro no Complexo Desportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. A terceira e última seletiva que definiu os atletas para a Copa do Mundo foi realizada no Rio com as vitórias de Wagner Romão e Larissa Lellys. O Brasil, como país sede, tinha direito a quatro representantes ( dois homens e duas mulheres ) mas a UIPM - União Internacional de Pentatlo Moderno - decidiu no fim de semana aumentar o número de vagas no feminino já que Yane Marques garantiu a sua presença pela pontuação obtida no ranking mundial. Os grandes nomes do pentatlo moderno mundial estarão no Rio de Janeiro.
CICLISMO- MAGNO NAZARETH FICA EM TERCEIRO NA VOLTA CICLÍSTICA DE SÃO PAULO
O melhor resultado do Brasil, na Volta Ciclística de São Paulo foi o 3° lugar de Magno Nazareth, da equipe Fapi Funvic/Sundown/JKS. A competição, que teve etapas passando por diversas cidades do interior do Estado de São Paulo, foi vencida pelo português Sérgio Ribeiro. Dos 154 ciclistas que largaram, 102 completaram a prova.
Assinar:
Postagens (Atom)