Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

domingo, 28 de agosto de 2011

ATLETISMO- FABIANA MURER É A ESPERANÇA DE MEDALHA


Apenas 2 dias de mundial de atletismo e já concluo que o Brasil só tem chances de ganhar uma medalha com Fabiana Murer no salto com vara. Ela está classificada para a final, TERÇA PELA MANHÃ. Neste domingo, Maurren Maggi entrou para a final do salto em distância com a melhor marca das eliminatórias. Mas queimou 2 saltos e no terceiro fez uma marca que não a levou a mais 3 saltos contra outras 8 atletas. Maurren ficou em 11˚ e último. Inacreditável como uma atleta tão experiente como a Maurren, forçou tanto nos 2 primeiros saltos. Com um salto razoável, já iria brigar por medalha. Uma pena foi o Kleberson Davide. Ficou em 3˚ na sua eliminatória em que se classificavam os 2 melhores para a final. Só que o tempo que fez foi melhor do que outros 2 finalistas. Caiu na eliminatória errada e terminou em 9˚. Se fosse na natação em que valem os tempos e não a colocação, estaria na final. Geisa Coutinha conseguiu passar da eliminatória dos 400m e terminou em 14˚. Luiz Alberto Araújo, no decatlo, foi destaque em provas rápidas, mas se complicou nos saltos. Foi o 16˚ no geral. Caio Bonfim foi 20˚ na marcha 20km. Na mesma prova Moacir Zimmerman foi desclassificado. Um bom resultado veio nos 100 metros rasos: Rosangela Santos e Ana Claudia Silva estão nas semifinais. No salto com vara masculino, Fabio Gomes disputa a final nesta segunda. Como tem acontecido nas últimas décadas, continuamos levando atletas que não conseguem passar da 1˚ eliminatória. Foram os casos de Elisangela Adriano e Andressa Morais no lançamento de disco, Fernando Silva e Lutmar Paes nos 800metros e Nilson André nos 100m. Levar atleta que não tem condições de chegar a semifinal, não dá.

JUDÔ- BRASIL QUEBRA RECORDE DE MEDALHAS EM MUNDIAIS

A seleção brasileira de judô encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Paris com 5 medalhas, o melhor desempenho da história em números de pódios, superando Rio 2007 e Tóquio 2010, ambos com 4. Rafaela Silva (57kg) e Leandro Cunha (66kg) foram prata, enquanto Sarah Menezes (48kg), Mayra Aguiar (78kg) e Leandro Guilheiro (81kg) ficaram com bronze. No total, o Brasil tem 28 medalhas em Mundiais: 4 ouros, 7 pratas e 17 bronzes. No quadro de medalhas, o Brasil ficou em 8˚ pela ausência do ouro. O Japão foi  1˚,França 2˚,China 3˚,Rússia 4˚,Coréia 5,Usbequistão 6˚ e a Grécia 7˚. Em número de medalhas, o Brasil só ficou atrás do Japão e empatou com a França.

VÔLEI- BRASIL É VICE DO GRAND PRIX, PELO SEGUNDO ANO SEGUIDO

Nossa seleção de vôlei feminino  continua entre os melhores do mundo, mas vem de 3 vices: 2 no Grand Prix para os EUA e um no mundial para a Rússia. Eu gosto do sistema Bernardinho de "escolher adversários". Era melhor ter "poupado o time contra os EUA" na sexta, em jogo que não valia nada e poder pegar a Sérvia, que apesar da evolução, ainda é mais fraca do que a Rússia. A vitória contra a temida Rússia gerou uma falsa impressão de que seríamos campeões com folga. Hoje, EUA, Brasil e Rússia estão no mesmo nível. Se jogarem entre si 10 vezes, teremos muito equilibro. Mas acho melhor " escolher o adversário " para desgastar menos a equipe. Mesmo assim, temos que elogiar a atuação da seleção, assim como a masculina, vice na Liga Mundial. Não é toda hora que se ganha. Ridículo seria ficar em 5˚, 6˚. Sem contar a fase inicial contra  várias equipes bem fracas, o Brasil passou invicto pela fase final e bateu a Rússia na semifinal. A estratégia usada pelas americanas neste domingo foi velocidade para fugir do bloqueio brasileiro tão decisivo contra a Rússia. Thaisa fez apenas um ponto e  Fabiana NENHUM no bloqueio. No ataque americano Hooker fez 16 pontos, destaque da conquista. A vitória dos EUA foi por 3 sets a 0 : 26-24, 25-20 e 25-21 



VÔLEI DE PRAIA- MAIS 2 TÍTULOS PARA O BRASIL

O circuito mundial vai chegando ao fim e o Brasil conquistou mais 2 títulos neste domingo. No feminino, Juliana e Larissa venceram pela quinta vez na temporada as americanas Walsh e May e ficaram com o título da etapa da Holanda.  No masculino, título para Ricardo e Pedro Cunha, o segundo da dupla recém-formada. 


BASQUETE- VAI COMEÇAR O PRÉ-OLÍMPICO 
No último torneio antes do Pré-Olímpico, a seleção brasileira ficou com o título da Copa Tuto Marchand, ao derrotar Porto Rico na final por 89 a 79. Tiago Splitter foi o cestinha brasileiro com 14 pontos. O Brasil estréia no Pré-Olímpico da Venezuela terça-feira contra a Venezuela. Na quarta o Canadá, sexta a República Dominicana e sábado Cuba. Nesta primeira fase, só a República Dominicana preocupa. Na sequência, o Brasil enfrentará os 4 melhores do outro grupo: provavelmente Argentina, Uruguai, Panamá e Porto Rico. Os 4 melhores então, fazem as duas semifinais. O jogo que vai valer a vaga olímpica portanto, será dia 10/09 sábado. Acho o formato de disputa injusto. Uma equipe pode chegar invicta na semifinal e perder a vaga olímpica. O Brasil jogará toda a competição com um único pensamento "fugir da Argentina neste jogo de mata-mata". Sem os EUA, já classificado, só a Argentina com os atletas da NBA e jogando em casa, podem ser apontados como favoritos. A vaga olímpica que não vem desde 1996 tem que ser conquistada agora. No pré-olímpico mundial é muito mais difícil.


NATAÇÃO- NOVE ATLETAS JÁ TEM ÍNDICE OlÍMPICO

A Confederação Brasileira de Natação anunciou que 9 atletas já possuem índice para disputar a Olimpíada de 2012. Esses índices foram conquistados no último mundial ou em eventos classificatórios para esse evento. Eu discordo desse critério. Para mim, com excessão de Thiago Pereira, Bruno Fratus e Cesar Cielo, que foram finalistas no mundial, todos deveriam conquistar os índices a partir de agora. Tomemos o exemplo de Kaio Marcio. Ele foi mal no mundial e pode não ter bons resultados até Londres. Mas já está com a vaga garantida, a não ser que outros 2 atletas façam índices melhores na mesma prova, o que é improvável. Quem não tem índice terá 5 chances para obter: no Troféu José Finkel que começa nesta semana em Belo Horizonte, no Pan de Guadalajara, no Torneio Open em dezembro, no Sul-Americano em março e no Troféu Maria Lenk no final de abri. Confira os 9 que já tem índice: Daynara de Paula ( 100 borboleta), Cesar Cielo ( 50 e 100 livres), Bruno Fratus ( 50 livres), Felipe França e Felipe Lima ( 100 peito), Thiago Pereira ( 200 e 400 medley), Kaio Márcio ( 100 e 200 borboleta), Leonardo de Deus ( 200 borboleta) e Henrique Rodrigues ( 200 medley).

RESULTADO DA ENQUETE?

Quem deve ser o técnico da seleção brasileira de futebol na Olimpíada 2012?
50% Ney Franco,  34% outro técnico, 16% Mano Menezes

Nenhum comentário: