Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 27.10





JUDÔ- A MELHOR PARTICIPAÇÃO NA HISTÓRIA DOS MUNDIAIS JÚNIOR

O Brasil encerrou a participação no Mundial Júnior de Judô em Bangkok, Tailândia, com 5 medalhas: duas de ouro ( Sarah Menezes e Rafaela Silva), uma prata ( Mayra Aguiar) e duas bronzes ( Victor Penalber e Camila Minakawa). No último dia de disputa, Felipe Kitadai ficou em quinto lugar. O resultado foi o melhor do nosso país, na história dos mundiais desta categoria e mostra o crescimento do judô feminino. Mayra, Sarah e a surpreendente Rafaela ( foto) , tem tudo para estarem no auge em Londres 2012. O Brasil acabou em terceiro lugar no quadro de medalhas entre 83 países, atrás apenas do Japão e da França, grandes potências da modalidade. Ao contrário de outros esportes, nosso judô tem renovação e pode continuar com o histórico de medalhas olímpicas. Os atletas das categorias de base, tem recebido verbas para uma preparação adequada, disputam competições internacionais para ganharem experiência, além de conviverem com os atletas da seleção principal. Parte dos atletas que voltarão do mundial já tem compromisso no próximo final de semana: a primeira seletiva olímpica, dias 1 e 2 de novembro, no Espírito Santo. Cada categoria terá cinco concorrentes que buscarão vaga para enfrentar o reserva da seleção olímpica. O vencedor entre estes, então, disputará a posição com o titular em Pequim 2008.

JUDÔ- QUEM É RAFAELA SILVA
Se Sarah e Mayra já eram conhecidas, a grande surpresa brasileira neste mundial júnior foi a carioca Rafaela Silva. Ela nasceu e mora na Cidade de Deus, Rio de Janeiro e começou a praticar judô na ONG Instituto Reação, criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto. Pelo ouro no mundial, Rafaela ganhou um prêmio de US$ 2 mil da Federação Internacional de Judô.

HÓQUEI NA GRAMA- NONO LUGAR NO PAN JÚNIOR
A seleção masculina bateu a Jamaica por 3 a 0, na decisão do nono lugar, da competição disputada em Trinidad Tobago. Onze seleções competiram e o Brasil venceu além da Jamaica, a Guiana. O esporte ainda está engatinhando no nosso país e precisa de muito mais praticantes e intercâmbio, para conseguirmos melhores resultados continentais.

ATLETISMO- OLHO NA BÁRBARA
No Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23, disputado em São Paulo, com 380 atletas, alguns destaques. A carioca Bárbara Leôncio, que já tem o patrocínio da Olympikus, venceu as provas de velocidade, 100 e 200 metros, mostrando que será um nome conhecido internacionalmente nos próximos anos. A pernambucana Higlécia de Oliveira brilhou os 400 m com barreiras. Uma comissão de treinadores escolheu, como melhores atletas da competição o velocista paulista Hugo Balduíno e a fundista Sabine Heitling (RS).

BOXE- DUAS DERROTAS NA ESTRÉIA
O boxe brasileiro estreou com duas derrotas no Campeonato Mundial Juvenil de Boxe Amador, que está sendo disputado em Guadalajara, no México. Na primeira rodada, Adauto Santos, categoria 51 kg, foi derotado pelo filipino Welbeth Loberanis por 27:3. E Luis Santana, 57 kg, perdeu para o ucraniano Sheffer Oleg por 21:6. Hoje luta Marcelo Santos, na categoria 54 kg.

REMO- SEM RENOVAÇÃO
No Troféu Brasil de Remo, disputado na última semana em São Paulo, velhos conhecidos e participantes de Olimpíadas e Pans, como Anderson Nocetti, Fabiana Beltrami, Allan Bittencourt e Thiago Almeida comandaram as principais embarcações vitoriosas. Nenhum novo nome surge no nosso país, que traga esperanças de melhores resultados internacionais.

VÔLEI DE PRAIA- VITÓRIA DE PEDRO/ HARLEY EM MACEIÓ
Campeões do circuito mundial por antecipação, Pedro Solberg e Harley levaram o primeiro título do ano, no circuito Banco do Brasil. Eles derrotaram na final Ricardo/Emanuel por 2 sets a 1, em Maceió. Já no feminino, o título foi inédito para a dupla Maria Elisa/ Val, que bateram na final a Larissa/ Vivian, por 2 sets a 0.

Nenhum comentário: