Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: POLIANA OKIMOTO

Minha entrevistada esta semana é nossa campeã mundial de maratona aquática e que está concorrendo ao prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano, Poliana Okimoto. Depois de não ir bem na Olimpíada, Poliana fez uma prova brilhante no mundial conseguindo o ouro. Nas respostas, a atleta de 30 anos  comenta sobre seu foco de agora em diante, como se manter no auge e a importância dos patrocinadores

1 - Em 2014 não temos mundial de esportes aquáticos. Você irá focar no circuito mundial? Quantas etapas pretende disputar?

Meu foco principal já é o Mundial de 2015, mas farei todo o circuito mundial no ano que vem.

2 - Confesso que seu ouro no mundial foi surpreendente. Passados alguns meses da conquista, o que foi mais importante para você conseguir o título?

Bom, primeiro foi ter voltado para São Paulo, ficar perto da minha família e contar com a ajuda de todos os familiares. Isso foi fundamental. Em relação à preparação, ter incluído o treinamento funcional na minha programação foi muito importante para ganharmos a medalha de ouro.

3 - Como tentar se manter no auge, até a Olimpíada de 2016?

Hoje, meu comprometimento com a natação é de 100%. Posso dizer que sou uma atleta profissional e que vou continuar me dedicando integralmente em busca do meu sonho maior que é a conquista da medalha olímpica.


4 - O que mais te agrada e o que é mais difícil na rotina de atleta?
R - Eu sou viciada em treinamento. Meu marido/técnico diz, em tom de brincadeira, que, quando eu for parar de nadar, vai ter que contratar um psicólogo (rsrs). Mas não vou negar que a rotina é bem regrada e isso cansa um pouco. Nós brincamos que nossa rotina é : treinar, comer e dormir (rs). Mas o mais difícil é deixar de comer "coisas" gostosas.

5 - Qual o local mais legal que já competiu e qual o pior, seja pelas condições da água ou do próprio local?

R - O mais legal acho que foi Hong Kong. Além de ser uma cidade diferente e exótica, me dá muita sorte. Fui para lá três vezes e ganhei as três provas. A que tive mais dificuldade foi Shantou, na China. O rio é barrento e cheio de "sujeiras".

6- A Fabiana Murer foi campeã mundial em 2011, não conseguiu repetir o desempenho em 2012 e 2013 e é muito questionada ( absurdamente é lógico) pelo torcedor comum ( aquele do futebol), que não acompanha o esporte no dia a dia. Você teme ocorrer o mesmo com você?

Olha, eu já passei muita coisa no esporte. Já perdi muito e já venci bastante também. Nunca desisti. Hoje, com 30 anos de idade e 24 anos competindo, me tornei campeã mundial. Luto e continuarei lutando com todas as minhas forças para realizar meus sonhos. A caminhada ainda é longa.

7- Você recebeu alguma premiação por parte da CBDA ou dos patrocinadores, por ter sido campeã mundial?

A premiação em dinheiro por causa do resultado no mundial é feita pela Fina. Em relação aos patrocinadores, espero ganhar um aumentinho agora, né. (rs). Mas não posso reclamar. Se hoje sou campeã mundial, devo muito a eles, que acreditam no meu trabalho há anos. Investiram em mim nos momentos bons e, principalmente nos ruins.

8- Cite quem te apoia e patrocina

R - Os patrocinadores são: Correios, Speedo, Sabesp, Exército Brasileiro e Minas Tênis Clube.
 

Nenhum comentário: