Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 31 de maio de 2012

OS ADVERSÁRIOS- VÔLEI FEMININO


A Federação Internacional definiu os grupos do vôlei feminino para a Olimpíada. Ao contrário do basquete, futebol e handebol os grupos foram montados de acordo com o ranking mundial e não sorteados. E na minha opinião foram PESSIMAMENTE distribuídos. Um grupo ( A) ficou muito mais forte do que o outro (B). Isso já havia acontecido em outras edições de Olimpíadas. Eles montam pelo ranking. Só que o Japão, que há décadas não ganha nada, aparece em 3º, a frente da Rússia bicampeã mundial, da Itália e da China. Assim, a Grã-Bretanha que não existe no vôlei caiu no grupo do Japão e outras duas seleções muito fracas: Argélia e República Dominicana. Completam a chave Itália e Rússia. 


Já a seleção brasileira não terá nenhum jogo tranquilo na 1º fase.  Além das eternas rivais EUA e China, enfrentaremos as européias Sérvia e Turquia, além da Coréia do Sul, que superou o Japão no Pré-Olímpico asiático. As 4 melhores se classificam para as quartas de finais. Nesse ponto, cair em um grupo forte tem sua vantagem. Se o Brasil fizer uma boa campanha e terminar em 2º por exemplo, cruzará com um Japão ou República Dominicana abrindo caminho para a zona das medalhas.

FAVORITOS A MEDALHAS- Coloco 4 seleções como candidatas:

EUA- 1º do ranking mundial- Campeã do Grand Prix 2011, vice na Copa do Mundo 2011 e 4º no mundial 2010. Para mim, a principal favorita ao ouro. Contam com a arrasadora  atacante Hooker, MVP no último Grand Prix, além de outras jogadoras muito experientes.

Rússia- 7º do ranking mundial- atual bicampeã mundial continua com a gigante Gamova como principal jogadora. Decepcionou no campeonato europeu, mas carimbou a vaga olímpica no Pré-Olímpico mundial de forma invicta.

Brasil- 2º do ranking mundial- depois do ouro olímpico em 2008 fizemos um bom mundial em 2010 ficando com o vice campeonato. Em 2011 fomos vice no Grand Prix e despencamos na Copa do Mundo com o 5º lugar. Tivemos que disputar o Pré-Olímpico Sul-Americano agora em 2012.  Em 2008 também não chegamos como favoritos e acabamos campeões. Com o time completo, principalmente sem desfalques ( Natalia, Garay e Mari) podemos brigar pelo bi.

Itália- 4º do ranking mundial- ressurgiu como potência após o título na Copa do Mundo, após ir mal no mundial ( 5º) e Grand Prix ( 7º).

PODEM SURPREENDER- 3 seleções

Turquia- 11º do ranking mundial- A grande surpresa de 2012 ao vencer o duríssimo Pré-Olímpico europeu, superando Rússia, Alemanha e Polônia. Foi 6º no mundial 2010. Estréia em Olimpíada.

China- 5º do ranking mundial. Também ressurgiu com o bronze na Copa do Mundo. Tem um histórico de medalhas olímpicas que precisa ser respeitado ( 2 ouros, 5 no total). Foi bronze em 2008.

Sérvia- 6º do ranking mundial. Campeã européia e bronze no Grand Prix em 2011. Sofreu com os desfalques este ano. Só assegurou a vaga no Pré-Olímpico mundial.

SELEÇÕES QUE COMPLICAM JOGOS MAS NÃO CHEGAM A LUGAR NENHUM - 3 seleções

Japão- 3º do ranking mundial- fez um ótimo mundial 2010 quando conquistou o bronze. Em 2011 foi 4º na Copa do Mundo. Em 2012, decepcionou no Pré-Olímpico mundial. Só conseguiu a vaga num " jogo amigo" contra a Sérvia na última rodada.

Coréia do Sul- 13º do ranking mundial. Não disputou a última Olimpíada e foi 9º no mundial 2010. Surpreendeu ao superar o Japão na classificação final do Pré-Olímpico mundial 2012. Conta com a espetacular atacante Kim Yeon, uma das melhores jogadoras do mundo.

República Dominicana
- 9º do ranking mundial- tirou a vaga de Cuba no Pré-Olímpico da Norceca. É uma equipe que oscila demais durante os jogos. Faz sets incríveis e outros medonhos. A principal jogadora é a atacante De La Cruz. Mas com a chave baba que pegou, na pior das hipóteses se classifica em 4º

VÃO APANHAR BASTANTE-
duas seleções

Grã-Bretanha- só está porque é o pais sede. Nunca disputou competição importante. Num dia feliz ganha da Argélia

Argélia- 16º do ranking mundial- se classificou como campeã do Pré- Olímpico africano. Foi penúltima na Olimpíada de 2008 e 21º no mundial 2010









quarta-feira, 30 de maio de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: ADRIANA ARAÚJO- Boxe


Esta semana a entrevista é com uma das duas representantes do Brasil no boxe feminino, que estréia em Londres. ADRIANA ARAÚJO compete na categoria 60kg após chegar as quartas de finais do mundial há algumas semanas. A baiana de 29 anos respondeu a 6 perguntas.

1- Como você avaliou seu desempenho no mundial? Ficou satisfeita?

Fiquei satisfeita pela classificação olímpica, sabendo que poderia trazer medalha do mundial. Mas terei algo melhor lá na frente

2- No que você vai focar seu treinamento até a Olimpíada e qual sua expectativa de resultado?
 

Dá para chegar em uma medalha?
Irei explorar minha velocidade. Tenho certeza que irei brigar por medalhas.

3- Como você analisa o atual momento do boxe feminino no Brasil? Como foi a preparação oferecida pela Confederação para o mundial?

O boxe feminino vive sua melhor fase. Os atletas estão mais experientes. Isso vem sendo mostrado nos intercâmbios porque vários países tem nos procurado para treinamentos. A preparação foi feita com sucesso e graças a Deus pude aproveitar o máximo.

4- Você perdeu para a russa Ochigava nas quartas de finais e ela se tornou vice-campeã mundial? Qual foi sua maior dificuldade na luta?
Na luta ela foi melhor do que eu. Soube usar mais a inteligência


5- Já dá para se imaginar participando do desfile de atletas na abertura da Olimpíada?

Esperei 11 anos por esse momento e poderei desfrutar agora

6- A quem você gostaria de agradecer pela vaga olímpica conquistada?

A Deus primeiramente, por ter me dado força, coragem e espírito de superação por todas as dificuldades que tenho passado. Ao meu treinador Rangel Almeida que me encaminhou nos primeiros passos no boxe. E a Luis Carlos Dorea por trilhar o meu boxe durante 10 anos para vitória.

terça-feira, 29 de maio de 2012

TÊNIS DE MESA- A ABSURDA ESCOLHA DE GUI LIN


Uma das coisas que mais me deixa  irritado no esporte é quando a escolha de um atleta para uma competição não leva em consideração o critério técnico. Em esportes coletivos dá até entender porque um técnico escolhe tal jogador para uma posição ao invés de outro. Pode ser porque ataca melhor, defende melhor, etc. Em esportes individuais não pode existir isso. Quem tem melhores resultados tem que ser o escolhido. Não foi o que aconteceu no tênis de mesa. O técnico Lincon Yasuda e a Confederação escolheram como  3º integrante da equipe feminina a chinesa naturalizada Gui Lin e não a brasileira Jéssica Yamada. As outras mesa-tenistas que vão a Londres são Lígia Silva e Caroline Kumahara. Vou explicar porque considero um absurdo

1- Gui Lin tem colocação PIOR do que Jéssica Yamada no ATUAL RANKING MUNDIAL.

2- Jéssica participou de todo o ciclo olímpico. Disputou o Pan de Guadalajara, mundiais, Pré-Olímpico, sempre com resultados fundamentais para a equipe brasileira, principalmente por equipes

3- No mundial por equipes 2012, Jéssica contribuiu com vitórias nos confrontos contra India, Suiça e Venezuela. Na partida contra a Eslovênia, vitória do Brasil por 3 a 2. O ponto 3 foi feito por Jéssica Yamada. A vitória garantiu o Brasil na 2º divisão. No mundial por equipes 2010, Jéssica fez pontos nas vitórias contra Grécia, Nova Zelândia, Eslovênia e Estonia.

4- A chinesa Gui Lin nunca atuou com a equipe brasileira adulta. Foi naturalizada a poucos meses. Não é um fenômeno, como muitos imaginam. Esse negócio de levar para ganhar experiência é uma tremenda balela. No atletismo cansaram de levar jovens promessas em Olimpíadas anteriores que não deram em nada.

 
 

5- O Brasil não vai ganhar medalha olímpica no tênis de mesa feminino. O que essa " troca"contribui para o país?

6- Como ficam as milhares de crianças que praticam tênis de mesa e sonham chegar um dia a Olimpíada, sabendo que a Confederação " escolhe atletas" de forma subjetiva. Como uma chinesa ganha "de presente" uma vaga olímpica, que é disputada a cada 4 anos

7- Gui Lin não tem totais  condições físicas. Tanto que "seleciona", as competições que vai participar.

8-  No mínimo, o mais correto seria um confronto " na mesa" entre Gui Lin,  Jéssica Yamada e outras duas brasileiras melhores ranqueadas.

No masculino Thiago Monteiro ficou com a 3º vaga. Ele disputava  com Casuo Matsumoto. No último final de semana tivemos o Campeonato Latino e Thiago foi o campeão. Pelo menos no masculino, o critério foi mais justo. Thiago se junta a Hugo Hoyama e Gustavo Tsubói. 


RESULTADO DA ENQUETE

Escolha 6 modalidades que você mais gosta de assistir na Olimpíada?

Natação 64%, vôlei 60%, atletismo 57%, judô 55%, ginástica 54%, vôlei de praia 41%, basquete 39%, futebol 37%, handebol 29%, boxe 19%, hipismo 15%, luta e taekwondo  14%,  ciclismo, saltos ornamentais  e esgrima  13%, tênis de mesa e vela 12%, levantamento de peso, tênis, tiro com arco  e remo 11%, canoagem 9%, polo-aquático 8%,  tiro e badminton 7%, hóquei na grama 6%, pentatlo 5%

sexta-feira, 25 de maio de 2012

CICLISMO- BMX- MAIS UMA MODALIDADE BRASILEIRA CLASSIFICADA


O Brasil foi muito bem no mundial de ciclismo BMX da Inglaterra e garantiu duas vagas para a Olimpíada. No feminino Squel Stein chegou a final, ficou em 6º e garantiu ao Brasil a primeira vaga entre os países que possuíam ciclístas entre os 7 primeiros do ranking. No masculino, Renato Rezende atingiu as quartas de final e também ficou entre os ciclistas que não possuíam ciclistas no ranking. O ciclismo brasileiro será representado na estrada, BMX e mountain bike em Londres. Só na pista não disputaremos.

ATLETISMO- FABIANO PEÇANHA FAZ ÍNDICE OLÍMPICO NOS 800 METROS
 
O meio-fundista Fabiano Peçanha conquistou o índice olímpico na prova dos 800m  durante a Copa Rio Grande do Sul. Fabiano venceu com o tempo de 1m45s31, 29 centésimos abaixo da marca exigida. Ele tirou a vaga que era disputada por Diego Gomes e Diomar Noêmio de Souza que possuíam o mesmo tempo de 1m45s62 (índice B).


TRIATLO- BRASIL DEFINIDO PARA LONDRES
 
Com a final da etapa de Madrid e o 34º lugar de Bruno Matheus no masculino, o Brasil já sabe quem serão os representantes na Olimpíada: Reinaldo Colucci vencedor do Pan de Guadalajara, Pamella Oliveira e Diogo Sclebin ( foto)  pelo ranking mundial. Em Madri, as vitórias foram de Nicola Spirig da Suiça no feminino e Jonathan Browlee da Grã-Bretanha 



RESULTADO DA ENQUETE:
Quais judocas do Brasil conquistarão medalhas olímpicas?
Leandro Guilheiro 86%, Mayra Aguiar 83%, Sarah Menezes 70%, Rafaela Silva 62%, Tiago Camilo 59%, Rafael Silva 56%, Leandro Cunha 35%, Erica Miranda 32%, Maria Portela 29%, Maria Suelen 21%, Felipe Kitadai 18%, Bruno Mendonça 16%, Mariana Silva e Luciano Correa 10%.

VÔLEI- DEFINIDAS OS 12 CLASSIFICADAS PARA LONDRES NO FEMININO

Terminou o Pré-Olímpico mundial e já são conhecidas as 12 seleções que disputarão a Olimpíada de Londres. Na última rodada a Sérvia venceu o Japão por 3 a 2, resultado que classificou as duas seleções e eliminou a Tailandia, que terminou com a mesma pontuação do Japão. A campeã foi a Rússia, de forma invicta. A Coréia foi a grande surpresa e ficou em 2º lugar. A decepção fica por conta de Cuba, que após décadas, ficará fora da disputa olímpica. As 12 seleções que disputarão a Olimpíada são  feminino:Brasil, Itália, EUA, China, Turquia,Rep Dominicana, Argélia,Grã-Bretanha, Japão, Sérvia, Rússia e Coréia. Em relação a última Olimpíada ficaram fora Cuba, Polonia, Venezuela e Casaquistão. As novidades: Turquia, Rep Dominicana, Grã-Bretanha ( país sede) e Coréia.

HANDEBOL- DEFINIDOS AS 12 CLASSIFICADAS PARA LONDRES  NO FEMININO

Assim como no vôlei, o handebol feminino também definiu todos os 12 classificados para a Olimpíada. Da Europa serão 9 seleções. O Brasil vive um ótimo momento, mas terá adversários fortíssimos para tentar chegar a zona de medalhas. Os classificados:  Brasil, Noruega,  Suécia, Angola, Coréia, Grã-Bretanha, França, Montenegro, Rússia, Espanha, Croácia e Dinamarca. Pelo menos 5 seleções são candidatas ao ouro: Noruega, França, Rússia, Espanha e Dinamarca. A seleção feminina venceu um torneio preparatório na Turquia. Depois de passar por Suécia e Bielorrússia, vencemos a Turquia por 34 a 24. Na próxima quarta e sexta faremos 2 amistosos contra a Coréia, uma seleção tradicional no handebol. 



JUDÔ-  BRASIL É O MELHOR NO GRAND SLAM DE MOSCOU

Poucos judocas de alto nível participaram do Grand Slam de Moscou. Pelo Brasil, as 4 judocas que vão a Olimpíada faturaram ouro: Erica Miranda, Sarah Menezes, Maria Portela e Maria Suelen. Sarah venceu duas lutas, incluindo a romena Aline Dumitru, atual campeã olímpica. Maria Suelen também só precisou superar duas adversárias. Érica e Maria Portela tiveram que passar por 4 adversárias até o ouro. O Brasil terminou  em 1º no quadro de medalhas.

VÔLEI DE PRAIA- FINAL BRASILEIRA NA REPÚBLICA TCHECA

O Brasil dominou a etapa da República Tcheca de vôlei de praia. Ricardo e Pedro Cunha venceram a final contra Alison e Emanuel. As duas duplas devem ser as representantes do Brasil na Olimpíada.  A próxima etapa do circuito será na Rússia, em 6 de junho, para homens e mulheres.




PENTATLO- YANE MARQUES É BRONZE NA CHINA

Yane Marques disputou namadrugada de sábado a final da Copa do Mundo na China, que reuniu as 36 melhores da temporada. Mesmo com a ausência de algumas atletas de alto nível, a pernambucana conseguiu um resultado excepcional. Foi medalha de bronze. O ouro ficou com Laura Asadauskaite. O desempenho de Yane foi o seguinte: 4º na esgrima, 2º na natação, 29º no hipismo e 21º no combinado tiro-corrida. Yane chega com condições de surpreender na Olimpíada. Ela foi  6º no campeonato mundial. Na temporada da Copa do Mundo foi 10ª nos EUA, 5º no Rio de Janeiro, não disputou na Hungria, 5º na Rússia e agora bronze na China. 

CANOAGEM- ETAPA DA COPA DO MUNDO DE DUISBURGO

A dupla brasileira classificada para Londres,  Erlon Silva e Ronilson Oliveira ficou em 8º na prova olímpica do C 2 1000 m, na etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade em Duisburg, na Alemanha. Um resultado melhor do que na semana passada. Quem fez bonito foi Nivalter Santos, que não vai a Londres. Ele foi bronze no C1 200m. Eu só cito provas olímpicas.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

222 ATLETAS BRASILEIROS CONFIRMADOS NA OLIMPÍADA



Rubens Donizete do mountain bike é mais um  atleta brasileiro classificado para a Olimpíada de Londres. O ranking olímpico da modalidade foi finalizado pela União Ciclistica Internacional  e o Brasil ficou em 18º. Com isso teve direito a uma vaga no masculino. Rubinho já esteve presente em 2008. No feminino, não obtivemos vagas. 

O Comitê Olímpico Brasileiro por enquanto não conta a vaga de reserva no hipismo saltos, então vou seguir este critério. Temos 222 atletas classificados. Em 2008, o Brasil não só levou um reserva, como ela, Camila Mazza, acabou competindo na vaga de Doda Miranda. Na relação do COB não consta o nome de Pamella Oliveira, mas ela já está matematicamente garantida, então aparece na minha lista. Confira os classificados

ATLETISMO- 19 atletas até agora :
8 mulheres-Rosângela Santos ( 100m) Ana Claudia Lemos ( 200 m), Adriana da Silva ( maratona), Maurren Maggi ( salto em distância), Fabiana Murer ( salto com vara), Keila Costa ( salto triplo), Laila Ferrer ( lançamento do dardo) e Andressa Oliveira ( lançamento do disco)

11 homens- Bruno Lins,Aldemir Gomes, Diego Cavalcanti (200m), Mauro Vinicius da Silva ( salto em distância), Fábio Gomes ( salto com vara), Jonathan Henrique ( salto triplo), Marílson Gomes dos Santos, Franck Caldeira e Paulo Roberto de Paula ( maratona), Ronald Julião ( lançamento do disco), Diomar de Souza ou Diego Souza ( 800 metros).

BASQUETE FEMININO- 12 atletas
Grupo B- Brasil, Austrália, Rússia, Reino Unido, 3º e 5º do Pré-Olímpico
Grupo A- EUA, China, Angola, 1º, 2º e 4º do Pré-Olímpico

BASQUETE MASCULINO- 12 atletas

Grupo B- Brasil, Espanha, Australia, China, Reino Unido e 3º do Pré-Olímpico
Grupo B- EUA, Argentina, França, Tunísia, 1º e 2º do Pré-Olímpico

BOXE- 9 atletas- Yamaguchi Falcão( 52kg), Robenilson de Jesus ( 56kg), Robson Conceição ( 60kg), Everton Lopes ( 64kg), Myke Carvalho ( 69kg),Esquiva Falcão ( 75kg), Julião Neto (81kg), Adriana Araújo (60kg) e Roseli Feitosa ( 75kg)

CANOAGEM- 3 atletas
 

velocidade- Erlon Souza/Ronilson Oliveira- prova de C2 1000m
slalom- Ana Sátila

CICLISMO- 4 atletas
ESTRADA- 3 nomes indefinidos
MOUNTAIN BIKE - Rubens Donizete

ESGRIMA- 3 atletas: Guilherme Toldo, Renzo Agresta e Athos Schwantes

FUTEBOL FEMININO- 18 atletas
Grupo A- Brasil, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Camarões
Brasil x Camarões dia 25/07
Brasil x Nova Zelandia, dia 28/07
Brasil x Grã-Bretanha, dia 31/07
Grupo B: Japão, Canadá, Suécia e África do Sul
Grupo C: Estados Unidos, França, Colômbia e Coreia do Norte

FUTEBOL MASCULINO- 18 atletas
Grupo C- Brasil, Bielorrússia, Egito e Nova Zelândia
Brasil x Egito- dia 26/07
Brasil x Bielorrússia- dia 29/07
Brasil x Nova Zelândia- 01/08
Grupo A- Grã-Bretanha, Senegal, Uruguai e Emirados Árabes
Grupo B- México, Coréia do Sul, Gabão e Suiça
Grupo D- Espanha, Japão, Honduras e Marrocos

GINÁSTICA- 8 atletas

No masculino Diego Hypólito, Sergio Sasaki e Arthur Zanetti
No feminino a equipe com 5 atletas ( nomes indefinidos)

HANDEBOL FEMININO- 14 jogadoras

HIPISMO- 10 atletas
equipe de saltos- 4 atletas- nomes indefinidos
equipe de CCE- 5 atletas - nomes indefinidos
Adestramento- Luisa Almeida

JUDÔ- 14 VAGAS
7 Homens- Felipe Kitadai,  Bruno Mendonça, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Rafael Tiago Camilo, Luciano Correa e Rafael Silva

7 Mulheres- Sarah Menezes, Érika Miranda, Mariana Silva, Rafaela Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suelen

LEVANTAMENTO DE PESO- 2 atletas-

Jaqueline Ferreira ( 75kg) e 1 no masculino ( provavelmente Fernando Saraiva)

LUTA- Joice Silva

MARATONA AQUÁTICA- Poliana Okimoto

NADO SINCRONIZADO- 2 atletas-
Lara Teixeira e Nayara Figueira

NATAÇÃO- 19 vagas 

4 mulheres- Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Joana Maranhão ( 400 medley), Fabíola Molina ( 100 costas)
15 homens- Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Nicolas Oliveira ( 100 livres), Daniel Orzechowski ( 100 costas), Felipe França e Felipe Lima  ( 100 peito),  Henrique Barbosa e Tales Cerdeira ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Glauber Silva ( 100 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta e 200 costas), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley, 100 costas), Marcelo Chierighini ( rev 4x100), Nicholas Santos ( rev 4x100) Henrique Rodrigues ( 200 medley).

PENTATLO- Yane Marques


REMO- 4 atletas- Anderson Nocetti ( single skiff) Kissya Cataldo ( single skiff), Fabiana Beltrame e Luciana Bartholo ( double skiff leve)

SALTOS ORNAMENTAIS- 2 atletas:
Hugo Parisi e Cesar Castro

TAEKWONDO- 2 atletas:  Diogo Silva e Natalia Falavignia

TÊNIS DE MESA- 6 atletas: Hugo Hoyama, Gustavo Tsubói, Caroline Kumahara e Lígia Silva. Faltam definir mais duas vagas para equipes

Masculino por equipes: Grã-Bretanha, Rússia, Suécia, Austria, Portugal, Alemanha, Brasil, Canadá, China,Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Hong Kong, Cingapura, Egito Austrália

Feminino por equipes: Alemanha, Polonia, Holanda, Grã-Bretanha, Espanha, Austria, Brasil, EUA, China, Hong Kong, Cingapura, Japão, Coréia do Sul, Coréia do Norte e  Australia e Egito

TIRO- 2 atletas:  Filipe Fuzaro ( fossa double) e Ana Ferrão ( pistola tiro rápido)

TIRO COM ARCO- 1 atleta-
nome indefinido

TRIATLO- 2 atletas- Reinaldo Colucci  e Pamella Oliveira

VELA- 9 atletas
Classes Laser Radial- Adriana Kostiw
RS:X feminina- Patrícia Freitas .
Finn- Jorge Zarif
RS:X masculina- Bimba
Laser masculina- Bruno Fontes
Star- Robert Scheidt/ Bruno Prada
470 feminina- Fernanda Oliveira e Ana Barbachan

VÔLEI FEMININO- 12 atletas
 

VÔLEI MASCULINO- 12 atletas 
 -----------------------------
O Brasil ainda terá 4 duplas no vôlei de praia ( duas masculinas e duas femininas.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: LAILA FERRER- atletismo- lançamento do dardo


A surpresa positiva no último final de semana no esporte brasileiro foi a classificação para a Olimpíada de Laila Ferrer do lançamento de dardo. No GP Internacional do Rio de Janeiro, Laila fez 60m21, superando os 59m75 do índice. Se fizesse essa marca no último mundial, seria 8º colocada. A cearense de 29 anos só começou a competir aos 25. Ela  respondeu a 6 perguntas.

1- Você esperava alcançar o índice olímpico no GP do Rio. Como foi seu treinamento?

Eu sabia que poderia lançar sim e fui determinada a fazer o índice. Desta forma, ficaria tranquila para competir no Ibero Americano e no Troféu Brasil. Os meus treinamentos foram focados pelo meu treinador Pedro Attilio para estas competições e estão dando certo.

2- O Brasil não tem tradição em provas de arremessos, ao contrário das provas de saltos? Na sua avaliação, o que é preciso para esse quadro mudar?
O Brasil investe muito pouco no atletismo na escola. As crianças tem poucas oportunidades de praticar o atletismo pois não temos pistas suficientes. Eu mesmo só conheci o atletismo quando entrei na faculdade aos 25 anos.

3- Que resultado te deixará satisfeito em Londres? Repetir o arremesso do Troféu Brasil?

Vou treinar com o foco de ultrapasar os 63 metros. Acho que esse seria um bom resultado e me levaria a uma final olímpica.

4- O que a levou a praticar o lançamento do dardo?  Há quantos anos você treina e qual sua rotina de treinamentos?

Com 25 anos de idade entrei na faculdade de educação física no Ceará. Fui convidada a fazer um teste no atletismo e me apresentaram o dardo. Então o treinador viu que eu tinha o braço rápido e me colocou para lançar. Me apaixonei. Treino segunda, quarta e sexta em Santo André, em uma academia chamada Nautilus. As terças, quintas e sábados treino no Centro Olímpico em São Paulo, de 2 a 4 horas por dia.

5- Você tem algum ídolo ( a) no lançamento de dardo?

Sim.Jan Zelezny, tcheco tricampeão olímpico em 1992, 1996 e 2000.

6- A quem você gostaria de agradecer pela obtenção do índice olímpico?

Primeiramente a Jesus e Maria, pois tenho muita fé que eles me concederam essa benção. A minha família, meu treinador e em especial ao meu noivo Wagner Domingos, o Montanha, que é lançador de martelo. Ele me apoia em tudo. E a todos que desde o meu início no atletismo, me ajudaram a acreditar que eu seria capaz.

terça-feira, 22 de maio de 2012

AS ADVERSÁRIAS- MAURREN MAGGI



Nossa campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi terá várias adversárias de excelente nível, principalmente americanas e russas na busca pelo bicampeonato. Mas o salto que fez  no GP de São Paulo, no Ibirapuera na semana passada, de 6m85, mostrou que tem condições de brigar por uma nova medalha olímpica. Foi o 3º melhor salto do ano.  No mundial de 2011, Maurren ficou apenas em 11º. Na final queimou os 2 primeiros saltos e pressionada, saltou apenas 6m17. A seletiva americana que define a delegação para Londres ainda não aconteceu. mas a principal favorita ao ouro Britney Reese, não deverá ter problemas para se classificar. Confira as principais adversárias de Maurren

Britney Reese- EUA
- é a principal favorita ao ouro. Bicampeã mundial em 2009 e 2011 quando saltou 7m10 e 6m82. Em 2011 precisou de apenas um salto para garantir o ouro no mundial. Ouro nas etapas de Zurich, Monaco, Roma e Lausanne da Liga Diamante 2011. Este ano já saltou 7m12 e 7m04

Ineta Radevida- Letônia- foi campeã européia saltando 6m92. Bronze no último mundial. Bronze na etapa de Zurich da Liga Diamante

Funmi Jimoh- EUA- venceu as etapas de Doha e Nova York da Liga Diamante em 2011 saltando 6m88. Este ano já saltou 6m80

Darya Klishina- Rússia- prata em Lausanne e Monaco e bronze em Birminghan na Liga Diamante 2011. Em 2011 saltou 7m05 em Ostrava

Olga Kucherenko-  Rússia- prata no mundial 2011.

Nastassia Myronchyk- Bielorrússia- 4º no último mundial. Prata na etapa de Zurich da Liga Diamante


Éloyse Lesueur- França- bronze em Roma e Monaco na Liga Diamante 2011. Já saltou 6m75 este ano

Sostene Moquenara- Alemanha - Fez um salto de 6m72 este ano

Naide Gomes- Portugal- eterna rival de Maurren. Em 2008 era apontada como favorita ao ouro olímpico. Foi mal no mundial 2011

Karin Melis- Turquia- bronze no mundial 2009

Shara Proctor- Grã-Bretanha- bronze na etapa de Lausanne da Liga Diamante

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ATLETISMO- ROSÂNGELA, LAILA E ANDRESSA COM ÍNDICES PARA LONDRES



O final de semana  acrescentou mais 3 integrantes a delegação brasileira de atletismo  em Londres.  No GP Internacional do Rio de Janeiro finalmente Rosângela Santos conseguiu o índice nos 100 metros, após bater na trave em outras competições. Ela venceu  com 11s21. O índice era de 11s22. A boa surpresa foi o índice de Laila Ferrer no lançamento do dardo. Ela superou a cubana Ribiaux com um arremesso de 60m21 e conquistou o ouro. O índice era de 57m02. A 3º classificada conseguiu o índice no Campeonato Paulista. Andressa Oliveira arremessou o disco a 62m63, sendo que o índice era de 62m. Ainda no Rio, Diego Gomes fez índice B nos 800 metros, mas com o mesmo tempo de Diomar de Souza. Só um pode ir a Londres com índice B. Mas eles podem ser superados por Kleberson Davide nas próximas semanas. Fabiana Murer novamente não passou de 4m50 no salto com vara e perdeu o ouro para Yarisley Silva de Cuba. Maurren Maggi, saltou a 6m69 e ganhou ouro. Um bom salto, mas em São Paulo fez 6m85


RESULTADO DA ENQUETE
Na natação quais atletas brasileiros tem chance de medalha olímpica?
97% Cesar Cielo, 65% Bruno Fratus e Felipe França,  53% Thiago Pereira, 44% rev 4x100 masc, 20% Kaio Marcio, 18% Felipe Lima, 16% Leonardo de Deus, 13% Joana Maranhão. Outros nadadores tiveram votações inferiores.

VÔLEI- BRASIL PERDE DUAS DA LIGA MUNDIAL
 
A seleção masculina estreou com duas derrotas em 3 jogos no primeiro quadrangular da Liga Mundial. Perdemos da Polônia  e do Canadá por 3 a 2. Vencemos a Finlândia por 3 a 1. Os poloneses são fregueses constantes mas tem uma boa equipe, prata na última Copa do Mundo. Por ser jogo de estréia, derrota normal. Já o Canadá, apesar de ter vencido Cuba no Pré-Olímpico e estar jogando em casa foi surpresa vencer o Brasil. Neste 1º quadrangular, Ricardinho ficou bem abaixo do esperado. Bruninho quando entrou foi bem melhor e mais entrosado com o resto do time. Os meios de rede Lucão e Sidão também decepcionaram, assim como Maurício e Théo. O grande destaque do Brasil foi Wallace. Contra a Finlândia por exemplo, fez 26 pontos. Vale lembrar que o Brasil ainda não conta com Giba, Murilo e Vissoto. Não há motivo para desespero . Em outras edições da Liga, também perdemos alguns jogos no início. O grupo do Brasil está bastante embolado e já no próximo final de semana na Polônia, nossa seleção deve se apresentar melhor e assumir a liderança. Crise, só se o Brasil não se classificar para as finais. 

LEVANTAMENTO DE PESO- BRASIL CLASSIFICA 2 ATLETAS NO PRÉ-OLÍMPICO





O Brasil conquistou no Pré-Olimpico da Guatemala, duas vaga para participar do levantamento de peso na Olimpíada. No feminino Jaqueline Ferreira venceu a categoria 75kg e foi fundamental na soma de pontos por países. Os 4 primeiros colocados: México com 112 pontos, Brasil com 104, Chile com 101 e Guatemala com 93,  garantiram uma vaga olímpica.
No masculino, nosso campeão do Pan de Guadalajara Fernando Saraiva brilhou mais uma vez. Ele foi o campeão da categoria acima de 105kg, levantando 410kg( 180 + 230). Outro grande resultado do Brasil veio na categoria 105kg. Bruno Brandão foi o 2º colocado. Com isso o Brasil terminou em 2º lugar com 135 pontos. Garantiram uma vaga olímpica cada o Equador campeão com 156 pontos, Chile com 134, EUA com 132, Guatemala com 130, Venezuela com 129 e Chile com 126.


BOXE- ROSELI FEITOSA TAMBÉM VAI A LONDRES

O Brasil ganhou mais uma vaga olímpica no boxe, nesta sexta-feira. Elena Vystropova do Azerbaijão chegou a final do mundial da China na categoria 75kg. Como ela havia derrotado a brasileira Roseli Feitosa nas oitavas, acabou classificando a brasileira. Roseli, foi campeã no último mundial. O boxe brasileiro terá 9 atletas em Londres: 7 no masculino e 2 no feminino
 

BASQUETE- SELEÇÃO MASCULINA CONVOCADA PARA LONDRES
 
Gostei da convocação do Rubem Magnano para a Olimpíada. Chamou o que há de melhor em termos de basquete brasileiro. Apesar de estarmos há 16 anos sem disputar uma Olimpíada, a maioria dos jogadores são experientes e atuam ou atuaram na Europa e EUA.  Nenê e Leandrinho foram chamados. Leandrinho será bem aceito pelo grupo, pois já fez parte dele em vários campeonatos. Acho que o Nenê, mostrando disposição para jogar pela seleção, como faz na NBA, também não terá problemas de adaptação. A convocação do Nenê  ficou mais necessário após a contusão do pivô Rafael Hettsheimeir ( que foi chamado, mas deverá ser  cortado por problemas no joelho). Rafel foi nosso melhor pivô no Pré-Olímpico. A maior novidade é a presença do americano naturalizado Larry Taylor. Agora teremos um reserva para o Huertas na armação. Nezinho não dava. Foi melhor  chamar só 12 ( 13 com o Rafael) do que 16 e depois ter a chatice de cortar. Os treinamentos começam dia 10 de junho.  Dos 13 convocados, só 6 atuam no Brasil:

Armadores: Marcelinho Huertas (Barcelona-ESP), Larry Taylor (Bauru), Raulzinho (Lagun Aro - ESP)
Ala armadores: Leandrinho (Indiana Pacers-EUA), Marcelinho Machado(Flamengo) e Alex (Brasília) e Marquinhos ( Pinheiros)
Ala pivôs: Guilherme Giovanoni (Brasília), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers - EUA)
Pivôs: Nenê (Washington Wizards- EUA), Thiago Splitter (San Antonio Spurs - EUA), Caio Torres (Flamengo) , Rafael Hettsheimeir ( Zaragoza-ESP)


CANOAGEM- BRASILEIROS NA POLÔNIA

A dupla classificada para Londres, Erlon Souza e Ronilson Oliveira, disputou a  etapa da Polonia da Copa do Mundo de canoagem velocidade. Eles não passaram para a final, ficando na semifinal com o 16º tempo.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- TALES CERDEIRA- NATAÇÃO



A entrevista da semana é com o nadador Tales Cerdeira. Ele obteve índice olímpico para a prova dos 200 peito no Troféu Maria Lenk. Aos 25 anos o carioca disputará sua 1º Olimpíada. Ele respondeu a 6 perguntas

1- Depois de ficar fora do último mundial e da Olimpíada de Pequim você pensou em desistir de nadar?

Deixar a natação, acho que não passou pela minha cabeça. Mas com certeza uma profunda reavaliação de prioridades foi feita. Em 2008 embora não tenha alcançado o índice olímpico, a recuperação foi mais rápida, pois eu precisava melhorar meu tempo para alcançar o resultado. Eu melhorei, mas não o suficiente, o que é absolutamente normal. No ano passado eu poderia ter piorado meu tempo um pouco, que mesmo assim conseguiria a classificação. Mas eu piorei muito. Além de ter nadado mal, perdi a vaga.

2- Que tempo você espera nadar na Olimpíada e qual resultado te deixará satisfeito?

O tempo que pretendo nadar é um segredo. E o resultado que me deixará satisfeito, será o que esse tempo realizar.

3- O nado peito cresceu muito no Brasil nesses últimos anos, só perdendo em resultados para o nado livre. A que se deve isso?

A natação brasileira evoluiu muito nos últimos anos, em todos os estilos. O nado peito é hoje, o estilo mais disputado e mais forte no Brasil. Temos uma das finais mais fortes do mundo, talvez a mais forte. Acredito que a concorrência fez com que o estilo evoluísse tanto. Hoje, são pelo menos 6 atletas a nível de disputa mundial, mas somente 2 podem ser convocados para as principais competições, então ninguém quer ficar de fora. O que nos obriga a treinar ainda mais para conseguir estar em uma seleção. Nadador de peito no Brasil não pode se acomodar.

4- Como é seu dia a dia na natação? Quantas horas treina por dia na piscina e parte física?

Treino em São Paulo, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. No período mais exaustivo, o treinamento chega a 5 horas diárias na piscina, divididos em 2 seções, e mais 1h30 de treinamento fora d'água, diariamente.

5- Porque você escolheu o nado peito? Você tem algum ídolo nesse estilo?

Acredito que tenha sido uma seleção natural. Sou nadador de peito desde que comecei a nadar, e desde muito novo me destaquei nesse estilo. O japonês Kosuke Kitajima é a maior referência no nado peito no mundo. É bicampeão olímpico nas 2 provas (100m e 200m), o maior atleta que esse estilo já teve.

6- A quem você dedica sua classificação para a Olimpíada?

Dedico a minha família que me apoiou em todos os momentos, todas as decisões. Ao meu Clube, o Flamengo, ao Exército Brasileiro pelo apoio durante todos esses anos. A minha equipe de treinamento, o PRO16. Aos profissionais Felipe Domingues, Rafael Rocamora, Nathan Cunha, Gustavo Magliocca e principalmente a meu técnico Alberto Silva, que me fez acreditar que era possível depois de uma temporada tão complicado em 2011.

terça-feira, 15 de maio de 2012

BOXE- ADRIANA ARAÚJO CONQUISTA VAGA OLÍMPICA


O boxe feminino do Brasil já tem representante em Londres. Nesta madrugada Adriana Araújo, categoria 60kg, venceu Yong Riu da Coréia do Norte por 17 a 14 e conquistou a segunda vitória no mundial da China. Como avançou para as quartas-de-finais, já tem vaga olímpica garantida. Nesta quarta, Adriana enfrenta no mundial a russa Ochigava. Érika Matos perdeu de outra norte-coreana Hye Kim e agora precisa torcer para a adversária avançar as semifinais para também ter vaga em Londres. O mesmo acontece com Roseli Feitosa, derrotada ontem.



TRIATLO- PÂMELLA OLIVEIRA GARANTE VAGA ANTECIPADA EM LONDRES


Com a desistência da equatoriana Elizabeth Bravo em disputar o WTS Madrid, última prova classificatória para a Olimpíada, em 26 de maio, a brasileira Pâmella Oliveira já pode comemorar a vaga olímpica. A adversária era a única da América do Sul que poderia alcançar a brasileira na soma de pontos e mesmo assim, se conseguisse um resultado extraordinário. A confirmação oficial de Pâmella na Olimpíada só virá em junho. Pâmella é a 34º do ranking mundial. No triatlo masculino Reinaldo Colucci já tinha vaga pelo ouro no Pan de Guadalajara e Diogo Sclebin, que ocupa a 50º posição, deve se classificar pelo ranking. 


TÊNIS DE MESA- BRASIL OFICIALMENTE CONFIRMADO NO TORNEIO OLÍMPICO POR EQUIPES


O que eu já contabilizava há alguns meses foi confirmado ontem pela Federação Internacional de Tênis de Mesa. O Brasil, além do torneio individual também estará no torneio por equipes da Olimpíada, tanto no masculino como no feminino. Assim, além de Hugo Hoyama, Gustavo Tsubói, Caroline Kumahara e Ligia Silva, poderemos levar mais 2 atletas a Londres. Cazuo Matsumoto e Jéssica Yamada são os favoritos. Confira os países que disputarão os torneios por equipes. No total são 16, tanto no masculino como no feminino. Masculino :  Brasil, Egito, China, Alemanha, Canadá, Austrália, Grã-Bretanha, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Austria, Japão, Suécia, Cingapura, Hong Kong, Portugal e Rússia. No feminino: Brasil, Egito, China, Alemanha, EUA, Austrália, Cingapura, Coréia do Sul, Hong Kong, Japão, Coréia do Norte, Austria, Espanha, Holanda, Polônia e Grã-Bretanha.


domingo, 13 de maio de 2012

NATAÇÃO- EQUIPE DEFINIDA PARA LONDRES


A não ser que a Federação Internacional defina mais alguma vaga para o Brasil nos revezamentos, nossa seleção está formada para Londres. Iremos com 18 nadadores. A última vaga foi obtida por Glauber Silva ( foto) nos 100 borboleta, na Tentativa Olímpica. Ele fez 52s24. A competição também definiu os 4 do revezamento 4x100 livres: Cesar Cielo, Nicolas Oliveira, Bruno Fratus e Marcelo Chierighini. Em 2008 levamos 24 nadadores, mas os índices não eram tão fortes. Eu prefiro como foi feito agora. Olimpíada não é lugar para ganhar experiência. Dos 18 classificados, apenas 4 mulheres. Confira a lista
4 mulheres- Daynara de Paula ( 100 borboleta), Graciele Hermann ( 50 livres), Joana Maranhão ( 400 medley) e Fabíola Molina ( 100 costas)

14 homens- Cesar Cielo ( 50, 100 livres e rev 4x100), Bruno Fratus ( 50 livres e rev 4x100), Nicolas Oliveira ( 100 livres e rev 4x100), Daniel Orzechowski ( 100 costas), Felipe França e Felipe Lima  ( 100 peito),  Henrique Barbosa e Tales Cerdeira ( 200 peito), Kaio Marcio ( 100 borboleta e 200 borboleta), Glauber Silva ( 100 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta e 200 costas), Henrique Rodrigues ( 200 medley), Thiago Pereira ( 200, 400 medley, 100 costas), Marcelo Chierighini ( rev 4x100) .


BOXE- BRASIL DEFINIDO PARA LONDRES


Também no boxe, a equipe brasileira está definida para Londres. Teremos 7 atletas, um recorde. Três vagas foram conquistadas no mundial e 4 no Pré-Olímpico das Américas. Em 2008 levamos 6 pugilistas. No Rio de Janeiro, além das 4 vagas obtivemos um ouro com Myke Carvalho ( foto-69kg), duas pratas com tem o Pré Olímpico das Américas de Boxe, disputado no Rio de Janeiro (RJ), Yamaguchi Falcão (52 kg) e Julião Neto (81 kg) e um bronze com Robenilson de Jesus (56 kg) ganhou o bronze. Das 38 vagas em disputa o Equador levou 7 vagas,  EUA 6, Porto Rico 5, Brasil 4, Rep Dominicana 3, Venezuela 2, Argentina 2, México 2, Colombia 2, Canadá 2, Cuba 1, Trinidad Tobago 1, Nicarágua 1. Lembrando que outros atletas haviam se qualificado pelo mundial


Nossos pugilistas em Londres: Yamaguchi Falcão( 52kg), Robenilson de Jesus ( 56kg), Robson Conceição ( 60kg), Everton Lopes ( 64kg), Myke Carvalho ( 69kg),Esquiva Falcão e  Julião Neto (81kg).

VÔLEI- COM TRANQUILIDADE, SELEÇÃO FEMININA GARANTE VAGA EM LONDRES



Como já era previsto, já que não temos adversárias no continente, o Brasil venceu o Pré-Olímpico Sul-Americano batendo todos os jogos por 3 sets a 0. Na final foi o Peru, com parciais de 25/12, 25/16 e 25/9. Assim, estaremos na Olimpíada em busca do bicampeonato. Já tem vaga garantida em Londres além do Brasil, China, EUA, Itália, Argélia, Rep Dominicana, Turquia e Grã-Bretanha ( país sede). Das 4 vagas que faltam, uma será da Ásia ( o Japão é favorito) e as outras 3 num Pré-Olímpico mundial, de 19 a 27 de maio.


No masculino a Itália venceu o Pré-Olímpico europeu, os EUA o da Norceca e a Argentina o da América do Sul. Esses países se juntam a Brasil, Polonia, Rússia, Tunísia e Grã-Bretanha. As outras 4 vagas: uma da Ásia e as outras em Pré-Olímpicos mundiais em junho.

TRIATLO- RESULTADOS DOS BRASILEIROS NOS EUA

Bruno Matheus foi o brasileiro com melhor desempenho no WTS San Diego, nos EUA em39ª. Reinaldo Colucci já com vaga olímpica foi 46º e Diogo Sclebin 59º. Quem venceu a prova foi Jonathan Brownlee da Grã-Bretanha. No feminino Pamella Oliveira foi 28º.

VÔLEI DE PRAIA- ALISON E EMANUEL SÃO BRONZE EM PEQUIM

No feminino tivemos o título de Juliana e Larissa( postei isso ontem). Já no masculino o Brasil teve que se contentar com o bronze no Grand Slam de Pequim. Alison e Emanuel perderam na semifinal para Nicolai e Lupo da Itália. O título ficou com Nummerdor e Schull da Holanda. O que vimos nesse Grand Slam é que quem foi bem na semana passada não conseguiu repetir o desempenho agora, ou seja, é ruim colar 2 Grand Slam na sequência.

PENTATLO- YANE É 6º NO MUNDIAL

Nossa Yane Marques continua entre as 10 melhores do mundo nas competições que disputa. Desta vez no mundial de Roma, foi 6º colocada.  Yane foi 8º na esgrima, 6º na natação, 6º no hipismo e 15º no tiro-corrida. Novamente a corrida tirou a medalha de Yane. A campeã foi Mhairi Spence, da Grã-Bretanha. Em 2010, Yane também foi 6º no mundial. Em 2011 foi 7º. Antes da Olimpíada, Yane ainda irá disputar a final da Copa do Mundo, dia 26 de maio na China.

RESULTADO DA ENQUETE:
Quais dos atletas do atletismo podem trazer medalha olímpica para o Brasil?


84% Fabiana Murer, 76% Maurren Maggi, 48% rev 4x100 feminino, 44% Marilson dos Santos, 32% Mauro Vinicius, 24% Jonathan Henrique, 20% Fabio Gomes, 16% Bruno Lins, Rosangela Conceição e Keila Costa


BOXE- ÉRIKA MATOS A UMA VITÓRIA DE LONDRES

No mundial feminino na China, Érika Matos já venceu duas lutas. Se derrotar Hye Kim da Coréia do Norte na terça-feira, conquista vaga olímpica. Adriana Araújo estreou com vitória e também só precisa de uma vitória para ir a Londres. Ela luta nesta terça contra Youg Ryu da Coréia do Norte. Roseli Feitosa luta ainda nesta segunda-feira.

sábado, 12 de maio de 2012

VELA- TRICAMPEONATO MUNDIAL PARA ROBERT E PRADA


Robert Scheidt e Bruno Prada conquistaram pela 3º vez o mundial da classe Star. A competição foi realizada na França. Os outros títulos foram em 2007 e 2011. Novamente a regularidade marcou a campanha dos brasileiros. Eles não venceram nenhuma das seis regatas. Ficaram em 7º, 2º,6º,10º, 5º e 39º. Descartaram o 39º e terminaram com 30 pontos perdidos. Os britânicos Ian Percy e Andrew Simpson venceram duas regatas, mas um 17º lugar na penúltima e um 38º na última fizeram com que perdessem a disputa para os brasileiros pois fecharam com 32 pontos perdidos. Michael Hestbaek e Claus Olesen da Dinamarca foram bronze com 33 pontos perdidos. Entre maio de 2011 e abril de 2012, Scheidt e Prada conquistaram 11 títulos seguidos. Só perderam a etapa da França da Copa do Mundo. No total tem 52 títulos desde que formaram a dupla em 2001. A cereja do bolo será o ouro olímpico. No mundial de Laser, Bruno Fontes terminou em 14º. O título ficou com Tom Slingsby da Austrália. No mundial de 49er, os brasileiros André Fonseca e Marco Grael não obtiveram vaga olímpica. Nesta semana será disputado o mundial da classe 470 na Espanha. O Brasil tenta vaga olímpica com Gustavo Thiesen e Fábio Pillar.

VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA CONQUISTAM GRAND SLAM DE PEQUIM


Nesta semana Juliana e Larissa voltaram a ter o desempenho de 2011 e atropelaram as adversárias, chegando assim ao 1º titulo do circuito mundial da temporada. Neste sábado elas venceram Cicolari e Menegatti da Itália, na final do Grand Slam de Pequim por 2 sets a 0. Em 2012, as brasileiras já haviam sido derrotadas pelas italianas. Juliana e Larissa nem precisaram cruzar com Maria Elisa/ Talita, Xue/ Zhang ou Walsh/May, que foram derrotadas antes das semifinais. No masculino, apenas Alison e Emanuel chegaram as semifinais. A decisão acontece na madrugada deste domingo.

BOXE- UM RECORDE DE CLASSIFICADOS


Julião Neto conseguiu nesta sexta no Pré-Olímpico do Rio de Janeiro, a qualificação olímpica ao chegar a final da categoria 52kg. Foi o 7º pugilista classificado, quebrando o recorde de atletas da modalidade em uma Olimpíada. Em 2008 levamos 6 boxeadores. Neste sábado Julião Neto, Myke Carvalho e Yamaguchi Falcão disputam as finais. Estarão em Londres representando o Brasil:  Myke Carvalho, Julião Neto, Robson Conceição, Everton Lopes, Yamaguchi Falcão, Esquiva Falcão e Robenilson de Jesus. Das 11 categorias em disputa, teremos representantes em 7.


BOXE- MUNDIAL FEMININO NA CHINA

Começou neste sábado o mundial feminino, distribuindo vagas olímpicas. As categorias olímpicas são 51 kg, 60 kg e 75 kg. A situação das brasileiras é a seguinte: Érica Matos, 51 kg, venceu a 1º luta que disputou contra Shekerbekova do Casaquistão por 12 a 10. Precisa de mais duas vitórias para conquistar a vaga, sem depender de outros resultados. Adriana Araújo, 60 kg, e Roseli Feitosa, 75kg, estréiam domingo. Precisam de duas vitórias para irem a Londres.

VÔLEI- SEMIFINAIS DO PRÉ-OLÍMPICO SUL-AMERICANO

Neste sábado teremos as semifinais do Pré-Olímpico feminino Sul-Americano, em São Carlos. O Brasil que atropelou Uruguai e Colômbia pega a Venezuela. Na outra semifinal Peru x Colômbia. No Pré-Olímpico europeu masculino semifinais entre Bulgaria x Alemanha, Itália x Sérvia. Só uma vaga em jogo. No Pré-Olímpico da Norceca, os EUA bateram Cuba por 3 a 1 e vão a final contra o Canadá. Péssimo momento do vôlei cubano.

TRIATLO- PÂMELLA OLIVEIRA EM 28º NOS EUA

A brasileira foi a 28ª colocada na WTS San Diego, EUA , disputada nesta sexta-feira, com o tempo de  2.03:25. Pâmella deve ser confirmada na Olimpíada pelo critério de pontuação no ranking olímpico da União Internacional de Triathlon ou como a sul-americana mais bem colocada no sistema denominado new flag, na qual a vaga é destinada a um país por continente que não tenha atleta classificada pelo ranking olímpico. Neste sistema, a única concorrente da brasileira é Elizabeth Bravo, do Equador, que terminou em San Diego na 52ª colocação. A relação das atletas classificadas para a Olimpíada será divulgada após a última etapa do WTS, que será realizada em Madrid, no próximo dia 26 de maio.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

OS ADVERSÁRIOS: ROBSON CONCEIÇÃO- BOXE



Hoje na série, os adversários, escrevo  sobre o que considero a segunda maior esperança de medalha do boxe brasileiro em Londres: ROBSON CONCEIÇÃO, na categoria 60kg. Robson classificou  para a Olimpíada pelo mundial 2011 em que foi eliminado no tapetão. Ele venceu na quartas-de-finais o campeão olímpico da Ucrânia, Vasyl Lomachenco por 20 a 19, mas no dia seguinte a Asssociação Internacional de Boxe desclassificou o brasileiro porque ele teria aplicado um golpe abaixo da linha de cintura. Algo muuuuito estranho. Robson irá para sua segunda Olimpíada. Em 2008 foi eliminado na 1º rodada. Na semana passada venceu um torneio na Rússia, mostrando que vive ótimo momento.  Na Olimpíada a categoria terá 28 atletas. Os 2 principais adversários do nosso atleta são exatamente o ucraniano e o cubano.

Vasyl Lomachenko- Ucrânia- atual campeão olímpico e mundial. Número 3 do ranking. Eliminou Robson Conceição em decisão polêmica no último mundial.

Yasnier Toledo - Cuba- atual vice- campeão mundial. Número 1 do ranking mundial. Derrotou Robson Conceição na final do Pan de Guadalajara.

Domenico Valentino- Italia- número 2 do ranking mundial. Campeão mundial em 2009, vice em 2007 e semifinalista em 2011.

Casaquistão- Gani Zhailauov-
semifinalista do último mundial

Evaldas Petrauskas- Lituania- campeão do Pré-Olímpico europeu

Vazgen Safaryantes- Bielorrússia- vice do Pré-Olímpico europeu

Qiang Liu- China- campeão do Pré-Olímpico asiático. em 2008, Robson foi eliminado por outro chinês

Ahmed Mejri- Tunísia - campeão do Pré-Olímpico Africano

Abdelkader Chadi -Argélia- vice-campeão africano. Caiu nas quartas de finais na Olimpíada de 2008

Outros adversários que se classificaram pelo mundial, chegando as quartas de finais:

Miklos Varga- Hungria-
Fazliddin Gaibnazarov-Uzbequistão
Soon Han- Coréia do Sul
Jai Bhagwan- Índia

quarta-feira, 9 de maio de 2012

BOXE- ROBENILSON, MYKE CARVALHO e YAMAGUCHI FALCÃO SE CLASSIFICAM PARA A OLIMPÍADA




O boxe brasileira garantiu mais 3 vagas olímpicas através do Pré-Olímpico do Rio de Janeiro. Na categoria 81kg Yamaguchi Falcão ( foto 1)  venceu o canadense Jonathan Savard por 17 a 8 e avançou as semifinais. Nesta categoria, todos os semifinalistas ( Yamaguchi, Osmar Bravo-Nicarágua, Carlos Gongora-Equador e Marcus Browne-EUA) , garantiram-se em Londres. Já na categoria 56kg, Robenilson Jesus ( foto2) venceu Alexandre Espinosa por 19 a 7 e também irá a Olimpíada, assim como os outros semifinalistas ( Oscar Fierro-México, Alberto Melian-Argentina e Willian Alcantara-Rep Dominicana). Na categoria 69kg, Myke Carvalho ( foto 3)  irá a sua 3ª Olímpiada. Se classificaram também Carlos Sanches ( Venezuela), Gabriel Maestre ( Venezuela) e Oscar Molina ( México). As derrotas brasileiras vieram com Elber Passos, categoria 91kg e Gidelson Oliveira, acima de 91kg. Um último brasileiro está a uma vitória da vaga para Londres: Julião Neto. Ele vai enfrentar José Meza da Venezuela, nesta sexta-feira.  Os pugilistas Everton Lopes, Robson Conceição e Esquiva Falcão já tinham carimbo para Londres através do mundial. Com os 6 boxeadores classificados, a delegação brasileira chega a 200 atletas. 


ATLETISMO- DIEGO CAVALCANTI TOMA VAGA DE SANDRO VIANA
Tivemos em Fortaleza o GP Internacional nesta quarta-feira. A única mudança na equipe olímpica de atletismo ocorreu na prova de 200 m. Com o tempo de 20s40, Diego Cavalcanti ficou em 2º lugar na prova e  tomou a vaga de Sandro Viana na prova. Os outros classificados até o momento para Londres são Aldemir Gomes e Bruno Lins. Mas Sandro ainda poderá recuperar o posto nos próximos meetings. Daqueles com vaga garantida o grande destaque brasileiro foi Fabio Gomes, no salto com vara, com a marca de 5m70. Se repetir a marca em Londres, pega final. 

VÔLEI- A VEZ DO FEMININO GARANTIR VAGA OLÍMPICA

 
Começou nesta quarta em São Carlos o Pré-Olímpico Sul-Americano de vôlei feminino. A campeã vai a Olimpíada e o Brasil é favorito absoluto. Mesmo sem ter as atletas em grande fase, é impossível perder para algum time no continente. No 1º jogo 3 a 0 sobre o Uruguai. O próximo adversário é a Colômbia nesta quinta, depois semifinal e final. No grupo B, o Peru venceu o Chile e a Argentina perdeu da Venezuela.  O técnico José Roberto Guimarães cortou a atacante Mari da competição. Decisão correta na minha opinião. Mari está jogando com o nome há muito tempo. Foi muito mal na Copa do Mundo do Japão em 2011 e também não teve uma grande Superliga. O elenco brasileiro: Fabi, Camila Brait, Fabíola, Dani Lins, Fabiana, Adenizia, Thaisa, Sheilla, Sassá, Tandara, Paula Pequeno e Fernanda Garay.

RESULTADO DA ENQUETE

Com base na relação de 18 convocados do Bernardinho, escolha os 12 para a Olimpíada ?
Ricardinho e Murilo  89%, Serginho 86%, Giba 82%, Lucão- 81%, Bruninho, Vissoto e Dante 78%, Wallace  e Sidão 71%, Rodrigão 57% e  Theo 50%. Os outros votados: João Paulo Bravo 34%, Eder 28%, Lucareli 26%, Mario Junior 23%, Maurício Borges  e Renan 15%,

 
NATAÇÃO- TENTATIVA OLÍMPICA

Começou nesta quarta-feira e vai até sábado a Tentativa Olímpica, última competição para quem sonha com índice olímpico. Mais de 50 atletas estarão no Parque Aquático Maria Lenk buscando superar os tempos exigidos. Os nadadores terão duas oportunidades em cada prova, para fazerem o índice ( uma pela manhã e outra pela tarde). Estão no programa apenas as provas individuais que ainda não tem 2 atletas classificados. A excessão é a prova de 100 livres para homens, pois servirá para indicar os outros 2 classificados que se juntarão a Cesar Cielo e Nicolas Oliveira para o revezamento. Nos outros revezamentos, os tempos precisam estar entre os 4 melhores do ano em todo o mundo, dentre os países ainda não classificados. As provas que estarão na tentativa olímpica: 200 livres masc e fem, 200 borboleta fem, 800 livres fem, 1500 livres masc, 400 medley fem e masc, 50 livres fem, 100 costas masc, 400 livres masc e fem, 100 peito fem, 200 medley fem, 100 livre masc e fem, 200 costas fem e masc e 100 borboleta masc e fem

PENTATLO- MUNDIAL NA ITÁLIA

Acontece nesta quinta-feira a prova classificatória feminina do mundial de pentatlo na Itália. Yane Marques com certeza irá se qualificar para a final de sábado. A outra brasileira na prova é Priscila Oliveira. No masculino, Danilo Fagundes, atual campeão brasileiro, irá disputar o evento pela primeira vez. A qualificação masculina acontece sexta e a final domingo. Yane já tem vaga olímpica. Priscila e Danilo só irão a Londres se fizerem um brilhante mundial, fato improvável.

VELA- BRASILEIROS NOS MUNDIAIS

Prosseguem na Europa 3 mundiais de vela. No de Star, Robert Scheidt e Bruno Prada ocupam o 2º lugar após  4 de 6 regatas. Os líderes são os britânicos Percy e Simpson. No de Laser, Bruno Fontes é 14º após 8 regatas. A pior situação é a da dupla Marco Grael e André Fonseca. No mundial da classe 49er eles estão em 13º dentre as duplas que não tem vaga olímpica. Apenas os 5 melhores se classificam.

terça-feira, 8 de maio de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA: KISSYA CATALDO- REMO




Esta semana eu trago uma entrevista com uma das representantes do remo brasileiro em Londres,  Kissya Cataldo, do single skiff. Ela, que agora é atleta do Flamengo, conseguiu vaga no Pré-Olímpico do continente. Ela destaca que quando focou totalmente no remo, os resultados apareceram.

1- Como você analisou seu desempenho no Pré-Olímpico? Esperava a  vaga olímpica?

 Sim, sempre acreditei na minha classificação, desde o momento em que ganhei a seletiva nacional. O mais difícil para mim era conseguir ganhar a seletiva da campeã mundial Fabiana Beltrame. Perdi para ela em 2004 e 2008 e fiquei em casa. Sabia que a única maneira de conseguir ir para as Olimpíadas era ganhando aqui. Consegui e fui representar o Brasil no single skiff no Pré-olímpico de Tigre na Argentina. Meu desempenho não foi o esperado. Acreditava que poderia ficar até 3º, mas senti muito o 3º dia de competição. Não estou acostumada a competir 3 dias seguidos.

2- Você se classificou com a última vaga disponível para o continente. No que você tentará melhorar tecnicamente e fisicamente nesses próximos meses para tentar chegar pelo menos a uma semifinal olímpica?

Agora classificada vou ter a oportunidade de participar pela primeira vez de competições internacionais como copa do mundo e mundial no single skiff. Isso é muito importante para minha evolução como atleta. Estou treinando muito, cerca de 35 km por dia para melhorar fisicamente e tecnicamente, tudo com acompanhamento do meu técnico na seleção. Além disso, gosto de fazer treinos extras: faço spinning, outras aulas coletivas na academia body tech, e subo de bicicleta todos os domingos a Mesa do Imperador.




3- Na entrevista que fiz com o Anderson Nocetti ele citou muito o apoio do Botafogo para sua classificação olímpica. Quem mais contribuiu para sua conquista?
No Vasco eu tive o apoio de algumas pessoas, em especial do técnico Marcelo Neves. Tenho muito que agradecer a ele, que sempre acreditou em mim, mais do que eu mesma. Sempre disse que eu tinha capacidade de ser a número um, e não me contentar em ser a segunda.

4- Quais os principais problemas que o remo brasileiro, que já foi tão vitorioso principalmente em termos continentais, enfrenta hoje?

Falta de renovação e divulgação do esporte, para que hajam mais pessoas praticando remo e apareçam novos talentos.

5- O que o apoio da Petrobrás ao remo, trouxe de benefício para você?

Eu entrei para o projeto Petrobrás em abril desse ano, e fazer parte dele é de suma importância para o crescimento do atleta. Ele oferece todo suporte para que o atleta de alto rendimento possa se dedicar aos treinamentos, além de dar a oportunidade de participar das competições internacionais importantes.


6- Você também é modelo? Como divide o tempo entre as duas tarefas?

Sim, já fiz trabalhos de modelo, como fotos, comerciais, desfiles e recepções, porém, há 2 anos foquei só no remo e nos treinamentos, pois meu foco era ir para as Olimpíadas. Mas se aparecer um bom trabalho que não atrapalhe no meu treino, eu faço.

7- Você começou a competir em um barco com mais 3 atletas. Porque e quando mudou para um barco individual?

Mudei para o barco individual, porque sabia que a porta de entrada para os Jogos Olímpicos era no single skiff. Eu sempre tive uma facilidade de remar o skiff, mas não era muito dedicada. Em 2004 e 2008 eu bati na trave e fiquei em segundo na seletiva nacional olímpica. Só a primeira tinha o direito de representar o Brasil no Pré Olímpico. E no final do ano de 2010 resolvi me dedicar de verdade aos treinamentos, foquei no single skiff visando a vaga olímpica. E meu objetivo foi alcançado. Tudo na vida é foco e objetivo.

domingo, 6 de maio de 2012

JOICE SILVA É A LUTA BRASILEIRA EM LONDRES


No último Pré-Olímpico, na Finlândia, Joice Silva ( cat 55kg), nossa melhor atleta da luta, finalmente conseguiu se classificar para a Olimpíada. Em ótimo dia, venceu 4 adversárias da Itália, Moldávia, Usbequistão e China e chegou a final, perdendo da colombiana Jackeline Castilo. Mas o passaporte já estava carimbado. Ela será a única representante do Brasil na modalidade. Em 2008, o Brasil levou Rosângela Conceição.
Aline Ferreira perdeu para Vanessa Vescan da França na 2º luta. Dailane Gomes perdeu para Kratysh de Israel na 1º luta. Susana Almeida perdeu para Henriette Slattum da Noruega na 1º luta.

ATLETISMO- RESUMO DO GP DE BELÉM DO PARÁ
Vamos a análise do GP Internacional de Belém: Maurren Maggi venceu a prova de salto em distância com 6m62, marca ainda fraca para sonhar com medalha olímpica. Mauro Vinicius da Silva venceu o salto em distância com 7m95. Para sonhar com medalha olímpica precisa chegar no mínimo a 8 metros. Fábio Gomes venceu o salto com vara, com 5m40, marca fraca para sonhar com final olímpica. Rosângela Santos venceu os 100 metros rasos com 11s24, apenas 2 centésimos acima do índice olímpico. Diego Cavalcanti fez índice olímpico nos 200 metros, mas Sandro Viana, Aldemir Gomes e Bruno Lins também tem índice para a prova. Cada país só pode levar 3 atletas por prova. As próximas competições irão definir os classificados. Quarta-feira, tem GP Internacional em Fortaleza.



RESULTADO DA ENQUETE
Cesar Cielo deve disputar os revezamento em Londres, ou apenas os 50 e 100 livres?
90% disputar também os revezamentos
10% não disputar os revezamentos

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL SEM TÍTULO EM SHANGAI
No 1º Grand Slam do ano, as duplas brasileiras não conquistaram títulos, assim como havia acontecido na etapa de Brasília do circuito. No masculino Marcio/ Pedro Solberg, Benjamim e Bruno fizeram boas campanhas, chegaram as semifinais mas cairam diante das duplas americanas. Rogers/Dalhausser, Gibb/ Rosenthal. Os atuais campeões olímpicos Rogers/Dalhausser, ficaram com o título. Alison/ Emanuel perderam nas quartas de finais para Pedro Solberg /Marcio Araújo. Ricardo/ Pedro Cunha perderam nas oitavas para Gibb/Rosenthal. Nesta semana tem outro Grand Slam, agora em Pequim. 



BOXE- COMEÇOU O PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS

No Rio de Janeiro, ginásio do Maracanãzinho, teve início  o Pré-Olímpico das Américas, que dará 38 vagas para o continente na Olimpíada. Até o momento, o Brasil tem 3 representantes classificados pelo mundial: Everton Lopes, Robson Conceição e Esquiva Falcão. Dos 7 brasileiros que começaram o evento, apenas Paulo Carvalho foi eliminado. Julião Neto (52 kg), Robenilson Jesus (56 kg), Myke Carvalho (69 kg), Yamaguchi Florentino (81 kg), Elber Passos (91 kg) e Gidelson Oliveira (+91 kg) venceram suas lutas até agora.


VELA- MUNDIAIS EM ANDAMENTO
Acontece na França, o mundial da classe Star. Após 3 regatas de um total de 6,  Robert Scheidt e Bruno Prada ocupam o 2º lugar. No mundial da classe Laser, na Alemanha , Bruno Fontes está em 14º após 8 regatas. Nesta segunda começa o mundial de 470 em que André Fonseca e Marco Grael tentarão vaga olímpica.


VÔLEI- SURPRESAS NOS TORNEIOS PRÉ-OLÍMPICOS
República Dominicana e Turquia garantiram vaga no torneio olímpico de vôlei feminino ao vencerem os Pré-Olímpicos. Na Norceca, a República Dominicana bateu Cuba na final por 3 a 1. As cubanas que já foram tricampeãs olímpicas, desistiram de  participar do Torneio Pré-Olímpico mundial que dará as 3 últimas vagas olímpicas. Na Europa a maior surpresa. A Turquia, pela 1º vez irá a uma Olimpíada depois de superar a Rússia na semifinal e a Polônia na final. Estão classificadas até o momento para Londres: Grã-Bretanha, China, Itália, EUA, Argélia, Rep Dominicana e Turquia. No próximo final de semana o Brasil tenta garantir a vaga no Pré-Olímpico da América do Sul.

TRIATLO- PAMELA OLIVEIRA É VICE NO MÉXICO

Sem o mesmo nível de atletas das provas disputadas na Austrália, foi realizada no México mais uma etapa da Copa do Mundo. E a brasileira Pamela Oliveira fez bonito, com o 2º lugar. Ela somará importantes pontos na sua busca pela vaga olímpica. A vitória foi de Flora Duffy de Bermuda. Já no masculino Diogo Sclebin não foi tão bem, terminando em 14º. O campeão foi Simon Cuyper da Bélgica. 

SALTOS ORNAMENTAIS- HUGO PARISI TEM BOM RESULTADO NO CANADÁ

Hugo Parisi terminou em 5º lugar na final da plataforma do Grand Prix de Montreal, no Canadá com 452,85 pontos. O campeão foi Andres Villarreal do México. Hugo já tem vaga olímpica, assim como Cesar Castro. 



TIRO COM ARCO- CLASSIFICADOS PARA OGDEN
Os 3 brasileiros que estiveram no Pré-Olímpico foram os melhores na seletiva para a etapa de Ogden da Copa do Mundo, que definirá quem irá representar o Brasil na Olimpíada: Gustavo Trainini, Bernardo Oliveira e Daniel Xavier 

BOXE- COMEÇOU O PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS

Este final de semana tem brasileiros competindo em tudo quanto é modalidade olímpica. Segue o que de mais importante aconteceu no sábado.



No Rio de Janeiro, ginásio do Maracanãzinho, teve início  o Pré-Olímpico das Américas, que dará 38 vagas para o continente na Olimpíada. Até o momento, o Brasil tem 3 representantes classificados pelo mundial: Everton Lopes, Robson Conceição e Esquiva Falcão. No 1º dia, vitórias brasileiras com Myke Carvalho na categoria 69kg e Elber Passos na categoria 91kg. Neste domingo lutam:

49 kg: Paulo Carvalho x Carlos Quipo (Equador)
56 kg: Robenilson Jesus x Shakir Garcia (Trinidad & Tobago)
81 kg: Yamaguchi Florentino x Francisco Ortega (México)

BOXE- BRASIL BRILHA NA RÚSSIA

Everton Lopes e Robson Conceição, já com vaga olímpica garantida, brilharam em torneio internacional na Rússia, conquistando duas medalhas de ouro. Nas finais, eles bateram 2 adversários russos. Já Michel Borges e Jackson Santos foram medalhas de bronze.

VÔLEI DE PRAIA- BRASIL SEM TÍTULO EM SHANGAI

No 1º Grand Slam do ano, as duplas brasileiras não conquistaram títulos, assim como havia acontecido na etapa de Brasília do circuito. No masculino Marcio/ Pedro Solberg, Benjamim e Bruno fizeram boas campanhas, chegaram as semifinais mas cairam diante das duplas americanas. Rogers/Dalhausser, Gibb/ Rosenthal. Os atuais campeões olímpicos Rogers/Dalhausser, ficaram com o título. Alison/ Emanuel perderam nas quartas de finais para Pedro Solberg /Marcio Araújo. Ricardo/ Pedro Cunha perderam nas oitavas para Gibb/Rosenthal. Nesta semana tem outro Grand Slam, agora em Pequim. 



VELA- MUNDIAIS EM ANDAMENTO

Acontece na França, o mundial da classe Star. Após o 1º dia de regatas, Robert Scheidt e Bruno Prada ocupam o 7º lugar. No mundial da classe Laser, na Alemanha , Bruno Fontes está em 13º após 4 regatas. Nesta segunda-feira começa o mundial de 470 masculino. O Brasil ainda não tem vaga olímpica. André Fonseca e Marco Grael brigarão por uma das 5 vagas em disputa.

HÓQUEI NA GRAMA- FIM DE PRÉ-OLÍMPICO

Como esperado, o Brasil terminou em último lugar no Pré-Olímpico masculino, com 6 derrotas. Mas, pelo que costumamos apresentar no continente, pensei que o desempenho fosse pior ainda.  Podemos dizer que numa escala de 0 a 10 evoluímos do 0 para o 2. No melhor jogo, perdemos de 3 a 1 para a Aústria. A África do Sul ficou com a vaga olímpica.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

LUTA- ÚLTIMA CHANCE NA FINLÂNDIA


Para não seguir o mesmo caminho do badminton, neste final de semana acontece o último Pré-Olímpico mundial de luta , dando vagas para Londres. O Brasil ainda não classificou ninguém. Os 6 atletas que competiram semana passada na China, tentarão as vagas. A novidade é a entrada de Susana Almeida na categoria até 48kg.  Adrian Jaoude é o primeiro a lutar, nesta sexta-feira no estilo livre masculino. Como enfrenta um búlgaro logo de cara, as chances são mínimas. No sábado luta Antoine Jaoude. No domingo Davi Albino e as mulheres Joice Silva, Dailane Gomes e Aline Ferreira. Acredito em uma vaga no feminino.

VÔLEI DE PRAIA- BRASILEIRAS NAS SEMIFINAIS EM SHANGAI

Grande campanha das brasileiras no primeiro Grand Slam do ano, em Shangai na China. Nesta madrugada de sexta, Juliana e Larissa, Maria Elisa e Talita avançaram as semifinais. Na 1º fase, Juliana e Larissa chegaram a perder um jogo para uma dupla finlandesa. Mas se recuperaram e venceram Bansley/ Maloney do Canadá e Kessy/Ross dos EUA. Já Maria Elisa e Talita fazem uma campanha irretocável. Venceram todos os 5 jogos por 2 sets a 0, incluindo a das quartas sobre Kolocova e Slukova. Nas semifinais deste sábado Juliana e Larissa pegam um jogo duríssimo contra Xue e Zhang da China. Maria Elisa e Talita enfrentam Keiser e Iersel da Holanda. As bicampeãs olímpicas Walsh e May, foram eliminadas. 

ATLETISMO- GP INTERNACIONAL DE BELÉM

Como ocorre todos os anos no mês de maio, o Brasil sediará uma série de GPs internacionais. O primeiro é o de Belém no próximo domingo. Os destaques brasileiros são Rosângela Santos, Nilson André, Maurren Maggi, Fábio Gomes, Sandro Viana, Keila Costa, Mauro Vinícius Silva, Ana Claudia Lemos e Leandro Prates. Até agora, apenas 16 atletas do atletismo tem vagas em Londres. A expectativa neste domingo é pelo índice de Rosângela Santos nos 100 metros. Outra atração é o retorno de Jadel Gregório, após operar os joelhos.

BADMINTON- AINDA NÃO FOI DESTA VEZ

Foi fechado o ranking mundial de badminton, visando a Olimpíada de Londres. E não será desta vez que o Brasil estreará na modalidade. Daniel Paiola teve um péssimo 2012, sendo eliminado na 1º rodada em praticamente todos os torneios que disputou. Assim, não conseguiu melhorar o ranking e  terminou em 86º, fora dos qualificados. Até o final do ano passado, Paiola estava entre os classificados. No feminino Lohaynny Vicente foi 131º.Algo parecido ocorreu com Guilherme Pardo na Olimpíada de Pequim 2008. 

BASQUETE- GRUPOS DA OLIMPÍADA

Acho ridículo sortearem grupos de qualquer competição, sem todas as equipes definidas. Mas de toda forma, mas vamos a uma análise parcial: O Brasil pegará no masculino na 1º fase: Espanha, Australia, China, Reino Unido e o 3º do Pré-Olímpico. Só a China é mais fraca do que a nossa seleção. A Austrália, a Grã-Bretanha e o time que vier do Pré-Olímpico são do mesmo nível. A Espanha é superior. Somos fregueses dos australianos. Ou seja, como classificam 4, o Brasil não pode ser 4º para não cruzar com os EUA. No feminino a chave é mais complicada ainda. Tem duas seleções muito fortes e difíceis de serem superadas, Rússia e Austrália. Tem o Reino Unido que será o saco de pancadas e mais duas seleções do Pré-Olímpico. O Brasil tem que ganhar dessas duas seleções, terminar na pior das hipóteses em 3º para fugir dos EUA no mata-mata e partir para a zona de medalhas.

JUDÔ- SELEÇÃO COMPLETA EM LONDRES

Pela 1º vez na história, o Brasil competirá com equipe de judô completa em uma Olimpíada, com classificação obtida por ranking e não convite. Levaremos 7 homens e 7 mulheres. Confira a lista masculina: Felipe Kitadai, Bruno Mendonça,  Leandro Cunha, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Luciano Correa e Rafael Silva. No feminino: Sarah Menezes, Érika Miranda, Mariana Silva, Rafaela Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suelen. Dessa lista, 4 são favoritos a medalhas: Leandro Guilheiro, Mayra Aguiar, Sarah Menezes e Rafaela Silva. Outros 4 podem surpreender: Leandro Cunha, Tiago Camilo, Rafael Silva e Érika Miranda. Luciano Correa vive uma péssima fase, mas já foi campeão mundial. Outros 3 não podem ser desprezados: Felipe Kitadai, Bruno Mendonça e Maria Portela. Somente 2 judocas não tem nenhuma expectativa de medalha: Mariana Silva e Maria Suelen