Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

PERSPECTIVA 2009


Olá amigo leitor. Um ótimo 2009 para todos, com muita saúde, que é o mais importante. Esse ano é aquele em 4, em que não teremos Jogos Olímpicos, Jogos Pan-americanos e nem mundiais de vôlei de basquete. Porém, muitas modalidades como natação, atletismo e judô, passaram a realizar mundiais a cada 2 anos. E colocaram em anos impares, para fugir da concorrência da Copa do Mundo de futebol. Assim, em 2009, teremos mundiais nessas 3 modalidades, além do de handebol e a Copa América de basquete, valendo vagas para os mundiais masculino e feminino de 2010.

O que eu mais guardo expectativa de assistir é o mundial de natação, no mês de julho, em Roma. Cesar Cielo tentará ser o primeiro brasileiro campeão olímpico e mundial de natação. Sabemos que será muito difícil. A prova de 50 metros é decidida em frações de segundo e a concorrência será grande. Ele é o cara a ser batido. Mas assim como na Olimpíada, Cesar parece nas entrevistas, estar muito focado no objetivo. Só espero que a imprensa não comece a pegar no pé, caso ele não ganhe, assim como fizeram injustamente com a seleção de Bernardinho.

No mês seguinte, em Berlim, Alemanha, teremos o mundial de atletismo. Na brilhante Maurren Maggi, eu não acredito tanto, como no Cielo. Maurren parece ter chegado ao auge em Pequim e desta vez terá a concorrência da portuguesa Naide Gomes, que foi eliminada da final olímpica, por queimar vários saltos. Fica a expectativa neste mundial pela participação de Fabiana Murer. Vamos ver se ela continua progredindo, como aconteceu nos últimos anos.

Outras competições importantíssimas em 2009 serão as Copas Américas de basquete. No masculino, a competição será em agosto no México. É o começo de um novo ciclo olímpico. Eu explico: a competição dá vagas para o mundial 2010 e neste mundial, as seleções do continente americano precisam ir bem para garantirem mais vagas olímpicas para o continente. Para o time brasileiro, comandado por Moncho Monsalve, a tarefa de classificar será dura, mas não tanto como a da classificação olímpica. Já a seleção feminina jogará em casa na Copa América. A competição será em Cuiabá, em setembro. A concorrência no feminino, não é tão forte como no masculino.

Um esporte coletivo que terá mundial dentro de alguns dias é o handebol masculino. O Brasil jogará a partir do dia 16 na Croácia, com uma seleção renovada, em relação a que esteve em Pequim. Passar da complicada primeira fase já será um ótimo resultado. Já o judô, terá o mundial na Holanda, em agosto. Tiago Camilo deverá lutar em uma nova categoria. As principais estrelas dos últimos anos da modalidade como Luciano Correa, João Derly e Leandro Guilheiro, também esperam participar.



RESULTADO DA ENQUETE-
Você acha que clubes de futebol deveriam investir em outras modalidades
SIm 87%, 13% não

Nenhum comentário: