Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 22 de julho de 2009

22/07- MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS E CONVOCAÇÃO DO JUDÔ EM DESTAQUE


MARATONAS AQUÁTICAS- BRASIL NÃO CONSEGUE MEDALHAS NOS 10KM
Uma das esperanças de medalha para o Brasil, no Mundial de Esportes Aquáticos era a prova de 10km de maratona aquática feminina, com Ana Marcela Cunha, líder do ranking mundial e Poliana Okimoto ( bronze nos 5km, leia abaixo) . Mas o desempenho das duas ficou abaixo do esperado, na prova realizada no início desta manhã de quarta-feira, em Roma . Poliana ficou em 7°, com 2h01m41s. Já Ana Marcela foi apenas a 22°, com 2h03m06s. A prova foi vencida por Anne Payne, da Grã-Bretanha com 2h01m37s. A britânica não nadou a prova de 5km e estava descansada. A prova de 10km foi disputada no dia seguinte a de 5km, fato inédito em mundiais. Isso só aconteceu porque um vendaval alterou todo o calendário das disputas. Ana Marcela chegou a estar entre as cinco primeiras, mas não conseguiu se desvencilhar do confuso e violento pelotão de nadadoras. Faltando 1500 metros para o final, ela foi atingida e feriu o olho esquerdo. Outra favorita, Larissa Ilshenko, não terminou a prova por cansaço ( foi prata, na de 5km). A conclusão que chegamos é que as condições climáticas alteraram a lógica da disputa. Ainda hoje acontece a prova masculina, com alguma chance brasileira com Alan do Carmo.

MARATONAS AQUÁTICAS- FIM DO JEJUM DE MEDALHAS
A primeira medalha do Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma, saiu nesta terça-feira, na esperada prova de 5km ( não olímpica) de maratonas aquáticas. Poliana Okimoto ( foto) , que estava entre as favoritas, conquistou a medalha de bronze e pôs fim a um jejum de 15 anos, sem medalhas para o Brasil, em mundiais. As últimas duas ( também bronze) haviam sido conquistadas em 1994 por Gustavo Borges e pelo revezamento 4x100 . Poliana nadou em 56m59s3. A vencedora foi a australiana Melissa Gorman, com 56m55s08. A outra brasileira Isabele Longo foi apenas a 36°. No masculino, mesma prova de 5km, Luis Lima foi o 19° e Luiz Rogério Arapiraca o 26°

POLO-AQUÁTICO- BRASIL PERDE PARA A CHINA NO MASCULINO
Em jogo realizado neste início de manhã de quarta-feira, a seleção brasileira masculina perdeu seu segundo jogo no mundial: 9 a 5 para a China. Um resultado decepcionante, porque o adversário não faz parte da lista de grandes potências da modalidade. Na estréia, os brasileiros foram batidos pelos croatas por 11 a 2. No último jogo, só para cumprir tabela, o Brasil enfrentára Montenegro, outra potência da modalidade, assim como a Croácia. A chance de passar da primeira fase era vencer a modesta China. No outro jogo a Croácia bateu Montenegro por 11 a 5.

POLO-AQUÁTICO- NO FEMININO BOA CAMPANHA
Já a seleção feminina tem se apresentado bem melhor neste mundial. Ontem, terça, empatamos com a Alemanha em 12 gols. Mais uma vez Camila Pedrosa foi o destaque com 3 gols, junto com Melina Teno. O Brasil chegou a abrir 5 a 1, mas se descuidou da defesa, justamente o ponto forte na primeira partida contra a Holanda ( atual campeã olímpica). No outro jogo da chave Holanda e Espanha empataram em 15 gols. Essas seleções são as favoritas da chave. Por enquanto o Brasil está em terceiro, com um empate e uma derrota, mesma campanha da Alemanha, mas com um gol sofrido a menos. Ou seja, basta perder ( e isso deverá acontecer) para a Espanha por uma quantidade de gols inferior ao que as alemãs deverão sofrer para as holandesas, para que o Brasil consiga passar da primeira fase, o que já será um resultado espetacular. Brasil e Holanda jogam nesta quinta-feira. O bom é que Alemanha e Espanha jogam antes. O Brasil entrará na piscina sabendo que placar precisará.

NADO SINCRONIZADO0 BRASILEIRAS ENTRE AS MELHORES
Podemos avaliar como positivo o desempenho do nado sincronizado do Brasil neste mundial de Esportes Aquáticos. Os resultados estão sendo superiores aos dos últimos mundiais. Nesta quarta-feira, o Brasil disputou mais uma final. Na rotina livre combinada – coreografia que reúne elementos de solo, dueto e equipe, nossa seleção terminou em 8° lugar. A campeã foi a Espanha. No dueto, ontem, Lara Teixeira e Nayara Figueiredo ficaram em 10°, em prova vencida pela Rússia. Na segunda-feira, Giovana Stephan foi a primeira brasileira a chegar a uma final individual. Ele ficou em 12ª, na final da rotina técnica . Natalia Ischenko, da Rússia, faturou a medalha de ouro da rotina técnica.

SALTOS ORNAMENTAIS- HUGO PARISI TAMBÉM TEM BOM RESULTADO
Na prova de plataforma, Hugo Parisi passou da primeira fase, mas parou na semifinal. Ele foi o 15°colocado. Apenas os 12 melhores foram a final. O vencedor foi o britânico Thomas Daley, de apenas 15 anos. Nesta manhã de quarta-feira, Cesar Castro compete na sua principal prova, o trampolim de 3 metros, tentando atingir a final

JUDÔ- BRASIL CONVOCA SELEÇÃO PARA O MUNDIAL
A Confederação Brasileira de Judô convocou os 13 judocas brasileiros que irão ao mundial da Holanda, de 26 a 30 de agosto, na Holanda. As maiores ausências foram o bicampeão mundial João Derly, contundido, a medalhista olímpica Ketleyn Quadros em péssima fase técnica e o veterano Flávio Canto, também medalhista olímpico, mas que será substituido pelo jovem Nacif Elias, medalhista de prata no Grand Slam do Rio de Janeiro. Outra novidade foi a jovem Rafaela Silva, campeã mundial junior, moradora da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro e que irá justamente no lugar de Ketleyn. O Brasil levará uma equipe mais uma vez muito forte e com nomes capazes de conquistar medalhas como Tiago Camilo, Luciano Correa, Leandro Guilheiro e Érika Miranda. Confira os 13 selecionados: Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Rafaela Silva (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg), Rochelle Nunes (+78kg), Denílson Lourenço (-60kg), Leandro Cunha (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Nacif Elias (-81kg), Tiago Camilo (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). A Confederação não usa mais o critério de seletivas internas entre os atletas. Os judocas são avaliados pelo momento que passam e os resultados que obtiveram nas últimas competições. Quem está melhor, independente de currículo, é convocado, no caso para o mundial.
 
PENTATLO MODERNO- YANE MARQUES VENCE PRIMEIRA SELETIVA PARA O MUNDIAL
Nossa principal atleta de pentatlo, Yane Marques, venceu no Rio de Janeiro, a prova de Triatlo Moderno ( natação, corrida e tiro), seguida por Larissa Lellys. A disputa valeu como primeira seletiva para a Copa do Mundo que será realizada em setembro, também no Rio. Entre os homens, vitória de Dieferson Feliz, com Luiz Barroso Magnus, em segundo. As duas últimas seletivas para a Copa do Mundo serão em agosto, um tetratlo ( natação, esgrima, corrida e tiro) e mais um pentatlo ( natação, esgrima, hipismo, corrida e tiro). Os 2 melhores brasileiros, tanto no masculino quanto no feminino, estarão classificados para a Copa do Mundo.

VÔLEI- SELEÇÃO FEMININA DISPUTA SELETIVA PARA MUNDIAL
Nesta quarta-feira, em Contagem, Minas Gerais, começa a seletiva, que irá indicar duas seleções da América do Sul, para disputar o Campeonato Mundial, no ano que vem, no Japão. O time de José Roberto Guimarães não deverá enfrentar grandes dificuldades, contra Argentina, Venezuela e Peru, ainda mais jogando em casa. Hoje, o adversário será a Venezuela.

VÔLEI- FASE FINAL DA LIGA MUNDIAL
A fase final da Liga Mundial começa hoje, na Sérvia, mas o Brasil só estréia amanhã contra Cuba. Na sexta, o adversário será a Argentina. Os jogos acontecem as 12h30, com transmissão do Sportv. Temos tudo para terminar me primeiro no grupo e cruzar contra uma pedreira vinda da outra chave na semifinal ( Sérvia, Rússia ou EUA).

CICLISMO- BRASILEIRO DE MOUNTAIN BIKE
Foi disputado no último domingo, em Resende, Rio de Janeiro, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country. Os vencedores foram Edivando Cruz e Erika Gramicelli.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi-se o jejum de 15 anos sem medalhas em mundial de esportes aquáticos mas tb foi quebrado um tabu:

Poliana tornou-se a primeira brasileira a ganhar uma medalha na história da competição.


BR