Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ENTREVISTA DA SEMANA: JAQUELINE FERREIRA- LEVANTAMENTO DE PESO

O principal nome do levantamento de peso no Brasil hoje, é Jaqueline Ferreira. Ela foi uma das surpresas brasileiras na Olimpíada, com a 8º colocação. Também foi vice-campeã mundial universitária.  No mundial do mês passado acabou sendo desclassificada na categoria 75kg. A atleta respondeu sobre o mundial, a realidade da modalidade no Brasil e  sua paixão pelo levantamento de peso, o LPO.

1- Como você analisa seu desempenho no mundial? Depois da Olimpíada em que você ficou em 8º com novo recorde brasileiro, esperava ter um resultado melhor?

O resultado foi ruim, apesar de estar bem treinada. Fiz em treino uma marca muito boa, e esperava bater os recordes brasileiros na competição. Mas infelizmente não me senti bem na hora da competição. Pela segunda vez competi a noite, e pude comprovar que meu corpo não reage bem nesses horários, já que não tenho o costume de me exercitar em horários noturnos. Estou trabalhando para superar essa minha deficiência e começando a treinar nesses horários.

2- Como você começou no levantamento de peso? O que você mais gosta e o que menos gosta na modalidade?

Comecei por acaso. Praticava atletismo no Centro esportivo de Duque de Caxias, e uma amiga chegou lá comentando que estava praticando o LPO.  Fui recebida pelo meu atual treinador Dragos Doru Stanica, que gostou do meu teste e logo me chamou para integrar a equipe dele.
O que mais gosto desse esporte e que ele te desafia a todo momento, essa coisa de você superar o próprio corpo e aquele peso, e uma coisa alucinante... O que não gosto é que dura muito pouco! São meses de treinamento para acabar em alguns minutos... As vezes da vontade de fazer mais de 3 tentativas.


3- Como uma atleta de levantamento de peso se prepara para chegar ao auge na principal competição do ano?
Levantando peso! ( rsrsrs…) Parece piada mas e verdade né! Na verdade envolve muitas coisas: uma boa periodização do treinamento, suplementação, cuidados com a saúde e outras coisas.

4- Na sua preparação, como é conviver com o medo de contusões?

Na verdade não tenho esse medo! Um atleta de Levantamento de Peso Olímpico normalmente só se machuca quando executa um movimento falho, ou muitas vezes por falta de concentração. Meu treinador prioriza muito a "boa técnica", fazemos bastante correções. Como ele mesmo diz, se você esta preparado e fizer um movimento "perfeito" o risco de se machucar é mínimo.

5- O levantamento de peso distribui muitas medalhas em Olimpíadas e ainda tem poucos praticantes no Brasil? O que você aconselharia para tentar atrair novos praticantes, principalmente entre jovens que hoje procuram academias.

Divulgação e esclarecimentos sobre o esporte, pois ainda há muito preconceito em relação a pratica dessa modalidade.

6- Hoje você vive do levantamento de peso ou tem outro trabalho fora? A verba que você recebe ( se é que recebe), dá para pagar as contas.

Vivo do Levantamento de Peso! Não da pra pensar em Olimpíadas o tempo com outras atividades. A única coisa que mal dá pra conciliar é o estudo, já que estou na minha segunda graduação e faço pós graduação também. A verba nem sempre é suficiente, mas da pra sobreviver.

7- Cite quem te apoia no esporte e se tem patrocinadores?

Atualmente recebo o apoio da Petrobras através da Confederação, do Ministerio do Esporte através do Bolsa Atleta e da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário: