Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

NADO SINCRONIZADO- MUNDIAL NA CHINA


A seleção brasileira de nado sincronizado já está na China para a disputa da 12º Copa FINA da modalidade, na cidade de Changshu, entre os dias 16 e 19 de setembro. A competição é a principal disputa internacional do ano e contará com a presença de 24 delegações, entre elas as maiores potências mundiais como Rússia, Espanha, China e Japão. Nesta quinta feira, dia 16, acontecerá a cerimônia de abertura às 18 horas e a final da prova Rotina Livre Combinada. A última participação do Brasil na Copa FINA foi em 2006 quando a equipe ficou em 10º lugar. Naquela ocasião o solo brasileiro terminou em 14º lugar, o dueto em 16º e a rotina livre combinada na 8˚ colocação. As 12 atletas: Lara Teixeira, Nayara Figueira , Giovana Sthepan , Lorena Molinos, Beatriz Peres, Branca Peres, Michele Frota, Gabriela Figueiredo,  Daniela Figueiredo, Pamela Nogueira,Maria Pereira e Maria Bruno

HANDEBOL- DEFINIDAS AS CIDADES SEDES DO MUNDIAL DE HANDEBOL NO BRASIL
Foram oficializadas, em Brusque, as cidades que receberão o Campeonato Mundial Adulto Feminino de Handebol, que será realizado no estado de Santa Catarina, de 03 a 18 de dezembro de 2011. Os municípios de Balneário Camboriú, Brusque, Florianópolis, Joinville e São José receberão os jogos deste que será o primeiro Mundial Adulto realizado nas Américas e que envolverá 24 países dos cinco continentes.
ATLETISMO- TROFÉU BRASIL
Começa nesta terça-feira mais uma edição do Trofeu Brasil de atletismo, com a participação de quase 1000 atletas de 19 estados.  A competição será disputada na pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, de São Paulo. Os principais nomes do nosso atletismo estarão competindo, incluindo Fabiana Murer, vencedora da Liga Diamante 2010.

BASQUETE- SELEÇÃO FEMININA JOGA TORNEIO NA FRANÇA
O mundial feminino de basquete começa semana dia 23 de setembro e a seleção brasileira, ainda sem as atletas da WNBA segue treinando na Europa. A partir desta quinta, dia 16, disputa um torneio contra Argentina, França e Japão. Nenhuma das seleções está entre as melhores do mundo, mas serão bons testes para o Brasil. Aliás uma crítica ao calendário. Porque marcaram um mundial colado as finais da WNBA. Várias seleções acabam prejudicadas por não contarem com suas atletas. Porque não marcaram esse mundial para novembro ou dezembro?

BRASIL, UM PAÍS OLÍMPICO?
texto escrito pelo nadador Eduardo Fischer

A CBDA (Confederação Brasileira de Desportes Aquáticos) tem um grande patrocinador: os CORREIOS. Esse patrocínio é mantido há muito tempo e representa a principal fonte de arrecadação da entidade. Os CORREIOS repassam à CBDA uma quantia importante para o custeio dos esportes aquáticos em vários aspectos, incluindo competições e treinamentos. Esse ano, segundo fontes dignas de crédito, o patrocínio foi da ordem de 5 (cinco) milhões de reais. Tal valor serve, também, para o pagamento de uma ajuda de custo mensal aos atletas da seleção principal. Esse auxílio pecuniário – diga-se de passagem, sempre mantido sob rigoroso sigilo pela CBDA – foi repassada a nossa pessoa em diversas oportunidades, ante a convocação para integrar a seleção principal do Brasil.  Tratava-se, sem dúvida de idéia inteligente, afinal, o atleta se empenha e batalha para alcançar a convocação.

Para esse ano de 2010, a PRINCIPAL COMPETIÇÃO foi Torneio Pan-Pacífico. Fomos integrantes da seleção que competiu na Califórnia (Estados Unidos), em agosto passado. O problema é que fomos sabedores que alguns atletas já receberam seus contratos e suas ajudas de custo - 8 atletas apenas – onde não estávamos incluídos. Então resolvi questionar o presidente da CBDA sobre o assunto. E a resposta foi essa: “ Quem tinha que ganhar já ganhou. Você não vai ganhar nada. O critério que nós nos baseamos não inclui você e alguns outros atletas”.

Diante da incisiva resposta do mandatário máximo da CBDA, questionamos a respeito do critério sempre utilizado: convocação. Como resposta - nem sempre diplomática, o Senhor Presidente disse que foi uma decisão interna sobre o índice técnico.

 Por qual motivo nossa confederação não publica os critérios e os nomes dos atletas agraciados, afinal, a verba de onde provém a ajuda de custo É PÚBLICA.

Será que o Presidente dos Correios sabe que apenas “meia-duzia” recebe essa ajuda? Que critérios são esses???

Nosso desabafo se faz necessário, eu servi ao meu país e a minha Confederação (CBDA) em 2 Olimpíadas, 6 Campeonatos mundiais, mais de 20 etapas de Copas do Mundo, 5 Campeonatos Sul-Americanos, 1 pan-americano, entre outros, e ser tratado com essa indiferença e descaso, deixa-me profundamente indignado e desamparado. Queria poder disputar uma vaga em Londres 2012, será que terei condições?!

Fica aqui o meu alerta sobre quem está com as rédeas do esporte em nosso país. Onde o melhor nadador brasileiro - Cesar Cielo - chegou a um pódio olímpico sem a ajuda de sua confederação.

Está na hora de mudar! Está na hora de uma intervenção... Pode parecer que estamos loucos e insanos, será que somente nós enxergamos isso? Apelamos para aqueles que concordem que se manifestem!

Em 2016 teremos as Olimpíadas aqui no Brasil, se não mudar... não adianta chorar depois.

Nenhum comentário: