Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quinta-feira, 28 de abril de 2011

TAEKWONDO- BRASIL DISPUTA MUNDIAL DA CORÉIA


Começa domingo  o Mundial de Taekwondo na Coréia do Sul, país berço da modalidade. O Brasil estará representado por 15 atletas. O maior desfalque continua sendo Natalia Falavignia contundida. As principais esperanças de medalha ficam por conta de Marcel Wenceslau, Diogo Silva, Katia Arakari e Débora Nunes. Confira a delegação completa: Michael Silva,  Marcio Wenceslau, Marcel Wenceslau,  Diogo Silva, Henrique Precioso, João Pedro Chaves, Igor de Moraes,  Katia Arakari, Fernanda  Silva,  Lívia Miranda, Rafaela  Araújo,  Aparecida Santana,  Débora Nunes,  Raphaella Galacho e Helloraine  Paiva.

JUDÔ- RANKING MUNDIAL
A Federação Internacional de Judô divulgou o ranking olímpico e mundial atualizado após as disputas dos campeonatos continentais. Depois da participação no Campeonato Pan-Americano de Guadalajara, no início do mês no México, o Brasil tem 18 judocas dentro do critério de classificação para as Olimpíadas de Londres 2012. Segundo o critério disputam as Olimpíadas os 22 atletas mais bem colocados no ranking no masculino e 14 da lista feminina. Apenas um atleta por país, em cada um dos 14 pesos olímpicos, competirá em Londres. Duas vezes bronze em Olimpíadas, Leandro Guilheiro é o melhor brasileiro, em 2˚ na categoria até 81kg. No feminino, Sarah Menezes é 4˚ até 48kg.  Outros brasileiros: Leandro Cunha é 8˚ até 66kg, Hugo Pessanha é 7 e Tiago Camilo 8˚ até 90kg, Luciano Corrêa é 9˚ até 100kg, Érika Miranda é 10˚ até 52kg e Mayra Aguiar 6˚ até 78kg.

VELA-  TITULO DE PONTA  A PONTA PARA ROBERT E BRUNO
Pela 2˚ vez na temporada, Robert Scheidt e Bruno Prada são campeões antecipados de um evento internacional importante antes mesmo da disputa da Medal Race. Os brasileiros da classe Star fecharam a fase de classificação com 37 pontos perdidos e não correm o risco de serem ultrapassados, nem que cheguem em último lugar na Medal Race. O primeiro título veio em Miami em janeiro. Desde as primeiras regatas Robert e Prada tomaram a ponta e não foram ameaçados. Torben Grael e Marcelo Ferreira não conseguiram se classificar para a Medal Race, terminando em 14˚

SALTOS ORNAMENTAIS- JULIANA E PARISI GARANTEM VAGA NO MUNDIAL
No primeiro dia do Grand Prix de Montreal, Juliana Veloso e Hugo Parisi garantiram  sua presença no Mundial de Esportes Aquáticos de Xangai, em julho. Ambos se classificaram para as semifinais de suas provas – trampolim de 3 metros feminino e plataforma masculina – com pontuação mais alta do que o índice necessário.Nesta sexta é a vez de Cesar Castro, no trampolim de 3 metros. Rui Marinho e Tammy Galera ainda tentarão a vaga para o Mundial nos saltos sincronizados.

VÔLEI DE PRAIA- NOVO DUELO CONTRA WALSH E MAY
Está sendo realizada na China a segunda etapa do circuito mundial feminino. Na primeira etapa vitória de Juliana e Larissa. As bicampeãs olímpicas Walsh e May estão na disputa. Competem ainda pelo Brasil:  Angela e Lili, Maria Clara e Carol, Talita e Maria Elisa.

terça-feira, 26 de abril de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- HARLEY- VÔLEI DE PRAIA

O entrevistado desta semana é Harley, um dos melhores jogadores do nosso vôlei de praia. Eleito o melhor do mundo em 2008, acabou prejudicado pela constante troca de parceiros. Agora com Tiago, buscará a vaga para sua primeira Olimpíada durante a  temporada 2011. Harley responde as 5 PERGUNTAS sobre o momento do vôlei de praia masculino, a perda do patrocínio, Rogers e Dalhausser e muito mais. Confira.



1- Como você avalia a constante troca de parceiros que tem acontecido no vôlei de praia masculino do Brasil? 

Isso interfere nos resultados  que ocorreram pós Olimpíada de Pequim?
Essas trocas sempre aconteceram no vôlei de praia, só que, com a separação do Ricardo e Emanuel ficaram mais em evidência!!! Eu sempre sofri com essas trocas, pois sempre comecei um trabalho e no meio dele fui surpreendido com uma troca. Já fui campeão mundial e brasileiro e em ambas no final da temporada fiquei sem parceiro!!! Isso com certeza interfere em resultados. No meu caso interferiu e muito. Mas também podem ser trocas em busca de resultados!!!



2- Você perdeu o apoio do Banco do Brasil. Já conseguiu outro patrocinador? Como encara a situação de um país que será sede da Olimpíada não ter condições de apoiar um esporte tão vitorioso como o  vôlei de praia?

Ainda não consegui outro patrocinador Master. Isso na minha concepção é muito triste, porque o volei de praia é um esporte tão vitorioso e ainda passa por uma situação dessa. Imagina os outros esportes que não são tão difundidos ou menos populares que o vôlei de praia. Estamos em um ano de corrida olímpica e começar essa corrida sem um patrocinador não é fácil!



3- Hoje no Brasil não há uma dupla que podemos dizer ser " a número 1" no vôlei de praia masculino, como aconteceu em épocas anteriores. Isso aumenta a chance da dupla Tiago/ Harley ir a próxima Olimpíada?

Na verdade acho isso uma boa, pois  mostra que qualquer time que conseguir a vaga tem grandes chances de medalha!!! A competição pela vaga vai se tornar muito acirrada!!!

4- Como superar Rogers e Dalhausser? Qual o ponto fraco da dupla americana?

Na verdade o Dalhausser hoje faz muito a diferença. Eu e o Pedro sempre fizemos grandes jogos contra eles , e se não me engano até acho que ganhamos mais do que perdemos.Temos algumas táticas que dão certo , como iniciar sacando no Dalhausser. O ponto fraco pra mim é tentar tirar ele do do jogo!!!

5- Qual a sua rotina de treinamentos e qual fundamento precisa  melhorar para tentar disputar a próxima Olimpíada?

Treino de segunda a sábado. Normalmente tenho uma folga na quarta a tarde somente!!! Esses treinos na parte da tarde são intercalados entre físico e técnino, além da musculação que fazemos 4 sessões por semana.  Vou lutar com muita força para tentar ir para essa Olimpíada de Londres!!!

domingo, 24 de abril de 2011

Com a Páscoa, as competições esportivas minguaram. Vamos ao que aconteceu de mais importante

VÔLEI DE PRAIA- COMEÇAMOS BEM
Na primeira competição oficial da dupla americana bicampeã olímpica Walsh e May, após retornaram ao circuito mundial, deu Brasil. Juliana e Larissa conseguiram superar as americanas por 2 sets a 1 na final da etapa de Brasília. O jogo foi muito equilibrado mas deu para saber que a dupla brasileira em forma, tem totais condições de brigar pelo ouro olímpico. Já no masculino continuamos abaixo da dupla Rogers e Dalhausser, também dos EUA. Novamente eles venceram em Brasília, batendo na final Alison e Emanuel, hoje a principal dupla de vôlei de praia brasileira.

VELA- ROBERT E PRADA LIDERAM SEMANA DE VELA DA FRANÇA
Começou neste domingo a 4˚ etapa da Copa do Mundo, desta vez com a Semana de Vela de Hyeres na França. Após as duas primeiras regatas Robert Scheidt e Bruno Prada lideram a classe Star. Na Laser, Bruno Fontes é o 3˚. Na RS X, Patrícia Freitas é 23˚.Na 49er, André Fonseca e Marco Grael 22˚. Na Finn, Jorginho Zarif 39˚. Na 470, Martine Grael e Isabel Swan estão em 16˚

NATAÇÃO- DAYNARA GARANTE VAGA NO MUNDIAL
Foi realizada neste final de semana a Tentativa de Índice, torneio organizado pela CBDA  para definir a equipe que disputará o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, entre 16 e 31 de julho. Apenas uma atleta conseguiu garantir vaga na competição: Dayara de Paula, que obteve índice para os 100m borboleta. Em 2010, Dayara pegou seis meses de suspensão, por uso do diurético furosemida, durante os Jogos Desportivos Sul-Americanos. Agora são 12 os atletas classificados, restando ainda o Troféu Maria Lenk a partir do dia 2 de maio.Confira quem já está garantido no mundial ( só provas olímpicas): Cesar Cielo- 50 e 100 livres, Bruno Fratus- 50 livres, Tales Cerdeira e Felipe Lima -100 peito,  Kaio Márcio e Leonardo de Deus – 200m borboleta, Thiago Pereira – 200 e 400 m medley, Henrique Rodrigues- 200 medley, Fabíola Molina- 100 costas e Daynara de Paula- 100 borboleta


RESULTADO DA ENQUETE
Você é a favor do retorno do meio de rede Gustavo a seleção brasileira de vôlei
66% sim, 34% não

GINÁSTICA- ETAPA DA COPA DO MUNDO EM PORTUGAL
A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica se prepara para representar o Brasil na etapa de Portimão da Copa do Mundo, que será de 28 de abril e 1º de maio, em Portugal. As convocadas para essa etapa são Angélica Kvieczynski (Sadia), que compete no individual, e Luísa Matsuo e Bianca Mendonça (Adiee), Maria Caroline Ricardo (Agir), Jéssica Maier (Guairacás), Débora Falda (Unopar) e Pâmela Oliveira (Sadia), para o conjunto brasileiro.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

VÔLEI DE PRAIA- JULIANA E LARISSA X WALSH E MAY


O primeiro grande confronto entre as duas melhores duplas de vôlei de praia do mundo acontece nesta sexta-feira santa em Brasília: Juliana e Larissa x Walsh e May, dupla bicampeã olímpica e que voltou este ano a jogar o circuito mundia. É a decisão da primeira etapa do circuito mundial. O jogo colocará frente a frente as duas parcerias com maior número de títulos na história do Circuito Mundial: as brasileiras, com 38 medalhas de ouro, e as norte-americanas, com 35 conquistas.Os times já se enfrentaram em 16 oportunidades, com 12 vitórias de Walsh/May e quatro de Juliana/Larissa. Nesta quinta as brasileiras venceram Kessy e Ross dos EUA. Já Walsh e May passaram por Fendrick/ Hanson, também dos EUA. Na disputa masculina o Brasil permanece com 3 duplas: Marcio/ Ricardo, Alison/ Emanuel e Benjamim e Bruno

CANOAGEM- BRASIL SEDIARÁ MUNDIAL
O Brasil foi confirmado como sede do mundial de canoagem velocidade de 2013. A competição acontecerá na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeio. Com a inclusão das provas de 200 metros nos jogos de Londres 2012, aumentaram as chances de chegarmos pelo menos a duas finais olímpicas.


TIRO COM ARCO
Foi realizada uma seletiva nacional para o mundial que acontece na Itália. No masculino, 3 brasileiros conseguiram índices: Daniel Xavier, o veterano Fabio Emílio e Eduardo Baltazar. No feminino Michele Acquesta atingiu o índice. 


RESULTADO DA ENQUETE
Na sua opinião qual deveria ser a peridiocidade de uma revista sobre esportes olímpicos
Semanal 57%, Mensal 27%, Bimestral 10%, Trimestral 6%

HIPISMO CCE: JÁ TEMOS UM ÍNDICE
As vagas olímpicas para o hipismo CCE são disputadas durante os Jogos Pan-Americanos. São 3 vagas para o continente e os EUA e Canadá já estão classificados. Ruy Fonseca conseguiu uma importante 8 ˚posição num torneio em Milão, na Itália, com um desempenho não tão bom no hipismo adestramento, mas um bom desempenho no cross e apenas uma falta nos saltos. A marca que fez é índice olímpico, mas só valerá se a seleção se classificar para a Olimpíada.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- RENATO ARAUJO- GINÁSTICA ARTÍSTICA



O entrevistado desta semana é Renato Araujo, técnico da seleção brasileira de ginástica artística masculina. Ele respondeu sobre pressão pela medalha olímpica, Sérgio Sasaki, Diego Hypólito e sua rotina como treinador. Confira na seção 5 PERGUNTAS

1- A inédita medalha olímpica para nossa ginástica bateu na trave nas duas últimas Olimpíadas com Daiane dos Santos  e Diego Hypólito. Isso gerará uma pressão maior para Londres 2012?
Pressão em Olimpíada sempre vai existir. Ela pode ser menor se o atleta estiver muito bem preparado. Em Pequim 2008, o Diego não estava tão preparado pois teve uma cirurgia no joelho e dengue,  as vésperas dos jogos.

2- Depois dos excelentes resultados obtidos por Sergio Sasaki na etapa de Doha da Copa do Mundo, podemos dizer que ele já é uma realidade da ginástica brasileira e esperança de medalha em Londres 2012?

Em primeiro lugar penso que o Sasaki é uma esperança de se classificar para os jogos olimpicos.

3- Como está a recuperação de Diego Hypólito? Ele fará uma preparação voltada principalmente para a Olimpíada de 2012?

Na ginástica a vaga é muito difícil. Ele tem que se preparar bem em todos os aparelhos pois para se classificar pensando somente no solo  tem que ser medalhista no mundial.  Sua recuperação está ótima!

4- Qual é a rotina diária de um técnico de ginástica e como está o apoio financeiro a modalidade?

Nossa rotina é pesada além de dar treino duas vezes por dia temos que resolver inúmeros problemas fora do ginásio,na maior parte problemas administrativos,para que possamos ter estrutura.

5- Qual é a proporção entre meninos e meninas que procuram a ginástica artística como pratica esportiva?

Em todo mundo chegam ao alto nível muito mais meninos. No Brasil a base tem mais meninas, mas no alto nível temos um número equilibrado.

domingo, 17 de abril de 2011

ATLETISMO- MARILSON É 4˚ EM LONDRES



O grande resultado do esporte brasileiro no final de semana foi o de Marilson Gomes dos Santos na maratona de Londres. Aos 33 anos, o brasileiro intrometeu-se entre os imbatíveis africanos e terminou em 4º lugar, em 2:06:34. Assim, ele superou seu recorde pessoal, que era 2:08:37, obtido também em Londres, em 2007. Como sempre, o Quênia dominou a prova e conquistou os três primeiros lugares. O campeão foi Emmanuel Mutai  com 2:04:40

RESULTADO DA ENQUETE
Você acha que a Confederação de Vôlei deve adiar a data da final da Superliga feminina?  71% sim, 29% não

MARATONA AQUÁTICA- SEM TÍTULO EM SANTOS
A melhor colocação do Brasil na etapa de abertura do circuito mundial de maratona aquática foi de Poliana Okimoto, vice em Santos. O título ficou com Cecília Biagoli, da Argentina. Ana Marcela Cunha ficou apenas em 5˚. No masculino vitória do alemão Thomas Lurz. O brasileiro Allan do Carmo foi 4˚.

PENTATLO- PANTURRILHA ATRAPALHA YANE, 17˚ NA ITÁLIA
Na final feminina da etapa da Itália da Copa do Mundo, Yane Marques terminou apenas na 17˚ colocação. Em tratamento de uma lesão na panturrilha, a brasileira fez 5140 pontos. O melhor desempenho de Yane foi na natação, terminando em 3˚. No hipismo foi 17˚ e na esgrima também foi bem. Mas no evento combinado tiro-corrida sentiu o problema físico, terminando em 25˚. O título ficou com a russa Donata Rimsaite. Dia 5 de maio, Yane Marques disputa a etapa de Budapeste da Copa do Mundo.

POLO-AQUÁTICO- BRASIL DÁ AZAR NO SORTEIO DO MUNDIAL
Foram sorteados os grupos do pólo aquático para o Mundial de Desportes Aquáticos em julho.  A seleção feminina caiu numa chave com três seleções europeias, Rússia, Grécia e Espanha. O masculino caiu num grupo um pouco menos complicado. Jogará com Croácia, Japão e Canadá. Pelo regulamento, os três primeiros de cada grupo vão para a segunda fase. Os primeiros colocados jogam direto as quartas-de-final, o segundo e o terceiro de cada grupo disputam as oitavas-de-final. Em 2009, em Roma, nossas duas seleções ficaram em 13º.

ATLETISMO- CAMPEÕES BRASILEIROS DO DECATLO E HEPTATLO
Anderson Venâncio e Melry Caldeira conquistaram neste domingo  a Copa Brasil Caixa de Provas Combinadas 2011, na categoria adulta. A disputa aconteceu  no Rio de Janeiro. Anderson completou o decatlo com 7.751 pontos e conquistou o bicampeonato. Já Melry Caldeira fez 5241 pontos no heptatlo.

BADMINTON-  BRASILEIROS CAEM NAS QUARTAS NO PERU
Nenhum brasileiro conseguiu atingir as semifinais no Torneio Internacional do Peru. Alex Tjong, Daniel Paiola, Hugo Arthuso, Luiz dos Santos, Lohaynny Vicente e Yasmin Cury foram eliminados. Mesma situação no torneio de duplas. No masculino o título ficou com Kevin Gordon da Guatemala, justamente quem eliminou nosso melhor jogador, Daniel Paiola. No feminino, título para para Rena Wang dos EUA

TRIATLO- BRUNO MATHEUS É O MELHOR BRASILEIRO NO JAPÃO
Bruno Matheus conquistou a 16ª colocação na 2011 Ishigaki ITU Triathlon World Cup, disputada no Japão. Ele fez o tempo de 1.51:50 . Juraci Moreira foi o 39º .O norte-americano Hunter Kemper foi o grande campeão. No feminino Flávia Fernandes ficou em 31ª. A campeã foi a chilena Barbara Riveros.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

MARATONA AQUÁTICA- SANTOS ABRE O CIRCUITO MUNDIAL


O circuito mundial de maratonas aquáticas começa neste domingo na cidade de Santos. Ao todo serão 7 etapas. O Brasil conquistou os títulos femininos em 2009 com Poliana Okimoto e em 2010 com Ana Marcela Cunha ( foto). Ambas estão confirmadas na prova de Santos. Ao todo 19 países estarão representados. Destaques para  Thomas Lurz, da Alemanha, campeão da Copa do Mundo 2009 e Ângela Maurer, outra alemã, bicampeã da Copa do Mundo em 2007 e 2008


PENTATLO- YANE BRIGA POR MEDALHAS NA ITÁLIA
Yane Marques se classificou com o 5˚ melhor resultado geral dentre 86 atletas, na eliminatória da etapa da Itália da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. A final acontece neste sábado.  A melhor prova de Yane foi a natação, com o 2˚ lugar. O pior desempenho aconteceu no combinado Tiro e Corrida, 12˚. Vale lembrar que a prova de hipismo só é disputada na final. Na primeira etapa da Copa do Mundo, nos EUA, Yane foi a 8˚

TRIATLO- BRASILEIROS COMPETEM NO JAPÃO
Seis brasileiros aparecem na start list da  Ishigaki ITU Triathlon World Cup que será disputada no próximo sábado no Japão, somando pontos para o ranking mundial. O time feminino será representado somente por Flávia Fernandes e o masculino por Bruno Matheus , Juraci Moreira, Mauro Cavanha, Fábio Carvalho e Wesley Matos.
Nomes como Reinaldo Colucci, Pamela Oliveira  e Diego Sclebin, que competiram semana passada no circuito mundial na Austrália estão fora.


RESULTADO DA ENQUETE
Você acredita que a prefeitura do RJ conseguirá recuperar a Baia de Guanabara para as provas de vela na Olimpíada de 2016?
66% não, 34 % sim


BASQUETE- NENÊ E SPLITTER NOS PLAYOFFS
Começa neste sábado a fase de playoffs da NBA. O Brasil terá 2 atletas. No Denver Nuggets o pivô Nenê foi titular durante toda a temporada. Jogou 75 dos 82 jogos com média de 14,5 pontos e 7,6 rebotes por jogo. O Denver joga contra o Oklahoma City tentando acabar com o trauma de sempre ser eliminado na primeira rodada dos playoffs. Porém, o adversário é o favorito. Já no San Antonio Spurs, Tiago Splitter sempre foi reserva. Mesmo assim, atuou em 60 jogos com média de 12,3 pontos e 3,4 rebotes por partida. O San Antonio terminou com a melhor campanha da fase regular, mas caiu muito de rendimento nos últimos 2 meses. Enfrenta o Memphis, 8˚ colocado e mesmo assim não pode ser considerado favorito

quarta-feira, 13 de abril de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- BRUNO FONTES- VELA



O velejador BRUNO FONTES é catarinense e tem 30 anos. O substituto de Robert Scheidt na classe Laser  esteve na Olimpíada de Pequim e  terminou em 27˚. Melhorou muito nos últimos anos e hoje já figura entre os 10 melhores do mundo. Na semana passada chegou a regata da medalha na etapa da Espanha da Copa do Mundo. Ele respondeu a seção 5 PERGUNTAS

1- Quais as condições em que você se dá melhor em uma regata: muito ou pouco vento, chuva, clima quente ou clima frio?

Eu prefiro as condições de mais vento porque na vela sempre é muito importante a tática de regata, escolha de posicionamento de largada e ainda um pouco de sorte já que contamos com a natureza. Mas com o vento mais forte, o preparo físico e o domínio do barco são fatores relevantes.

2- O que tecnicamente você precisa melhorar para sonhar com uma medalha olímpica?

Venho evoluindo em todas as condições mas diria que preciso ser mais constante em regatas de vento fraco.

3- A vela brasileira teve alguns resultados decepcionantes em 2010. Isso preocupa em termos da tradição de medalhas olímpicas da modalidade?

A supremacia da vela uma dia vai acabar pois é  um esporte que premia com poucas medalhas em relação a natação, judô e atletismo. Os resultados sempre são comparados ao Torben e Robert, ídolos mundiais. É difícil avaliar ou cobrar de atletas que tem apoio defasado em relação aos velejadores de outros países, apesar de todo esforço da Confederação. A  vela é um esporte  em que o material humano é escasso, com pouca renovação tendo em vista o alto custo do esporte.

4- Como você encarou o fato de perder a seletiva nacional em 2010 e a importância dos seus patrocinadores.

Na hora caiu o mundo,  pois o apoio financeiro da Confederação é  muito importante. Mas hoje encaro como algo que tive que passar. Mostrei para mim mesmo o quanto eu quero essa medalha e ainda mostrei para o COB e para Confederação que mesmo sem o apoio, cheguei ao 5˚ lugar no ranking mundial. Se eu tivesse um pai e mãe na vela eles se chamariam Eletrosul e Unimed. Meus patrocinadores estão comigo há 6 anos e graças a eles e ao Golden Bingo continuo navegando. Eles ainda me apoiam no meu projeto social para 32 crianças. Somado ao Fundesporte do governo de Santa Catarina e a AGE do Brasil, que me apoiam nos últimos 2 anos. Agradeço também o  apoio da Confederação para os membros da equipe olímpica, que este ano é o meu caso.

5- O fato de já ter disputado uma Olimpíada pode ajudar de alguma forma no seu desempenho em Londres 2012.

Com certeza. O fator maturidade é algo que o cara só entende o valor com o passar do tempo.Pequim foi uma experiência impar, apesar do mau resultado. Hoje sou muito mais confiante. Penso em competir na classe Laser até o Rio 2016.



domingo, 10 de abril de 2011

NATAÇÃO- CIELO FICA COM 2 OUROS EM MICHIGAN


Cesar Cielo confirmou o favoritismo e venceu tanto os 50 como os 100 livres no GP de Michigan. Nos 100, Cielo bateu Michael Phelps, em prova que o americano não é especialista. No total o Brasil levou 12 medalhas em Michigan: 3 ouros, 3 pratas e 6 bronzes. O outro ouro do Brasil foi de Felipe França nos 100 metros peito. As pratas foram de Flavia Delaroli nos 50 livres, Bruno Fratus nos 50 livres, João Gomes nos 100 peito. Os bronzes: Nicholas Santos nos 50 e 100 livres, Daynara de Paula nos 100 borboleta, Fabiola Molina nos 100 costas, Joana Maranhão nos 400 medley e Felipe Lima nos 100 peito.


TRIATLO-  POSIÇÕES INTERMEDIÁRIAS NA AUSTRÁLIA 
Em uma competição reunindo os melhores do mundo, Reinaldo Colucci foi o brasileiro mais bem colocado na primeira etapa do circuito mundial em Sydney na Austrália. Colucci completou a prova em 1.52:13 ocupando a 24ª posição. Juraci Moreira foi o 37º colocado, Bruno Matheus o 47º e Diogo Sclebin o 48º. O grande campeão no masculino foi o espanhol Javier Gomes. Dentre as mulheres a brasileira mais bem colocada foi Carla Moreno que ocupou a 52ª colocação, Flávia Fernandes foi a 55ª e Pâmella Oliveira a 56ª. Quem venceu foi a canadense Paula Findlay. A competição mostra que nossos triatletas que já estiveram dentre os melhores do mundo nos anos 90, hoje estão muito longe das medalhas.

CANOAGEM- PODERIA SER MELHOR
Foi realizado no final de semana o Sul-Americano de canoagem velocidade. Contando todas as categorias, a Argentina ficou com o título. Nas provas olímpicas o Brasil obteve 4 ouros. Nos 200 metros foram ouro: Nivalter Santos na canoa individual, Bruna Gama e Ariela Pinto no K2 ( caiaque) e Givago Ribeiro e Edson Silva também  no k2. Nas provas de 500 metros, Wladimir Moreno na canoa individual. A maior decepção foi Edson Silva bronze nos 200 metros e prata nos 500 metros no caiaque individual.


VELA- SÓ UM BRONZE NA ESPANHA
O Brasil terminou a participação no Trofeo Princesa de Sofia, reunindo os melhores velejadores do mundo com apenas um bronze com Torben Grael e Marcelo Ferreira na classe Star. E eles não são os titulares da classe pois perderam a seletiva nacional para Robert Scheidt e Bruno Prada que ficaram em 8˚ na Espanha. Na classe Laser, Bruno Fontes acabou em 10˚ e na RSX, Bimba ficou em 5˚ lugar. Nas demais classes o Brasil não teve velejadores entre os 10 melhores. Daqui a uma semana acontece a Semana de Hyeres na França, outra competição de alto grau de dificuldade.

LUTA- RESULTADOS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
O Rio de Janeiro também sediou neste fim de semana o Brasileiro de Luta. No estilo greco-romana os vencedores foram : Rafael Páscoa (55 Kg), Diego Romanelli (60 Kg), Angelo Moreira (66 Kg), Felipe Macedo (74 Kg) e Davi Albino (96 Kg). No estilo livre feminino nenhuma surpresa. Titulares da seleção brasileira, as atletas Susana Almeida (48 Kg), Joice Silva (55 Kg), Laís Nunes (59 Kg), Dailane Gomes (63 Kg) e Aline Ferreira (72 Kg) venceram. Destaque para Aline Ferreira campeã da categoria mais disputada do campeonato com vitórias em cima de Gilda Maria e Rosângela Conceição. Graciane Helena (51 Kg) e Letícia Lalli (67 Kg) também foram campeãs. O estilolLivre masculino fechou a competição e consagrou os atletas Wellington Silva (55 Kg), Waldeci Silva (60 Kg), Jefferson Araújo (66 Kg), Daniel Malvino (74 Kg), Adrian Jaoude (84 Kg), Diego Rodrigues (96 Kg) e Glover Teixeira (120 Kg) como os campeões.

TIRO- LONGE DAS VAGAS
Em 3 dias de Copa do Mundo na Coréia os brasileiros não conseguiram vagas olímpicas. Julio de Almeida foi  47˚ na pistola de ar 50 metros  e 24˚ na pistola de ar 10 metros. Rocco Rosito foi 32˚no Rifle de Ar 10 metros.

HIPISMO-  DODA VENCE NA ITÁLIA
Depois de vencer uma prova na abertura do Global Champions Tour, Doda Miranda confirmou boa fase e vence mais um Grande Prêmio. Desta vez, no dorso de AD Wilbert, o brasileiro ergueu a taça de campeão  no CSI 2* de San Remo, na Itália.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

TIRO- NOVA TENTATIVA PARA VAGAS OLÍMPICAS


Depois de ficar longe das finais na Austrália, o tiro esportivo brasileiro tenta vagas olímpicas na etapa da Copa do Mundo na Coréia do Sul. A equipe de carabina, que não competiu na Austrália,  formada por Bruno Heck, Rocco Rosito, Harrison Santos e André Tertuliano buscará a classificação. Em cada prova, os 3 melhores se classificam para Londres 2012. Além deles, Júlio Almeida, nosso principal atirador compete na prova de pistola de ar 10 metros.Emerson Duarte compete na prova de 25 metros. Quem quiser acompanhar os resultados pode acessar o site da Federação Internacional  www.issf-sports.org . O site da Confederação Brasileira não informa nem uma linha sobre a competição.


VELA-  MOMENTOS DECISIVOS NO TROFÉU PRINCESA DE SOFIA
Neste final de semana conheceremos os campeões do Troféu Princesa Sofia, uma das competições mais importantes da temporada de vela mundial. O Brasil mandou equipe completa mas por enquanto os resultados são modestos. Com chances de medalha após 8 regatas temos : Bimba, 4˚ na Prancha a Vela, Torben Grael/ Marcelo Ferreira em 4˚, Robert Scheidt/Bruno Prada  em 6˚ na classe Star.  Na classe Laser, Bruno Fontes é 9˚. Na 470, Fabio Pillar/ Gustavo Thiessen estão em 51˚. Na Finn, Jorge Zarif é o 9º. Na  49er André Fonseca/ Marco Grael ocupam a  32º colocação. Entre as mulheres, Fernanda Oliveira e Ana Luisa Barbachan  estão na 16ª colocação na classe 470. Patricia Freitas  é 15ª na RS:X Feminina. Adriana Kostiw ocupa a 37º lugar na Laser Radial.


TRIATLO- COPA DO MUNDO NA AUSTRÁLIA
Os principais triatletas brasileiros competem neste final de semana na  1˚ etapa da Copa do Mundo na Austrália.  O evento reúne os melhores do mundo e vale 800 pontos no ranking mundial.  Competem pelo Brasil Reinaldo Colucci, Diogo Sclebin, Juraci Moreira, Bruno Matheus, Carla Moreno, Flavia Fernandes  e Pamela Oliveira.




CANOAGEM- SUL-AMERICANO NO RIO
De sexta-feira a domingo acontece na Lagoa Rodrigo de Freitas o Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade reunindo os melhores canoístas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela. Entre os atletas brasileiros confirmados para participar do campeonato estão: Nivalter Santos, nas provas de canoa individual; Edson Silva, no caiaque individual;  Naiane Fragoso, maior medalhista brasileira nos Jogos Sul-americanos na Colômbia; Isaquias Queiroz, considerado uma das promessas da seleção brasileira; entre outros . O objetivo é terminar a frente dos argentinos no quadro de medalhas. 


LUTA- CAMPEONATO BRASILEIRO
Outro evento no sábado no Rio de Janeiro será o Campeonato Brasileiro de Luta, nos estilos greco-romana e livre. O retorno de Rosângela Conceição será uma das atrações da disputa que deve reunir 150 atletas.


NATAÇÃO- GP DE MICHIGAN
Os principais nomes da natação brasileira, incluindo Cesar Cielo, Thiago Pereira, Gabriel Mangabeira e Felipe França disputam neste final de semana o Grand Prix de Michigan, nos EUA. No feminino, destaques para Daynara de Paula e Gabriella Silva. O evento reunirá grandes feras da natação mundial e servirá como teste para os brasileiros visando o mundial de esportes aquáticos da China.


BADMINTON- PAIOLA CAI NAS OITAVAS
Daniel Paiola venceu um jogo, mas caiu nas oitavas do Torneio da Austrália. Hugo Arthuso também não avançou. Os 2 competirão no Peru, na próxima semana.


RESULTADO DA ENQUETE-
Você acredita no controle antidoping em uma Olimpíada?
72% depende da modalidade, 18% não, 10% sim


POLO-AQUÁTICO- CLUBES TENTAM FORMAR ASSOCIAÇÃO DE CLUBES
Os 4 principais clubes de polo-aquático do Brasil, Pinheiros, Paulistano, Paineiras e Fluminense  irão se reunir nesta sexta-feira para tentarem criar a Associação de Clubes. O objetivo é se afastar da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos que não dá a devida atenção ao esporte. A seleção masculina não irá participar da Liga Mundial.

terça-feira, 5 de abril de 2011

ENTREVISTA DA SEMANA- JOANA MARANHÃO- NATAÇÃO



Minha entrevistada desta semana tem o melhor resultado da história da natação feminina brasileira em Olimpíada, o 5˚ lugar nos 400 medley em Athenas 2004. Em 2008 não conseguiu repetir o mesmo resultado, mas continua sendo uma referência na natação brasileira. Em 2011, Joana Maranhão nadará no mundial de Xangai e no Pan, buscando a vaga para sua terceira Olimpíada quando pretende encerrar a carreira. A pernambucana irá completar em 29 de abril, apenas 24 anos. Ele respondeu a SEÇÃO 5 PERGUNTAS  abordando rotina de treinamentos, trajes da natação, momento da natação feminina e patrocínio

1- De que forma uma atleta que compete há algum tempo deve buscar motivação para treinar todos os dias? Qual sua rotina de treinamentos?

Isso é bem difícil, sabe! A rotina é bastante estressante, mas se parar pra pensar, qual rotina que não é? Minha mãe levanta todo dia as 5h da manhã, vai pra academia e de lá vai pro consultório onde fica até as 20h atendendo paciente. Ela ama fazer isso, mas por um lado é monótono. Essa é a vida que ela escolheu e é boa nisso. Procuro pensar a mesma coisa para mim. Sou boa nadadora  e não posso desperdiçar o talento que recebi. Minha rotina é de treino e parte física pela manhã, mais treino a tarde e faculdade a noite.

2- O que significa estar em uma Olimpíada para você?  Se conseguir a classificação para Londres será diferente das outras por ser a terceira?

Participar de uma Olimpíada não é algo que eu consiga descrever em palavras. Fica na memória, no sorriso das fotos, na felicidade contagiante. Isso todo atleta sente, seja de qual nivel técnico for e independente do país. É  uma celebração e para  chegar lá tem que ser diferenciado de alguma forma.  Obvio que gostaria de estar em Londres e terminar minha carreira com 3 ciclos olímpicos completos. Estou fazendo minha parte para que isso aconteça, mas a decisão final é de Deus. Este ano é minha penúltima temporada como nadadora, então quero curtir ao máximo, cada momento, cada campeonato. Se Deus quiser vou parar em Londres, olhar pra trás e dizer : "valeu a pena", agora posso seguir outro caminho.

3- O fim dos super trajes na natação é benéfico para o esporte?

Como tudo na vida tem um lado bom e um lado ruim. Eu nunca fui a favor nem contra os trajes. Minha opinião sempre foi a seguinte: se está disponível pra todo mundo, então não é ilegal. Ridículo foi  na Olimpíada de Pequim, países como Estados Unidos, Canadá e Austrália apenas focado no seu treinamento, enquanto a grande maioria ficava em filas enormes pra conseguir 1 maiô pra competir. Um stress e uma falta de respeito desnecessária.

4- O que falta para a natação feminina conseguir revelar uma campeã como aconteceu no masculino com Gustavo Borges e Cielo?

Muita gente me faz essa pergunta e eu nunca sei responder, cada vez digo uma coisa diferente. Vou tentar falar por mim. Bom, treinar eu treino e sei que treino mais do que muito homem. A diferença no meu caso está em "saber matar" chegar na hora e dizer "ninguém tira essa medalha de mim". Atitude mesmo, entende! Acho que as mulheres são muito boazinhas...

5- Desde que o Rio de Janeiro foi escolhido como sede olímpica, mudou algo para a sua carreira. Melhores condições de treinamento, mais apoio ou parece que a Olimpíada de 2016 será em Marte?

O clube que represento já tinha um projeto olímpico mesmo antes do Rio ser escolhido como sede. A grande estrutura que o Minas me proporciona não tem absolutamente nada a ver com o Brasil ser sede dos jogos. Esse projeto é fruto do trabalho duro da comissão técnica do Minas. É  a eles que devo toda minha preparação física e mental.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

JUDÔ- BRASIL CLASSIFICADO EM TODAS AS CATEGORIAS PARA OS JOGOS PAN-AMERICANOS


O Brasil terá representantes nas 14 categorias nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011, em outubro. Com 14 medalhas (4 ouros, 5 pratas e 5 bronzes) no Campeonato Pan-Americano, também em Guadalajara, o pais, além de ser o único a ter subido ao pódio em todas as categorias, levou o titulo geral masculino, vice no feminino e somou pontos no ranking continental que classifica 10 países para a Olimpíada. Os ouros foram todos no masculino : Felipe Kitadai (foto-60k g), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg) e Leandro Guilheiro (81kg). As pratas foram conquistadas por Leonardo Leite (100kg), Rafael Silva (+100kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg) e Mayra Aguiar (78kg). Os bronzes: Rodrigo Luna (90kg), Taciana Lima (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg) e Maria Suellen Altheman (+78kg). No feminino não contamos com nossa principal judoca Sarah Menezes, que se recupera de contusão.

GINÁSTICA- SASAKI E DANIELE BRILHAM EM DOHA
Na etapa de Doha, no Catar, o Brasil terminou com 4 medalhas: duas de Sergio Sasaki e duas de Daniele Hypólito. Sasaki tem apenas 19 anos já pode ser apontado como o substituto de Diego Hypólito. Ele foi ouro na prova de salto sobre o cavalo e prata na prova de solo. Na final do salto, Sasaki superou Zuo Kai, medalhista de ouro olímpico. Foi escolhido a grande revelação da competição. Daniele Hypólito foi ouro no salto sobre o cavalo e bronze no solo. Tudo bem que pelo fato de não ser na Europa, muitos ginastas de primeiro escalão não participaram, mas os resultados principalmente de Sasaki. foram excelentes.

VELA- TROFÉU PRINCESA DE SOFIA
Com excessão do Match Race Feminino, o Brasil terá equipe completa na Semana Olímpica de Palma de Mallorca, na Espanha, conhecido como Trofeo Princesa de Sofia. A competição começa nesta segunda e dará pontos para o ranking internacional de todas as classes olímpicas. Confira o time brasileiro:
Classe Star - Robert Scheidt e Bruno Prada
Classe RS:X Masc. - Ricardo Winick, o Bimba 
Classe RS:X Fem. - Patrícia  Freitas
Classe 470 Masc. - Fábio Pillar e Gustavo Thiesen
Classe 470 Fem. - Fernanda Oliveira e Ana  Barbachan
Classe 49er - André Fonseca e Marco Grael
Classe Laser Masc. - Bruno Fontes
Classe Laser Fem. - Adriana Kostiw
Classe Finn - Jorge Zarif

RESULTADO DA ENQUETE
Vote em 3 clubes de futebol que mais apoiam o esporte olímpico no Brasil?
Santos e Palmeiras 41%, São Paulo e Flamengo 38%, Corinthians 35%, Cruzeiro 22%, Fluminense 19%, Sport 12%, Vasco 9%, Botafogo 6%

NATAÇÃO-  PREPARAÇÃO EM MICHIGAN
Os principais nadadores brasileiros viajaram para os Estados Unidos, onde participarão do Grand Prix de Michigan, de 8 a 10 de abril, na cidade de Ann Arbor. O grupo composto por 17 atletas tem  Cesar Cielo, Thiago Pereira e Felipe França. A viagem faz parte do programa de preparação visando ao Campeonato Mundial de Xangai, Jogos Pan-Americanos e Jogos Olímpicos de 2012. Entre os convocados as únicas ausências serão Kaio Márcio Almeida, Henrique Barbosa e Poliana Okimoto.

CICLISMO MOUNTAIN BIKE-  PAN DA COLÔMBIA
No Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike em Chia, na Colômbia o melhor resultado brasileiro foi o 8˚ lugar de Roberta Stopa . A campeã foi Angela Parra da Colômbia que garantiu vaga na Olimpíada 2012.