Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- TALES CERDEIRA- NATAÇÃO



A entrevista da semana é com o nadador Tales Cerdeira. Ele obteve índice olímpico para a prova dos 200 peito no Troféu Maria Lenk. Aos 25 anos o carioca disputará sua 1º Olimpíada. Ele respondeu a 6 perguntas

1- Depois de ficar fora do último mundial e da Olimpíada de Pequim você pensou em desistir de nadar?

Deixar a natação, acho que não passou pela minha cabeça. Mas com certeza uma profunda reavaliação de prioridades foi feita. Em 2008 embora não tenha alcançado o índice olímpico, a recuperação foi mais rápida, pois eu precisava melhorar meu tempo para alcançar o resultado. Eu melhorei, mas não o suficiente, o que é absolutamente normal. No ano passado eu poderia ter piorado meu tempo um pouco, que mesmo assim conseguiria a classificação. Mas eu piorei muito. Além de ter nadado mal, perdi a vaga.

2- Que tempo você espera nadar na Olimpíada e qual resultado te deixará satisfeito?

O tempo que pretendo nadar é um segredo. E o resultado que me deixará satisfeito, será o que esse tempo realizar.

3- O nado peito cresceu muito no Brasil nesses últimos anos, só perdendo em resultados para o nado livre. A que se deve isso?

A natação brasileira evoluiu muito nos últimos anos, em todos os estilos. O nado peito é hoje, o estilo mais disputado e mais forte no Brasil. Temos uma das finais mais fortes do mundo, talvez a mais forte. Acredito que a concorrência fez com que o estilo evoluísse tanto. Hoje, são pelo menos 6 atletas a nível de disputa mundial, mas somente 2 podem ser convocados para as principais competições, então ninguém quer ficar de fora. O que nos obriga a treinar ainda mais para conseguir estar em uma seleção. Nadador de peito no Brasil não pode se acomodar.

4- Como é seu dia a dia na natação? Quantas horas treina por dia na piscina e parte física?

Treino em São Paulo, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. No período mais exaustivo, o treinamento chega a 5 horas diárias na piscina, divididos em 2 seções, e mais 1h30 de treinamento fora d'água, diariamente.

5- Porque você escolheu o nado peito? Você tem algum ídolo nesse estilo?

Acredito que tenha sido uma seleção natural. Sou nadador de peito desde que comecei a nadar, e desde muito novo me destaquei nesse estilo. O japonês Kosuke Kitajima é a maior referência no nado peito no mundo. É bicampeão olímpico nas 2 provas (100m e 200m), o maior atleta que esse estilo já teve.

6- A quem você dedica sua classificação para a Olimpíada?

Dedico a minha família que me apoiou em todos os momentos, todas as decisões. Ao meu Clube, o Flamengo, ao Exército Brasileiro pelo apoio durante todos esses anos. A minha equipe de treinamento, o PRO16. Aos profissionais Felipe Domingues, Rafael Rocamora, Nathan Cunha, Gustavo Magliocca e principalmente a meu técnico Alberto Silva, que me fez acreditar que era possível depois de uma temporada tão complicado em 2011.

Um comentário:

Cris disse...

Como é gratificante ler uma entrevista com respostas tão claras, objetivas e consistentes.
Certamente o atleta vai alcançar mto sucesso e brilhar intensamente.
Parabéns ao Tales q já considero um gde campeão.