Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A DOLORIDA PRATA OLÍMPICA DE ADRIANA BEHAR E SHELDA NO VÔLEI DE PRAIA EM 2000

 Momentos históricos do esporte brasileiro

Na Olimpíada de 2000 o Brasil encerrou sua participação sem nenhuma  medalha de ouro, na 52º posição. Foram 6 pratas e 6 bronzes. Antes do  início dos jogos, uma medalha de ouro era dada como certa: Adriana Behar e Shelda no vôlei de praia. A dupla brasileira havia vencido o circuito mundial em 1997, 1998,  1999, além do Pan de Winnipeg 1999 e o mundial também em 1999. Tinham  aproveitamento de 84,5%

Adriana e Shelda eram praticamente  imbatíveis. Os EUA tinham Misty May em início de carreira. Na Europa, o  vôlei de praia ainda engatinhava. O Brasil vinha de um ouro olímpico em  1996 com Jaqueline e Sandra. Tudo caminhava para o ouro brasileiro.



Mas uma dupla australiana, Cook e Pottharst aproveitou o fator casa e  aprontou uma das maiores zebras da história olímpica derrotando a dupla  brasileira na final. As australianas haviam sido bronze em 1996, mas  eram “ freguesas” das brasileiras no circuito mundial. Eram 14 vitórias e apenas duas derrotas das brasileiras. No jogo mais importante da vida  das 4 atletas, deu Austrália.


Na época as partidas tinham  apenas um set, terminado em 15 pontos. Apenas a final teve 2 sets de 12  pontos. Para fazer o ponto a dupla precisava estar sacando ( sistema de  vantagem).

A campanha- o sistema de disputa não previa  grupos na 1º fase. Assim, Adriana e Shelda venceram na 1º rodada as  búlgaras Petia e Tzvetelina Yanchulova por 15 a 3. Nas oitavas de finais
passaram por Danja Musch e Make Friedrichsen da Alemanha por 15 a 9.  Nas quartas de finais venceram Pauline Manser e Tania Gooley da  Austrália por 15 a 7. Na semifinal fizeram 15 a 10 em Takahaski e Saiki  do Japão. E na final, perderam para Cook e Pottharst da Austrália por 12 a 11 e 12 a 10. O bronze ficou com a outra dupla brasileira, Adriana e  Sandra. Confira um vídeo da época na Tv Globo, com a reportagem de Marcos Uchôa.



Nenhum comentário: