Busque no Blog - Esporte Olímpico Brasileiro
Esta semana começa o mundial de ginástica artística na China. O entrevistado da semana é o ginasta mais completo do Brasil: Sérgio Sasaki. Ele foi 10º na Olimpíada e 5º no mundial 2013 no individual geral. Além disso, foi finalista no salto no último mundial. O paulista de 24 anos, analisa seu atual momento
1- Como foi sua preparação para o mundial da China, principal competição do ano?
Dentro das condições que o pais nos oferece, acho que foi muito bem!
2- É importante para um ginasta participar de várias etapas de Copas do Mundo durante o ano? Você gostaria de competir mais internacionalmente?
Por mim competiria toda as competições do ano. Mas não depende de mim. A comissão técnica faz o planejamento de competição para todos os atletas visando o maior rendimento para o campeonato mundial.
3- Você teve um ótimo mundial 2013 com duas colocações de 5º lugar no salto e individual geral. O que acha que precisa melhorar para buscar uma medalha nestas duas provas?
No salto eu tinha uma nota de partida um pouco inferior aos ginastas que estavam no pódio! Melhorei e estou fazendo um novo salto com uma nota de partida melhor para tentar disputar novamente . O individual geral acredito que a competição é feita de detalhes. Sobe no pódio quem conseguir chegar perto da perfeição nos movimentos, e é nisso que venho trabalhando.
4- Como estão seus principais adversários nesta temporada na prova de salto?
Não procuro ver como meus adversários estão. Mesmo porque na ginástica não existe isso. Para ganhar de outro atleta precisa ganhar primeiro de si mesmo.
5- Como estão as condições de treinamento para os ginastas no Brasil?
A condição que o pais nos da hoje, não é para atletas medalhistas. Atletas de alto rendimento precisam trabalhar com as aparelhagens do mesmo nível.
6- O que você mais gosta e o que menos gosta na vida de atleta?
Gosto de treinar por mais que tenho bastante preguiça para acordar cedo. Quando vejo que estou melhorando, isso cega o lado ruim!
7- Quem são seus ídolos na ginástica e no esporte?
Na ginástica sempre foi o Mosiah Rodrigues pela disciplina e o respeito que tem com o esporte, e como todo brasileiro o Ayrton Senna!
8- Quem são seus patrocinadores?
Atualmente estou com Adidas, Sadia, Embratem, Caixa e Funas.
Com um empate em 0 a 0 diante da Colômbia, o Brasil garantiu mais um título do continente. No quadrangular final, havíamos batido o Equador por 4 a 0 e a Argentina por 6 a 0. A Colômbia garantiu vaga no mundial e também na Olimpíada 2016. O Equador vai jogar uma repescagem por vaga no mundial. A Argentina só disputará o Pan de Toronto. A veterana Cristiane foi a artilheira da competição com 6 gols. O nível no continente sul-americano não é dos melhores, mas é um bom início de trabalho para o técnico Vadão que não contou com Marta.
VÔLEI- BRASIL PASSA SUFOCOS MAS TERMINA 1º FASE INVICTO
A seleção
feminina venceu seus 5 jogos na 1º fase do mundial: 3 a 0 contra
Bulgária, Camarões e Canadá, 3 a 2 contra a Turquia e 3 a 1 contra a
Sérvia. Diante das turcas, para quem já havíamos perdido no Grand Prix, o
Brasil chegou a estar perdendo por 2 a 0. Diante da Sérvia, também
perdemos o 1º set e sofremos para fechar os outros. Agora os adversários
serão Casaquistão dia 1/10, Holanda 2/10, Rússia 4/10 e a invicta
seleção americana dia 5/10. Completam o grupo Sérvia, Turquia e
Bulgária. No outro grupo Itália, Rep Dominicana, Alemanha, Croácia,
China, Japão, Bélgica e Azerbaijão. Se o Brasil passar por
Casaquistão e Holanda sem perder pontos, praticamente já estará
garantido na fase final.
CICLISMO- FLAVIA OLIVEIRA EM 25º DO MUNDIAL
A única brasileira que completou a prova no mundial de ciclismo estrada realizado na Espanha tanto no feminino como no masculino foi Flavia Oliveira. Ela foi 25º. No mundial 2013 ela havia sido 23º. Os outros 5 atletas do Brasil: Clemilda Fernandes, Uenia Fernandes, Murillo Fischer, Cristian da Rosa e Rafael Andriato não completaram a prova. Os campeões foram: Pauline Ferrand Prevot da França na prova feminina e Michal Kwiatkowski da Polônia na prova masculina.
VÔLEI DE PRAIA- LARISSA E TALITA VENCEM GRAND SLAM DE SP
O Brasil terá uma espetacular dupla para disputar o ouro olímpico em 2016. Larissa e Talita se juntaram a pouco tempo e estão arrasadoras. Venceram nesta semana o Grand Slam de SP. Na final bateram por 2 a 0 Menegatti e Orsi da Itália que haviam eliminado as favoritas Walsh e Ross dos EUA. O bronze ficou com Meppelink e Van Iersel da Holanda. Já no masculino, outra dupla recém-formada, mas com vasta carreira de títulos teve o melhor resultado do Brasil: Ricardo e Emanuel fizeram uma ótima campanha com 6 vitórias e só perderam a final para Varenhorst e Nummerdor da Holanda. Bronze para Losiak e Kantor da Polônia.
GINÁSTICA RÍTMICA- ERRO DA CONFEDERAÇÃO TIRA CHANCE DE FINAL DA NOSSA MELHOR ATLETA
Nossa melhor atleta da modalidade é Angélica Kvieczynski. Ela deveria disputar 4 aparelhos e tentar ficar entre as 24 melhores que avançariam a final ( prova olímpica). Era difícil mas tinha alguma chance. Mas a Confederação Brasileira de Ginástica cometeu um erro na inscrição de Angélica e ela participou de apenas 2 aparelhos. Já Andressa Jardim e Natalia Gaudio, que são inferiores tecnicamente a Angélia, disputaram os 4 aparelhos. Andressa foi 53º e Natalia 55º. O ouro ficou com a favorita Yana Kudryavtseva da Rússia que levou o bicampeonato. Prata para Margarita Mamun da Rússia. Bronze para Ganna Rizatdinova da Ucrânia. Já no conjunto, que também é prova olímpica, o Brasil terminou na 15º posição entre 31 países. No último mundial fomos 12º. A seleção foi formada por Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach. A Bulgária ficou em primeiro lugar, seguida pela Itália e pela Bielorrússia. Vale lembrar que em 2012 a Confederação não conseguiu contornar um problema com Jade Barbosa, que acabou ficando fora da Olimpíada.
BASQUETE- DERROTAS ESPERADAS
Pelo atual estágio da seleção brasileira feminina de basquete, vencer República Tcheca ( vice-campeã mundial ) ou Espanha ( campeã européia), seria surpreendente no mundial. E isso não aconteceu. Duas derrotas brasileiras para adversários que não deram maiores chances : 68 a 55 diante das tchecas e 83 a 56 das espanholas. Agora para não colecionar um vexame, o Brasil precisa vencer o Japão na terça-feira para ficar em 3º e continuar na disputa. As japonesas também perderam os 2 jogos, mas são as atuais campeãs asiáticas. Se o Brasil vencer, fará um jogo eliminatório na quarta-feira contra Canadá ou França, que disputam o 2º lugar do grupo B.
JUDÔ- DESAFIO BRASIL X JAPÃO
Hoje eu acompanhei no teatro Bradesco, que fica dentro do Shopping Bourbon aqui em São Paulo, o desafio de 5 lutas entre Brasil e Japão. Os países não tiveram seus melhores atletas, mas deu Brasil por 4 a 1. As vitórias vieram com Rafael Silva, Eduardo Bettoni, Rafael Macedo e Charles Chibana. Destaques para Bettoni e Chibana que aplicaram ippons.
CICLISMO BMX- REZENDE TERMINA EM 7º NA TEMPORADA
Na
última etapa da Copa do Mundo, em Chula Vista, EUA, Renato Rezende
ficou em 15º chegando as semifinais. Sam Willoughby da Austrália foi o
campeão. No feminino, Priscilla Carnaval também parou nas semifinais e
acabou em 11º. A colombiana Mariana Pajon foi a campeã. Na classificação
da temporada de 5 etapas, Renato Rezende foi 7º colocado. O britânico
Liam Phillips foi o melhor do ano. No feminino Priscila foi 19º. A
melhor da temporada foi Caroline Buchanan
Começa neste sábado a 17º edição do mundial de basquete feminino. O objetivo do Brasil é ficar entre os 8 melhores.
Títulos- Os EUA tem 8 títulos, a extinta União Soviética 6, Austrália e Brasil 1. O título brasileiro aconteceu em 1994, time que tinha Hortência, Paula, Janeth, Leila e Alessandra. Para 2014 uma derrota americana seria uma zebra monstruosa
Realidade do Brasil- Após não ficar entre os 8 melhores no último mundial em 2010 e ser eliminado na 1º fase da Olimpíada, o técnico Zanon iniciou um trabalho em 2013. Foi 3º na Copa América após perder a semifinal para Cuba. O time continua com ótimas pivôs como Érika ( 6º maior reboteira da temporada regular da WNBA), Clarissa e Nádia. Na armação do time titular a interminável Adrianinha de 35 anos. O problema maior está nas alas. Todas muito jovens e inexperientes. Apenas Damiris que atua como ala e pivô é jovem ( 21 anos) mas já tem alguns anos de seleção e atuou nesta temporada na WNBA.
O grupo do Brasil é complicado. Tem duas fortes seleções européias: Espanha e República Tcheca, medalhistas no último mundial, além do campeão asiático Japão.
Elenco brasileiro-
Armadoras- Adrianinha, Débora e Tainá
Alas- Damiris, Joice,Patrícia, Jaqueline, Ramona e Tatiane
Pivôs- Clarissa, Nadia, Erika, Damiris
Forma de disputa- 4 grupos de 4 equipes cada. O campeão de cada grupo avança as quartas de finais. Os segundos e terceiros fazem jogos eliminatórios contra outros grupos por mais 4 vagas nas quartas. Essas 8 seleções se enfrentam em eliminatória até o final.
Jogos do Brasil na 1º fase- contra República Tcheca no sábado dia 27, contra a Espanha no domingo dia 28 e na terça dia 30 contra o Japão
--------------------------
Grupos- na ordem de favoritos
A- Espanha/ República Tcheca/ Brasil e Japão - é o grupo mais complicado. Brasil precisa ao menos vencer o Japão
Espanha- bronze no último mundial. Atual campeã européia e bronze em 2009
Destaques: Sancho Lyttle ( ala- cestinha do último campeonato europeu), Alba Torrens ( ala) e Laia Palau ( armadora)
Republica Tcheca- vice no último mundial jogando em casa Foi 7º na Olimpíada 2012. Ficou com a última vaga do continente para o mundial
Destaques: Eva Vitecková ( ala), Ilona Burgrová ( pivô) e Petra Kulichova ( pivô)
Brasil- detalhado acima
Japão- atual campeã asiático. Destaques: Ramu Tokashiki ( ala) e Yuka Mamiya ( ala)
Mesmo que o Brasil fique em 3º no grupo tem boas chances de avançar as quartas. Isso porque vai cruzar com o grupo B da França, que tem Turquia e Canadá, adversários possíveis de se vencer. O Brasil só não pode ficar em último no grupo A
————————————————————
Grupo B- França/ Canadá/ Turquia/ Moçambique- é o grupo mais fraco. França não deve ter dificuldades.
França- vice-campeã olímpica. Prata no último campeonato europeu e bronze em 2011.
Destaques: Celine Dumerc ( armadora, cestinha do time), Sandrine Gruda ( pivô- líder em bloqueios na Olimpíada) e Endéné Miyen ( pivô)
Turquia- 5º na Olimpíada.Bronze no último campeonato europeu. Vice campeã européia em 2011 como país sede. Destaques: Birsei Vardarli ( armadora) , Isil Alben ( armadora) e Nevrine Yilmaz ( pivô)
Canadá- 8º na Olimpíada. Vice na Copa América 2013. Nosso velho freguês nos venceu em Londres
Destaques: Shona Thorburn ( armadora) e Lizanne Murphy ( ala)
Moçambique- ganhou a vaga ao ser vice-campeão africano. Destaques: Deolinda Ngulela ( ala) e Leia Dongue ( pivô)
——————————
Grupo C- Australia/ Bielorrússia/ Coréia do Sul/ Cuba
Grupo equilibrado sem nenhuma equipe a se descartar
Australia- bronze na última olimpíada e prata em 2008. A eterna rival da equipe americana desta vez está mais mais enfraquecida. Não conta com Lauren Jackson contundida e outras jogadoras da última campanha olímpica. Destaques: Penny Taylor, Erin Phillips e Rachel Jarry
Bielorússia- foi 4º no último mundial. Destaques: Yelena Leuchanka ( pivô) e Natallia Anufryienka ( ala)
Coréia do Sul- vice-campeã asiática. Destaques: Sion Kim ( ala) e Jisu Park ( pivô)
Cuba- campeã da Copa América 2013 está de volta ao mundial. Destaques: Oyanaisy Gelis ( armadora), Marlen Cepeda ( pivô) e Clenia Noblet ( pivô)
———————————————
Grupo D- EUA/ China/ Sérvia e Angola. EUA não terão dificuldade alguma
EUA- atual campeão mundial e olímpico. Favorito absoluto ao título
Destaques : Maya Moore- cestinha da temporada regular da WNBA com 23,9 por jogo, a pivô Tina Charles- uma das principais reboleiras da WNBA e as armadoras Diana Taurasi e Angel Mccoughtry
China- bronze no último campeonato asiático. Foi 6º na Olimpíada. Destaques: Lu Wen ( ala) e Gao Song ( ala)
Sérvia- a novidade européia para o mundial. Foi 4º no europeu 2013. Destaques: Jelena Milovanovic ( ala) e Sara Krnjic ( pivô)
Angola- atual bicampeã africana. Esteve na última Olimpíada. Destaques: Nacisseia Maurício ( melhor jogadora do último campeonato africano- ala) e Nadir Manuel ( ala)
A seleção brasileira feminina de vôlei é a atual bicampeã olímpica. Mas nunca conquistou o título mundial. Fomos duas vezes vice-campeã em 2006 e 2010, perdendo para a Rússia. Também vice em 1994 na derrota para Cuba no mundial disputado no nosso país. Desta vez o Brasil é o grande favorito. Venceu os 2 últimos Grand Prix. Mantêm a base vencedora com Jaqueline, Sheila, Fabiana, Dani Lins, Thaísa e Fernanda Garay e comandada pelo super José Roberto Guimarães
Elenco brasileiro:
Levantadoras: Dani Lins e Fabíola
Meios de rede: Thaísa, Fabiana, Adenízia e Ana Carolina
Opostas: Shiela, Tandara
Ponteiras: Jaqueline, Natalia, Fernanda Garay e Gabi
Líbero: Camila Brait e Léia
Sistema de disputa- O mesmo do masculino: 4 grupos de 6 times cada. Classificam-se os 4 melhores de cada que levam os resultados para a 2º etapa. Novas chaves com 8 equipes são formadas. As 3 melhores de cada grupo avançam a 3º fase. As 6 seleções são divididas em 2 grupos de 3, com os 2 melhores avançando as semifinais
- Ao contrário do torneio masculino em que tínhamos um grupo D considerado o da morte, no feminino estão bem equilibrados.
Grupo A-
Favorito: Itália
Devem avançar: Alemanha e Croácia
Brigam pela 4º vaga- Argentina e República Dominicana
Cumpre tabela : Tunísia
- A Itália joga em casa mas não repete já algum tempo, o time Top nos anos 2000 e que foi campeão mundial em 2002
- A Alemanha foi 7º no último mundial ficando a frente da China por exemplo. É a atual vice-campeã européia perdendo apenas para a Rússia
- A República Dominicana sempre participa de Grand Prix, mas depende demais de uma jogadora: De La Cruz.
- A Argentina superou o Peru para ficar com a vaga do mundial. O time feminino costuma só participar
- A Tunísia ficou atrás de Camarões no último campeonato africano e não disputava um mundial desde 1986
——————————
Grupo B- Favorito: Brasil
Devem avançar: Turquia e Sérvia
Brigam pela 4º vaga- Bulgária e Canadá
Cumpre tabela- Camarões
- O grupo tem duas seleções que venceram o Brasil nos últimos anos. A Bulgária nos surpreendeu na fase de classificação do Grand Prix 2013 e a Turquia nos venceu nas finais do Grand Prix 2014.
- As turcas evoluíram muito nos últimos anos. Foram 6º no último mundial, quase passaram da 1º fase da Olimpíada e chegaram a fase final do Grand Prix 2014
- Assim como no masculino a Sérvia tem um bom time. Foi 4º no último europeu
- Camarões e Canadá tem seleções muito fracas. Jogos para o Brasil poupar titulares
- A Bulgária é apenas número 35 do ranking mundial e ficou em 13º no último campeonato europeu.
———————————
Grupo C- Favorito- EUA
Devem avançar: Rússia e Holanda
Brigam pela 4º vaga- Thailândia e Casaquistão
Cumpre tabela: México
- Americanas vem de duas medalhas de prata olímpicas. Mas nos últimos 5 mundiais conquistaram apenas uma prata em 2002
- Rússia é a atual bicampeã mundial e voltará a contar com a gigante Gamova de 2m02, fundamental nas duas conquistas
- A tradicional Coréia do Sul não disputa o mundial. Foi superada no continente asiático por Casaquistão e Thailândia
- O México só esta no mundial devido a grande quantidade de vagas oferecidas aos países da Norceca, pela Federação Internacional.
——————————————————
Grupo D- Favorito- China
Devem avançar- Japão e Bélgica
Brigam pela 4º vaga: Porto Rico, Azerbaijão e Cuba
- A China tem 2 títulos mundiais em 1982 e 1986
- O Japão surpreendeu ao ser vice-campeão do Grand Prix esse ano. No último mundial foi bronze.
- A Bélgica é a grande surpresa da temporada. Se classificou as finais do Grand Prix e eliminou a tradicional Polônia do mundial. Além disso, foi bronze no último europeu.
- Cuba que foi a grande potência nos anos 90, hoje não assusta mais ninguém. Se passar da 1º fase já será um grande resultado
- O Azerbaijão tem o pior ranking de todos os participantes. É apenas 37º
Acabou o mundial de vela da Espanha e o Brasil conseguiu algo inédito. OURO com a dupla que estava entre as favoritas: Martine Grael e Kahena Kunze. Foi a primeira vez que a vela feminina do Brasil chegou a essa conquista
Elas terminaram com 41 pontos perdidos, mesma pontuação das dinamarquesas Ida Nielsen e Marie Olsen. Porém, as brasileiras ficaram em melhor posição na regata da medalha e conquistaram o título. Na campanha de 13 regatas, as brasileiras venceram apenas 3, mas tiveram uma regularidade excelente. O pior resultado foi um 13º lugar na 8º regata, que acabou descartado. Na 9º regata foram 10º. Os outros resultados, todos do 6º lugar para cima. As dinamarquesas, campeãs européias em 2013 também foram muito regulares, mas na regata da medalha perderam o título.
As campeãs mundiais da classe 49er em 2013, Maloney e Meech da Nova Zelândia ficaram apenas em 12º neste mundial. Martine e Kahena já se tornam a principal esperança do Brasil para 2016.
Outras duas chances de medalha não se confirmaram. Robert Scheidt começou muito bem mas uma desclassificação na 5º regata o fez deixar a luta pelas medalhas. Acabou em 5º lugar. Na 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram a 1º regata. A desclassificação na 4º e colocações ruins nas últimas regatas fizeram a dupla finalizar em 13º, atrás da outra dupla brasileira Isabel Swan e Renata Decnop. Na RS:X feminina, Patrícia Freitas vinha bem até a 5º regata e brigava por medalha. Despencou a partir daí não conseguindo mais ficar entre as 10 melhores nas regatas. Finalizou em 14º. Confira os resultados
Laser- Robert Scheid em 5º. Ouro para Nicholas Heiner da Holanda
Laser Radial- Fernanda Decnop em 29º. Ouro para Marit Bouwmeester da Holanda
RS:X feminina- Patrícia Freitas finalizou em 14º. Ouro para Charline Picon da França.
RS:X masculina- Bimba em 15º lugar. Ouro para Julien Bontemps da França
470 masculina- Gustavo Thiesen e Geison Mendes em 38º. Ouro para Mathew Belcher e William Ryan da Austrália
470 feminina- Isabel Swan e Renata Decnop em 12º. Ouro para Lara Vadlay e Jolanta Ogar da Áustria
Finn- Jorginho Zarif, campeão mundial da classe em 2013 teve um péssimo mundial. Terminou apenas em 38º. Ouro para Giles Scot da Grã-Bretanha
49er masculina- Marco Grael ( irmão da Martine) e Gabriel Borges em 30º Ouro para Peter Burling e Blair Tuke da Nova Zelândia.
CANOAGEM- FALTARAM 0,08
Ana Sátila ficou muito próxima de pela 1º vez chegar a uma final de mundial adulto. Na prova de k1, ela foi 11º, sendo que 10 avançavam a final. Faltaram 0,08 centésimos. O ouro ficou com a australiana Jessica Fox. Foi o melhor resultado brasileiro no mundial dos EUA. Confira os demais resultados:
k1 masculino- Pepe foi o único que conseguiu avançar as semifinais. Porém, não foi bem e acabou em 40º. Ouro para Boris Neveu da França
C1 masculino- nenhum dos 3 brasileiros avançou a semifinal. Ouro para Fabien Lefreve dos EUA
C2- Charles e Anderson foram os melhores em 22º mas não chegaram as semifinais. Ouro para Taljat e Bozic, da Eslovênia.
VÔLEI- BRASIL É VICE-CAMPEÃO MUNDIAL
Pelo 4º mundial consecutivo, o Brasil chegou a decisão. Mas desta vez, ao contrário das outras 3, não fomos ouro. Perdemos a final para a Polônia por 3 sets a 1 e ficamos com a prata. O fator casa e a fanática torcida motivaram ainda mais o bom time da Polônia que nos venceu duas vezes no mundial, aliás, nossas duas únicas derrotas. Em 13 jogos do mundial, a Polônia só perdeu 1, para os EUA na 2º fase. A Alemanha acabou surpreendendo e ficando com o bronze.
O Brasil venceu com facilidade o 1º set. A partir daí, poucas vezes conseguiu ficar a frente dos poloneses, que tiveram muita eficiência no passe e no ataque. O saque brasileiro não surtiu efeito, assim como o bloqueio. Individualmente, Murillo, Bruninho, Wallace, Lucarelli e Lucão foram bem. Sidão ficou abaixo do esperado e Mario Jr foi o mais irregular, cometendo erros em momentos importantes. Vissoto também foi mal nos sets que entrou.
Bernardinho chegou em todas as decisões de mundiais e Olimpíadas desde que entrou no comando da seleção. Ganhou 4 e perdeu 3.
A partir de terça tem mundial feminino
FUTEBOL FEMININO- BRASIL ENTRE OS 4 FINALISTAS DA COPA AMÉRICA
Terminou a 1º fase da Copa América. O Brasil venceu a Bolívia, o Paraguai e o Chile. No último jogo, com time misto, derrota para a Argentina por 2 a 0, mas a vaga entre os 4 já garantida.
O Brasil se assegurou nos Jogos Pan-americanos de 2015 em Toronto. Agora precisa terminar entre os 2 melhores no quadrangular final para ir a Copa do Mundo de 2015.
Os classificados para o quadrangular final: Brasil, Argentina, Colômbia e Equador. Na quarta-feira o Brasil pega o Equador, sexta a Argentina e domingo a Colômbia. Vale lembrar que o Brasil está sem Marta e agora é comandada pelo técnico Vadão, com passagens por São Paulo, Guarani, Portuguesa, etc.
MUNDIAIS DA SEMANA
Continuam os mundiais em setembro. Teremos nesta semana o de ginástica rítmica ( já escrevi aqui no blog) e o de CICLISMO ESTRADA. Não há expectativa por medalha. Objetivo é tentar chegar entre os 20 melhores, principalmente no feminino. No ano passado, Flávia Oliveira foi 23º.
Seremos representados por Murilo Fischer e Rafael Andriato, ciclistas que competem na Europa, além de Cristian Egídio. No feminino Clemilda Fernandes, Flávia Oliveira e Uenia Fernandês. Na terça teremos o contra-relógio feminino, no sábado a prova principal feminina. No domingo a prova principal masculina.
Mais um mundial neste mês de setembro, a partir de segunda na Turquia: o de ginástica rítmica na Turquia. As brasileiras fizeram uma etapa de treinamento na Bulgária. As provas olímpicas são individual e conjunto.
O objetivo no conjunto é se manter entre os 12 melhores, resultado obtido no mundial do ano passado. Em 2011 o Brasil foi apenas 26º ficando de fora da Olimpíada.
O conjunto é composto por Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach. As provas do conjunto serão disputadas dias 27 e 28 de setembro.
Favoritas: Bielorrússia, Rússia, Bielorrússia, Itália, Bulgária e Espanha.
Já no individual o Brasil terá 3 atletas: Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio. Angélica é a principal atleta do Brasil. No mundial 2013 ela foi 33º e Natália 35º.Ambas esperam ficar entre as 30 melhores do mundo. As eliminatórias começam já na segunda-feira.
Favoritas:
- Yana Kudryavtseva da Rússia, atual campeã mundial e vencedora de 5 etapas da Copa do Mundo este ano,
- Ganna Rizatdinova da Ucrânia, vice-campeã mundial
Mais um mundial neste mês de setembro. A partir de amanhã tem início o de canoagem Slalom em Maryland, EUA. As eliminatórias começam quinta-feira. Mais de 35 países estarão representados. As provas olímpicas são o C1 masculino, C2 masculino, K1 masculino e k1 feminino. Sempre lembrando que C significa canoa e K caiaque. O Brasil terá representantes em todas as provas olímpicas. Sonhar com medalhas é impossível e finais improváveis. Terminar entre os 12 melhores em alguma prova já será um grande resultado.
A maior expectativa fica por conta de Ana Sátila no K1. A jovem esteve na última Olimpíada e a cada ano tem evoluído nos resultados internacionais. Este ano venceu o pan-americano. São 52 inscritas nas eliminatórias de sexta-feira.
As favoritas: Ricarda Funk da Alemanha, Emile Fer da França ( campeã olímpica e mundial) e Corinna Kuhnle da Áustria ( campeã mundial em 2011)
No C2 Masculino o Brasil contará com três duplas: a principal é Charles Corrêa e Anderson Oliveira. Eles foram 13º na etapa da Eslováquia da Copa do Mundo. Também estão na disputa Cassiano Vieira/ Wellington Munhoz e os gêmeos Wallan e Welton de Carvalho. São 38 duplas inscritas nas eliminatórias de sexta. Os favoritos: Matthieu Peche/ Gauthier Klauss da França ( vencedores da última etapa da Copa do Mundo) e Peter Hochschorner/ Pavol Hochschorner da Eslováquia ( bronze olímpico).
No K1 masculino teremos Pedro Henrique Gonçalves ( Pepe) 9º no mundial U23 e campeão panamericano senior, Ricardo Taques e Fábio Scchena. São 74 inscritos e eliminatória na quinta. Favoritos: Vavrinec Hradilek da República Tcheca ( atual campeão mundial ) e Sebastian Schubert da Alemanha.
A equipe de C1 conta com Felipe Borges, Leonardo Curcel e Charles Corrêa ( que também compete no C2). São 53 inscritos e a primeira disputa do mundial, na quinta-feira. Favoritos: David Florence da Grã-Bretanha ( atual campeão mundial), Denis Chanut da França ( campeão mundial em 2011 e vencedor da última etapa da Copa do Mundo em agosto)
A seleção brasileira masculina de vôlei é a única que permanece invicta no mundial. Foram 9 jogos e 9 vitórias. Nesta semana fizemos 3 a 0 na Bulgária, 3 a 0 na China, 3 a 0 no Canadá e 3 a 1 na Rússia. Se classificaram 6 seleções para a fase final e o Brasil pegou o pior grupo possível: a Rússia, atual campeã olímpica e a Polônia, dona da casa. O outro grupo terá França, Irã e Alemanha. Os 2 melhores avançam a semifinal. Se o Brasil passar, tem grande chance de ser finalista, mas a chave é duríssima. A Rússia só perdeu hoje do Brasil, em jogo que já não valia muita coisa. A Polônia já perdeu para França e EUA mas terá o apoio de sua fanática torcida e sempre complica para o Brasil. A sequência de jogos foi mudada para favorecer a Polônia. Originalmente, o time campeão do grupo F, no caso o Brasil, jogaria terça e quinta. Mas esse “ privilégio” coube a dona da casa Polônia. Assim, o Brasil terá que jogar terça contra a Polônia as 15h25 e quarta contra a Rússia, também as 15h25. É fundamental que o Brasil vença a Polônia por 3 a 0 ou 3 a 1 para evitar qualquer combinação de resultados entre os russos e poloneses.
LUTA- BRASIL TERMINA MUNDIAL COM 1º MEDALHA DE SUA HISTÓRIA
Como já escrevi durante a semana, o Brasil conquistou através de Aline Ferreira, categoria 75kg, a primeira medalha de sua história em mundiais da modalidade. Confira o desempenho dos outros brasileiros
Giulia Penalber - venceu uma luta e terminou em 8º lugar
Joice Silva, Lais Nunes e Antoine Jaoude- perderam na 1º luta.
Antonio dos Santos- não competiu
FUTEBOL FEMININO- COPA AMÉRICA DÁ VAGAS NA COPA
No meio de tantos mundiais importantes está sendo disputada a Copa América no Equador. A competição é importantíssima. Garante campeão e vice na Copa do Mundo de 2015. O 3º vai para uma repescagem. Garante
ao campeão ( se não for o Brasil, país sede) uma vaga na Olimpíada. E garante aos 4 melhores, vaga no Pan de Toronto em 2015. O Brasil já fez 2 jogos e venceu os 2, contra Bolívia por 6 a 0 e Paraguai por 4 a 1. Ainda no grupo do Brasil estão Argentina e Chile. As chilenas venceram as argentinas, ou seja, com mais uma vitória, o Brasil já estará na fase final. Brasil e Chile jogam quinta-feira. O grupo A tem Equador, Colômbia, Venezuela, Peru e Uruguai.
TIRO- RODRIGO BASTOS É 5º NO MUNDIAL
O mundial de tiro esportivo está em seus últimos dias em Granada na Espanha. O grande resultado do Brasil foi o 5º lugar de Rodrigo Bastos na fossa olímpica. Ele ficou entre os 6 finalistas e quase chegou a decisão de medalhas. Devido a duas advertências por estourar o tempo para atirar, acabou perdendo a chance de disputar ao menos o bronze. Cassio Rippel que figura entre os melhores do ranking acabou ficando abaixo do esperado. Ele foi apenas 46º no Rifle 50 metros. Confira os campeões das provas olímpicas realizadas até agora e os melhores brasileiros em cada uma delas:
Pistola de ar 10 metros- Felipe Wu em 30º. Ouro para Jin Jongoh da Coréia do Sul
Rifle de ar 10 metros- Bruno Heck em 100º. Ouro para Haoran Yang da China
Pistola tiro rápido 25 metros- Emerson Duarte em 29º.Ouro para Jun Hong da Coréia do Sul.
Pistola 50 metros- Julio Almeida em 21º. Ouro para Jin Jongoh da Coréia do Sul
Rifle 3 posições 50 metros- Bruno Heck desclassificado. Ouro para Zhu Qinan da China
Rifle deitado 50 metros- Cassio Rippel 46º . Ouro para Warren Potent da Austrália
Fossa olímpica- Rodrigo Bastos em 5º. Erik Varga da Eslováquia foi ouro.
No feminino
Fossa olímpica- Ludmila Melo em 47º . Ouro para Katrin Quooss da Alemanha
Restam ainda as provas de rifle 3 posições 50 metros para mulheres e skeet masculina e feminina.
VELA- MUNDIAL DA ESPANHA EM ANDAMENTO
Começou na sexta-feira o mundial de vela reunindo todas as classes olímpicas. Algumas classes ainda não tiveram regatas como a Finn do brasileiro Jorginho Zarif e a 49er de Kahena Kunze e Martine Grael. Mas os primeiros dias estão sendo animadores para o Brasil. Robert Scheidt está em 4º e Bruno Fontes em 5º na Laser após 5 regatas. Scheidt liderava no sábado mas foi desclassificado em uma regata neste domingo. Na 470 após duas regatas, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão em 2º. A grande surpresa é Patrícia Freitas, em 3º na Laser Radial após 5 regatas. Na Laser Radial a melhor brasileira é Fernanda Decnop em 37º após 5 regatas.
Na RS:X, Bimba em 14º após 4 regatas
BASQUETE- BRASIL TERMINA MUNDIAL MASCULINO EM 6º
Mesmo
sem as duas maiores estrelas da NBA, Kevin Durant e Lebron James, os
EUA não tiveram a menor dificuldade para conquistar mais um título
mundial de basquete masculino. Na final fizeram 129 a 92 na Sérvia. O
jogo com menor diferença para os americanos foi 98 a 77 na Turquia. O
bronze ficou com a França.
O Brasil fez boa campanha. Venceu na 1º
fase França, Sérvia, Egito e Irã, perdendo para a Espanha. Passou pela
Argentina nas oitavas e caiu para a Sérvia nas quartas. O problema foi a
derrota vexatória. Marcamos apenas 56 pontos, a pior pontuação
brasileira em 44 anos de mundiais. Os sérvios fizeram 84. Faltas
técnicas infantis cometidas no 3º quarto, comprometeram uma reação
quando o Brasil ainda tinha chances no jogo. O Brasil terminou em 6º no
mundial. Há 2 anos da Olimpíada, jogando em casa e podendo ser cabeça
de chave, temos condições de terminar entre os 4 melhores do mundo.
RUGBY SEVENS- BRASIL NÃO CONSEGUE VAGA PARA SÉRIE MUNDIAL
A seleção feminina disputou em Hong Kong um torneio qualificatório que valia vagas para a Série Mundial. Os 4 melhores se classificavam e o Brasil terminou em 6º. As vagas ficaram com China, Fiji, África do Sul e França que se juntam as maiores potências da modalidade. O Brasil deve participar de algumas etapas como convidado e irá sediar uma delas. Vencemos Portugal, Hong Kong e perdemos da Holanda na fase de grupo. No jogo do mata-mata derrota para a China por 45 a 7. Depois na briga pelo 5º lugar vencemos Portugal e perdemos do Japão. O título do torneio ficou com Fiji.
TÊNIS DE MESA- GUSTAVO TSUBÓI É VICE NO ABERTO DO BRASIL
Santos
sediou mais um Aberto do Brasil. O destaque brasileiro foi Gustavo
Tsubói. Ele chegou a final e perdeu do chinês Dingshuo Liu por 4 a 2.
Antes, na semifinal, Tsubói havia batido o chinês Wang Chuqin. No
feminino a melhor brasileira foi Caroline Kumahara que chegou as quartas
de finais. Ouro para Liu Xin da China
O mundial de vela que acontece uma vez no ciclo olímpico começou nesta sexta na Espanha. O Brasil conta com força máxima na disputa. Dentre as chances de medalha aparecem Robert Scheidt na classe Laser, Jorginho Zarif na Finn, Fernanda Oliveira/Ana Barbachan na 470 e Bimba na RS:X. Porém, a maior chance não só de medalha como de título para o Brasil está depositada na dupla MARTINE GRAEL/ KAHENA KUNZE na classe 49er. Este ano, elas venceram duas etapas da Copa do Mundo: Princesa de Sofia e Semana de Hyeres. Em 2013, foram vice-campeãs do mundial exclusivo da classe. Lideram o ranking mundial.
Aliás a 49er é novata. Teve seu primeiro mundial no ano passado e vai estrear na Olimpíada em 2016. Uma dupla da Nova Zelândia e outra da Dinamarca são as principais rivais das brasileiras. Confira.
Alexandra Maloney e Molly Meech- Nova Zelândia- atuais campeãs mundiais na classe. Este ano foram vice campeãs em Hyeres
Ida Marie Baad e Marie Olsen- Dinamarca- campeãs européias em 2013. Número 2 do ranking mundial. Bronze na semana de Hyeres 2013 e vice no Princesa de Sofia
Sarah Steyaert e Julie Bossard- França - Bronze no mundial da classe em 2013. Dupla número 3 do ranking mundial.
Victoria Jurczok e Anika Lorenz- Alemanha- 6º no mundial da classe em 2013
Francesca Volpi e Giulia Genesio- Itália- 4º no mundial da classe em 2013
Charlotte Dobson e Sophie Ainsworth- Grã-Bretanha- bronze no princesa de Sofia 2014
Frances Peters e Nicola Groves- Grã-Bretanha- número 4 do ranking mundial.
E o esporte olímpico brasileiro passou a partir de hoje a figurar em mais um quadro de medalhas de uma modalidade em campeonatos mundiais. No mundial de luta, disputado no Uzbequistão, Aline Ferreira conquistou a medalha de prata na categoria 75kg.
Ela estreou contra Gulmira Ismatova do Casaquistão e venceu por encostamento, golpe que encerra a luta. Na sequência passou pela colombiana Andrea Olaya, por 7 a 0. Na sequência pegou a mongol Burmma Ochirbat e venceu de virada por 5 a 2. Na final perdeu para a americana Adeline Graey por 2 a 1. No início da disputa, a adversária conseguiu pontuar e a partir daí, travou a luta até o final. Adeline já tinha 3 medalhas em mundiais, sendo uma de ouro, na categoria 67kg.
Na última Olimpíada a luta feminina teve 4 categorias em disputa. Para 2016 serão 6 e teremos esta categoria disputada por Aline, ou seja, será mais uma boa chance de medalha para o Brasil.
É muito legal ver esportes que não tem a menor divulgação da grande mídia como luta, pentatlo, tiro com arco e canoagem, conquistar resultados inéditos em campeonatos mundiais.
Depois de perder no mundial 2010 e na Olimpíada 2012, massacramos a Argentina por 85 a 65 no mundial da Espanha. Após um primeiro quarto ruim, em que a Argentina abriu 7 pontos, o Brasil acertou a marcação e começou a pontuar com os alas. O nome do jogo foi Raulzinho. Entrou já no 2º quarto no lugar de Marcelinho Huertas e arrebentou. Melhorou a defesa, deu mais velocidade no jogo e fez 21 pontos, sendo o cestinha da partida. Os outros 2 grandes destaques do Brasil foram Anderson Varejão e seus espetaculares tocos e rebotes e Marquinhos com a mão certeira no 2º período. O Brasil vai jogar quarta-feira, novamente contra a Sérvia, de quem vencemos na 1º fase. Aliás, os 4 países do grupo do Brasil avançaram. Nos outros confrontos teremos Espanha x França, EUA x Eslovênia e Lituânia x Turquia. Se passarmos da Sérvia, pegaremos o vencedor de Espanha e França.
TIRO COM ARCO- MARCUS VINICIUS É PRATA NA FINAL DA COPA DO MUNDO
O fenômeno brasileiro do tiro com arco, conquistou o melhor resultado da sua carreira neste domingo. Na final da Copa do Mundo, que reúne os 8 melhores da temporada, Marcus Vinicius DÁlmeida foi MEDALHA DE PRATA. Nas quartas de finais fez 6 a 0 em Jake Kaminski, campeão pan-americano em 2010. Na semifinal atropelou o atual campeão europeu Florian Kahllund da Alemanha, também por 6 a 0. A final foi dramática: diante do americano Brady Ellison, o confronto ficou empatado em 5 a 5. O desempate é feito através de apenas uma flecha para cada atleta. A que chegar mais perto do alvo vence. E deu EUA. Brady havia eliminado simplesmente o campeão olímpico Jin Hyek na semifinal e tem no currículo o ouro do Pan de Guadalajara, além de um bronze no mundial 2011. Marcus Vinicius tem apenas 16 anos. Apareceu internacionalmente no ano passado quando disputou e foi bem no mundial. Este ano ficou próximo de finais em etapas da Copa do Mundo. E agora já disputa com os melhores do mundo.
HIPISMO- BRASIL EM 5º NOS SALTOS POR EQUIPES
Terminaram os Jogos Equestres Mundiais. Nesta semana tivemos a disputa dos saltos. Por equipes, o Brasil ficou em 5º lugar com 16,95 pontos perdidos. Os 3 piores resultados dentre os 12 obtidos ( 3 de cada cavaleiro) foram descartados. Assim, o Brasil eliminou a queda de Doda no 1º dia ( 47,31), um obstáculo de Doda ( 4,00) e outro de Pedro Venis ( 4,00). O Brasil fechou então com 5,46 de Marlon Zanotelli, 4,10 de Rodrigo Pessoa e 7,39 de Pedro Venis. Com um desempenho um pouco melhor de Venis e Doda, conquistaríamos uma medalha. O ouro ficou com a Holanda 12,83 que vinha de um vice-campeonato olímpico. O melhor da equipe foi Jeroen Dubbeldam com 1,25 ponto perdido. Prata para a França com 14,08 e bronze para os EUA com 16,72.
Já no individual ficamos longe das primeiras colocações. Marlon e Rodrigo se classificaram entre os 30 melhores e tinham chances de pódio. Mas na 1º passagem de ontem, Marlon perdeu 9 pontos e caiu para 23º. Rodrigo Pessoa chegou até o último percurso com chances, mas também derrubou obstáculos e finalizou em 21º. O título ficou com o mesmo holandês que foi destaque da equipe: Jeroen Dubbelmam. Prata para Patrice Delaveau da França e bronze para Elizabeth Madden dos EUA.
CICLISMO MTB- RESUMO DO BRASIL NO MUNDIAL
A 37º colocação de Raiza Goulão foi o melhor resultado do Brasil no mundial realizado neste final de semana na Noruega. As outras brasileiras: Isabella Moreira 51º e Erika Gramiscelli 55º. O ouro ficou com a canadense Catharine Pendrel. No masculino a expectativa era de alguém terminar entre os 20 primeiros. Mas nosso principal atleta, Henrique Avancini, teve um pneu furado e acabou nas últimas colocações. O melhor brasileiro foi Ricardo Pscheidt em 67º. Rubens Valeriano foi 79º. O ouro ficou com o francês Julien Absalon que superou o favorito suíço Nino Schurter, prata.
VÔLEI- BRASIL SEGUE INVICTO NO MUNDIAL
Terminou a 1º fase do mundial masculino e a seleção brasileira venceu como esperado os seus 5 jogos. Só cedeu 2 sets para a Coréia e 1 para Cuba. Porém como a Coréia não avançou, o ponto perdido para ela será anulado. Agora são mais 4 jogos, sendo que os resultados da 1º fase contam. A classificação começa assim:
Brasil 9 pontos, Russia 8, Alemanha 6, Canadá e Bulgária com 5, Finlândia 2, Cuba 1 e China. Vamos enfrentar a Bulgária na quarta-feira dia 10, a China na quinta dia 11, o Canadá no sábado dia 12 e a Rússia no domingo dia 14. Somente 3 dessas 8 seleções avançam a próxima fase. Os favoritos são Brasil e Rússia, ficando Alemanha, Canadá e Bulgária na disputa pela outra vaga. No outro grupo a pontuação é Polonia 9, França 7, Sérvia 6, Irã 5, USA 4, Argentina 3, Itália 2 e Austrália 0. Dos EUA para cima, todos tem chances.
CICLISMO BMX- RENATO REZENDE CONSEGUE BOM RESULTADO NA ARGENTINA
Na 4º etapa da Copa do Mundo, em Santiago Del Estero, na Argentina, nosso principal atleta da modalidade, Renato Rezende, obteve a 5º colocação. No feminino, Priscilla Carnaval foi 11º. As vitórias ficaram com Maris Strombergs da Letônia e Mariana Pajon da Colômbia. A última etapa da Copa do Mundo será nos dias 26 e 27 de setembro nos EUA.
PENTATLO- YANE É 14º NO MUNDIAL
O ano realmente não foi bom para Yane Marques. Depois de conseguir apenas um 7º lugar como melhor colocação em etapas da Copa do Mundo, ela foi para a disputa do mundial. Começou com um 17º lugar na esgrima, desempenho um pouco abaixo do que costumava fazer. Foi bem na natação, sua principal modalidade com um 5º lugar. No hipismo foi 10º, dentro do esperado. Mas no tiro-corrida, sua principal deficiência, ficou em 28º, acabando com qualquer possibilidade de medalha. O ouro ficou com a britânica Samantha Murray. Prata para a chinesa Qian Chen e bronze para outra chinesa Wanxia Liang. No masculino, nenhum brasileiro avançou para a final.
No próximo sábado mais um mundial de esporte olímpico neste mês de setembro. Teremos na Noruega o mundial de ciclismo MTB. O Brasil terá na prova masculina 4 atletas: Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt, Rubens Donizete e Sherman de Paiva. Os 3 primeiros estiveram no mundial 2013, mas foram prejudicados por acidentes durante a prova. Avancini foi 40º, Donizete 41º e Ricardo 46º.
Na última Olimpíada, Rubens Donizete foi nosso representante e terminou em 24º. Hoje o principal atleta do Brasil é Henrique Avancini. Ele ocupa a posição de número 20 no ranking mundial. Em 2013 teve o grande resultado da sua carreira ao vencer uma etapa da Bundesliga na Alemanha, ficando a frente do espanhol Hermida, 4º na Olimpíada. O objetivo dos brasileiros é tentar terminar o mundial entre os 15 primeiros
A prova masculina tem um grande favorito: o suíço Nino Schurter, bicampeão mundial e imbatível nas últimas etapas da Copa do Mundo. O tcheco Kulhavy e o francês Absalon podem ameaça-lo. Confira os favoritos
Nino Schurter, Suiça- número 2 do ranking mundial. Atual bicampeão mundial e prata em 2011. Prata na última Olimpíada e bronze em 2008. Venceu a última etapa da Copa do Mundo deste ano, disputada na França em agosto. Venceu a etapa dos EUA em agosto Canadá em agosto
Julien Absalon- França- campeão olímpico em 2008 e bronze no mundial
2011. Atual líder do ranking mundial. Venceu 3 etapas da Copa do Mundo
este ano. Venceu o último campeonato europeu.
Jaroslav Kulhavy- República Tcheca- atual campeão olímpico. Campeão mundial em 2011
Manuel Fumic- Alemanha- vice-campeão mundial em 2013
Marco Aurelio Fontana- Itália- bronze na última Olimpíada
Jose Hermida- Espanha- 4º na última Olimpíada e bronze no mundial 2013
Carlos Coloma- Espanha- 6º na última Olimpíada
Lukas Fluckiger- Suiça- vice-campeão mundial em 2012
Matias Fluckiger- Suiça- bronze no mundial 2012
Fabian Giger- Suiça- número 4 do ranking mundial
Daniel Macconnell- Austrália- número 3 do ranking mundial
Teremos nesta quarta-feira a eliminatória feminina do mundial de pentatlo. O evento é disputado anualmente e desta vez será em Varsóvia, na Polônia. São 82 atletas buscando se qualificar para a final na sexta-feira.
O Brasil terá 3 atletas: Yane Marques ( foto), Priscila Oliveira e Larissa Lellys. A principal esperança é a nossa medalhista olímpica Yane Marques. A pernambucana é a atual vice-campeã mundial. Mas depois de um ótimo 2012 e 2013, Yane está tendo um 2014 ruim em termos de competições mundiais. Mesmo ganhando o Pan, foi 28º na final da Copa do Mundo. Em Copas do Mundo, o melhor resultado da temporada foi um 7º lugar na etapa da China. Vamos esperar que em Varsóvia, ela consiga pelo menos ficar entre as 7 melhores. Para isso terá que voltar a fazer ótimos resultados na esgrima e natação, suas provas mais fortes, visando compensar sua dificuldade na corrida.
As melhores do mundo confirmaram presença. A lituana Asadauskaite e a polonesa Nowacka são favoritas aos primeiros lugares. Porém é uma modalidade marcada por imprevistos, principalmente no hipismo em que os cavalos são sorteados para as atletas. Confira as favoritas.
Laura Asadauskaite- Lituânia- é a estrela da modalidade. Atual campeã olímpica e mundial. Prata na final da Copa do Mundo 2014. Foi bronze no mundial 2011.Venceu a etapa do Egito da Copa do Mundo neste ano.
Oktawia Nowacka- Polônia- campeã da final da Copa do Mundo 2014 e prata na Copa dos Campeões 2013. Venceu as etapas da Hungria e do Egito da Copa do Mundo este ano.
Samantha Murray- Grã-Bretanha- vice-campeã olímpica. Bronze no mundial 2012. Vice-campeã européia este ano.
Chen Qian- China- prata no mundial 2012. Bronze na final da Copa do Mundo este ano. Foi 5º na Olimpíada. Venceu a etapa da China da Copa do Mundo este ano.
Elodie Klovel- França- 5º no último mundial. Venceu o campeonato europeu este ano.
Mhairi Spence- Grã-Bretanha- campeã mundial em 2012
Margaux Isaksen- EUA- Ouro na Copa dos Campeões 2013. Foi 4º na Olimpíada 2012
Donata Rimsaite- Rússia - bronze no último mundial em 2013
Iryna Khoklova- Ucrânia- 4º no último mundial
Sarolta Kovacs- Hungria- prata no mundial 2011