Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 7 de março de 2012

ENTREVISTA DA SEMANA- BERNARDO ALVES- hipismo saltos



A entrevista da semana é com o cavaleiro BERNARDO ALVES, 37 anos. Acostumado as grandes competições nos últimos anos, ele esteve na Olimpíada de 2004. Em 2008 não competiu devido a um problema de doping do seu cavalo. Depois do bronze no individual no Pan de Guadalajara, Bernardo é nome quase certo na equipe que já tem vaga olímpica. Ele respondeu a 7 perguntas.


1- Como voce avalia seu desempenho nesse ciclo olímpico, após o problema do doping com seu cavalo, antes da final de 2008?

Eu fiquei muito chateado, mas ao mesmo tempo foi um aprendizado.No nosso esporte não era muito claro quais medicamentos e quanto se podia dar para um cavalo durante uma competição. Eu fui pego por uma fração mínima e por um remédio que eu usava para espantar mosquitos que ficavam irritando o meu cavalo. Hoje em dia a FEI ( Federação Internacional de Hipismo) apresenta uma tabela com os produtos permitidos e a quantidade que cada medicamento pode ser ingerido pelo cavalo.E durante as competições nós temos veterinários autorizados a medicar um cavalo desde que sejam medicações autorizadas pela nova lista da FEI.

2- Como está sua preparação visando a Olimpíada de Londres? Quais provas pretende competir antes dos Jogos?

Por enquanto eu estou poupando um pouco a minha montaria Bridgit e dentro de uns dois meses devo tê-la em forma para fazer algumas provas. Eu devo saltar um prova de equipes em Linz e depois outras duas provas 5*na França. Eu quero estar com ela em forma e ao mesmo tempo bem fresca,porque se eu for  a Olimpíada,preciso que ela possa dar um algo a mais para conseguir um bom resultado.

3- O hipismo saltos tem tido excelentes participações nas últimas Olimpíadas. Isso gera uma pressão para os cavaleiros brasileiros para tentar repetir os bons resultados?

Acho que não, porque uma boa equipe começa com um grupo unido e com bons conjuntos,experientes e determinados a ganhar. Neste último Pan conseguimos atingir isto e só perdemos para os americanos atuais campeões olímpicos e sem levarmos as principais montarias do Doda e do Rodrigo. Isso porque nos demos ao direito, já que o Brasil estava classificado para a Olimpíada.

4- No Pan, os principais favoritos zeraram os percursos nos 2 dias de provas. Isso ocorreu pela qualidade dos participantes ou porque o percurso foi mal planejado?

Pela qualidade com certeza,porque esta foi a primeira vez que os americanos levaram a principal equipe para um Pan. Tirando os 4 primeiros colocados que terminaram com menos de uma falta de diferença o restante terminou com uma soma até mais elevada do  que em outras edições do Panamericano.

5- Quando você vai começar a saltar em uma Olimpíada, é uma sensação diferente por saber que tem bilhões te assistindo ou  é idêntico a competir nos grandes concursos internacionais?

Com certeza. Ter que esperar 4 anos para saltar uma Olimpíada,e sabendo que milhares de pessoas estarão assistindo a minha prova,não tem como não sentir aquela emoção diferente das outras competições.

6- Quantas horas por dia você treina diariamente, tanto a parte física quanto a de saltos? Em que local você está treinando?

Eu monto em torno de 5 a 6 cavalos por dia,e cada cavalo trabalha aproximadamente 45 minutos. Eu estou montando em um Haras na cidade de Gerpinnes,Bélgica.

7- Pode citar seus patrocinadores e apoiadores.

Os cavalos que eu monto,e a estrutura de treinamento e de competições,são proporcionadas pelo empresário e amante do hipismo Jorge Gerdau Johannpeter.

Nenhum comentário: