Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 11 de janeiro de 2009

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 12/01



A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE- 1
Em 20 anos acompanhando ciclos olímpicos, no nosso país ,a realidade dos atletas é sempre a mesma. Ano olímpico chovem patrocinadores. No ano seguinte 75% caem fora . Diego Hipólito, nosso principal ginasta, bicampeão mundial e campeão da Copa do Mundo 2008, não ganhou medalha olímpica. Assim, começou 2009 sem seus 3 patrocinadores: Redecard, Adidas e Golden Cross. Além disso, enfrenta salários atrasados a 3 meses no Flamengo. Ao invés de construir roda-gigante que não serve para nada, o Comitê Olímpico Brasileiro deveria se preocupar mais situações como essa.

A REALIDADE DO NOSSO ESPORTE- 2
A primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica em esportes individuais foi a judoca Ketleyn Quadros . Assim que chegou da China, ainda em agosto, a brasiliense apresentou propostas de patrocínio a 40 empresas de Belo Horizonte, onde mora desde 2006. Ouviu 40 vezes o "não" como resposta. Ketleyn sobrevive com R$ 1,2 mil mensais, a ajuda de custo que recebe de seu clube, o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. Isso a impede de ser contemplada pelo Bolsa-Atleta, programa do governo federal para atletas sem patrocínio. A agremiação mineira ainda dá alojamento, alimentação, curso superior e passagens para competições no Brasil. Ketleyn ficou conhecida nacionalmente, tirou milhões de fotos, mas em termos de dinheiro...


JUDÔ- MUDANÇAS NA CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA
A Federação Internacional de Judô resolveu mudar o sistema de classificação olímpica para 2012. O sistema é bastante complexo. Ao contrario dos outros ciclos olímpicos, quando a disputa começava apenas 2 anos antes e a vaga era do país, para 2012, a disputa já começou e quem classifica é o atleta. Porém, continua valendo que cada país só pode levar um atleta por categoria para a Olimpíada. No Brasil, cada categoria de peso terá 3 judocas em atividade ( titular e reserva em Pequim e mais o vencedor da Seletiva em Vitória 2008). Esses atletas terão que ser enviados pela Confederação Brasileira para participarem das principais competições mundiais, como Masters, Grand Prix e Copas do Mundo para acumularem pontos para si. Em 30 de abril de 2012 serão conhecidos os 22 homens e 14 mulheres em cada uma das 14 categorias de peso (sete femininas, sete masculinas) com passaporte carimbado para a Inglaterra. A esses 252 atletas se juntarão os 14 do país sede, 20 convites da Federação Internacional e outros 100 atletas classificados através de um ranking único (de gênero e categoria) de cada união continental (na Pan-América são 21 vagas, 13 no masculino e 8 no feminino. O ano do judô mundial agora se encerra em 30 de abril. Assim, o primeiro “ano” de competição vai de 1 de janeiro de 2009 a 30 de abril de 2009. No ranking de 2012, os pontos conquistados no primeiro terão sido desvalorizados em 75% (ou seja, quem marcou 100 pontos até maio de 2009 terá apenas 25 pontos em abril de 2012). Os do segundo ano valerão 50%, do terceiro ano 75% e os do último ano terão seu peso integral de 100%.

TÊNIS- O RETORNO DE RICARDO MELO
Há alguns anos, após a sequência de contusões de Guga, um dos tenistas apontados como grande esperança do Brasil era Ricardo Melo. Ele chegou a estar entre os 50 melhores do mundo, mas teve uma queda violenta de rendimento, sendo esquecido até para a Copa Davis. Mas 2009, Ricardo começou com tudo. Neste domingo venceu o Aberto de São Paulo, no Parque Villa-Lobos, derrotando o chileno Paul Capdeville por 2 sets a 0. Ricardo não perdeu um set sequer na competição e deverá estar entre os 160 melhores do mundo. Vamos torcer para que junto com Thomas Belluci, possam fazer o Brasil voltar a ter um tenista TOP50.

GINÁSTICA- SELEÇÃO PERMANENTE
A Confederação Brasileira de Ginástica vai realizar de 26 a 28 de janeiro, uma seletiva para a formação das Seleções Olímpicas Permanentes para o próximo ciclo olímpico, nas modalidades olímpicas: ginástica artística ( feminina e masculina), ginástica ritmica ( individual e conjunto) e ginástica de trampolim ( masculina e feminina). Os ginastas selecionados, no primeiro ano deste novo ciclo, não serão concentrados em nenhum centro de treinamento, com excessão da ginástica rítmica, que ficará em Vitória. Os demais atletas selecionados treinarão em seus clubes e farão estágios de treinamento antes de competições internacionais. A maior expectativa fica para a nova seleção de ginástica artística.

BASQUETE- BRASILEIRAS SÃO DESTAQUE NA ESPANHA
Três jogadoras que já atuaram na seleção brasileira estão se destacando no campeonato espanhol, o principal da Europa. Kelly é uma das dez maiores cestinhas. Érika está entre as 3 melhores reboteiras e a veterana Helen, se destaca nas assistências.

NATAÇÃO- ADVERSÁRIO DE CIELO CONTUNDIDO
O caminho para o título mundial dos 50 metros livres pode estar mais perto de Cesar Cielo, devido a contusão do australiano Eamon Sullivan, atual recordista mundial da prova. Sullivan tem vários problemas no quadril, terá que sofrer uma nova cirurgia, ficando afastado das piscinas por 6 semanas.

Nenhum comentário: