A Federação Internacional definiu os grupos do vôlei feminino para a Olimpíada. Ao contrário do basquete, futebol e handebol os grupos foram montados de acordo com o ranking mundial e não sorteados. E na minha opinião foram PESSIMAMENTE distribuídos. Um grupo ( A) ficou muito mais forte do que o outro (B). Isso já havia acontecido em outras edições de Olimpíadas. Eles montam pelo ranking. Só que o Japão, que há décadas não ganha nada, aparece em 3º, a frente da Rússia bicampeã mundial, da Itália e da China. Assim, a Grã-Bretanha que não existe no vôlei caiu no grupo do Japão e outras duas seleções muito fracas: Argélia e República Dominicana. Completam a chave Itália e Rússia.
Já a seleção brasileira não terá nenhum jogo tranquilo na 1º fase. Além das eternas rivais EUA e China, enfrentaremos as européias Sérvia e Turquia, além da Coréia do Sul, que superou o Japão no Pré-Olímpico asiático. As 4 melhores se classificam para as quartas de finais. Nesse ponto, cair em um grupo forte tem sua vantagem. Se o Brasil fizer uma boa campanha e terminar em 2º por exemplo, cruzará com um Japão ou República Dominicana abrindo caminho para a zona das medalhas.
FAVORITOS A MEDALHAS- Coloco 4 seleções como candidatas:
EUA- 1º do ranking mundial- Campeã do Grand Prix 2011, vice na Copa do Mundo 2011 e 4º no mundial 2010. Para mim, a principal favorita ao ouro. Contam com a arrasadora atacante Hooker, MVP no último Grand Prix, além de outras jogadoras muito experientes.
Rússia- 7º do ranking mundial- atual bicampeã mundial continua com a gigante Gamova como principal jogadora. Decepcionou no campeonato europeu, mas carimbou a vaga olímpica no Pré-Olímpico mundial de forma invicta.
Brasil- 2º do ranking mundial- depois do ouro olímpico em 2008 fizemos um bom mundial em 2010 ficando com o vice campeonato. Em 2011 fomos vice no Grand Prix e despencamos na Copa do Mundo com o 5º lugar. Tivemos que disputar o Pré-Olímpico Sul-Americano agora em 2012. Em 2008 também não chegamos como favoritos e acabamos campeões. Com o time completo, principalmente sem desfalques ( Natalia, Garay e Mari) podemos brigar pelo bi.
Itália- 4º do ranking mundial- ressurgiu como potência após o título na Copa do Mundo, após ir mal no mundial ( 5º) e Grand Prix ( 7º).
PODEM SURPREENDER- 3 seleções
Turquia- 11º do ranking mundial- A grande surpresa de 2012 ao vencer o duríssimo Pré-Olímpico europeu, superando Rússia, Alemanha e Polônia. Foi 6º no mundial 2010. Estréia em Olimpíada.
China- 5º do ranking mundial. Também ressurgiu com o bronze na Copa do Mundo. Tem um histórico de medalhas olímpicas que precisa ser respeitado ( 2 ouros, 5 no total). Foi bronze em 2008.
Sérvia- 6º do ranking mundial. Campeã européia e bronze no Grand Prix em 2011. Sofreu com os desfalques este ano. Só assegurou a vaga no Pré-Olímpico mundial.
SELEÇÕES QUE COMPLICAM JOGOS MAS NÃO CHEGAM A LUGAR NENHUM - 3 seleções
Japão- 3º do ranking mundial- fez um ótimo mundial 2010 quando conquistou o bronze. Em 2011 foi 4º na Copa do Mundo. Em 2012, decepcionou no Pré-Olímpico mundial. Só conseguiu a vaga num " jogo amigo" contra a Sérvia na última rodada.
Coréia do Sul- 13º do ranking mundial. Não disputou a última Olimpíada e foi 9º no mundial 2010. Surpreendeu ao superar o Japão na classificação final do Pré-Olímpico mundial 2012. Conta com a espetacular atacante Kim Yeon, uma das melhores jogadoras do mundo.
República Dominicana- 9º do ranking mundial- tirou a vaga de Cuba no Pré-Olímpico da Norceca. É uma equipe que oscila demais durante os jogos. Faz sets incríveis e outros medonhos. A principal jogadora é a atacante De La Cruz. Mas com a chave baba que pegou, na pior das hipóteses se classifica em 4º
VÃO APANHAR BASTANTE- duas seleções
Grã-Bretanha- só está porque é o pais sede. Nunca disputou competição importante. Num dia feliz ganha da Argélia
Argélia- 16º do ranking mundial- se classificou como campeã do Pré- Olímpico africano. Foi penúltima na Olimpíada de 2008 e 21º no mundial 2010