Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Especial- Mundial de Esportes Aquáticos
Amigo Leitor: estarei viajando a trabalho neste feriado e deixo publicado uma matéria especial sobre o Mundial de Esportes Aquáticos, que começa na semana que vem. Volto com as postagens de resultados e competições na segunda, dia 13/07
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma das competições esportivas mais aguardadas de 2009 é o mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Roma, de 17 de julho a 2 de agosto. Estão confirmados 2566 atletas de 185 países. O Brasil terá 76 atletas.O evento reúne competições de nado sincronizado, saltos ornamentais, polo aquático, maratona aquática e natação. O Brasil estará representado em todas essas modalidades, mas a grande expectativa é pela participação de nossos nadadores. Além do campeão olímpico César Cielo, mais dois atletas podem brigar por medalhas: Henrique Barbosa e João Júnior, especialistas no nado peito. Outra grande possibilidade de medalha estão concentradas nas atletas das maratonas aquáticas: Ana Marcela Cunha ( foto) e Poliana Okimoto, que figuram entre as melhores do mundo.
Desde 1994, o Brasil não ganha uma medalha em mundiais de natação. As duas últimas foram bronzes de Gustavo Borges e do revezamento 4x100 livres masculino. O único ouro, em mundiais de natação aconteceu em 1982 com Ricardo Prado nos 400 medley. Em Melbourne 2007, o Brasil voltou sem medalhas do mundial. Thiago Pereira nos 200 medley e a "surpresa" Cesar Cielo, nos 100 livres, ficaram em quarto lugar.
Para 2009 as expectativas da quebra do jejum de medalhas são muito boas. Nas piscinas, o Brasil terá 28 atletas, sendo 10 mulheres. Cesar Cielo repete a preparação que fez para chegar ao ouro olímpico no ano passado. Está treinando em Auburn nos EUA, numa dura rotina desde janeiro e a cada competição que disputa, tem melhorado seus tempos, com o objetivo de chegar ao auge no final de julho. Cielo terá os franceses Fabien Gilot e Frederic Bousquet e o australiano Eamon Sullivan como fortes adversários. A melhor prova de Cielo é a de 50 livres, mas ele também tem chances nos 100 livres.
O Brasil não dependerá apenas de Cielo para lutar por medalhas. Dois atletas brilharam no nado peito Troféu Maria Lenk em abril, estabelecendo tempos extraordinários. Na prova de 50 metros ( que não é olímpica), Felipe França fez um novo recorde mundial. E nos 100 peito, Henrique Barbosa ficou a apenas 19 centésimos do recorde mundial. João Júnior venceu Felipe França em uma competição na França, acrescentando mais uma esperança para o Brasil. Outro que pode sonhar com o pódio é Thiago Pereira, Desta vez sem tanto alarde da mídia, Thiago é sempre um forte concorrente nos 200 medley, principalmente se um dos 3 medalhistas da última Olimpíada e mundial ( Michael Phelps, Ryan Loche e Laslo Cech) não competir. Outras provas em que o Brasil pode chegar as finais são os revezementos masculinos, os 200 borboleta com Kaio Márcio e os 50 peito com Tatiane Sakemi.
Confira todos os nadadores brasileiros classificados para as provas de piscina: Nado livre- Cesar Cielo, Fernando Silva, Lucas Salatta, Nicholas Santos, Nicholas Oliveira, Rodrigo Castro, Guilherme Roth e Ana Carvalho, Tatiana Lemos e Flavia Delaroli; Nado costas- João Júnior, Daniel Orzechowski, Guilherme Guido, Leonardo Guedes, Ethiene Medeiros e Fabíola Molina; Nado peito- Felipe França, Henrique Barbosa, Tales Cerdeira, Tatiane Sakemi e Carolina Mussi Nado medley: Henrique Rodrigues, Thiago Pereira e Joana Maranhão; Nado Borboleta- Gabriel Mangabeira, Kaio Márcio e Gabriela Silva.
Nas competições de nado sincronizado e saltos ornamentais o Brasil levará equipes, mas sem chances de medalha. Já no polo aquático nossas seleções cairam em chaves duríssimas e só um milagre levará a classificação para as quartas-de-finais. No masculino, o Brasil enfrentará Montenegro e Croácia, duas potências da modalidade e que costumam brigar por medalhas em mundiais e Olimpíadas. Completa a chave a China. A estréia será contra a Croácia, dia 20. No feminino estamos em uma chave com 3 seleções européias: Holanda, Alemanha e Espanha. A estréia será dia 19 contra a Holanda.
A primeira grande chance de medalha do Brasil será no dia 21 de julho, na maratona aquática feminina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário