Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
domingo, 31 de outubro de 2010
JUDÔ- BRASIL É PRATA NO MUNDIAL POR EQUIPES
A seleção brasileira masculina de judô ficou com a medalha de prata no Campeonato Mundial por Equipes, disputado neste domingo na Turquia. O Brasil foi superado na final pelo Japão por 4 lutas a 1. Com o resultado o Brasil garante sua quarta medalha em mundiais por equipes. Foram três pratas (1998, 2007 e 2010) e um de bronze (2008). Na primeira rodada, o Brasil venceu a França por 4 lutas a 1. Na semifinal, a seleção atropelou a Turquia e venceu por 5 a 0, com cinco ippons. A equipe brasileira teve Alex Pombo, Bruno Mendonça, Flávio Canto ( o único que venceu na final), Rodrigo Luna e Rafael Silva. Mesmo com vários desfalques em todas as seleções, foi mais um grande resultado do nosso judô. A seleção feminina terminou na 5˚ colocação. O grande destaque do Brasil até agora no mundial é Sheila.
REMO- GLOBO FAZ MATÉRIA COM AÍLSON SILVA, MAS NÃO ABORDA MUNDIAL
Ontem o programa Esporte Espetacular realizou uma matéria sobre uma regata histórica na cidade de Veneza na Itália. Levou nosso principal remador Aílson Silva para lá. Abordou a carreira do atleta, as dificuldades enfrentadas, mas lamentavelmente ao contrário da matéria do Sportv, não tocou no assunto do afastamento do Aílson do mundial por conta da briga entre Botafogo e Confederação de Remo. Ou seja, o mais importante que era abordar o campeonato mundial e tentar explicar o problema, não foi citado.
Abaixo o vídeo: http://globoesporte.globo.com/videos/esporte-espetacular/v/remador-brasileiro-conhece-regata-historica-com-mais-de-700-anos-em-veneza-ita/1366355/
VÔLEI- BRASIL ACERTA A MÃO CONTRA A HOLANDA
Depois de jogar mal contra o Quênia e do susto contra a República Tcheca no segundo jogo, quando venceu mas não convenceu ( vencendo apenas no quinto set) , a seleção brasileira feminina finalmente mostrou condições de brigar pelo título na partida contra a Holanda. Sem demonstrar o nervosísmo das duas primeiras partidas, o Brasil atropelou a Holanda por 3 sets a 0. A troca de levantadora, saiu Dani Lins e entrou Fabíola deu resultado. Os erros de recepção também desapareceram. Nesta segunda o mundial para. Na terça um jogo tranquilo contra Porto Rico e na quarta o primeiro jogo decisivo do mundial contra a Itália. Brasileiras e italianas somam 3 vitórias e irão decidir não só o primeiro lugar como um passo importante rumo as semifinais. Quem está mal no mundial é a China. A ex-potência já perdeu para Turquia e Coréia. Se não vencer a República Dominicana será eliminada na primeira fase. Outra seleção tradicional ameaçada é Cuba, também com duas derrotas. No grupo que cruzará com o do Brasil, os EUA seguem tranquilos com 3 vitórias.
VÔLEI DE PRAIA- BRASIL SEM MEDALHAS NA CHINA
No retorno da disputa do circuito mundial feminino, o Brasil ficou sem medalhas na etapa da China. Maria Clara e Carol ficaram em quarto. O título já estava decidido em favor de Larissa e Juliana, que nem disputaram a competição. A última etapa do circuito será nesta semana na Tailândia.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
ESPECIAL: MUNDIAL DE VÔLEI FEMININO
Começou nesta madrugada o mundial feminino de vôlei no Japão. O Brasil nunca conquistou este título e está entre os 4 favoritos ao lado dos Estados Unidos, Rússia e Itália.
REGULAMENTO- Ao contrário do esdrúxulo e absurdo mundial masculino, o regulamento do feminino é bem mais justo e não permitirá a "entrega de jogos". Toda partida vale alguma coisa. Na primeira fase as 24 equipes estão divididas em 6 grupos de 4, classificando as 4 melhores para a 2˚ fase, mas com resultados que serão levados. Ou seja, uma derrota, já atrapalhará as chances de chegar as semifinais. As 16 equipes serão divididas então em 2 grupos de 8, jogando entre si ( menos os 3 jogos já realizados na 1˚fase). Apenas as duas melhores se classificarão as semifinais
DIVISÃO DE GRUPOS ABSURDA- Assim como no masculino em que a Itália só pegou adversários fracos até a fase final, no feminino a situação se repete com o Japão. No grupo A das japonesas, apenas duas seleções são de nível médio: Sérvia e Polônia. Na 2˚fase as japonesas terão como missão mais difícil vencerem China ou Rússia para atingirem o objetivo que os organizadores querem, as semifinais.
CHAVE DO BRASIL- Posso afirmar que o grupo do Brasil, assim como no masculino é o mais forte. Nesta madrugada o Brasil estreou com uma vitória fácil sobre o Quênia por 3 sets a 0 ( 25-15, 25-16 e 25-11). Foi o único adversário que podemos dizer baba. Na sequência enfrentaremos a regular República Tcheca, a perigosa Holanda, Porto Rico ( estilo de jogo cubano) e no último jogo nosso grande problema dos últimos anos, a Itália.
SEGUNDA FASE- Se de um lado o caminho japonês foi facilitado, do outro lado do chaveamento do mundial, as 3 principais seleções do mundo hoje, terão que lutar por duas vagas nas semifinais: Brasil, Estados Unidos e Itália. E tem ainda Cuba, nossa eterna ríval, apesar de já não ter o mesmo time dos anos 90. Essas 4 seleções mais Holanda e Alemanha vão estar no mesmo lado da chave.
SELEÇÃO BRASILEIRO- Apesar das ausências de Paula Pequeno e Mari o Brasil chega novamente com condições de conquista de um título que é inédito. Fomos vice em 1996 e 2006. A maior preocupação continua sendo com a posição de levantadora, já que Dani Lins e Fábiola ainda não se firmaram. O time titular que estreou contra o Quênia foi Dani Lins, Jaqueline, Joycinha ( Sheila foi poupada), Sassá ( Natália foi poupada), Thaísa, Fabiana e a líbero Fabí. Compõem ainda o grupo: Adenízia, Fábiola, Fernanda Garay, Carol Gattaz e Camila Brait.
QUEM SERÁ O RESPONSÁVEL POR MONTAR OS GRUPOS DOS MUNDIAIS DE VÔLEI?
RESULTADO DA ENQUETE
Qual o principal adversário do Brasil no mundial feminino de vôlei
100% votaram nos Estados Unidos
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
ENTREVISTA WILSON REEBERG, presidente da Confederação Brasileira de Remo
O presidente da Confederação Brasileira de Remo, Wilson Reeberg foi muito solícito e respondeu a várias perguntas que eu enviei a respeito dos problemas da modalidade e principalmente o afastamento do principal remador brasileiro, Aílson Silva, do mundial no final do mês.
Porque Aílson Silva não disputará o mundial da Nova Zelândia?
A prova do Ailson, skiff peso leve não consta do programa do Pan 2011.Definiu-se, então, que só valeria a pena Ailson competir em skiff no mundial se tivesse a possibilidade de ficar entre os 6 finalistas. Porém, diante do seu resultado na Copa do Mundo – 12º lugar - ficou claro para a CBR que ele seria mais útil integrando outro barco. No entender do técnico da CBR, o four-skiff peso-leve, apesar de não ter colhido os resultados esperados na Copa do Mundo de Lucerne (julho de 2010) por deficiência física de um remador (que depois foi substituído), tinha bom potencial de crescimento e bem preparado poderia surpreender no Mundial. Visando formar essa guarnição, o técnico da CBR convidou 6 (seis) atletas, para um período de treinamento de duas semanas, incluindo Aílson. Fomos procurados pelo vice-presidente de remo do Botafogo, Marcelo Murad, que propôs que Ailson participasse de somente um treino diário, já que o clube desejava que ele treinasse outras guarnições, com outros remadores (que não iriam ao Mundial), pois o Botafogo tinha planos de vencer o Campeonato Brasileiro. Dissemos-lhe simplesmente que não havia como conciliar tal proposta com a necessidade de realizar os três treinos diários planejados pelo técnico da CBR, com o grupo que formaria o four-skiff. Ailson apresentou-se para treinar somente no dia 25/8, dois dias depois do início dos trabalhos, tendo participado do primeiro treino do dia. Na ocasião, comunicou ao técnico da CBR que somente se apresentaria para 1 treino diário e que faria os outros no Botafogo. Nessa mesma manhã, conversamos com o técnico do Botafogo e dissemos que seria impossível aceitar tal condição. Após esse treino único, Ailson não mais apareceu e nem fez qualquer comunicação escrita ou oral à CBR. Seu clube também calou-se. Dois dias depois de encerrado o processo seletivo, o vice-presidente de remo do Botafogo, Marcelo Murad, enviou carta à CBR, agradecendo o convite que havia sido feito para Ailson participar dos treinos, e colocando-o à disposição para efetuar 1 treino diário matinal, e para competir no Campeonato Mundial na prova de skiff !!!!!!! Desnecessário qualquer comentário sobre tal proposta. Mesmo assim, demos-lhe resposta por telefone, dizendo que o processo seletivo já estava encerrado e os atletas definidos. Portanto, ele não ficou sem resposta.
Que tipo de ajuda a CBR prestou para a carreira do Ailson?
A CBR nunca mediu esforços para auxiliar o atleta Ailson, apesar da carência de recursos, fruto da herança que recebeu da administração anterior. Em julho de 2009, quando ainda éramos candidato à presidência da entidade, tão logo o atleta retornou do Campeonato Mundial Sub-23 de 2009, demos-lhe de presente 2 (dois) pares de remos novos,em fibra de carbono,de fabricação nacional. Em dezembro do mesmo ano, ao sagrar-se campeão sul-americano, recebeu da CBR um remoergômetro, mais dois pares de remos novos, em fibra de carbono da marca Concept2 (EUA). Em fevereiro de 2010, enviamos para seu técnico (nessa época o atleta ainda treinava em Manaus) um lactímetro Accusport (EUA) e iniciamos o processo de importação de um skiff da marca Fluidesign (Canadá) para o atleta. Em março/abril, Ailson transferiu-se para o Rio de Janeiro e passou a viver na garagem de remo do Botafogo. Ao sermos informados desse fato pelo vice-presidente Murad, e da vontade do atleta em trazer sua mãe para morar com ele, colocamos à disposição do mesmo um apartamento, com aluguel pago pela CBR, completamente mobiliado e equipado com todos os aparelhos eletrodomésticos e utensílios de uso do dia a dia. Por razões que desconhecemos, nunca fomos procurados nem pelo atleta, nem pelo vice-presidente Murad, para tratarmos da ocupação do imóvel.
O que a Confederação fará a partir de agora em relação ao Aílson. Procurará uma conciliação visando o Pan 2011?
Lamento a ausencia do Aílson tanto quanto os outros. Não existe nada, absolutamente, nada, contra ele. Ele ficou de fora dessa equipe porque foi muito mal orientado pelo seu clube, que confundiu interesses de clube e patrocinadores com interesses da seleção brasileira. Para a CBR, a seleção brasileira vem em primeiro lugar, porque do Presidente da República prá baixo, todos me cobram resultados, senão não tem verba. E se tiver verba, eu poderei ajudar os clubes que fornecem atletas para a seleção. O Ailson, é pessoa de muito boa índole, todo o remo brasileiro gosta dele. As portas das próximas seleções estarão abertas para ele.
É verdade que o atual treinador da Seleção, o francês José Oyerzabal, em uma oportunidade teve 9 remadores para formar um barco de 8 remadores e deixou o Ailson na reserva?
Naquela ocasião, eu ainda era um candidato, não estava presente no estágio, onde o técnico tomou essa decisão. Desconheço totalmente o que aconteceu. E na época, ele nem era técnico contratado da CBR, só o foi alguns meses depois, durante a intervenção judicial. Nem mesmo sei o porque dessa participação dele na formação desse oito."
Porque no mundial da Nova Zelandia, o Brasil só irá disputar provas que não são olímpicas?
Cada país participa de provas onde acha que vai obter melhor resultado, sejam olímpicas ou não. E veja só: do programa do Campeonato Mundial constam 22 (vinte e duas) provas. OITO não são olímpicas.
O site da Confederação é muito ruim. Pretende muda-lo?
Sei disso. Se até agora ele não foi mexido, foi porque priorizamos outros gastos. O remo brasileiro ficou sem investimento em nenhuma área por mais de 20 anos. Ao assumirmos, havia um mundo de coisas a serem feitas, e também uma dívida trabalhista a ser paga, de igual tamanho. Tivemos que priorizar o que era mais importante(treinamento da seleção, competições internacionais, melhores competições nacionais e capacitação de pessoal (formação de novos técnicos e de novos árbitros). A comunicação ficou em segundo plano. Também deve ser dito que recebemos a CBR com verba MENOR em R$ 200.000,00 do que a que recebia nosso antecessor, por conta de punição imposta a ele pelo COB, após a Olimpíada de Pequim, por falta de resultados. Assessoria de Imprensa, até agora, só pude contratar para determinados eventos, aos quais era necessário dar maior divulgação."
------------------------------------------------------------------
Gostaria de agradecer ao Sportv, que fez uma matéria sobre o assunto. Assista em
http://sportv.globo.com/videos/v/remador-brasileiro-fica-fora-do-campeonato-mundial-por-causa-de-briga-politica/1362971/#/Outros
Porque Aílson Silva não disputará o mundial da Nova Zelândia?
A prova do Ailson, skiff peso leve não consta do programa do Pan 2011.Definiu-se, então, que só valeria a pena Ailson competir em skiff no mundial se tivesse a possibilidade de ficar entre os 6 finalistas. Porém, diante do seu resultado na Copa do Mundo – 12º lugar - ficou claro para a CBR que ele seria mais útil integrando outro barco. No entender do técnico da CBR, o four-skiff peso-leve, apesar de não ter colhido os resultados esperados na Copa do Mundo de Lucerne (julho de 2010) por deficiência física de um remador (que depois foi substituído), tinha bom potencial de crescimento e bem preparado poderia surpreender no Mundial. Visando formar essa guarnição, o técnico da CBR convidou 6 (seis) atletas, para um período de treinamento de duas semanas, incluindo Aílson. Fomos procurados pelo vice-presidente de remo do Botafogo, Marcelo Murad, que propôs que Ailson participasse de somente um treino diário, já que o clube desejava que ele treinasse outras guarnições, com outros remadores (que não iriam ao Mundial), pois o Botafogo tinha planos de vencer o Campeonato Brasileiro. Dissemos-lhe simplesmente que não havia como conciliar tal proposta com a necessidade de realizar os três treinos diários planejados pelo técnico da CBR, com o grupo que formaria o four-skiff. Ailson apresentou-se para treinar somente no dia 25/8, dois dias depois do início dos trabalhos, tendo participado do primeiro treino do dia. Na ocasião, comunicou ao técnico da CBR que somente se apresentaria para 1 treino diário e que faria os outros no Botafogo. Nessa mesma manhã, conversamos com o técnico do Botafogo e dissemos que seria impossível aceitar tal condição. Após esse treino único, Ailson não mais apareceu e nem fez qualquer comunicação escrita ou oral à CBR. Seu clube também calou-se. Dois dias depois de encerrado o processo seletivo, o vice-presidente de remo do Botafogo, Marcelo Murad, enviou carta à CBR, agradecendo o convite que havia sido feito para Ailson participar dos treinos, e colocando-o à disposição para efetuar 1 treino diário matinal, e para competir no Campeonato Mundial na prova de skiff !!!!!!! Desnecessário qualquer comentário sobre tal proposta. Mesmo assim, demos-lhe resposta por telefone, dizendo que o processo seletivo já estava encerrado e os atletas definidos. Portanto, ele não ficou sem resposta.
Que tipo de ajuda a CBR prestou para a carreira do Ailson?
A CBR nunca mediu esforços para auxiliar o atleta Ailson, apesar da carência de recursos, fruto da herança que recebeu da administração anterior. Em julho de 2009, quando ainda éramos candidato à presidência da entidade, tão logo o atleta retornou do Campeonato Mundial Sub-23 de 2009, demos-lhe de presente 2 (dois) pares de remos novos,em fibra de carbono,de fabricação nacional. Em dezembro do mesmo ano, ao sagrar-se campeão sul-americano, recebeu da CBR um remoergômetro, mais dois pares de remos novos, em fibra de carbono da marca Concept2 (EUA). Em fevereiro de 2010, enviamos para seu técnico (nessa época o atleta ainda treinava em Manaus) um lactímetro Accusport (EUA) e iniciamos o processo de importação de um skiff da marca Fluidesign (Canadá) para o atleta. Em março/abril, Ailson transferiu-se para o Rio de Janeiro e passou a viver na garagem de remo do Botafogo. Ao sermos informados desse fato pelo vice-presidente Murad, e da vontade do atleta em trazer sua mãe para morar com ele, colocamos à disposição do mesmo um apartamento, com aluguel pago pela CBR, completamente mobiliado e equipado com todos os aparelhos eletrodomésticos e utensílios de uso do dia a dia. Por razões que desconhecemos, nunca fomos procurados nem pelo atleta, nem pelo vice-presidente Murad, para tratarmos da ocupação do imóvel.
O que a Confederação fará a partir de agora em relação ao Aílson. Procurará uma conciliação visando o Pan 2011?
Lamento a ausencia do Aílson tanto quanto os outros. Não existe nada, absolutamente, nada, contra ele. Ele ficou de fora dessa equipe porque foi muito mal orientado pelo seu clube, que confundiu interesses de clube e patrocinadores com interesses da seleção brasileira. Para a CBR, a seleção brasileira vem em primeiro lugar, porque do Presidente da República prá baixo, todos me cobram resultados, senão não tem verba. E se tiver verba, eu poderei ajudar os clubes que fornecem atletas para a seleção. O Ailson, é pessoa de muito boa índole, todo o remo brasileiro gosta dele. As portas das próximas seleções estarão abertas para ele.
É verdade que o atual treinador da Seleção, o francês José Oyerzabal, em uma oportunidade teve 9 remadores para formar um barco de 8 remadores e deixou o Ailson na reserva?
Naquela ocasião, eu ainda era um candidato, não estava presente no estágio, onde o técnico tomou essa decisão. Desconheço totalmente o que aconteceu. E na época, ele nem era técnico contratado da CBR, só o foi alguns meses depois, durante a intervenção judicial. Nem mesmo sei o porque dessa participação dele na formação desse oito."
Porque no mundial da Nova Zelandia, o Brasil só irá disputar provas que não são olímpicas?
Cada país participa de provas onde acha que vai obter melhor resultado, sejam olímpicas ou não. E veja só: do programa do Campeonato Mundial constam 22 (vinte e duas) provas. OITO não são olímpicas.
O site da Confederação é muito ruim. Pretende muda-lo?
Sei disso. Se até agora ele não foi mexido, foi porque priorizamos outros gastos. O remo brasileiro ficou sem investimento em nenhuma área por mais de 20 anos. Ao assumirmos, havia um mundo de coisas a serem feitas, e também uma dívida trabalhista a ser paga, de igual tamanho. Tivemos que priorizar o que era mais importante(treinamento da seleção, competições internacionais, melhores competições nacionais e capacitação de pessoal (formação de novos técnicos e de novos árbitros). A comunicação ficou em segundo plano. Também deve ser dito que recebemos a CBR com verba MENOR em R$ 200.000,00 do que a que recebia nosso antecessor, por conta de punição imposta a ele pelo COB, após a Olimpíada de Pequim, por falta de resultados. Assessoria de Imprensa, até agora, só pude contratar para determinados eventos, aos quais era necessário dar maior divulgação."
------------------------------------------------------------------
Gostaria de agradecer ao Sportv, que fez uma matéria sobre o assunto. Assista em
http://sportv.globo.com/videos/v/remador-brasileiro-fica-fora-do-campeonato-mundial-por-causa-de-briga-politica/1362971/#/Outros
JUDÔ- MUNDIAL POR EQUIPES
Mais uma grande competição no judô mundial no próximo final de semana na Turquia: o Campeonato Mundial por Equipes. A seleção masculina, que foi prata em 1998 e bronze em 2008, busca mais uma medalha. Enquanto a seleção feminina tem como melhor resultado um quinto lugar em 1998. Pelo regulamento, há combates em 5 pesos para homens/mulheres. O treinador Luiz Shinohara convocou para a competição praticamente a mesma equipe que representou o Brasil no Mundial Sênior, em Tóquio, em setembro, incluindo o vice-campeão mundial Leandro Cunha (66kg). Ao lado de Cunha estão Alex Pombo (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Flávio Canto (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Rafael Silva (+90kg) e David Moura (+90kg). No feminino, a técnica Rosicléia Campos terá à disposição Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Nadia Merli (70kg), Mayra Aguiar (foto +78kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg). Leandro Guilheiro, Hugo Pessanha e Tiago Camilo estão lesionados.
TAEKWONDO- SELEÇÃO DEFINIDA PARA PAN 2011
A seletiva nacional de taekwondo, realizada em Maringá definiu os titulares da seleção brasileira para a temporada 2011 que inclui os Jogos Panamericanos. Os principais favoritos como Diogo Silva e Marcio Venceslau venceram. Confira os titulares: cat 54kg- Michael Silva, 58kg- Marcio Wenceslau, 63kg Marcel Wenceslau, 68kg Diogo Silva, 74kg Henrique Precioso, 80kg João Pedro Chaves, 87kg Douglas Marcelino, cat + 87kg Leonardo Santos. No feminino cat 46kg Katia Arakaki, 49kg- Fernanda Mattos, 53kg- Shaiane Costa, 57kg - Josiane Lima, 63kg- Aparecida Santana, 67kg Débora Nunes, 73kg Aline Vieira, cat +73kg Helorrayne Paiva. A medalhista olímpica Natalia Falavigna não disputou a seletiva.
TRIATLO- RANKING NACIONAL
A Confederação Brasileira de Triatlo divulgou mais uma atualização do ranking nacional. No masculino, a liderança é de Reinaldo Colucci seguido por Diogo Sclebin e Henrique Siqueira. No feminino, liderança de Carla Moreno seguida por Pamela Oliveira e Flávia Fernandes
FUTEBOL FEMININO- PRÉ-OLÍMPICO FEMININO
No próximo dia 4 de novembro tem início o Campeonato Sul-Americano de futebol feminino, que valerá também como Pré Olímpico para Londres 2012. O evento, que acontece no Equador, classificará o campeão para Olimpíada e o vice para a repescagem. Em 2006, o Brasil não deu valor ao evento, ficou com o vice e teve de disputar a repescagem. Para 2010, o Brasil vai com força total. Chile,Colombia,Paraguai e Uruguai estão no grupo do Brasil.Os dois primeiros de cada chave vão para o quadrangular final. As duas primeiras seleções se classificam para a Copa do Mundo de 2011.
RESULTADO DA ENQUETE
Você acredita que com o patrocínio da Petrobrás as 5 modalidades olímpicas escolhidas terão melhores resultados?
78% sim, 22 % não
Amanhã, entrevista com Wilson Reeberg, presidente da Confederação Brasileira de Remo, sobre o "caso Aílson"
domingo, 24 de outubro de 2010
MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA CUNHA É CAMPEÃ DO CIRCUITO MUNDIAL
Pelo segundo ano seguido, o Brasil ficou com o título do circuito mundial de maratona aquática. Em 2009 foi Poliana Okimoto. Agora a baiana Ana Marcela Cunha superou o calor da última etapa nos Emirados Árabes e terminou em 3˚ lugar. A brasileira se manteve no pelotão de elite para não se desgastar e administrou a vantagem que tinha no ranking.
Ana finalizou as oito etapas da Copa com 138 pontos no ranking, seguida pela alemã Ângela Maurer (124) e pela americana Eva Fabian (98). No masculino Allan do Carmo pode ter sido segundo ou terceiro do ranking,de acordo com o que definir a Federação Internacional de Natação com relação a situação do americano Fran Crippen, falecido durante a prova de Fujairah e que era o vice-líder da competição.
GINÁSTICA- DOIS ANOS DEPOIS... JADE É MEDALHISTA EM MUNDIAL
Jade Barbosa voltou a colocar o Brasil no mundo das medalhas na ginastica feminina mundial. Ela conquistou o bronze na prova de salto, no mundial da Holanda. O ouro ficou com a norte-americana Alicia Sacramone e a prata com a russa Aliya Mustafina. Após a Olimpíada de 2008, Jade ficou praticamente 2 anos afastada da seleção tratando de uma lesão no punho e não se acertando com a Confederação Brasileira de Ginástica. Com o final da briga, Jade voltou a brilhar e conquistar medalha. Em 2007, Jade foi bronze no individual geral do mundial.
RESULTADO DA ENQUETE
Que posição a seleção feminina terminará no mundial de vôlei?
Campeã 93%, Vice 7%
JUDÔ- MAYRA AGUIAR É OURO NO MUNDIAL SUB-20
No último dia do mundial Sub-20, Mayra Aguiar confirmou o favoritismo e garantiu a medalha de ouro. Foi a quarta da carreira dela em mundiais sub-20, sendo a primeira de ouro. Mayra já havia sido medalhista de prata no mundial adulto este ano. O Brasil terminou o mundial sub-20 com 4 medalhas: um ouro, duas pratas ( Águeda Silva e Eleudis Valentim) e um bronze ( Nathália Brígida). Ficamos atrás apenas do Japão com 9 ouros. Todas as medalhas brasileiras foram com mulheres o que mostra a grande evolução do judô feminino no Brasil.
PENTATLO- DEFINIDOS OS CLASSIFICADOS PARA O PAN
Na seletiva para o Pan de novembro, não houve surpresas no feminino: Yane Marques, Priscilla Oliveira e Laryssa Lellis conquistaram as três vagas para o campeonato em novembro. Já no masculino o veterano Daniel Santos foi o vencedor com Luís Magno em 2˚ e o novato William Muinhos, surpreendendo, em 3˚. Muinhos, que foi o representante do Brasil nos Jogos Mundiais da Juventude, em Cingapura, é a maior revelação do pentatlo masculino brasileiro.
BADMINTON- GRANDE RESULTADO DA DUPLA BRASILEIRA
No Panamericano disputado em Curitiba o Brasil foi mal no individual e por equipes. Mas conseguiu um grande resultado nas duplas. No masculino Hugo Arthuso e Daniel Paiola chegaram até a final, fato inédito para o Brasil. Na final disputadíssima, perderam por 2 sets a 1 para os americanos Sameera Gunatileka e Vicent Nguy
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
TAEKWONDO- COPA BRASIL EM MARINGÁ
Acontece desta sexta até domingo em Maringá, a Copa Brasil, reunindo os melhores atletas do Brasil. A competição servirá para definir a seleção brasileira que disputará os Jogos Panamericanos em 2011 e também o campeonato mundial. No ranking mundial de outubro, na categoria 73kg Natalia Falavigna é 5˚ colocada. No masculino, o melhor é Diogo Silva ( foto) em 12˚ na categoria 68kg
REMO- REPERCUSSÃO DO TEXTO SOBRE A AUSÊNCIA DE AÍLSON DO MUNDIAL
Obrigado a todos que acompanharam e divulgaram o texto que postei ontem sobre a AUSÊNCIA de Aílson Silva, nosso principal remador, do mundial que começará no fim de outubro, por retaliação da Confederação Brasileira de Remo ao Botafogo. Gostaria que todos lessem os comentários postados por técnicos, jornalistas e remadores na postagem de ontem. Quero esclarecer alguns pontos:
- antes de publicar o texto eu entrei em contato por e-mail com a CBR pedindo para explicarem a ausência do Aílson. Não obtive resposta o que é comum na maioria das assessorias de confederações.
- em dezembro, portanto a um ano, Aílson foi eleito o MELHOR REMADOR do Brasil pela própria Confederação, que deu a ele o prêmio Brasil Olímpico. Como, em 10 meses o atleta pode estar em má fase? Estamos falando de remo, não vôlei e futebol em que temos centenas de ótimos atletas
- Segundo um comentário que recebi, o técnico da seleção brasileira, o francês José Oyerzabal, em uma oportunidade teve 9 remadores para formar um barco de oito remadores e deixou o Aílson na RESERVA.
- A prova que Aílson iria competir no mundial, o skiff-leve também não é olímpica. Mas não foi esse o motivo que levou a Confederação a não leva-lo ao mundial.
- Em um outro comentário, um remador que não se identificou, escreveu que o Botafogo foi o principal responsável porque não obedeceu a Confederação já que não liberou o atleta para treinar em tempo integral. Para mim, a Confederação acabou forçando essa situação e não teve o mínimo jogo de cintura. O MELHOR REMADOR surgido em décadas no Brasil não pode ficar fora de um mundial. Ele tem que ter todo o apoio e passar a competir em uma prova olímpica para tentar a primeira medalha da história da modalidade no Brasil.
JUDÔ- PRIMEIRAS MEDALHAS NO MUNDIAL SUB-20
O judô brasileiro conquistou duas medalhas no primeiro dia do Campeonato Mundial Sub 20, nesta quinta-feira (21), em Agadir (MAR). Águeda Silva conquistou a primeira medalha da história para o Brasil em mundiais na categoria super-ligeiro (-44kg), enquanto Nathália Brígida (-48kg) ficou com o bronze. Nesta sexta-feira (22), lutam Vinícius Sakamoto (-66kg), Lucas Almeida (-73kg) e Eleudis Valentim (-52kg).
PENTATLO- SELETIVA PARA O PAN
Neste sábado acontece em Resende, Rio de Janeiro a prova seletiva mista que definirá os atletas brasileiros que disputarão em novembro, o Pan de Pentatlo. O Brasil tem direito a 6 vagas, 3 femininas e 3 masculinas. No feminino as favoritas são: Yane Marques, Larissa Lellys e Priscila Oliveira ficando Mariana Laporte como provável reserva. No masculino a disputa deverá ser mais acirrada: Wagner Romão, Daniel Santos, Luis Magno,Danilo Fagundes ,Enrico Ortolani , Rafael Marzullo, Mcdonnel Maieron , William Muinhos e Aloísio Sandes, todos com chances de classificação.
BADMINTON- BRASIL DECEPCIONA NO PAN
Está acontecendo em Curitiba o Panamericano e o Brasil vai indo mal. No torneio por equipes ficamos em último no grupo A. Perdemos para o Peru por 4 a 1, resultado normal. O anormal foi perder para o México também por 4 a 1. O Canadá ficou com o título. No individual que começou nesta quinta, todos os brasileiros também foram derrotados, incluindo nosso melhor atleta Daniel Paiola. A única esperança de medalha para o Brasil é o torneio de duplas
GINÁSTICA- JADE E DANIELE NA FINAL INDIVIDUAL DO MUNDIAL
Acontece nesta sexta-feira a final individual feminina do mundial de ginástica na Holanda. O Brasil terá duas entre as 24 finalistas: Jade Barbosa e Daniele Hypólito. Mas as chances de medalhas são remotas. A maior chance acontecerá na final do aparelho salto sobre o cavalo no sábado, em que Jade Barbosa se classificou com a 3˚ melhor nota
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
PORQUE NOSSO MELHOR REMADOR ESTÁ FORA DO MUNDIAL? MAIS UMA DA SÉRIE: OS ABSURDOS DE UM PAÍS QUE VAI SEDIAR UMA OLIMPÍADA
No final do mês de outubro o Brasil estará participando do mundial de remo na Nova Zelândia. Quando li a lista de remadores que o Brasil enviaria me chamou a atenção a ausência do nosso principal atleta: Aílson Silva. Mandei e-mail para a Confederação Brasileira de Remo que não respondeu. Pensei que o atleta estivesse contundido. Mas não. O vice-presidente de remo do Botafogo, Marcelo Murad, me enviou a explicação. É mais um dos grandes absurdos de um país que vai sediar uma Olimpíada. Aílson foi afastado absurdamente pelo técnico da seleção,José Oyarzabal por retaliação ao Botafogo
Antes vou explicar quem é Ailson Silva. No ano passado, ele foi vice-campeão mundial Sub-23, primeira medalha do Brasil em mundiais. Ainda em 2009, Aílson foi 6˚ colocado no mundial adulto na Polônia. O campeão mundial Duncan Grant, da Nova Zelândia, se surpreendeu com Ailson e disse que o jovem teria um futuro brilhante. Ainda em 2009, Aílson foi o único brasileiro campeão Sul-Americano chegando com quase 100 metros a frente do segundo colocado. Ele também ganhou o prêmio Brasil Olímpico no remo. Tudo levava a crer que o Brasil havia descoberto um fenômeno, em uma modalidade pouco divulgada e sem tradição.
Em 2010, Aílson disputou os Jogos Sul-Americanos e novamente foi campeão. Mudou-se da sua Manaus para o Rio de Janeiro por vontade própria para treinar no Botafogo. Ele passou a ter no clube carioca: fisiologista, nutricionista, fisioterapeuta, suplementação vitamínica e medico ortomolecular. Segundo Marcelo Murad, nunca a CBR, Confederação Brasileira de Remo procurou o Botafogo para perguntar se Aílson precisava de alguma coisa. Após a mudança, Aílson foi bronze na 1ª etapa da Copa do Mundo de Remo, em Bled, Eslovênia. A CBR não deu nenhuma divulgação ao resultado em seu site oficial. Na sequência, Aílson sentiu muito cansaço e não foi bem na etapa de Munique da Copa do Mundo terminando em 12˚, um resultado absolutamente normal. No mundial sub-23 deste ano Aílson conseguiu uma nova medalha, desta vez o bronze. A CBR não gostou muito da cor da medalha, e passou a argumentar que Aílson estaria fora de forma.
Agora a explicação de Marcelo Murad, diretor de remo do Botafogo, para a exclusão de Aílson do mundial da Nova Zelândia. O presidente da CBR, Wilson Reeberg enviou um "convite" para que Aílson participasse de um treinamento em tempo integral por duas semanas com a seleção para integrar um barco de four skiff, que competiria no mundial. Detalhe: essa prova nem olímpica é. Além disso Aílson é especialista no single skiff. Como o Botafogo precisava de resultados para mostrar retorno, não só ao seu conselho diretor, como aos seus patrocinadores, PDG Realty e Plural Capital pediu a CBR para que Aílson só treinasse no período da manhã. Assim, sem a mínima intenção de uma conciliação, a CBR resolveu afastar Aílson do mundial 2010, em represália a "inflexibilidade do Botafogo".
Marcelo Murad ainda perguntou ao presidente da CBR, se Aílson poderia tentar ir ao mundial na raia, disputando uma prova, conforme Wilson prometia quando era candidato ao cargo. Wilson disse NÃO. Nem responder ao oficio do Botafogo, a CBR se dispôs. Murad considerou uma verdadeira falta de respeito com um clube centenário, que tem o remo como desporto estatutário e que ajudou Wilson na eleição para presidente.
Aílson "fora de forma" segundo Wilson Reeberg, disputou 5 provas no Campeonato Brasileiro:
sagrando-se campeão no single skiff sub 23, Dois sem Aberto, Quatro sem Aberto e Oito com timoneiro.
Resumindo a história: por perseguição da Confederação Brasileira de Remo, nosso jovem e melhor remador que tinha totais condições de ser o grande nome da modalidade em 2012, não disputará o Campeonato Mundial deste ano.
REMO- SELEÇÃO BRASILEIRA SEM AILSON NO MUNDIAL
A seleção brasileira de remo irá disputar a partir de 31 de outubro o Campeonato Mundial na Nova Zelândia. A principal surpresa é a ausência de Ailson Silva, considerado a grande revelação da modalidade nos últimos anos. Ele não está contundido. Enviei a dúvida para a assessoria de comunicação da Confederação Brasileira de Remo, mas até agora.... A delegação brasileira está treinando no Lago Karapiro, local da competição. A seleção para o mundial: Fabiana Beltrame (foto,skiff peso-leve), Thiago Pereira , Aléxis Arias, João Hildebrando e Ronaldo da Gama (four skiff peso-leve), além de Ronald Brito (skiff peso-leve).
BOA NOTÍCIA- PETROBRAS INVESTIRÁ R$ 265 MILHÕES EM 5 MODALIDADES
A Petrobras anunciou um projeto esportivo milionário, que vai investir, via lei de incentivo, R$ 265 milhões até 2014 no país. O dinheiro será investido em três abas: alto rendimento (comandado pela ex-jogadora de basquete Paula), social (à cargo da ex-jogadora de vôlei Ana Moser) e memória esportiva (em parceria com a ESPN). O mais legal é que o projeto vai focar 5 modalidades pouco apoiadas até hoje: boxe, esgrima, remo, taekwondo e levantamento de peso. Vamos fiscalizar para que o dinheiro não PARE pelo caminho. Como a Magic Paula está envolvida no projeto, gera uma tranquilidade quanto a transparência. Outra boa notícia: o Comitê Olímpico Brasileiro não terá participação no projeto. Ao todo serão beneficiados 110 atletas e 86 profissionais das comissões técnica e multidisciplinares (como técnicos, fisioterapeutas e preparadores físicos). O boxe terá 26 atletas apoiados, com previsão de participação em 26 competições internacionais e 9 nacionais no período. Na esgrima, serão 16 atletas em 18 competições internacionais e 10 nacionais. No remo, 24 atletas em 10 torneios fora do país e 4 dentro do Brasil. No taekwondo, 24 atletas, com 10 competições internacionais e 5 nacionais. No levantamento de peso, 20 atletas entram no programa, com 7 eventos internacionais e 7 nacionais.
RESULTADO DA ENQUETE
Quem deve ser o técnico da seleção feminina de basquete
Miguel Angelo da Luz 77%, outro técnico nacional 11%, manter o atual técnico Colinas e Paulo Bassul 5%
ATLETISMO- FABIANA MURER CONCORRE A MELHOR DO ANO PELA IAAF
A temporada espetacular de Fabiana Murer foi reconhecida pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). A organização anunciou os indicados ao prêmio de melhor atleta do ano, e a brasileira aparece na disputa. Murer é uma das 10 candidatas ao prêmio feminino. A brasileira venceu o mundial indoor, a Liga de Diamante, além de subir ao pódio em todas as competições que disputou em 2010. Das 10 candidatas, o público pode escolher três para uma seleção final. A eleição está aberta aos internautas no site da Iaaf e será válida até o dia 7 de novembro. O anúncio da grande vencedora, escolhida por um júri formado pela entidade, será no dia 21 de novembro,A chance da brasileira ser a melhor da temporada, porém, é reduzida. Sua principal rival na disputa é a croata Blanka Vlasic, ganhou 18 das 20 competições que disputou em 2010 e venceu as sete etapas da Liga de Diamante, além de sagrar-se campeã mundial indoor e campeã europeia. Já para o Prêmio Brasil Olímpico em dezembro, Fabiana é favoritíssima.
GINÁSTICA- DESFALCADA, SELEÇÃO MASCULINA TAMBÉM FICA FORA DAS FINAIS
Com as ausências dos nossos 4 principais ginastas : Diego Hypólito, Victor Rosa, Sergio Eras e Arthur Zaneti ( todos contundidos) , não dava para esperar grande resultado da nossa ginástica masculina no mundial de Roterdã. Os brasileiros ficaram em 19˚, fora da final, mas pelo menos garantiram participação no mundial de 2011 que será classificatório para a Olimpíada 2012. A equipe teve Felipe Polato, Danilo Nogueira, Sergio Sasaki, Mosiah Rodrigues, Francisco Barreto e Péricles da Silva. Nenhum deles conseguiu classificação para as finais por aparelho. No feminino, nesta quarta começa a final individual com Jade Barbosa e Daniele Hypólito.
TIRO COM ARCO- BRASIL É OURO NO PAN
A equipe de Composto Masculino ganha medalha de ouro vencendo o México na Final. Na semifinal, nossos atletas fizeram 233 e bateram o recorde Pan-Americano. Tanto a equipe masculina como a feminina garantiram vaga para os Jogos Panamericanos de Guadalajara em 2011.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
GINÁSTICA- EQUIPE FEMININA FORA DA FINAL POR EQUIPES
A equipe brasileira de ginastica feminina terminou em 9˚ lugar no mundial da Holanda, sendo que apenas os 8 melhores avançavam para a final. Nos 3 últimos mundiais ( 2003, 2006 e 2007) o Brasil havia conseguido a classificação. De positivo, ficamos entre as 24 seleções que disputarão o mundial de 2011, classificatório para a Olimpíada de Londres 2012. Se as veteranas Jade Barbosa e Daniele Hypólito foram bem, as novatas decepcionaram. Ethiene Franco e Bruna Leal foram mal, mostrando que não existe renovação na nossa ginástica. Adrian Gomes não comprometeu, mas também não brilhou e Priscila Cobello foi irregular. O melhor resultado geral foi o 3˚ lugar na classificação dos salto sobre o cavalo para Jade Barbosa. Será a única chance de medalha do Brasil. No individual, Jade em 20˚ e Daniele em 18˚ também garantiram vaga, mas com pouquíssimas chances de medalha. A final feminina do individual geral será disputada na sexta-feira. Já as decisões por aparelhos começam no sábado. No masculino, o Brasil só compete na terça-feira
RESULTADO DA ENQUETE
Quem foram os 2 principais jogadores do Brasil na conquista do tri mundial de vôlei masculino?
Murillo 72%, Vissoto 66%, Bruninho 33%, Dante 27%, Rodrigão 16%, Mario Jr e Lucão 11%
TRIATLO- CARLA MORENO VENCE ETAPA DA PAN AMERICAN CUP
Mais um bom resultado do nosso triatlo. Na etapa de Puerto Villarta da Pan American Cup, no México, Carla Moreno terminou em segundo, mas a americana Kate Sweetland foi desclassificada. Assim, Carla ficou com o título. No masculino, Reinaldo Collucci terminou em 4˚
JUDÔ- RAFAELA SILVA SUSPENSA DO MUNDIAL SUB-20 POR INDISCIPLINa
A judoca Rafaela Silva, da categoria até 57kg, foi cortada da delegação que representará o Brasil no Campeonato Mundial Sub 20, em Marrocos. A atleta deixou a concentração sem autorização para se apresentar a sua nova equipe, o Fluminense. Já Flavio Canto, responsável pela revelação da atleta, considerou a atitude um exagero e alegou que houve um mal entendido. No twitter ( li isso a meia noite deste domingo), Rafaela criticou duramente o coordenador das categorias da Confederação Brasileira de Judô, Luiz Romariz. A atleta teve um começo de carreira brilhante, mas pelo que tenho acompanhado de suas postagens no twitter precisa de aconselhamento. Esta numa fase Neymar. Talvez esse Romariz seja um Mano Menezes.
TIRO COM ARCO- RESULTADOS PARCIAIS DO PAN
Resultados parciais dos brasileiros no Panamericano de Arco e Flecha de Guadalajara: Luis Gustavo Trainini ocupa o 16˚ lugar no recurvo masculino, Sarah Nikitin 23˚ no recurvo feminino. Na categoria juvenil, Bernardo Oliveira está em 3˚
ATLETISMO- JEAN CARLOS DA SILVA GARANTE VAGA PARA MUNDIAL DE MARATONA
O brasileiro Jean Carlos da Silva conseguiu o 16º lugar na Maratona de Amsterdã, na Holanda. O maratonista fez os 42,195 km da prova em 2:15:24. Além de melhorar em mais de quatro minutos seu recorde pessoal na distância, Jean Carlos fez o Índice para o Campeonato Mundial de Atletismo, marcado para agosto de 2011 em Daegu, na Coreia do Sul.
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
GINÁSTICA- SEM DIEGO HYPÓLITO, BRASIL ESTRÉIA NO MUNDIAL DA HOLANDA
Chegou a vez da ginástica realizar seu campeonato mundial, que começa neste sábado em Roterdã na Holanda. Com a ausência de Diego Hypólito, nossas chances de medalha ficam reduzidas. As maiores esperanças estão no retorno de Jade Barbosa e no jovem Sergio Sasaki. Jade volta à seleção após dois anos difíceis, em que bateu de frente com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e teve de lidar com uma grave lesão no punho direito, problema crônico que não tem cura, mas está controlado. A equipe feminina é formada por Danielle Hypólito, Jade Barbosa, Ethiene Franco, Priscila Cobelo, Bruna Leal, Adrian Gomes e Gabriela Soares. A equipe masculina terá Sérgio Sasaki, Petrix Barbosa, Mosiah Rodrigues, Danilo Nogueira, Péricles Silva, Francisco Barreto e Felipe Polato. As mulheres começam a competir sábado e os homens na terça.
TÊNIS DE MESA- CAMPEÕES BRASILEIROS INDIVIDUAIS
Terminou no Rio de Janeiro o Campenato Brasileiro de Tênis de Mesa 2010. Não tivemos surpresas entre os campeões individuais. No masculino deu Gustavo Tsubói, que venceu na final seu companheiro de seleção Cazuo Matsumoto. No feminino Lígia Silva bateu Maira Ranzeiro na decisão.
TIRO COM ARCO- PAN DO MÉXICO
Começa nesta sexta-feira em Guadalajara no México, o Campeonato Panamericano de Tiro com Arco que vai dar 28 das 32 vagas em cada prova para o Pan de Guadalajara em 2011. É a competição mais importante do ano para o Brasil, que está levando 13 atletas. O grande destaque é o jovem Bernardo Oliveira, medalhista nos últimos Jogos Sul-Americanos. Outro destaque é Luis Gustavo Trainini, nosso representante na última Olimpíada. Dentre as mulheres destaques para Petra Sanches e Sarah Oliveira.
VÔLEI- SELEÇÃO DEFININA SEM PAULA PEQUENO
A atacante Paula Pequeno não conseguiu se recuperar completamente de uma lesão no tornozelo, sofrida durante o Grand Prix, e foi cortada da seleção brasileira que tentará o título inédito do Mundial feminino de vôlei no Japão. O torneio acontece de 29 de outubro a 14 de novembro. Confira as 14 convocadas: Levantadoras: Fabíola e Dani Lins, Opostas- Sheilla e Joycinha, Ponteiras- Jaqueline, Natália, Sassá e Fernanda Garay, Líberos- Fabi e Camila Brait, Centrais- Fabiana, Carol Gattaz, Adenízia e Thaisa.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
CANOAGEM- BRASIL PERDE HEGEMONIA NO PAN
O Brasil terminou o Pan do México de Canoagem velocidade com apenas duas medalhas de ouro na categoria senior ( adulta). Obtivemos ainda 3 pratas e 2 bronzes. Ficamos atrás de canadenses, mexicanos e norte-americanos. O Brasil garantiu 8 vagas para o Pan de Guadalajara em 2011. Um dos ouros veio com Nivalter Santos ( foto) , nosso principal canoísta, na prova em que sonha com uma final olímpica, o C1 200 metros. O outro ouro veio com Valdenice Conceição na mesma prova de C1, 200 metros. As pratas: Valdenice Conceição no C1 1000 metros, Wladimir Moreno no C1 500 metros e a dupla Ronilson Oliveira/ Erlon Souza no C2 500 metros. Os bronzes: Bruna Gama, Regiane Sarango, Naiane Pereira e Ana Paula Vergutz no K4 500 metros e Valdenice Conceição no C1 500 metros. Valdenice ganhou 3 medalhas e foi o grande destaque do Brasil na competição.
RESULTADO DA ENQUETE
O que você achou da atitude da seleção masculina de vôlei no jogo contra a Bulgária?
Correta 90%, Errada 10%
Quase a totalidade dos internautas que votaram, aprovaram a atitude do técnico Bernardinho em facilitar o jogo para a Bulgária e escolher um grupo mais tranquilo na sequência do mundial.
BRASIL, UM PAÍS OLÍMPICO? BLAIR E GIULIANI NÃO TRABALHARÃO NA RIO 2016
Depois de ter alardeado a contratação do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair como consultor, a organização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2006, desistiu de trazer o político europeu por falta de dinheiro para pagar seu cachê, segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo. Na última vez, o governado fluminense Sérgio Cabral, em dezembro do ano passado, disse que traria o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani para assessorar as ações de segurança pública dos Jogos, o que também acabou não acontecendo. Quem será o próximo convidado? Sugestões para o COB: Bill Clinton, Margareth Thatcher, Gorbachev...
BASQUETE- COLINAS AMEAÇADO: QUE BOM
O fracasso no Mundial feminino fez com que Carlos Colinas ficasse ameaçado no comando da seleção brasileira. Diretora do time nacional, Hortência não garantiu a permanência do espanhol, cujo contrato com a CBB se encerra neste ano, e admitiu que o trabalho do treinador durante a competição mais importante do calendário não agradou. Hortência elogiou o trabalho do treinador com as categorias de base, mas no mundial...Hortência defendeu a preparação planejada pela CBB para o Mundial. Segundo a dirigente, a falta de organização da administração anterior da entidade acabou influenciando no fracasso do time nacional na República Tcheca. A derrota para a Coreia do Sul, no primeiro jogo do Mundial, ainda é lamentada pela dirigente brasileira. Para Hortência, o revés na estreia desestabilizou emocionalmente o grupo, que não conseguiu mais se recuperar no decorrer da competição.
Eu não sei porque não contratam novamente o treinador responsável pelo nosso único título mundial e medalha de prata olímpica, Miguel Angelo da Luz. CHAMA O MIGUEL.
domingo, 10 de outubro de 2010
VÔLEI- BRASIL, O PAÍS DO VÔLEI: TRICAMPEÃO MUNDIAL MASCULINO
Brasil 3 x 1 Itália e Brasil 3 x 0 Cuba. Na hora da decisão mais uma vez deu família Bernardinho. Depois dos fracassos do futebol, basquete, tênis, nosso vôlei novamente nos deu alegria. Terceiro título mundial seguido. Com excessão da final olímpica de 2008 ganhamos todos os títulos importantes. Analiso mais este título em tópicos:
1- Sou cada vez mais fã do Bernardinho : sai jogador aposentado, machuca levantador ( time fica com um só), enfrenta regulamento ridículo... O Bernardinho vai lá, treina, acha e motiva os jogadores e ganha. É um símbolo brasileiro. BERNARDINHO para PRESIDENTE DO COB.
2- Depois da prata em 2008, os pessimistas previam o declínio da família Bernardinho, sem Gustavo, André Nascimento e Anderson. Mas surgiram Vissoto, Lucão, Téo, Murilo virou titularíssimo, temos 2 bons levantadores...
3-Murilo foi eleito o MVP do mundial. Foi o único prêmio individual para o Brasil, o que mostra a força do grupo. Murillo foi bem em todo o campeonato. Outros foram destaques em determinados jogos: Rodrigão contra a Espanha, Dante contra a Polonia, Bruninho contra a Alemanha e Vissoto na semifinal e final.
4- Ricardinho continua não fazendo falta. Pelo que assisto do Bruninho na Superliga, sempre acreditei no levantador. É melhor um levantador nota 9, mas querido por todo o grupo.
5- Discordo de quem fala que o título teve uma mancha. O Brasil usou o regulamento e não prejudicou nenhum time com a derrota para a Bulgária. É diferente de outras situações. Os empresários podem continuar contratando o Bernardinho para palestras. Os torcedores italianos que foram ao ginásio ver Brasil e Bulgária deveriam reclamar no SAC da Federação Internacional de Vôlei que fez um regulamento esdrúxulo.
6- Assisti a final no Sportv por causa do L.Carlos Junior e do excelente comentarista Marco Freitas, mas parabéns a Band que transmitiu o campeonato todo e a final, ao invés de Botafogo x Palmeiras.
7- Giba, Dante e Rodrigão foram os únicos que estiveram nos 3 títulos mundiais. O que valoriza ainda mais o trabalho de constante renovação do nosso vôlei. Esse Téo por exemplo, eu nunca tinha ouvido falar.
BRASIL, o país do vôlei
MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA CUNHA PERTO DO TÍTULO DA TEMPORADA
Outro brilhante resultado brasileiro no final de semana veio na maratona aquática. Ana Marcela Cunha venceu a penúltima etapa do circuito mundial, realizada em Cancún, no México, e vai definir a conquista na fase decisiva, dia 23 deste mês, em Sharjah, nos Emirados Árabes. Ela lidera o ranking mundial, 10 pontos a frente da alemã Ângela Maurer, que ficou em 3˚ em Cancun. Pode ser o segundo título do Brasil. No ano passado vitória de Poliana Okimoto. Na prova masculina, Alan do Carmo foi 5˚.
HIPISMO- RODRIGO PESSOA BATE NA TRAVE
Depois de uma brilhante campanha nos EUA, inclusive sendo o principal responsável por classificar a equipe de saltos para a Olimpíada de 2012, Rodrigo Pessoa entrou para o último dia de disputas do individual no Mundial de Esportes Equestres, com grandes chances de medalha. Só 4 cavaleiros disputavam o título. Mas cometeu 3 faltas em 4 passagens com cavalos diferentes, perdeu 12 pontos e terminou na 4˚ colocação. O campeão foi o belga Philippe Le Jeune . Rodrigo conquistou a única medalha nacional em Mundiais, em Roma 98, com o ouro individual. De toda forma foi uma ótima competição para nosso hipismo. Rodrigo, que não conseguia bons resultados a algum tempo, voltou a estar entre os melhores.
CANOAGEM- MEDALHAS NO SUL-AMERICANO
Nossa canoagem slalom ainda não conseguiu melhorar internacionalmente como a canoagem velocidade. Resta então umas medalhinhas sul-americanas.No sul-americano deste final de semana Ricardo Taques foi ouro no k1 masculino. No C2 masculino, ouro para Alan Pasin e Wellington Munhoz. No K1 Masculino por Equipes o terceiro ouro com Fabio Rodrigues, Ricardo Taques e Joao Vitor Machado. Participaram do evento cerca de 50 atletas da Argentina, Brasil e Chile.
TRIATLO- COLUCCI É 4˚ NO MÉXICO
Reinaldo Colucci alcançou mais um grande resultado internacional. Ele foi o 4˚ colocado na etapa mexicana da Copa do Mundo de Triathlon disputada em Huatulco, terminando a prova em 1.50:09. Quem venceu foi o espanhol Javier Gomes. A prova feminina foi vencida pela japonesa Ai Ueda. A brasileira Pâmella Oliveira conseguiu a 26ª colocação com 2.06:56.
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
HIPISMO- PRIMEIRO ESPORTE A GARANTIR VAGA OLÍMPICA
A equipe de hipismo brasileira ficou em 4˚lugar nos Jogos Mundiais Equestres dos EUA e garantiu vaga na Olimpíada de Londres. Os outros classificados foram Alemanha, Bélgica, França e Canadá. A equipe brasileira foi formada por Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, Doda Miranda e Pedro Veniss. Eles fizeram 26,49 pontos perdidos e ficaram a apenas uma falta da medalha de bronze dos belgas. Rodrigo Pessoa abriu a participação brasileira sem cometer nenhuma falta. Pedro Veniss somou quatro pontos, seguido de Doda Miranda também com 4. O pior desempenho foi de Bernardo Alves com 5 pontos perdidos. Tricampeão da Copa do Mundo, Rodrigo Pessoa segue na briga por medalhas no individual geral. O brasileiro não cometeu nenhuma penalidade em três dias de prova e volta a competir nesta sexta-feira, às 18h30.
VÔLEI- BRASIL É FAVORITO PARA A FINAL
Brasil e Itália decidem neste sábado um dos finalistas do mundial de vôlei. Apesar de enfrentar a dona da casa, beneficiada pelo regulamento e com tradição, acredito que time por time o Brasil tem 80% de chances de vencer. Analisando os últimos anos da seleção italiana, o adversário não chega a assustar. Ficaram em quarto na Olimpíada, não estiveram na Copa dos Campeões em 2009 e este ano não chegaram entre os finalistas da Liga Mundial. Chegaram as semifinais do mundial enfrentando apenas os EUA como adversário de nível. Pelo que o Brasil mostrou nos jogos decisivos contra Polônia e Alemanha, tem totais condições de vencer.Para mim, o único adversário que preocupa é Cuba numa possível final, já que a Sérvia é nossa velha freguesa.
GINÁSTICA- CIRURGIA DE DIEGO HYPÓLITO É UM SUCESSO
Diego Hypolito passou por uma cirurgia no tornozelo esquerdo, reconstruindo os ligamentos do local. O procedimento durou cerca de 2h30 e foi considerado ‘um sucesso’ pelos médicos. O ginasta brasileiro vai receber alta do hospital neste domingo, mesmo dia em que deve voltar ao Brasil para iniciar a recuperação. O trabalho de fisioterapia deve começar em seis semanas e o retorno aos treinos é previsto para janeiro. Diego só deve voltar às competições daqui a seis meses.
CANOAGEM- PAN DE VELOCIDADE
A delegação brasileira se encontra no México, onde disputa até domingo Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade 2010, em evento válido como classificatória para os Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011. Vale destacar que o Brasil é o atual campeão pan-americano da modalidade e também parte em busca do bicampeonato.
MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA NA LUTA PELO TÍTULO
Faltam apenas duas etapas para o final do circuito da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas e a briga pelo topo do ranking mundial esquenta entre Brasil e Alemanha. Na penúltima etapa, que acontece neste sábado em Cancún, Ana Marcela Cunha, com 86 pontos após seis etapas realizadas, entra como líder da disputa, mas seguida de muito perto pela alemã Ângela Maurer, com 80 pontos. No masculino, Allan do Carmo também luta para se manter entre os três primeiros. Em 2009 ele foi vice-campeão geral do circuito e este ano, até o momento está em terceiro.
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
HIPISMO- BRASIL PODE OBTER VAGA OLÍMPICA NESTA QUARTA
A equipe brasileira ficou em 2˚ lugar na fase de classificação da prova por equipes de saltos, no mundial de Esportes Equestres, nos EUA. A final acontecerá nesta quarta-feira mas os resultados são zerados. As 5 melhores equipes já garantem a vaga olímpica. Cada integrante da equipe faz 2 percursos e em cada rodada o pior resultado é descartado. Rodrigo Pessoa ( foto) foi brilhante nesta terça-feira. Zerou o percurso e lidera no individual. Doda Miranda também zerou o percurso nesta terça e é o 6˚ no geral. Bernardo Alves e Pedro Vessis que haviam ido mal na segunda-feira, não comprometeram. Se o Brasil conquistar a medalha será inédita. Nunca aconteceu em um campeonato mundial, só na Olimpíada
VÔLEI- VITÓRIA OU FIM DO SONHO
Brasil e Alemanha decidem hoje uma vaga para as semifinais do mundial de vôlei masculino. As duas seleções bateram a República Tcheca. A Sérvia é a única seleção já garantida. A Itália está próxima da vaga. Bulgária e Cuba decidem a outra vaga.Antes do mundial, o Brasil fez 3 amistosos contra a Alemanha e perdeu 2. Mas isso não significa nada. Apesar de só ter jogado bem contra a Polônia, o Brasil tem totais condições de vencer. Para mim, o importante é impor o jogo logo no primeiro set, lembrando os alemães quem somos nós. Se deixarmos a Alemanha vencer o primeiro set, a situação pode se complicar. Bernardinho poderia entrar com Théo no lugar do Vissoto que está muito irregular na posição de oposto. A boa notícia é que Marlon já entrou contra os tchecos e o Brasil voltou a ter 2 levantadores a disposição. O grande destaque brasileiro na vitória contra os tchecos foi Murilo com 25 pontos.
HIPISMO- SITUAÇÃO DO ADESTRAMENTO E CCE ( do blog Brasil em Londres)
No adestramento, a vaga olímpica ficou complicada, porque no mundial, os EUA ficaram na 4˚ posiçao e apenas os tres primeiros se classificaram para Olimpíada. Com isso, os americanos vao lutar por uma das duas vagas que o Pan de Guadalajara entrega, coisa que nao aconteceu em 2007, quando o Brasil, bronze no Pan, se classificou. Ganhar do Canadá é complicado, apesar da evoluçao que o esporte vive no pais. No mundial o Brasil ficou em 14˚ e último. Já no CCE o Brasil foi 12˚ entre 14 equipes no mundial porque 3 dos 5 conjuntos abandonaram. A vaga olímpica ficou mais fácil pois Canadá e EUA ficaram entre os cinco primeiros do mundial e agora em Guadalajara no Pan nao lutarao por vagas olímpicas.
RESULTADO DA ENQUETE
Você acha que nossos melhores nadadores devem se dedicar a provas em piscina de 25 metros, que não são olímpicas?
81% não, 19% sim
GINÁSTICA- DIEGO HYPÓLITO PODE ENCERRAR A CARREIRA
Uma notícia preocupante para o esporte brasileiro tão carente de ídolos. Com uma séria lesão no tornozelo esquerdo, Diego Hypolito será operado nesta quinta-feira pelo especialista suíço Deat Himderman. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), a raridade da lesão fez com que a junta que acompanha o atleta optasse por procurar um especialista internacional.
ATLETISMO- PROMESSA DO NOSSO ATLETISMO É PEGA NO DOPING
Mais um caso de doping no nosso atletismo. Agora envolvendo a jovem promessa Geisa Arcanjo. Ele foi pega no antidoping durante o Mundial Juvenil de atletismo, realizado em julho deste ano, em Moncton, no Canadá. A atleta havia conquistado o ouro inédito para o país na prova do arremesso de peso. Segundo o comunicado da CBAT foi encontrada amostras de hidroclorotiazidada na urina da atleta. A substância, uma espécie de diurético, é proibida pelo agência antidoping da IAAF (Federação Internacional de Atletismo). A edição da revista ISTO É 2016 deste mês apontava Geisa com possibilidades de brigar por medalhas na Olimpíada do Rio.
TAEKWONDO- PRESIDENTE DA CONFEDERAÇÃO É AFASTADO
Mais uma notícia desagradável. Responsável por uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, o taekwondo brasileiro está passando por um momento de crise. Na última semana, o presidente da confederação brasileira da modalidade, Jung Roul Kim, foi afastado por uma assembleia extraordinária das federações estaduais acusado de gestão temerária.
BASQUETE- VAGAS OLÍMPICAS UM POUCO MAIS FÁCEIS
Com os títulos mundiais dos EUA tanto no masculino como no feminino, o Brasil terá grandes chances de se classificar para a Olimpíada. No masculino lutaremos por duas vagas. Uma deverá ser da Argentina e a outra ficará entre Brasil, Porto Rico e Canadá. No feminino haverá apenas uma vaga, mas só Cuba tem um time do nosso nível.
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
VÔLEI- AGORA SIM COMEÇA O MUNDIAL
Com 12 seleções divididas em 4 grupos de 3, classificando apenas o campeão para as semifinais, o mundial masculino começa hoje para valer. O Brasil encara a REpública Tcheca as 16 horas. Quarta pega a Alemanha. Na minha opinião Bernardinho agiu corretamente no sábado ao poupar Bruninho e Murillo do jogo contra a Bulgária e " facilitar" para que o adversário vencesse. Se o regulamento é imbecil não podíamos ser imbecis de jogar 3 horas contra os búlgaros,arrebentar os jogadores num jogo que não valia nada e ainda correr o risco de enfrentar e perder para Cuba nesta segunda. Campeão moral não entra para a história. Russos, sérvios e americanos também entregaram jogos para escolheram as chaves que queriam cair. Se fosse preciso, a Itália faria o mesmo. O Brasil está numa chave boa, apesar das derrotas para a Alemanha em amistosos. Temos tudo para chegar as semifinais.
BASQUETE- BRASIL TERMINA EM 9˚ NO MUNDIAL
Após vencer o Japão, a seleção feminina terminou em 9˚ no mundial de basquete. Os EUA ficaram com o título batendo a República Tcheca por 89 a 69 na final. O que pesou para que o Brasil não ficasse entre as 8 melhores foi a derrota para a Coréia. Temos que ter consciência que hoje somos piores que os outros 7 times: EUA, Rep Tcheca, Espanha, Bielorrússia, Austrália, França e Rússia. A tendência é de resultados piores nos próximos anos com as aposentadorias de Adrianinha, Helen e Alessandra. Principalmente na posição de armadora, não temos reposição. Alas como Karen e Silvia, ainda jovens, podem ser melhor exploradas pelo novo técnico. Na posição de pivô temos a excelente Érika e as promessas Damires e Franciele. No jogo contra o Japão, a cestinha foi Alessandra, ou seja, a jogadora foi pessimamente aproveitada pelo técnico, que não a escalou nos jogos contra as gigantes da Rússia e Rep Tcheca. Na minha opinião a primeira coisa a fazer é dispensar o tal Colinas, que não acrescentou nada. Porque não trazer de volta um técnico vitorioso como Miguel Angelo da Luz? É claro que não temos mais Janeth, Hortência e Paula, mas foi graças ao Miguel, que jogadoras como Alessandra, Leila e Silvinha, conseguiram jogar bem na seleção. Na tabela de cestinhas do mundial, Érika terminou em quinto lugar.
HIPISMO- COMEÇAM AS DISPUTAS DE SALTO NO MUNDIAL
A competição de saltos estréia nesta segunda às 11 horas no Mundial de Esportes Equestres, em Kentucky, nos EUA. O Brasil terá na prova Doda Miranga, Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves e Pedro Veniss. O hipismo é um esporte pouco previsível por depender demais do cavalo, mas o Brasil briga por medalhas. Ao todo, o Mundial de Saltos contará com a participação de 27 equipes e 136 cavaleiros de 41 nacionalidades. Vale vagas para a disputa por equipes na Olimpíada de Londres.
CICLISMO- BRASILEIRA TEM BOM RESULTADO NO MUNDIAL ESTRADA
Levando em consideração a falta de tradição da modalidade no Brasil, podemos dizer que o 64˚ lugar de Márcia Fernandes na prova de estrada do mundial de ciclismo na Austrália foi um bom resultado. A vencedora foi a italiana Giorgia Bronzini
CANOAGEM- PAN DE VELOCIDADE NO MÉXICO
A delegação brasileira disputará de 8 a 10 de outubro o Campeonato Pan-americano de Canoagem Velocidade 2010. O objetivo é se classificar para os Jogos Pan-americanos, que também acontecem no país no ano que vem. Vale destacar que o Brasil é o atual campeão pan-americano da modalidade e também parte em busca do bicampeonato. Ao todo serão disputadas 42 provas no Pan-americano de Canoagem Velocidade, contudo apenas 12 serão válidas como classificatórias para os Jogos Pan-americanos 2011
JUDÔ- MEDALHAS BRASILEIRAS EM ROMA
Na etapa de Roma da Copa do Mundo, mesmo sem os principais judocas, o Brasil terminou com o maior número de medalhas na competição. Felipe Kitadai foi ouro. Rafael Silva e Leonardo Leite prata, Breno Alves, Walter Santos, Luiz Carmo e Bruno Mendonça bronze.
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
VÔLEI- É MELHOR ESCOLHER O ADVERSÁRIO
Depois de titubear na primeira fase, quando passou sufoco diante da Espanha e perdeu de Cuba, a seleção masculina mostrou o que tem de melhor e arrasou a boa mas sempre freguesa seleção da Polônia por 3 sets a 0. Todos os fundamentos funcionaram bem, começando pelo saque. Paramos de desperdiçar ataques e o bloqueio voltou a funcionar. Bruninho, Murillo, Dante, Rodrigão e Vissoto jogaram muito. Nesta sexta o Brasil folga e no sábado pega a Bulgária com um dilema. Se vencer o Brasil ficará em 1˚ e terá de enfrentar na 3˚ fase Rússia e Cuba, repetindo a Liga Mundial, sendo que só o campeão avança para as semifinais. Seria uma decisão antecipada. Se o Bulgária vencer a Polônia e depois o Brasil, ficaremos em 2˚. O caminho é mais tranquilo com Alemanha e República Tcheca. Como o regulamento é ridículo e a tabela foi feita para beneficiar a Itália, sou favorável que o Brasil entregue o jogo para a Bulgária e escolha um caminho mais fácil.
BASQUETE- QUEM SERÁ O NOVO TÉCNICO?
No início desta manhã o Brasil bateu o Canadá por 64 a 58 e irá disputar neste sábado novamente o Japão, valendo o 9˚ lugar do mundial feminino. Iziane mesmo irregular foi a cestinha com 16 pontos. A Iziane é uma espécie de Edmundo do basquete. É boa jogadora mas totalmente descontrolada. Contra as canadenses no minuto final fez uma falta antidesportiva, acertando um tapa na adversária. É preciso um técnico-xerifão para controlar a menina. E também muita paciência das demais jogadoras. Se terminar em 10˚ o Brasil repetirá a campanha de 1990. Em 1994 campeãs, 1998 em 4˚, 2002 em 7˚ após uma derrota doída para a Coréia nas quartas e 2006 em 4˚. Esse técnico espanhol Colinas não acrescentou nada ao nosso basquete. Hortência queria dar um novo estilo a seleção, mas as atuações foram piores do que as da Olímpiada, no comando de Paulo Bassul, quando pelo menos jogamos de igual para igual com Rússia e Bielorrússia. Sou totalmente favorável a volta de Miguel Angêlo da Luz, técnico campeão mundial em 1994 na seleção. Responda a enquete no blog.
RESULTADO DA ENQUETE?
Em que colocação a seleção de vôlei masculino obterá no mundial?
Campeã 83%, vice 11%, chega entre os 8- 6%
TÊNIS DE MESA- RESULTADO NORMAL
Na Copa Intercontinental por equipes, o Brasil enfrentou no masculino em Dubai, Emirados Árabes uma das principais forças da modalidade, a Coréia do Sul e perdeu por 3 jogos a 0. Destaque para a grande atuação de Hugo Hoyama que venceu 2 sets do adversário, número 34 do mundo. O Brasil entrou diretamente na chave de 8 seleções, mas como a disputa era em mata-mata foi eliminado. Já o feminino teve que disputar uma fase preliminar. Venceu a Austrália mas perdeu para EUA e Congo, equipes formadas por CHINESAS.
TIRO ESPORTIVO- COB FARÁ TRABALHO ESPECÍFICO COM JOVEM PROMESSA
Além do suporte regular a treinamentos e participações em competições, o COB realizará um trabalho específico com o atirador Felipe Wu. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 na prova de pistola 10m. O paulista de 18 anos é o primeiro atleta da nova geração contemplado pelo COB para receber um suporte personalizado. O objetivo é oferecer elementos para estimular o desenvolvimento técnico do atleta. Ele é uma das esperanças de medalha para 2016.
JUDÔ- BRASIL NAS ETAPA DE BIRMINGHAM E ROMA DA COPA DO MUNDO
O Brasil enviou 18 judocas para disputarem as etapas da Copa do Mundo de Birmighan ( feminino) e Roma ( masculino) neste final de semana, valendo pontos para o ranking mundial. A principal novidade é o retorno da veterana Edinanci Silva. Além de Edinanci, lutam na Grã-Bretanha Cristiane Pereira (-48kg), Taciana Lima (-48kg), Giullia Penalber (-57kg), Danielli Yuri (-63kg), Camila Minakawa (-63kg) e Maria Portela (-70kg). No masculino destaque para o vice-campeão mundial Leandro Cunha (-66kg), além de Felipe Kitadai (-60kg), Breno Alves (-60kg), Luiz Revite (-66kg), Alex Pombo (-66kg), Bruno Mendonça (-73kg), Felipe Costa (-81kg), Leonardo Leite (-100kg), Walter Santos (+100kg), Rafael Silva (+100kg) e Luiz Eduardo do Carmo (+100kg). Nossos principais judocas como Leandro Guilheiro e Sarah Menezes não irão competir.
Assinar:
Postagens (Atom)