Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMACÕES 31/10


JUDÔ- CICLO OLÍMPICO COMEÇA NESTE SÁBADO

Acontece em Vitória, no Espírito Santo neste final de semana, a Primeira Seletiva do Projeto Londres 2012, reunindo 84 judocas. É o evento de abertura do novo ciclo olímpico. Quem mais se destacar em cada categoria, nas seletivas, se credencia a lutar com o títular em Pequim, visando tirar o posto deste títular e ganhar a vaga para a próxima Olimpíada. Dentre os destaques da competição estão a campeã mundial júnior Rafaela Lopes e o medalhista de prata em Sidney 2000, Carlos Honorato ( foto). Ele mudou de categoria, devido a problemas de controle de peso, e agora compete no meio-pesado. Outros nomes conhecidos como Daniel Hernandes, Charles Chibana e Rodrigo Artilheiro, também participam. Acho muito interessante esse processo de ranqueamento criado pela Confederação de Judô. Cria competições o ano todo e motiva os atletas.

FUTEBOL FEMININO- MUNDIAL SUB-17
A nova geração do futebol feminino do nosso pais está disputando na Nova Zelândia, o mundial Sub-17. A estréia foi ruim, com derrota para a Inglaterra por 3 a 0. Na madrugada de sábado para domingo, o Brasil faz o segundo jogo diante da Coréia do Sul, que perdeu da Nigéria por 2 a 1. A vitória é fundamental, para não sermos eliminados na primeira fase. Dezesseis seleções disputam o mundial e os 2 melhores de cada grupo avançam para a segunda fase.

BASQUETE- BRASIL NA NBA
Começou nesta semana mais uma temporada da NBA. O Brasil tem 3 representantes, que não trocaram de times. O maior destaque continua sendo Leandrinho, no Phoenix Suns. É quem mais atua. Compete por um time, com chances de brigar pelo título, mas terá que se adaptar ao novo treinador, mais defensivo. Já Nenê, recuperado da cirurgia para a retirada de um cancêr nos testículos, está na sétima temporada pelo Denver Nuggets. Na última, praticamente não atuou, devido a doença. Ele começará como titular na posição de pivô principal. Já Anderson Varejão é o menos utilizado em quadra, atuando pelo Cleveland Cavaliers. Aqui do Brasil, nós torcemos por uma grande temporada dos 3, e que possam voltar a seleção em 2009. Ao contrário de um tal de Marquinhos, que bateu e voltou na NBA, Nenê, Varejão e Leandrinho são os melhores jogadores de basquete do Brasil.

ATLETISMO- MARILSON EM NOVA YORK
Campeão em 2006, Marílson dos Santos compete domingo numa das mais tradicionais maratonas do mundo, a de Nova York. O ano não foi bom para nosso principal maratonista, que espera pelo menos terminar entre os 12 melhores. Os atletas africanos como sempre, são favoritos ao primeiro lugar.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 29/10



( fotografo Alexandre Arruda)

VÔLEI- COMEÇA A SUPERLIGA
Com a presença de 24 equipes, 12 no masculino e 12 no feminino, tem início hoje a Superliga de Vôlei. No feminino as favoritas ao título novamente são Finasa Osasco e Rexona. A surpresa pode ser o São Caetano, que agora conta com as olímpicas Mari, Sheila e Fofão. Na foto ( Fabiana e Fabi do Rexona e Mari do São Caetano) No masculino, o favorito ao título é o atual campeão Cimed/ Brasil Telecom, do levantador Bruninho. Minas Tenis, Santander São Bernardo e Ubra Suzano são outros destaques. As novas regras internacionais do vôlei já serão implantadas nesta Superliga. A primeira mudança será com relação à invasão da linha central. Será permitido invadir a quadra adversária com qualquer parte do corpo, desde que uma parte dos pés do jogador esteja sobre a linha central ou dentro da quadra de sua equipe. Não será permitida a invasão caso haja contato direto com o adversário por baixo da rede. Outra modificação será com relação ao toque na rede. Agora, só será falta quando o jogador tocar no bordo superior ou na antena na parte de cima do bordo superior.

BOXE- BRASIL É MASSACRADO NO MUNDIAL JUVENIL
O boxe brasileiro teve um desempenho lamentável no Mundial Juvenil de Boxe em Guadalajara, México. Em 7 lutas, foram 7 derrotas. A maioria por uma grande diferença de pontos. Nenhum pugilista conseguiu avançar para a segunda rodada. Os últimos 4 eliminados foram: Jeferson Silva ( perdeu de 21 a 2 para Raymont Moylett, da República Dominicana), Felipe Nunes ( perdeu de 10 a 0 para Oskar Lakomy, da República Tcheca), Marcelo Silva ( perdeu de Miguel de La Cruz por 12 a 3), Rodrigo Bentes ( perdeu de 8 a 0 para Chia Lun, de Taipé) e Michel Borges ( perdeu de 11 a 5 para Kim Gil, da Coréia).

GINÁSTICA- MOSIAH E JULIANA COMPETEM NA SUIÇA
O Brasil será representado na Swiss Cup de ginástica, que acontece no próximo domingo, em Zurich, na Suiça por Mosiah Rodrigues e Juliana Silva. É uma competição de duplas. Participam ginastas da China, Alemanha, Holanda, Romênia, Itália, entre outros. Na primeira e segunda, todos os ginastas participam.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 27.10





JUDÔ- A MELHOR PARTICIPAÇÃO NA HISTÓRIA DOS MUNDIAIS JÚNIOR

O Brasil encerrou a participação no Mundial Júnior de Judô em Bangkok, Tailândia, com 5 medalhas: duas de ouro ( Sarah Menezes e Rafaela Silva), uma prata ( Mayra Aguiar) e duas bronzes ( Victor Penalber e Camila Minakawa). No último dia de disputa, Felipe Kitadai ficou em quinto lugar. O resultado foi o melhor do nosso país, na história dos mundiais desta categoria e mostra o crescimento do judô feminino. Mayra, Sarah e a surpreendente Rafaela ( foto) , tem tudo para estarem no auge em Londres 2012. O Brasil acabou em terceiro lugar no quadro de medalhas entre 83 países, atrás apenas do Japão e da França, grandes potências da modalidade. Ao contrário de outros esportes, nosso judô tem renovação e pode continuar com o histórico de medalhas olímpicas. Os atletas das categorias de base, tem recebido verbas para uma preparação adequada, disputam competições internacionais para ganharem experiência, além de conviverem com os atletas da seleção principal. Parte dos atletas que voltarão do mundial já tem compromisso no próximo final de semana: a primeira seletiva olímpica, dias 1 e 2 de novembro, no Espírito Santo. Cada categoria terá cinco concorrentes que buscarão vaga para enfrentar o reserva da seleção olímpica. O vencedor entre estes, então, disputará a posição com o titular em Pequim 2008.

JUDÔ- QUEM É RAFAELA SILVA
Se Sarah e Mayra já eram conhecidas, a grande surpresa brasileira neste mundial júnior foi a carioca Rafaela Silva. Ela nasceu e mora na Cidade de Deus, Rio de Janeiro e começou a praticar judô na ONG Instituto Reação, criada pelo medalhista olímpico Flávio Canto. Pelo ouro no mundial, Rafaela ganhou um prêmio de US$ 2 mil da Federação Internacional de Judô.

HÓQUEI NA GRAMA- NONO LUGAR NO PAN JÚNIOR
A seleção masculina bateu a Jamaica por 3 a 0, na decisão do nono lugar, da competição disputada em Trinidad Tobago. Onze seleções competiram e o Brasil venceu além da Jamaica, a Guiana. O esporte ainda está engatinhando no nosso país e precisa de muito mais praticantes e intercâmbio, para conseguirmos melhores resultados continentais.

ATLETISMO- OLHO NA BÁRBARA
No Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23, disputado em São Paulo, com 380 atletas, alguns destaques. A carioca Bárbara Leôncio, que já tem o patrocínio da Olympikus, venceu as provas de velocidade, 100 e 200 metros, mostrando que será um nome conhecido internacionalmente nos próximos anos. A pernambucana Higlécia de Oliveira brilhou os 400 m com barreiras. Uma comissão de treinadores escolheu, como melhores atletas da competição o velocista paulista Hugo Balduíno e a fundista Sabine Heitling (RS).

BOXE- DUAS DERROTAS NA ESTRÉIA
O boxe brasileiro estreou com duas derrotas no Campeonato Mundial Juvenil de Boxe Amador, que está sendo disputado em Guadalajara, no México. Na primeira rodada, Adauto Santos, categoria 51 kg, foi derotado pelo filipino Welbeth Loberanis por 27:3. E Luis Santana, 57 kg, perdeu para o ucraniano Sheffer Oleg por 21:6. Hoje luta Marcelo Santos, na categoria 54 kg.

REMO- SEM RENOVAÇÃO
No Troféu Brasil de Remo, disputado na última semana em São Paulo, velhos conhecidos e participantes de Olimpíadas e Pans, como Anderson Nocetti, Fabiana Beltrami, Allan Bittencourt e Thiago Almeida comandaram as principais embarcações vitoriosas. Nenhum novo nome surge no nosso país, que traga esperanças de melhores resultados internacionais.

VÔLEI DE PRAIA- VITÓRIA DE PEDRO/ HARLEY EM MACEIÓ
Campeões do circuito mundial por antecipação, Pedro Solberg e Harley levaram o primeiro título do ano, no circuito Banco do Brasil. Eles derrotaram na final Ricardo/Emanuel por 2 sets a 1, em Maceió. Já no feminino, o título foi inédito para a dupla Maria Elisa/ Val, que bateram na final a Larissa/ Vivian, por 2 sets a 0.

sábado, 25 de outubro de 2008

MATÉRIA ESPECIAL- Leve seus filhos para velejar


Sempre aos finais de semana, este blog traz uma matéria especial com dicas de locais para quem quer iniciar os filhos em um esporte. Esta semana escrevo sobre a vela.


O esporte que mais deu medalhas ao Brasil em Olímpiadas é a Vela. Porém, devido ao equipamento utilizado, tem um custo superior a esportes como futebol, natação e tênis de mesa. Porém, vale a pena levar seu filho para experimentar uma modalidade diferente. Uma das escolas mais tradicionais de São Paulo é a a Marina Sylvestre, com mais de 20 anos de tradição.

O curso básico custa neste mês de outubro R$ 395,00, para crianças com mais de 10 anos de idade. O curso dá direito a 12 horas, coletes salva-vidas e os veleiros. Uma outra opção são cursos nos feriados prolongados e nas férias. Vários campeões brasileiros já passaram pela escola.

A Marina Sylvestre oferece também um programa social com aulas gratuítas para crianças em zona de risco, junto a ONG ABBA, que trabalha com crianças de rua. Em média, nos cursos, 40% da procura é de meninas, o que mostra o crescimento da vela feminina no Brasil, que inclusive conquistou sua primeira medalha olímpica com Isabel Swan/Fernanda Oliveira em Pequim.

As aulas são ministradas na represa de Guarapiranga. A escola possuí no total, 6 veleiros Mini-oceano, 5 holders, 1 hobby 16, 3 optmist e 2 Botes de apoio. Para maiores informações ligue para 3798-0055 ou 5660-9999. O endereço da escola é Av Robert Kennedy 3444, Interlagos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

JUDÔ FEMININO CONSEGUE DOIS OUROS NO MUNDIAL JUNIOR- 24/10




JUDÔ- JUDÔ FEMININO CONQUISTA DOIS OUROS NO MUNDIAL JÚNIOR
O judô brasileiro está arrasando no Campeonato Mundial Júnior, disputado na Tailândia. Ontem, a piuaiense Sarah Menezes ( até 48kg), de 18 anos, que esteve na Olimpíada de Pequim, conquistou o ouro. Ela venceu 4 lutas por ippon e uma por wazari. Na final bateu a turca Derya Cibir. Hoje, sexta, foi a vez de Rafaela Silva ( até 57kg), repetir o ouro, sem dar chance as adversárias. Na final venceu por ippon a francesa Automne Pavia, em apenas 23 segundos. Foi a terceira medalha de ouro do judô feminino nestes mundiais ( o primeiro foi com Fabiane Hukuda, em 2000). Já Camila Minakawa foi bronze ( até 63kg). Em dois dias de disputa, já temos 2 ouros e um bronze, todos vindos das judocas. Nos masculino a melhor colocação na Tailândia até agora foi o sétimo lugar de Luis do Carmo. O mundial vai até domingo. Ainda entrarão no tatame pelo Brasil: Mayra Aguiar, Steffani Lupetti, Rochelle Nunes, Felipe Kitadai, Marcos Seixas, Victor Penalber e Marcelo Filho. As maiores esperanças de medalha são Mayra Aguiar e Victor Penalber.

HÓQUEI NA GRAMA- NOVA GOLEADA SOFRIDA
No Pan-Americano Júnior Masculino, em Trinidad Tobago, o Brasil sofreu mais uma goleada, no último joo da fase de classificação: 7 a 0 para o Canadá. Com isso foram 4 derrotas para México, Barbados, Chile e Canadá, com uma vitória sobre a Guiana. O Brasil disputa agora de nono a décimo primeiro lugar.

REMO- VETERANOS VENCEM
No Troféu Brasil, que está sendo disputado na raia olímpica da USP, em São Paulo, os remadores que estiveram em Pequim tem sido destaque. Nas provas de Skiff Simples, por exemplo, vitórias de Anderson Nocetti no masculino e Fabiana Beltrami, no feminino. Já no Double Skiff, outro que esteve na China, Thiago Almeida, venceu ao lado de João Hildebrando. No quatro Sem, vitória de José Nascimento, Leandro Carvalho, Jairo Natanael, Andre Rodigues. É necessário renovação no esporte, porque muitos desses atletas, não conseguirão completar um novo ciclo olímpico.

ATLETISNO- CAMPEONATO BRASILEIO CAIXA SUB-23
Será disputado nesta sexta e sábado, no Ibirapuera, São Paulo, a competição que reunirá quase 400 atletas. Cinco atletas que estiveram em Pequim irão competir: Rosângela Santo ( 17 anos), Ana Cláudia Lemos (19 anos), Bruno Lins (21 anos), Nilson André (22 anos) e Rafael Ribeiro (22 anos).

OLÍMPIADA 2016- GOVERNO LIBERA VERBA
O governo federal liberou mais R$ 3,6 milhões para a "consultoria" das Olimpíadas 2016. Acho lamentável. Dinheiro jogado fora, porque o Brasil não tem chances de vencer a disputa. De 1968 para cá, nenhum país de Terceiro Mundo organizou Olimpíada e o Comitê Olímpico Internacional não é a FIFA.


RESULTADOS DAS ENQUETES
Quem deve ser o novo técnico da seleção feminina de ginástica artística?
Outro técnico estrangeiro 66%, Oleg Ostapenko 33%

Você gosta de assistir competições de natação em piscina curta ( 25 metros)?
50% Sim, 50% não

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 22/10


HÓQUEI NA GRAMA- ESTAMOS ENGATINHANDO
Um dos únicos esportes olímpicos em que o Brasil é um verdadeiro saco de pancadas no continente é o hóquei na grama. Apesar de termos tradição no hóquei indoor ( Sertãozinho) não conseguimos atrair e formar uma boa seleção para a grama. Nem no adulto, nem no junior. Está sendo realizado o Campeonato Pan-Americano Junior, em Trinidad Tobago. O Brasil já realizou 4 partidas, levando chumbo de todos os lados. Ontem, dia 21, obtivemos a primeira vitória sobre a Guiana, por 2 a 0, mas antes fomos massacrados por México ( 8 a 0), Chile ( 6 a 0) e Barbados ( 9 a 0). Hoje o último jogo contra o Canadá, segunda melhor equipe da chave. A derrota é certa. Gostaria de parabenizar os atletas, que foram para esta disputa e estão fazendo o possível. Mas são necessárias novas iniciativas, para que o Brasil possa começar a dar os primeiros passos no esporte.


ATLETISMO- BM&F X REDE
A equipe BM&F costuma vencer todas as competições do atletismo brasileiro e possuí contrato com os principais estrelas do atletismo brasileiro. Mas em breve terá um adversário. O Grupo Rede, de Bragança Paulista, foi vice-campeão do Troféu Brasil, investiu R$ 12 milhões na construção de um CT e quer contar com 40 atletas de ponta, na categoria adulta. A maior contratação do grupo Rede será a campeã olímpica Maurren Maggi, que esteve na BM&F nos últimos 12 anos. Eu acho muito legal termos duas equipes fortes. Em várias modalidades isso já trouxe benefícios para as modalidades.

BOXE- MUNDIAL JUVENIL EM GUADALAJARA
A seleção brasileira juvenil viaja sexta-feira, dia 24, para a competição no México, de 25 de outubro a 1 de novembro. Sessenta e oito países estarão na disputa. A delegação brasileira é composta pelos seguintes atletas: Rodrigo Bentes (DF, 48kg), Adauto Santos ( PA, 51kg), Marcelo Santos ( PA, 54kg), Luis Santana ( DF, 57kg), Jeferson Silva ( PA, 60kg), Michel Borges ( RJ. 69kg), Felipe Nunes ( SP, 75kg).

JUDÔ- MUDANÇAS NAS REGRAS
No próxima Campeonato Mundial Júnior de Judô, a Federação Internacional irá testar algumas mudanças de regras para deixar o esporte mais dinâmico. A primeira mudança será a diminuição do mate ( comando que paralisa a luta). Outra será o fim do koka ( pontuação mais baixa do judô). A principal alteração na minha opinião será a redução do tempo do golden score, de 5 para 3 minutos. Cansamos de ver nas prorrogações, judocas deixando o tempo correr até a decisão dos juízes. Com menos tempo, a luta ficará mais atraente, principalmente para o telespectador.

ESGRIMA- DOIS BRONZES NO IBERO AMERICANO
Na competição realizada na Argentina, o Brasil trouxe 2 bronzes. No florete feminino com Christine Botros e no florete masculino com Fernando Scavazin. Nesta prova, o atleta olímpico João Souza foi apenas o quinto. A Espanha foi a grande vencedora com 4 medalhas de ouro, das 6 possíveis.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 20/10


LEVANTAMENTO DE PESO- O FUTURO PROMETE
O Brasil terminou o Pan-Americano Sub-20 de levantamento de peso na Venezuela, com 6 medalhas de ouro, fato inédito. Superamos duas potências continentais que são Colômbia e Venezuela. Dois nomes foram os responsáveis pelas medalhas e prometem um grande futuro para o esporte, que nunca na história teve um ídolo: Fernando Saraiva ( foto, até 105kg) e Rafael Andrade ( 94kg). Ambos, são atletas do Pinheiros. Neste Pan, cada um levou 3 ouros, vencendo no arranque, arremesso e no total, em suas categorias. Além das medalhas, Fernando foi o atleta a levantar a maior quantidade de peso, contabilizando 332kg. Fernando, já tinha títulos continentais nas categorias sub-15 e sub-17. Rafael, conquistou suas primeiras medalhas em competição internacional.

GINÁSTICA- DIEGO VOLTA COM A PRATA
Na sua primeira disputa pós Pequim, Diego Hipólito ficou com a medalha de prata no solo, na etapa de Glasgow, Escócia, da Copa do Mundo de Ginástica. Com 15.525, Diego foi superado pelo israelense Alexander Shatilov. Na prova de salto sobre o cavalo, o brasileiro terminou em sexto. Outra medalha de prata brasileira veio na barra fixa, com Mosiah Rodrigues. O vencedor foi Alen Dimic, da Eslovênia. Diego precisará de muito treino e esforço, para se manter entre os melhores nos próximos 4 anos, para voltar a sonhar com medalha olímpica.

MARATONA AQUÁTICA- VITÓRIA FÁCIL DE ANA MARCELA NO BRASILEIRO
Depois de terminar em terceiro no circuito mundial, Ana Marcela Cunha voltou ao Brasil e levou o título da última etapa do campeonato brasileiro, em Salvador. Ela concluiu a prova, com mais de 30 segundos de vantagem para a segunda colocada. Vale lembrar que Poliana Okimoto, não competiu. No masculino, vitória de Luis Lima, que já fez muito sucesso em piscina olímpica. Ele superou o olímpico Allan do Carmo. Na classificação geral do campeonato, os títulos ficaram com Maria da Penha, a Pepenha e Luis Lima.


HIPISMO- FESTA ESTRANGEIRA EM SÃO PAULO
Nos últimos dois dias de competições do Athina Onassis em São Paulo ( sábado e domingo), vitórias estrangeiras. No sábado, a irlandesa Jessica Kurten levou o título do Global Champions Tour, o mais importante do hipismo mundial. É uma espécie de Copa do Mundo, com várias etapas. A última foi no Brasil, e a amazona somou o maior número de pontos. Já no domingo aconteceram mais duas provas, ambas vencidas pelo francês Michael Robert. O melhor brasileiro, foi Álvaro Afonso de Miranda, o Doda, em oitavo lugar na prova da tarde, a Nestlé Masters. O prêmio para o melhor cavaleiro durante os 5 dias de competição foi para o alemão Ludger Beerbaum.

REMO- TROFÉU BRASIL COMEÇA HOJE
A disputa será na raia olímpica da USP, reunindo os melhores remadores do país. No total 217 barcos estarão competindo até sábado. O objetivo é descobrir novos talentos para a renovação da seleção brasileira, que contou com muitos atletas experientes, na Olimpíada de Pequim e que dificilmente conseguirão índice para a próxima.

VÔLEI DE PRAIA- TÍTULOS PARA OS OLÍMPICOS
Na etapa de Camaçari, Bahia, do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, títulos para atletas que estiveram em Pequim. No masculino, os campeões foram Márcio/ Fábio Luís
que bateram na final Beto/Lipe por 2 sets a 0. Já no feminino, enquanto espera o retorno de Juliana, contundida, Larissa formou dupla com Vivian e ficou com o título, batendo Ágatha/ Shaylyn, na decisão por 2 sets a 1.

sábado, 18 de outubro de 2008

MATÉRIA ESPECIAL- Centro Olímpico do Ibirapuera: revelando novos talentos


Se o seu filho tem talento para alguma modalidade esportiva, existe um lugar em São Paulo onde ele poderá passar por uma peneira e se aprovado, ter um treinamento adequado para se desenvolver. É o Centro Olímpico do Ibirapuera, hoje comandado pela ex-jogadora de basquete, a genial Magic Paula.

O Centro Olímpico oferece treinamento para novos atletas em 11 modalidades esportivas: atletismo, basquete feminino, boxe, futebol, ginástica artística, handebol, judô, luta olímpica, natação e vôlei.
Anote as seletivas que você pode levar seu filho, ainda neste ano de 2008:

atletismo- última terça de cada mês, idade mínima, 12 anos
basquete feminino- toda quarta-feira, idade mínima, 10 anos
boxe- última semana do mês- idade mínima, 11 anos
futebol feminino- última terça e quinta do mês- idade mínima, 13 anos
ginástica masculina - toda segunda-feira- idade mínima, 8 anos
luta olímpica- toda terça e quinta- idade mínima, 7 anos
natação- toda quarta-feira- idade mínima, 7 anos

Para saber os horários das peneiras e vagas por idade, ligue antes para o Centro Olímpico: 3396-6452 ou 3396-6468. Lembrando mais uma vez, que o Centro Olímpico serve para quem já tem alguma habilidade e quer se desenvolver em um determinado esporte. Para o aprendizado de uma nova modalidade, os pais devem procurar escolinhas e academias. Todas as crianças que quiserem participar das peneiras devem estar acompanhadas. O Centro Olímpico tem 10 mil m2 de área e possuí 3 quadras poliesportivas para basquete, vôlei, futsal e handebol, piscina olímpica aquecida, ginásio de ginástica, dojô para judô e luta, dois campos de futebol, pista de atletismo, academia de boxe e sala de musculação

Grandes atletas da história esportiva do Brasil como Ricardo Prado, Hortência e Montanaro, passaram pelo Centro Olímpico. O endereço é Avenida Ibirapuera, 1315

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 17/10


TÊNIS DE MESA- THIAGO MONTEIRO É O NÚMERO 60 DO MUNDO
A Federação Internacional de Tênis de Mesa divulgou o ranking referente a outubro. O chinês Hao Wang é o primeiro. Até o quinto lugar domínio total da China. O melhor brasileiro continua sendo Thiago Monteiro em 60°. Outro brasileiro que esteve em Pequim, Gustavo Tsubói é o 152° do mundo, 9 posições acima do interminável Hugo Hoyama. No feminino Lígia Santos é a melhor, em 268° lugar, com Mariany Nonaka sendo a número 302

HIPISMO- DODA NA FINAL
Foram definidos nesta quinta-feira, os 18 conjuntos finalistas do Athina Onassis International Horse Show, etapa brasileira que encerra o Circuito Mundial de Saltos. Álvaro Afonso de Miranda, o Doda, foi o mais rápido, mas como cometeu uma falta, terminou em nono. Mas, o que valeu foi a classificação para a final de sábado, porque os conjuntos entrarão zerados. A competição é disputada na Sociedade Hípica Paulista

GINÁSTICA- OLEG PARA OU CONTINUA?
Continua indefinido o nome do novo técnico da seleção feminina de ginástica artística. Depois de Pequim, o ucraniano Oleg Ostapenko, responsável direto pela revolução no esporte, decidiu voltar a sua terra natal, recusando também, uma proposta do Clube Pinheiros, em São Paulo. Mas Oleg, comprou um apartamento em Curitiba, o que pode significar que pensa em voltar ao Brasil. Somente com a troca da presidência da CBG, com a saída depois de muitos anos de Vicélia Florenzano do cargo, essa situação deverá ser resolvida. Eu gostaria que o Oleg prosseguisse, ou que se trouxesse outro técnico do mesmo nível. Senão, todo o trabalho feito nos últimos anos pode desaparecer.

TAEKWONDO- VEM AÍ O RANKING MUNDIAL
A WTF, Federação Mundial de Taekwondo apresentará em dezembro, o projeto do Ranking Mundial de Atletas, baseado nos resultados dos eventos promovidos pela entidade. Com o ranking poderá ser criada uma Liga Profissional de Taekwondo, para atrair mais público e marketing para os atletas. Também deverá ser criado um campeonato anual, com os melhores do ranking, assim como ocorre no tênis.

RESULTADOS DAS ENQUENTES-

Você acha que o futsal deveria substituir o futebol em Jogos Olímpicos?
41% deveriam ficar os dois, 33% sim, 16% nem um nem outro, 8% não


Você costuma assistir jogos da Superliga de Vôlei?
50% sim, 50% não

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 15/10





HIPISMO- COMEÇA O ATHINA ONASSIS
A competição é a principal do hipismo em nosso país e será disputada de hoje até domingo, na Hípica Paulista. A premiação é inédita em competições: 1,84 milhões de euros. A disputa encerra o Global Champions Tour de 2008. Por isso, grandes cavaleiros e amazonas internacionais da Alemanha, EUA, França, Austrália, Catar, Bélgica, entre outros, estarão na disputa. Com Rodrigo Pessoa e Bernardo Alves suspensos, as maiores chances do Brasil estão depositadas em Álvaro Afonso de Miranda ( o Doda, foto) e Pedro Veniss, que esteve em Pequim.

BADMINTON- DOIS VICES EM TORNEIO INTERNACIONAL
Terminou nesta terça-feira o XXIII Brasil Internacional de Badminton, realizado no Clube Paulistano. Nas duplas masculinas Lucas Araújo e Paulo Scala ficaram com o vice-campeonato, ao perderem num jogo muito equilibrado para os peruanos Andres Corpancho e Bruno Monteverde. O Peru é uma grande força do badminton na América do Sul. Outro vice aconteceu nas duplas mistas, com Lucas e Roberta Angi, perdendo para Bruno Monteverde e Claudia Zornoza, também peruanos. Na simples masculina, vitória de Kevin Gordon, da Guatemala. Nenhum brasileiro chegou sequer as semifinais de simples.

LUTA- BRASILEIRA ELIMINADA NO MUNDIAL
O Brasil teve apenas uma representante no mundial de luta livre, realizado no Japão. Joyce Silva perdeu na primeira rodada da categoria até 59kg para uma atleta do Azerbaijão, que mais tarde conquistaria o bronze. O Japão levou 4 dos 7 ouros em disputa.

VÔLEI- O INTERMINÁVEL NALBERT
Um dos maiores jogadores do vôlei brasileiro está de volta as areais, após não ser convocado para a seleção do técnico Bernardinho, que esteve na Olimpíada. Aos 34 anos, Nalbert inicia dupla com outro veterano, Franco, na etapa de Camaçari, Bahia, do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. Nalbert, já passou 2 anos no vôlei de praia, onde teve um bom desempenho. A nova dupla espera chegar até a Olimpíada de Londres, 2012.

NATAÇÃO- não divulguei e nem comentei a etapa brasileira do Mundial de Piscina Curta, em Belo Horizonte, por não ser uma competição em piscina olímpica. Acho uma disputa estranha, tanto que a maioria dos grandes nadadores a ignora, desde a sua criação. Porque a Federação Internacional não cria uma Copa do Mundo, mas em piscina de 50 metros, como acontece no atletismo com os meetings e a Golden League.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 13.10


GINÁSTICA- O RETORNO DE DIEGO HIPÓLITO
A partir desta terça-feira, Diego Hipólito disputa sua primeira competição depois de Pequim. Ele estará em Glasgow, na Escócia, para mais uma etapa da Copa do Mundo. Diego já está garantido na super-final da Espanha, na prova de solo, mas espera se classiificar também no salto sobre o cavalo. Outros dois brasileiros também participarão na Escócia: Mosiah Rodrigues e Renato Oliveira. Este último conquistou o primeiro lugar no Sul-Americano do Peru, no mês passado, na prova de solo e espera ganhar experiência internacional.

JUDÔ- SURPRESAS NO BRASILEIRO DO PIAUÍ
Algumas zebras no Campeonato Brasileiro Sênior de Judô, disputado em Teresina, com a presença de mais de duas mil pessoas no ginásio. Os campeões de cada categoria garantiram vaga na Primeira Seletiva Londres 2012, em novembro. A maior surpresa ocorreu na categoria até 48 kg feminino. Sarah Menezes, que esteve em Pequim perdeu na semifinal e ficou em terceiro. A campeã foi outra atleta que já disputou Olimpíada, Daniela Polzin. Ela retornou de cirurgia e foi um dos destaques da disputa. Já no masculino, categoria até 66 kilos, outro olímpico, Denílson Lourenço foi apenas o quinto, em competição vencida por Ricardo Christoff. Outros campeões: Natália Bordignon ( meio-médio), Hayssa Ewellin ( médio), Claudirene Cezar ( meio-pesado), Rafaela Nitz ( pesado), Leonardo Barbosa ( super-ligeiro), Ricardo Ayres ( ligeiro), Nacif Elias ( meio-médio), Alexsander Guedes ( médio) e Leandro Gonçalves ( meio-pesado).

ATLETISMO- DOMÍNIO ESTRANGEIRO NO MUNDIAL DE MEIA MARATONA
A competição foi disputada por 170 atletas de 41 países no Rio de Janeiro, neste domingo, 12 de outubro. No masculino deu Eritréia, com o tricampeonato de Zersenay Tadese. O melhor brasileiro foi Marílson Gomes, em oitavo. No feminino, vitória da queniana naturalizada holandesa Lornah Kiplagat. A malhor brasileira foi Maria Zeferina Baldaia,em décimo sétimo.

MARATONA AQUÁTICA- ANA MARCELA EM TERCEIRO NO FINAL DA COPA DO MUNDO
Após terminar em quarto lugar em Cancún, México, na última etapa da Copa do Mundo de Maratona Aquática, a baiana Ana Marcela Cunha finalizou em terceiro lugar o circuito, após 8 etapas. Na temporada, Ana, de apenas 16 anos obteve uma medalha de ouro, uma de prata e uma de bronze, provando que tem um futuro brilhante. O título da Copa do Mundo ficou com a alemã Ângela Maurer, seguida pela campeã olímpica Larissa Ilchenko, da Rússia. No masculino Allan do Carmo garantiu a quinta posição na classificação geral, ao chegar em oitavo em Cancún. O título do ano foi para Valério Cleri, da Itália. A Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 2008 foi disputada por 97 nadadores de 30 nações no masculino; e por 67 atletas de 29 países no feminino.

HIPISMO- ANUNCIADA SUSPENSÃO DE BERNARDO
Três meses foi a punição imposta pela Federação Equestre Internacional para Bernardo Resende, devido ao doping do cavalo Chupa Chup, durante a disputa da Olimpíada de Pequim. Um gel utilizado como analgésico no animal teria provocado o doping. Rodrigo Pessoa também está suspenso, devido ao mesmo problema em seu cavalo.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 10.10




BOXE- OURO E PRATA PARA O BRASIL
Excelente a participação brasileira na Copa do Pacífico de Boxe, no Equador. Levamos apenas 2 atletas e ambos foram medalhistas. Esquiva Falcão ( categoria 69kg) foi ouro, ao bater na final Wilmer Hueso, da Colômbia. Foram 4 vitórias até o ouro. Já Eduardo Pereira ( 64kg) ficou com a prata, ao perder para Marlon Aguas, do Equador. Parabéns aos dois atletas.

MARATONA AQUÁTICA- HORA DA DECISÃO
Neste sábado ( 11.10), acontece em Cancún, no México, a última e decisiva etapa da Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas. O Brasil será representado pelos baianos Alan do Carmo, Victor Simões e Ana Marcela Cunha. No feminino, Ana tem chances de título. Ela está em segundo lugar no ranking após sete etapas. Para chegar ao título, a brasileira precisa vencer e a alemã Ângela Maurer, não ficar entre as primeiras colocadas, para poder descontar os 18 pontos que tem de diferença. Já no masculino, Alan do Carmo ocupa a quinta posição do ranking e espera chegar entre os 3 melhores, ao final da competição. Os vencedores de cada etapa ganham 2500 dólares no masculino e feminino.

REMO- THIAGO GOMES ENCERRA CARREIRA E VIRA AUXILIAR TÉCNICO
Depois de 12 anos de seleção brasileira, o remador Thiago Gomes, que esteve presente em Pequim 2008 formando dupla com Thiago Almeida, optou por encerrar a carreira. O melhor resultado dele, foi a medalha de prata no Pan de 2003. Mas Thiago Gomes continuará na seleção brasileira, agora como auxiliar técnico de Rodney Jr.

JUDÔ- TORNEIO VALE VAGA NA PRIMEIRA SELETIVA LONDRES 2012
Acontece neste final de semana no Piauí, reunindo 272 judocas de 25 estados, o Campeonato Brasileiro Sênior de judô. O campeão de cada categoria estará classificado para a Primeira Seletiva do Projeto Londres 2012. Na futura seletiva estarão garantidos além do campeão brasileiro sênior, o campeão brasileiro júnior, o campeão da Taça Brasil,o integrante da seleção no pan-júnior de 2008, o títular da equipe Sub23 e mais um indicado pela comissão técnica da Confederação. O grande destaque da competição será a presença da atleta olímpica Sarah Menezes, competindo em sua terra Natal. Outra atração olímpica será Denílson Lourenço.

ESGRIMA- OURO NO SUL-AMERICANO
Está sendo disputado na Argentina, o Campeonato Sul-Americano de Esgrima. O principal resultado do Brasil foi obtido por Fernando Scavin. Ele conquistou a medalha de ouro no florete masculino. Outro ouro veio na disputa por equipes do florete feminino com Augusta Oliveira e Silvia Roth.

RESULTADOS DAS ENQUETES
O que você achou da permanência do técnico espanhol Monsho Monsalve a frente da seleção masculina de basquete
58% acham que tanto faz, porque o Grego vai continuar a frente da Confederação e 42% acham positiva.

O que você achou da participação do nosso boxe em Pequim?
40% regular, 40% péssima e 20% ótima

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 08.10


PENTATLO- PERNAMBUCO, A CAPITAL NACIONAL DA MODALIDADE
Depois de Yane Marques, campeã pan-americana e que participou da Olimpíada de Pequim, outra atleta pernambucana brilhou no Sul-Americano. Larissa Lellys venceu o campeonato, disputado em Caracas, na Venezuela. Outras duas atletas de Pernambuco Priscila Oliveira e Paula Souza também foram bem, dando o título por equipes para o Brasil. No masculino, o Brasil também venceu por equipes, com nosso principal atleta Wagner Romão, chegando em terceiro.

TAEKWONDO- UM OURO NO PAN DE PORTO RICO
O Brasil encerrou sua participação no Pan Americano de Porto Rico com 5 medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. O grande destaque foi Licínio Soares, vencedor na categoria até 72kg. As outras medalhas foram obtidas por Rafael Garcia ( até 67kg) e Douglas Marcelino ( até 84kg) prata, Leonardo Gomes ( mais de 84kg) e Helorraine Paiva ( até 72kg) bronze.

ATLETISMO- MUNDIAL DE MEIA-MARATONA
O Rio de Janeiro será sede no próximo domingo, do Mundial de Meia-Maratona, reunindo mais de 200 atletas de 50 países. A prova feminina começa as 8h45 e a masculina as 9h15. O Brasil será representado por Marilson dos Santos, Frank Caldeira, Giomar Pereira, João Ferreira Lima, Ivanildo dos Anjos, Maria Zeferina Baldaia, Marizete Rezende, Marizete Moreira, Rosângela Faria e Edielza Alves. Os principais destaques internacionais serão o bicampeão mundial Zersenay Tadese (Eritréia) e o número 3 do Ranking da prova, Patrick Musyoki (Quênia). As maiores esperanças de bom resultado do Brasil se concentram em Marilson e Maria Zeferina.

PENTATLO- YANE EM DÉCIMO SÉTIMO NA COPA DO MUNDO
Na última etapa da Copa do Mundo, disputada em Caldas da Rainha, Portugal, Yane Marques ficou em décimo sétimo, em prova vencida por Donata Rimsaite, da Lituânia. Yane mais uma vez se destacou na esgrima e na natação, terminando entre as primeiras colocadas. Mas ao contrário de Pequim, foi muito mal no tiro, ficando em vigésimo sétimo. No hipismo ficou em uma posição intermediária, mas não conseguiu se recuperar na corrida.

BOXE- DESERÇÕES
Dos 4 pugilistas brasileiros que deveriam disputar a Copa del Pacífico, no Equador, apenas 2 viajaram: Esquiva Falcão ( categoria 69kg) venceu a primeira luta e Eduardo Pereira ( categoria 64kg), ainda irá estrear. Hamilton Ventura e Marcos Sena não se apresentaram para a viagem e não justificaram o motivo.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 05.10


MARATONA AQUÁTICA- MAIS MEDALHA PARA ANA MARCELA
A jovem Ana Marcela mostrou que tem um futuro brilhante. Mais uma vez, ela foi medalhista em uma etapa da Copa do Mundo. Na disputa em Cingapura, penúltima da Copa do Mundo, ela foi vice-campeã, com o tempo de 2h16min25s09 , atrás apenas da campeã olímpica Larissa Ilchenko. Ana Marcela chegou a liderar nas duas últimas voltas e só deixou a vitória escapar nos 200 metros finais. Quinta colocada em Pequim, a brasileira está agora com 80 pontos, na vice-liderança da Copa do Mundo, atrás da alemã Ângela Maurer, com 98. No masculino, Allan do Carmo foi o oitavo, prejudicado por uma virose estomacal. A prova de Cingapura teve empate entre o italiano Valerio Cleri e o russo Daniil Serebrenikov. Na classificação geral, o brasileiro está em quinto. A última etapa acontecerá sábado que vem, em Cancum, no México.

JUDÔ- BRONZE NO MUNDIAL
O Brasil ficou com a medalha de bronze no mundial por equipes do Japão, mostrando mais uma vez sua força e tradição. Na primeira rodada uma incrível vitória sobre os japoneses por 3 a 2, com vitórias de Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg) e Daniel Hernandes (+100kg). Na segunda rodada, derrota para a Geórgia por 5 a 1. Denílson Lourenço fez nosso único ponto. Na disputa do bronze um massacre: 7 a 0 na Argélia. Marcaram pontos para o Brasil: Charles Chibana (-60kg), Denílson Lourenço (-66kg), Victor Penalber (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg) e Daniel Hernandes (+100kg). O título ficou com a Geórgia e a prata com o Uzbequistão. Outro bronze ficou para a Rússia. Foi a terceira medalha do nosso judô neste formato de competição. Em 1998 e 2007 fomos prata. Vale lembrar que a maioria dos países, inclusive o Brasil, não levou força máxima para a competição, devido ao desgaste da Olimpíada.

HIPISMO- RODRIGO SUSPENSO
A Federação Internacional Equestre anunciou uma suspensão de 4 meses para Rodrigo Pessoa, devido ao doping do cavalo Rufus, em Pequim. Além disso, ele perdeu o quinto lugar individual, obtido na Olimpíada, além do décimo lugar com a equipe de saltos. A punição termina em 10 de janeiro de 2009. Rodrigo ainda irá recorrer. Rufus foi testado positivamente para a substância nonivamida, um analgésico, que é proibido pelo regulamento antidopagem. Outro cavaleiro brasileiro com problemas de doping no cavalo, Bernardo Alves, ainda não foi julgado.

BADMINTON- QUARTAS-DE FINAIS FORAM O MÁXIMO NO INDIVIDUAL
Terminou o Pan do Peru de Badminton. Três atletas brasileiros chegaram as quartas-de-finais, quando foram eliminados: Luis Careda, Thaysse Cruz e Fabiana Silva. Uma medalha foi obtida nas duplas mistas. Bronze para Hugo Arthuso e Marina Eliezer.

TRIATLO- REINALDO COLUCCI VENCE ETAPA DO BRASILEIRO
O melhor triatleta brasileiro, que esteve em Pequim, venceu a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Triathlon, no Rio de Janeiro, competindo contra 300 adversários. Ele fez o tempo de 1h48min40s. O segundo lugar ficou com Diogo Sclebin e em terceiro Luiz Francisco Ferreira. A terceira e última etapa será disputada em 14 de dezembro, na Bahia. Já na 5ª etapa do 18º Troféu Brasil de Triathlon, vitórias de Paulo Miyasiro e Carla Moreno. Mais de 600 atletas estiveram na disputa.

TEKWONDO- TRÊS MEDALHAS NO PAN
Nos dois primeiros dias de disputa ( sexta e sábado) no Pan de Porto Rico, nosso taekwondo obteve 3 medalhas: Douglas Marcelino ( até 84kg) foi prata, enquanto que Leonardo Gomes ( mais de 84kg) e Hellorraine Paiva ( até 72kg) foram bronze.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS E INFORMAÇÕES 03/10


TAEKWONDO- SELEÇÃO RENOVADA NO PAN DE PORTO RICO

Começa na noite desta sexta-feira (03/10), o Campeonato Panamericano de Taekwondo, em Caguas, Porto Rico. No Campeonato Brasileiro realizado em setembro, foram definidos os classificados para esta competição. Neste primeiro dia, lutam pelo Brasil Leonardo Gomes ( acima de 84kg), Reginaldo Santos ( até 54kg), Hellorraine Paiva ( até 72kg) e Kátia Arakaki ( até 47kg). Competirão até domingo, Cristiano Valeriano ( até 58kg), André Almeida ( até 62kg), Rafael Garcia ( até 67kg), Licínio Soares ( até 72kg), Fabrício Seider ( até 78kg), Douglas Marcelino ( até 84kg), Talisca Reis ( até 51kg), Josiane Lima ( até 55kg), Rafaela Araújo ( até 59kg), Lorena Coutinho ( até 63kg) e Érica Andrade ( até 67kg). As 4 principais estrelas do taekwondo brasileiro não disputarão esta competição. A medalhista olímpica Natalia Falavignia e Marcio Venceslau não disputaram a seletiva. Já Diogo Silva e Marcel Venceslau perderam lutas no Brasileiro e não se classificaram. Este Pan é uma ótima oportunidade para o surgimento de novos ídolos na modalidade.

MARATONA AQUÁTICA- ALLAN E ANA MARCELA EM CINGAPURA
Será disputada neste sábado, 4 de outubro, a penúltima etapa do Circuito Mundial de Maratona Aquática, em Cingapura. O Brasil compete com Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, ambos brigando pelo título do circuito. Allan está em quarto na classificação geral com 60 pontos. O líder é Valério Clei, da Itália, com 96. Já Ana Marcela é a vice-líder com 62 pontos. Angela Murer, da Alemanha, tem 82.

COB- MAIS 4 ANOS DE NUZMAN
Na noite de ontem, quinta-feira, Carlos Arthur Nuzman foi reeleito para o seu quarto mandato a frente do Comitê Olímpico Brasileiro, o COB. A chapa única foi formada com André Richer. O COB não divulgou em seu site a data da eleição, assim como os candidatos e os presidentes de algumas confederações esportivas foram comunicados da eleição, apenas 3 dias antes. Mesmo assim, 31 dirigentes, de um total de 36, foram ao COB para a reelefição. Nuzman assumiu em junho de 1995. Nos 13 anos de poder é inegável o avanço do esporte brasileiro. Até 1996, o número de medalhas que o Brasil conquistava em Olimpíadas era ridículo. Em 1996 foram 15 medalhas, em 2000 foram 12, em 2004,10 e em 2008, 15. Mas vale destacar que nos últimos anos, o esporte olímpico passou a contar com as verbas da Lei Agnelo Piva, o que antes não ocorria.

BASQUETE- TÉCNICOS MANTIDOS
Para o próximo ciclo olímpico, as seleções de basquete do Brasil continuarão sendo comandadas por Moncho Monsalve e Paulo Bassul. Eles analisarão os próximos torneios nacionais para a formação das seleções, que disputarão a Copa América em 2009. Essa competição é classificatória para o mundial 2010. A Copa América feminina será em Cuiabá. Concordo com a manutenção dos dois treinadores. Moncho não teve ainda tempo de mostrar o que pode fazer e Bassul pelo menos classificou a seleção para Pequim. Quem precisava ser substituído é o presidente da Confederação, o Grego.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

COMENTÁRIOS, INFORMAÇÕES E RESULTADOS DAS ENQUETES- 03/10



JUDÔ- O MISTERIOSO DERLY
Alegando motivos pessoais ( ?????), o bicampeão mundial João Derly pediu dispensa e não representará o Brasil no Campeonato Mundial por Equipes, que acontecerá neste domingo (5), no Japão. O estranho é que isso aconteceu no dia do embarque. Com a saída de Derly, Denílson Lourenço passa para a categoria até 66 kg enquanto que Charles Chibana fica sozinho para as lutas da categoria 60 kg. Os demais componentes da equipe são: Victor Penalber (-73kg), Flávio Canto/Guilherme Luna (-81kg), Eduardo Santos/Hugo Pessanha (-90kg), Leonardo Leite (-100kg), Walter Santos/Daniel Hernandes ( foto), (+100kg). Nas categorias com mais de um atleta, a comissão técnica do Brasil poderá escolher, de acordo com o adversário.

POLO-AQUÁTICO- VEM AÍ A LIGA NACIONAL
A partir do dia 18 de outubro começa a I Liga Nacional BNY Mellon de pólo aquático. A nova competição tem como objetivo reorganizar o polo-aquático brasileiro, que não sabe o que é disputar uma Olimpíada desde 1984. A disputa termina em 21 de dezembro e reunirá 8 clubes, cinco do Rio de Janeiro e 3 de São Paulo. São eles: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Guanabara, Paineiras, Paulistano, Pinheiros e Tijuca. Interessante a iniciativa da CBDA, mas na minha opinião é necessário também a contratação de algum técnico estrangeiro, de países como Hungria, EUA ou Itália, que pudesse implantar um novo sistema, na nossa seleção.

BOXE- BRASIL DISPUTA COPA DO PACÍFICO
Sem nenhum atleta que disputou Pequim, o boxe brasileiro participará da Copa do Pacífico, no Equador. A delegação de 4 atletas, viaja nesta quinta-feira. Os convocados foram: Eduardo Pereira ( até 64kg), Esquiva Falcão ( até 69kg), Marcos Simões ( até 75 kg) e Hamilton Ventura ( até 81kg)

VÔLEI- SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL FEMININO
Depois do título olímpico, o próximo objetivo da seleção feminina é o inédito título mundial. O campeonato acontecerá em 2010, no Japão. Para obter a classificação, o Brasil jogará um quadrangular, entre junho e julho do ano que vem, em nosso país. A disputa terá além do Brasil, o Peru e outras duas seleções sul-americanas, que sairão de uma disputa entre Venezuela, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile e Bolívia. Neste quadrangular, duas seleções garantem a vaga no mundial. Pelo nosso nível, é óbvio que obteremos a vaga.

RESULTADOS DAS ENQUETES
Qual modalidade que distribui muitas medalhas em Olimpíadas, deveria ter maior incentivo no Brasil?
Ginástica 40%, Outra modalidade 18%, Remo e Boxe 14% cada, Levantamento de Peso 10%, Ciclismo 4%

Qual a sua avaliação para a participação da vela brasileira em Pequim
Boa 46%, Ruim 20%, Péssima 20% e Regular 14%