Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 31 de julho de 2012

RESUMO DO 4º DIA: SEM MEDALHAS, VÔLEI RESSURGE

DESTAQUE e JOGO DO DIA- VÔLEI MASCULINO

Uma grande vitória da seleção brasileira sobre uma das favoritas as medalhas, a Rússia. Assim como na Copa do Mundo, colocamos 3 a 0. Grandes atuações de Murilo, Bruninho, Serginho e Vissoto. Temos que sempre respeitar o Bernardinho. Do jeito que Sérvia e Alemanha estão mal, devemos decidir o 1º lugar contra os EUA. No outro grupo a "badalada" Polônia perdeu da Bulgária.

DECEPÇÃO DO DIA- Leandro Guilheiro
O número 1 do ranking mundial perdeu na 3º luta para o americano que havia vencido no Pan de Guadalajara. Na disputa do bronze, caiu para um japonês. Desempenho abaixo do esperado. Era favorito ao menos para o bronze. Mas nunca podemos esquecer sua vitoriosa trajetória olímpica e mundial. Hoje não era o dia.

BASQUETE- Brasil venceu o 2º jogo no masculino. Apesar do equilíbrio o jogo inteiro, abrimos vantagem no final da partida e batemos a Grã-Bretanha por 67 a 62. Passamos por 2 adversários de nível médio. Para bater a Rússia, tem que jogar mais.

ESGRIMA- Boa a participação de Guilherme Toldo no florete. Ele venceu a primeira luta contra um marroquino que tinha um ranking bem melhor que o seu. Mas depois caiu diante do americano número 5 do ranking.

FUTEBOL FEMININO- A sonolenta seleção perdeu da Grã-Bretanha por 1 a 0 e foi pouco. Nas duas últimas Olimpíadas, o time era normal com uma fora de série que era a Marta e uma matadora, a Cristiane. Agora, Marta virou apenas uma boa jogadora. Não consegue mais as arrancadas fulminantes. E Cristiane também não tem a mesma forma. Agora vamos pegar o Japão, que apesar de ser campeão mundial, hoje conseguiu outra proeza: empatar com a fraca África do Sul. É mata-mata, perdeu volta para casa. Se o Brasil melhorar um pouco, dá para equilibrar e partir para as medalhas.

JUDÔ- Além de Guilheiro, Mariana Silva também competiu e perdeu na 1º luta. Não se podia esperar muito dela, pois tinha o pior ranking.

HIPISMO- Acabou o CCE e o Brasil terminou em 9º lugar por equipes, melhorando o resultado de Pequim. No individual, Ruy Fonseca foi o melhor em 42º

NATAÇÃO- Cesar Cielo fez o 5º tempo e se garantiu na final dos 100 livres. Nicolas Oliveira não passou das eliminatórias, ficando em 24º. Eu aposto em medalha de prata ou bronze para o Cielo. O moço se transforma em decisão.

NATAÇÃO 2-  Parabéns a Tales Cerdeira. Fez o 9º melhor tempo nos 200 peito e por uma posição não pegou final. É o mínimo que se espera dos nadadores brasileiros: chegar as semifinais. Henrique Barbosa foi 19º. Nos 200 medley, Joana Maranhão foi

REMO- Kyssia Cataldo e Anderson Nocetti foram eliminados nas quartas de finais do single skiff e só podem disputar finais C e D. Idem com Fabiana Beltrame e Luana Bartholo.

TÊNIS- Brilhante a atuação da dupla brasileira Marcelo Melo e Bruno Soares. Diante dos tchecos Berdych e Stepanek ( cabeça de chave 5), perderam o primeiro set, venceram o segundo e no 3º empatavam por 18 a 18 quando o jogo foi interrompido. Recomeça amanhã.

VELA- Robert Scheidt e Bruno Prada se recuperaram do dia ruim de ontem. Foram 2º e 1º nas regatas de hoje. Mas os britânicos fizeram o mesmo resultado e agora estão 4 pontos a frente dos brasileiros. Na RS:X, Bimba está em 13º e Patrícia Freitas em 14º após duas regatas. Na Finn, Jorge Zarif é 20º após 6 regatas. Na Laser Radial, Adriana Kostiw é 21º após 4 regatas. Na Laser, Bruno Fontes é 11º após 4 regatas.

VÔLEI DE PRAIA-
Brasil continua 100% em Londres. Mais duas vitórias com Talita e Maria Elisa que chegaram a perder um set hoje.


 CALENDÁRIO DO BRASIL NESTA QUARTA-FEIRA


05h00- Tiro- Pistola de 25 metros- Ana Ferrão
05h30- Judô- Tiago Camilo ( 90kg) e Maria Portela ( 70kg)
06h30- Esgrima- Espada- Athos Schwantes x Verwijilen ( Holanda)
06h39- Natação- eliminatórias dos 200 costas- Leonardo de Deus
07h47- Natação- eliminatórias dos 200 medley- Thiago Pereira e Henrique Rodrigues
09h45- Boxe- 2º rodada- Robenilson de Jesus x Vodopiyanov ( Rússia)- 56kg
10h30- Futebol masculino- Brasil x Nova Zelândia
10h30- Basquete feminino- Brasil x Austrália
11h30- Vôlei de praia- Larissa/ Juliana x Klapalova/ Hajecková ( República Tcheca)
12h15- Handebol feminino- Brasil x Reino Unido
16h00- Vôlei de praia- Ricardo/ Pedro Cunha x Binstock/ Reader ( Canadá)
16h16- Natação- final dos 100 livres masculino- Cesar Cielo
18h00- Vôlei feminino- Brasil x Coréia do Sul

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RESUMO DO 3º DIA: CALMA PESSOAL, VEM MUITA MEDALHA POR AÍ

Muita calma nessa hora em relação ao Brasil na Olimpíada. Todos os nossos favoritos continuam com chances. Estamos bem no futebol, no vôlei de praia, Cielo não estreou, Zanetti está na final, Thiago nos 200 medley, Mayra Aguiar, Leandro Guilheiro. A não ser no judô, em outros esportes que estão distribuindo medalhas nesses primeiros dias nós não temos tradição: esgrima, tiro, levantamento de peso, tiro com arco. Continuo apostando que conseguiremos mais de 15 medalhas. 
 

DESTAQUE  e JOGO DO DIA: HANDEBOL

A campanha da seleção feminina já é histórica. Duas vitórias contra boas seleções européias: Croácia e Montenegro. Jogos decididos nos últimos minutos e por enquanto a favor do Brasil. Como iremos vencer a Grã-Bretanha e somos favoritos contra Angola, decidiremos o 1º lugar contra a Rússia. A Coréia é a grande surpresa até agora, tendo vencido Espanha e Dinamarca. Do outro grupo, o que vier será dureza, com excessão da Suécia. O grupo está muito equilibrado.

DECEPÇÃO DO DIA: RAFAELA SILVA

Dentre as judocas era a nossa segunda maior esperança de medalha. Foi eliminada por um erro que gerou a desclassificação na 2º luta. Mas isso acontece em Olimpíada. Assim como Sarah Menezes foi a surpresa positiva, Rafaela foi a negativa. Mas é jovem e tem totais condições de continuar a trazer glórias para nosso esporte como aconteceu nos mundiais em que foi medalhista.

BASQUETE- O Brasil lutou, mas perdeu a 2º na Olimpíada, 69 a 59 para a Rússia. A surpresa foi a derrota da Australia para a França. Isso ajudou o Brasil que precisa vencer a Austrália na próxima rodada para sobreviver. Senão será ganhar para depois dar adeus no cruzamento com os EUA. Outra surpresa foi a 2º derrota da República Tcheca, agora para a Turquia.

BOXE- Duas vitórias nas duas lutas de hoje com Julião Neto e Yamaguchi Falcão. Everton Lopes e Esquiva Falcão só entram na 2º rodada por terem sido medalhistas no mundial.

CANOAGEM- Ana Sátila, 16 anos, ficou a uma vaga das semifinais. Se classificavam 16 e ela ficou em 15º. Após uma péssima primeira descida em que ficou em último, foi 13º na segunda descida. Uma pena.

JUDÔ- Além de Rafaela, Bruno Mendonça venceu uma luta, mas caiu diante do vice-campeão mundial na segunda luta. Resultado normal



HIPISMO- O Brasil melhorou por equipes e agora está em 10º após o cross country. No individual, o melhor até agora é Rui Fonseca em 45º. Amanhã começam os saltos.

NATAÇÃO- Lamentável as participações de Leonardo de Deus e Kaio Marcio nos 200 borboleta. Kaio foi o 17º e Leonardo o 20º, com tempos bem piores do que costumam fazer. Joana Maranhão parou nas semifinais dos 200 medley.

VÔLEI- Os EUA tem a melhor seleção do mundo e perder para elas é normal. Mas o Brasil não pode jogar tão  mal como nos 2 primeiros sets. Vencemos o 3º e perdemos por 3 a 1. Continuamos sem uma grande levantadora e errando saques em momentos importantes. Agora é não tropeçar em Coréia e Sérvia e tentar bater a China que também está invicta. No outro grupo a Itália bateu o Japão e deve ficar em 2º, atrás da Rússia. O outro grupo é bem mais fraco.

VÔLEI DE PRAIA- Brasil continua 100% na modalidade. Hoje, mais duas vitórias por 2 a 0 com Juliana e Larissa, Ricardo e Pedro Cunha.

VELA- Dia ruim de Robert Scheidt e Bruno Prada. Ficaram em 9º e 6º nas regatas de hoje e caíram para 4º no geral. Os britânicos Percy e Simpsom assumiram a liderança. Mas os brasileiros cansaram de reverter desvantagens em várias competições neste ciclo olímpico.  Dá para confiar. Na Laser, Bruno Fontes é 8º após duas regatas. Na Laser Radial, Adriana Kostiw é 12º




CALENDÁRIO DO BRASIL NA TERÇA-FEIRA
05h30- Judô- Leandro Guilheiro ( 81kg) e Mariana Silva ( 63kg)
06h00- Natação- eliminatórias dos 100 livres masculino- Cesar Cielo e Nicolas Oliveira
06h10- Remo- repescagem do skiff duplo leve com Fabiana Beltrame e Luana Bartholo
06h00- Vôlei de praia- Emanuel/ Alison x Heuscher/ Bellaguarda ( Suiça)
07h00- Esgrima- Espada masculina- Guilherme Toldo x Ali Lahoussine ( Marrocos)
07h14- Natação- eliminatórias dos 200 peito- Henrique Barbosa e Tales Cerdeira
08h00- Vela-1º regata da classe RS:X- Patrícia Freitas no feminino e Bimba no masculino. Mais Star, Laser, Laser Radial e Finn
11h13- Tiro com arco- Daniel Xavier x Dobrowolski da Polonia
12h45- Basquete masculino- Brasil x Reino Unido
15h45- Futebol feminino- Brasil x Reino Unido
18h00- Vôlei masculino- Brasil x Rússia




domingo, 29 de julho de 2012

RESUMO: 2º DIA DA OLIMPÍADA- SEM MEDALHAS PARA O BRASIL

DESTAQUE DO DIA- VELA- ROBERT SCHEIDT/ BRUNO PRADA-
Com duas regatas disputadas eles já assumiram a liderança da classe Star, sem vencer nenhuma. Foram 4º e 2º nas regatas. Os principais adversários, os britanicos Percy e Simpson foram mal na 1º regata e ocupam o 5º lugar no geral.




DECEPÇÃO DO DIA- ROBSON CONCEIÇÃO
Pela campanha no mundial e nos torneios internacionais antes da Olimpíada, apostava em medalha para Robson. Mas logo na 1º luta, diante do britanico Josh Taylor, o brasileiro caiu fora.


O JOGO DO DIA: VÔLEI DE PRAIA-
Alison e Emanuel tiveram enormes dificuldades para vencer os austríacos Doppler e Horst, após perderem o 1º set.

Basquete- Brasil conquistou vitória importantíssima contra a Austrália por 75 a 71. Leandrinho foi o cestinha com 16 pontos. Agora é vencer a Grã-Bretanha e a China para garantir ao menos o 3º lugar e fugir dos EUA no mata-mata. A rodada mostrou uma Argentina arrasando a Lituania e vitórias tranquilas de Espanha, Rússia e EUA.

Boxe- Myke Carvalho pegou o bom americano Errol Spence e pela 3º Olimpíada seguida, perdeu na 1º rodada. 


Ciclismo- Na prova de estrada feminina, a única brasileira a completar foi Clemilda Fernandes em 23º. Fernanda Souza e Janildes Fernandes não completaram a prova.

Esgrima- Renzo Agresta perdeu por 15 a 6 para o alemão Benedikt Wagner.

Futebol- Como esperado, já que os adversários são fracos, Brasil bateu a Bielorrússia por 3 a 1, gols de Pato, Neymar e Oscar. E a Espanha conseguiu perder de Honduras por 1 a 0, dando adeus a Olimpíada. O Uruguai também perdeu de Senegal por 2 a 0 e terá que vencer a Grã-Bretanha na última rodada.

Hipismo CCE- Ao final da etapa de adestramento, Rui Fonseca foi o melhor brasileiro, em 48º lugar. Marcelo Tosi foi 57º, Jorge Carvalho 58º , Serguei Fofanoff 73º. Nesta segunda o cross-country. Por equipes o Brasil está em último.Vamos melhorar porque o pior é sempre o adestramento.

Ginástica-Sem Jade Barbosa, nossa melhor ginasta, o resultado já era esperado. Último lugar por equipe e nenhuma final individual. A única esperança era Daiane dos Santos. Mas foi 17º no solo. No individual a melhor foi Bruna Leal em 36º

Judô- Ao contrário do 1º dia, o 2º foi terrível para o Brasil. Érika Miranda e Leandro Cunha caíram na primeira rodada. Principalmente Leandro, duas vezes medalhista em mundial, tinha chances de medalha. Lutou com um polonês que o travou a luta toda.

Natação- Assim como no judô, um dia ruim neste domingo. O revezamento 4x100, sem Cielo ficou fora da final em 9º. Daniel Orzechowski foi 28º nos 100 costas e Fabiola 24º nos 100 costas

Remo-
Anderson Nocetti venceu sua eliminatória de repescagem e avançou para as quartas de finais. Já Fabiana Beltrame e Luciana Bartholo ficaram em último na eliminatória que disputaram do skiff peso leve e vão a repescagem.

Tênis- Bellucci jogou muito bem diante de Tsonga da França, mas perdeu de virada por 2 a 1. Agora só temos a dupla Bruno Soares e Marcelo Melo na briga por medalhas. Eles ainda não sabem quem enfrentarão na 2º rodada

Tiro- Ana Ferrão foi apenas 43º entre 49 atletas na pistola de ar 10 metros


Vela- Na classe Finn, após duas regatas, Jorginho Zarif ocupa a 18º colocação

Vôlei- Adversário ideal para a estréiado masculino : 3 a 0 na Tunísia. EUA, Polônia e Rússia venceram e convenceram. São os candidatos a medalha.

Vôlei de praia- Convincente a vitória de Talita e Maria Elisa sobre as holandesas Van Gestel e Meppelink por 2 sets a 0. As adversárias tem bom ranking mundial.

Brasil em 9º no quadro de medalhas com um ouro, uma prata e um bronze. 


CALENDÁRIO BRASILEIRO:  Segunda-feira

05h30- Judô- Bruno Mendonça ( 73kg) e Rafaela Silva ( 57kg)
06h38- Natação- eliminatória dos 200 borboleta- Leonardo de Deus e Kaio Marcio
08h00- Vela- Regatas de Star, Finn, Laser Radial e Laser-
09h45- Boxe- Julião Neto x Park Jong- Coréia do Norte
11h00- Boxe- Yamaguchi Falcão x Sumit Sangwan- India
11h30- Vôlei de praia- Larissa/ Juliana x Holtwick/ Semmler ( Alemanha)
12h45- Vôlei feminino- Brasil x EUA
12h45- Basquete feminino- Brasil x Rússia
13h30- Vôlei de praia- Ricardo/ Pedro Cunha x Grotowski/ Garcia ( Grã-Bretanha)
14h22- Caiaque Slalon- Ana Sátila
15h30- Handebol feminino- Brasil x Montenegro

sábado, 28 de julho de 2012

BRASIL COM 3 MEDALHAS NO PRIMEIRO DIA DE LONDRES 2012

Para quem esteve acostumado a ver o Brasil demorar dias e dias para conquistar um ouro olímpico a Olimpíada 2012 começou de forma arrasadora. Foram 3 medalhas: ouro de Sarah Menezes, prata de Thiago Pereira nos 400 medley e bronze de Felipe Kitadai. Estamos em 4º no quadro de medalhas, atrás de China, Itália e EUA.  Só Sarah Menezes estava entre as favoritas. Pela primeira vez na vida pude ver o Brasil liderar o quadro de medalhas de uma Olimpíada, mesmo que fosse por poucas horas.

DESTAQUES DO DIA: SARAH MENEZES


Brilhante a campanha de Sarah. Como desta vez não teve que enfrentar japonesas passou por todas as 5 adversárias com autoridade, incluindo na final da romena Dumitru.

 

FELIPE KITADAI- 


Não estava entre os candidatos a medalha, mas já na 1º luta mostrou que poderia surpreender. Mesmo com a derrota na 3º luta para Sobirov, teve força para reagir e vencer mais duas lutas, chegando ao bronze.

THIAGO PEREIRA- 


E finalmente a medalha olímpica chegou para nosso super campeão de Panamericanos. Sempre torci para uma conquista olímpica do Thiago. E veio na prova que hoje já não é mais sua especialidade, os 400 medley. Com Phelps e Cech em fim de carreira, Thiago levou a prata com 4m08s86, igualando seu próprio recorde sul-americano


DECEPÇÕES DO DIA:

DIEGO HYPÓLITO- Antes da Olimpíada, eu apostava que Diego seria a surpresa brasileira em Londres, ganhando pelo menos o bronze. Mas Diego novamente tomou um tombo em sua apresentação, assim como em 2008 e nem para a final do solo foi. Vai terminar a carreira sem medalha olímpica.

FELIPE FRANÇA- Durante meses ele falou que só se contentaria com o ouro olímpico. Mas teve uma atuação ridícula tanto na eliminatória como na semifinal. Nem para a final foi nos 100 peito.

O JOGO MAIS DRAMÁTICO DO DIA: TÊNIS DE MESA: Hugo Hoyama X Zengyi Wang da Polônia. O brasileiro chegou a abrir 3 sets a 1 e depois 10 a 8 no tie-break, mas perdeu. 




RESUMO DO DIA

BASQUETE- Com atuação pífia no último quarto, Brasil perdeu o jogo mais importante da 1º fase, para a França por 73 a 58. Só fizemos 9 pontos no último quarto, depois de equilibrar o jogo todo. Érika foi bem nos 2 primeiros períodos e depois sumiu. O consolo é que a Rússia quase perdeu do Canadá. Agora temos que vencer as russas para ainda sonhar em escapar das americanas no mata-mata. A surpresa foi a vitória da China sobre a vice-campeã mundial República Tcheca por 66 a 57.

BOXE- Robenilson de Jesus, categoria 56kg estreou muito bem, vencendo Shaymov, do Uzbequistão. Mais 2 boxeadores estréiam  neste domingo: Myke Carvalho pega Errol Spence dos EUA e Robson Conceição pega Josh Taylor da Grã-Bretanha.

CICLISMO- Murilo Fischer em 32º , foi o melhor brasileiro na prova de estrada masculina. Gregolry Panizo e Magno Nazaret não completaram. A vitória foi de Vinukorov do Casaquistão. No feminino a prova acontece neste domingo com Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes e Fernanda Silva.

ESGRIMA- No sabre masculino, Renzo Agresta número 19 do ranking mundial, enfrenta neste domingo, Benedikt Wagner/ Alemanha, número 16 do ranking mundial.

FUTEBOL FEMININO-
Dando sono, Brasil venceu a Nova Zelândia por 1 a 0. Com os resultados de hoje, Grã-Bretanha e Brasil fizeram 6 pontos e decidirão o 1º lugar do grupo. Brasil joga por empate para fugir de Suécia e Japão nas quartas. O destaque da rodada foi a goleada da França por 5 a 0 sobre a Coréia do Norte.

GINÁSTICA-Arthur Zanetti confirmou o favoritismo e chegou a final das argolas, em 4º lugar, com nota de 15,616. Chen Yibing da China foi o melhor, seguido por Matteo Morandi e Aleksandr Balandin da Rússia. Ótimo desempenho teve Sérgio Sasaki que ficou em 11º e se classificou para a final do individual

HANDEBOL- Em esportes coletivos, o jogo mais legal e emocionante foi o da seleção feminina que venceu a Croácia por 24 a 23. Ao contrário do basquete, começamos mal e terminamos com a vitória. Duas surpresas na rodada: a vice-campeã mundial França bateu a campeã mundial Noruega e a Coréia que tinha ido mal no mundial bateu a Espanha. Rússia e Dinamarca sofreram para vencer.

HIPISMO CCE-  Marcio Jorge foi o único brasileiro a competir no CCE, prova de adestramento neste sábado. Ele ficou em 26º. Neste domingo competem Serguei Fofanoff, Marcelo Tosi e Ruy Fonseca

NATAÇÃO- Além de Thiago Pereira e Felipe França, o Brasil teve Felipe Lima ficando entre os 16 melhores nos 100 peito e Daynara de Paula em 33º no 100 borboleta.

REMO- Kyssia Cataldo avançou para as quartas de finais e Anderson Nocetti foi para a repescagem no single skiff. 



TÊNIS- Vitória nas duplas com Bruno Soares/ Marcelo Melo, batendo Andy Roddick/ John Isner por 2 a 0. Já André Sá/Thomas Belluci jogaram muito bem diante da dupla número 1 do mundo,  Mike Bryan/Bob Bryan, mas perderam por 2 a 1.

TÊNIS DE MESA- Brasil  mal na modalidade. Caroline Kumahara e Lígia Silva venceram na fase preliminar, mas cairam logo na 1º rodada. Caroline tomou 4 a 0 de Joanna Parker da Grã-Bretanha e Lígia tomou 4 a 1 de Jian Fang, chinesa naturalizada australiana. Gustavo Tsubói também decepcionou e perdeu de Gosh da Índia por 4 a 2.


VÔLEI- Com dificuldade o Brasil venceu por 3 a 2 a boa seleção da Turquia que com certeza vai se classificar. E o grupo não terá jogos fáceis. A Coréia chegou a ganhar um set dos EUA. Masculino estréia neste domingo contra a Tunísia.

VÔLEI DE PRAIA- Vitórias tranquilas para o Brasil no 1º dia do vôlei de praia. Ricardo e Pedro Cunha bateram Skarlund/ Spinnangr da Noruega por 2 a 0. Juliana e Larissa bateram Rigobert/ Li Yuk de Ilhas Maurício também 2 a 0. Neste domingo estréiam Talita/Maria Elisa, Emanuel/ Alison. Zebraça foi a derrota de Xue/Zhang para Vasina e Vasakova da República Tcheca.



CALENDÁRIO dia 29/07- Domingo

05h30- Judô- Leandro Cunha ( 66kg) e Érika Miranda ( 52kg)
05h30- Ginástica artística- qualificação feminina- Brasil com equipe
06h00- Natação- eliminatórias 100 costas feminino- Fabíola Molina
07h00- Vôlei de praia- Emanuel/Alison x Doppler/ Horst ( Áustria)
07h15- Basquete masculino- Brasil x Austrália
07h38- Natação- eliminatórias 100 costas masculino- Daniel Orzechowski
07h50- Esgrima- Sabre masculino- Renzo Agresta x Benedikt Wagner/ Alemanha
08h00- Ciclismo-Estrada feminina. Clemilda Fernandes, Fernanda Silva e Janildes Fernandes
08h00- Vela- 1º regata da classe Finn- Jorginho Zarif e da Star- Robert Scheidt/Bruno Prada
08h41- Natação- eliminatórias do rev 4x100 masculino 
16h00- Vôlei de praia- Talita/ Maria Elisa x Meppelink/ Van Gestel ( Holanda)
11h00- Futebol masculino- Brasil x Bielorrússia
16h30- Boxe- 1º rodada- 60kg- Robson Conceição x Josh Taylor- Grã-Bretanha
18h00- Vôlei masculino- Brasil x Tunísia
18h00- Boxe- Myke Carvalho x Errol Spence- EUA

sexta-feira, 27 de julho de 2012

SARAH MENEZES PODE SER A PRIMEIRA MEDALHISTA DO BRASIL EM LONDRES



JUDÔ- No primeiro dia do judô, teremos Sarah Menezes e Felipe Kitadai. Sarah tem totais condições de obter uma medalha olímpica. Tem uma estréia tranquila contra Van Ngoc, do Vietnã. Passando, pega Payet da França. Na sequência uma chinesa ou irlandesa. A quarta luta deve ser contra Charline Van Sbick da Bélgica-número 4 do ranking mundial e  bronze no mundial 2011 ou a húngara Eva Csernoviczki, que eliminou Sarah na última Olimpíada. Já Felipe Kitadai tem chave complicada.  Na estréia pega Tumurkhuleg Davaadorj da Mongólia, 9º do ranking mundial e para quem já perdeu. E no 3º confronto pode cruzar Rishod Sobirov, número 1 do ranking mundial.

Basquete feminino- O jogo de estréia já é o decisivo. Vamos pegar a França. Se vencermos, ótimas chances de classificar para o mata-mata e fugir dos EUA. Em caso de derrota, situação ficará complicadíssima. Sem Iziane, o time melhorou e venceu amistosos contra China e Croácia. Sem Iziane, Érika voltou a jogar muito como no Pré-Olímpico. Mas a França evoluiu muito nos últimos anos e leva algum favoritismo. Daria 40% de chances ao Brasil. O melhor jogo de esporte coletivo para se assistir no dia.

Ciclismo estrada- Três brasileiros na prova que terá mais de 140 atletas: Murilo Fischer, Magno Nazaret e Gregolry Panizo. Expectativa é algum deles superar o 20º lugar de Murilo na última Olimpíada. Britânicos são os favoritos

Futebol feminino- 2º jogo, também tranqüilo contra a Nova Zelândia, que perdeu da Grã-Bretanha por 1 a 0. Nova vitória vai pintar, mas sem goleada. Na 1º rodada, ao contrário do masculino, os favoritos venceram e convenceram: Suécia, Japão e EUA.

Ginástica- qualificação masculina- Diego Hypólito, Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki tentam vagas para as finais individuais na semana que vem. Acredito nos 3: Hypólito na final do solo, Sasaki na individual e lógico, Zanetti na final de argolas

Hipismo CCE- 1º prova de 3 e justamente a que os brasileiros detestam e costumam ir mal, o adestramento.  Equipe brasileira com Serguei Fofanoff, Ruy Fonseca, Carlos Paro, Marcio Jorge e Marcelo Tosi

Natação- Destaque para Felipe França e Felipe Lima que  vão  tentar vaga para a final nos 100 peito. Outras provas : 100 borboleta- Daynara de Paula, 400 medley- Joana Maranhão e 400 medley masculino- Thiago Pereira

Remo- primeiras eliminatórias. Brasil no single skiff masculino com Anderson Nocetti e feminino com Kyssia Cataldo. Ambos devem avançar para as quartas de finais. Anderson Nocetti está na 3º eliminatória contra Aleksandrov do Azerbaijão, Raymond da Polonia, Karonen da Suécia, Fraser de Zimbabue e Etia Ndoumbe de Camarões. Kissya Cataldo está na 1º eliminatória feminina com Arbasiazad do Irã, Vistartaine da Lituania, Palermo da Argentina, Twigg da Nova Zelandia e Puspure da Irlanda.

Tênis- Dois jogos de duplas abrem as disputas para o Brasil. Chances quase nulas para Thomas Bellucci e André Sá que enfrentarão a dupla número 1 do mundo Bobby Bryan e Myke Bryan. A outra dupla Marcelo Melo/ Bruno Soares também terá dureza pela frente, os também americanos Andy Roddick e  John Isner. Mas as chances são maiores.

Tênis de mesa- Os 4 representantes do individual estréiam. As meninas Ligia Silva e Caroline Kumahara vão vencer na 1º rodada diante de adversárias de péssimo ranking. Lígia encarará Xing Han do Congo, . Gustavo Tsubói enfrenta Gosh, da India Hugo Hoyama x Wang Zengyi ( Polônia). Lígia e Caroline voltam ainda hoje.

Tiro com arco- Daniel Xavier ficou em 51º na fase de classificação disputada hoje, antes da cerimonia de abertura. Fez uma marca pior do que a do Pré-Olímpico que o ajudou a classificar para Londres. Vai pegar no mata-mata o polonês Rafal Dobrowolski, 14º

Vôlei feminino- estréia contra a Turquia, uma surpresa ao vencer o Pré-Olímpico europeu. Mas o Brasil é favorito e não pode nem pensar em derrota porque o grupo é complicado

Vôlei de praia- Larissa e Juliana tem jogo baba na estréia contra Rigobert/ Li Yuk de Ilhas Maurício. Jogo mais complicado para Ricardo/ Pedro Cunha contra Skarlund/ Spinnangr  da Noruega

CHEGOU A HORA: VAI COMEÇAR LONDRES 2012




        Começa nesta sexta mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Serão 15 dias mágicos para os amantes de esportes como eu. Desta vez, além de assistir e escrever o blog, estarei trabalhando  pela Record News. Isso já aconteceu em emissoras de rádio nas Olimpíadas de Atlanta 1996 e Sidney 2000. Aqui no blog, estarei postando diariamente, um resumo noturno com comentários de todas as modalidades que envolverem brasileiros e expectativas para o dia seguinte. Em breve, o blog chegará a postagem de número 1000.
         Espero que possamos valorizar todas as conquistas. Olimpíada não é Copa do Mundo em que o pensamento " campeão ou nada", prevalece. É extremamente difícil conquistar uma medalha olímpica. O Brasil é o país do futebol e do vôlei. Não é uma potência na natação, atletismo, esgrima, handebol, taekwondo, remo, saltos ornamentais, etc. Em esportes como a ginástica por exemplo, nunca conquistamos uma medalhinha sequer. No boxe, desde 1968 não sabemos o que é ficar entre os 3 melhores. No judô, que desde 1984 traz medalhas, só temos 2 campeões olímpicos ( Aurélio e Rogério).
        Vamos valorizar todos os bronzes e pratas conquistadas e também o avanço as  finais  de muitos atletas cujos esportes não tem tradição e apoio. Um atletas de tênis de mesa ou um remador que fica entre os 16 melhores do mundo, dever ser aplaudido. Críticas devem ser feitas quando o atleta não dá o seu máximo. Por exemplo: um nadador piorar muito na Olimpíada, o tempo que fez no Maria Lenk, sem estar contundido. Um time de esporte coletivo ou judoca perder para um adversário bem mais fraco.
        Fico irritado com frases do tipo " O Quênia é um país pobre e termina a frente do Brasil no quadro de medalhas". É claro que pela população que temos no nosso país, tínhamos totais condições de ficar entre os 10 melhores do mundo. Sabemos que o investimento em esporte e educação,  infelizmente não é prioridade no nosso país.  Mas eu prefiro que o Brasil ganhe 15 medalhas em 10 esportes diferentes, do que seja uma potência em somente uma modalidade como o Quênia.
        Outro absurdo que ouvirei e lerei muito nos próximos dias " porque investimos milhões em atletas que não trazem medalhas". Discordo. Se tivermos pelo menos um atleta de destaque em cada modalidade, centenas de crianças o terão como referência e serão incentivadas a praticar esportes. Daiane dos Santos, Hugo Hoyama, Yane Marques, nunca ganharam medalha olímpica, mas são ídolos em suas modalidades. Peço as pais, que incentivem seus filhos a assistirem a Olimpíada. Quem se interessa por esporte, não pensa em drogas, violência, etc. 


        Tenho certeza que o Brasil vai bater o recorde de conquistas de medalhas ( 15 em 1996 e 2008) e acho que podemos igualar o recorde de ouros ( 5 em 2004).

Chances de medalhas, conforme fui escrevendo ao longo dos meses: 


Ouro ( 5): Mayra Aguiar, Leandro Guilheiro, Cielo nos 50 livres, Robert Scheidt/Bruno Prada, Emanuel/Alison,

Prata ( 6): Juliana e Larissa no vôlei de praia, vôlei feminino, futebol masculino, Rafaela Silva, Everton Lopes e Arthur Zanetti

Bronze ( 14):  vôlei masculino, futebol feminino, Yane Marques, Thiago Pereira nos 200 medley, Felipe França nos 100 peito, Rafael Silva, Sarah Menezes, Tiago Camilo, Fabiana Murer, Maurren Maggi, handebol feminino, Robson Conceição, Adriana Araújo e Diego Hypólito

quarta-feira, 25 de julho de 2012

FUTEBOL FEMININO- BRASIL GOLEIA COM TRANQUILIDADE


Seleção feminina estreou na Olimpíada com goleada por 5 a 0. Apesar do frágil adversário que foi Camarões, mostramos que estamos evoluindo. Aliás, os times africanos no feminino continuam muito fracos. Os 4 favoritos as medalhas venceram: Suécia, EUA, Brasil e Japão.  As americanas bateram por 4 a 2 as francesas, de virada, no jogo mais sensacional da rodada. Sábado a seleção brasileira tem outro jogo tranquilo contra a Nova Zelândia. 

*jogadoras do Brasil comemoram gol
O confronto  decisivo valendo o 1º lugar será contra a Grã-Bretanha que fez só 1 na Nova Zelândia. O Brasil precisa ficar em 1º para fugir de Suécia e Japão no mata-mata. Nesta quinta tem a estreia do masculino contra o Egito que tem todos os jogadores atuando no país. Acredito em outra vitória tranquila


Seguem resultados das últimas enquetes. 

ENQUETES:
Quais os 3 países que ganharão medalhas no basquete masculino na Olimpíada?
95% EUA, 77% Espanha, 74% Brasil, 17% Argentina, 14% Rússia, 11% Lituânia, 4% China, França e Austrália

Quais as 3 seleções que ganharão medalhas no basquete feminino na Olimpíada de Londres?

EUA 89%, Austrália 74%, Rússia 50%, Brasil 30%, China 22%, República Tcheca 11%, Grã-Bretanha 6%, Croácia e França 5%,

Cite 3 coisas que você mais gosta na cerimonia de abertura da Olimpíada?

81% o desfile das delegações, 72% de acender a pira olímpica, 47% contagem regressiva para a abertura, 47% apresentações artísticas, 9% o juramento dos atletas

Em relação ao corte da Iziane da seleção de basquete você é:

69% contra, 30% a favor



Calendário atualizado dos próximos 5 dias, já com as tabelas do vôlei de praia e tênis de mesa:


dia 26/07- quinta-feira

15h45- Futebol masculino- Brasil x Egito

dia 27/07- sexta-

05h00- Tiro com arco- Daniel Xavier
17h00- cerimonia de abertura

dia 28/07- Sábado

05h00- Tênis de mesa- Caroline Kumahara x Hassan Farah ( Dijbouti)
05h00- Tênis de mesa-  Lígia Silva x Lulu Anolyn ( Vanuatu)
05h30- Judô- Felipe Kitadai ( 60kg) e Sarah Menezes ( 48kg)
06h00- Hipismo CCE- Serguei Fofanoff, Ruy Fonseca, Carlos Paro, Marcio Jorge e Marcelo Tosi
06h00- Ciclismo- Estrada masculina- Gregorly Panizo, Magno Prado e Murilo Fischer
06h31- Natação- eliminatória dos 100 borboleta- Daynara de Paula, 400 medley- Joana Maranhão e 400 medley masculino- Thiago Pereira
07h00- Ginástica- qualificação masculina- Diego Hypólito, Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki
07h30- Tênis- Início dos torneios de simples e duplas masculino- Thomaz Bellucci, André Sá, Bruno Soares e Marcelo Melo
08h15- Natação- eliminatórias dos 100 peito masculino- Felipe França e Felipe Lima
08h30- Remo- Single Skif masculino- eliminatória- Anderson Nocetti
09h20- Remo- Single Skiff feminino- eliminatória- Kyssia Cataldo
09h30- Boxe- 1º rodada: 56kg- Robenilson de Jesus e 75kg- Esquiva Falcão
10h30- Handebol feminino- Brasil x Croácia
10h30- Futebol feminino- Brasil x Nova Zelândia
12h00- Tênis de mesa- Gustavo Tsubói x Ghosh Soumyajit ( Índia)
13h30- Vôlei de praia- Larissa/ Juliana x Rigobert/ Li Yuk- Ilhas Maurício
15h00- Tênis de mesa- Hugo Hoyama x Wang Zengyi ( Polônia)
16h00- Vôlei de praia- Ricardo/ Pedro Cunha x Skarlund/ Spinnangr ( Noruega)
16h00- Basquete feminino- Brasil x França
18h00- Vôlei feminino- Brasil x Turquia

dia 29/07- Domingo

05h30- Judô- Bruno Mendonça ( 66kg) e Érika Miranda ( 52kg)
05h30- Ginástica artística- qualificação feminina- Brasil com equipe indefinida
06h00- Natação- eliminatórias 100 costas feminino- Fabíola Molina
06h30- Esgrima- Sabre masculino- Renzo Agresta
07h00- Vôlei de praia- Emanuel/Alison x Doppler/ Horst ( Áustria)
07h15- Basquete masculino- Brasil x Austrália
07h38- Natação- eliminatórias 100 costas masculino- Daniel Orzechowski
08h00- Ciclismo-Estrada feminina. Clemilda Fernandes, Fernanda Silva e Janildes Fernandes
08h00- Vela- 1º regata da classe Finn- Jorginho Zarif e da Star- Robert Scheidt/Bruno Prada
08h41- Natação- eliminatórias do rev 4x100 masculino
09h30- Boxe- 1º rodada: 60kg- Robson Conceição e 69kg- Myke Carvalho
16h00- Vôlei de praia- Talita/ Maria Elisa x Meppelink/ Van Gestel ( Holanda)
16h07- Natação- final dos 100 peito masculino. Brasil pode ter Felipe França
11h00- Futebol masculino- Brasil x Bielorrússia
18h00- Vôlei masculino- Brasil x Tunísia

dia 30/07- Segunda-feira

05h30- Judô- Leandro Cunha ( 73kg) e Mariana Silva ( 57kg)
06h20- Remo- Double Skiff feminino- eliminatória- Fabiana Beltrame e Luciana Bartholo
06h38- Natação- eliminatória dos 200 borboleta- Leonardo de Deus e Kaio Marcio
08h00- Vela- 1º regata da classe Laser Radial e Laser- Adriana Kostiw e Bruno Fontes
09h30- Canoagem slalom- Ana Sátila
09h30- Boxe- 1º rodada: 52kg- Julião Neto e 81kg- Yamaguchi Falcão
11h30- Vôlei de praia- Larissa/ Juliana x Holtwick/ Semmler ( Alemanha)
12h45- Vôlei feminino- Brasil x EUA
12h45- Basquete feminino- Brasil x Rússia
13h30- Vôlei de praia- Ricardo/ Pedro Cunha x Grotowski/ Garcia ( Grã-Bretanha)
15h30- Handebol feminino- Brasil x Montenegro

CHANCES BRASILEIRAS EM LONDRES: ESPORTES COLETIVOS

A última parte da análise das chances brasileiras em Londres reúne os esportes coletivos.

FUTEBOL FEMININO



Em Pequim: fomos PRATA. Elenco: Andréia, Bárbara, Simone, Rosana, Tania Maranhão, Erika, Renata Costa, Andréia Rosa, Maycon, Daniela, Formiga, Franciele, Ester, Marta, Cristiane, Maurine, Fabiana e Pretinha.

Em Londres:
Goleiras: Andréia e Thaís
Laterais: Fabi, Maurine e Rosana
Zagueiras: Bagé, Bruna, Erika e Aline
Meio-campistas: Ester, Franciele, Daniele, Renata Costa e Formiga
Atacantes: Cristiane, Grazielle, Marta e Thaisinha.

Se nas duas últimas Olimpíadas o Brasil era favorito a disputa do ouro, desta vez a situação é diferente. Apesar de termos o mesmo técnico e basicamente o mesmo elenco, a campanha nos 2 últimos anos foi preocupante. Caímos nas quartas de finais do mundial diante dos EUA e este ano não convencemos nos amistosos, tendo perdido feio para americanas e japonesas. Nas últimas semanas a equipe mostrou evolução, mas os favoritos são EUA, Japão, Suécia e França. A esperança é Marta, acostumada a decisões e que brilhou nas duas últimas Olimpíadas. A estréia é nesta quarta contra Camarões. Ainda no grupo Nova Zelândia e Grã-Bretanha. É fundamental terminar em 1º do grupo.

Palpite: 4º lugar 


 

FUTEBOL MASCULINO


Em Pequim: fomos BRONZE. Elenco: Renan, Diego Alves, Rafinha, Ilsinho, Marcelo, Breno, Alex Alves, Thiago Silva, Lucas, Ramires, Anderson, Hernanes, Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves, Diego, Pato, Jô e Rafael Sobis.

Em Londres: Goleiros: Neto e Gabriel
Laterais: Danilo, Rafael, Alexsandro e Marcelo
Zagueiros: Bruno Uvini, Juan e Thiago Silva
Volantes: Romulo e Sandro
Meias: Ganso, Oscar e Lucas
Atacantes: Pato, Hulk, Neymar e Leandro Damião

No papel é o time mais forte do torneio. Apenas Espanha, Uruguai e México podem tirar o inédito ouro brasileiro. As equipes africanas não assustam desta vez. Na primeira fase o Brasil pegará 3 adversários fracos: Egito, Nova Zelândia e Bielorrússia.

Palpite: prata


HANDEBOL FEMININO


Em Pequim: eliminado na 1º fase. Elenco: Chana, Darly, Aline, Ana Paula, Deonise, Duda, Lucila, Alexandra, Pará, Daly, Vivi, Alessandra, Dani Piedade e Dara.

Goleiras: Chana e Mayssa
Armadoras- Deonise, Fran, Duda e Silvia Helena
Centrais- Ana Paula e Mayara
Pontas- Alexandra, Jéssica, Fernanda e Samira
Pivôs-Dara e Dani Piedade

É a equipe mais forte já formada pelo nosso handebol. O elenco é o mesmo da  boa campanha no mundial 2011 com o 5º lugar, com excessão da goleira reserva. Fomos bem nos amistosos. Só que o torneio tem uma favorita ao ouro que é a Noruega e pelo menos mais 8 equipes brigando por medalhas: Brasil, Rússia, Dinamarca, Espanha, França, Suécia, Montenegro e Croácia. O Brasil deve passar em 2º ou 3º na chave e a medalha dependerá do mata-mata das quartas. Se o Brasil tiver a tranquilidade para jogar esta partida ( que faltou no mundial diante da Espanha)  poderá buscar a inédita medalha

Palpite: bronze

BASQUETE FEMININO




Em Pequim: eliminados na 1º fase. Elenco: Adrianinha, Claudinha, Chuca, Fernanda, Micaela, Karla, Karen, Graziane, Francielle, Kelly, Mamá e Êga

Em Londres: Armadoras: Adrianinha, Tássia e Joice
Alas: Karla, Chuca e Silvia
Pivôs: Érika, Nádia, Damiris, Clarissa e Francielle

Mantivemos a boa armadora Adrianinha, pioramos em termos de alas, mas melhoramos muito na posição de pivôs em relação a 2012

O jogo fundamental é a estréia contra a França. Uma vitória nos dará alivio para tentar surpreender Rússia e Austrália. Uma derrota já nos deixará praticamente eliminadas porque na melhor das hipóteses pegaríamos no cruzamento os EUA. Isso se vencermos Canadá e Grã-Bretanha. As britânicas evoluiram muito e venceram a França em amistoso. Com a saída da Iziane, o time melhorou. Vencemos o amistoso contra a China e equilibramos contra a Austrália.

Palpite: Brasil passa da 1º fase, mas cai no mata-mata contra EUA ou República Tcheca.
 


BASQUETE MASCULINO


Em Pequim: não participamos.

Em Londres: Armadores: Huertas, Larry Taylor e Raulzinho
Alas: Leandrinho, Marquinhos, Alex, Guilherme e Marcelinho
Pivôs- Nenê, Anderson Varejão, Thiago Splitter e Caio Torres

Um ótimo armador, 3 bons pivôs e alas que oscilam demais. Acho que a maior carência da equipe é um jogador decisivo nos momentos finais dos jogos equilibrados. Tomara que Huertas seja este nome.

Situação idêntica ao feminino. O jogo fundamental é a estréia contra a Austrália. Não acredito em vitórias diante de Rússia e Espanha. E temos na chave 2 adversários um pouco mais fracos: China e Grã-Bretanha.

Palpite: passamos da 1º fase em 3º e cruzaremos contra França ou Lituânia. Acredito que o Brasil fique em 5º ou 6º. 


VÔLEI FEMININO



Em Pequim: fomos OURO. Elenco: Carol Alburquerque, Fofão, Sheila, Mari, Sassá, Paula Pequeno, Jaqueline, Walewska, Fabiana, Thaisa e Valeskinha.

Em Londres:
Levantadores - Dani Lins e Fernandinha
Ponteiros - Fernanda Garay, Jaqueline, Natália e Paula Pequeno
Opostos - Sheilla e Tandara
Meios de rede - Adenízia, Fabiana e Thaisa
Líbero - Fabi

Em todo o ciclo olímpico o Brasil não encontrou uma substituta para a levantadora Fofão. Esse é o maior problema da equipe.

Grupo da morte para a seleção brasileira, contra Turquia, EUA, Coréia do Sul, China e Sérvia. Nenhum jogo será moleza. Mas se terminarmos em 2º fugiremos do mata-mata contra Rússia e Itália e caminharemos para a medalha. Jogo de estréia contra a Turquia e o penúltimo contra a China definirão as chances do Brasil.


Palpite: prata

VÔLEI MASCULINO



Em Pequim: fomos PRATA. Elenco:  Marcelinho, Bruninho, André Nascimento, Anderson, Dante, Giba, Samuel, Murillo, Gustavo, Rodrigão, André Heller e Serginho.

Em Londres:
Levantadores - Bruninho e Ricardinho
Ponteiros - Dante, Giba, Murilo e Thiago Alves
Opostos - Leandro Vissotto e Wallace
Meios de rede - Lucão, Rodrigão e Sidão
Líbero - Serginho

Com excessão da estréia contra a Tunísia também estamos no grupo da morte, com Rússia, Sérvia, EUA e Alemanha. Mas mesmo passando em 3º podemos cruzar Itália, Argentina ou Bulgária no mata-mata. As 3 seleções são freguesas nos últimos anos. Acredito em medalha apesar dos problemas físicos de vários atletas.  O bicho papão do ano, a Polônia, foi mal no último mundial e Olimpíada. Acho que vai pipocar.

Palpite: bronze

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CHANCES DE MEDALHA: VÔLEI DE PRAIA, TÊNIS DE MESA, TRIATLO, VELA, TIRO E TIRO COM ARCO

Esta é a 5ª parte da análise das chances de todos os 259 atletas brasileiros em Londres. Amanhã, a última parte com os esportes coletivos. Levo em consideração a experiência do atleta, seus resultados neste ciclo olímpico e os adversários que irá enfrentar.

VÔLEI DE PRAIA


Em Pequim: 8 atletas. Marcio/ Fabio Luiz foram prata e Ricardo/ Emanuel foram bronze
Em Londres: 8 atletas. Larissa, Talita, Emanuel e Ricardo estiveram em Pequim 2008

CHANCES DE OURO: Emanuel e Alison, Juliana e Larissa. No feminino, a dupla ganhou tudo que foi possível no ciclo olímpico, só falta o ouro. No masculino, Emanuel e Alison mesclam a força com a experiência, lideram o ranking mundial e também são favoritos ao ouro.

CHANCES DE MEDALHA: Maria Elisa e Talita, Pedro Cunha e Ricardo
-----------------------------------------
VELA


Em Pequim: 12 atletas. Prata para Robert Scheidt/ Bruno Prada e bronze para Fernanda Oliveira/ Isabel Swan.
Em Londres: 9 atletas. Robert Scheidt, Bruno Prada, Bimba, Bruno Fontes, Fernanda Oliveira e Patrícia Oliveira estiveram em Pequim 2008

CHANCE DE OURO: Robert Scheidt e Bruno Prada na Star. Venceram tudo que foi possível no ciclo olímpico. Só falta o ouro no currículo

PODEM SURPREENDER: Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan na 470 feminina, Patrícia Freitas na RS:X, Bimba na RS:X, Bruno Fontes na Laser ( foto),

VAI PARA PARTICIPAR: Adriana Kostiw- Laser Radial, Jorge Zarif- Finn, 


---------------------------------------
TÊNIS DE MESA


Em Pequim: 4 atletas. Apenas uma vitória com Gustavo Tsubói ( foto)
Em Londres: 6 atletas. Hoyama, Tsubói e Thiago Monteiro estiveram em Pequim

VÃO PARA PARTICIPAR: Equipes masculina e feminina. No individual: Hugo Hoyama, Gustavo Tsubói, Caroline Kumahara e Lígia Silva
------------------------------------------------
TIRO


Em Pequim: 2 atletas. Melhor resultado: 11º lugar de Júlio Almeida na pistola 25 metros
Em Londres: 2 atletas

VÃO PARA PARTICIPAR: Filipe Fuzaro ( fossa double) e Ana Ferrão ( pistola tiro rápido)
---------------------------------
TIRO COM ARCO


Em Pequim: 1 atleta. Gustavo Trainini ficou em 61º entre 64 atletas na fase de classificação
Em Londres: 1 atleta

CHANCE DE FICAR ENTRE OS 32 MELHORES: Daniel Xavier ( foto)
---------------------------------
TRIATLO


Em Pequim: 3 atletas. O melhor resultado foi o 26º lugar de Juraci Moreira
Em Londres: 3 atletas. Reinaldo Colucci esteve em Pequim

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 20 MELHORES: Reinaldo Colucci ( foto), Diogo Sclebin  e Pamella Oliveira
-------------------------

domingo, 22 de julho de 2012

CHANCES BRASILEIRAS EM LONDRES: NATAÇÃO, PENTATLO, REMO, SALTOS ORNAMENTAIS, TAEKWONDO E TÊNIS

Esta é a 4ª parte da análise das chances de todos os 259 atletas brasileiros em Londres.  Levo em consideração a experiência do atleta, seus resultados neste ciclo olímpico e os adversários que irá enfrentar.



NATAÇÃO

 
Em Pequim- 24 atletas: 1 ouro e um bronze com Cielo nos 50 e 100 livres.
Em Londres: 20 atletas. Estiveram em Pequim: Cesar Cielo, Nicholas Santos, Thiago Pereira, Henrique Barbosa, Felipe França, Kaio Marcio, Nicolas Oliveira, Fabíola Molina e Joana Maranhão

CHANCES DE OURO: Cesar Cielo nos 50 livres. Campeão olímpico e bi mundial. Tem vários adversários de alto nível, mas ninguém fez um tempo melhor que o brasileiro em 2012.

CHANCES DE MEDALHA:  Cesar Cielo nos 100 livres,  Bruno Fratus nos 50 livres, Thiago Pereira nos 200 medley, Felipe França nos 100 peito

CHANCES DE FINAIS: Leonardo de Deus ( 200 borboleta), rev 4x100 masculino e rev 4x100 medley masculino

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 16 MELHORES: Joana Maranhão ( 400 medley), Fabíola Molina ( 100 costas), Nicolas Oliveira ( 100 livres), Felipe Lima  ( 100 peito), Leonardo de Deus ( 200 costas), Thiago Pereira ( 400 medley)

VÃO PARA PARTICIPAR: Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Daniel Orzechowski ( 100 costas), Henrique Barbosa e Tales Cerdeira ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Henrique Rodrigues ( 200 medley).
-----------------------------


PENTATLO
 

Em Pequim 2008, Yane Marques foi 18º.
Em Londres- 1 atleta

CHANCE DE MEDALHA: Yane Marques ( foto) está entre as 10 melhores do mundo. Teve ótimos resultados em todo o ciclo olímpico. Se melhorar seu desempenho no evento combinado tiro-corrida, pode ser medalhista olímpica
-------------------------------------

REMO


Em Pequim- 6 atletas. O melhor resultado foi o 14º lugar de Anderson Nocetti
Em Londres: 4 atletas- Anderson Nocetti e Fabiana Beltrame estiveram em Pequim

CHANCES DE FINAL B:  Anderson Nocetti ( foto-single skiff), Kissya Cataldo ( single skiff), Fabiana Beltrame e Luana Bartholo ( double skiff leve)

Fabiana foi campeã mundial no single skiff peso leve, prova que não é olímpica
------------------------------------------------
SALTOS ORNAMENTAIS


 
Em Pequim: 4 atletas. O melhor resultado foi o 19º lugar de Hugo Parisi na plataforma
Em Londres: 3 atletas: Hugo Parisi, Juliana Veloso e Cesar Castro estiveram em Pequim

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 18 MELHORES: Hugo Parisi ( foto- plataforma) e Cesar Castro ( trampolim)

VAI PARA PARTICIPAR: Juliana Veloso ( trampolim)


----------------------------------
TAEKWONDO

 
Em Pequim: 3 atletas. Bronze para Natalia Falavigna
Em Londres: 2 atletas.

PODEM SURPREENDER:  Diogo Silva ( foto- até 68kg) e Natalia Falavigna ( acima de 67kg). Ambos são muito experientes e mesmo não estando no auge das carreiras, podem sim chegar a medalhas. Diogo foi bronze no duríssimo Pré-Olímpico mundial e Natalia medalhista em 2008.
----------------------------------------


TÊNIS


Em Pequim: 4 atletas. André Sá e Marcelo Melo avançaram a 2º rodada. Belucci foi eliminado na 1º rodada
Em Londres: 4 atletas:

CHANCES DE PASSAR DA 2º RODADA: a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares.

CHANCES DE PASSAR DA 1º RODADA: Thomaz Belucci ( foto) simples e a dupla Thomas Belucci e André Sá
----------------------------------------------


sábado, 21 de julho de 2012

CHANCES BRASILEIRAS EM LONDRES: JUDÔ, LUTA, LEVANTAMENTO DE PESO, MARATONA AQUÁTICA E NADO SINCRONIZADO

Esta é a 3ª parte da análise das chances de todos os 259 atletas brasileiros em Londres.  Levo em consideração a experiência do atleta, seus resultados neste ciclo olímpico e os adversários que irá enfrentar.
JUDÔ


Em Pequim: 13 atletas. Três bronzes com Ketleyn Quadros e Leandro Guilheiro e Tiago Camilo.
 Sarah Menezes, Mayra Aguiar e Luciano Correa também competiram em 2008 e voltam agora

Em Londres: 14 atletas

Nunca o judô brasileiro esteve tão forte. Com excessão de Mariana Silva, qualquer outro dos 13  judocas já obtiveram resultados internacionais que os capacitam a ganhar uma medalha olímpica. É lógico que o sorteio das chaves é FUNDAMENTAL para uma análise mais profunda. Minha aposta: ouro com Mayra Aguiar, prata com Leandro Guilheiro e Rafaela Silva e bronze com Tiago Camilo.

CHANCES DE OURO:  Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro. Os 2 lideram o ranking mundial em seus pesos, foram medalhistas em mundiais e vivem ótima fase

CHANCES DE MEDALHAS: Leandro Cunha, Rafael Silva, Rafaela Silva, Sarah Menezes, Érika Miranda

A GRANDE SURPRESA: Tiago Camilo. Já tem duas medalhas olímpicas. Apesar de não ter tido bons resultados no último ano é um monstro quando  chega a Olimpíada

PODEM SURPREENDER: Felipe Kitadai,  Bruno Mendonça,  Luciano Correa, Maria Portela e Maria Suelen

VAI PARA PARTICIPAR: Mariana Silva
------------------------------------------------------
LEVANTAMENTO DE PESO



Em Pequim- 1 atleta. Wellison Silva ficou em 17º
Em Londres: 2 atletas-

PODE FICAR ENTRE OS 10 MELHORES: Fernando Saraiva ( acima de 105kg). Depois do inédito ouro no Pan de Guadalajara, pode fazer boa campanha em Londres

VAI PARA PARTICIPAR: Jaqueline Ferreira ( 75kg)
----------------------------------------
LUTA


 
Em Pequim: 1 atleta. Rosângela Conceição venceu uma luta e perdeu na 2º
Em Londres: 1 atleta

CHANCE DE FICAR ENTRE AS 8 MELHORES: Joice Silva ( 55kg). Conseguiu a vaga no último Pré-Olímpico possível. Pode vencer pelo menos uma luta
----------------------------
MARATONA AQUÁTICA


 
Em Pequim: 2 atletas. Poliana Okimoto em 7º e Ana Marcela em 5º

Em Londres: 1 atleta

CHANCE DE MEDALHA: Poliana Okimoto. Outra prova em que não há uma grande favorita. Poliana, que venceu o circuito mundial em 2010 está entre as cotadas a medalha



---------------------------------




NADO SINCRONIZADO


 
Em Pequim: 2 atletas- Lara Teixeira e Nayara Figueira foram 13º. Acredito que agora possam ficar entre as 12 melhores.

CHANCES BRASILEIRAS EM LONDRES: CICLISMO, ESGRIMA, GINÁSTICA ARTÍSTICA E HIPISMO

Esta é a 2ª parte da análise das chances de todos os 259 atletas brasileiros em Londres.  Minha análise leva em consideração a experiência do atleta, seus resultados neste ciclo olímpico e os adversários que irá enfrentar.

CICLISMO

 
Em Pequim: 5 atletas. Murilo Fischer, Janildes Fernandes e Rubens Donizete estiveram lá.  O melhor resultado foi o 20º lugar de Murilo Fischer na prova de estrada.
Em Londres: 9 atletas

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 10 MELHORES: Renato Rezende e Squel Stein ( foto) do ciclismo BMX. A prova é muito imprevisível e eles podem surpreender depois de bons resultados no mundial

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 20 MELHORES: Rubens Donizete  ( mountain bike) e Murilo Fischer ( estrada)

VÃO PARA PARTICIPAR: Clemilda Fernandes, Janildes Fernandes e Fernanda Souza ( estrada feminina), Magno Prado e Gregorly Panizo ( estrada masculina)

-----------------------------------------------------

ESGRIMA

 
Em Pequim: 2 atletas. Renzo Agresta esteve lá e passou para a 2º rodada
Em Londres: 3 atletas

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 16 MELHORES: Renzo Agresta ( sabre)

VÃO PARA PARTICIPAR:
Guilherme Toldo (foto-florete) e Athos Schwantes ( espada)
------------------------------------------------
GINÁSTICA ARTÍSTICA 

 
Em Pequim: 5 atletas. Daiane dos Santos, Diego  e Daniele Hypólito estiveram lá. Os melhores resultados foram de Diego Hypólito e Daiane, em 6º no solo

Em Londres: 8 atletas
CHANCES DE MEDALHA: Arthur Zanetti ( foto) nas argolas. Foi prata no último mundial. Só o chinês Chen Yibing, tetracampeão mundial está melhor que ele. Aposto em prata

PODE SURPREENDER: Diego Hypólito. Desta vez não entra como favorito. Foi bronze no mundial 2011 e aposto que será uma agradável surpresa. Aposto em bronze

CHANCES DE FINAIS:  Sérgio Sasaki e Daniele Hypólito nas finais do individual e Daiane dos Santos no solo

CHANCES DE FICAR ENTRE AS 12 MELHORES: equipe feminina (já está)

VÃO PARA PARTICIPAR: Adrian Gomes, Ethiene Franco e Bruna Leal.
------------------------------------------------------------------

HIPISMO

 
Em Pequim: 13 atletas. Luisa Almeida, Marcelo Tosi, Rodrigo Pessoa e Doda Miranda estiveram lá. O melhor resultado foi o de Camila Mazza em 9º na prova de saltos. O CCE foi 10º por equipes
Em Londres: 10 atletas

CHANCES DE MEDALHA- Doda Miranda. Hoje é nosso principal cavaleiro. Foi muito bem em várias etapas do Global Champions Tour em 2011. Num bom dia pode beliscar medalha

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 10 MELHORES: Rodrigo Pessoa e equipe de saltos. Sem Bernardo Alves, a equipe conta com 3 estreantes em Olimpíadas. Equipe do CCE

VÃO PARA PARTICIPAR: Carlos Eduardo Ribas, José Roberto Reynoso e Luiz Francisco de Azevedo ( saltos), Serguei Fofanoff, Ruy Fonseca, Renan Guerreiro, Marcio Jorge e Marcelo Tosi ( foto- CCE) e Luisa Almeida ( adestramento)

sexta-feira, 20 de julho de 2012

PROGRAMA ESPORTE RECORD NEWS DE HOJE QUE CONTOU COM MINHA PARTICIPAÇÃO



Hoje participei do programa Esporte Record News, ao lado da apresentadora Janice Castro, do locutor Marco Túlio Reis e da comentarista de handebol Meg. Confiram
http://noticias.r7.com/record-news/programas/esporte-record-news/

ANÁLISE DAS CHANCES BRASILEIRAS EM LONDRES- ATLETISMO, BOXE e CANOAGEM


A uma semana da cerimonia de abertura chegou a hora de analisar as chances de participação de todos os 259 atletas brasileiros em Londres. Estarei trabalhando na Record News a quem desde já agradeço a oportunidade. Minha análise leva em consideração a experiência do atleta, seus resultados neste ciclo olímpico e os adversários que irá enfrentar. Começamos em ordem alfabética, sem os esportes coletivos.

ATLETISMO:


 Em Pequim: 45 atletas- 1 ouro com Maurren Maggi no salto em distância
Em Londres: 36 atletas. Minha aposta: 1 prata com Fabiana Murer e 1 bronze com Maurren

CHANCE DE OURO:  Fabiana Murer ( salto com vara). Atual campeã mundial, mostrou nas poucas competições que participou que pode repetir o resultado de 2011. Mas terá fortíssimas concorrentes

CHANCE DE MEDALHA: Maurren Maggi ( salto em distância). Apesar de não ter tido grandes resultados em todo o ciclo olímpico, nossa campeã olímpica tem condições de repetir o que fez no Pan de Guadalajara: em um salto cravar uma grande marca e novamente estar na zona de medalhas

PODEM SURPREENDER: Mauro Vinicius ( salto em distância). Campeão mundial indoor, pode ser medalhista se repetir esse mesmo resultado em Londres

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 8 MELHORES- Revezamento 4x100 masculino, revezamento 4x 100 feminino, Bruno Lins ( 200m), Marilson Gomes ( maratona)

CHANCES DE FICAR ENTRE OS 16 MELHORES: Rosângela Santos ( 100m), Keila Costa ( salto triplo), Laila Ferrer ( lançamento do dardo), Geisa Arcanjo ( arremesso de peso),
rev 4x400 feminino, Aldemir Gomes ( 200m), Kleberson Davide ( 800m), Fábio Gomes ( salto com vara), Jonathan Henrique ( salto triplo), Ronald Julião ( lançamento do disco), Luiz Alberto de Araújo ( decatlo),

CHANCES DE NÃO FICAR ENTRE OS 16 MELHORES: Ana Claudia Lemos ( 200m), Adriana Silva ( maratona), Andressa Oliveira ( lançamento do disco), Sandro Viana ( 200m), Fabiano Peçanha ( 800m), Caio Bonfim ( marcha 20km),   Guilherme Cobbo ( salto em altura), Franck Caldeira e Paulo Roberto de Paula ( maratona)


-------------------------------------------------

BOXE

 

Esportes como boxe, judô e taekwondo dependem do sorteio das chaves para uma melhor avaliação das chances de medalha. Esse sorteio só acontece 1 ou 2 dias antes da disputa.  Mas acredito que o boxe será a melhor surpresa do Brasil. Na história só temos o bronze de Servilio Oliveira em 1968. Acredito em no mínimo 4 medalhas, principalmente pelo formato diminuto do torneio feminino. Minha aposta é prata para Robson Conceição e Everton Lopes ( atual campeão mundial) e bronze para Adriana Araújo e Érica Matos.

Em Pequim: 7 atletas: Everton Lopes, Robenilson Vieira, Robson Conceição, Myke Carvalho estiveram lá e retornam agora. O melhor resultado foi de Paulo Carvalho que chegou a 3º rodada.

Em Londres: 10 atletas

CHANCES DE OURO : Robson Conceição ( 60kg), Everton Lopes (foto- 64kg)

CHANCES DE MEDALHAS: Esquiva Falcão ( 75kg), Yamaguchi Falcão ( 81kg), Adriana Araújo ( 60kg),  Erica Matos ( 51kg)

CHANCES DE PASSAR DA 1º LUTA:  Julião Neto ( 52kg), Robenilson de Jesus ( 56kg), Myke Carvalho  ( 69kg), Roseli Feitosa ( 75kg),

----------------------------------
 
CANOAGEM


Em Pequim 2008: 2 atletas. Melhor resultado: Nivalter Santos passou da 1º eliminatória no c1 500 m

Em termos de atletas classificados a canoagem brasileira acabou decepcionando. Vinha evoluindo muito nos últimos anos e a expectativa era que pelo menos 5 ou 6 atletas garantissem vaga, incluindo Nivalter Santos. Mas apenas 3 vão a Londres

CHANCES DE CHEGAR A SEMIFINAL:  Erlon Souza/Ronilson Oliveira- prova de C2 1000m

CHANCES DE NÃO FICAR ENTRE AS 16 MELHORES: slalom- Ana Sátila ( foto)
------------------------------------------------

quinta-feira, 19 de julho de 2012

FRASES OLÍMPICAS- parte final

O blog Brasil Olímpico existe há 5 anos. Desde 2011 comecei a realizar semanalmente entrevistas com atletas. Foram mais de 70 entrevistados, incluindo técnicos e especialistas nas modalidades. As vésperas da Olimpíada, publico hoje a parte final das  frases marcantes dessas entrevistas, realizadas com atletas que estarão em Londres. 





Leonardo de Deus- natação
" Quando você entra entre os 25 melhores atletas do ranking mundial, com certeza são todos muito bem preparados técnica e fisicamente, porém os medalhistas, na minha opinião são diferenciados. O emocional pesa e muito quando você tá no foco  Procuro não pensar no momento das provas, no que está em jogo, mas sim no que tenho que fazer. Vá lá e faça o que treinou. O resto é consequência"

Laila Ferrer- atletismo- lançamento do dardo

"O Brasil investe muito pouco no atletismo na escola. As crianças tem poucas oportunidades de praticar o atletismo pois não temos pistas suficientes. Eu mesmo só conheci o atletismo quando entrei na faculdade aos 25 anos"

Squel Stein- ciclismo BMX

" o BMX é muito imprevisível. Nem sempre o melhor vence. Por isso é uma bela corrida para se assistir. Pode acontecer tudo em muito pouco tempo"

Ruy Fonseca- Conjunto Completo de Equitação

"No adestramento depende 100% de cada conjunto buscar o melhor treinamento para si mesmo. Não tem muita desculpa, tem que ter aulas, tem que se empenhar,  buscar profissionais do ramo. Por motivos financeiros, nas equipes TOPS suas confederações e comitês olímpicos investem bastante nessa fase. Dentro de nossas condições realistas, já tivemos grandes melhoras. Mas os alemães estão em outro patamar."

Pamella Oliveira- triatlo

" Gostei muito do percurso onde será a prova da Olímpiadas. Natação num lago,o percurso de ciclismo é técnico mas totalmente plano e também uma corrida plana. E ainda tem o fator climático, que não é nem muito quente nem muito frio,ótimo pra competir"

Tales Cerdeira- natação

"O tempo que pretendo nadar é um segredo. E o resultado que me deixará satisfeito, será o que esse tempo realizar"

Rosângela Santos- atletismo

" Nós atletas passamos a aprender a conviver com a dor. O tempo todo temos estamos sujeitos a lesões até por causa da intensidade que é o treinamento. Mas o medo é trabalhado com ajuda de psicologo e de preventivo feito pelos fisioterapeutas"

Maria Portela- judô

"No esporte de alto rendimento, os detalhes fazem muita diferença. O conjunto é fundamental. Hoje eu acredito que para melhorar meu desempenho devo acreditar mais no potencial dos meus golpes, arriscando mais ataques na luta"

Nayara Figueira- nado sincronizado

"O nado deveria seguir o modelo que a ginástica artística adotou: ter uma nota de partida, os juízes podem ver replays e eles entram em uma única opinião sobe as notas. Acho que seria muito mais justo"

Kyssia Cataldo- remo

" No  final do ano de 2010 resolvi me dedicar de verdade aos treinamentos, foquei no single skiff visando a vaga olímpica. E meu objetivo foi alcançado. Tudo na vida é foco e objetivo"

Joice Silva- luta

Conheci a Luta Olímpica depois que já treinava jiu-jitsu. Por  um tempo eu praticava as duas modalidades.Depois pintou o sonho olímpico que todo atleta almeja, já que o Jiu-Jitsu não é uma modalidade olímpica. Eu amo a luta olímpica

Arthur Zanetti

"Na hora eu não penso no meu adversário chinês ( tetracampeão mundial) Só penso em mim mesmo em fazer uma boa prova e saber que sai da competição satisfeito por ter dado o máximo"


Renzo Agresta- esgrima
"Acredito que os resultados da esgrima brasileira estão melhorando. Porém é um processo a longo prazo porque é necessário anos de investimento no esporte. Acredito que o apoio da Petrobrás seja muito importante"

Renato Rezende- ciclismo BMX

" O que mais tenho que melhorar é minha largada, estou sentindo que estou com uma tecnica muito boa no meio de pista"

Leandro Guilheiro- judô

" Desde o Mundial 2009 já estamos lutando em condições similares ao que enfrentaremos em Londres. Acredito que todos estejam acostumados, até porque em Grand Slams, Grand Prix e Masters, nem mesmo a respecagem existe mais. Este sistema nivela por cima, diminuindo bastante a nossa margem de erro.

Guilherme Toldo- esgrima

" Eu penso que meu jogo ainda é muito ligado ao ritmo do continente americano, assim, estou buscando em estágios de treinamento na Europa os detalhes de precisão, maior coordenação de deslocamento em pista e preparação de inteligência tática para que eu atinja os meus objetivos o quanto antes"

Tiago Camilo- judô

"Acredito que o atleta nunca deve parar de evoluir, quando achar que já
está bom é o começo do declínio"

Dara- handebol

" Mais que a frieza européia acredito na experiência que adquirimos e na conscientização dos nossos erros. Isso vai ser um ponto chave pra gente conseguir nossos objetivos

Geisa Arcanjo- atletismo- arremesso do peso

"Os treinos mostraram para mim e para meu técnico que ir para Londres era uma realidade possível e foi isso que aconteceu"

Adriana Araújo- boxe

" Esperei 11 anos para participar de uma Olimpíada e poderei desfrutar agora"